sábado, junho 1

Resistindo à Tentação no Caminho LIÇÃO 09 CPAD - Maio 2024

Resistindo à Tentação no Caminho

LIÇÃO 09 CPAD - Maio 2024

Subsídio Pastor e professor Osvarela

Texto Áureo

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26.41)

Prática

No lugar de ceder à tentação, é melhor triunfar sobre ela.

Leitura Bíblica - Mateus 4.1-11

1 - Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

2- E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;

3- E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

4- Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

5- Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,

6- e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.

7-Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.

8- Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles.

9- E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

10- Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.

11 Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.

A) Objetivos da Lição:

I) Conceituar biblicamente o que é tentação e os seus aspectos na esfera humana;

II) Mostrar como nosso Senhor Jesus lidou com a tentação;

III) Apontar a estratégia para o crente resistir à tentação.

Destaque:

Tiago 1.14,15: “ Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.”

Introdução:

Ao estudarmos a Doutrina do Pecado, Hamartiologia, e conforme as Escrituras, vemos que para executar o pecado, há fases na mente humana, desse Caim, quando Deus o avisou antes do ato pecaminosos cometido contra seu irmão Abel, entendemos que a tentação deve ser e pode ser dominada, então vemos que  há fases até a consumação do ato pecaminoso, que levará o homem a gerar a sua morte espiritual,  assim a Tentação é um dos degraus para o ato de cometimento do pecado.” Osvarela

Gênesis 4.7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

Etimologia:

A palavra usada por Tiago é δοχµιον - prova, o ato de testar; 

Paulo usa a palavra, δοχιµo resultado do teste, a experiência.

Tiago fala da provação;

Paulo fala da experiência obtida através dela.

“Perfeitos - τειοι” - plenamente desenvolvidos, maduros;

“Completos - λχληζοι” - inteiros, não faltando nenhuma parte.


Tentação – sf. lat. tentatione; Do lat. tentatio, onis.

απειραστος – apeirastos; adj. que não pode ser tentado pelo mal, não sujeito à tentação para pecar

εκβασις – ekbasis; n. f. egressão, caminho para fora, saída - aplicado figurativamente para o caminho de escape da tentação

πειρασμος - peirasmos; n. m. experimento, tentativa, teste, prova -  tentação, prova: a tentação gerada nos gálatas pela condição física do apóstolo, já que a mesma serviu para testar o amor dos gálatas por Paulo (Gl 4.14)

και τον πειρασμον μου τον εν τη σαρκι μου ουκ εξουθενησατε ουδε εξεπτυσατε αλλ ως αγγελον θεου εδεξασθε με ως χριστον ιησουν

E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.

- tentação da fidelidade do homem, integridade, virtude, constância - sedução ao pecado, tentação, seja originada pelos desejos ou pelas circunstâncias externas - tentação interna ao pecado ... da tentação pela qual o diabo procurou desviar Jesus, o Messias, de sua divina jornada; da condição das coisas, ou um estado mental, pelo qual somos seduzidos ao pecado, ou a um desvio da fé e santidade; adversidade, aflição, aborrecimento: enviado por Deus e servindo para testar ou provar o caráter, a fé, ou a santidade de alguém; Deus sendo tentado (i.é., julgado) pelos homens - rebelião contra Deus, pela qual seu poder e justiça são colocados à prova e desafiados a serem demonstrados.

πειραω – peirao; v. fazer um julgamento de, tentar - ensinado através da tentação, experimentado; testar, tentar alguém, colocá-lo à prova - sua mente, sentimentos, temperamento, em particular, tentar induzir alguém a cometer algum crime (esp. carnal), tentado a pecar

Ao iniciarmos a leitura do texto básico deste estudo em mateu4 veremos que a etimologia é fator fundamental para entender a situação na qual a tentação do Diabo, O satanás, a Jesus O Cristo, O Filho de Deus é realçada em toda a visão linguística do termo – TENTAÇÃO.

Reproduzimos o texto no grego de Mateus 4.1 e o texto no português, onde identificaremos o uso do texto e apontaremos dentro da visão etimológica o uso da palavra Tentação, suas forma, seus sentidos, os sentimentos envolvidos na palavra e outros mais;

Mateus 4.1. Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. “τοτε ο ιησους ανηχθη εις την ερημον υπο του πνευματος πειρασθηναι υπο του διαβολου. (gr.)”

A etimologia e seus significados estão exarados nesta palavra e suas consequentes reduções

Primeiro:

Jesus não pôde ser vencido pela tentação de pecar, embora tentado- usando aqui o termo adjetivado - απειραστος – apeirastos; adj. que não pode ser tentado pelo mal (usamos, aqui, no sentido que o Diabo não entendeu ou não conseguiu entender, por ser um anjo criado, que Jesus,  não era se sujeitou à tentação para pecar, mesmo sendo tentado e possibilitado a ser tentado)por ser inteiramente, homem), deu o exemplo de que o homem que tem base na Palavra de Deus, (pôde padecer a tentação) vence a tentação.

Transcrevo parte de um estudo de minha lavra: “Indução para o mal, por sugestões do diabo ou da sensualidade/concupiscência. Pessoa ou coisa que tenta.

- sm. pop. T. de Jesus: tentação tripla, de gula, orgulho e idolatria, a que se sujeitou Jesus no deserto, para mostrar sua condição humana; narrada no Evangelho (Mt, 4, 3-11; Lc, 4, 3-13).

                        Sentido da palavra padecer – padecer (verbo) sofrer mal físico ou moral.("p. martírios"); ter resistência a; aguentar, suportar (fome, sede, necessidades etc.).

αθλεω – athleo; aqui como suportar, sofrer

αναφερω – anaphero; erguer-se, tomar sobre si mesmo - colocar algo sobre si mesmo como um carga para ser levada - sustentar, suportar, i.e. suas punições

Segundo:

"Antes da vitória vem a tentação. E quanto maior os louros a conquistar, maior a tentação a que é preciso resistir" Stephen King

Jesus foi posto à prova foi testado e aprovado.

πειρασμος - peirasmos; n. m. experimento, tentativa, teste, prova: a tentação gerada nos Gálatas pela condição física do apóstolo, já que a mesma serviu para testar o amor dos gálatas por Paulo (Gl 4.14);

- tentação da fidelidade do homem, integridade, virtude, constância;

- sedução ao pecado, tentação, seja originada pelos desejos ou pelas circunstâncias Externas;

- tentação interna ao pecado

- da tentação pela qual o diabo procurou desviar Jesus, o Messias, de sua divina Jornada;

- da condição das coisas, ou um estado mental, pelo qual somos seduzidos ao pecado, ou a um desvio da fé e santidade;

- adversidade, aflição, aborrecimento: enviado por Deus e servindo para testar ou provar o caráter, a fé, ou a santidade de alguém;

Jesus – venceu a tentação e foi fiel  mesmo sendo inteiramente homem,  foi íntegro, a sua virtude era divina

Jesus não se rendeu a sedução ao pecado

Tentação: fugir ou enfrentar?

Mateus 4.4- Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

A tentação, descrita em Mateus mostra que ela teve por alvo algumas faces do interesse humano:

Temos três unidades, ou fontes de tentação, prontas para agir, que são:

O DIABO - Um agente do Mal (que só pode ir até o limite determinado por Deus – Leia Jó): A fonte primária da tentação no sentido do mal, é sobrenatural, de origem. Satanás, o enganador ou adversário, um anjo decaído procurou atingir as criações de Deus, com a finalidade de destruir as mesmas. O pai da mentira, uma das causas básicas, da queda na Tentação, é um parasita do Reino de Deus, pois, se utiliza, da Criação do Todo-Poderoso, com a finalidade de estender as raízes do seu “reino parasita do mal”.

O MUNDO: I Jo. 2 15: Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

O mundo aqui deve ser entendido como o conjunto ou sistema do mundo que é formado de atos, fatos, palavras e ações ou práticas que são executados contra as leis ou Ensino geral de Deus sobre a convivência do Homem de Deus entre seus pares, cristãos ou não cristãos, em desobediência a sua Palavra.

A CARNE: A carne simboliza tudo que o homem natural deseja e acha que pode desfrutar sem que Deus possa puni-lo.

Neste sentido, (pois há outros para a palavra carne) a carne: Significa nossa inclinação para o mal. A nossa natureza caída que sempre nos atrai para o erro e normalmente nos leva a pecar com o corpo. Assim como nossa carne física se decompõe, "a carne no sentido moral também apodrece, tornando o coração uma espécie de fossa negra de onde emanam idéias, atitudes, palavras e ações perversas”. Todos carregamos, nas profundezas do nosso ser, esta natureza perversa que, se não for dia a dia sufocada, se manifestara e nos arrastara ao pecado. Assim a carne, neste contexto, muito embora use nossos membros da carne física, para cometer o objetivo da Tentação, é um conjunto de desejos que normalmente vem pela concupiscência dos olhos, desce ao coração e se o praticarmos caímos na armadilha da Tentação. Pois se a Tentação pode ser vencida, é sinal que ela pode ser detida no seu processo inicial, a isto, Tiago até louva a atitude daquele homem que vence a tentação.

O corpo físico e suas necessidades: 3- E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. É na hora da necessidade que o Diabo tenta nos fazer acreditar que ele pode resolver a situação. Isto ele faz colocando o crente em dúvida sobre o porquê, Deus o deixou passar a tentação. Coloca em dúvida ao poder a Onisciência divina.

Arma contra tentação: 4- Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

O diabo usa o cenário e se mostra poderoso para tentar: 5- Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,

Tentando mostra que podemos realizar coisas contra nosso próprio corpo usando as Escrituras, ou a palavra de Deus, como fez com Eva no Éden: 6- e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.

Resposta: 7-Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.

O Diabo não deixa de tentar várias vezes ele é insistente e apresenta aos benefícios do pecado, com coisas grandiosas, além de fama, poder e muito dinheiro: 8- Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles.

O Diabo age como se fora dono de alguma coisa, como se tivesse o poder de governar a própria Criação de Deus, mas no final ele mostra eu só está interessado a fazer uma troca, para se colocar no coração daquele que é tentado, no lugar de Deus: 9- E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

Resistir para vencer:

Mesmo o Diabo utilizando-se de figura e apresentando fatos e coisas na tentação baseando sua ação em aflorar os desejos humanos e utilizando-se de circunstâncias externas, Jesus venceu a toda e qualquer pretensão diabólica de atingir seu homem interior, diferentemente do pecado edênico e adâmico despertado pela apresentação de coisas materiais e agradáveis a vista humana, venceu.

Jesus sabia de seu compromisso e de sua divina jornada (Fp 4.7.ss) não teve a tentação interna ao pecado, pela qual o diabo procurou desviar Jesus, o Messias, de sua divina jornada;

Jesus manteve, apesar do intenso jejum de 40 dias (“E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.”), o seu estado mental alerta e consciente, do poder da Palavra, nesta condição das coisas ou do momento, o seu estado mental, (pelo qual somos seduzidos ao pecado, ou a um desvio da fé e santidade,) não impediu de vencer a tentação;

Provando que o Homem pode resistir à Tentação:

Hb 2.18. ‘Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.’

‘εν ω γαρ πεπονθεν αυτος πειρασθεις δυναται τοις πειραζομενοις βοηθησαι’

Testado e aprovado, Deus permitiu – “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto,” - Aplicando a palavra de Tiago 1.1.ss, a adversidade, a aflição, ou o aborrecimento: enviado por Deus e servindo para testar ou provar o caráter, a fé, ou a santidade de alguém, vemos que Jesus foi aprovado em tudo.

Tentação é benéfica:

Tg 1.2 . Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;’ No grego:‘πασαν χαραν ηγησασθε αδελφοι μου οταν πειρασμοις περιπεσητε ποικιλοις’

O Diabo, mantendo a sua posição, agora eternizada, pois estará para sempre em rebelião contra Deus, tenta colocar Deus a prova, colocando à prova e desafiando, para ver, mais uma vez, serem demonstrados na tentação, se podia vencer o Poder e Justiça divina.

O Diabo não aprendeu e vai continuar tentando, sobre isto escrevo: “Tentar, basicamente é fazer uma tentativa.”

Limite para Tentação?

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar”. 1 Co 10:13

Podemos entender melhor ao lermos o texto: E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém. Mt 6:13

Entendendo: “A investida do diabo contra os cristãos, é denominada de tentação (Desejo fortíssimo de praticar atos contrário aos princípios de Deus), quando consumada a consequência é o pecado (sua prática destitui o homem da comunhão com o Eterno) e a sua continuidade é punida com o castigo eterno. A tentação é comum a todos os servos, todos são tentados no dia-a-dia. Nos é garantido pelo Senhor, que todas elas são suportáveis; nenhuma tentação é superior às nossas forças.” (Veja acima: 1Co 10.13). Como Vencer as TENTAÇÕES! Pr Elias R. de Oliveira.

A pergunta que surge: Para que serve a Tentação?

Ao longo da história bíblica podemos destacar que todos os grande homens que  dela fazem parte sofreram a tentação, alguns até sucumbiram, mas a maioria as venceu

Talvez seja a pergunta a ser respondida nesta lição.

Os grandes homens de Deus servirão de linha de pensamento, se nós olharmos ao longo da História bíblica.

Eles tiveram a oportunidade de serem vitimizados pelas tentações/tribulações durante suas experiências e passaram por elas, às vezes, com pouco êxito e outras vezes com sucesso.

Que o digam:

Abraão; Moisés; Davi; Saul; Sansão; Paulo; Pedro; Além do próprio Filho de Deus: Nosso Senhor Jesus Cristo.

Escrevi a tempos atrás sobre a visão de Tiago e de Paulo sobre a tentação, aparentemente contraditórios, no entanto na realidade totalmente coerentes, sobre o assunto:

                - os homens que se querem manter na presença de Deus são convocados pelas Escrituras a suportarem as tribulações e as vencerem, pois elas por si mesmas lhes darão o aval de um modo de vida espiritual sob a égide da resiliência.

θλιψις - thlipsis; n. f. ato de prensar, imprensar, pressão - metáf. opressão, aflição, tribulação, angústia, dilemas.

Obs.: O que define se é provação ou tentação é o contexto no qual a palavra aparece.
Quando se refere a Deus normalmente é no sentido de testar, provar; Quando se refere a Satanás normalmente é no sentido de tentar e quando se refere a pessoas pode se aplicar nos dois sentidos.

Ou seja, na hora de traduzir a palavra do hebraico ou do grego para o português a pessoa deve escolher qual sentido se encaixa melhor na frase, no texto. Poderia Deus tentar alguém? Claramente que não, então, podemos entender nos exemplos abaixo quando a palavra é exata no contexto próprio: Tiago 1. 13: Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta.

Por exemplo:

Quando se refere a Deus normalmente é no sentido de testar, provar; Por isso, que Tiago coloca a Tentação como prova como ser uma bem-aventurança, algo feliz, que nos possibilita vencer.

O Apóstolo Paulo, contra aqueles que querem colocar a Epístola de Tiago como contraditória (leia Tg 1.2 no sentido de sofrer pressão extrema – embora a origem etimológica não seja  a mesma, o sentido é idêntico) as suas doutrinas que elegem a fé como foco para a salvação, diz sobre a tentação, Paulo é avaliador da Doutrina de Tiago sobre o propósito da Tentação.:

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência” Rm 5:3

Mesmo que eu recorra ao comentário de Calvino transcrito, abaixo, posso entender que em ambos, texto, a Tentação nos serve de vínculo para a perfeição da Fé, que em tese é na Epístola de Tiago a busca da visão da Fé em ação e Obras.

“Por onde ocorre que nos atrevemos a nutrir maior esperança quanto ao futuro (Caminhada – inserção deste autor deste subsídio); pois a verdade de Deus, conhecida pela experiência, é crida mais plenamente por nós. Por isso, Paulo ensina que por meio de tal provação, ou seja, por tal experiência da graça divina, é produzida a esperança; não que a esperança só comece aí, mas que ela aumenta e é confirmada. Mas ambos querem dizer que a tribulação é o meio pelo qual a paciência é produzida.” Calvino, Comentário de Calvino.

Combatendo a tentação é orientado nas Escrituras. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26.41)

Porque a tentação sem dúvida alguma virá sobre todos, jovens, idosos, homens ou mulheres estamos dentro do espectro de podermos ser tentados, assim como Jesus o foi.

Conclusão:

Filipenses 3.11,14;20,21 Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. [...] prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. [...]; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mimProssigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo; [...] segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.

As coisas do mundo não são bastantes para nos deter, pois o nosso alvo é o final da Caminhada proposta por Jesus, aos seus servos:

Filipenses 4.12,13 em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Na Caminhada em direção a nossa pátria celestial, ao nosso objetivo e também na nossa vida cristã, em servir a Deus no propósito que fomos chamados, seremos atacados pelo Tentador e suas armadilhas.

Contudo, no poder da Palavra, que devemos aprender, ler, estudar venceremos as tentações.

E usaremos as tentações, ao vencê-las, para nos fortalecermos no Senhor e na força do Seu Poder.

Tudo posso N’Aquele que me fortalece!

Fonte:

Dicionário Strong

Lição EBD – CPAD 2ºTRIM 2024

Site EBD

https://estudandopalavra.blogspot.com/2014/07/o-proposito-da-tentacao-licao-02-cpad-3.html

estudandopalavra@blogstpot.com

https://estudandopalavra.blogspot.com/2008/05/lio-09-vencendo-as-tentaesagradando.html

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