A Lei, a Carne e o Espírito – 1ª Parte [Étimos e
Introdução]
Lição 6 CPAD 2016
Estudo e
subsídio de autoria do: Pastor Osvarela
A Hamartiologia
vista sob a ótica paulina.
Texto Áureo
"Dou graças a
Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento,
sirvo à Lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado." Romanos 7.25
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos 7.1-15
1 NÃO sabeis vós,
irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem
por todo o tempo que vive?
2 Porque a mulher
que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas,
morto o marido, está livre da lei do marido.
3 De sorte que,
vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o
marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
4 Assim, meus
irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que
sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos
fruto para Deus.
5 Porque, quando
estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em
nossos membros para darem fruto para a morte.
6 Mas agora temos
sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos;
para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
7 Que diremos pois?
É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei;
porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não
cobiçarás.
8 Mas o pecado,
tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto
sem a lei estava morto o pecado.
9 E eu, nalgum
tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.
10 E o mandamento
que era para vida, achei eu que me era para morte.
11 Porque o pecado,
tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.
12 E assim a lei é
santa, e o mandamento santo, justo e bom.
13 Logo tornou-se-me
o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado,
operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se
fizesse excessivamente maligno.
14 Porque bem
sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
15 Porque o que faço
não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
Base textual:
“Porque, quando
estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em
nossos membros para darem fruto para a morte.”
Tomo este texto como
centro deste tema sobre a Hamartiologia contida neste presente estudo.
Σαρξ - sarx
– n.f. carne (substância terna do corpo vivo, que cobre os ossos e é permeada
com sangue) tanto de seres humanos como de animais; a carne, denotando
simplesmente a natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos separada
da influência divina, e por esta razão inclinada ao pecado e oposta a Deus;
corpo de uma pessoa; natureza sensual do homem, “a natureza animal”; natureza
animal com desejo ardente que incita a pecar; natureza física das pessoas,
sujeita ao sofrimento;
בשר - basar; n m. carne; referindo-se ao corpo; de seres humanos;
de animais; o próprio corpo; órgão sexual masculino (eufemismo); carne como
algo frágil ou errante (homem em oposição a Deus); todos os seres viventes;
animais; humanidade.
“σαρκικος significa μυνδανο,
que é controlado pelos desejos errados que dominam a carne, carne que
freqüentemente é entendida no seu sentido amplo, ver σαρξ. Descreve a pessoa que entrega à carne o domínio de sua vida.
Significa distintamente oposto ao Espírito de Deus, anti-espiritual.
σαρκινος propriamente significa carnal, feito de carne, carne
como sendo a matéria pelo qual é composta. Quando tem um mau sentido, no
entanto, é simplesmente similar a σαρκικος,
mas de acordo com Trench não tão forte, denotando alguém como não espiritual,
rudimentar, antes que anti-espiritual.
Outros, como Cremer e Thayer, com mais probabilidade
fazem de σαρκινος o sentido mais
forte. Descreve alguém que está na carne, completamente entregue à carne, arraigado na
carne, antes que alguém que simplesmente age de acordo com a carne (σαρκικος). Aponto que sejamos atentos,
a alguma discussão acadêmica, aparente, pelo uso dos termos, entre os dois nos
manuscritos do Novo Testamento.” Strong
אבחה - ’ibchah; n f . significando carne humana.
Σταυροω - stauroo; v. fixar, fincar com estacas; metáf. crucificar a carne, destruir totalmente seu poder (a natureza da
figura implica que a destruição está ligada a dor intensa); crucificar; crucificar
alguém;
σαρκικος - sarkikos; adj. corpóreo, carnal; que tem a natureza da carne, i.e., sob o
controle dos apetites animais; governado pela mera natureza humana, não pelo
Espírito de Deus; que tem sua sede na natureza animal ou despertado pela
natureza animal; humana: com a idéia implícita de depravação; que pertence à
carne; ao corpo: relativo ao nascimento, linhagem, etc
αδικια - adikia;
n f. injustiça, de um juiz; injustiça de coração e vida; uma profunda violação
da lei e da justiça, ato de injustiça.
αμαρτια - hamartia; n. f. errar o alvo; errar, estar errado; errar ou desviar-se do
caminho de retidão e honra, fazer ou andar no erro; desviar-se da lei de Deus,
violar a lei de Deus, pecado; aquilo que é errado, pecado, uma ofensa, uma
violação da lei divina em pensamento ou em ação; coletivamente, o conjunto de pecados
cometidos seja por uma única pessoa ou várias.
ανομια - anomia;
n f. a condição daquele que não cumpre a lei; porque não conhece a lei; porque
transgride a lei; desprezo e violação da lei, iniqüidade, maldade.
INTRODUÇÃO - DISCURSO
É importante
destacar que para iniciar sua posição doutrinária da relação Lei, e o erro do
homem, Paulo usa a figura do Casamento para expor a questão da quebra de uma aliança
legal [nomia], ou de determinação da Lei.
“Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a
lei), que a lei tem domínio sobre o
homem por todo o tempo que vive? Porque a mulher que está sujeita ao
marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está
livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera
se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não
será adúltera, se for de outro marido. Assim, meus irmãos, também vós estais
mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que
ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.” Romanos 7:1-4
Paulo é pródigo em
comparações, nas quais utiliza-se da figura matrimonial, na questão relacional,
ao comparar Jesus como o marido e usando a mulher como esposa de Cristo, sob
condições pelas quais a figura masculina é obrigada a servir de forma estoica
no relacionamento.
Aqui ele coloca o
homem como ligado enquanto viver a Lei, [que
a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive] como o faz no
casamento.
Assim, se morre
libera a mulher da obrigação matrimonial [morto
o marido, está livre da lei do marido. ], liberando-a para qualquer e novo
casamento.
É uma figura que se
estabelece, quando o Apóstolo cita a conclusão do pensamento: “também vós
estais mortos para a Lei pelo corpo de Cristo, para
que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos” Romanos 7:4; a questão é concluída com
a liberação do homem, para os preceitos da Lei, visto que o homem ao se tornar
crente em Cristo não serve mais a Lei, e deixa de ter compromissos legais, mas
agora, pelo batismo, se torna morto para Lei, que foi o “aio” para levar os
homens à Jesus Cristo, e se torna livre para servir a Cristo, que do mesmo modo
(como primícias, desta novidade de Vida)
ressuscitou dos mortos, ou seja, o homem crente em Jesus, se torna
partícipe de uma nova esfera de vida, a Vida Espiritual, inaugurada por Jesus
para a qual o homem morre.
“De
sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo
foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também
em novidade de vida.” Romanos 6:4
“Mas
agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos
retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.” Romanos 7:6
Primeira parte - Continua
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