segunda-feira, março 17

Autenticidade diante das riquezas Lição 11 JOVENS – EBD – CPAD Março 2025

Autenticidade diante das riquezas

Lição 11 JOVENS – EBD – CPAD Março 2025

Subsídio pastor professor Osvarela

Texto Principal

“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.” (1Tm 6.9).

Resumo Da Lição

Deus abomina a ganância e o uso egoísta dos bens materiais.

Objetivos

Conscientizar do perigo da ganância;

Explicar a responsabilidade social dos ricos;

Compreender a necessidade de misericórdia e bondade.

Texto Bíblico

 Tiago 5.1-6.

1 — Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.

2 — As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas da traça.

3 — O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.

4 — Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras e que por vós foi diminuído clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos Exércitos.

5 — Deliciosamente, vivestes sobre a terra, e vos deleitastes, e cevastes o vosso coração, como num dia de matança.

6 — Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.

Introdução:

Ao ler certos trechos da carta de Tiago, pensamos até ter uma impressão de estar lendo algum trecho dos livros de assuntos de como devemos viver a vida, seja Provérbios, Eclesiastes, a estrutura e a linguagem se assemelham muito. E isso não é mera coincidência, pois certos trechos de Tiago refletem muito dos escritos judaicos de sabedoria, além de ecoar ensinamentos de Jesus e palavras de profetas do Antigo Testamento.

Tudo isso se dá pela proposta de conduta e ética como linha mestra da vida do cristão.

O caráter cristão é o tema central da epístola. A epístola é predominantemente ética.

Tiago 5.2 — As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas da traça.

Mas na realidade Tiago tem como meta ilustrar a segurança a curto prazo de todos os recursos materiais que são falíveis e se corrompem materialmente:

“A flor murcha, suas pétalas caem e o que era encantador aos olhos, perde-se para sempre” (NEB). Tiago deixa seu ponto claro: assim se murchará também o rico. A expressão em seus caminhos implica que se refere ao rico impiedoso que confia em suas riquezas. As palavras podem referir-se às jornadas de um comerciante rico e suas atividades desassossegadas em acumular riquezas.

A posição dos ricos na Igreja:

Acepção advinda da riqueza.

A incompatibilidade de alguém crer em Jesus e fazer acepção de pessoas: “Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso, e tratardes com deferência o que têm trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes: pobre: Tu, fica ali em pé, não fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos? Tg. 2:1-4.

Nasci numa época que nas nossas Igrejas poucos irmãos eram abastados, no máximo tinha um na sede das igrejas e um ou outro comerciante com suficiência de recursos que demonstravam na aparência das vestes e da casa com alguns itens pouco vistos nas casas da maioria dos crentes. Ou mesmo alguns sequer tinham curso superior, no máximo curso de datilografia. Lógico que hoje o próprio estado brasileiro mudou em relação a formação e abertura e acesso aos estudos e mesmo gente pobre encontra no mundo digital forma de conseguir juntar riqueza de maneira rápida.

Não vou, aqui, apresentar nomes de famílias, mas poderia relatar algumas poucas.

Um irmão que tinha geladeira, podia comprar sapatos novos para sua família ais de uma vez ao ano já era um destaque na membresias, como ‘rico’.

Certo é que Tiago não se pronunciava contra este ‘modelo’, mas sim com ricos, como muitos que havia na sua sociedade judaico-romana, que exploravam os pobres e como alguns que Paulo apontou na Epístola aos Coríntios.

Apesar da maioria dos crentes para os quais Tiago ensinava ser de classe baixa, parece que eles, como é próprio às vezes dos pobres, tratavam bem os ricos e mal os pobres. Tiago diz que isto é uma fé incoerente.

Ele se preocupava não coma riqueza daqueles, mas na forma como a igreja tratava com diferencial os menos pobres em detrimento a posição social dos ricos.

A preocupação específica de Tiago era é que uma congregação cristã não deve cortejar o favor dos ricos por causa da sua riqueza.

E possível que essas palavras tenham sido dirigidas no momento pelo qual a nova igreja estava conquistando espaço nas comunidades?

Era a hora na qual muitos ricos adentravam convertidos pela pregação do Evangelho na Igreja e a comunidade local, de certa forma, mostrava-se atraída em dar melhor lugar aos neoconversos ricos, colocando em destaque – me parece ser algo que hoje está voltando em nosso meio em algumas igrejas, o carro, a casa, a conta bancária podem elevar o novo membro a posições de destaque em detrimento ao pobre que não tem nada a ‘oferecer’(?) - .

A Ganância:

Tiago 5.3 — O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.

A ganância ou usura pode causar danos a alguns que se deixam levar apenas pela meta de obter cada vez mais riqueza e se esquecem de que há tesouros que servem para a vida eterna e que não se adquirem com bens materiais.

Usura- Ela foi inventada para facilitar as trocas; a usura, pelo contrário, faz com que o dinheiro sirva para aumentar-se a si mesmo; assim, em grego, lhe demos o nome de tokos, que significa progenitura, porque as coisas geradas se parecem com as que as geraram.

Τοκος - tokos; n. m. juros, usura (por multiplica o dinheiro. É como se fosse um “ventre”);

נשך  - neshek; n. m. juro, usura

נשא  - nasha’;v. emprestar a juros ou usura, ser um credor

A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância:

Lucas 12.17,21 E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Tiago adverte que não devemos atrair pessoas, porque podem pagar os nossos orçamentos.

Todos que se achegam a Fé do Evangelho são alvos legítimos e são dignos, mas Tiago nos aconselha a tomar cuidado!

Tiago nos adverte para não sermos parciais com pessoas da classe mais abastada quando vêm à nossa congregação, nem dar-lhes um tratamento preferencial nos nossos esforços para ganhá-los.

“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.” (1Tm 6.9).

A preocupação de Tiago é a mesma expressa no livro de Jó para atentarmos quanto ao uso da riqueza, sem que atentemos para a vida difícil do pobre, fazendo como o ímpio quando tem sua riqueza e esquece ou pensa que elas durarão eternamente, como mostra Zofar o naamatita:

Jó 20.15,19 Engoliu riquezas, porém vomitá-las-á; [....] Restituirá o seu trabalho, e não o engolirá; conforme ao poder de sua mudança, e não saltará de gozo.19 Porquanto oprimiu e desamparou os pobres, e roubou a casa que não edificou.

A riqueza é um dom de Deus?

Eclesiastes 4.19 E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.

Na realidade a riqueza é disponível e possível de ser alcançada por qualquer ser humano, aqui na terra. A Bíblia é prodiga em apontar para inúmeros personagens ricos, uns justos e servindo a Deus e outros rico que não servem a Deus.

Jeremias 17:11 "Como a perdiz que ajunta ovos que não choca, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias as deixará e no seu fim se fará um insensato".

Exemplos:

Abraão

Nabal

Zaqueu

Textos auxiliares:

Eclesiastes 6:2 "Deus concede a alguns muita riqueza, honra e tudo que desejam, mas não lhes dá a oportunidade de usufruir disso".

Salmos 39:6 "Ele anda por aí como uma sombra. Não adianta nada ele se esforçar; ajunta riquezas, mas não sabe quem vai ficar com elas".

Lucas 12:21 "Assim é com aquele que acumula tesouros para si, mas não é rico em relação a Deus".

Martinho Lutero chamou a Epístola de Tiago de "epístola de palha" porque não a considerava relevante para a sua teologia da fé. No entanto, Lutero manteve a canonicidade de Tiago na Bíblia. Eis aí, talvez uma da muitas maneiras de pessoas recusarem a doutrina sobre riqueza.

Alguns textos emblemáticos são inferência para alegações radicais sobre ser rico, como isto fosse algo que não procede da parte de Deus.

Lucas 21. 1,4 E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro; E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas; E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva; Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha.

Alguns fazem relacionamento da riqueza com a salvação, com base no texto;

Marcos 10.25,25 ‘Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.’

A busca da riqueza muitas vezes impede ao homem observar o final da alma em direção ao céus:

 

A Doutrina da Prosperidade:

Esta Doutrina tem sido um dos sustentáculos atuais de algumas igrejas, como doutrina sobre a qual mantem seu crescimento e todo arcabouço de adesão ou conquista e mantença de crentes, a chamada membresia.

Majoritariamente a Doutrina da prosperidade teve início nas megas igrejas americanas, sob a unção e propagação de mega pregadores, que lançaram as bases desta doutrina como uma novidade d Evangelho.

Chamei a pregação da prosperidade, como alguns pregam desviando do cerne de que a riqueza provêm de Deus, de Teologia do Conforto.

Uns desfrutam de suas riquezas acumuladas e outros são impedidos dela desfrutarem.

Uns as usam em benefício próprio e de suas famílias e outros são usurários e defraudadores para conquistar a sua riqueza.

O apóstolo também aconselha os cristãos a não fazerem distinção entre os cristãos ricos e pobres, ressaltando a importância de amar o próximo. 

Certo Comentarista respeitado, disse:

         Tiago proclama a inutilidade das riquezas, não a inutilidade dos ricos. O dinheiro de hoje não terá valor quando Cristo retornar, então devemos gastar nosso tempo acumulando o tesouro que valerá a pena no reino eterno de Deus. Dinheiro não é o problema; líderes cristãos precisam de dinheiro para viver e sustentar suas famílias; missionários precisam de dinheiro para ajudá-los a espalhar o evangelho; igrejas precisam de dinheiro para fazer seu trabalho efetivamente. É o amor ao dinheiro que leva ao mal (1 Timóteo 6:10) e faz com que algumas pessoas oprimam outras para obter mais. Este é um aviso a todos os cristãos que são tentados a adotar padrões mundanos em vez dos padrões de Deus (Romanos 12:1, 2), bem como um encorajamento a todos aqueles que são oprimidos pelos ricos. Leia também Mateus 6:19-21 para ver o que Jesus diz sobre as riquezas. Life Application Study Bible Kingsway.

Moisés instrui ao povo de Israel sobre adquirir riqueza:

Deuteronômio 8. 18 Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; 

Ser rico segundo Tiago é olhar e desprezar as riquezas como insignificantes

Isaías 40:6-7 Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.

“O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade” Tg. 1:9

Eclesiastes 4.8 Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação.

A preocupação do uso da riqueza e com o irmão necessitado:

Hoje vivemos um tempo, que mesmo na membresia é difícil aos irmãos auxiliarem uns aos outros. Sob a alegação que:

          - “o que eu tenho custou muito suor”

         - “eles tem que buscar melhorar de vida”

         - “Já ajudei e o que eu ganhei foi um calote ou não recebi nem um agradecimento”

         - a própria liderança muitas vezes se coloca como impedimento em ajudar ao necessitado – estive numa igreja que a mulher do pastor limitava a entrega de produtos básicos de alimentação, impedindo que certas famílias não retirassem um pouco mais (famílias ou mãe de família com inúmeros filhos  não entro na questão de como nasceram ou porque nasceram, porque teve mais ou menos filhos), sob estas alegações, supra.

         - eu mesmo, já sofri por ajudar a alguém ou uma família necessitada a pagar um botijão de gás

E outras tantas desculpas, mas Tiago está apontando para a Igreja Apostólica de Atos 2.

Atos dos Apóstolos 2. 42 ss E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.[..] 44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

É conhecido que no Ministério de Jesus havia um número de ricos e nunca foram rejeitados ou sequer citados sobre seus bens, e eram  pessoas influentes e fica claro que aqueles continuaram no seio da Igreja.

Fonte:

Lição CPAD

Dicionário Strong

Citações no corpo do texto

Apontamento do autor

Tiago 1:9-11 – Ao pobre, exaltação; ao rico, humildade. A ambos, confiança

Tiago Comentário Beacon - A Epístola de TIAGO - A. F. Harper

A TEOLOGIA DE TIAGO: FÉ EM AÇÃO - Prof. Dr. Érico Tadeu Xavier


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