Tema da Lição Bíblica
CPAD – 2º Trimestre 2016 – 2ª Parte
A Questão da Fé
Estudo: Pr Osvarela
Vamos
considerar este Tema: A Fé à luz de
seus quatro Contextos.
Princípio e Axioma,
concluso. Assim
defino as proposições de Paulo para colocação das Doutrinas, à partir da Fé.
Ao
estudarmos as declarações de Paulo em Romanos nos deparamos com alguns pontos
nos quais ele vai nos mostrando como se chegar a definições doutrinárias, até
nos encontrarmos com a definição axiomática de onde, por onde, porque, por quem
e como se dá o processo salvífico. Há um caminho claro e rápido a se descobrir,
ao longo da Epístola pelo qual se encontra a salvação pela fé através da Graça,
como muitos encontraram, entre eles: Martinho
Lutero, Agostinho, John Wesley, João Crisóstomo, o maior pregador do século
V, pedia que Romanos fosse lido em alta voz uma vez por semana.
A
palavra fé em Romanos aparece cerca de 35 vezes. Crer aparece 4 vezes.
Sob a Luz de Hebreus e
Habacuque
“Mas o justo viverá pela fé” – Romanos
1.17
A. O Contexto da Passagem Hebreus 10:19-12:2:
O assunto desta passagem é a fé
advinda do Gospel, ou seja, o Evangelho de Cristo.. Esta é a palavra-chave da
passagem, usada vinte e sete vezes. Assim, como a palavra graça aparece na Bíblia cerca de 323 vezes. É bom destacarmos que a citação de Habacuque um profeta
escritor do Antigo Testamento se faz necessária,na análise da fé paulina, pela
forma dicotômica que Paulo descreva a questão da Graça e da Justificação, do
pecado e do pecado, diante da fé do judeu como portador de direito pela
circuncisão dos dons revelados de Deus. Assim sabemos que em todo o texto do
Velho Testamento aparece apenas uma vez a palavra fé: no livro do profeta Habacuque.
“Porque a visão é
ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se
tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará. Eis que a sua alma está
orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.” Habacuque 2:3,4
E
no Novo Testamento, a palavra Fé aparece cerca de 247 vezes. Da mesma forma é indissociável, a Epístola aos Hebreus.
FÉ EM ROMANOS
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Romanos
1:5
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Romanos
4:16
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Romanos
1:8
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Romanos
4:19
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Romanos
1:12
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Romanos
4:20
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Romanos
1:17
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Romanos
5:1
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Romanos
3:22
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Romanos
5:2
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Romanos
3:25
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Romanos
9:30
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Romanos
3:26
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Romanos
9:32
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Romanos
3:27
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Romanos
10:6
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Romanos
3:28
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Romanos
10:8
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Romanos
3:30
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Romanos
10:17
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Romanos
3:31
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Romanos
11:20
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Romanos
4:5
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Romanos
12:3
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Romanos
4:9
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Romanos
12:6
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Romanos
4:11
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Romanos
13:11
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Romanos
4:12
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Romanos
14:1
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Romanos
4:13
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Romanos
14:22
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Romanos
4:14
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Romanos
14:23
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Romanos
16:26
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Glossário
Righteousness - Direito Eouness; substantivo
- a qualidade ou estado de ser justos .
Justos
– conduta correta; a qualidade ou estado de ser apenas ou o direito de ser
justo:
Ex.:
“Eles vieram a perceber a justiça de sua posição sobre o assunto.” O termo
"direito” eousness "pode ser visto/entendido,
como sendo" direito "com Deus.
As
palavras gregas: Pistis, 240 vezes, fé, confiança em outro, o que causa a fé, o
que garante a fé. Pistos, 77 vezes, digno de fé, crível, fé, confiança.
Termos
bíblicos para fé: a palavra mais comum no Velho Testamento para crer tem o significando de: “estar firme, imutável, estabelecido” e no tempo hiphil, “considerar-se estabelecido, considerar como
verdadeiro, crer”.
Justificação – Teologia: ação ou
efeito da graça divina, que torna os homens justos; restituição à inocência
original. Subs. Fem. ato ou efeito de justificar(-se). Conjunto de argumentos
apresentados por alguém em sua defesa ou em favor de alguém. O que justifica ou
serve para justificar; justificativa, desculpa. Jurídico - produção de provas,
tanto testemunhais como documentais, no correr do processo. Origem - ETIM lat. justificatĭo,ōnis 'justificação'
Conceitos de fé:
distinção entre 4 classes de fé:
Fé Histórica: expressa a idéia
de que esta fé aceita as verdades das Escrituras, como uma pessoa aceita uma
história que não tem interesse, acompanhada com as operações do Espírito
Santo, não é enraizada no coração. É uma fé humana e não uma fé divina.
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Atos dos Apóstolos 26.27,28
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Fé Milagrosa: esta é a fé em
milagres, podendo ser em sentido ativo ou em sentido passivo e pode vir
acompanhada ou não da fé salvadora
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Mateus 8.1013;
17.20; Marcos 16.17,18; João 11.22,25-27; Atos dos Apóstolos 14.9).
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Fé Temporal: não é uma fé
permanente, sendo que esta pode surgir em tempos de prova ou de perseguição
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Mateus 13.21.
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Fé Salvadora: esta fé é
assentada no coração, bem como é enraizada em uma vida regenerada, é uma
convicção segura que é operada no coração do homem por meio do Espírito
Santo, fazendo com que o homem tenha uma nova vida, sendo Cristo o objeto da
fé salvadora.
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Elementos da fé: o elemento
intelectual, o conhecimento da fé o elemento emocional o elemento volitivo, o
elemento culminante da fé.
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Romanos 1:1-7
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Objeto da fé: é toda a
revelação divina, tal como é contida na Palavra de Deus e o objeto especial
da fé, Jesus Cristo, bem como a promessa da salvação por meio de Sua
mediação. Consiste basicamente em um ato especial de fé em receber a Cristo e
descansar nEle
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Romanos 3.23; João
3.15,16,18;6.40
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Base da fé: esta se apóia na
veracidade e na fidelidade de Deus em relação às Suas promessas do Evangelho.
Esse conhecimento não nos seria possível se não tivéssemos a Palavra de Deus
Escrita, que é o meio pelo qual conhecemos a revelação incorporada nas
Escrituras com a verdadeira Palavra de Deus, assim como também o testemunho do
Espírito Santo. Romanos 4.20,21; 8.16; 1João 5.7; Efésios 1.13; 1João 4.13;
5.10
A
afirmação de Habacuque se aplica no Novo Testamento (2.4 complementado em Romans
1.17; Gálatas 3.11, já citado neste estudo).
Outra
palavra importante é butach, confiar em, apoiar-se sobre, possuir fé e chasah,
com menos frequência, esconder em, fugir para se refugiar. No Novo Testamento:
na LXX ter fé, uso do verbo pisteuein, ocorrendo cerca de 98 vezes.
Diz Scofield:
A
essência da fé consiste em crer e receber o que Deus revelou, e pode ser
definida como aquela confiança no Deus das Escrituras e em Jesus Cristo que Ele
enviou, que o aceita como Senhor e Salvador e impele à obediência amorosa e às
boas obras? (SCOFIELD, C. I. A Bíblia de Referência Scofield, IBR, l983,
p.1252) (Jo 1.12; Tg 2.14-26).
A
fé destacada nestes primeiros versículos será o grande destaque na definição da
Salvação, seja do judeu ou do grego, do bárbaro.
“Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a
posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé
que teve Abraão, o qual é pai de todos nós” Romanos 4:16
Com
esta determinação Paulo vai impactar a vida de muitos homens desde que ela é
revelada como fundamento salvífico a ser utilizado pelo Apóstolo para definir a
posição, valor e alcance universal, com a comparação da Fé de Abraão pai de
todos os que tem fé.
“Qual
é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em toda a maneira, porque,
primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas” Romanos 3:1,2
Não
se tornando um tesouro só revelado aos judeus, ainda que estes foram os que
receberam primeiramente os oráculos divinos, mas não entenderam que estes
deveriam ser compartilhados com todos os homens, com os judeus sendo porta-voz
das novas da salvação. Paulo destaca, então, questões físicas, como marcas da
circuncisão, símbolos das Obras da lei, de nada valem se não atingido o
objetivo da fé da salvação pela Justificação.
Divisões na Carta aos
Romanos:
João
Calvino: “O homem encontra sua justificação única e exclusivamente na
misericórdia de Deus, em Cristo, ao ser ela oferecida no evangelho e recebida
pela fé.”
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Condenação
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Justificação
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Santificação
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Predestinação{como concieto sem a aplicabilidade calvinista]
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Exortação
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1.1-3.20
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3.21-5.21
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6-8
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9-11
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12-16
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Condenação
dos pagãos
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Justificação
pela fé
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Significado
do batismo
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Eleição
de Israel
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Deveres
cristãos
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Condenação
dos moralistas
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Exemplo
de fé: Abraão
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Um
mercado de escravos
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Rejeição
de Israel
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Deveres
com o Estado
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Condenação
dos judeus
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As
bênçãos da justificação
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A
Lei Analogia do casamento
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Restauração
de Israel
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Deveres
com os irmãos fracos
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Condenação
universal
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Comparação
entre Adão e Cristo
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A
Lei e a consciência
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O
exemplo de Cristo
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O
andar no Espírito
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E o que vale a Lei
para os que viveram sem Lei?
O
assunto é introduzido em Hebreus
10:19-22, com uma exortação a nos aproximarmos de Deus com uma total
certeza de fé no sangue de Jesus, o nosso Sumo-Sacerdote, o Qual abriu o
caminho para a nossa entrada. Ai então os versículos 23-29 seguem com uma
exortação a mantermos esta profissão de fé, e com uma admoestação contra uma
hesitação ou retrocedimento por causa da incredulidade O Capítulo 10 flui para
a expressão em consideração, ao passo que o Capítulo 11 flui para fora dela,
sendo que este último Capítulo fornece ilustrações da antiguidade de como os
justos de fato viveram pela fé.
“Isto é, a
justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que
crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da
glória de Deus; Sendo justificados
gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual
Deus propôs para propiciação pela fé no
seu sangue, para demonstrar a sua
justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de
Deus; Para demonstração da sua justiça
neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que
tem fé em Jesus.” Romanos 3:22-26
Partindo
das definições da Fé, para alcance universal da salvação, sob a
ótica da Doutrina da Justificação, que
traspassa o momento da escrita paulina alcançando os nossos dias, e para a
demonstração da Graça de Deus, que não leva em consideração “os pecados dantes cometidos”, Paulo propõe
um axioma, para o qual ele dá uma conclusão:
“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. É porventura
Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios,
certamente, Visto que Deus é um só, que justifica
pela fé a circuncisão, e por meio da
fé a incircuncisão.” Romanos 3:28-30
Todo
o tema bíblico deve ser concorde com, o todo das Escrituras, assim temos que as
referências devem abalizar o que se coloca como Doutrina. Deste modo podemos nos
referendar em Hebreus 12:2 [Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava
proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do
trono de Deus.], que vai dar o mesmo sentido que o Apóstolo está apontando
para o principal personagem que podemos alcançara a salvação por Ele, aponta
para Jesus - O Autor e Consumador da fé
dos justos.
O Contexto da Fé no Novo
Testamento:
Pelo fato de que Cristo veio, que é
Aquele ao qual, o todo [conteúdo] do Antigo Testamento apontava, e que os
judeus aguardavam, mas sob uma perspectiva que poucos e alguns eram Pais da
nação, os Patriarcas, os profetas e antigos nominados nas Vétero Escrituras [Abraão, Jó, Davi, Moisés, Habacuque] o
tema do Novo Testamento é a fé n’Ele. A expressão que está sendo considerada é
incomum no sentido de que três Epístolas do Novo Testamento são desenvolvidas
com base nela.
O
uso desta expressão em Romanos 1:17
enfatiza a justificação pela fé em contraste com as obras; em Gálatas 3:11, ela enfatiza a vida pela
fé, em contraste com a morte pela lei; em Hebreus
10:38, a natureza da fé é contrastada com a incredulidade.
Sob
os inclusos na imputação pela Graça na Justificação, destacamos nos textos, e o
que contém a resposta do axioma paulino, o que envolve a Fé [em negrito]:
Romanos 1:17 - “O
JUSTO viverá pela fé”
Gálatas 3:11 - “O
justo VIVERÁ pela fé”
Hebreus 10:38 -
“O justo viverá pela FÉ”
Os
termos "justo, a justiça, a
justificar" são sinônimos dos termos: "Justiça, justo, faça justiça" Uma situação semelhante existe
com a palavra "fé", é
sinônimo de "crença".
Assim, "Nós somos justificados pela fé" traduz a mesma frase
original, que significa "Nós somos feitos justos pela crença”. “O termo “
apenas justificação "pode ser vista como"apenas como se você nunca
pecou ". O termo " direito eousness "pode ser visto como
sendo" direito "com Deus.
D. O Contexto do Todo das Escrituras:
A Bíblia como um todo revela que é o
pecado da incredulidade que rompe o relacionamento do homem com Deus, e que é
somente através da justiça que é pela fé que o homem pode ser justificado aos
Seus olhos. Quer seja sob a Lei da Antiga Aliança, ou sob a graça da Nova
Aliança, o justo somente pode viver pela fé. É em Habacuque
2:4 que encontramos esta expressão sendo usada primeiramente. A relevância
desta expressão com relação ao todo do Contexto Bíblico é confirmada pelo seu
uso, pelos escritores do Antigo Testamento, como também do Novo Testamento,
além da lista dos heróis da fé em Hebreus
11.
Deveríamos ressaltar que o próprio
escritor da Epístola aos Hebreus utilizou o Princípio do Contexto,
interpretando Habacuque 2:4 à luz
das vidas de santos do Antigo Testamento registrados nos Livros Históricos do
Antigo Testamento. Assim sendo, ele usou a história do Antigo Testamento para
interpretar um versículo extraído das profecias do Antigo Testamento.
Discurso exegético
Capítulo
1 – a Humanidade distanciada por sua escolha e
transferência da divindade em coisas da Criação.
Fundamento:
“Eu sou devedor,
tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a
ignorantes. .Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder
de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e
também do grego.” Romanos 1: 14;16
Deus
oferece a salvação para todo o homem sem que este tenha qualquer tipo de
merecimento. Para isto, o homem, por meio da fé, recebe esta salvação oferecida
por Deus, sendo este o meio pelo qual é salvo.
A
palavra mais empregada para descrever a fé, é crer.
Há
uma força nova para os gentios, mas eterna para Deus e antiga para os judeus:
O
Evangelho: “...evangelho
de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo
aquele que crê”
Por
mais paradoxal que isto possa parecer, o evangelho foi proclamado á Adão e Eva
e produziu efeitos de fé em Eva, é o proto-evangelho, a semente de todo Gospel.
“E
porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente;
esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Eva, sua mulher, e ela
concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.” Genesis 3.15; Gênesis 4:1
Entendendo
o que Paulo, após se apresentar como legítimo Apóstolo de Cristo, começa a
doutrinar sobre este evangelho eterno, que pode ser visto na Criação.
“Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é
testemunha de como incessantemente faço menção de vós” Romanos 1: 9
No
capítulo 1 ao censurar os pecados graves e incredulidade que estão à vista,
como eram (e ainda são) os pecados dos pagãos, que vivem sem a graça de Deus.
Ele diz que, através do Evangelho, Deus está revelando sua ira do céu sobre
toda a humanidade por causa da vida ímpia e injusta em que vivem. Pois, apesar
de conhecer e reconhecer a cada dia que há um Deus, mas a natureza humana em si
mesmo, sem graça, é tão mal que nem ele nem graças honra a Deus.
O
conhecimento do Evangelho não salva ninguém. Uma pessoa pode perfeitamente
conhecer e aceitar todos os fatos do Evangelho sem obter a salvação, um exemplo
disso foi Simão, o mágico (At 8.13,23). Por meio de sua própria vontade o homem
revoltou-se contra Deus e através de sua vontade ele pode também voltar para
Deus. Ele pode escolher entre o caminho largo e o caminho apertado, entre
Cristo e o pecado. O caminho é Jesus Cristo. Ele deve ser o objeto de nossa fé.
Fonte:
Fé
- seus vários aspectos; 23/6/2004; Por: Pr. Cleverson de Abreu Faria. Igreja
Batista Salém - Pinhais - Curitiba – PR
Web
servos
Bíblia
Plenitude
Guia
da Bíblia – Bruce Bickel;Stan Jantz
O
Drama da Doutrina – Kevin Vanhoozer
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