Autenticidade
diante das riquezas
Lição 11 JOVENS
– EBD – CPAD Março 2025
Subsídio pastor
professor Osvarela
Texto
Principal
“Mas os
que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências
loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.” (1Tm 6.9).
Resumo Da
Lição
Deus
abomina a ganância e o uso egoísta dos bens materiais.
Objetivos
Conscientizar do
perigo da ganância;
Explicar a
responsabilidade social dos ricos;
Compreender a
necessidade de misericórdia e bondade.
Texto
Bíblico
Tiago 5.1-6.
1 — Eia,
pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai por vossas misérias, que sobre vós
hão de vir.
2 — As
vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas da traça.
3 — O
vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho
contra vós e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos
dias.
4 — Eis
que o salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras e que por vós foi
diminuído clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor
dos Exércitos.
5 —
Deliciosamente, vivestes sobre a terra, e vos deleitastes, e cevastes o vosso
coração, como num dia de matança.
6 —
Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
Introdução:
Ao ler
certos trechos da carta de Tiago, pensamos até ter uma impressão de estar lendo
algum trecho dos livros de assuntos de como devemos viver a vida, seja Provérbios,
Eclesiastes, a estrutura e a linguagem se assemelham muito. E isso não é mera
coincidência, pois certos trechos de Tiago refletem muito dos escritos judaicos
de sabedoria, além de ecoar ensinamentos de Jesus e palavras de profetas do
Antigo Testamento.
Tudo isso
se dá pela proposta de conduta e ética como linha mestra da vida do cristão.
O caráter
cristão é o tema central da epístola. A epístola é predominantemente ética.
Tiago 5.2 — As vossas riquezas estão apodrecidas, e
as vossas vestes estão comidas da traça.
Mas na
realidade Tiago tem como meta ilustrar a segurança a curto prazo de todos os
recursos materiais que são falíveis e se corrompem materialmente:
“A flor murcha, suas pétalas caem e o que era encantador aos
olhos, perde-se para sempre” (NEB). Tiago deixa seu ponto claro: assim se
murchará também o rico. A expressão em seus caminhos implica que se refere ao
rico impiedoso que confia em suas riquezas. As palavras podem referir-se às
jornadas de um comerciante rico e suas atividades desassossegadas em acumular riquezas.
A posição
dos ricos na Igreja:
Acepção advinda
da riqueza.
A incompatibilidade
de alguém crer em Jesus e fazer acepção de pessoas: “Meus irmãos, não tenhais a
fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Se,
portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em
trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso, e tratardes com
deferência o que têm trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te
aqui em lugar de honra; e disserdes: pobre: Tu, fica ali em pé, não
fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de
perversos pensamentos? Tg. 2:1-4.
Nasci numa
época que nas nossas Igrejas poucos irmãos eram abastados, no máximo tinha um
na sede das igrejas e um ou outro comerciante com suficiência de recursos que demonstravam
na aparência das vestes e da casa com alguns itens pouco vistos nas casas da
maioria dos crentes. Ou mesmo alguns sequer tinham curso superior, no máximo
curso de datilografia. Lógico que hoje o próprio estado brasileiro mudou em
relação a formação e abertura e acesso aos estudos e mesmo gente pobre encontra
no mundo digital forma de conseguir juntar riqueza de maneira rápida.
Não vou,
aqui, apresentar nomes de famílias, mas poderia relatar algumas poucas.
Um irmão que
tinha geladeira, podia comprar sapatos novos para sua família ais de uma vez ao
ano já era um destaque na membresias, como ‘rico’.
Certo é
que Tiago não se pronunciava contra este ‘modelo’, mas sim com ricos, como
muitos que havia na sua sociedade judaico-romana, que exploravam os pobres e
como alguns que Paulo apontou na Epístola aos Coríntios.
Apesar da
maioria dos crentes para os quais Tiago ensinava ser de classe baixa, parece
que eles, como é próprio às vezes dos pobres, tratavam bem os ricos e mal os
pobres. Tiago diz que isto é uma fé incoerente.
Ele se
preocupava não coma riqueza daqueles, mas na forma como a igreja tratava com
diferencial os menos pobres em detrimento a posição social dos ricos.
A
preocupação específica de Tiago era é que uma congregação cristã não deve
cortejar o favor dos ricos por causa da sua riqueza.
E
possível que essas palavras tenham sido dirigidas no momento pelo qual a nova igreja
estava conquistando espaço nas comunidades?
Era a
hora na qual muitos ricos adentravam convertidos pela pregação do Evangelho na
Igreja e a comunidade local, de certa forma, mostrava-se atraída em dar melhor
lugar aos neoconversos ricos, colocando em destaque – me parece ser algo
que hoje está voltando em nosso meio em algumas igrejas, o carro, a casa, a
conta bancária podem elevar o novo membro a posições de destaque em detrimento
ao pobre que não tem nada a ‘oferecer’(?) - .
A Ganância:
Tiago 5.3 — O
vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho
contra vós e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos
dias.
A ganância
ou usura pode causar danos a alguns que se deixam levar apenas pela meta de
obter cada vez mais riqueza e se esquecem de que há tesouros que servem para a
vida eterna e que não se adquirem com bens materiais.
Usura- Ela foi inventada para facilitar as trocas; a usura,
pelo contrário, faz com que o dinheiro sirva para aumentar-se a si mesmo;
assim, em grego, lhe demos o nome de tokos, que significa
progenitura, porque as coisas geradas se parecem com as que as geraram.
Τοκος - tokos; n. m. juros, usura (por multiplica o
dinheiro. É como se fosse um “ventre”);
נשך - neshek; n. m.
juro, usura
נשא - nasha’;v.
emprestar a juros ou usura, ser um credor
A herdade
de um homem rico tinha produzido com abundância:
Lucas 12.17,21 E ele arrazoava consigo
mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E
disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e
ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha
alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa,
come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a
tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele
que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
Tiago adverte
que não devemos atrair pessoas, porque podem pagar os nossos orçamentos.
Todos que
se achegam a Fé do Evangelho são alvos legítimos e são dignos, mas Tiago nos aconselha
a tomar cuidado!
Tiago nos
adverte para não sermos parciais com pessoas da classe mais abastada quando vêm
à nossa congregação, nem dar-lhes um tratamento preferencial nos nossos
esforços para ganhá-los.
“Mas os
que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências
loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.” (1Tm 6.9).
A preocupação
de Tiago é a mesma expressa no livro de Jó para atentarmos quanto ao uso da
riqueza, sem que atentemos para a vida difícil do pobre, fazendo como o ímpio
quando tem sua riqueza e esquece ou pensa que elas durarão eternamente, como
mostra Zofar o naamatita:
Jó 20.15,19 Engoliu riquezas,
porém vomitá-las-á; [....] Restituirá o seu trabalho, e não o engolirá;
conforme ao poder de sua mudança, e não saltará de gozo.19 Porquanto oprimiu
e desamparou os pobres, e roubou a casa que não edificou.
A riqueza
é um dom de Deus?
Eclesiastes 4.19 E
a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas
comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.
Na realidade
a riqueza é disponível e possível de ser alcançada por qualquer ser humano,
aqui na terra. A Bíblia é prodiga em apontar para inúmeros personagens ricos,
uns justos e servindo a Deus e outros rico que não servem a Deus.
Jeremias
17:11 "Como a perdiz que ajunta ovos que não choca,
assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias as
deixará e no seu fim se fará um insensato".
Exemplos:
Abraão
Nabal
Jó
Zaqueu
Textos auxiliares:
Eclesiastes 6:2 "Deus concede a alguns
muita riqueza, honra e tudo que desejam, mas não lhes dá a oportunidade de
usufruir disso".
Salmos 39:6 "Ele anda por aí como
uma sombra. Não adianta nada ele se esforçar; ajunta riquezas, mas não sabe
quem vai ficar com elas".
Lucas 12:21 "Assim é com aquele
que acumula tesouros para si, mas não é rico em relação a Deus".
Martinho
Lutero chamou a Epístola de Tiago de "epístola de palha" porque não a
considerava relevante para a sua teologia da fé. No entanto, Lutero
manteve a canonicidade de Tiago na Bíblia. Eis aí, talvez uma da muitas
maneiras de pessoas recusarem a doutrina sobre riqueza.
Alguns textos
emblemáticos são inferência para alegações radicais sobre ser rico, como isto
fosse algo que não procede da parte de Deus.
Lucas 21. 1,4 E, olhando ele, viu os
ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro; E viu também uma
pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas; E disse: Em verdade vos
digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva; Porque todos aqueles
deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua
pobreza, deitou todo o sustento que tinha.
Alguns fazem
relacionamento da riqueza com a salvação, com base no texto;
Marcos 10.25,25 ‘Filhos, quão difícil é, para
os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! É
mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico
no reino de Deus.’
A busca
da riqueza muitas vezes impede ao homem observar o final da alma em direção ao
céus:
A Doutrina
da Prosperidade:
Esta Doutrina
tem sido um dos sustentáculos atuais de algumas igrejas, como doutrina sobre a
qual mantem seu crescimento e todo arcabouço de adesão ou conquista e mantença
de crentes, a chamada membresia.
Majoritariamente
a Doutrina da prosperidade teve início nas megas igrejas americanas, sob a
unção e propagação de mega pregadores, que lançaram as bases desta doutrina
como uma novidade d Evangelho.
Chamei a
pregação da prosperidade, como alguns pregam desviando do cerne de que a riqueza
provêm de Deus, de Teologia do Conforto.
Uns desfrutam
de suas riquezas acumuladas e outros são impedidos dela desfrutarem.
Uns as
usam em benefício próprio e de suas famílias e outros são usurários e
defraudadores para conquistar a sua riqueza.
O
apóstolo também aconselha os cristãos a não fazerem distinção entre os cristãos
ricos e pobres, ressaltando a importância de amar o próximo.
Certo Comentarista
respeitado, disse:
Tiago proclama a inutilidade das
riquezas, não a inutilidade dos ricos. O dinheiro de hoje não terá valor quando
Cristo retornar, então devemos gastar nosso tempo acumulando o tesouro que
valerá a pena no reino eterno de Deus. Dinheiro não é o problema; líderes
cristãos precisam de dinheiro para viver e sustentar suas famílias;
missionários precisam de dinheiro para ajudá-los a espalhar o evangelho;
igrejas precisam de dinheiro para fazer seu trabalho efetivamente. É o amor ao
dinheiro que leva ao mal (1 Timóteo 6:10) e faz com que algumas pessoas oprimam
outras para obter mais. Este é um aviso a todos os cristãos que são tentados a
adotar padrões mundanos em vez dos padrões de Deus (Romanos 12:1, 2), bem como
um encorajamento a todos aqueles que são oprimidos pelos ricos. Leia também
Mateus 6:19-21 para ver o que Jesus diz sobre as riquezas. Life
Application Study Bible Kingsway.
Moisés instrui
ao povo de Israel sobre adquirir riqueza:
Deuteronômio
8. 18 Antes
te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires
riqueza;
Ser rico
segundo Tiago é olhar e desprezar as riquezas como insignificantes
Isaías
40:6-7 Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar?
Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a
erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é
erva.
“O irmão,
porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade” Tg.
1:9
Eclesiastes 4.8 Há
um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não
cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem
diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade
e enfadonha ocupação.
A preocupação
do uso da riqueza e com o irmão necessitado:
Hoje vivemos
um tempo, que mesmo na membresia é difícil aos irmãos auxiliarem uns aos
outros. Sob a alegação que:
- “o que eu tenho custou muito suor”
- “eles tem que buscar melhorar de vida”
- “Já ajudei e o que eu ganhei foi um
calote ou não recebi nem um agradecimento”
- a própria liderança muitas vezes se
coloca como impedimento em ajudar ao necessitado – estive numa igreja que a
mulher do pastor limitava a entrega de produtos básicos de alimentação, impedindo
que certas famílias não retirassem um pouco mais (famílias ou mãe de família
com inúmeros filhos não entro na questão
de como nasceram ou porque nasceram, porque teve mais ou menos filhos),
sob estas alegações, supra.
- eu mesmo, já sofri por ajudar a alguém
ou uma família necessitada a pagar um botijão de gás
E outras
tantas desculpas, mas Tiago está apontando para a Igreja Apostólica de Atos 2.
Atos dos Apóstolos 2. 42 ss E perseveravam
na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.[..]
44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E
vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um
havia de mister.
É conhecido
que no Ministério de Jesus havia um número de ricos e nunca foram rejeitados ou
sequer citados sobre seus bens, e eram pessoas influentes e fica claro que aqueles
continuaram no seio da Igreja.
Fonte:
Lição CPAD
Dicionário
Strong
Citações no
corpo do texto
Apontamento
do autor
Tiago
1:9-11 – Ao pobre, exaltação; ao rico, humildade. A ambos, confiança
Tiago Comentário
Beacon - A Epístola de TIAGO - A. F. Harper
A
TEOLOGIA DE TIAGO: FÉ EM AÇÃO - Prof. Dr. Érico Tadeu Xavier
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