terça-feira, julho 30

Lição 05 - O Casamento de Rute e Boaz – A Remição da Família

Lição 05 - O Casamento de Rute e Boaz – A Remição da Família

Lição CPAD/3º trimestre 2024

Subsídio do pastor e professor Osvarela

Texto Áureo

“Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.” (Rt 3.11)

Prática

Uma mulher virtuosa tem um valor incalculável, por seu caráter e sua disposição de servir a Deus e à família.

LEITURA BÍBLICA

Rute 3.8-10; 4.11

Rute 3.8- E sucedeu que, pela meia-noite, o homem estremeceu e se voltou; e eis que uma mulher jazia a seus pés. 9- E disse ele: Quem és tu? E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende, pois, tua aba sobre a tua serva, porque tu és o remidor. 10- E disse ele: Bendita sejas tu do Senhor, minha filha; melhor fizeste esta tua última beneficência do que a primeira, pois após nenhum jovem foste, quer pobres quer ricos.

1.      Destaque textual.

Compreendendo a linguagem bíblica sobre este importante texto bíblico, ainda que pequeno em texto escrito tem acuidade reveladora sobre o Plano da Salvação.

Vejamos algumas versões desde a língua original dos textos.

Isto melhora o entendimento da situação pela qual Boaz e Rute se conheceram e chegaram a um casamento de remição. E pela posição deste livro na genealogia de Jesus de Nazaré, Filho de Davi: “O livro de Rute foi escrito (é importante documento histórico para entender a origem de Jesus) para fornecer um “elo perdido” na linhagem dos ancestrais de Davi (4.17-22). Desse modo, ele se torna um importante “ramo” da “árvore” genealógica de nosso Senhor. Uma vez que Cristo morreu pelo mundo todo (2 Co 5.15), é bastante adequado que alguns de seus ancestrais “segundo a carne” (Rm 1.3) fossem gentios”

Gosto desta tradução do aramaico para o inglês:

Ele disse: "Bendita sejas diante do Senhor, minha filha. A última boa ação que você fez é melhor do que a primeira. A primeira foi que você se tornou uma prosélita, e a última, que você se fez como uma mulher que espera por um pequeno cunhado até que ele cresça, abstendo-se de seguir jovens, sejam pobres ou ricos, a fim de manter relações imorais com eles.

וַאֲמַר בְּרִיכָא אַנְתְּ מִן קֳדָם יְיָ בְּרַתִּי אוֹטֵיבְתְּ טֵיבוּתִיךְ בַּתְרָא מִן קַדְמָאָה קַדְמָאָה דְּאִתְגַּיַּרְתְּ וּבַתְרָאָה דַּעֲבַדְתְּ גַּרְמִיךְ כְּאִתְּתָא דְּנָטְרָא לְיָבָם קַלִּיל עַד זְמָן דְּיִרְבֵּי בְּגִין דְּלָא לִמְהָךְ בָּתַר רָבְיָן לְמֶעֱבַד זְנוּ עִמְּהוֹן אִם מִסְכֵּין וְאִם עַתִּיר:

"Who are you?" said he. She responded, "I am Ruth, your maidservant. Let your name be called over your maidservant, by taking me to wife, inasmuch as you are a והוא אמר: מי אתה? ואמרת: "אני רות אמך, ויקרא שמך בשם אמך בפניי, כי אתה חופשי ממני.

Rute 4.11- E todo o povo que estava na porta e os anciãos disseram: Somos testemunhas; o Senhor faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Léia, que ambas edificaram a casa de Israel; e há-te já valorosamente em Efrata e faze-te nome afamado em Belém.

A) Objetivos da lição:

I) Explicar o compromisso de Boaz com Rute;

II) Esclarecer o casamento de Boaz com Rute;

III) Relacionar a remição da linhagem de Davi com a história de Rute.

2.      Etimologia estudada:

Sinônimo de remir · 1 redimir, reparar, resgatar, expiar, pagar, salvar, perdoar, reabilitar, regenerar, purgar, sanar, corrigir, emendar. · 2 libertar, resgatar.

'Remição': ato ou efeito de remir: resgatar, quitar, liberar da pena ou dívida. 

a.     Diferença de remissão e remição?

REMIÇÃO (verbo remir): perdão oneroso, por meio de algum esforço, como estudo ou trabalho. Ex.: Remição de pena pela leitura alcança mais de 550 presos em Governador Valadares. 

REMISSÃO (verbo remitir): perdão por compaixão, por misericórdia, sem nenhum ônus.

3.   Introdução:

Importante para mostrar como a vida e tradição não se afastaram de Israel em tempos difíceis e Boaz é um homem com estas tradições bem avivadas: “a história de um grande homem debaixo da orientação e da bênção de Deus. Este livro revela que a nobreza e a graça não desapareceram de Israel, até mesmo naqueles dias mais rudes de agitação e anarquia. A verdadeira piedade e simplicidade do modus vivendi nunca deixaram de existir, nem mesmo no meio de um período tão rústico”

Os profetas como Ezequiel num dos trechos do romantismo divino para com Israel (em específico a Jerusalém) declara o que se passou entre Boaz e Rute para que ele sem contato físico íntimo a acolhe-se junto a eira:

Ezequiel 16.8 “E, passando eu junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a aba do meu manto, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei em aliança contigo, diz o Senhor DEUS, e tu ficaste sendo minha.

Boaz nunca avançou além dos limites a espera de que o remidor preferencial se posiciona-se sobre acolher e remir a Noemi, aceitando Rute.

Boaz viu em Rute qualidades importantes para que aceitasse ser seu marido e remidor, de tal maneira que se colocou como seu remidor, mantendo a palavra desde que o remidor principal não aceitasse sê-lo. Seguiu todo o rito obtendo autorização dos anciãos:

Rute 2. 9 Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem. [...] 17 E esteve ela apanhando naquele campo até à tarde; e debulhou o que apanhou, e foi quase um efa de cevada. 18 E tomou-o, e veio à cidade; e viu sua sogra o que tinha apanhado; também tirou, e deu-lhe o que sobejara depois de fartar-se.

Trabalhadora

Fiel

Rute 3.5 E ela lhe disse: Tudo quanto me disseres, farei.6 Então foi para a eira, e fez conforme a tudo quanto sua sogra lhe tinha ordenado.

Obediente

Virtuosa

Virtuosa. No hebraico temos o vocábulo ‘hayil’, que significa “valor", “dignidade”, “habilidade” “virtude”. Essa m esma palavra hebraica foi usada para descrever o próprio Boaz (2.1). Ver também Pro. 12.4; 31.10,29. Nobre, algumas vezes, é uma boa tradução para essa palavra.”

וּכְעַן בְּרַתִּי לָא תִדְחֲלִין כָּל דְּתֵימְרִין לִי אַעֲבֵיד לִיךְ אֲרוּם גְּלֵי קֳדָם כָּל יָתְבֵי תְּרַע סַנְהֶדְּרִין רַבָּא דְּעַמִּי אֲרוּם אִתְּתָא צַדִּיקְתָא אַנְתְּ וְאִית בִּיךְ חֵילָא לְסוֹבָרָא נִיר פִּקּוֹדַיָּא דַּיָי:

"E agora, minha filha, não tenha medo. O que você me disser eu farei por você, pois é do conhecimento de todos os que se sentam à porta, o Grande Sinédrio, do meu povo, que você é uma mulher justa e tem força para suportar o jugo dos mandamentos do Senhor.

Aguarde a hora certa para tomar a posse, pode ser que alguém esteja preferencialmente com o direito mais próximo.

A aproximação de Rute com Boaz foi uma articulação com base na nomia de parentela pela qual Noemi anteviu a possibilidade de obter condições na sua viuvez, pois não tinha filhos e também uma forma de assegurar a Rute uma moabita, prosélita de Yahweh, ser inerida na comunidade pela qual se dispusera viver, para apoiar sua sogra Noemi.

Para nossos pensamentos e cultura ocidental em alguns momento pairam dúvidas sobre a honestidade de Noemi e Rute quanto ao planejamento e ‘aprouch’ de Rute com Boaz, um rico fazendeiro com cerca de 80anos de idade.

Pode parecer somo algo além da moralidade, mas na verdade foi parte do Plano divino da Salvação, como outros eventos que aconteceram ao logo dos séculos, antes a Plenitude (Gl4.4).

Não há nenhuma mácula (alerto, que até mesmo celebrados comentários bíblicos se ativeram nesta possibilidade).

A releitura com base nos textos originais ou das línguas da época e a tradição e os Midrash indicam que tudo foi mesmo uma ação divina.

Aproximação e Declaração de Boaz:

"E agora, minha filha, não tenha medo. O que você me disser eu farei por você, pois é do conhecimento de todos os que se sentam à porta, o Grande Sinédrio, do meu povo, que você é uma mulher justa e tem força para suportar o jugo dos mandamentos do Senhor.”

O texto bíblico dá os passos para a aproximação e desfecho final.

Rute 2. 19 Então disse-lhe sua sogra: Onde colheste hoje, e onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te reconheceu. E relatou à sua sogra com quem tinha trabalhado, e disse: O nome do homem com quem hoje trabalhei é Boaz.

20 Então Noemi disse à sua nora: Bendito seja ele do Senhor, que ainda não tem deixado a sua beneficência nem para com os vivos nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noemi: Este homem é nosso parente chegado, e um dentre os nossos remidores.

21 E disse Rute, a moabita: Também ainda me disse: Com os moços que tenho te ajuntarás, até que acabem toda a sega que tenho.

22 E disse Noemi a sua nora: Melhor é, filha minha, que saias com as suas moças, para que noutro campo não te encontrem.

23 Assim, ajuntou-se com as moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou; e ficou com a sua sogra.

·         Primeiro Encontro:

a-     Orientação de Noemi

b-     A aceitação de Rute em executar o Plano da sogra

c-     Manter-se no campo de Boaz- havia a possibilidade do remidor preferencial encontrar com Rute, durante o rabisco que ela realizava para manter ela e sua sogra. Noemi sabiamente(ou conhecendo o remidor preferencial) teve o cuidado de fazer com que Rute se mantivesse no campo de Boaz , sabedora do caráter deste.

·         Observação:

a-     Sobre a origem

b-     Sobre predicados

Ação de ajuda:

Rt 3.1 E disse-lhe Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de buscar descanso, para que fiques bem? 2 Ora, pois, não é Boaz, com cujas moças estiveste, de nossa parentela? Eis que esta noite padejará a cevada na eira. 3 Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber. 4 E há de ser que, quando ele se deitar, notarás o lugar em que se deitar; então entrarás, e descobrir-lhe-ás os pés, e te deitarás, e ele te fará saber o que deves fazer. 5 E ela lhe disse: Tudo quanto me disseres, farei. 6 Então foi para a eira, e fez conforme a tudo quanto sua sogra lhe tinha ordenado.

Mesmo ajudando a Rute, Boaz teria condições de apenas ajudá-la sem a necessidade de remi-la.

·         A aproximação de Rute (orientada por Noemi, dentro de seu direito legal de remição) foi de grande importância  pois Boaz sentiu-se valorizado, já que Rute se predispôs a ser sua esposa (independente, aqui destaco, se ele tinha ou não outra mulher, o que era lícito, naqueles dias), mesmo sendo ele um ancião, mas Boaz entendeu que, Rute mais do que a si mesmo estava fazendo esta aproximação e futuro casamento com base na necessidade de restauração e cuidados futuros de sua sogra Noemi, o que ela poderia recusar sendo ainda uma jovem mulher que poderia casar com alguém de sua própria escolha, mas a sua fidelidade se sobrepôs a qualquer interesse pessoal, ainda que o casamento também pudesse lhe trazer benefícios, mas o que a fez continuar no plano foi a sua fidelidade e promessa, o que demonstrou cabalmente seu caráter: “ – Rt1. Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” -

Rt.3 3 Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber. 4 E há de ser que, quando ele se deitar, notarás o lugar em que se deitar; então entrarás, e descobrir-lhe-ás os pés, e te deitarás, e ele te fará saber o que deves fazer.

Boaz na eira mostra um homem que está separando e escolhendo e preparando o fruto de sua colheita e agora se prepara para a etapa posterior a colheita. É quando ali na eira ela fará a devida preparação e cálculo do que será sua provisão para a época posterior a colheita.

“Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro. Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro. Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.” (João 4. vs 35-38)

A orientação para perfumar-se e banhar-se serve como um alerta para nosso encontro com o nosso Remidor – Jesus Cristo.

Rt3.8 E sucedeu que, pela meia-noite, o homem estremeceu, e se voltou; e eis que uma mulher jazia a seus pés. 11 Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois, toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.

3. Desce à eira.

O registro está claro que tanto Noemi como Rute tinham as mais puras intenções em seus planos. Embora Rute fosse bondosamente tratada por Boaz, ele não fizera nenhuma insinuação sobre casamento. Noemi agora planejou um meio de Rute se encontrar sós com Boaz.

É na eira, poderemos ser instruídos e dirigidos diretamente por nosso remidor. Rute simplesmente creu e se dispôs a obedecer. Boaz também confiou plenamente na Palavra (nomia mosaica), ao se posicionar como resgatador. É a palavra de Deus que vai gerar essa fé em nossos corações, possibilitando em nós a disposição de ir até a eira.

4. Então chegarás, e lhe descobrirás os pés, e te deitarás.

Sob circunstâncias normais isto seria interpretado como um ato de imoralidade. Contudo, a integridade de Rute e Boaz era tal que Noemi sentiu-se livre para sugeri-lo.

9. Estende a tua capa sobre a tua serva, porque tu és resgatador.

O costume se um homem colocar o canto de sua capa sobre uma jovem era compromisso de casamento conhecido entre os árabes.

10. Não foste após jovens, quer pobres quer ricos.

Uma tradição declara que Boaz tinha oitenta anos de idade quando casou-se com Rute.

Aqui ela foi elogiada por não buscar a companhia dos homens jovens que, presumivelmente, seriam mais atraentes.

·         Aproximação intima

a-     Sem sexualidade

b-     Com comedimento

c-     Comportamento de Boaz

·         O desfecho;

a-     Boaz identifica-se

b-     Boaz procura assegurar uma posição ética

c-     Boaz não se aproveitou da situação na eira - 14 Ficou-se, pois, deitada a seus pés até pela manhã, e levantou-se antes que pudesse um conhecer o outro, porquanto ele disse: Não se saiba que alguma mulher veio à eira.15 Disse mais: Dá-me a capa que tens sobre ti, e segura-a. E ela a segurou; e ele mediu seis medidas de cevada, e lhas pôs em cima; então foi para a cidade.16 E foi à sua sogra, que lhe disse: Como foi, minha filha? E ela lhe contou tudo quanto aquele homem lhe fizera.17 Disse mais: Estas seis medidas de cevada me deu, porque me disse: Não vás vazia à tua sogra.18 Então disse ela: Espera, minha filha, até que saibas como irá o caso, porque aquele homem não descansará até que conclua hoje este negócio.

Embora os procedimentos estivessem de acordo com as práticas sociais da época, Boaz (Boaz havia inquirido sobre a estrangeira que passou por seu campo e descobriu que ela era a nora enviuvada de Naomi.)

Quando Boaz pediu Ruth em casamento, Naomi ou Noemi insistiu para que aceitasse. sabiamente protegeu a reputação tanto de Rute como a sua própria por meio da ordem dada aos seus servos: Não se saiba que alguma mulher veio à eira.

d-     Noemi entendeu pela oferta liberal de seis medidas de cevada que Boaz indiretamente se mostrou interessado em remir o Nome de sua parente e o faria sobre a sua palavra - Estas seis medidas de cevada me deu, porque me disse: Não vás vazia à tua sogra - porque aquele homem não descansará até que conclua hoje este negócio – Boaz neste ato dá a possibilidade de Noemi entender seu proposto de cumpri a remição do nome e Elimeleque, veja que ela deu prazo para concluir a promessa, dando sua palavra que o faria no mesmo dia.

e-     Boaz procura seguir a normativa legal -  12 Porém agora é verdade que eu sou remidor, mas ainda outro remidor há mais chegado do que eu.13 Fica-te aqui esta noite, e será que, pela manhã, se ele te redimir, bem está, que te redima; porém, se não quiser te redimir, vive o Senhor, que eu te redimirei. “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho” (Sl 32:8).

Deveres do remidor:

Pagar dívidas

Restaurar propriedades perdidas – “Se teu irmão empobrecer e vender uma parte da sua possessão, virá o seu parente mais chegado e remirá o que seu irmão vendeu...”

Dar continuidade ao nome de um homem de sua família, falecido sem ter filhos.

Neste ponto é hora de entendermos, o quanto Deus trabalha pela família. Ele é o marido da viúva e pai do órfão e provê, tudo, para que uma família seja restaurada, em todos os sentidos:

Habitação

Parentesco

Multiplicação

Provisão duradoura

f-       Boaz alcança a posição de prioridade de remição

·         Preparando legalmente para união e resgate de Noemi.

Importante lembramos que na realidade que estava sendo diretamente atendida era Noemi.

"E agora, minha filha, não tenha medo. O que você me disser eu farei por você, pois é do conhecimento de todos os que se sentam à porta, o Grande Sinédrio, do meu povo, que você é uma mulher justa e tem força para suportar o jugo dos mandamentos do Senhor.”

·         A remição e O casamento:

O capítulo 4 de Rute mostra o lindo final e conclusão desta união com um casamento, assim o chamaremos, de forma totalmente legal e sob palavra e benção dos anciãos. Dez dos anciãos, número que, aparentemente, era o quórum para qualquer tipo de ação oficial.

O Tipo. 

Boaz tornou-se um tipo do Senhor Jesus Cristo, o nosso universal Parente-Remidor, visto que Ele é o irmão mais velho de todos os remidos. 

Foi Ele quem corrigiu as coisas diante de Deus Pai, O qual entregou tudo em Suas mãos. 

Em consequência, o livro de Rute, juntamente com o livro de Jonas, tornou-se uma espécie de João 3.16 do Antigo Testamento.

1 E Boaz subiu à porta, e assentou-se ali; e eis que o remidor de que Boaz tinha falado ia passando, e disse-lhe: Ó fulano, vem cá, assenta-te aqui. E desviou-se para ali, e assentou-se.

2 Então tomou dez homens dos anciãos da cidade, e disse: Assentai-vos aqui. E assentaram-se.

Deuteronômio 26.7 se o homem não quiser tomar sua cunhada, esta subirá à porta dos anciãos

Interessante que o autor do livro não apresentou o nome do remidor, apena o chama coloquialmente de “fulano”, mostrando que a narrativa tinha um interesse maior, ou seja, revelar o objetivo, que veremos no final do livro.

O fulano inicialmente tinha interesse no negócio e manifestou sua disposição de comprar a propriedade, como era esperado de um goel ou remidor (Lv 25.25).

E o primogênito que ela lhe der será sucessor do nome do seu irmão falecido, para que o seu nome não se apague em Israel. Dt.25.6

Mas, diferente de Boaz ele faria o negócio, para cumprir um compromisso, mas alertado das condições que alei exigia recusou-se a assumir Rute, pois importaria em ter que acrescentá-la e a seus futuros filhos (pois, a remição significava também, suscitar filhos para manutenção do nome do patriarca da família), pois, por isso a lei especificava que o campo seria dado ao primeiro filho de Rute, que seria considerado o filho de seu falecido marido (O primeiro filho do novo casal seria então considerado legalmente filho do homem falecido, incluindo as questões relacionadas à herança.), e o remidor não estava disposto a ter esta perda, pela lei do levirato, aqui devido a morte dos filhos de Noemi o parente próximo assumiria a condição.

יבם - yabam; v. cumprir o casamento conforme o levirato, cumprir a função de cunhado; a tarefa em decorrência da morte de um irmão sem filhos - casar com a viúva e gerar um filho em seu nome

יבם - yabam; n. m. cunhado, irmão do marido

יבמת  - Y^ebemeth; n. f. cunhada, esposa do irmão, viúva do irmão

גאל - ga’al; גאל   - go’elv. redimir, agir como parente resgatador, vingar, reivindicar, resgatar, fazer a parte de um parente; agir como parente, cumprir a parte de parente mais próximo, agir como parente resgatador - casando com a viúva do irmão a fim de lhe conceber um filho para ele, redimir da escravidão, resgatar terra, realizar vingança.

Um Remidor!

A esperança dos desvalidos.

Todo homem casado tinha direito de ter um filho, uma descendência. Como não há lei humana que possa obrigar um casal gerar filhos, e sabendo que não se pode obrigar Deus a dar filhos a quem quer que seja, a lei do remidor dizia que se um homem morresse sem deixar filhos, um de seus parentes mais próximos estaria obrigado a casar com a viúva e o primeiro filho homem que nascesse do novo casal, seria considerado (para todos os efeitos) filho do falecido.

O parente que se casasse com a viúva era chamado de Remidor.

Era uma forma, da lei hebraica de evitar que o nome de um homem ou ramo da família se perdesse na genealogia.  Se alguém membro de um grupo das tribos de Israel, de um dos clãs, estivesse passando por problemas financeiros e precisasse, vender um bem (propriedade) para saldar uma dívida, a primeira pessoa por direito a comprar tal propriedade (se tivesse recursos) era o resgatador (mas se este não tivesse condições, o mais rico do clã deveria fazer a função de remidor), esta explicação é importante para entender a entrada de Boaz na vida de Noemi.

Herdades -

O remidor também ficava com as propriedades do falecido, mas somente para administrá-las, porque um dia elas passariam para o descendente do falecido.

Assumindo Rute como esposa:

Lançando Um Sapato – Alcançando a Provisão de Um povo

Rute 4.7-11 Havia, pois, já de muito tempo este costume em Israel, quanto a remissão e permuta, para confirmar todo o negócio; o homem descalçava o sapato e o dava ao seu próximo; e isto era por testemunho em Israel. Disse, pois, o remidor a Boaz: Toma-a para ti. E descalçou o sapato. Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que tomei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom, da mão de Noemi, E de que também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herança, para que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas. E todo o povo que estava na porta, e os anciãos, disseram: Somos testemunhas; o Senhor faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Lia, que ambas edificaram a casa de Israel; e porta-te valorosamente em Efrata, e faze-te nome afamado em Belém.

Portanto Boaz cumpriu tudo que prometera e assumiu a posição de remidor e casou-se com Rute, entrando de vez na linhagem de Davi, de Davi veio Jesus (interessante que as literaturas judaicas reconhecem isto, apenas colocam que de Davi virá o Messias.

O livro de Rute mostra em detalhes a aplicação da lei do levirato e ainda indica que essa lei se estendia para além do irmão do marido morto.

Levirato (ou levirado) é o costume, observado entre alguns povos, que obriga um homem a casar-se com a viúva de seu  irmão quando este não deixa descendência masculina, sendo que o filho deste casamento é considerado descendente do morto. Este costume é mencionado no Antigo Testamento como uma das leis de Moisés. O vocábulo deriva da palavra "levir", que em latim significa  "cunhado ou irmão do marido".

Explicação: A lei do levirato (em hebraico: yibum) é ordenado em Deuteronômio 25:5–6 na Bíblia hebraica e obriga o irmão a se casar com a viúva de seu irmão falecido.

- por saber que pode haver dúvidas sobre a aplicação da lei do levirato (ou seja, irmão do morto) no casamento de Rute com Boaz, buscamos explicações e transcrevemos umas das tantas:

                “Embora tenha sido um caso um pouco mais complicado, o procedimento de Boaz, Noemi e Rute certamente não estava em desacordo com o que a lei do levirato estabelecia. O primeiro propósito do casamento pelo levirato era perpetuar a linha familiar daquele que morreu. Alguns fatores indicam que no tempo de Boaz e Rute já eram comuns alguns acréscimos ao que a lei do levirato originalmente estabelecera . Primeiro, se não havia um irmão vivo na família, então a obrigação do casamento ficava com o parente do sexo masculino mais próximo do falecido.

No caso em questão, havia um parente mais próximo do que Boaz da família de Noemi. Entretanto, quando ele não aceitou o convite, Boaz tornou-se o homem com grau de parentesco mais próximo, enquadrando-se na condição de ser aquele que legalmente teria de cumprir aquela obrigação moral.

Segundo, junto com a responsabilidade de gerar filhos no nome do falecido, havia ainda a responsabilidade de resgatar qualquer propriedade que pertencia ao que morrera e que tivesse sido vendida ou confiscada (Lv 25.25). Como o parente mais próximo não estava em condições de assumir tal responsabilidade (Rt 4.6), ele declinou desse direito e dessa responsabilidade de resgatar Noemi e casar-se com Rute, passando tais obrigações a Boaz. Nada há no resgate de Noemi nem no casamento de Boaz com Rute que esteja em desacordo com a lei do levirato.”

A ASCENDÊNCIA DE JESUS – FILHO DE DAVI.

Resultado da fidelidade:

Na descrição do texto bíblico a Casa de Davi é citada através das mulheres de Jacó, como a nos dizer:

O PLANO ESTÁ EM ANDAMENTO, DEUS NÃO SE ESQUECEU DA CASA DE JUDÁ!
Há ainda um cântico das mulheres, declarando que desta união a linhagem de Judá ser tornaria afamada, que coisa maravilhosa, o Plano de Deus.

A restauração do Cetro á Casa de Judá é proclamada.

Por fim, encontramos então a origem da descendência de Jesus como Filho de Davi: Rt. 4.17 ss. 4.11ss: “Ao que todo o povo que estava na porta e os anciãos responderam:

Somos testemunhas. O Senhor faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e a Léia, que juntas edificaram a casa de Israel.

[...] Porta-te valorosamente em Efrata, e faze-te nome afamado em Belém.
Também seja a tua casa como a casa de Pérez, que Tamar deu a Judá, pela posteridade que o Senhor te der desta moça. Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; ele a conheceu, e o Senhor permitiu a Rute conceber, e ela teve um filho.
Disseram então as mulheres a Noêmi: Bendito seja o Senhor, que não te deixou hoje sem remidor; e torne-se o seu nome afamado em Israel.

Ele será restaurador da tua vida, e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz; ela te é melhor do que sete filhos. E Noêmi tomou o menino, pô-lo no seu regaço, e foi sua ama. E as vizinhas deram-lhe nome, dizendo: A Noêmi nasceu um filho,
E chamaram ao menino Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.”

São estas as gerações de Pérez:

Pérez gerou a Hezrom,

Hezrom gerou a Rão,

Rão gerou a Aminadabe,

Aminadabe gereu a Nasom,

Nasom gerou a Salmom,

Salmom gerou a Boaz,

Boaz gerou a Obede,

Obede gerou a Jessé,

Jessé gerou a Davi.

Conclusão:

Deus tem seus caminhos  e todos os seus planos jamais podem ser impedidos:

Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

Jó 42:2

Uma boa Escolha pode determinar uma vida de provisão!

A melhor escolha de Rute não foi seguir a sua sogra, mas escolher o Deus de toda Provisão como seu Deus, este foi o segredo de sua maior decisão, após seu casamento.

Ela livrou a sua família da extinção, pois foi agraciada pela misericórdia de Boaz - Boaz redimiu, ou, comprou, Rute e Noemi da pobreza e da extinção da linhagem familiar. A ação de Boaz estava baseada no texto levítico da primeira das três condições da ação do goel - Levítico 25.25.

Deus é um Deus de família e por ela ele usa meios inimagináveis ao homem, para manter a família em benção, prosperidade e em paz.

Fonte:

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1538382/jewish/A-Histria-de-Ruth.htm

lição CPAD – 3º trimestre 2024

Bíblia online

Dicionário Strong

O Que Significa a Lei do Levirato? Daniel Conegero; https://estiloadoracao.com/lei-do-levirato/

A lei do levirato em Rute - https://www.cacp.app.br/a-lei-do-levirato-em-rute/

Da colheita para a eira - https://participantedecristo.com/2021/11/14/da-colheita-para-a-eira/

Por que Yibum (Casamento de Levirato) e Chalitzá? - Por Yehuda Shurpin

Citações no corpo do texto

Textos do autor deste subsídio

http://estudandopalavra.blogspot.com/2016/11/rute-deus-trabalha-pela-familia-licao-8.html

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"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

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A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
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