sábado, agosto 4

A Doutrina do Culto Levítico Lição 6 – CPAD – 3º trimestre 2018 Atualização 05/08/2018


A Doutrina do Culto Levítico
Lição 6 – CPAD – 3º trimestre 2018
Estudo Pr. prof. Osvarela
Texto áureo
“Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” Salmos 24:1
Leitura Bíblica:
Levítico 9:1-14
E aconteceu, ao dia oitavo, que Moisés chamou a Arão e seus filhos, e os anciãos de Israel,
E disse a Arão: Toma um bezerro, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto, sem defeito; e traze-os perante o Senhor.
Depois falarás aos filhos de Israel, dizendo: Tomai um bode para expiação do pecado, e um bezerro, e um cordeiro de um ano, sem defeito, para holocausto;
Também um boi e um carneiro por sacrifício pacífico, para sacrificar perante o Senhor, e oferta de alimentos, amassada com azeite; porquanto hoje o Senhor vos aparecerá.
Então trouxeram o que ordenara Moisés, diante da tenda da congregação, e chegou-se toda a congregação e se pôs perante o Senhor.
E disse Moisés: Esta é a coisa que o Senhor ordenou que fizésseis; e a glória do Senhor vos aparecerá.
E disse Moisés a Arão: Chega-te ao altar, e faze a tua expiação de pecado e o teu holocausto; e faze expiação por ti e pelo povo; depois faze a oferta do povo, e faze expiação por eles, como ordenou o Senhor.
Então Arão se chegou ao altar, e degolou o bezerro da expiação que era por si mesmo.
E os filhos de Arão trouxeram-lhe o sangue, e molhou o seu dedo no sangue, e o pôs sobre as pontas do altar; e o restante do sangue derramou à base do altar.
Mas a gordura, e os rins, e o redenho do fígado de expiação do pecado, queimou sobre o altar, como o Senhor ordenara a Moisés.
Porém a carne e o couro queimou com fogo fora do arraial.
Depois degolou o holocausto, e os filhos de Arão lhe entregaram o sangue, e espargiu-o sobre o altar em redor.
Também lhe entregaram o holocausto nos seus pedaços, com a cabeça; e queimou-o sobre o altar.
E lavou a fressura e as pernas, e as queimou sobre o holocausto no altar.
Etimologia
אמת - ’emeth - firmeza, fidelidade, verdade ;doutrina verdadeira adv.
διδασκαλια – didaskalia; ensino; aquilo que é ensinado, doutrina; ensinamentos, preceitos
διδασκαλος - didaskalos; n. m. professor;no NT, alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos deveres do homem; daqueles que, nas assembleias religiosas dos cristãos, encarregavam-se de ensinar, assistidos pelo Santo Espírito
διδασκω – didasko; ensinar; ensinar alguém; dar instrução; instilar doutrina em alguém
διδαχη – didache; ensino; aquilo que é ensinado; doutrina, ensino a respeito de algo
δικαιοσυνη - dikaiosune; n. f. num sentido amplo: estado daquele que é como deve ser, justiça, condição aceitável para Deus; doutrina que trata do modo pelo qual o homem pode alcançar um estado aprovado por Deus; integridade; virtude; pureza de vida; justiça; pensamento, sentimento e ação corretos
δογμα - dogma; n. n. doutrina, decreto
ετεροδιδασκαλεω - heterodidaskaleo; v.  ensinar outra ou diferente doutrina; desviando-se da verdade
תודה – towdah; confissão, louvor, ação de graças; dar louvor a Deus; ação de graças em cânticos de culto litúrgico, hino de louvor
ειδωλολατρης - eidololatres; n. m. adorador de deuses falsos, idólatra;) usado de qualquer pessoa, mesmo cristã, que participava de algum modo no culto dos pagãos, esp. alguém que estava presente nas suas festas sacrificiais e comia das sobras das vítimas oferecidas;
Discurso:
“Deus é Espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”
Jo 4.24
A Bíblia é nossa única regra infalível concernente à fé e prática.
Com base nesta regra de ouro devemos estudar o culto de Israel e, aplicar este pensamento no culto hodierno, o de nossos dias, não só o culto coletivo, mas o culto pessoal.
“E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.” João 1:36
“Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” 1 Pedro 1:19
Tudo o que não é ordenado pela Escritura no culto a Deus é proibido.
Tudo o que a igreja realiza no culto deve ter base em um mandamento divino.
“Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.” Romanos 14:6
“Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta” Apocalipse 1:10
Derivar-se de um exemplo histórico aprovado (e.g., a alteração do sétimo dia para o dia do Senhor para o culto comunitário).
Lembrando que Cristo é hoje o único sacrifício recomendado e válido para o culto protestante e é representado na Ceia do Senhor.
Com adoração
Com sentimento de perdão
Com sentimento de agradecimento
Com nossas ofertas
Com nossas orações e pensamento o único que devemos adorar: Deus, Em Cristo pelo espírito Santo!
O culto é um momento litúrgico especialmente devotado, em todo seu tempo e regrado por Deus, para uma liturgia de adoração e louvor e serviço ao Eterno.” Osvarela
Este pensamento primário que, tenho deve ser desenvolvido com base nas Veteroescrituras primariamente no Livro de levítico.
O culto do altar, clerical por excelência, tinha formas rígidas em seu ritual ordenado e organizado por Deus. Elas eram ações do sacerdote, reguladas pela Revelação do Altíssimo, durante o culto, não eram apenas regras humanas e formalidades cultuais, mas uma severa ordenação para presença do Eterno, no culto!
Destaque-se o caso (estudo deste autor):
Destacado no evento de Nadabe e Abiú, filhos de Arão que levam fogo estranho diante do Senhor e são consumidos pelo fogo, símbolo de purificação, até do ouro.”
O estabelecimento de regras sacrificiais, determinadas ao longo do livro ,não são outras, a não ser determinações que levavam a tipologia futura da redenção do homem, a regramento de pecados a serem confessados, não simplesmente atentando, ao oferecimento do sacrifício animal ou vegetal, ou ofertas, mas a uma conscientização que, no ato cúltico ,o homem extrai atentando, para que, a sua adoração deve se embasar na constatação que, há um Deus Eterno, que requer um adorador, uma adoração, de todo, santa, pura e agradável, que nos sacrifícios sobem na fumaça e nos cheiros do sacrifício.
No entanto, esta fumaça representa apenas a adoração no ato do culto realizado.
A liturgia, por vezes, tem sido incompreendida, gerando estéreis polêmicas, que culminam em divisões nas igrejas com algumas pessoas buscando novidades na forma de cultuar a Deus.Rev. Onezio Figueiredo
Culto: Serviço prestado a Deus pelo salvo e pela comunidade em todas as atividades vitais e existenciais. Servir é a condição essencial do servo. No primeiro caso, trata-se da atividade constante do real servidor de Deus, que o serve de dia e de noite com sua vida, testemunho, profissão e adoração. No segundo, tem-se em vista a liturgia comunitária, a adoração dos irmãos congregados, o ser e a voz da Igreja.
Todas as palavras gregas para culto significam trabalho, serviço prestado a um superior, serviço prestado a Deus. Culto, portanto, como ficou definido, é um serviço que se presta a Deus.
Conceitos errados e atuais de culto:
..., modernamente, entendem que culto é “invocação da divindade”, para que o Deus invocado se coloque a serviço dos invocadores. Outros pensam que culto é uma festa espiritual com o objetivo de alegrar os fiéis. Quanto mais festivo, mais “espiritual” é o culto, pensam os ludinistas. Os idólatras acham que culto é veneração e adoração do divino consubstanciado ou materializado em ícones, que lhes servem de símbolos e objetos de fé.”
A Igreja tem mantido em síntese a mesma direção e o fundamento basal no seu culto, com atenção ao sacrifício (agora pela vicária atuação Crística) louvor, adoração, reconhecimento dos pecados e atenção a redenção salvífica através do Cordeiro sacrificial divino – Jesus Cristo.
A essencialidade do culto de Israel preserva-se na Igreja:
Cultos pessoais
Cultos coletivos
Qual é o nosso culto e como nos devemos portar em cada situação!
Estamos prestando culto pessoal ou só vamos na liturgia coletiva, one nos escondemos no geral do culto coletivo?
A adoração;
A confissão;
O sacrifício de Cristo tipificado na Ceia;
O sacrifício do crente efetivado por sua dedicação a Deus (Rm 12.1,2);
A confissão de pecados, individual e comunitária;
O perdão recebido mediante o sacrifício do Cordeiro;
A gratidão em expressões gratulatórias e em oferendas;
O louvor.
Gratulatório; Adj.  Em que se manifesta gratidão.  Próprio para felicitar.
O culto de Israel era apresentado de formas:
Culto Festivo: das festas programadas por Deus e realizadas fora do templo. Sem o depósito de ontem não haveria a reserva de hoje. A Igreja existe por causa dos atos criadores, protetores e redentores de Deus na história da redenção. Assim, a Ceia, mistério e festa, tem o mesmo propósito das comemorações de Israel: Manter viva a lembrança do que Deus já fez; e esta lembrança é um alimento da fé.
Culto Solene: Culto efetivado no “hekal” ou lugar santo, onde costumeiramente os sacerdotes sacrificavam intercessoriamente pelos pecadores e mediavam-lhes as oferendas gratulatórias.
Culto Soleníssimo: Culto executado pelo sumo sacerdote, e somente por ele, uma vez por ano, no “debhir” ou Santos dos Santos.
Lista das ofertas sagradas
Os elementos de um culto e significados
E disse a Arão: Toma um bezerro, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto, sem defeito; e traze-os perante o Senhor.
Depois falarás aos filhos de Israel, dizendo: Tomai um bode para expiação do pecado, e um bezerro, e um cordeiro de um ano, sem defeito, para holocausto;
Também um boi e um carneiro por sacrifício pacífico, para sacrificar perante o Senhor, e oferta de alimentos, amassada com azeite; porquanto hoje o Senhor vos aparecerá.
Oferta queimada.
Três diferentes tipos de animais ou pássaros podiam ser oferecidos, dependendo da riqueza da pessoa que desejava trazer a oferta.
Ofertas de gado eram cortadas em pedaços e dispostos sobre o altar.
Seja um gado ou uma pequena rolinha
A flor de farinha é uma figura da vida pura
Nenhuma oferenda poderia conter qualquer fermento, geralmente uma figura do mal (pecado)
O sal, uma imagem da separação para Deus
A gordura
 “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” Salmos 24:1
E disse a Arão: Toma um bezerro, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto, sem defeito; e traze-os perante o Senhor.
Depois falarás aos filhos de Israel, dizendo: Tomai um bode para expiação do pecado, e um bezerro, e um cordeiro de um ano, sem defeito, para holocausto;
Significa que tudo é de Deus e deve ser oferecido como um entendimento que Ele é o provedor de todas as coisas,
É Ele quem nos dá e nós como ofertantes oferecemos à Ele o que é D’Ele
“Como se tira do boi do sacrifício pacífico; e o sacerdote os queimará sobre o altar do holocausto.” Levítico 4:10
“Enfim, o novilho todo levará fora do arraial a um lugar limpo, onde se lança a cinza, e o queimará com fogo sobre a lenha; onde se lança a cinza se queimará.” Levítico 4:12
O verbo "queimar" do versículo 12 é diferente do "queimar” do versículo 10, utilizado para as gorduras e os incensos, expressa a intensidade do julgamento que consumiu o nosso sacrifício perfeito (Hebreus 13:11)
Qual a relação do culto Israelita e o culto da Igreja?
Congregação E Igreja
קהל - qahal; n. m. assembleia, companhia, congregação, convocação
παρεμβολη parembole; o acampamento de Israel no deserto; da congregação sagrada ou assembleia de Israel, como tinha sido outrora reunida nos acampamentos no deserto.
עדה ‘ edah; n. f. congregação, assembleia
εκκλησια - ekklesia; n. f. reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar público, assembleia; assembleia do povo reunida em lugar público com o fim de deliberar
num sentido cristão; assembleia de Cristãos reunidos para adorar em um encontro religioso; grupo de cristãos, ou daqueles que, na esperança da salvação eterna em Jesus Cristo, observam seus próprios ritos religiosos, mantêm seus próprios encontros espirituais, e administram seus próprios assuntos, de acordo com os regulamentos prescritos para o corpo por amor à ordem; aqueles que em qualquer lugar, numa cidade, vila, etc, constituem um grupo e estão unidos em um só corpo; totalidade dos cristãos dispersos por todo o mundo; assembleia dos cristãos fieis já falecidos e recebidos no céu [aqui mostra a diferença em relação ao Israel, como ekklésia, verbal, porque a Igreja – Ekkélsia é transcendente, universal e eterna, composta de vivos e mortos.]
δεκατη - dekate; adj. décima parte de algo, dízimo; dízimo dos frutos da terra e dos rebanhos, que pela lei de Moisés eram entregues aos Levitas na congregação de Israel
δεκατος - dekatos; adj. décimo
δεκατοω – dekatoo; v. cobrar ou receber a décima parte; pagar o dízimo
Uma das diferenças, determinada pela Obra da Salvação na Cruz é fundamental para nós podermos entender, o Culto levítico e, compara-lo na sua realização e na liturgia atual da Igreja, seja em santidade, adoração e atos é a morte vicária de Nosso senhor Jesus.
“..., porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra.” Apocalipse 5:9,10
“E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.” Apocalipse 1:6
“..., que penetra até ao interior do véu, Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. [...] Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço; ..., Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.” Hebreus 6:19,20; 9:9-12
Este comprou homens de tribos, línguas e nações para os fazer membros indistintamente de origem genética ou nacionalidade, e os transformar em sacerdotes, reis se príncipes.
O culto no Velho Testamento era estritamente sacerdotal. Os sacerdotes, e somente eles, tinham acesso à parte mais sagrada do templo, isto é, aquela inteiramente santificada, completamente separada do mundo e das coisas profanas. Os leigos ficavam no exterior, incluídos no profano, onde a sensorialidade se expandia e onde o espiritual se confundia com o material na liturgia das festas.”
A sensorialidade, ou êxtase, atual, é determinada pela presença do Espírito Santo, em cada membro do culto.

Antes havia a tomada individual, hoje o Espírito Santo se manifesta Inter comunitariamente, ou seja, na totalidade dos membros do culto, mas também individualmente em cada crente presente.
Ordem no Culto Levítico
E disse Moisés: Esta é a coisa que o Senhor ordenou que fizésseis; e a glória do Senhor vos aparecerá.
“E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este?”
Êxodo 12:26
“Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.”
Romanos 9:4,5
Primeiro demonstra que o culto tem direção
Tem que ser preparado
Tem que ser ordenado, no sentido de orientação divina, seguida de orientação, com o líder (Moisés), com quem ordena o que se deve fazer
Ter obediência de que vai preparar e ministrar, os sacrifícios, adoração
Terá sucesso, com a aprovação de Deus, garantida ao líder da comunidade
Todo culto realizado com a orientação revelada por Deus terá a garantia do próprio Deus de que podemos contar com a Sua presença.
É uma das leituras que devemos realizar ao estudarmos este Tema.
Todas as situações, nas quais Deus se fez presente Ele já havia determinado, hora, local, direção, santificação, jejum e atenção, pois se faria presente.
“Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;” Efésios 5:19,20
“Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.” 1 Coríntios 14:40
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12:1
O Culto Levítico nos traz esta informação, que chegou aos nossos dias na forma de liturgia revelada nas Escrituras Neotestamentárias, assentes na Veterotestamentária, como no trecho em pauta.
1ªPARTE
BIBLIOLOGIA
Anotações do autor em: https://estudandopalavra.blogspot.com/
Dicionário Strong
Citações no corpo do texto
Lição CPAD – Adultos 3º trimestre/2018
Bíblia Dake
Bíblia on-line
Bíblia Plenitude

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger