A NECESSIDADE UNIVERSAL DA
SALVAÇÃO EM CRISTO
Lição 02 – CPAD – 2º
Trimestre 2016
Estudo e edição: Pr. Osvarela
Texto Áureo
“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.” ROMANOS 3.10
LEITURA BÍBLICA
Romanos 1:18-20
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a
impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se
manifesta, porque Deus lho manifestou.
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do
mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e
claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Romanos 1:25-27
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram
e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até
as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso
natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros,
homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que
convinha ao seu erro.
Romanos 2:1
Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer
que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu,
que julgas, fazes o mesmo.
Romanos 2:17-21
Eis que tu que tens por sobre nome judeu, e repousas na
lei, e te glorias em Deus;
E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes,
sendo instruído por lei;
E confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
Instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens a
forma da ciência e da verdade na lei;
Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo?
Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
Auxílio para Entendimento –
O Homem e Deus
Inicio este Estudo com inserção de alguns apontamentos, de estudo realizado anteriormente sobre a relação homem-Deus, no qual inserimos
vários pontos que ajudarão ao leitor e estudioso da Epístola aos Romanos,
principalmente nos seus capítulo iniciais, 1,2, possa entender como se deu a
quebra e o relacionamento ente o ser humano e o Ser Divino – Deus O Criador de
todas as coisas incluindo a criação do Homem.
Lógicamente não é a totalidade, nem exaustivo em seu conteúdo, pois a
Antroplogia bíblica é densa e extensa.
VERBETES:
Apontamentos do autor em sua publicação no LINK:
Mandato - do latim mandatum, i
"encargo, cargo, COMISSÃO".
Mandato é aquilo de que se está encarregado;
incumbência, MISSÃO, CONCESSÃO DE
PODERES para desempenho de uma representação; delegação.
Quanto à maneira pela qual é outorgado, o mandato pode
ser expresso ou tácito, verbal ou escrito.
O art. 653, do nosso Código Civil é muito claro ao
indicar o significado de Mandato, por isso, resolvi copiar esse artigo de lei,
para esclarecer essa dúvida.
"Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu
nome praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do
mandato."
Comissão - Significado: 1. MISSÃO OU ENCARGO.
A questão do Mandato é alinhada com a convivência dos
homens, seja com relação a Criação, submetendo-a a seu domínio pelo Mandato de
Deus.
-Sujeição;
-Domínio;
-Imago Dei;
-Tenho dado – Entregou.
-Semente;
-Mantimento.
A- Porque o Ser Humano porta a Imagem de Deus, sua
função é dominar a terra, se submeter-se à vontade de Deus.
Na questão da necessidade universal da Salvação há uma
Grande Comissão possível de ser cumprida, pela Igreja.
PACTO DE LAUSANNE e nosso Comentário:
4. A natureza da evangelização
“A nossa presença cristã no mundo é indispensável à
evangelização, e o mesmo se dá com aquele tipo de diálogo cujo propósito é
ouvir com sensibilidade, a fim de compreender. Mas a evangelização propriamente
dita é a proclamação do Cristo bíblico e histórico como Salvador e Senhor, com
o intuito de persuadir as pessoas a vir a ele pessoalmente e, assim, se
reconciliarem com Deus”.
Ainda se pode entender esta relação pela convivência
inter-humanos, seus relacionamentos, sob a base da Justiça, moralidade.
O Mandato Espiritual (seu relacionamento com o
Criador). - Efésios 5.16-20: ...usando bem cada oportunidade, porquanto os dias
são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do
Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos
do Espírito, falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais,
cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, sempre dando graças por tudo
a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Os Mandatos dos Homens:
O Mandato
Social (seu relacionamento em família). A própria, e séria conversação
entre Eva e a serpente, parece a princípio uma conversa de característica
mitológica, no entanto, não é isto que lemos no texto bíblico (não há conteúdo
mitológico nas Escrituras), mas sim o exercício de mandato de domínio e e
controle, além da comunicação entre seres da Criação, sob o gerenciamento do
Ser Antropológico criado por Deus, para controlar tudo que Ele criara.
O relacionamento e comunicação era exercido na
vertical - Deus e Adão.
Mas, o Mandato toma a forma horizontal, entre os
humanos e se autentica como social, quando do momento ápice, o encontro de Adão
e Eva, sua mulher criada por Deus.
Mandato de Governo - Adão, o Gerente de Deus
- Gênesis 1.26,30;
Mandato Cultural - Ordem para a
Comunicação, Vida Social, Relacionamentos - Gênesis 2.18-25. O Mandato Cultural (seu relacionamento com a
sociedade).
Os Mandatos –
A- Espiritual -
B- Mandato Social.
É atual escrever algumas linhas sobre este Mandato.
A atual sociedade na qual vivemos, e por quem a Igreja
deve interceder como Abraão o fez pelos justos de Sodoma e Gomorra, necessita
de intervenção da Igreja, para que sejam visitados por Deus, homens que
alcancem o padrão de justos no meio de todo este drama antropológico-social.
A atual Sociedade vive momento, de contrariedade à
Revelação da vontade de Deus, conforme Paulo escreveu aos irmãos romanos, em sua Epístola no capítulo 1 e versículo 19 e
ss. ...e mudaram a glória do Deus incorruptível em
semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de
répteis. Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à
imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; pois trocaram a
verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao
Criador, que é bendito eternamente. Amém. Pelo que Deus os entregou a paixões
infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à
natureza;
E nós como Igreja, somos os atuais mensageiros
enviados em meio a um estado moral ‘sodominado’, necessitando de arrancar na
força do poder do Espírito Santo e levar ao cume do monte da salvação, os que
podem e devem se salvar.
O mandato social pôde ser dado porque Deus criou a
humanidade não só à sua imagem e semelhança como também macho e fêmea. Van Groningen diz que “... este mandato provê a base divinamente
ordenada para o casamento, para a família restrita e a família extensiva - os
clãs, as nações e a comunidade da humanidade de todo o mundo”.
DISCURSO
“Porque do céu
se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se
manifesta, porque Deus
lho manifestou.”
A Origem da marca do Pecado contaminou a todos os
homens. O que podemos chamar do processo da Solidariedade da Raça Humana, como
diz Russel Shedd ao escrever sobre o assunto.
Nesta obra ele apresenta os conceitos da unidade da
raça humana no pensamento judaico e em Paulo, versando com maestria sobre o
homem em Adão e sobre o homem em Cristo.
Algo inimaginável para Adão, o seu Pecado se
universalizou, e atingiu a todos os Homens. Ele recebeu seus mandatos de
domínio, inclusive sobre o seus desejos e acabou deixando de cumpri-los e foi
atingido misticamente, isto é de forma sobrenatural pelo pecado e em sendo o
primeiro homem, transmitiu esta marca a todos os homens, por isto “todos
pecaram” e foram destituídos do Reino de Deus e a sua volta só pode se dar
através do segundo adão, Cristo , que da mesma forma recebeu os mandatos ao vir
ao Mundo e os cumpriu integralmente e de forma solidária transmite salvação a
todos: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para
salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do
grego.” Romanos 1:16
“E disse Adão: Esta é agora
osso dos meus ossos, e carne da minha
carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto
deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2:23,24
Isto se deu em função desta questão da Criação, todos
vieram de um só homem! Homem aqui no sentido dado pelo próprio Adão a sua união
com Eva.
A Doutrina da Justificação incorporada nesta Epístola
é utilizada para nos informar e aos leitores de Romanos que todos os homens necessitam
de Salvação.
Adão e Cristo
É necessário saber que o Adam é o gerente da Federação
dos homens, ordenado por Deus.
A Relação Social é um Mandato determinado por Deus ao
Homem, para convivência plena entre a Federação antropológica, sob seu cabeça,
nosso pai Adão.
A posição tipológica Adão-Cristo é discutida por Paulo
em suas epístolas.
“Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, Declarado
Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição
dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,” Romanos 1:3,4
“Portanto, como por um
homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte
passou a todos os homens por isso que todos pecaram. ...No entanto, a morte
reinou desde Adão até Moisés, até
sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o
qual é a figura daquele que havia de vir. Mas não é assim o dom gratuito como a
ofensa. Porque, se pela ofensa de um
morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre
muitos.” Romanos 5:12,14,15
É importante reconhecer que a antítese Adão-Cristo não
está aprisionada apenas no tema da Justiça, ou justificação, assim como também
em contextos bíblicos diversos, como: morte-vida, ressurreição dos mortos,
figurando como base para a Graça salvadora.
Embora estejamos utilizando o texto dos capítulos 1 e
2, será no capítulo 5 que vamos nos embasar para demonstrar esta Universal
necessidade de Salvação, do homem, conquistada na demonstração “antítica” da
vitória de Jesus na Cruz:
“Logo muito mais agora,
tendo sido justificados pelo seu sangue,
seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos
reconciliados com Deus pela morte de seu
Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos
gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a
reconciliação. Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo
pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que
todos pecaram.” Romanos 5:9-12
Paulo quer demonstrar que como a vida de Cristo se
estenderia por todo o conjunto da Federação dos Homens, Humanidade, desfaria a
condenação de Romanos 3.23, e
atingiria coma modelação do homem para a Salvação através do Cristo. O ponto de
partida do desvio é um homem e o ponto de reencontro com Deus se dá por um
Homem: Cristo.
Somos reconciliados pela morte para que sejamos salvos
pela sua vida, e vida eterna.
Demonstrando a Contaminação
na Federação dos Homens.
“Porque todos pecaram e destituídos
estão da glória de Deus;” Romanos 3:23
“Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador,
que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames.
Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E,
semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se
inflamaram em sua sensualidade uns para
com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.”
Paulo vai demonstrar a universalidade, entre o
agrupamento antropológico, sejam os judeus, ou gentios, da ação do pecado. Neste texto, supra, Paulo
demonstra como o homem deixou que a convivência social se desviou dos mandatos
divinos, antes ordenados ao primeiro homem – Adão.
E deixando de observar a divindade pela própria
Criação se envolveram em seus pecados, assim com a sociedade noiaca, em Genesis 6.
O pecado adâmico se universalizou, à partir do
primeiro homem ao pecar no Éden. Muito embora, este tenha pecado individualmente,
mas como Pai de todos os homens e Gerente mandatário instituído por Deus deixou
uma herança Universal.
Esta tipologia utilizada ao longo de Romanos vai no mostrar
que segundo o mandato espiritual o homem deixou de
observar a presença de Deus no Mundo e se desviou atrás de outros caminhos
malignos.
E que isto é possível para alguns que atentaram para a
Criação e mantiveram-se puros diante de toda a torpeza, inventada pelo homem
desvirtudo: “mostram a obra da lei
escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os
seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;” Romanos 2:14,15
Considerando-se que o homem é criação e Deus é o
Agente Criador, com todo o Poder Divino inerente a Sua Santa e Eterna Pessoa.
Ele dotou o homem de sabedoria, conhecimento
autoridade e ordenou sobre o ‘Adam’, os Mandatos a serem Cumpridos, no sentido
de que são inerentes aos homens, sob uma forma aliançável.
Os homens não entenderam o que eles sofreram foi fruto
de seus próprios pecados e que contra Deus, a Federação Humana não tem
capacidade de agir, ou fugir de seus erros e punição advinda dos mesmos. “Porque o
salário do pecado é a morte, mas o
dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”
Romanos 6.23
Schaeffer: “O homem está separado,
como pessoa, da [Criação] Natureza porque ele é feito à imagem de Deus. Quer
dizer, ele tem personalidade, e como tal ele é único na Criação; mas ele está
unido a todas as outras criaturas como ser criado”.
Na realidade universal o homem se dá na ótica do
primeiro capítulo da Epístola aos Romanos envolve diretamente a questão da
Ordenação para cumprir o Mandato Social ao observarmos que Paulo centra sua
doutrinação constatatória, no ambiente relacional dos Anthropos. Isto foi analisado por este editor e autor deste estudo
em nosso site estudando a palavra, onde citamos a questão dos mandatos humanos
divinamente instituídos á Federação dos Homens, á partir de Adão.
- a palavra homem no grego,
é representada por “antropos”.
a palavra homem no grego, é representada por “antropos”. Site Origem da Palavra
Antropologia é uma ciência
que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega,
formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento).
Temos então a primeira parte da Necessidade Universal
Da Salvação Em Cristo determinada por esta situação, a qual atingiu todos os
homens aos quais, Paulo aponta como “inescusáveis” – “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu
eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas
que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;”
A Questão da Inexcusabilidade
O artigo terceiro da Lei de Introdução Às Normas Do
Direito Brasileiro versa sobre o princípio da inexcusabilidade: "Ninguém
se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece." É absolutamente
possível que alguém deixe de cumprir uma lei por a desconhecer, no entanto
imagine o caos que seria instaurado se isso pudesse ser utilizado como
defesa... Diz Lucas Omer Severen Surjus em um artigo para a UNESP/Franca
Ou este trecho do Advogado Paulo Bachur, ou buscar
entender a questão jurídica da inexcusabilidade. Sem é uma questão de Justiça,
e Paulo informa a necessidade de imputação por Deus, através da Salvação Em
Cristo, leia:
“...permite enfrentar a questão de
que sendo inescusável (art. 21 do CP), o desconhecimento da lei é ao mesmo
tempo circunstância atenuante (art. 65,
II do CP).
CP – Código Penal
CP – Art. 21. O desconhecimento da lei é inexcusável
...
II – o desconhecimento da lei;
A inexcusabilidade ou ignorância da lei de
modo algum afeta a consciência do injusto profano, enquanto que no erro a
consciência do injusto profano cede espaço para vícios de percepção sobre o
continente da ilicitude (elementos do tipo) ou sobre o conteúdo da ilicitude
(erro de proibição). INTRODUÇÃO À MEDIDA
DA CULPABILIDADE - Prolegômenos – Paulo Bachur - Delegado de Polícia de
classe Especial, desde 18.06.2014 - aposentado; atualmente advogado inscrito na
OAB/Go sob o n.39.429. Especialista em Direito Penal e Direito Processual
Penal. Conclui 60 cursos certificados em várias áreas do direito; cursos nas áreas
de investigação de crimes cibernéticos, crimes de quadrilha e do
"colarinho branco", etc, etc. CRISTÃO e assíduo leitor da Bíblia.
JESUS CRISTO É O SENHOR.
“Porque, para com Deus, não
há acepção de pessoas. Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também
perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Porque os
que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de
ser justificados.” Romanos 2:11-13
Ser cumpridor da lei a conhecendo é uma formalidade
obrigatória, mas se pecarem sob a lei estão identicamente condenados. Isto os
obriga a cumprir a Lei, sem desprezar a Graça. É parte do discurso expositivo
de Paulo, para entenderem como Deus obriga todos os homens a alcançarem a Salvação
através de Cristo, judeus, gregos, citas, bárbaros, etc.
Paulo vai declarar que aquilo que ele narra como
acusação aos homens que não tem Lei, é possível para os que sem Lei se tornaram
praticantes da vontade de Deus, sem ser judeu, com Lei.
“Porque, quando os gentios, que não têm lei,
fazem naturalmente as coisas que são da
lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus
corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos,
quer acusando-os, quer defendendo-os;” Romanos
2:14,15
Paulo destaca que se os homens naturais e afastados de
Deus se tornaram inescusáveis, também os judeus romanos devem saber que se
deixarem-se envolver em tais atos, tornar-se-ão igualmente inescusáveis, tanto
quanto. E mais ainda, que se tornam apontadores, ou julgadores dos erros dos gentios.
Obs.: Neste capítulo inicial da Epístola Aos Romanos O
Apóstolo Paulo, à partir, do capítulo 1.19 está, relatando como se comportavam
alguns romanos, em especial a casa imperial e senadores, em suas “bacanais” e
orgias que os crente de Roma, até poderiam ter, alguns deles, participado em
algum momento deveriam rejeitar (...não somente as fazem, mas também consentem
aos que as fazem).Paulo é
explícito na narrativa, O Espírito Santo revelava, nesta Epístola o que assistimos
em nossos dias, de forma clara e evidente que quer ser instituída e aceita como
natural entre a Sociedade que vivemos.
Pois, deveriam reconhecer e saber da longanimidade de
Deus que alcançou os judeus e os gentios convertidos, à Cristo.
“Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem,
quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a
outro; pois tu, que julgas, fazes o
mesmo. E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que
tais coisas fazem. E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas
que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?” Romanos 2:1-3
Como também, nós devemos atentar para a nossa posição,
nos dia atuais, quando apoiarmos certas tendências libertárias e relativistas,
que querem tornar crível e aceitável todo tipo de relacionamentos entre homens
e mulheres, os quais, queiram ou não , alguns, Paulo descreve como inexcusáveis
e inaceitáveis diante do Criado, o Nosso Deus: “Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis,
sem misericórdia; Os quais, conhecendo o
juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem
aos que as fazem.” Romanos
1:31,32
Consentir com estes atos, através de apoiamento a movimentos desta gradação
moral nos tornaria inescusáveis diante de Deus! Atente
para isto!
A inexcusabilidade da
incredulidade.
Ora, se o homem desde Adão que viu a Deus e conviveu
com Ele, foi dotado pelo Criador de um sentimento interno e nato de reconhecer
nas Obras da criação a presença de Deus deixou para trás todo sentimento de
contato com a Divindade o fez por seu próprio desejo, que sublimou esta natural
vontade de contato com Deus, e tornou e tomou para si outros padrões de
divindades, seja os antropomorfórmicos, e e zoomorformicos para adorar e deixou
a concupiscência dominar seus sentidos dados por Deus, para cometerem torpezas,
se torna inescupável por embotar e cauterizar com tudo isto a presença de Deus,
em suas vidas.
A Criação contra o Criador:
Compreendendo que a Aliança de Deus com os homens se
dá por Graça, ou favor, e ela é unilateral no sentido rudimentar.
Considerando-se que o homem é criação e Deus é o
Agente Criador, com todo o Poder Divino inerente a Sua Santa e Eterna Pessoa.
Ele dotou o homem de sabedoria, conhecimento
autoridade e ordenou sobre o ‘Adam’, os Mandatos a serem Cumpridos, no sentido
de que são inerentes aos homens, sob uma forma aliançável.
2 Tm.2. 11-13. “Fiel é esta palavra: Se,
pois, já morremos com ele, também com ele viveremos; se perseveramos, com ele
também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; se somos infiéis, ele
permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo.”
Quando o Adam quebra de sua parte este relacionamento,
Deus continua Fiel ao Mandato cedido ao gerente adâmico terrestre, fruto de Sua
Criação como Soberano do Universo.
O. Palmer Robertson a define, em seu livro O
Cristo dos Pactos, assim: “Aliança é um
pacto de sangue. Envolve compromissos com conseqüências de vida e morte.”
CONTINUA
Fonte:
Ana Beatriz S. Rein (PR).
Apontamentos do autor
L. Cerfaux – Cristo
na Teologia de Paulo
Bíblia online
Citações no corpo do texto
Palavra da Verdade - Portas abertas e fechadas - Hernandes
Dias Lopes
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