terça-feira, abril 5

Valores do Reino de Deus O Sermão do Monte: o caráter do Reino de Deus Lição 1 CPAD Publicação sem revisão e sem edição final 2º Trimestre de 2022 – 03/04/2022

 Valores do Reino de Deus

Publicação sem revisão e sem edição final publicada com atraso, por questões de saúde deste escritor.

2º Trimestre de 2022 – 03/04/2022

Título: Os valores do Reino de Deus — A relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo

Comentarista: Osiel Gomes

O Sermão do Monte: o caráter do Reino de Deus

Lição 1 CPAD

Subsídio Pastor Professor Universitário Osvarela

Texto Áureo.

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Mateus 5:11

Prática

O Sermão do Monte revela a ética do Reino de Deus que forma o caráter do cristão. Para quem deseja ser chamado discípulo de Jesus, não há alternativa senão praticá-lo.

Leitura Bíblica

Mateus 5.1-12.

1 — Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;

2 — e, abrindo a boca, os ensinava, dizendo:

3 — Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus;

4 — bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

5 — bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

6 — bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

7 — bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

8 — bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

9 — bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

10 — bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus;

11 — bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa.

12 — Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Objetivos da Lição:

I)                 Analisar a estrutura do Sermão do Monte;

II)              Correlacionar as bem-aventuranças com o caráter cristão;

III)          Afirmar a bem-aventurança do cristão.

“Pense no Sermão como moldando a vontade do discípulo para ser como sua própria vontade!”

Exórdio:

O reino dos céus significa que Deus, o Rei, por pura compaixão divina perdoou a dívida e libertou o prisioneiro. Portanto existe uma ‘necessidade’ de perdão na vida do discípulo, uma compulsão de misericórdia que não pode ser negada. O perdão é o chão onde o discípulo caminha, e o ar que ele respira; ele só existe em termos de perdão. A Palavra do perdão que a igreja ouve enche a igreja com perdão... Um homem... morre se ignorar isto. O discípulo que não quer viver para com seu próximo na Palavra de perdão que ele ouviu do seu Deus perde o direito à Palavra perdoadora de Deus. Se ele violar a comunhão com o irmão que Deus colocou do seu lado, ele perde o direito à sua comunhão com Deus” (Segue-me, p. 154-156 no original em inglês).

Visão e Realidade:

“..., um visitante imaginário de Marte” fosse visitar “uma típica comunidade cristã”, tendo lido o Sermão do Monte no caminho, ele ficaria perplexo pelo contraste. “O abismo entre o padrão do Sermão do Monte e o padrão da vida cristã convencional é tão grande que o visitante suspeitaria ter lido o Sermão errado ou visitado a comunidade errada.” A análise e avaliação de McArthur

Etimologia:

Bem-aventurado ou feliz; μακαριος – makarios, uma forma do poético makar (significando o mesmo); adj. bem-aventurado, feliz

μακαρισμος - makarismos; n. m. declaração de bem-aventurança; proferir uma declaração de bem-aventurança sobre alguém; anunciar alguém abençoado

ανομια - anomia; n. f. a condição daquele que não cumpre a lei - porque não conhece a lei - porque transgride a lei; desprezo e violação da lei, iniqüidade, maldade

ανομος - anomos; adj. destituído da lei (mosaica) - em referência aos gentios; que se desvia da lei, que desrespeita lei, ilegal, malvado. Como adv. sem a lei, sem o conhecimento da lei; pecar em ignorância da lei Mosaica; viver ignorando a lei e a disciplina.

Καθαρος – katharos; denota liberdade de corrupção, da carne e do mundo; limpo fisicamente

Étimos:

1)     limpo, puro -  purificado pelo fogo; numa comparação, como uma vinha limpa pela poda e bem-preparado para carregar de frutas; num sentido levítico - limpar, o uso do que não é proibido, que não torna impuro;

- eticamente -

livre de desejo corrupto, de pecado e culpa

livre de qualquer mistura com o que é falso; genuíno, sincero

sem culpa, inocente

limpo de culpa de algo

ελεεω - eleeo; v. ter misericórdia de; ajudar alguém aflito ou que busca auxílio; ajudar o aflito, levar ajuda ao miserável; experimentar misericórdia.

ελεημοσυνη - eleemosune; n. f. misericórdia, piedade - esp. como exibido no dar esmola, caridade; o benefício em si mesmo, doação ao pobre, esmola

ελεημων - eleemon; adj. Misericordioso, com sentido de palavra solidária, gentil, misericordiosa e sensível, combinando intenções com a ação. É a vazão das qualidades de uma pessoa misericordiosa para demonstrar sua natureza misericordiosa.

ελεος - eleos; n. n. misericórdia: bondade e boa vontade ao miserável e ao aflito, associada ao desejo de ajudá-los - de pessoa para pessoa: exercitar a virtude da misericórdia, mostrar-se misericordioso - de Deus para os homens: em geral, providência; a misericórdia e clemência de Deus em prover e oferecer aos homens salvação em Cristo - a misericórdia de Cristo, pela qual, em seu retorno para julgamento, Ele abençoará os verdadeiros cristãos com a vida eterna.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:8,9

Legalidade e Licenciosidade

Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Gálatas 3:3

Os legalistas vivem sob a lei, ou mandamentos bíblicos, acreditam que a “aprovação” de Deus é dependente de mérito próprio em obedecer e cumprir os mandamentos, sua conduta correta os aprova diante de Deus.

“Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, ...”. Romanos 10:3

..., recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Gálatas 3: 2

Licenciosidade

Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ... Romanos 6:15,16

Ao licenciosos acreditam que, uma vez estando “debaixo da graça”, os mandamentos bíblicos de Deus não importa, o que importa é que a Graça os alcançou e podem desprezar qualquer coisa que os “torne servos destes mandamentos ou regras”.

Estes dois tipos de crentes demonstram o caráter que podem distorcer a visão do Reino de Deus.

É necessário entender:

            Ambas as formas de normas, regras ou mandamentos do AT e as do NT, relidas sob a voz do próprio Cristo, mostram a correlação bíblica entre a Lei e o Evangelho.

A Lei impulsiona na direção do Evangelho e o Evangelho nos liberta, sob a leitura do Sermão nos liberta para obedecer aos Mandamentos, Lei (Nomia), sob a visão Crística.

Qual o Fim da Lei?

“Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê”. Romanos 10:4

A leitura exata do texto bíblico tem sido distorcida por muitos.

Porque devemos ler, ou realizar uma releitura do texto: “ a finalidade da Lei é nos conduzir a Cristo!

Jesus no Sermão da Bem-aventurança faz uma digressão com base nos Escritos sobre como o Reino de Deus coloca o caráter sobre a atitude.

Demonstra que a universalidade da lei se dará através da releitura crítica e Crística soba a égide da Plenitude da chegada e implantação do Reino de Deus, mesmo que a base lançada como aio – A Lei a, se constitua num parâmetro moral, divino e de justiça a Visão do Reino de Deus, primeiro:

Universaliza os mandamentos a serem seguidos. Ou seja, há parâmetros e regras a serem obedecidas.

Segundo: estes parâmetros ou regras, se constituem na base dos valores do Reio de Deus, mas sob uma visão de misericórdia, compaixão, alegria, modo de viver autentico, que atinge o caráter de todos os homens, que desejam viver no Reino e se estabelecerem sob a visão de Jesus Cristo.

Andar sob esta visão leva o homem a ser recompensado, ainda que não merecedor, por Deus em todas  as áreas de sua vida, desde o primeiro momento.

Para cada bem-aventurança há uma promessa!

βραβειον – brabeion, de brabeus (árbitro); n. n. prêmio dado ao ganhador nos jogos, recompensa; metáf. da recompensa celeste para o caráter cristão

επανορθωσις - epanorthosis; n. f. restauração a um estado correto; correção, aperfeiçoamento de vida ou caráter.

ηθος - ethos; n. n. residência habitual, lugar de habitação, abrigo, recanto; costume, uso, moral, caráter

δοκιμη - dokime; n. f. teste, julgamento; aprovado, caráter provado; prova, um exemplar de valor comprovado.

δοκιμιον - dokimion; n. n. ação de provar; aquilo pelo qual algo é testado ou provado, teste

Esta é a realidade do Reino de Deus!

3 — Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus;

porque eles serão consolados

porque eles herdarão a terra

porque eles serão fartos

porque eles alcançarão misericórdia

porque eles verão a Deus

porque eles serão chamados filhos de Deus

porque deles é o Reino dos céus;

disserem todo o mal contra vós, por minha causa

Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus

Leia o Antigo Testamento como um funil cada vez mais estreito!

Leia o Evangelho de Mateus como um funil mais estreito em Jesus Cristo!

Dupla bem-aventurança:

Ser perseguidos por amor a causa de Cristo e ao próprio Jesus é motivo de destaque no Sermão. É um dos valores do reino, jamais negar a Jesus e a causa do Evangelho.

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5:11,12

Elementos diários como exemplo:

Sal e Luz - 5:13-16

Como o ensino de Jesus sobre o sal pretende nos “moldar”?

Como o ensino de Jesus sobre a luz pretende nos “moldar”?

Seis Mandamentos - 5:17-48

O Sermão que nos dá valores cristãos nos ensina sobre e como Deus está envolvido com nossas necessidades e ansiedades provenientes das dificuldades diárias da vida humana.

6:27 – Considere que a preocupação não é apenas inútil; é prejudicial!

Antídoto para a Preocupação: “Seu Pai celestial sabe”

Como Jesus moldaria nossa dependência do “Pai nosso que está nos céus”?

Apoio:

O mais famoso texto que orienta a visão do Reino implantado por Jesus Cristo, o Sermão da Montanha é um texto que sinaliza a mudança de visões:

Ser pobre é ruim?

Ser rico, quem o é?

Ser abençoada?

Qual a finalidade do homem como guardador de riquezas, e que riquezas são estas, na temática do Reino Plenomático?

Mateus 5:3-42. Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.

A Introdução dos Gentios:

Gentios (Nações, além de Israel) e os valores do Reino!

A visão do Reino de Deus pós-Cristo é moldada em valores diferentes do Reino pactual veterotestamentário.

Com a citação de sete profecias Mateus demonstra que Jesus é o cumprimento das Escrituras do Testamento (judaico). Mateus também mostra como este povo não é melhor espiritualmente do que qualquer outra nação; cada nação precisa de Jesus para ser o Cristo e salvá-los de seus pecados.

Pobreza e riqueza o que valem no Reino do Messias?

Ter em abundância ou não ter nada, o que significam na doutrina Neotestamentária?

Paradigmática a passagem do rico acumulador de riquezas na terra:

Lucas 12:21-20. Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

Nesta parábola encontramos alguns dos princípios cristológicos da Prosperidade Neotestamentária:

Validade dos bens terrenos – não levam a adquirir o necessário bem Eterno – A Vida Eterna.

Não leva o homem a validar seu tesouro maior, sob a ótica escatológica, isto é: fim dos tempos, ou dias!

Lucas 12:34. Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Demonstra a visão interna de amor aos bens terrenos em detrimento ou esquecimento do Eterno em tempos posteriores, à vida terrena.

Sim! Há uma Vida eterna após a Morte!

Fonte:

SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JUNHO DE 2013; Muito perdão gera muito amor!

Citações no corpo do texto

Dicionário Strong

Apontamentos do autor

Mateus (um livro muito judaico) serve como uma ponte entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento. SIGA-ME: Discipulado Segundo São Mateus (1961) Martin Franzmann – 1907-1976; Bíblia de auto-estudo Concordia / Comentário

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