A Doutrina
do Culto Levítico
Lição 6 –
CPAD – 3º trimestre 2018
Estudo Pr. prof. Osvarela
Texto
áureo
“Do SENHOR é
a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” Salmos 24:1
Leitura
Bíblica:
Levítico
9:1-14
E
aconteceu, ao dia oitavo, que Moisés chamou a Arão e seus filhos, e os anciãos
de Israel,
E
disse a Arão: Toma um bezerro, para expiação do pecado, e um carneiro para
holocausto, sem defeito; e traze-os perante o Senhor.
Depois
falarás aos filhos de Israel, dizendo: Tomai um bode para expiação do pecado, e
um bezerro, e um cordeiro de um ano, sem defeito, para holocausto;
Também
um boi e um carneiro por sacrifício pacífico, para sacrificar perante o Senhor,
e oferta de alimentos, amassada com azeite; porquanto hoje o Senhor vos
aparecerá.
Então
trouxeram o que ordenara Moisés, diante da tenda da congregação, e chegou-se
toda a congregação e se pôs perante o Senhor.
E
disse Moisés: Esta é a coisa que o Senhor ordenou que fizésseis; e a glória do
Senhor vos aparecerá.
E
disse Moisés a Arão: Chega-te ao altar, e faze a tua expiação de pecado e o teu
holocausto; e faze expiação por ti e pelo povo; depois faze a oferta do povo, e
faze expiação por eles, como ordenou o Senhor.
Então
Arão se chegou ao altar, e degolou o bezerro da expiação que era por si mesmo.
E
os filhos de Arão trouxeram-lhe o sangue, e molhou o seu dedo no sangue, e o
pôs sobre as pontas do altar; e o restante do sangue derramou à base do altar.
Mas
a gordura, e os rins, e o redenho do fígado de expiação do pecado, queimou sobre
o altar, como o Senhor ordenara a Moisés.
Porém
a carne e o couro queimou com fogo fora do arraial.
Depois
degolou o holocausto, e os filhos de Arão lhe entregaram o sangue, e espargiu-o
sobre o altar em redor.
Também
lhe entregaram o holocausto nos seus pedaços, com a cabeça; e queimou-o sobre o
altar.
E
lavou a fressura e as pernas, e as queimou sobre o holocausto no altar.
Etimologia
אמת - ’emeth - firmeza, fidelidade, verdade ;doutrina verdadeira adv.
διδασκαλια
– didaskalia;
ensino; aquilo que é ensinado, doutrina; ensinamentos, preceitos
διδασκαλος
- didaskalos;
n. m. professor;no NT, alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos
deveres do homem; daqueles que, nas assembleias religiosas dos cristãos,
encarregavam-se de ensinar, assistidos pelo Santo Espírito
διδασκω
– didasko;
ensinar; ensinar alguém; dar instrução; instilar doutrina em alguém
διδαχη
– didache;
ensino; aquilo que é ensinado; doutrina, ensino a respeito de algo
δικαιοσυνη
- dikaiosune;
n. f. num sentido amplo: estado daquele que é como deve ser, justiça, condição
aceitável para Deus; doutrina que trata do modo pelo qual o homem pode alcançar
um estado aprovado por Deus; integridade; virtude; pureza de vida; justiça;
pensamento, sentimento e ação corretos
δογμα
- dogma;
n. n. doutrina, decreto
ετεροδιδασκαλεω - heterodidaskaleo;
v. ensinar outra ou diferente doutrina;
desviando-se da verdade
תודה – towdah; confissão, louvor, ação de graças; dar louvor a Deus; ação
de graças em cânticos de culto litúrgico, hino de louvor
ειδωλολατρης
- eidololatres;
n. m. adorador de deuses falsos, idólatra;) usado de qualquer pessoa,
mesmo cristã, que participava de algum modo no culto dos pagãos, esp.
alguém que estava presente nas suas festas sacrificiais e comia das sobras das
vítimas oferecidas;
Discurso:
“Deus
é Espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”
Jo 4.24
A
Bíblia é nossa única regra infalível concernente à fé e prática.
Com
base nesta regra de ouro devemos estudar o culto de Israel e, aplicar este
pensamento no culto hodierno, o de nossos dias, não só o culto coletivo, mas o
culto pessoal.
“E, vendo
passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.” João 1:36
“Mas
com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”
1 Pedro 1:19
Tudo
o que não é ordenado pela Escritura no culto a Deus é proibido.
Tudo
o que a igreja realiza no culto deve ter base em um mandamento divino.
“Aquele que faz caso do
dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não
faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come,
para o Senhor não come, e dá graças a Deus.” Romanos 14:6
“Eu fui arrebatado no
Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de
trombeta” Apocalipse 1:10
Derivar-se
de um exemplo histórico aprovado (e.g., a alteração do sétimo dia para o dia do
Senhor para o culto comunitário).
Lembrando
que Cristo é hoje o único sacrifício recomendado e válido para o culto protestante
e é representado na Ceia do Senhor.
Com
adoração
Com
sentimento de perdão
Com
sentimento de agradecimento
Com
nossas ofertas
Com
nossas orações
e pensamento o único que devemos adorar: Deus, Em Cristo pelo espírito Santo!
“O culto é um
momento litúrgico especialmente devotado, em todo seu tempo e regrado por Deus,
para uma liturgia de adoração e louvor e serviço ao Eterno.” Osvarela
Este
pensamento primário que, tenho deve ser desenvolvido com base nas
Veteroescrituras primariamente no Livro de levítico.
O
culto do altar, clerical por excelência, tinha formas rígidas em seu ritual
ordenado e organizado por Deus. Elas eram ações do sacerdote, reguladas pela Revelação
do Altíssimo, durante o culto, não eram apenas regras humanas e formalidades
cultuais, mas uma severa ordenação para presença do Eterno, no culto!
Destaque-se o caso (estudo deste autor):
“Destacado no evento de
Nadabe e Abiú, filhos de Arão que levam fogo estranho diante do Senhor e são
consumidos pelo fogo, símbolo de purificação, até do ouro.”
O
estabelecimento de regras sacrificiais, determinadas ao longo do livro ,não são
outras, a não ser determinações que levavam a tipologia futura da redenção do
homem, a regramento de pecados a serem confessados, não simplesmente atentando,
ao oferecimento do sacrifício animal ou vegetal, ou ofertas, mas a uma
conscientização que, no ato cúltico ,o homem extrai atentando, para que, a sua
adoração deve se embasar na constatação que, há um Deus Eterno, que requer um
adorador, uma adoração, de todo, santa, pura e agradável, que nos sacrifícios
sobem na fumaça e nos cheiros do sacrifício.
No
entanto, esta fumaça representa apenas a adoração no ato do culto realizado.
“A liturgia, por vezes,
tem sido incompreendida, gerando estéreis polêmicas, que culminam em divisões
nas igrejas com algumas pessoas buscando novidades na forma de cultuar a Deus.”
Rev.
Onezio Figueiredo
Culto: Serviço prestado a Deus
pelo salvo e pela comunidade em todas as atividades vitais e existenciais.
Servir é a condição essencial do servo. No primeiro caso, trata-se da atividade
constante do real servidor de Deus, que o serve de dia e de noite com sua vida,
testemunho, profissão e adoração. No segundo, tem-se em vista a liturgia
comunitária, a adoração dos irmãos congregados, o ser e a voz da Igreja.
Todas
as palavras gregas para culto significam trabalho, serviço prestado a um
superior, serviço prestado a Deus. Culto, portanto, como ficou definido, é um
serviço que se presta a Deus.
Conceitos
errados e atuais de culto:
“..., modernamente,
entendem que culto é “invocação da divindade”, para que o Deus invocado se
coloque a serviço dos invocadores. Outros pensam que culto é uma festa
espiritual com o objetivo de alegrar os fiéis. Quanto mais festivo, mais
“espiritual” é o culto, pensam os ludinistas. Os idólatras acham que culto é
veneração e adoração do divino consubstanciado ou materializado em ícones, que
lhes servem de símbolos e objetos de fé.”
A
Igreja tem mantido em síntese a mesma direção e o fundamento basal no seu culto,
com atenção ao sacrifício (agora pela vicária atuação Crística) louvor, adoração,
reconhecimento dos pecados e atenção a redenção salvífica através do Cordeiro
sacrificial divino – Jesus Cristo.
A
essencialidade do culto de Israel preserva-se na Igreja:
Cultos pessoais
Cultos coletivos
Qual
é o nosso culto e como nos devemos portar em cada situação!
Estamos
prestando culto pessoal ou só vamos na liturgia coletiva, one nos escondemos no
geral do culto coletivo?
A
adoração;
A
confissão;
O
sacrifício de Cristo tipificado na Ceia;
O
sacrifício do crente efetivado por sua dedicação a Deus (Rm 12.1,2);
A
confissão de pecados, individual e comunitária;
O
perdão recebido mediante o sacrifício do Cordeiro;
A
gratidão em expressões gratulatórias e em oferendas;
O
louvor.
Gratulatório; Adj. Em que se manifesta gratidão. Próprio para felicitar.
O
culto de Israel
era apresentado de formas:
Culto
Festivo:
das festas programadas por Deus e realizadas fora do templo. Sem o depósito de
ontem não haveria a reserva de hoje. A Igreja existe por causa dos atos
criadores, protetores e redentores de Deus na história da redenção. Assim, a Ceia,
mistério e festa, tem o mesmo propósito das comemorações de Israel: Manter viva
a lembrança do que Deus já fez; e esta lembrança é um alimento da fé.
Culto
Solene:
Culto efetivado no “hekal” ou lugar santo, onde costumeiramente
os sacerdotes sacrificavam intercessoriamente pelos pecadores e mediavam-lhes
as oferendas gratulatórias.
Culto
Soleníssimo:
Culto executado pelo sumo sacerdote, e somente por ele, uma vez por ano, no “debhir”
ou Santos dos Santos.
Lista das
ofertas sagradas
Os
elementos de um culto e significados
E disse a Arão: Toma um bezerro,
para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto, sem defeito; e traze-os
perante o Senhor.
Depois falarás aos filhos
de Israel, dizendo: Tomai um bode para expiação do pecado, e um bezerro, e um
cordeiro de um ano, sem defeito, para holocausto;
Também um boi e um
carneiro por sacrifício pacífico, para sacrificar perante o Senhor, e oferta de
alimentos, amassada com azeite; porquanto hoje o Senhor vos aparecerá.
Oferta
queimada.
Três
diferentes tipos de animais ou pássaros podiam ser oferecidos, dependendo da
riqueza da pessoa que desejava trazer a oferta.
Ofertas
de gado eram cortadas em pedaços e dispostos sobre o altar.
Seja
um gado ou uma pequena rolinha
A flor de
farinha é uma figura da vida pura
Nenhuma
oferenda poderia conter qualquer fermento, geralmente uma figura do mal (pecado)
O
sal, uma imagem da separação para Deus
A gordura
“Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o
mundo e aqueles que nele habitam.” Salmos 24:1
E disse a Arão: Toma um
bezerro, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto, sem defeito; e
traze-os perante o Senhor.
Depois falarás aos filhos
de Israel, dizendo: Tomai um bode para expiação do pecado, e um bezerro, e um
cordeiro de um ano, sem defeito, para holocausto;
Significa
que tudo é de Deus e deve ser oferecido como um entendimento que Ele é o
provedor de todas as coisas,
É
Ele quem nos dá e nós como ofertantes oferecemos à Ele o que é D’Ele
“Como se tira do boi do
sacrifício pacífico; e o sacerdote os queimará sobre o altar do holocausto.” Levítico
4:10
“Enfim, o novilho todo
levará fora do arraial a um lugar limpo, onde se lança a cinza, e o queimará
com fogo sobre a lenha; onde se lança a cinza se queimará.” Levítico 4:12
O
verbo "queimar" do versículo 12 é diferente do "queimar”
do versículo 10, utilizado para as gorduras e os incensos, expressa a
intensidade do julgamento que consumiu o nosso sacrifício perfeito (Hebreus
13:11)
Qual
a relação do culto Israelita e o culto da Igreja?
Congregação
E Igreja
קהל - qahal; n. m. assembleia,
companhia, congregação, convocação
παρεμβολη
– parembole;
o acampamento de
Israel no deserto; da
congregação sagrada ou assembleia de Israel, como tinha sido outrora reunida
nos acampamentos no deserto.
עדה ‘
edah; n.
f. congregação, assembleia
εκκλησια
- ekklesia;
n. f. reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar
público, assembleia; assembleia do povo reunida em lugar público com o fim de
deliberar
num
sentido cristão; assembleia de Cristãos reunidos para adorar em um encontro
religioso; grupo de cristãos, ou daqueles que, na esperança da salvação eterna
em Jesus Cristo, observam seus próprios ritos religiosos, mantêm seus próprios
encontros espirituais, e administram seus próprios assuntos, de acordo com os
regulamentos prescritos para o corpo por amor à ordem; aqueles que em qualquer
lugar, numa cidade, vila, etc, constituem um grupo e estão unidos em um só
corpo; totalidade dos cristãos dispersos por todo o mundo; assembleia dos
cristãos fieis já falecidos e recebidos no céu [aqui mostra a diferença em
relação ao Israel, como ekklésia, verbal, porque a Igreja – Ekkélsia
é transcendente, universal e eterna, composta de vivos e mortos.]
δεκατη
- dekate;
adj. décima parte de algo, dízimo; dízimo dos frutos da terra e dos rebanhos,
que pela lei de Moisés eram entregues aos Levitas na congregação de Israel
δεκατος
- dekatos;
adj. décimo
δεκατοω
– dekatoo;
v. cobrar ou receber a décima parte; pagar o dízimo
Uma
das diferenças, determinada pela Obra da Salvação na Cruz é fundamental para nós
podermos entender, o Culto levítico e, compara-lo na sua realização e na
liturgia atual da Igreja, seja em santidade, adoração e atos é a morte vicária
de Nosso senhor Jesus.
“..., porque foste morto,
e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e
nação; E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a
terra.” Apocalipse 5:9,10
“E nos fez reis e
sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.”
Apocalipse 1:6
“..., que penetra até ao
interior do véu, Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente
sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. [...] Que é uma alegoria para
o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à
consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço; ..., Mas, vindo
Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito
tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Nem por sangue de
bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário,
havendo efetuado uma eterna redenção.” Hebreus 6:19,20; 9:9-12
Este
comprou homens de tribos, línguas e nações para os fazer membros
indistintamente de origem genética ou nacionalidade, e os transformar em
sacerdotes, reis se príncipes.
“O
culto no Velho Testamento era estritamente sacerdotal. Os sacerdotes, e somente
eles, tinham acesso à parte mais sagrada do templo, isto é, aquela inteiramente
santificada, completamente separada do mundo e das coisas profanas. Os leigos
ficavam no exterior, incluídos no profano, onde a sensorialidade se expandia e
onde o espiritual se confundia com o material na liturgia das festas.”
A
sensorialidade, ou êxtase, atual, é determinada pela presença do Espírito Santo,
em cada membro do culto.
Antes
havia a tomada individual, hoje o Espírito Santo se manifesta Inter
comunitariamente, ou seja, na totalidade dos membros do culto, mas também
individualmente em cada crente presente.
Ordem
no Culto Levítico
E disse Moisés: Esta é a
coisa que o Senhor ordenou que fizésseis; e a glória do Senhor vos aparecerá.
“E acontecerá que, quando
vossos filhos vos disserem: Que culto é este?”
Êxodo 12:26
“Que são israelitas, dos
quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as
promessas; Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual
é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.”
Romanos 9:4,5
Primeiro
demonstra que o culto tem direção
Tem
que ser preparado
Tem
que ser ordenado, no sentido de orientação divina, seguida de orientação, com o
líder (Moisés), com quem ordena o que se deve fazer
Ter
obediência de que vai preparar e ministrar, os sacrifícios, adoração
Terá
sucesso, com a aprovação de Deus, garantida ao líder da comunidade
Todo
culto realizado com a orientação revelada por Deus terá a garantia do próprio
Deus de que podemos contar com a Sua presença.
É
uma das leituras que devemos realizar ao estudarmos este Tema.
Todas
as situações, nas quais Deus se fez presente Ele já havia determinado, hora, local,
direção, santificação, jejum e atenção, pois se faria presente.
“Falando entre vós em
salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no
vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de
nosso Senhor Jesus Cristo;” Efésios 5:19,20
“Mas faça-se tudo
decentemente e com ordem.” 1 Coríntios 14:40
“Rogo-vos, pois, irmãos,
pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo,
santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12:1
O
Culto Levítico nos traz esta informação, que chegou aos nossos dias na forma de
liturgia revelada nas Escrituras Neotestamentárias, assentes na Veterotestamentária,
como no trecho em pauta.
1ªPARTE
BIBLIOLOGIA
Anotações
do autor em: https://estudandopalavra.blogspot.com/
Dicionário
Strong
Citações
no corpo do texto
Lição
CPAD – Adultos 3º trimestre/2018
Bíblia
Dake
Bíblia
on-line
Bíblia
Plenitude
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