segunda-feira, abril 29

O Altar do Holocausto Lição 4 – CPAD – 2º Trimestre 2019


O Altar do Holocausto
Lição 4 – CPAD – 2º Trimestre 2019
Estudo do Pr. Prof. Osvarela
1ª Parte
Hebreus 10.22
“Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa”.
Leitura Bíblica – apoiada sobre o livro tema – Êxodo
Êxodo 27.1,2,6,7.
1 — Farás também o altar de madeira de cetim; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados, a largura (será quadrado o altar), e três côvados, a sua altura.
2 — E farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas serão uma só peça com o mesmo, e o cobrirás de cobre.
6 — Farás também varais para o altar, varais de madeira de cetim, e os cobrirás de cobre.
7 — E os varais se meterão nas argolas, de maneira que os varais estejam de ambos os lados do altar quando for levado.
I.             Conceituar o Altar do Holocausto;
“Altar de bronze era um lugar de morte, de holocausto. Bronze fala do julgamento divino. No altar eram feitos os sacrifícios de animais para expiar o pecado dos homens, de forma alegórica, na expectativa do verdadeiro sacrifício de Cristo. Também a Igreja é chamada a passar pela morte, experimentar a morte de um tipo de governo e ordenança, ressuscitando para uma nova vida em Cristo, como nos diz as Escrituras”. Tabernáculo de Moisés, By Noemi Endo
- Hebreus 10.3-4: “Nesses sacrifícios, porém, cada ano, se faz comemoração dos pecados, porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire pecados”.
- Hebreus 9.13-14: “Porque, se o sangue de bodes e a cinza de uma novilha, esparzida sobre os imundos, os santificam, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?”
II. Explicar as quatro pontas do altar e o sentido de redenção;
III. Pontuar que o Altar do Holocausto é uma imagem do Calvário.
Chifres do Altar do Holocausto
O chifre simbolizava poder.

Seu uso na liturgia e significado.
Os sacrifícios também eram amarrados com cordas aos chifres.
O altar e seus chifres formavam uma só peça.
Êxodo 29:12 "Depois tomarás do sangue do novilho, e o porás com o teu dedo sobre as pontas do altar, e todo o sangue restante derramarás à base do altar."
Função e tipos dos chifres ou pontas do altar - usados os quatro chifres para amarrar o animal para o sacrifício, também era um lugar de refúgio.
Chifre um lugar de refúgio:
Êxodo 21:12-14 "Quem ferir alguém, de modo que este morra, certamente será morto. Porém se lhe não armou cilada, mas Deus lho entregou nas mãos, ordenar-te-ei um lugar para onde fugirá. Mas se alguém agir premeditadamente contra o seu próximo, matando-o à traição, tirá-lo-ás do meu altar, para que morra."
Adonias. Temendo a ira do jovem Rei Salomão, Adonias, seu irmão mais velho, foi e agarrou-se nas pontas do altar para refugiar-se.
Um homem que foi acusado falsamente de assassinato poderia correr lá para segurança e agarrar-se nos chifres. Se ele fosse inocente eles o protegeriam.
O chifre sempre foi simbolizado como a força de um animal, ou o poder de uma pessoa ou nação.
o Israelita se aproximava do Tabernáculo com o seu sacrifício e atravessava aquele portão de entrada ele encontrava entre ele e o Tabernáculo um altar com um sacerdote ao lado era o Altar de Bronze, um altar de forma quadrada. Sua largura e comprimento era exatamente igual à altura da cerca de linho branco ao redor do átrio com 5 côvados (2,20 metros).
Sua altura era de 3 côvados (1,32 metros) e foi feito de madeira de acácia revestida com bronze, com chifres em cada canto.
Êxodo 27:3-5 " Far-lhe-ás também os seus recipientes, para recolher a sua cinza, e as suas pás, e as suas bacias, e os seus garfos e os seus braseiros; todos os seus utensílios farás de cobre. Far-lhe-ás também um crivo de cobre em forma de rede, e farás a esta rede quatro argolas de metal nos seus quatro cantos. E as porás dentro da borda do altar para baixo, de maneira que a rede chegue até ao meio do altar."
O Altar de Bronze
Era a maior peça do Tabernáculo e sua medida, era: 2,25 m de largura, 2,25 de comprimento, por 1,35 m de altura, o altar era na parte de cima quadrado. Fabricado de madeira de acácia (ou cetim), completamente revestida de bronze, com quatro chifres que sobressaiam de cada lado na parte de cima. Deveria também ter um grelha ou espécie de rede de bronze, que estaria posicionada a meia altura (no meio) do altar, de onde sairiam quatro argolas de bronze nos quatro cantos que serviriam para colocar as duas varas feitas de acácia revestidas de bronze, para o transporte do altar na jornada pelo deserto. 
O altar deveria ser oco, sem nenhuma placa na parte inferior, permitindo a passagem do fogo do chão e ao mesmo tempo deixar cair às cinzas dos sacrifícios queimados. Os utensílios como: recipientes para transportar as cinzas para fora do acampamento e eram guardadas num lugar cerimonialmente limpo, as pás para recolher as cinzas, as bacias para aspergir o sangue, os garfos para carne e os braseiros para levar brasas, todos foram fabricados de bronze.
Significado em cada material utilizado na construção do Tabernáculo e de seus utensílios:
Seus Utensílios para Liturgia
O altar deveria ser oco, sem nenhuma placa na parte inferior, permitindo a passagem do fogo do chão e ao mesmo tempo deixar cair às cinzas dos sacrifícios queimados. Os utensílios como: recipientes para transportar as cinzas para fora do acampamento e eram guardadas num lugar cerimonialmente limpo, as pás para recolher as cinzas, as bacias para aspergir o sangue, os garfos para carne e os braseiros para levar brasas, todos foram fabricados de bronze. Foi colocado no pátio entre a bacia de bronze e a porta do pátio.
As Bacias para receber as Cinzas
- Era tomado grande cuidado com as cinzas. As cinzas levadas fora do arraial para um lugar cerimonialmente limpo e guardadas para serem usadas na água da purificação: significam que o Calvário tornou-se o lugar limpo diante de Deus, o único lugar para purificação do pecado e da impureza, único meio de limpeza.
- Elas não eram levadas para fora do acampamento e lançadas em qualquer lugar. Mas só em um lugar limpo.
- Elas eram preciosas porque elas falavam da aceitação de Deus.
Pás - Eram usadas para tirar as cinzas do altar e colocá-las na bacia. O sacerdote colocava o sangue em uma bacia e usava isto para aspergir, e despejar no fundo do altar.
Garfos
- O garfo era um instrumento com três (3) pontas e usado para colocar os pedaços da oferta no altar.
1Samuel 2:13 "Porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, estando-se cozendo a carne, vinha o moço do sacerdote, com um garfo de três dentes em sua mão;"
Braseiros
- Os sacerdotes levavam o fogo (brasas) do altar no Lugar Santo para o serviço no altar do incenso. O altar de bronze sustentava o altar de incenso. Sem o primeiro altar não conseguimos que,
Levítico 16:12 "Tomará também o incensário cheio de brasas de fogo do altar, de diante do SENHOR, e os seus punhos cheios de incenso aromático moído, e o levará para dentro do véu”
- Não havia nenhuma dúvida que os braseiros eram usados para levar o fogo na caminhada.
- Não se podia acender com outro fogo, poderia
A Grade de Bronze
- Havia uma grade de bronze que parecia estar sobre uma borda interna do altar onde os animais sacrificados eram colocados amarrado a argolas e então consumidos. Permitia que a gordura gotejasse abaixo e as cinzas caíssem abaixo.
A gordura tinha seu consumo proibido aos israelitas.
- O sacrifício portanto estava então no altar e não nisto.
- A grade era da altura do solo como o propiciatório. (A misericórdia e juízo são iguais):
Salmos 101:1 "Cantarei a misericórdia e o juízo; a ti, SENHOR, cantarei."
Romanos 11:22 "Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado."
Seu Fogo
Acendendo e tirando cinzas -
A Espevitadeira
A função da espevitadeira era puxar o pavio para não apagar a chama, exigia disciplina.
O fogo no altar foi aceso originalmente por Deus e nunca poderia ser apagado:
Levítico 9:24 "Porque o fogo saiu de diante do SENHOR, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces."
Levítico 6:12-13 "O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará. "
Os Apagadores:
Também foram criados os apagadores, cuja função obviamente era de apagar a chama, mas se em Êxodo 27.20 diz para manter a lâmpada acesa continuamente, por que foram feitos os apagadores?
Complementando o texto do contexto imediato:
Êxodo 27:1-5 "Farás também o altar de madeira de acácia; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados a largura (será quadrado o altar), e três côvados a sua altura. E farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas serão do mesmo, e o cobrirás de bronze. Far-lhe-ás também os seus recipientes, para recolher a sua cinza, e as suas pás, e as suas bacias, e os seus garfos e os seus braseiros; todos os seus utensílios farás de bronze. Far-lhe-ás também um crivo de bronze em forma de rede, e farás a esta rede quatro argolas de metal nos seus quatro cantos. E as porás dentro da borda do altar para baixo, de maneira que a rede chegue até ao meio do altar."
O Altar estava na entrada do Átrio
“..., e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.” Levítico 1:5
A primeira peça encontrada pelo que entrava no Tabernáculo era o Altar de Bronze.
Significando que o primeiro obstáculo para chegar à presença de Deus era usar este altar para sacrificar em favor de seus pecados e ali deixa as suas culpas.
Na entrada da Porta Única do Tabernáculo, imediatamente e assim que entre, se encontra o Altar do Holocausto (termo usado 18 vezes pela Bíblia) que é também conhecido como o Altar de Cobre Êxodo 38.30; 39.39; I Reis 8.64; II Reis 16.14, 15; II Crônicas 1.5, 6;
Altar de Bronze, Ez 9.2, e
Altar dos Holocaustos I Crônicas 16.40.
É a primeira peça vista das sete peças dos móveis do Tabernáculo.
Foi colocado no pátio entre a bacia de bronze e a porta do pátio.
O altar era de onde subia o cheiro suave as narinas de Javé - O altar de bronze e seus utensílios deveriam ser ungidos com óleo aspergido sete vezes. Jesus Cristo nosso Sacrifício, foi ungido pelo Espírito e pode oferecer seu corpo na cruz do Calvário. Sete é o número da plenitude e revela que Jesus Cristo recebeu a plenitude do Espírito Santo Hebreus 9.14. - :
Levítico 1:2-9
“Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha.
Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor.
E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
Depois degolará o bezerro perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.
Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços.
E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo.
Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do altar;
Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.”
O altar de bronze é referido nas Escrituras das seguintes formas:
Altar de madeira de acácia - Êxodo 27.1
Altar do holocausto - Êxodo 30.28; 31.9; 35.16; 38.1; 40.6
Altar de Bronze - Êxodo 38.30; 39.39.
O Altar - Êxodo 29.36-44; Levítico 1.5; 8.11.
A mesa do Senhor - Malaquias 1.7,12
O altar à porta do Tabernáculo - Levítico 1.5
Cristo e o Altar do Holocausto
A palavra “altar” literalmente significa “levantado”, “alto” ou “subindo” (veja João 3.14; 8.28; 12.32-34).
A palavra “altar” literalmente significa “levantado”, “alto” ou “subindo” (veja João 3.14; 8.28; 12.32-34). Jesus Cristo foi levantado na cruz, seu altar.
Desde então Ele subiu aos céus e está no alto, acima de todos (Atos 2.30-36).
No pensamento hebraico, essa palavra também significa “lugar de morte”. No grego, ela traz a idéia de um lugar “para a morte, o holocausto das vítimas”. O Calvário foi de fato um lugar de morte. Cristo foi levado como um Cordeiro para o matadouro e tosquiado vivo por nós (Atos 8.32; Is 53).
Assim, o altar apontava para a cruz do Calvário, onde tudo que o altar de bronze prenunciava foi cumprido.
“O Altar do Holocausto sendo feito de madeira de acácia e coberto de cobre representa Jesus tanto como o sacrifício quanto o altar. A sua humanidade é simbolizada na madeira de acácia, e a Sua divindade, que sustentou a Sua natureza humana no juízo, é simbolizada pelo cobre que cobriu a madeira” (J. Gill)
Além dos sacrifícios trazidos durante o dia todo, os sacerdotes ofereceram “dois cordeiros de um ano, cada dia, continuamente”.
Um cordeiro foi oferecido pela manhã, e o outro cordeiro foi oferecido à tarde (Êxodo 29.38, 39). Deus desejava um contínuo e ativo sacrifício para Lhe agradar. Desde que o homem é um pecador contínuo, ele necessita um sacrifício contínuo. Nisso Cristo é tudo que Deus requer e sempre tudo que o pecador necessita. Cristo é a eterna redenção.
Para o pecador Cristo já passou pelo altar de bronze – a cruz – e abriu o caminho a todo pecador, que agora só precisa “passar” por ele, ou seja, aceitá-lo.
Há uma esperança de entrar na presença de Deus, mas a primeira necessidade é tratar como que ou Quem possa apagar seus pecados, e isso só é possível, exclusivamente pelo corpo de Jesus Cristo.
Ele vem há mais de 2000 anos dizendo: “cansado da opressão do pecado?” venha “a Mim”. Mateus11.28; João 1.29, 36.
Cobre ou Bronze no Tabernáculo é julgamento, pois muitas das vezes que a palavra ‘bronze’ ou ‘cobre’ é usada pela Bíblia ela é usada num caso de julgamento. Lembramo-nos que a serpente ardente, ou seja, feita de metal reluzente (bronze), levantada no deserto representava Cristo levantado na cruz, na ocasião que foi moído pelas transgressões de todo pecador que se arrepende e crê N’Ele pela fé - Números 21.7-9; João 3.14-19.
Desde que no rolo do livro, o princípio dele, está escrito de Cristo - Salmos 40.7; Hebreus 10.7, e por causa das Escrituras testificam de Cristo - João 5.39, devemos procurar Cristo no Altar do Holocausto.
As duas varas de madeira de acácia representando a humanidade perfeita e irrepreensível de Cristo, revestida de bronze indica o juízo que estava por vir sobre Jesus
1ª Parte
Fonte:
Apud - Porque o Calvário foi o maior e o mais caro projeto de Deus?; by Antonio Romero Filho
Anotações deste escritor
https://estudandopalavra.blogspot.com

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger