A Lei, a Carne e o
Espírito – 2ª Parte
Lição
6 CPAD 2016
Estudo e subsídio de autoria do: Pastor Osvarela
A
Hamartiologia vista sob a ótica paulina.
Texto Áureo
"Dou graças a
Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento,
sirvo à Lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado." Romanos 7.25
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
Romanos 7.1-15
“NÃO
sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio
sobre o homem por todo o tempo que vive? Porque a mulher que está sujeita ao
marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está
livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera
se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não
será adúltera, se for de outro marido. Assim, meus irmãos, também vós estais
mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que
ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. Porque,
quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam
em nossos membros para darem fruto para a morte. Mas agora temos sido
libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que
sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. Que diremos pois?
É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei;
porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não
cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a
concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado. E eu, nalgum tempo,
vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri. E o
mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte. Porque o pecado,
tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou. E assim a lei
é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Logo tornou-se-me o bom em morte?
De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a
morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente
maligno. Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido
sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço,
mas o que aborreço isso faço.”
Base textual:
“Porque, quando estávamos na carne, as paixões
dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para
a morte.”
“Digo,
porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a
carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se
um ao outro, para que não façais o que quereis.” Gálatas 5:16,17
Obs.: É importante reconhecer
que a questão da carne e espírito deve ser tratada, com cuidado para não
cairmos em pensamentos gnósticos que o próprio Paulo combateu. Devido a questão
da filosofia grega e sua visão, a questão da posição sobre a carne é
fundamental, neste ensino da Epístola aos Romanos.
“Cuidado
que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a
tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo”. Colossenses 2:8
“Ora,
se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre
vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos,
também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa
pregação, e também é vã a vossa fé.” I
Coríntios 15:12-14
Dualismo - substantivo
masculino; rel princípio comum a diversas religiões e seitas que professa a
coexistência irredutível do corpo e do espírito, do bem e do mal. fil padrão
recorrente de pensamento desde os primórdios da filosofia, que busca
compreender a realidade e a condição humana dividindo-as em dois princípios
básicos, antagônicos e dessemelhantes (p.ex., forma e matéria, essência e
existência, aparência e realidade etc.). Freq. filosófica no
cartesianismo, perspectiva segundo a qual o pensamento e a matéria são
substâncias independentes e incompatíveis. P.ext. coexistência de sensações,
crenças, posições contraditórias em situações, indivíduos etc.
Dualismo e Pecado - um dos mais antigos
conceitos de pecado está no dualismo a crença de que há uma luta entre forças
preexistentes iguais (virtual ou realmente) – os deuses do bem e do mal. As
duas forças cósmicas, com a sua luta, são a causa da pecaminosidade na esfera
atemporal. Teologia Sistemática –
fls 266 – capítulo 8 – Origem Natureza e
Conseqüências do Pecado.
“O dualismo não pode existir em nenhum
canto do universo, independentemente do que nossos filósofos nos digam. Há
apenas um poder que possa exceder qualquer coisa, e esse poder é o Deus
Poderoso, como a Bíblia nos revela. Portanto, de acordo com a evidência encontrada
nas Escrituras, há apenas um poder onipotente, não dois. Dessa forma, qualquer
doutrina de dualismo que defenda a existência de dois poderes iguais que se
opõem (o bem e mal) é uma doutrina falsa.” Got Questions
Continuando...
Discurso – continuação ...
–
“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que
não façais o que quereis.” Gálatas
5:17
O
antagonismo, e não o dualismo é a vertente doutrinária de Paulo na questão da
cobiça da carne contra a frutificação do Espírito.
Paulo
sempre defendeu este antagonismo, o que podemos constatar ao lermos Gálatas 5.
Ações,
que Paulo chama de obras [podemos entender, isto, se considerarmos a colocação
abaixo, sobre o que a carne, lado físico humano]
Obras da carne – “Porque a carne cobiça contra o
Espírito, e o Espírito contra a
carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.Mas,
se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.Porque as obras da
carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,Idolatria,
feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões,
heresias,Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a
estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que
cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Gálatas 5:17-21
Frutos do Espírito – “Mas o fruto do Espírito é:
amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Contra estas
coisas não há lei.E os que são de Cristo crucificaram a carne com as
suas paixões e concupiscências.Se vivemos em Espírito, andemos também em
Espírito.” Gálatas 5:22-25
A
questão da atividade da Lei sobre a operação do pecado é demonstrada por Paulo,
para desconsiderar a desinformação de como o homem pode considerar-se livre das
“nomia” para poder pecar livremente.
“pessoas
moralmente livres simplesmente fazem escolhas livres”, já nos idos da
carta aos de Roma, Paulo verifica esta tendência para confrontar a abundancia
do pecado. Teologia Sistemática –
fls 266 – capítulo 8 – Origem natureza e Consequencias do Pecado.
E
entre os cristãos de origem judaica se imaginaram livres para pecar, pois já
não estavam debaixo da Lei! Paulo está se referindo a vida cristã. Alguns
alegam que Paulo se coloca, dentro da discussão, utilizando de sua própria
experiência, sem duvida pode-se fazer esta ilação, após os termos de suas
expressões [expressões “vendido como escravo ao pecado” (Romanos 7.14), “Sei que
nada de bom habita em mim” (Romanos 7.18) e “miserável homem que sou” (Romanos
7.24).] , mas entendo que, no caso, a aplicação é de uma consistente
Doutrina sobre o Pecado e sua ação através da “Sarx”.
O
emprego das expressões “vendido como
escravo ao pecado”, “Sei que nada de bom habita
em mim” e “miserável homem que sou”.
Estas citações não parecem referir-se a experiência cristã; ESTUDO DA CARTA DE PAULO AOS ROMANOS,
Santo Vivo
“E eu,
nalgum tempo, vivia sem lei, mas,
vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu
morri.” Romanos 7:9
Mas,
o que dizer desta afirmação, supra, na qual ele coloca o texto na primeira
pessoa?
Conhecendo
a vida do hebreu dos hebreus, criado aos pés de Gamaliel e cruel defensor,
[antes da sua conversão no Caminho de Damasco] da Lei, não se enquadra no
texto, mesmo colocando o pronome “eu”. Na realidade, é claro mais uma vez, como
‘soi’ natural ao Apóstolo Paulo ele usa de forma de linguagem.
Há
que se entender expressões, como do texto, supra. Há um comando de algo maior
que o homem possa dominar, há o império, ou domínio, da lei da carne [uma
terceira lei, esta física], DNA adâmico impossível de ser vencido pelo homem,
na forma que atua, ou seja, no plano físico auxiliado pela alma e que não pode
ser socorrido, pois o pecado lhe exauriu as forças contra a sua ação. Assim,
somente no Plano do espírito há uma possibilidade de vitória sobre este domínio
carnal, pelo único caminho de retorno do homem natural ao homem espiritual através de Jesus Cristo [“... quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo
nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o
entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.” Romanos 7:24,25]:
“Mas vejo nos meus membros outra lei, que
batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado
que está nos meus membros.” Romanos 7.23
“Não reine, portanto, o
pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; nem
tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de
iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como revividos dentre os mortos, e os
vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça”. Romanos 6.12-13
“Contra
estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as
suas paixões e concupiscências.” Gálatas
5:23,24
A
Escritura ensina que Deus criou pessoas e objetos, mente e matéria, espíritos e
corpos, coisas no céu e na terra, o invisível e visível. São várias formas de
distinguir o espiritual do físico.
Destaco
algumas passagens para entender a inserção de quadro sobre leis que podemos
encontrar na Epístola aos Romanos:
“Para
os que estão sem lei, como se
estivesse sem lei (não estando sem lei
para com Deus, mas debaixo da lei de
Cristo), para ganhar os que estão sem
lei.” 1 Coríntios 9:21
“Porquanto
a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus,
nem, em verdade, o pode ser.” Romanos
8:7
“Porquanto
o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque
as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder,
como a sua divindade, se entendem, e
claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem
inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus.” Romanos 1:19-21
“Mas
agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e
dos profetas;” Romanos 3:21
As Leis que encontramos
em Romanos
νομια - Lei
Lei
de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado
Lei de Deus
Lei do Pecado
Lei do Casamento [Marido]
- vide a primeira parte do estudo
Lei Mandamento – A Lei de Moisés
Lei da Carne
Lei dos Nossos Membros – “Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra ... o meu entendimento, e me prende...”
Lei dos Nossos Membros – “Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra ... o meu entendimento, e me prende...”
Lei
do Entendimento
Estas
são colocadas como guia do pensamento paulino para a afirmação doutrinária da
necessidade de um novo nascimento.
“Não sabeis vós, irmãos (pois que falo
aos que sabem a lei), que a lei tem
domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?Porque a mulher que está
sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o
marido, está livre da lei do marido.De sorte que, vivendo o marido, será
chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da
lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.Assim, meus irmãos,
também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de
outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para
Deus. Mas agora temos sido libertados da
lei, tendo morrido para aquilo
em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.”Romanos 7:1-4;6
“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus
enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,” Gálatas 4:4
Corrobora
o texto seguinte como revelação divina, onde a Bíblia corrobora e interpreta as
suas próprias Escrituras:
“Porque eu, pela lei, estou morto
para a lei, para viver para Deus.
Já estou crucificado com Cristo; e vivo,
não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne,
vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por
mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se
que Cristo morreu debalde.” Gálatas 2:19-21
Étimlogolia
ανομια- anomia; n f. a condição
daquele que não cumpre a lei; porque não conhece a lei; porque transgride a lei;
desprezo e violação da lei, iniqüidade, maldade.
Ανομος -anomos; adj. destituído da lei
(mosaica); em referência aos gentios; que se desvia da lei, que desrespeita
lei, ilegal, malvado.
ανομως- anomos; adv; sem a lei, sem o
conhecimento da lei; pecar em ignorância da lei Mosaica; viver ignorando a lei
e a disciplina.
Segunda
parte - Continua
Fonte:
Bíblia
Plenitude
Bíblia
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