terça-feira, março 14

Lição 11: O Avivamento e a Missão da Igreja 1° Trimestre de 2023 - EBD – Adultos

Lição 11: O Avivamento e a Missão da Igreja

1° Trimestre de 2023 - EBD – Adultos

Sem edição e sem revisão

Subsídio Pastor e Professor Osvarela

Texto Áureo

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Mc 16.15,16)

Prática

Neste tempo marcado pela falta de fé, a Igreja só pode cumprir a sua missão se estiver imersa no avivamento espiritual.

Leitura Bíblica

Marcos 16.14-20

14- Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.

15- E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

16- Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

17- E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas Línguas;

18- Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

19- Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus.

20- E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!

A) Objetivos da Lição:

I) Conhecer as características que evidenciam o avivamento da Igreja Primitiva;

II) Conscientizar de que o avivamento espiritual é indispensável para proclamar o Evangelho sob o poder do alto;

III) Explicar que o genuíno avivamento repercute em evangelismo e missões, juntamente com a manifestação dos dons e poder do Espírito Santo.

Destaque:

A forte ênfase no batismo no Espírito Santo como maior e mais essencial do que o batismo nas águas antecipa o impulso central do livro de Atos. Qualquer cristianismo que negligencie o batismo pelo Espírito é incompleto e pré-pentecostal. [...] Sem esse batismo, não teria existido o livro de Atos, e na verdade nem a Igreja de Cristo hoje. Sem o batismo no Espírito Santo como uma experiência pessoal, não existe uma capacitação adequada para uma vida vitoriosa e um serviço eficaz”. Comentário Beacon Atos dos Apóstolos - Introdução pag. 207

Exórdio:

Marcos 16.15- E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

A Missão dada a Igreja é universalizada.

Foi a forma evangelística de Deus comunicar a obra salvífica de Jesus na cruz do Calvário, e começou com um avivamento no Cenáculo.

Após sua caminhada ministerial na Palestina O Mestre preparou um grupo de Discípulos que seriam comandado pelos apóstolos especialmente separados para dirigir a obra missionária da Igreja.

Os discípulos durante 3 (três) anos estiveram com Jesus e sendo preparados por eles para serem dispersos entre as nações para a obra da Missão Crística.

Mc 16.19- Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus.

Avivamento para Missão

Mas, o auge desta preparação se deu pós avivamento no Cenáculo, como Jesus lhes pregara.

Lucas 24:46-49 E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

Na realidade a compreensão desta missão se deu no próprio dia de Pentecostes, através de um porta-voz da Igreja – Pedro.

Sem a presença de Jesus, os discípulos vão entender como se daria a missão.

Na voz de Pedro é anunciado o Evangelho, e neste dia se deu a inclusão de quase 3000 (três mil) novos crentes no corpo da Igreja.

Atos 1:8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

O testemunho de Pedro seria a forma usual e universal de propagar o Evangelho nesta Missão pós avivamento.

Na boca de Pedro se ouviu a pregação sob a forma homilética que até hoje deve ser a forma da pregação na Missão IDE:

Pregação cristocêntrica com prova provada nas Escrituras, então conhecidas.

Atos 2: 16;32;33;38 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:[...]Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas[...]Deus ressuscitou a este Jesus[...]De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.[...]Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

Após o revestimento do Espírito Santo a Igreja, seja através dos suas colunas, como Paulo os define em Gálatas2, seja através dos diáconos, seja pela multidão dos discípulos desenvolveu estratégias para a Missão do Ide.

Formas de missão:

Avivados sem medo

E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos. Atos 8:1

Sob perseguição - E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto? Então Pedro, cheio do Espírito Santo, ... Atos 4:7,8

A primeira perseguição foi importante para atacar os apóstolos. Mas, estes não se retiraram de Jerusalém o Centro da Missão Ide.

Porém, muitos foram dispersos e levavam com sigo a ordem Ide.

Desta forma a Missão Ide se encaminhava para a universalização da ordem de Jesus Cristo.

 17- E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas Línguas;

18- Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

A Missão Ide se destacou pela atuação dos discípulos e apóstolos em realizarem milagres e maravilhas sob o nome de uma liderança morta, mas ressurreta, o que impactava os olhos e a multidão não podia deixar de atentar, como em nome de um ausente os milagres aconteciam.

E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao alpendre chamado de Salomão. Atos 3:11

Era a ação do avivamento desde o Cenáculo, como Jesus prometera.

“E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa [...] Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda”. Atos 3:2-6

“E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus [...] Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil”. Atos 4:1-4

O segredo da dispersão nada mais foi que a forma de Jesus enviar seus discípulos, a Igreja avivada para cumprir a ordem da Missão Ide.

“Assim, os dispersos levavam a alegria do avivamento, muito embora, estivessem fora de seus lares devido a perseguição. Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra. E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo.[...] prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; Atos 8:4-7

Paulo, o avivado plantador de Igrejas

“E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. E pediu-lhe cartas para Damasco, ...” Atos 9:1,2

A missão avivada se transformou em anúncio aos gentios a partir do grande evento no capítulo 9 de Atos dos apóstolos.

“Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo”. Atos 9:17

Saulo, o que recebeu aos seus pés as vestes de Estevão tem um encontro no caminho para Damasco, onde pretendia dar continuidade ao seu sinistro projeto de exterminar os cristão da seita Caminho, como fora chamado o grupo de judeus avivados e que criam em Jesus Cristo, o ressurreto como sua fonte de inspiração e graça.

Este encontro muda o cenário da missão avivada.

Temos nas viagens de Paulo ele vai pregar, ensinar escrever sob a ótica do avivamento. Leiam sobre as viagens missionárias de Paulo.

Relação das Igrejas e sua relação com o Apóstolo Paulo:

As comunidades fundadas por Paulo podem ser enumeradas acompanhando suas viagens, conforme são contadas por Lucas em Atos dos Apóstolos. Porém, nem todas as cidades acolheram de forma entusiasmada a sua pregação e sobre outras não temos nenhuma notícia.

Aqui listamos as comunidades mais importantes ou aquelas as quais dirigiu cartas/epístolas, como por exemplo Corinto, Éfeso, Tessalônica, Felipe.



Avivados cumpre a Missão mesmo preso!

“De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares;” Filipenses 1:13

Entre as cidades mencionadas, por ordem cronológica, podemos citar:

Primeira viagem

“E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador. E, havendo atravessado a ilha até Pafos,...” Atos 13:2-6

Segunda viagem

“E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. Passando depois por Pisídia, dirigiram-se a Panfília. E, tendo anunciado a palavra em Perge, desceram a Atália. E dali navegaram para Antioquia, de onde tinham sido encomendados à graça de Deus para a obra que já haviam cumprido. E, [...]e como abrira aos gentios a porta da fé.E ficaram ali não pouco tempo com os discípulos. Atos 14:23-28

“... , resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão. E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos. E, quando chegaram a Jerusalém,...” Atos 15:2-4

A Missão avivada impõe a responsabilidade de cuidados após a implantação!

“E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.” Atos 15:36

Terceira viagem (passou por muitas cidades já visitadas)

“Paulo chamou a si os discípulos e, abraçando-os, saiu para a macedônia. E, havendo andado por aquelas terras, exortando-os com muitas palavras, veio à Grécia. E, passando ali três meses, e sendo-lhe pelos judeus postas ciladas, como tivesse de navegar para a Síria, determinou voltar pela macedônia. E acompanhou-o, até à Ásia, Sópater, de Beréia, e, dos de Tessalônica, Aristarco, e Segundo, e Gaio de Derbe, e Timóteo, e, dos da Ásia, Tíquico e Trófimo. Estes, indo adiante, nos esperaram em Trôade. E, depois dos dias dos pães ázimos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles a Trôade, ...” Atos 20:1-6

“E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. E, ouvindo nós isto, rogamos-lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que não subisse a Jerusalém.” Atos 21:10-12

Viagem como prisioneiro

Mesmo no navio da prisão o avivado faz a Obra e livra muitos da morte!

“De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares;” Filipenses 1:13

“Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão”. 2 Timóteo 4:16,17

“Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito. Atos 27:23-25

Malta – aqui evangelizou, foi picado por uma víbora e curou o pai do governante da ilha (Públio).

“Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não sofreu nenhum mal. E eles esperavam que viesse a inchar ou a cair morto de repente; mas tendo esperado já muito, e vendo que nenhum incômodo lhe sobrevinha, mudando de parecer, diziam que era um deus. E ali, próximo daquele lugar, havia umas herdades que pertenciam ao principal da ilha, por nome Públio, o qual nos recebeu e hospedou benignamente por três dias. E aconteceu estar de cama enfermo de febre e disenteria o pai de Públio, que Paulo foi ver, e, havendo orado, pôs as mãos sobre ele, e o curou. Feito, pois, isto, vieram também ter com ele os demais que na ilha tinham enfermidades, e sararam. Atos 28:5-9

Roma – aqui evangelizou a guarda pretoriana

“E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo”. Atos 19:1,2

Inclusive questionando alguns crentes e até mesmo pregadores que desconheciam o poder do Espírito Santo e viviam no avivamento sem o revestimento que inicialmente promoveu, desde o Cenáculo, uma motivação para a Missão.

Obs.: Os discípulos só receberam o poder do Espírito Santo um mês e meio depois de Jesus ter soprado sobre eles, pois aquela atitude de Jesus foi simbólica, foi uma forma de renovar as forças daqueles discípulos e motivá-los para buscar uma porção maior do poder espiritual.

A missão Ide envolve ensinar, e aplicar o que se viveu no avivamento do Espírito Santo.

Apolo, supracitado pregava e era ousado, mas não tinha recebido o batismo no Espírito Santo.

Certamente Apolo convertera-se ao cristianismo, que a missão avivada levar a outros pontos fora de Jerusalém.

E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Aqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus”. Atos 18:24-26

Prova inequívoca que o avivamento atinge a todos, pois o Espirito Santo está, agora, derramado entre e para todos para fim de missão do Ide entre todos os povos.

Apolo era avivado, mas as Escrituras lucanas deixam claro que para completar sua missão ele necessitava conhecer:

O batismo em nome de Jesus

Receber o Batismo com o Espírito Santo. Embora ele fosse fervoroso de espírito, mas necessitava do Dom

Todo crente pode ser fervoroso no espírito, ou seja, estar aquecido pois recebe o Espírito Santo que lhe aquece o coração no desejo de fazer a Missão Ide!

Missão depende do Espírito Santo –

“, ... assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”. João 20:21,22

Dependendo do contexto, as palavras ruach e pneuma podem significar “sopro” ou “espírito”.

No hebraico a palavra Espírito Santo é transcrita como Ruach HaKodesh. O substantivo ruach significa, literalmente, “sopro” ou “vento”. Na Bíblia hebraica este substantivo aparece diversas vezes, seja para descrever a atuação do Espírito Santo, seja para enfatizar a inspiração espiritual.

Já no Novo Testamento é usada à palavra grega pneuma, que pode ser traduzida como “sopro”. Essa palavra também pode designar o “sopro de vida” e, em algumas ocasiões, é usada para designar o “espírito”.

Este sopro de Jesus nesta passagem nos ensina que a presença de Jesus + o poder do Espírito Santo = capacidade ou poder de julgar.

Nos mostra que era esta capacitação que eles estavam recebendo quando lhes foi soprado Espírito (atente para o fato de que na frase no original faltar o pronome "o", devendo ser lido "Recebei Espírito Santo". Eles recebiam ali capacitação para serem enviados.

Como se fosse uma representação visual ou um modelo prático de como seria a igreja assim que o Espírito efetivamente viesse habitar nela coletivamente e no crente individualmente. F. B. Hole

“, ... primeiro o assoprar lhes deu capacidade para testemunharem no mundo como tendo sido enviados por Ele; e, segundo, para serem dotados de poderes administrativos no sentido de perdoar ou reter pecados, não eternamente, é claro, mas governamentalmente”.

Lembrando que antes do Dia de Pentecostes os discípulos foram enviados em uma Missão IDE e sobre eles o Senhor Jesus soprou o Espírito Santo – Jo. 20.21;22 - , contudo não se tratava do Batismo no Espírito Santo, mas de uma dotação temporária, como uma dotação de força espiritual para permanecerem até o Dia do Revestimento, “não muito, após, destes dias – Atos 1”.

Da mesma maneira, todo crente pode ser fervoroso, mas para a visão do avivamento pentecostal sob a ótica de Atos de Apóstolos é necessário o revestimento com o Batismo, no ou com o Espírito Santo para que alcance os dons descritos por Jesus na promessa.

E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado. João 7:39

O significado dos setenta e dois é simbólico, indica que todos são enviados em missão a partir da fé em Jesus Cristo: todos os batizados são enviados a testemunhar o amor de Deus através do seguimento de Cristo morto e ressuscitado.

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8

Porém, a Missão Ide sendo uma ordenança de anunciação da Boas Novas é geral, assim acontecia com Apolo.

Marcos 16.17,18- E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas Línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

E toda a sua sabedoria e eloquência seriam potencializada na missão Ide como aconteceu na Missão de Pedro e de Paulo após serem revestidos com o Espírito Santo com evidência em línguas e sinais que se seguiram e o mais importante conquistando multidões ao pronunciarem o Evangelho de Jesus O Cristo com ousadia, antes nunca vista de tal forma que pela ação do Espírito Santo havia convencimento das multidões, famílias e personagens, como nunca se ouvira falar.

“A mudança do espírito que estabelece a pergunta neste versículo, para aquele segundo o qual Pedro pregou arrependimento e perdão a todos aqueles a quem o Senhor chamou (At 2.38,39), é uma das grandes evidências do milagre do Pentecostes”.

A descida do Espírito Santo foi a chave da revelação, até mesmo dos apóstolos para compreensão dos fatos de agora em diante, sem Jesus físico.

Agora, a missão Ide se tornará a missão apostólica da Igreja de anunciação destas revelações pós pentecostes:

         “Eles anda não haviam compreendido totalmente a Missão da Igreja e a Missão IDE, pois ainda esperavam um reino material, porque o Espírito ainda não havia descido sobre eles para dar-lhes uma concepção mais esclarecida sobre os fatos

Em Edição

Sem revisão

 

Fonte:

A Bíblia org; Quais os nomes das igrejas plantadas pelo apóstolo Paulo?

Joel Engel – Pastor, líder do Ministério Engel, em Santa Maria (RS) e fundador do Projeto Daniel.

Os discípulos receberam o Espirito Santo em Joao 20? Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional

Bíblia online

Lição CPAD 2023

Apontamentos do autor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger