Lição 04: O Encontro de Rute com Boaz - 3° Trimestre de 2024
Subsídio Pastor
e professor Osvarela
Texto Áureo
“O Senhor galardoe o teu feito, e
seja cumprido o teu galardão do Senhor, Deus de Israel, sob cujas asas te
vieste abrigar.” (Rt 2.12)
O verdadeiro e puro modelo de bondade
é servir uns aos outros de coração, confiando na fidelidade e justiça de Deus.
Leitura Bíblica
Rute 2.1-14; 11, 12 14
1 – E tinha Noemi um parente de
seu marido, homem valente e poderoso, da geração de Elimeleque; e era o seu
nome Boaz.
2 – E Rute, a moabita, disse a
Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos
eu achar graça. E ela lhe disse: Vai, minha filha.
4 – E eis
que Boaz veio de Belém e disse aos segadores: O Senhor seja convosco. E
disseram-lhe eles: O Senhor te abençoe.
11 – E respondeu Boaz e
disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu
marido, e deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste
para um povo que, dantes, não conheceste.
12 – O Senhor galardoe o teu
feito, e seja cumprido o teu galardão do Senhor, Deus de Israel, sob cujas as
os te vieste abrigar.
14 – E, sendo já hora de comer,
disse-lhe Boaz: Achega-te aqui, e come do pão, e molha o teu bocado no vinagre.
E ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu do trigo tostado, e
comeu e se fartou, e ainda lhe sobejou.
Etimologia:
בעז- Boàz - βοος; n. pr.
m. Boaz = “rapidez”; antepassado de Davi, parente
resgatador de Rute, nora de Noemi.
Objetivos da Lição:
I) Apresentar a proposta de
Noemi;
II) Abordar a convicção amorosa
de Rute em relação a sua sogra;
III) Refletir a respeito da lei da
semeadura na colheita de Rute.
1. Introdução:
Boaz era um fazendeiro que tinha
terras na área agrícola – “4 – E eis que Boaz veio de Belém e
disse aos segadores”- como denota a o texto. O sucesso de sua fazenda estava no
cuidado que ele tinha em visitar a sua plantação de cevada e sua visita o
levava a conversar sobre como estava a sua plantação, a forma de colheita, se
houvera uma boa colheita e o cuidado dos seus servos coletadores com a regra da
lei:
Levítico
19. 9 Quando também fizerdes a colheita da vossa terra,
o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás
da tua sega. 10 Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem
colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao
estrangeiro. Eu sou o Senhor vosso Deus.
Isto foi fundamental para seu encontro
com Rute!
Rute tinha a iniciativa para
cumprir o que prometera, servir a sua nora e cuidar do sustento da viúva. Rute, por ser estrangeira, sabia
que suas chances de poder colher as sobras nos campos de Judá poderiam ter sido
extremamente limitadas. Os moabitas, neste período bíblico e nacional, dos
Juízes foram exatores de Israel por 18 anos.
Mas, Rute profetiza que acharia graça
diante do dono da fazenda, ainda que sendo estrangeira.
2 – E Rute, a moabita, disse a
Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos
eu achar graça. E ela lhe disse: Vai, minha filha.
1.1.
As viúvas
no Antigo Testamento
Culturalmente sofriam com a
viuvez, principalmente se não tivessem filhos para lhes garantir o futuro, mesmo
que a Lei obrigasse a sociedade lhe dar sustento e não serem afligidas. No caso
de Noemi, além de ter perdido seus filhos, parece-nos que ela não tinha bens a
serem utilizados no seu sustento como viúva.
Da raiz ‘almãnâ termos ’almān e ’almōn respectivamente
“enviuvada”, “viuvez”, “ser abandonada(o) como viúva(o). como também essas duas
palavras são usadas metaforicamente para expressar o estado de abandono de
Israel em Jr 51.5 (Is 47.9 – Babilônia). Assim como uma viúva é abandonada pela
morte de seu marido, Yahweh enjeita a Israel devido os pecados da nação. a
perda da proteção legal do esposo colocava a viúva em situação de pobreza e
penúria. Caso o marido deixasse alguma dívida, a viúva era obrigada a assumir
os compromissos financeiros do faltoso, o que implicava às vezes na venda dos
bens, da entrega dos filhos à servidão, e a todo tipo de exploração da parte
dos credores. Em Dt 10.18 o estado de inópia (penúria) da viúva é declarado:
falta pão e vestido – elementos básicos à vida e a dignidade humana, enquanto
em Jó é denunciado o pecado de se levar da viúva o único boi como penhor (Jó
24.3).
A situação das viúvas foi foco
das predições de ‘nabis’ como Isaías (Is. 1.16-17;Jr. 7.6) acentuando que Yahweh não deseja sacrifícios, mas justiça a causa
das viúvas; e que os israelitas aprendessem a fazer o bem às viúvas.
J.Riderbos, acentua que a administração
da Justiça, em Israel, em sua grande maioria de decisões era para atender as
causas da viúvas e dos órfãos, estrangeiros e dos pobres.
A viúva, por
conseguinte, vestia-se conforme o seu estado. Em Gn 38.14,19, o
termo ’almānût (viuvez) descreve “os vestidos da viuvez”. O “vestido
da viuvez” está relacionado com o estado de luto e, por isso, essas vestes não
são muito diferentes ou até mesmo idênticas às vestes usadas no velório.
No Reino do Norte de Israel,
muito frequentemente, as viúvas, principalmente as cheias de filhos,
encontravam-se em condições miseráveis. E elas eram protegidas pela lei
religiosa, parte que os homens pareciam ignorar. A Lei recomendava a caridade
do povo, juntamente com os órfão se os estrangeiros.
“A nenhuma viúva nem órfão
afligireis. Se de algum modo os afligires, e eles clamarem a mim,
eu certamente ouvirei o seu clamor.” Êxodo 22:22-23
Na condição de viúva a mulher não
herdava de seu marido, nem as filhas de seu pai. O voto de uma mulher casada
não tinha validade, a não ser se fosse consentido por seu marido, que tinha
o poder de anulá-lo. Na família, a estima da mulher só aumentava quando
ela se tornava mãe, sobretudo de um filho varão (Noemi perdera os seus dois
filhos – Quiliom e Malom). Do ponto de vista social e jurídico, a situação da
mulher em Israel era inferior a que tinha nos países vizinhos. A mulher tinha
quase sempre, todos os direitos de um chefe de família no Egito. Na Babilônia
ela poderia adquirir bens, agir judicialmente, e ter parte na herança de seu
marido.
“Se teu irmão
empobrecer e vender uma parte da sua possessão, virá o seu parente mais
chegado e remirá o que seu irmão vendeu... Se um estrangeiro ou
peregrino que estiver contigo se tornar rico, e teu irmão, que está
com ele, empobrecer e vender-se ao estrangeiro ou peregrino
que está contigo, ou à linhagem da família do estrangeiro, depois que se houver
vendido, poderá ser remido; um de seus irmãos o poderá remir; ou seu
tio, ou o filho de seu tio, ou qualquer parente chegado da sua família poderá
remi-lo; ou, se ele se tiver tornado rico, poderá remir-se a si mesmo.”
Levítico 25.25;47-49
2. O CONSELHO DE NOEMI.
Rute 2:1-2: Rute, a moabita,
disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo a apanhar espigas atrás daquele a cujos
olhos eu achar graça. E ela lhe respondeu: Vai, minha filha.
Vemos no Livro de Rute, a figura da moabita Rute, nora de Noemi, que se recusa
deixá-la, embora Noemi a despedisse a isentando de qualquer obrigação em
ajudá-la, na situação de uma viúva em Israel. Vendo a disposição sincera de
Rute, Noemi a aconselha a buscar proteção para continuar estabelecida em Belém,
e suscitar a continuidade da família de Elimeleque.
Na comunhão e misericórdia de
Rute, procurando suprir Noemi materialmente indo atrás de sustento e sem saber
indo ao encontro de seu remidor, viria garantir a Noemi, sua sogra, uma velhice
tranqüila, achamos o amor despreendido de Deus, em prover a continuidade do
cetro da Casa de Davi.
Noemi sofreu sérios riscos,
ficando como estrangeira e viúva em Belém, mas ela estava inclusa no Plano de
Deus, quando você está no Plano de Deus, Ele te protege, te guarda e te envia
alguém para te ajudar, e antes disto tudo Ele nos mandou o Filho de Davi.
Porém, este despreendimento de
Rute, sem ela saber, mas usada por Deus, seria usado para a Casa de Davi e todo
um Povo, seja hebreu ou gentio, pois Jesus “derrubando a parede de separação,
uniu os dois povos, fazendo-os um único povo, O Seu Povo.”
Boaz era um homem educado e sem
orgulho, isto é mostrado na forma pela qual se dirige ao seus servos. Mostrando
sobretudo que ele tinha um caráter de benevolência e de ajudar aos que o
servia.
3 – Foi, pois, e chegou, e
apanhava espigas no campo após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do
campo de Boaz, que era da geração de Elimeleque.
4 – E eis que Boaz veio de
Belém e disse aos segadores: O Senhor seja convosco. E disseram-lhe eles: O
Senhor te abençoe.
A ação de Boaz ao verificar e
incentivar seus servos a cumprirem a regra da nomia, foi ao encontro da ação de
Rute. Não deixe de cuidar da tua fazenda.
Noemi não tinha esperança,
alguma. Sua família havia sido destruída, pela doença e morte dos três homens,
membros fundamentais, não só no sustento, mas também na geração de filhos e
manutenção do nome.
Lembramos que a situação de Noemi
era difícil, pois como diz o texto, na boca de Boaz: “Disse Boaz ao remidor:
Noêmi, que voltou da terra dos moabitas, vendeu a parte da terra que
pertencia a Elimeleque; nosso irmão.”
Avançando, para melhor
entendimento: “O remidor também ficava com as propriedades do falecido, mas
somente para administrá-las, porque um dia elas passariam para o descendente do
falecido.”
2.1.
Encontrando
solução para seus problemas – Boaz e Rute.
1 – E tinha Noemi um parente de
seu marido, homem valente e poderoso, da geração de Elimeleque; e era o seu
nome Boaz.
2 – E Rute, a moabita, disse a
Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos
eu achar graça. E ela lhe disse: Vai, minha filha.
O encontro de Boaz com Noemi se
dá um contexto histórico no qual a viúva poderia ser amparada e ter o amparo
legal de um parente, através de uma união de alguém de sua família com o que
poderia sustentá-la por toda vida, o restabelecer seus laços parentais.
No caso de Noemi a sua remissão
ou seu sustento se tornara difícil por não ter como voltar a casar-se, pela sua
idade e pela perda dos filhos, como já dito, cima.
Como o encontro de Boaz com Rute
se tornou fundamental para a vida de Noemi:
Fundamental – para manutenção de
Noemi
Especial – porque se deu num
evento de colheita
Providencial – providencia para
sustentar as viúva e a própria Rute
Divinal – pois, foi programado
pelo próprio Deus, na sua Onisciência dentro do Plano Divinal da Salvação.
A permanência e fidelidade de
Rute resultaram, na sua remissão por Boaz, através de um Pacto, deste, com o
remidor familiar, uso da época, para continuidade do nome da família, o que no
mínimo garantiria o sustendo de Noemi.
2.2.
Continuando a falar do
encontro de Boaz com Rute:
Nós inserimos uma parte do texto
bíblico, que entendemos ser fundamental:
Rute 2.5 Depois
disse Boaz a seu moço, que estava posto sobre os segadores: De quem é esta
moça? 6 E respondeu o moço, que estava posto sobre os segadores, e
disse: Esta é a moça moabita que voltou com Noemi dos campos de Moabe. 7 Disse-me
ela: Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores.
Assim ela veio, e desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que
esteve sentada em casa. 8 Então disse Boaz a Rute: Ouve, filha minha; não
vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as
minhas moças. 9 Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás
após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos
vasos, e bebe do que os moços tirarem. 10 Então ela caiu sobre o seu
rosto, e se inclinou à terra; e disse-lhe: Por que achei graça em teus olhos,
para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira? 11 – E respondeu Boaz e
disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu
marido, e deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste
para um povo que, dantes, não conheceste.
No texto acima, verificamos que a
história e desprendimento de Rute para com sua sogra já era conhecida entre os
belemitas, de tal forma a que ela era ficara conhecida pelo seu desprendimento,
fidelidade e cuidados com Noemi.
11 – E respondeu Boaz e
disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu
marido, e deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste
para um povo que, dantes, não conheceste.
Para Boaz ao saber que ela estava
em suas terras rabiscando, trouxe a curiosidade pela sua forma de agir, como
destacamos no texto:
O que poderia ser uma forma de
limitação por ela ser moabita, se tornou uma forma de demonstração de seu
caráter:
De quem é esta moça? 6 E
respondeu o moço, que estava posto sobre os segadores, e disse: Esta é a
moça moabita que voltou com Noemi dos campos de Moabe. [...] 10 Então
ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra; e disse-lhe: Por que achei
graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira?
2.3.
Sua forma
incansável de trabalho:
7 Disse-me ela: Deixa-me
colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim ela
veio, e desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que
esteve sentada em casa.
2.4.
Seu
desprendimento para sua própria terra para servir a sua nora:
Seu desprendimento para viver com
Noemi sem saber como sobreviveria ao lado de uma viúva:
11 – E respondeu Boaz e
disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu
marido, e deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste
para um povo que, dantes, não conheceste.
A atitude de Rute a fez ser
reconhecida por Boaz como uma pessoa que poderia estar entre, primeiro, seus servos
e moças que trabalhavam na colheita. Ele mesmo a orientou com seria melhor ela
acompanhar as moças que já eram colheitadeiras com experiencia, assim Rute
poderia colher mais, e melhores espigas.
8 Então disse Boaz a Rute:
Ouve, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui;
porém aqui ficarás com as minhas moças. 9 Os teus olhos estarão atentos no
campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te
molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem
Boaz ficou de tal forma
impressionado que saciou a sua fome, pois de certo ela talvez tivesse, após a
longa jornada (vide vs7) necessidade de alimentação, ainda no campo, pois fica
evidente que o campo ficava nos limites rurais de Belém (vide vs. Boaz era um
fazendeiro que tinha terras na área agrícola – “4 – E eis que Boaz veio
de Belém e disse aos segadores”)
2.5.
A graça que Rute
profetizou que acharia na pessoa proprietária do campo onde iria rabiscar ela
encontrou na pessoa de Boaz.
Rute 2.14 E, sendo já hora
de comer, disse-lhe Boaz: Achega-te aqui, e come do pão, e molha o teu
bocado no vinagre. E ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe
deu do trigo tostado, e comeu, e se fartou, e ainda lhe sobejou.
Sabedor da situação e Noemi, Boaz
é magnânimo com Rute, mostrando que o encontro tinha inicialmente o propósito
de ajudara a Noemi. Não havia neste trecho da narrativa outro tipo de
sentimento, do que ajudar a um parente e uma viúva necessitada.
15 E, levantando-se ela a
colher, Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo: Até entre as gavelas
deixai-a colher, e não a censureis.
16 E deixai cair alguns
punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e não a repreendais.
17 E esteve ela apanhando
naquele campo até à tarde; e debulhou o que apanhou, e foi quase um efa de
cevada.
18 E tomou-o, e veio à
cidade; e viu sua sogra o que tinha apanhado; também tirou, e deu-lhe o que
sobejara depois de fartar-se.
Após seu retorno para sua casa
ela relatou o que havia lhe acontecido, de imediato Noemi compreendeu a ação de
Deus no encontro.
19 Então disse-lhe sua
sogra: Onde colheste hoje, e onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te
reconheceu. E relatou à sua sogra com quem tinha trabalhado, e disse: O nome do
homem com quem hoje trabalhei é Boaz.
3. Subsídio:
A espiga que é citada no
livro de Rute não são espigas de milho, mas espigas de trigo e cevada.
Gavelas – As gavelas se referem
aos fardos de grãos.
Disse-me ela: Deixa-me colher e
ajuntar espigas por entre os molhos após os segadores: Assim ela veio, e está
aqui desde pela manhã até agora, sem descansar nem sequer um pouco. Almeida
Revisada Imprensa Bíblica
Disse-me ela: Deixa-me colher
espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim ela veio, e
desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que esteve sentada em
casa. Almeida Corrigida e Revisada Fiel
Ela me pediu que a deixasse
recolher e juntar espigas entre os feixes, após os ceifeiros. Ela chegou cedo e
está de pé até agora. Só sentou-se um pouco no abrigo". Nova
Versão Internacional
Disse-me ela: Deixa-me colher e
ajuntar espigas por entre os molhos após os segadores: Assim ela veio, e está
aqui desde pela manhã até agora, sem descansar nem sequer um pouco. Almeida
Revista e Atualizada
Uma boa Escolha pode determinar uma vida de provisão!
A melhor escolha de Rute não foi seguir a sua sogra, mas escolher o Deus
de toda Provisão como seu Deus, este foi o segredo de sua maior decisão, após
seu casamento.
Ela livrou a sua família da extinção, pois foi agraciada pela
misericórdia de Boaz - Boaz redimiu, ou, comprou, Rute e Noemi da
pobreza e da extinção da linhagem familiar. A ação de Boaz estava baseada
no texto levítico da primeira das três condições da ação do goel - Levítico
25.25.
Fonte:
As Aflições da Viuvez
https://teologiaegraca.blogspot.com/2012/07/as-aflicoes-da-viuvez.html
Revista CPAD – EBD – 3.º
trimestre 2024
Dicionário Strong
Site do escritor deste subsídio:
https://estudandopalavra.blogspot.com/2016/11/rute-deus-trabalha-pela-familia-licao-8.html
Citações no corpo do texto
https://pt.scribd.com/document/635455634/As-viuvas-no-antigo-testamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário