Resistindo à Tentação no Caminho
LIÇÃO 09 CPAD - Maio 2024
Subsídio Pastor
e professor Osvarela
Texto Áureo
“Vigiai e orai, para que não
entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”
(Mt 26.41)
Prática
No lugar de ceder à tentação, é
melhor triunfar sobre ela.
Leitura Bíblica - Mateus 4.1-11
1 - Então, foi conduzido Jesus
pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
2- E, tendo jejuado quarenta dias
e quarenta noites, depois teve fome;
3- E, chegando-se a ele o
tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em
pães.
4- Ele, porém, respondendo,
disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que
sai da boca de Deus.
5- Então o diabo o transportou à
Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6- e disse-lhe: Se tu és o Filho
de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens
a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma
pedra.
7-Disse-lhe Jesus: Também está
escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
8- Novamente, o transportou o
diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória
deles.
9- E disse-lhe: Tudo isto te
darei se, prostrado, me adorares.
10- Então, disse-lhe Jesus:
Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele
servirás.
11 Então, o diabo o deixou; e,
eis que chegaram os anjos e o serviram.
A) Objetivos da Lição:
I) Conceituar biblicamente o que
é tentação e os seus aspectos na esfera humana;
II) Mostrar como nosso Senhor
Jesus lidou com a tentação;
III) Apontar a estratégia para o
crente resistir à tentação.
Destaque:
Tiago 1.14,15: “ Mas
cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua
própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido,
dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a
morte.”
Introdução:
“Ao estudarmos a Doutrina do
Pecado, Hamartiologia, e conforme as Escrituras, vemos que para executar o
pecado, há fases na mente humana, desse Caim, quando Deus o avisou antes do ato
pecaminosos cometido contra seu irmão Abel, entendemos que a tentação deve ser
e pode ser dominada, então vemos que há
fases até a consumação do ato pecaminoso, que levará o homem a gerar a sua morte
espiritual, assim a Tentação é um dos
degraus para o ato de cometimento do pecado.” Osvarela
Gênesis 4.7 Se bem
fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à
porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
Etimologia:
A palavra usada por Tiago é δοχίµιον - prova,
o ato de testar;
Paulo usa a palavra, δοχιµὴ - o
resultado do teste, a experiência.
Tiago fala da provação;
Paulo fala da experiência obtida
através dela.
“Perfeitos - τέειοι” -
plenamente desenvolvidos, maduros;
“Completos - ὁλόχληζοι” -
inteiros, não faltando nenhuma parte.
Tentação – sf. lat. tentatione; Do lat. tentatio, onis.
απειραστος – apeirastos; adj. que
não pode ser tentado pelo mal, não sujeito à tentação para pecar
εκβασις – ekbasis;
n. f. egressão, caminho para fora, saída - aplicado figurativamente para o
caminho de escape da tentação
πειρασμος - peirasmos;
n. m. experimento, tentativa, teste, prova - tentação, prova: a tentação gerada nos gálatas
pela condição física do apóstolo, já que a mesma serviu para testar o amor dos
gálatas por Paulo (Gl 4.14)
και τον πειρασμον μου τον
εν τη σαρκι μου ουκ εξουθενησατε ουδε εξεπτυσατε αλλ ως αγγελον θεου εδεξασθε
με ως χριστον ιησουν
E não rejeitastes, nem
desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me
recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.
- tentação da fidelidade do
homem, integridade, virtude, constância - sedução ao pecado, tentação, seja
originada pelos desejos ou pelas circunstâncias externas - tentação interna ao
pecado ... da tentação pela qual o diabo procurou desviar Jesus, o Messias, de
sua divina jornada; da condição das coisas, ou um estado mental, pelo qual
somos seduzidos ao pecado, ou a um desvio da fé e santidade; adversidade,
aflição, aborrecimento: enviado por Deus e servindo para testar ou provar o
caráter, a fé, ou a santidade de alguém; Deus sendo tentado (i.é., julgado)
pelos homens - rebelião contra Deus, pela qual seu poder e justiça são
colocados à prova e desafiados a serem demonstrados.
πειραω – peirao; v.
fazer um julgamento de, tentar - ensinado através da tentação, experimentado;
testar, tentar alguém, colocá-lo à prova - sua mente, sentimentos, temperamento,
em particular, tentar induzir alguém a cometer algum crime (esp. carnal), tentado
a pecar
Ao iniciarmos a leitura do texto
básico deste estudo em mateu4 veremos que a etimologia é fator fundamental para
entender a situação na qual a tentação do Diabo, O satanás, a Jesus O Cristo, O
Filho de Deus é realçada em toda a visão linguística do termo – TENTAÇÃO.
Reproduzimos o texto no grego de Mateus
4.1 e o texto no português, onde identificaremos o uso do texto e apontaremos
dentro da visão etimológica o uso da palavra Tentação, suas forma, seus
sentidos, os sentimentos envolvidos na palavra e outros mais;
Mateus 4.1. Então,
foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo
diabo. “τοτε ο ιησους ανηχθη εις την ερημον
υπο
του πνευματος πειρασθηναι υπο
του διαβολου.
(gr.)”
A etimologia e seus significados
estão exarados nesta palavra e suas consequentes reduções
Primeiro:
Jesus não pôde ser vencido pela
tentação de pecar, embora tentado- usando aqui o termo adjetivado - απειραστος
– apeirastos; adj. que não pode ser tentado pelo mal (usamos, aqui, no
sentido que o Diabo não entendeu ou não conseguiu entender, por ser um anjo
criado, que Jesus, não era se sujeitou à
tentação para pecar, mesmo sendo tentado e possibilitado a ser tentado)por ser
inteiramente, homem), deu o exemplo de que o homem que tem base na Palavra de
Deus, (pôde padecer a tentação) vence a tentação.
Transcrevo parte de um estudo de
minha lavra: “Indução para o mal, por sugestões do diabo ou da
sensualidade/concupiscência. Pessoa ou coisa que tenta.
- sm. pop. T. de Jesus: tentação
tripla, de gula, orgulho e idolatria, a que se sujeitou Jesus no deserto, para
mostrar sua condição humana; narrada no Evangelho (Mt, 4, 3-11; Lc, 4, 3-13).
Sentido da palavra padecer
– padecer (verbo) sofrer mal físico ou moral.("p. martírios"); ter
resistência a; aguentar, suportar (fome, sede, necessidades etc.).
αθλεω – athleo;
aqui como suportar, sofrer
αναφερω –
anaphero; erguer-se, tomar sobre si mesmo - colocar algo sobre si mesmo
como um carga para ser levada - sustentar, suportar, i.e. suas punições
Segundo:
"Antes da vitória vem a
tentação. E quanto maior os louros a conquistar, maior a tentação a que é
preciso resistir" Stephen King
Jesus foi posto à prova foi
testado e aprovado.
πειρασμος - peirasmos;
n. m. experimento, tentativa, teste, prova: a tentação gerada nos Gálatas pela
condição física do apóstolo, já que a mesma serviu para testar o amor dos
gálatas por Paulo (Gl 4.14);
- tentação da fidelidade do
homem, integridade, virtude, constância;
- sedução ao pecado, tentação,
seja originada pelos desejos ou pelas circunstâncias Externas;
- tentação interna ao pecado
- da tentação pela qual o diabo
procurou desviar Jesus, o Messias, de sua divina Jornada;
- da condição das coisas, ou um
estado mental, pelo qual somos seduzidos ao pecado, ou a um desvio da fé e
santidade;
- adversidade, aflição,
aborrecimento: enviado por Deus e servindo para testar ou provar o caráter, a
fé, ou a santidade de alguém;
Jesus – venceu a tentação e foi fiel mesmo sendo inteiramente homem, foi íntegro, a sua virtude era divina
Jesus não se rendeu a sedução ao
pecado
Tentação: fugir ou enfrentar?
Mateus 4.4- Ele,
porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de
toda a palavra que sai da boca de Deus.
A tentação, descrita em Mateus
mostra que ela teve por alvo algumas faces do interesse humano:
Temos três unidades, ou
fontes de tentação, prontas para agir, que são:
O DIABO - Um agente do Mal (que só
pode ir até o limite determinado por Deus – Leia Jó): A fonte primária
da tentação no sentido do mal, é sobrenatural, de origem. Satanás, o enganador
ou adversário, um anjo decaído procurou atingir as criações de Deus, com a
finalidade de destruir as mesmas. O pai da mentira, uma das causas básicas, da
queda na Tentação, é um parasita do Reino de Deus, pois, se utiliza, da Criação
do Todo-Poderoso, com a finalidade de estender as raízes do seu “reino parasita
do mal”.
O MUNDO: I Jo. 2 15: Não ameis
o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está
nele.
O mundo aqui deve ser entendido
como o conjunto ou sistema do mundo que é formado de atos, fatos, palavras e
ações ou práticas que são executados contra as leis ou Ensino geral de Deus
sobre a convivência do Homem de Deus entre seus pares, cristãos ou não
cristãos, em desobediência a sua Palavra.
A CARNE: A carne
simboliza tudo que o homem natural deseja e acha que pode desfrutar sem que
Deus possa puni-lo.
Neste sentido, (pois há outros
para a palavra carne) a carne: Significa nossa inclinação para o mal. A nossa
natureza caída que sempre nos atrai para o erro e normalmente nos leva a pecar
com o corpo. Assim como nossa carne física se decompõe, "a carne no
sentido moral também apodrece, tornando o coração uma espécie de fossa negra de
onde emanam idéias, atitudes, palavras e ações perversas”. Todos carregamos,
nas profundezas do nosso ser, esta natureza perversa que, se não for dia a dia
sufocada, se manifestara e nos arrastara ao pecado. Assim a carne, neste
contexto, muito embora use nossos membros da carne física, para cometer o
objetivo da Tentação, é um conjunto de desejos que normalmente vem pela
concupiscência dos olhos, desce ao coração e se o praticarmos caímos na
armadilha da Tentação. Pois se a Tentação pode ser vencida, é sinal que ela
pode ser detida no seu processo inicial, a isto, Tiago até louva a atitude
daquele homem que vence a tentação.
O corpo físico e suas
necessidades: 3- E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu
és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. É na hora da
necessidade que o Diabo tenta nos fazer acreditar que ele pode resolver a
situação. Isto ele faz colocando o crente em dúvida sobre o porquê, Deus o
deixou passar a tentação. Coloca em dúvida ao poder a Onisciência divina.
Arma contra tentação: 4- Ele,
porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem,
mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
O diabo usa o cenário e se mostra
poderoso para tentar: 5- Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e
colocou-o sobre o pináculo do templo,
Tentando mostra que podemos
realizar coisas contra nosso próprio corpo usando as Escrituras, ou a palavra
de Deus, como fez com Eva no Éden: 6- e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te
daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu
respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
Resposta: 7-Disse-lhe Jesus:
Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
O Diabo não deixa de tentar
várias vezes ele é insistente e apresenta aos benefícios do pecado, com coisas
grandiosas, além de fama, poder e muito dinheiro: 8- Novamente, o transportou o
diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e
a glória deles.
O Diabo age como se fora dono de
alguma coisa, como se tivesse o poder de governar a própria Criação de Deus,
mas no final ele mostra eu só está interessado a fazer uma troca, para se
colocar no coração daquele que é tentado, no lugar de Deus: 9- E disse-lhe: Tudo
isto te darei se, prostrado, me adorares.
Resistir para vencer:
Mesmo o Diabo utilizando-se de
figura e apresentando fatos e coisas na tentação baseando sua ação em aflorar os
desejos humanos e utilizando-se de circunstâncias externas, Jesus venceu a toda
e qualquer pretensão diabólica de atingir seu homem interior, diferentemente do
pecado edênico e adâmico despertado pela apresentação de coisas materiais e
agradáveis a vista humana, venceu.
Jesus sabia de seu compromisso e
de sua divina jornada (Fp 4.7.ss) não teve a tentação interna ao pecado, pela
qual o diabo procurou desviar Jesus, o Messias, de sua divina jornada;
Jesus manteve, apesar do intenso
jejum de 40 dias (“E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não
comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.”), o seu estado mental
alerta e consciente, do poder da Palavra, nesta condição das coisas ou do
momento, o seu estado mental, (pelo qual somos seduzidos ao pecado, ou a um
desvio da fé e santidade,) não impediu de vencer a tentação;
Provando que o Homem pode
resistir à Tentação:
Hb 2.18. ‘Porque
naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são
tentados.’
‘εν ω γαρ πεπονθεν αυτος πειρασθεις
δυναται τοις πειραζομενοις βοηθησαι’
Testado e aprovado, Deus permitiu
– “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto,” - Aplicando a palavra
de Tiago 1.1.ss, a adversidade, a aflição, ou o aborrecimento: enviado por Deus
e servindo para testar ou provar o caráter, a fé, ou a santidade de alguém,
vemos que Jesus foi aprovado em tudo.
Tentação é benéfica:
Tg 1.2 .‘ Meus
irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;’ No grego:‘πασαν
χαραν ηγησασθε αδελφοι μου οταν πειρασμοις περιπεσητε ποικιλοις’
O Diabo, mantendo a sua posição,
agora eternizada, pois estará para sempre em rebelião contra Deus, tenta
colocar Deus a prova, colocando à prova e desafiando, para ver, mais uma vez, serem
demonstrados na tentação, se podia vencer o Poder e Justiça divina.
O Diabo não aprendeu e vai
continuar tentando, sobre isto escrevo: “Tentar, basicamente é fazer uma
tentativa.”
Limite para Tentação?
“Não sobreveio a vocês tentação
que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês
sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele
mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar”. 1 Co 10:13
Podemos entender melhor ao lermos
o texto: E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é
o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém. Mt 6:13
Entendendo: “A investida do diabo
contra os cristãos, é denominada de tentação (Desejo fortíssimo de praticar
atos contrário aos princípios de Deus), quando consumada a consequência é o
pecado (sua prática destitui o homem da comunhão com o Eterno) e a sua
continuidade é punida com o castigo eterno. A tentação é comum a todos os
servos, todos são tentados no dia-a-dia. Nos é garantido pelo Senhor, que todas
elas são suportáveis; nenhuma tentação é superior às nossas forças.” (Veja acima: 1Co
10.13). Como Vencer as TENTAÇÕES! Pr Elias R. de Oliveira.
A pergunta que surge: Para que
serve a Tentação?
Ao longo da história bíblica podemos
destacar que todos os grande homens que
dela fazem parte sofreram a tentação, alguns até sucumbiram, mas a
maioria as venceu
Talvez seja a pergunta a ser
respondida nesta lição.
Os grandes homens de Deus
servirão de linha de pensamento, se nós olharmos ao longo da História bíblica.
Eles tiveram a oportunidade de
serem vitimizados pelas tentações/tribulações durante suas experiências e
passaram por elas, às vezes, com pouco êxito e outras vezes com sucesso.
Que o digam:
Abraão; Moisés; Davi; Saul; Sansão;
Paulo; Pedro; Além do próprio Filho de Deus: Nosso Senhor Jesus Cristo.
Escrevi a
tempos atrás sobre a visão de Tiago e de Paulo sobre a tentação, aparentemente contraditórios,
no entanto na realidade totalmente coerentes, sobre o assunto:
- os homens que se querem manter
na presença de Deus são convocados pelas Escrituras a suportarem as tribulações
e as vencerem, pois elas por si mesmas lhes darão o aval de um modo de vida
espiritual sob a égide da resiliência.
θλιψις - thlipsis;
n. f. ato de prensar, imprensar, pressão - metáf. opressão, aflição,
tribulação, angústia, dilemas.
Obs.: O
que define se é provação ou tentação é o contexto no qual a palavra aparece.
Quando se refere a Deus normalmente é no sentido de testar, provar; Quando
se refere a Satanás normalmente é no sentido de tentar e quando se refere a
pessoas pode se aplicar nos dois sentidos.
Ou seja,
na hora de traduzir a palavra do hebraico ou do grego para o português a pessoa
deve escolher qual sentido se encaixa melhor na frase, no texto. Poderia Deus tentar alguém? Claramente
que não, então, podemos entender nos exemplos abaixo quando a palavra é exata
no contexto próprio: Tiago 1. 13: Ninguém, sendo tentado,
diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e
ele a ninguém tenta.
Por
exemplo:
Quando se
refere a Deus normalmente é no sentido de testar, provar; Por isso, que Tiago
coloca a Tentação como prova como ser uma bem-aventurança, algo feliz, que nos
possibilita vencer.
O
Apóstolo Paulo, contra aqueles que querem colocar a Epístola de Tiago como
contraditória (leia Tg 1.2 no sentido de sofrer pressão extrema – embora a
origem etimológica não seja a mesma, o
sentido é idêntico) as suas doutrinas que elegem a fé como foco para a
salvação, diz sobre a tentação, Paulo é avaliador da Doutrina de Tiago sobre o
propósito da Tentação.:
“E não
somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que
a tribulação produz a paciência” Rm 5:3
Mesmo que
eu recorra ao comentário de Calvino transcrito, abaixo, posso entender que em
ambos, texto, a Tentação nos serve de vínculo para a perfeição da Fé, que em
tese é na Epístola de Tiago a busca da visão da Fé em ação e
Obras.
“Por onde
ocorre que nos atrevemos a nutrir maior esperança quanto ao futuro (Caminhada
– inserção deste autor deste subsídio); pois a verdade de Deus,
conhecida pela experiência, é crida mais plenamente por nós. Por
isso, Paulo ensina que por meio de tal provação, ou seja, por tal experiência da
graça divina, é produzida a esperança; não que a esperança só comece aí, mas
que ela aumenta e é confirmada. Mas ambos querem dizer que a tribulação é o
meio pelo qual a paciência é produzida.” Calvino, Comentário de Calvino.
Combatendo a tentação é orientado
nas Escrituras. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o
espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26.41)
Porque a tentação
sem dúvida alguma virá sobre todos, jovens, idosos, homens ou mulheres estamos
dentro do espectro de podermos ser tentados, assim como Jesus o foi.
Conclusão:
Filipenses
3.11,14;20,21 Para ver se de alguma maneira posso
chegar à ressurreição dentre os mortos. [...] prossigo para alcançar
aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. [...]; mas uma coisa
faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando
para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo
prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Mas a nossa cidade
está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus
Cristo; [...] segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si
todas as coisas.
As coisas
do mundo não são bastantes para nos deter, pois o nosso alvo é o final da
Caminhada proposta por Jesus, aos seus servos:
Filipenses 4.12,13 em
todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a
ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em
Cristo que me fortalece.
Na Caminhada
em direção a nossa pátria celestial, ao nosso objetivo e também na nossa vida
cristã, em servir a Deus no propósito que fomos chamados, seremos atacados pelo
Tentador e suas armadilhas.
Contudo,
no poder da Palavra, que devemos aprender, ler, estudar venceremos as
tentações.
E usaremos
as tentações, ao vencê-las, para nos fortalecermos no Senhor e na força do Seu
Poder.
Tudo posso
N’Aquele que me fortalece!
Fonte:
Dicionário Strong
Lição EBD – CPAD 2ºTRIM 2024
Site EBD
https://estudandopalavra.blogspot.com/2014/07/o-proposito-da-tentacao-licao-02-cpad-3.html
estudandopalavra@blogstpot.com
https://estudandopalavra.blogspot.com/2008/05/lio-09-vencendo-as-tentaesagradando.html
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