Tentação – A Batalha
por nossas Escolhas e Atitudes
Lição
7 – Fevereiro 2019
Estudo Pastor Prof. Osvarela
Texto Áureo
"Porque
tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e
a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." (1 Jo 2.16)
1- Leitura Bíblica
Filipenses
4:4-9
4
- Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos.
5
- Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.
6
- Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em
tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.
7
- E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações
e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
8
- Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o
que é justo, tudo o que é puro, tudo o
que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum
louvor, nisso pensai.
9 - O que também aprendestes, e recebestes, e
ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
2- 2- LEITURA BÍBLICA
Mateus 4.1-11.
1 — Então, foi
conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
2 — E, tendo jejuado
quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
3 — E, chegando-se a
ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se
tornem em pães.
4 — Ele, porém,
respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a
palavra que sai da boca de Deus.
5 — Então o diabo o
transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6 — e disse-lhe: Se tu
és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos
dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em
alguma pedra.
7 — Disse-lhe Jesus:
Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
8 — Novamente, o
transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do
mundo e a glória deles.
9 — E disse-lhe: Tudo
isto te darei se, prostrado, me adorares.
10 — Então, disse-lhe
Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só
a ele servirás.
11 — Então, o diabo o
deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.
Discurso – Etimologia
O início deste capítulo
de Filipenses, o Apóstolo Paulo está orientando e exortando duas mulheres, e
insiste em que haja um ambiente mais nobre para a vida e a mente. Ou seja, elas
deveriam tomar uma decisão mental para poderem viver concordemente e demonstrar
uma firmeza em suas posições dentro da igreja, como obreiras do Senhor.
“Portanto, meus amados
e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor,
amados.” Filipenses 4:1
Necessitavam de tomar
uma atitude cristã. Este trecho final da epístola Paulo está corrigindo a
igreja com algumas orientações, do seu feitio.
Entendemos pela exegese
que, a exortação, permanecei, deste modo firmes, tanto é uma conclusão ao
capítulo 3.
πειραω – peirao; fazer um julgamento de; tentar - ensinado através da tentação, experimentado; testar, tentar alguém, colocá-lo à prova. em particular, tentar induzir alguém a cometer algum crime (esp. carnal); tentado a pecar
πειραω – peirao; fazer um julgamento de; tentar - ensinado através da tentação, experimentado; testar, tentar alguém, colocá-lo à prova. em particular, tentar induzir alguém a cometer algum crime (esp. carnal); tentado a pecar
Paulo
e a tentação, que não o impediu de ser aceito como pregador do Evangelho na
Galácia:
“E vós sabeis que
primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne; E não
rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes
me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.” Gálatas 4:13,14
πειρασμος – peirasmos; experimento,
tentativa, teste, prova; tentação, prova: a tentação gerada nos gálatas pela
condição física do apóstolo, já que a mesma serviu para testar o amor dos
gálatas por Paulo (Gl 4.14);
- tentação da fidelidade do homem, integridade,
virtude, constância - sedução ao pecado, tentação, seja originada pelos desejos
ou pelas circunstâncias externas - tentação interna ao pecado - da tentação pela
qual o diabo procurou desviar Jesus, o Messias, de sua divina jornada - da
condição das coisas, ou um estado mental, pelo qual somos seduzidos ao pecado,
ou a um desvio da fé e santidade - adversidade, aflição, aborrecimento: enviado
por Deus e servindo para testar ou provar o caráter, a fé, ou a santidade de
alguém; Deus sendo tentado (i.é., julgado) pelos homens - rebelião contra Deus,
pela qual seu poder e justiça são colocados à prova e desafiados a serem
demonstrados
απειραστος - apeirastos; adj. que não pode ser
tentado pelo mal, não sujeito à tentação para pecar
εκβασις – ekbasis;n. f. egressão,
caminho para fora, saída; aplicado figurativamente para o caminho de escape da
tentação.
Há
várias palavras para definir escolha, mas uma dentre tantas supre a necessidade
de entendimento, pela etimologia, para este estudo:
ευδοκια - eudokia; n. f. vontade,
escolha; boa vontade, bom intento, benevolência; deleite, prazer, satisfação;
desejo - de prazer em alguma coisa ausente que facilmente produz desejo por ela.
θελημα - thelema; n. n. o que se deseja
ou se tem determinado que será feito - do propósito de Deus em abênçoar a
humanidade através de Cristo - do que Deus deseja que seja feito por nós - mandamentos,
preceitos; vontade, escolha, inclinação, desejo, prazer, satisfação.
αιρεσις – hairesis; ato de pegar,
capturar: p.ex. atacando uma cidade; escolha.
αυθαιρετος –
authairetos;
de livre escolha, por iniciativa própria
κοιλια – koilia; a parte mais interna
do homem, a alma, coração como o lugar do pensamento, sentimento, escolha
αυθαιρετος -
authairetos;
adj. voluntário, de livre escolha, por iniciativa própria.
Escolha - ato ou efeito de escolher; preferência que se dá a alguma coisa
que se encontra entre outras; predileção. Preferência por uma coisa entre
outras: fazer uma escolha entre várias coisas; aquilo que se preferiu.
“Nenhum
servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro,
ou se há de chegar a um e desprezar o outro;” Lucas 16:13
A
decisão de fazer o certo ou o errado está em mim e em você.
“..., com efeito o querer está em mim, mas
não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não
quero esse faço.” Romanos 7:18,19
A
única possibilidade de um entendimento contra a tentação só pode ser encontrado
através da Graça.
Assim,
muitos homens citados nas Escrituras só puderam ser aprovados, após muitas
batalhas, em algumas eles perderam, mas outras venceram e só sentiram
perfeitamente perdoados, porque a Graça lhes alcançou:
Davi – “..., Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está
sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à
tua vista, ...” Salmos 51:3,4; Cria
em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me
lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.” Salmos
51:10,11
Salomão
– “Busquei no meu coração como estimular
com vinho a minha carne (regendo porém o meu coração com sabedoria), e entregar-me à loucura, até ver o que
seria melhor que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu durante o número
dos dias de sua vida.” Eclesiastes 2:3
“Então entenderás o
temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a
sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a
verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na
sinceridade, Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos
seus santos.” Provérbios 2:5-8
Pedro e a vitória sobre
a tentação, um exemplo de crescimento de Fé
Pedro – “Ele, porém,
voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de
escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são
dos homens.” Mateus 16:23
“Porquanto
está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que,
sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, ...” 1 Pedro 1:16,17
Paulo - E não rejeitastes,
nem desprezastes isso que era uma
tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como
Jesus Cristo mesmo.” Gálatas 4:13,14
“..., Paulo mostra que todos os homens precisam
de salvação, porque, judeus ou não-judeus, todos são pecadores diante de Deus.
Nesse movimento de raciocínio, o Apóstolo demonstra que tanto os homens
depravados quanto os moralistas ou mesmo os religiosos são culpados diante de
Deus. Uns pecaram sem conhecer a lei de Deus, e serão julgados de forma
condizente; outros pecaram contra a lei de Deus, e serão julgados mediante a
mesma. Dessa forma, Paulo conclui que “não há justo, nem sequer um” (3:10).
Assim, se alguém tiver que ser justificado diante de Deus, não o será por meio
de obras, mas tão somente pela sua graça, que é capaz de tornar justo o ímpio.
Desta forma, Deus é apresentado como justo e justificador daquele que crê em
Jesus.” Fonte: Carta de São Paulo aos
Romanos, Rubem Martins Amorese
Quem pauta a minha
vida?
Eu
tenho que ter domínio e lutar uma batalha diária para escapar a tentação.
Paula
trata na Epístola aos Romanos no capítulo 7, sobre o tema da libertação do
domínio da Lei. O argumento principal é que aquele que morreu para a lei já não
precisa servi-la como escravo. Ou seja, estamos livre em Cristo!
Se
somos servos do pecado, o resultado é a morte; se escolhemos servir a Deus (Rm
6. v. 22) o resultado é a vida eterna.
Viver
em Cristo é a única solução. Só a libertação por Cristo, através da Graça nos
impede de sermos condenados com o Mundo e vivermos uma vida vencendo as
tentações dia após dia. Não podemos e não devemos permitir que o pecado reine
sobre nós: “não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal” (cf. 6:12).
1-
Não
faço o que prefiro.-
2-
Graça...
por Jesus Cristo.
3-
A
dificuldade - usamos a desculpa para nossos pecado: “se o próprio Apóstolo Paulo dizia
que não tinha controle sobre o pecado, quem sou eu para fazer melhor?”:
Mas o Apóstolo, nos capítulos 6 e 7 está dizendo coisa diferente. Diz que fomos
completamente libertos do pecado (cf. Rm 6:18). Na verdade, ele está
descrevendo o conflito que resta entre a antiga natureza, que ainda tem algum
poder sobre nossa vida, e a nova, trazida por Cristo. Essa antiga natureza
produz rebelião e toda sorte de atos ofensivos a Deus. Contudo, ela nos
envergonha e entristece, porque já não a reconhecemos como parte de nós (Rm 6. v.
20). A santificação consiste, portanto, em mortificar aqueles feitos do corpo (Rm
6. v. 8:13).
4-
Explicando:
Há dois senhores sobre nossa vida (16)
1.1. Não podemos servir
aos dois
1.2. Não podemos deixar
de servir a um deles
a. Um, é senhor
natural, porque vem escondido na nossa natureza (Rm 6. 16)
b. Outro, é senhor
opcional, porque nos oferecemos como servos a ele (Rm 6. 16, 19)
c. O primeiro nos faz
colher tristezas e vergonhas e finalmente a morte (Rm 6. 21)
d. O segundo nos
oferece um dom gratuito: a vida eterna (Rm 6. 23)
e. Não podemos usar o
antinomismo para entender que a justificação nos permite errar e ser sujeitos à
Tentação. Embora, não estejamos ainda em estado de perfeição.
Mudar de atitude é o
conselho de Pedro:
9 - O que também
aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de
paz será convosco.
“Deixando,
pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as
murmurações, Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite
racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;” 1 Pedro 2:1,2
Tentação:
A
palavra tentação tem seu uso de várias formas nas Escrituras e na sua
etimologia, como a definição, abaixo:
πειρασμος
– peirasmos; experimento, tentativa, teste, prova; tentação, prova: a
tentação gerada nos gálatas pela condição física do apóstolo, já que a mesma
serviu para testar o amor dos gálatas por Paulo (Gl 4.14); tentação da fidelidade do homem, integridade, virtude,
constância - sedução ao pecado, tentação, seja originada pelos desejos ou pelas
circunstâncias externas - tentação
interna ao pecado - da tentação pela qual o diabo procurou desviar Jesus, o
Messias, de sua divina jornada - da condição das coisas, ou um estado mental,
pelo qual somos seduzidos ao pecado, ou a um desvio da fé e santidade - adversidade,
aflição, aborrecimento: enviado por Deus e servindo para testar ou provar o
caráter, a fé, ou a santidade de alguém; Deus sendo tentado (i.é., julgado)
pelos homens - rebelião contra Deus, pela qual seu poder e justiça são
colocados à prova e desafiados a serem demonstrados.
6 - Não estejais
inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas
diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.
7 - E a paz de Deus,
que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos
sentimentos em Cristo Jesus.
Tiago coloca a tentação
como prova da parte de Deus:
“Meus
irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;” Tiago 1:2
Prosseguindo
no pensamento de Tiago veremos que o pressuposto deste escritor revelado, é:
vencer a tentação produz sabedoria. Ainda que a tentação, aqui seja mais uma
provação do que o sentido lato de tentado pelo mal. Mas, podemos utilizar o
texto exegeticamente para demonstrar que Tiago demonstra ou sejamos sábios na
tentação, ou seremos escravos e nada conquistaremos, seja espiritualmente ou
não, embora em ambas fases tudo depende do Senhor.
“Sabendo que a prova da
vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para
que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa
alguma. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos
dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com
fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é
levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que
receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em
todos os seus caminhos.” Tiago 1:3-8
Vencendo a Tentação,
Regozigando:
4
- Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos.
“..., alegrai-vos. A repetição sugere que as
condições em Filipos eram tais que faziam essa exortação parecer irracional. Os
cristãos podem receber a ordem de se regozijarem, porque a base do seu regozijo
não está nas circunstâncias, mas no Senhor.” Comentário Moody
ευφραινω - euphraino; v. alegrar, animar;
estar satisfeito, ser feliz, regozijar-se; regozijar-se em estar muito
satisfeito, com algo.
συγχαιρω - sugchairo; v. alegrar-se com,
compartilhar da alegria de alguém; alegrar-se com, congratular
Numa
situação aparentemente difícil, até com discórdia entre os oficiais daquela
igreja, Paulo aponta para que após reconciliação e usando de equidade o
fundamento da Paz (completude do
cristão) é ter a Paz nos coração.
Obtemos
deste texto, alguns pressupostos e forma de vencer a tentação:
Fé - prova da vossa fé; Peça-a,
porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do
mar
Paciência - Tenha, porém, a
paciência a sua obra perfeita
Perfeição – sejais perfeitos
Completude - completos, sem
faltar em coisa alguma
Sabedoria - tem falta de
sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto,
e ser-lhe-á dada.
Firmeza - O homem de coração
dobre é inconstante em todos os seus caminhos.
Podemos
então usar o étimo grego para entender este processo de escolha que, devemos
saber escolher, nesta batalha interior para podermos nos regozijar-nos:
ευδοκια - eudokia; n. f. vontade, escolha; boa vontade, bom intento,
benevolência; deleite, prazer, satisfação; desejo - de prazer em alguma coisa
ausente que facilmente produz desejo por ela.
σοφια -sofia- É propriamente
sabedoria. Denota excelência mental no sentido mais alto e completo,
expressando uma atitude bem como um ato da mente.
πραοτης – praotes. πραυτης;
n.f. gentileza,
bondade, humildade, deste étimo temos o
uso definido, à seguir, πραοτης está fundamentada na mesma ideia, e vai
além dela. É a atitude de mente e comportamento que, vindo da humildade, dispõe
alguém para receber com gentileza e humildade qualquer coisa que venha a ele de
outros ou de Deus.
Equidade:
ισοτης – isotes - semelhança (em
condição ou proporção); n. f. igualdade; eqüidade, imparcialidade, que é equitativo.
Equidade
é o substantivo feminino com origem no latim aequitas, que significa
igualdade, simetria, retidão, imparcialidade, conformidade. Este conceito
também revela o uso da imparcialidade para reconhecer o direito de cada um,
usando a equivalência para se tornarem iguais. A equidade adapta a regra para
um determinado caso específico, a fim de deixá-la mais justa.
O
termo mais ou menos evasivo, epieikes,
moderação, (E.R.C., eqüidade), indica prontidão em dar ouvidos à razão, uma
docilidade que não revida. O motivo para esta "doce moderação" é a
iminente volta de Cristo.
Equidade/moderação
nos faz obter uma guarda em nossas mentes.
Paulo
ensina: “Guardará. froureo, "guardar", é um termo militar
significando "montar guarda ou defender". Com uma metáfora Filipenses
(Comentário Bíblico Moody) extraordinária Paulo
aqui descreve a paz de Deus como uma sentinela montando guarda à cidadela
da vida interior do homem mente, vontade e afetos”
Afinal,
fazer as escolhas com equidade é uma forma segura de manter a fé no alvo
principal – arrebatamento e estar para sempre com o Senhor, após vencer as
batalhas nesta vida!
Nós
temos de ter equidade para estarmos em conformidade com a Palavra de Deus.
Termos
na mente que devemos ser imparciais quanto a batalha em nossas mentes, conforme
a necessidade de atendermos ao versículo:
8 - Quanto ao mais,
irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo
o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Iniquidade
é o oposto de equidade, daí a necessidade de sermos justos, pois fomos
justificados, uma vez, por Deus, ou seja, não nos é imputado pecado, mas Pedro,
nos ensina:
“Porquanto se, depois de terem escapado das
corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem
outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do
que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do
que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste
modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao
seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.” 2 Pedro 2:20-22
Iniquidade
é uma grave injustiça, ou um pecado. O termo é geralmente utilizado para
designar a transgressão da Lei, a falta de justiça, o tratamento desigual dos
indivíduos. É possível também ver a palavra na Bíblia, em diversas passagens, e
outras religiões, além da Cristã utilizarem o termo.
8 - Quanto ao mais,
irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo
o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
9 - O que também
aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de
paz será convosco.
Paulo
vai demonstrar que a escolha e atitudes dependem de uma saúde mental cristã e
santificada, que inclui bons pensamentos e costumes mentais cristianizados.
"Parágrafo
Da Saúde Mental" (Simcox)
Paulo
apresenta nestes versículos uma lista de virtudes. Duas das oito não aparecem
em nenhum outro lugar do Novo Testamento, e de todas as cartas de Paulo uma só
ocorre aqui.
Verdadeiro. Pertencente à natureza
da realidade.
Respeitável. Digno de respeito,
augusto.
Justo. De acordo com o mais
elevado conceito do que é certo (Michael).
Puro. Não misturado com
elementos que possam rebaixar a alma.
Amável. Aquilo que inspira
amor.
De boa fama. Melhor do que esta
tradução, mais ou menos fraca, é aquilo que tem boa repercussão (Michael).
Se algum louvor existe. Lightfoot
parafraseia, "Seja qual for a avaliação existente em seu antigo conceito
pagão de virtude" (pág. 162), para destacar a preocupação de Paulo em não
omitir qualquer possível fonte de atração. Deviam se ocupar (logizomai) com estas virtudes da moralidade.
Os
crentes deviam continuar praticando (praticai; o imperativo prassete
está no tempo presente) tudo aquilo que pertencia à ética e moral
notadamente cristãs conforme aprenderam com a vida e doutrina do apóstolo. Não
apenas a "paz de Deus" (v. 7) mas também o Deus da paz estaria com
eles. Filipenses, Moody acessado em 16/02/2019
Continua...
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