O
Movimento profético é um fator diferenciado na vida do povo de Deus – Israel
[Os Hebreus – povo semita].
Veremos neste estudo, de trimestre que a atuação dos profetas, dito,
menores, é eficaz, como voz de alerta de Javé a seu povo.
Iniciando ainda num período de produtividade e benção e incluindo, num
período de exílio e derrota, tanto cultural, espiritual e material e econômica.
O chamado Profetismo, na forma como o entendemos, tem como pai o grande
profeta Samuel.
Havia escrito que não me deteria sobre o significado, mas lanço nesta
extensão do ensino trimestral, com o significado e etimologia do termo:
Profeta!
Assim, encontramos, que profeta é chamado de Nabi, expressão que
vem do Acádico[ou acadiano] ‘Nabu’:
-proclamar, gritar, mensageiro (por analogia).
Todas estas traduções estão no sentido ativo, mas no passivo pode ter o
sentido de chamado de Deus.
No grego a palavra correlata foi ‘profetes’ que significa
mensageiro dos deuses, aquele que prediz, que anuncia antes de acontecer.
A profecia no Antigo Israel tem relações com a profecia em seu entorno
social e cultural tanto na Palestina como no Crescente fértil [qv].
Vamos encontrar os Profetas divididos em Profetas Pós-Exílicos e
Pré-Exílicos:
Esta profecia de Israel pode ser dividida em profecia:
-clássica ou pré-exílica, exílica e pós-exílica.
Podemos anda dividi-la em: profecia, escatologia e apocalíptica.
Esta profecia tem várias funções dentro da literatura: anúncio, denúncia,
visão, etc.
Os profetas escritores começam a escrever suas visões, parábolas,
denúncias no século VIII a.C. Eles pregaram por escrito.
A
atividade Profética e o Seu Objetivo:
Os profetas eram reformadores sociais.
Denuncia
-corrupção,
-o abuso das forças dos reis,
-do roubo e dos juízes subornados,
-denunciaram as injustiças sociais e econômicas.
Por isso, não falaram, mas escreveram.
As acusações dos profetas não foram apenas para os reis, sacerdotes,
juízes e oficiais do templo.
A principal denúncia:
Sendo o povo hebreu, um povo escolhido por Jeová, - O Senhor Deus de Israel
– אדני יהוה אלוהי ישראל - o povo deveria andar segundo o conselho e ensino da sua Lei.
Entretanto, nas diversas quadras da História hebraica encontramos o povo
vacilante e seguindo a outros deuses, mesmo que indo após seus diversos reis e
capitães, em caminho de desvio espiritual.
Por isto, a denúncia é principalmente contra o povo.
O povo é idolatra, adora outros deuses, vai atrás de deuses dos povos
vizinhos e provocam o zelo, ciúme de YHWH.
O
Simbolismo:
O simbolismo é um atrativo e uma característica no profetismo hebreu:
- Um profeta é boiadeiro do Sul e prega sua mensagem no Norte. [1 AS palavras de Amós, que estava entre os pastores de
Tecoa, as quais viu a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos
dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto.]
- Outro profeta anda nu para anunciar a sua mensagem.
-Um outro ainda compra um terreno para fazer dele o seu túmulo.
-Outro fala da medida do templo que será construído.
-Outro é instado por Jeová – O Senhor Deus – a casar-se com uma mulher da
prostituição; Os.1.2. O princípio da palavra do SENHOR por meio de
Oséias. Disse, pois, o SENHOR a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições,
e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se
do SENHOR. disse a Amós: Vai-te, ó vidente, e foge para a terra de Judá, e ali
come o pão, e ali profetiza;
7.13-15. Mas em
Betel daqui por diante não profetizes mais, porque é o santuário do rei e casa real.
E respondeu Amós, dizendo a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta,
mas boiadeiro, e cultivador de sicômoros. Mas o SENHOR me tirou de seguir o
rebanho, e o SENHOR me disse: Vai, e profetiza ao meu povo Israel.
-Outro sofre queimadura sobre a sua calva cabeça para Deus lhe dizer o
objetivo salvifico do povo, ao qual ele tem que anunciar a mensagem. Jn.4.4-11.
E disse o SENHOR: Fazes bem que assim te ires? Então Jonas saiu da cidade, e
sentou-se ao oriente dela; e ali fez uma cabana, e sentou-se debaixo dela, à
sombra, até ver o que aconteceria à cidade. E fez o SENHOR Deus nascer uma
aboboreira, e ela subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua
cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por
causa da aboboreira. Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte ao subir da
alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou.E aconteceu que, aparecendo o
sol, Deus mandou um vento calmoso oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e
ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer
do que viver. Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa
da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte. E disse o
SENHOR: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a
fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu; E não hei de eu
ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil
homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e
também muitos animais?
Anunciavam assim que Deus é o único Deus de Israel e que exige de seu
povo a fidelidade.
A Profecia
E Sua Anunciação:
-Pregação. Na.
3 O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em
poder, e ao culpado não tem por inocente; o SENHOR tem o seu caminho na
tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.
-Ensino. Hb. 2.2. Então o SENHOR me
respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler
quem passa correndo. Porque a
visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará;
se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará. Eis que a sua alma
está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.
-Exortação. Ag. 1.4. Porventura é para vós tempo de habitardes nas
vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?5 Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos:
Considerai os vossos caminhos.
-Anuncio
do Juízo. Sf.1. 2-6
Hei de consumir por completo tudo de sobre a terra, diz o SENHOR. Consumirei
os homens e os animais, consumirei as aves do céu, e os peixes do mar, e os
tropeços juntamente com os ímpios; e exterminarei os homens de sobre a terra,
diz o SENHOR. E estenderei a minha mão contra Judá, e contra todos os
habitantes de Jerusalém, e exterminarei deste lugar o restante de Baal, e o
nome dos sacerdotes dos ídolos, juntamente com os sacerdotes; E os que sobre os
telhados adoram o exército do céu; e os que se inclinam jurando ao SENHOR, e
juram por Milcom; E os que deixam de andar em seguimento do SENHOR, e os que
não buscam ao SENHOR, nem perguntam por ele.
Os
profetas não pregavam a moral e sim a ética dos patriarcas:
- Oséias, Amós, Miquéias, etc.
Palavra de YHWH, e assim diz o Senhor [PALAVRA do SENHOR, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel.], são as
expressões ou termos no original para a palavra profética destes porta-vozes da
palavra – anúncio de Deus.
Assim por diante, temos muitas ações simbólicas anunciadas
profeticamente.
Por isto é necessário o aluno entender, a situação político-histórica do
cenário do ambiente dos Profetas menores, que estudamos, neste 4º Trimestre.
Entendendo
a Situação Geo-Política da Região de Judá e Israel:
Nesta Lição necessitamos entender, a situação, na qual o povo de Deus se
encontra.
Neste período dos Profetas menores, nós vamos encontrar o povo judeu dividido
em dois reinos:
*ITEM CORRIGIDO- 00:15hs -16/10/2012.
*ITEM CORRIGIDO- 00:15hs -16/10/2012.
Primeiro:
Dividido em dois Reinos:
*Reino do
Norte – Israel, capital Samaria.Malḫut YisraʾEl - מַלְכוּת יִשְׂרָאֵל
Cidade de Siquém por
5 anos. Depois - Penuel e
Tirsá.
A Capital definitiva Samaria.
A Capital definitiva Samaria.
Situada a meio
caminho do Jordão ao Mediterrâneo, ao oriente da planície de Sarom, no alto de
um monte, protegida.
Omri, rei de Israel,
a edificou após comprar o monte de Samaria a Semer por dois talentos de prata (1
Rs 16.24).
Vários reis
empreenderam muitas obras na cidade de Samaria para a tornarem forte, bela, e
rica.
Acabe construiu uma
casa de marfim (1 Rs 22.39)
Profeta Menor:
- e o profeta Amós
descreve a cidade como sendo a sede do luxo e efeminação (Am 3.15 - 4.1,2).
*E Reino do Sul – Judá – com capital em Jerusalém;
REIS DO PERÍODO DA DIVISÃO.
Períodos em Anos aC.
Reis com autoridade;
Reis vassalos;
Reis rebeldes;
Reis aliados contra o Império Assírio
Posteriormente, no Exílio Final contra os Reis da Babilônia - Nabucodonosor.
Reis do Reino do Norte.
Após a morte de Salomão
922–901 Jeroboão I
901–900 Nadab
900–877 Baasa
877–876 Elá
876 Zimri
876–869 Omri
869–850 Acab
850–849 Ocozias
849–842 Jorão
842–815 Jeú
815–801 Joacaz
801–786 Joás
786–746 Jeroboão II
746 Zacarias
745 Salum
745–738 Menaém
738–737 Pecaías
737–732 Peca
732–722 Oséias
Reis do Reino do Sul, após a morte de Salomão
931 - 913 - Roboão, filho de Salomão
913 - 911 - Abias
911 - 870 - Asa
870 - 848 - Josafá
848 - 841 - Jeorão
841 - Acazias -
841 - 835 - Atália (rainha usurpadora)
835 - 796 - Joás
796 - 781 - Amazias
781 - 740 - Uzias
740 - 736 - Jotão
736 - 716 - Acaz
716 - 687 - Ezequias
687 - 642 - Manassés
642 - 640 - Amom
640 - 609 - Josias
609 - Jeoacaz
609 - 598 - Jeoaquim
598 - Joaquim
598 - 587 - Zedequias
Observação - há que se compatibilizar as Datas e períodos, conforme o entendimento da linha de Estudo Cronológico, ou por Personagens e Fatos nas Narrativas, sem prejuízo da Canonicidade do Texto Escriturístico!
REIS DO PERÍODO DA DIVISÃO.
Períodos em Anos aC.
Reis com autoridade;
Reis vassalos;
Reis rebeldes;
Reis aliados contra o Império Assírio
Posteriormente, no Exílio Final contra os Reis da Babilônia - Nabucodonosor.
Reis do Reino do Norte.
Após a morte de Salomão
922–901 Jeroboão I
901–900 Nadab
900–877 Baasa
877–876 Elá
876 Zimri
876–869 Omri
869–850 Acab
850–849 Ocozias
849–842 Jorão
842–815 Jeú
815–801 Joacaz
801–786 Joás
786–746 Jeroboão II
746 Zacarias
745 Salum
745–738 Menaém
738–737 Pecaías
737–732 Peca
732–722 Oséias
Reis do Reino do Sul, após a morte de Salomão
931 - 913 - Roboão, filho de Salomão
913 - 911 - Abias
911 - 870 - Asa
870 - 848 - Josafá
848 - 841 - Jeorão
841 - Acazias -
841 - 835 - Atália (rainha usurpadora)
835 - 796 - Joás
796 - 781 - Amazias
781 - 740 - Uzias
740 - 736 - Jotão
736 - 716 - Acaz
716 - 687 - Ezequias
687 - 642 - Manassés
642 - 640 - Amom
640 - 609 - Josias
609 - Jeoacaz
609 - 598 - Jeoaquim
598 - Joaquim
598 - 587 - Zedequias
Observação - há que se compatibilizar as Datas e períodos, conforme o entendimento da linha de Estudo Cronológico, ou por Personagens e Fatos nas Narrativas, sem prejuízo da Canonicidade do Texto Escriturístico!
Na Terra
dos Eventos:
Os deportados começam a perder de vista, o desejo da volta para a
Palestina;
Há um sentimento contra Yavé – como um Deus injusto;
Há um abandono da Fé dos antigos [pais], pela nova geração no exílio;
Há, cada vez mais, naturalmente, como acontece com gerações criadas em
outro país:
-Envolvimento com a Cultura, economia e religião do lugar do Exílio –
Babilônia; nos é necessário destacar bolsões de resistência – Daniel, Ezequiel,
etc...
Mensagem:
-Restauração de Israel;
-Culto a Yavé;
-Mensagem de esclarecimento por que aconteceu o Exílio;
-Lembrar aos exilados mais novos [sociedade judia, no exílio – ver casa
de Ezequiel], o pecado dos reis governantes e gerações anteriores pré-exílio,
ou durante os governos vassalos.
Características:
Diferentemente dos profetas pré-exílicos, eles registraram [escrevem]
primeiro a Mensagem e depois a Pregam, ou a apregoam-na;
Voltar a colocar-se sob a
vontade de Yavé, para que haja sequencia no Seu Plano;
Deus deseja restaurar o reino Davídico;
Ser de novo um Povo Santo e
dócil;
Confirmar seu amor para com Yavé e de forma
recíproca;
Reconstruir, reencenar a
História de Israel com Yavé, para perpetuar a mensagem de Yavé;
Reeditar a Monarquia
Teocrática;
Período:
O Período da Mensagem escatológica, do Messias que terá em si as melhores
qualidades de Davi;
Aqui é necessário entender a diferença entre Tipo e Antítipo:
Tipo – é
terreno e imperfeito;
Antítipo – é
perfeito e divino, sendo a consumação do tipo na perfeição divina;
Exemplo:
-José e Jesus.
-Davi e Jesus.
-O mordomo de Abraão, Eliezer e o Espírito Santo.Continua...
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