terça-feira, julho 23

Lição 04: O Encontro de Rute com Boaz - 3° Trimestre de 2024

Lição 04: O Encontro de Rute com Boaz - 3° Trimestre de 2024 

Subsídio Pastor e professor Osvarela

Texto Áureo

“O Senhor galardoe o teu feito, e seja cumprido o teu galardão do Senhor, Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.” (Rt 2.12)

Prática

O verdadeiro e puro modelo de bondade é servir uns aos outros de coração, confiando na fidelidade e justiça de Deus.

Leitura Bíblica

Rute 2.1-14; 11, 12 14

1 – E tinha Noemi um parente de seu marido, homem valente e poderoso, da geração de Elimeleque; e era o seu nome Boaz.

2 – E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela lhe disse: Vai, minha filha.

3 – Foi, pois, e chegou, e apanhava espigas no campo após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz, que era da geração de Elimeleque.

4 – E eis que Boaz veio de Belém e disse aos segadores: O Senhor seja convosco. E disseram-lhe eles: O Senhor te abençoe.

11 – E respondeu Boaz e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido, e deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que, dantes, não conheceste.

12 – O Senhor galardoe o teu feito, e seja cumprido o teu galardão do Senhor, Deus de Israel, sob cujas as os te vieste abrigar.

14 – E, sendo já hora de comer, disse-lhe Boaz: Achega-te aqui, e come do pão, e molha o teu bocado no vinagre. E ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu do trigo tostado, e comeu e se fartou, e ainda lhe sobejou.

Etimologia:

בעז- Boàz - βοος; n. pr. m. Boaz = “rapidez”; antepassado de Davi, parente resgatador de Rute, nora de Noemi.

Objetivos da Lição:

I) Apresentar a proposta de Noemi;

II) Abordar a convicção amorosa de Rute em relação a sua sogra;

III) Refletir a respeito da lei da semeadura na colheita de Rute.

1.     Introdução:

Boaz era um fazendeiro que tinha terras na área agrícola – “4 – E eis que Boaz veio de Belém e disse aos segadores”- como denota a o texto. O sucesso de sua fazenda estava no cuidado que ele tinha em visitar a sua plantação de cevada e sua visita o levava a conversar sobre como estava a sua plantação, a forma de colheita, se houvera uma boa colheita e o cuidado dos seus servos coletadores com a regra da lei:

Levítico 19. 9 Quando também fizerdes a colheita da vossa terra, o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua sega. 10 Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o Senhor vosso Deus.

Isto foi fundamental para seu encontro com Rute!

Rute tinha a iniciativa para cumprir o que prometera, servir a sua nora e cuidar do sustento da viúva. Rute, por ser estrangeira, sabia que suas chances de poder colher as sobras nos campos de Judá poderiam ter sido extremamente limitadas. Os moabitas, neste período bíblico e nacional, dos Juízes foram exatores de Israel por 18 anos.

Mas, Rute profetiza que acharia graça diante do dono da fazenda, ainda que sendo estrangeira.

2 – E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela lhe disse: Vai, minha filha.

1.1.         As viúvas no Antigo Testamento

Culturalmente sofriam com a viuvez, principalmente se não tivessem filhos para lhes garantir o futuro, mesmo que a Lei obrigasse a sociedade lhe dar sustento e não serem afligidas. No caso de Noemi, além de ter perdido seus filhos, parece-nos que ela não tinha bens a serem utilizados no seu sustento como viúva.

Da raiz ‘almãnâ termos ’almān e ’almōn respectivamente “enviuvada”, “viuvez”, “ser abandonada(o) como viúva(o). como também essas duas palavras são usadas metaforicamente para expressar o estado de abandono de Israel em Jr 51.5 (Is 47.9 – Babilônia). Assim como uma viúva é abandonada pela morte de seu marido, Yahweh enjeita a Israel devido os pecados da nação. a perda da proteção legal do esposo colocava a viúva em situação de pobreza e penúria. Caso o marido deixasse alguma dívida, a viúva era obrigada a assumir os compromissos financeiros do faltoso, o que implicava às vezes na venda dos bens, da entrega dos filhos à servidão, e a todo tipo de exploração da parte dos credores. Em Dt 10.18 o estado de inópia (penúria) da viúva é declarado: falta pão e vestido – elementos básicos à vida e a dignidade humana, enquanto em Jó é denunciado o pecado de se levar da viúva o único boi como penhor (Jó 24.3).

A situação das viúvas foi foco das predições de ‘nabis’ como Isaías (Is. 1.16-17;Jr. 7.6) acentuando que Yahweh  não deseja sacrifícios, mas justiça a causa das viúvas; e que os israelitas aprendessem a fazer o bem às viúvas.

J.Riderbos, acentua que a administração da Justiça, em Israel, em sua grande maioria de decisões era para atender as causas da viúvas e dos órfãos, estrangeiros e dos pobres.

A viúva, por conseguinte, vestia-se conforme o seu estado. Em Gn 38.14,19, o termo ’almānût (viuvez) descreve “os vestidos da viuvez”. O “vestido da viuvez” está relacionado com o estado de luto e, por isso, essas vestes não são muito diferentes ou até mesmo idênticas às vestes usadas no velório.

No Reino do Norte de Israel, muito frequentemente, as viúvas, principalmente as cheias de filhos, encontravam-se em condições miseráveis. E elas eram protegidas pela lei religiosa, parte que os homens pareciam ignorar. A Lei recomendava a caridade do povo, juntamente com os órfão se os estrangeiros.

“A nenhuma viúva nem órfão afligireis. Se de algum modo os afligires, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor.” Êxodo 22:22-23

Na condição de viúva a mulher não herdava de seu marido, nem as filhas de seu pai. O voto de uma mulher casada não tinha validade, a não ser se fosse consentido por seu marido, que tinha o poder de anulá-lo. Na família, a estima da mulher só aumentava quando ela se tornava mãe, sobretudo de um filho varão (Noemi perdera os seus dois filhos – Quiliom e Malom). Do ponto de vista social e jurídico, a situação da mulher em Israel era inferior a que tinha nos países vizinhos. A mulher tinha quase sempre, todos os direitos de um chefe de família no Egito. Na Babilônia ela poderia adquirir bens, agir judicialmente, e ter parte na herança de seu marido.

Se teu irmão empobrecer e vender uma parte da sua possessão, virá o seu parente mais chegado e remirá o que seu irmão vendeu... Se um estrangeiro ou peregrino que estiver contigo se tornar rico, e teu irmão, que está com ele, empobrecer e vender-se ao estrangeiro ou peregrino que está contigo, ou à linhagem da família do estrangeiro, depois que se houver vendido, poderá ser remido; um de seus irmãos o poderá remir; ou seu tio, ou o filho de seu tio, ou qualquer parente chegado da sua família poderá remi-lo; ou, se ele se tiver tornado rico, poderá remir-se a si mesmo.Levítico 25.25;47-49

2.     O CONSELHO DE NOEMI.

Rute 2:1-2: Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo a apanhar espigas atrás daquele a cujos olhos eu achar graça. E ela lhe respondeu: Vai, minha filha.
Vemos no Livro de Rute, a figura da moabita Rute, nora de Noemi, que se recusa deixá-la, embora Noemi a despedisse a isentando de qualquer obrigação em ajudá-la, na situação de uma viúva em Israel. Vendo a disposição sincera de Rute, Noemi a aconselha a buscar proteção para continuar estabelecida em Belém, e suscitar a continuidade da família de Elimeleque.

Na comunhão e misericórdia de Rute, procurando suprir Noemi materialmente indo atrás de sustento e sem saber indo ao encontro de seu remidor, viria garantir a Noemi, sua sogra, uma velhice tranqüila, achamos o amor despreendido de Deus, em prover a continuidade do cetro da Casa de Davi.

Noemi sofreu sérios riscos, ficando como estrangeira e viúva em Belém, mas ela estava inclusa no Plano de Deus, quando você está no Plano de Deus, Ele te protege, te guarda e te envia alguém para te ajudar, e antes disto tudo Ele nos mandou o Filho de Davi.

Porém, este despreendimento de Rute, sem ela saber, mas usada por Deus, seria usado para a Casa de Davi e todo um Povo, seja hebreu ou gentio, pois Jesus “derrubando a parede de separação, uniu os dois povos, fazendo-os um único povo, O Seu Povo.”

Boaz era um homem educado e sem orgulho, isto é mostrado na forma pela qual se dirige ao seus servos. Mostrando sobretudo que ele tinha um caráter de benevolência e de ajudar aos que o servia.

3 – Foi, pois, e chegou, e apanhava espigas no campo após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz, que era da geração de Elimeleque.

4 – E eis que Boaz veio de Belém e disse aos segadores: O Senhor seja convosco. E disseram-lhe eles: O Senhor te abençoe.

A ação de Boaz ao verificar e incentivar seus servos a cumprirem a regra da nomia, foi ao encontro da ação de Rute. Não deixe de cuidar da tua fazenda.

Noemi não tinha esperança, alguma. Sua família havia sido destruída, pela doença e morte dos três homens, membros fundamentais, não só no sustento, mas também na geração de filhos e manutenção do nome.

Lembramos que a situação de Noemi era difícil, pois como diz o texto, na boca de Boaz: “Disse Boaz ao remidor: Noêmi, que voltou da terra dos moabitas, vendeu a parte da terra que pertencia a Elimeleque; nosso irmão.”

Avançando, para melhor entendimento: “O remidor também ficava com as propriedades do falecido, mas somente para administrá-las, porque um dia elas passariam para o descendente do falecido.”

2.1.        Encontrando solução para seus problemas – Boaz e Rute.

1 – E tinha Noemi um parente de seu marido, homem valente e poderoso, da geração de Elimeleque; e era o seu nome Boaz.

2 – E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela lhe disse: Vai, minha filha.

O encontro de Boaz com Noemi se dá um contexto histórico no qual a viúva poderia ser amparada e ter o amparo legal de um parente, através de uma união de alguém de sua família com o que poderia sustentá-la por toda vida, o restabelecer seus laços parentais.

No caso de Noemi a sua remissão ou seu sustento se tornara difícil por não ter como voltar a casar-se, pela sua idade e pela perda dos filhos, como já dito, cima.

Como o encontro de Boaz com Rute se tornou fundamental para a vida de Noemi:

Fundamental – para manutenção de Noemi

Especial – porque se deu num evento de colheita

Providencial – providencia para sustentar as viúva e a própria Rute

Divinal – pois, foi programado pelo próprio Deus, na sua Onisciência dentro do Plano Divinal da Salvação.

A permanência e fidelidade de Rute resultaram, na sua remissão por Boaz, através de um Pacto, deste, com o remidor familiar, uso da época, para continuidade do nome da família, o que no mínimo garantiria o sustendo de Noemi.

2.2.         Continuando a falar do encontro de Boaz com Rute:

Nós inserimos uma parte do texto bíblico, que entendemos ser fundamental:

Rute 2.5 Depois disse Boaz a seu moço, que estava posto sobre os segadores: De quem é esta moça? 6 E respondeu o moço, que estava posto sobre os segadores, e disse: Esta é a moça moabita que voltou com Noemi dos campos de Moabe. 7 Disse-me ela: Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim ela veio, e desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que esteve sentada em casa. 8 Então disse Boaz a Rute: Ouve, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças. 9 Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem. 10 Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra; e disse-lhe: Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira? 11 – E respondeu Boaz e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido, e deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que, dantes, não conheceste.

No texto acima, verificamos que a história e desprendimento de Rute para com sua sogra já era conhecida entre os belemitas, de tal forma a que ela era ficara conhecida pelo seu desprendimento, fidelidade e cuidados com Noemi.

11 – E respondeu Boaz e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido, e deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que, dantes, não conheceste.

Para Boaz ao saber que ela estava em suas terras rabiscando, trouxe a curiosidade pela sua forma de agir, como destacamos no texto:

O que poderia ser uma forma de limitação por ela ser moabita, se tornou uma forma de demonstração de seu caráter:

De quem é esta moça? 6 E respondeu o moço, que estava posto sobre os segadores, e disse: Esta é a moça moabita que voltou com Noemi dos campos de Moabe. [...] 10 Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra; e disse-lhe: Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira?

2.3.      Sua forma incansável de trabalho:

7 Disse-me ela: Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim ela veio, e desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que esteve sentada em casa.

2.4.      Seu desprendimento para sua própria terra para servir a sua nora:

Seu desprendimento para viver com Noemi sem saber como sobreviveria ao lado de uma viúva:

11 – E respondeu Boaz e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido, e deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que, dantes, não conheceste.

A atitude de Rute a fez ser reconhecida por Boaz como uma pessoa que poderia estar entre, primeiro, seus servos e moças que trabalhavam na colheita. Ele mesmo a orientou com seria melhor ela acompanhar as moças que já eram colheitadeiras com experiencia, assim Rute poderia colher mais, e melhores espigas.

8 Então disse Boaz a Rute: Ouve, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças. 9 Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem

Boaz ficou de tal forma impressionado que saciou a sua fome, pois de certo ela talvez tivesse, após a longa jornada (vide vs7) necessidade de alimentação, ainda no campo, pois fica evidente que o campo ficava nos limites rurais de Belém (vide vs. Boaz era um fazendeiro que tinha terras na área agrícola – “4 – E eis que Boaz veio de Belém e disse aos segadores”)

2.5.         A graça que Rute profetizou que acharia na pessoa proprietária do campo onde iria rabiscar ela encontrou na pessoa de Boaz.

Rute 2.14 E, sendo já hora de comer, disse-lhe Boaz: Achega-te aqui, e come do pão, e molha o teu bocado no vinagre. E ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu do trigo tostado, e comeu, e se fartou, e ainda lhe sobejou.

Sabedor da situação e Noemi, Boaz é magnânimo com Rute, mostrando que o encontro tinha inicialmente o propósito de ajudara a Noemi. Não havia neste trecho da narrativa outro tipo de sentimento, do que ajudar a um parente e uma viúva necessitada.

15 E, levantando-se ela a colher, Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo: Até entre as gavelas deixai-a colher, e não a censureis.

16 E deixai cair alguns punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e não a repreendais.

17 E esteve ela apanhando naquele campo até à tarde; e debulhou o que apanhou, e foi quase um efa de cevada.

18 E tomou-o, e veio à cidade; e viu sua sogra o que tinha apanhado; também tirou, e deu-lhe o que sobejara depois de fartar-se.

Após seu retorno para sua casa ela relatou o que havia lhe acontecido, de imediato Noemi compreendeu a ação de Deus no encontro.

19 Então disse-lhe sua sogra: Onde colheste hoje, e onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te reconheceu. E relatou à sua sogra com quem tinha trabalhado, e disse: O nome do homem com quem hoje trabalhei é Boaz.

3.   Subsídio:

A espiga que é citada no livro de Rute não são espigas de milho, mas espigas de trigo e cevada.

Gavelas – As gavelas se referem aos fardos de grãos.

Disse-me ela: Deixa-me colher e ajuntar espigas por entre os molhos após os segadores: Assim ela veio, e está aqui desde pela manhã até agora, sem descansar nem sequer um pouco. Almeida Revisada Imprensa Bíblica

Disse-me ela: Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim ela veio, e desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que esteve sentada em casa. Almeida Corrigida e Revisada Fiel

Ela me pediu que a deixasse recolher e juntar espigas entre os feixes, após os ceifeiros. Ela chegou cedo e está de pé até agora. Só sentou-se um pouco no abrigo". Nova Versão Internacional

Disse-me ela: Deixa-me colher e ajuntar espigas por entre os molhos após os segadores: Assim ela veio, e está aqui desde pela manhã até agora, sem descansar nem sequer um pouco. Almeida Revista e Atualizada

Uma boa Escolha pode determinar uma vida de provisão!

A melhor escolha de Rute não foi seguir a sua sogra, mas escolher o Deus de toda Provisão como seu Deus, este foi o segredo de sua maior decisão, após seu casamento.

Ela livrou a sua família da extinção, pois foi agraciada pela misericórdia de Boaz - Boaz redimiu, ou, comprou, Rute e Noemi da pobreza e da extinção da linhagem familiar. A ação de Boaz estava baseada no texto levítico da primeira das três condições da ação do goel - Levítico 25.25.

 

Fonte:

As Aflições da Viuvez

https://teologiaegraca.blogspot.com/2012/07/as-aflicoes-da-viuvez.html

Revista CPAD – EBD – 3.º trimestre 2024

Dicionário Strong

Site do escritor deste subsídio:

https://estudandopalavra.blogspot.com/2016/11/rute-deus-trabalha-pela-familia-licao-8.html

Citações no corpo do texto

https://pt.scribd.com/document/635455634/As-viuvas-no-antigo-testamento

 

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