Valores do Reino de Deus
Publicação sem revisão e sem edição final publicada com atraso, por questões de saúde deste escritor.
2º Trimestre de 2022 –
03/04/2022
Título: Os
valores do Reino de Deus — A relevância do Sermão do Monte para a Igreja de
Cristo
Comentarista: Osiel Gomes
O Sermão
do Monte: o caráter do Reino de Deus
Lição 1
CPAD
Subsídio
Pastor Professor Universitário Osvarela
Texto
Áureo.
Bem-aventurados
sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal
contra vós por minha causa. Mateus 5:11
Prática
O Sermão do
Monte revela a ética do Reino de Deus que forma o caráter do cristão. Para quem
deseja ser chamado discípulo de Jesus, não há alternativa senão praticá-lo.
Leitura
Bíblica
Mateus 5.1-12.
1 — Jesus,
vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os
seus discípulos;
2 — e,
abrindo a boca, os ensinava, dizendo:
3 —
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus;
4 —
bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5 —
bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6 —
bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7 —
bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8 —
bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9 —
bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10 — bem-aventurados
os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos
céus;
11 —
bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo,
disserem todo o mal contra vós, por minha causa.
12 — Exultai
e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim
perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Objetivos
da Lição:
I)
Analisar a estrutura do Sermão do Monte;
II)
Correlacionar as bem-aventuranças com o
caráter cristão;
III)
Afirmar a bem-aventurança do cristão.
“Pense
no Sermão como moldando a vontade do discípulo para ser como sua própria
vontade!”
Exórdio:
“O reino
dos céus significa que Deus, o Rei, por pura compaixão divina perdoou a dívida
e libertou o prisioneiro. Portanto existe uma ‘necessidade’ de perdão na vida
do discípulo, uma compulsão de misericórdia que não pode ser negada. O perdão é
o chão onde o discípulo caminha, e o ar que ele respira; ele só existe em
termos de perdão. A Palavra do perdão que a igreja ouve enche a igreja com
perdão... Um homem... morre se ignorar isto. O discípulo que não quer viver
para com seu próximo na Palavra de perdão que ele ouviu do seu Deus perde o
direito à Palavra perdoadora de Deus. Se ele violar a comunhão com o irmão que
Deus colocou do seu lado, ele perde o direito à sua comunhão com Deus”
(Segue-me, p. 154-156 no original em inglês).
Visão e
Realidade:
“..., um visitante
imaginário de Marte” fosse visitar “uma típica comunidade cristã”, tendo lido o
Sermão do Monte no caminho, ele ficaria perplexo pelo contraste. “O abismo
entre o padrão do Sermão do Monte e o padrão da vida cristã convencional é tão
grande que o visitante suspeitaria ter lido o Sermão errado ou visitado a
comunidade errada.” A análise e avaliação de McArthur
Etimologia:
Bem-aventurado
ou feliz; μακαριος – makarios, uma forma do poético makar (significando
o mesmo); adj. bem-aventurado, feliz
μακαρισμος
- makarismos;
n. m. declaração de bem-aventurança; proferir uma declaração de bem-aventurança
sobre alguém; anunciar alguém abençoado
ανομια -
anomia; n.
f. a condição daquele que não cumpre a lei - porque não conhece a lei - porque
transgride a lei; desprezo e violação da lei, iniqüidade, maldade
ανομος -
anomos;
adj. destituído da lei (mosaica) - em referência aos gentios; que se desvia da
lei, que desrespeita lei, ilegal, malvado. Como adv. sem a lei, sem o
conhecimento da lei; pecar em ignorância da lei Mosaica; viver ignorando a lei
e a disciplina.
Καθαρος –
katharos;
denota liberdade de corrupção, da carne e do mundo; limpo fisicamente
Étimos:
1) limpo,
puro - purificado pelo fogo; numa
comparação, como uma vinha limpa pela poda e bem-preparado para carregar de frutas;
num sentido levítico - limpar, o uso do que não é proibido, que não torna
impuro;
-
eticamente -
livre
de desejo corrupto, de pecado e culpa
livre
de qualquer mistura com o que é falso; genuíno, sincero
sem
culpa, inocente
limpo
de culpa de algo
ελεεω -
eleeo; v.
ter misericórdia de; ajudar alguém aflito ou que busca auxílio; ajudar o
aflito, levar ajuda ao miserável; experimentar misericórdia.
ελεημοσυνη
- eleemosune;
n. f. misericórdia, piedade - esp. como exibido no dar esmola, caridade; o
benefício em si mesmo, doação ao pobre, esmola
ελεημων -
eleemon;
adj. Misericordioso, com sentido de palavra solidária, gentil, misericordiosa e
sensível, combinando intenções com a ação. É a vazão das qualidades de uma
pessoa misericordiosa para demonstrar sua natureza misericordiosa.
ελεος - eleos; n. n. misericórdia:
bondade e boa vontade ao miserável e ao aflito, associada ao desejo de ajudá-los
- de pessoa para pessoa: exercitar a virtude da misericórdia, mostrar-se
misericordioso - de Deus para os homens: em geral, providência; a misericórdia
e clemência de Deus em prover e oferecer aos homens salvação em Cristo - a
misericórdia de Cristo, pela qual, em seu retorno para julgamento, Ele
abençoará os verdadeiros cristãos com a vida eterna.
Porque pela graça sois
salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para
que ninguém se glorie; Efésios 2:8,9
Legalidade
e Licenciosidade
Sois vós tão insensatos
que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Gálatas 3:3
Os
legalistas vivem sob a lei, ou mandamentos bíblicos, acreditam que a “aprovação”
de Deus é dependente de mérito próprio em obedecer e cumprir os mandamentos, sua
conduta correta os aprova diante de Deus.
“Porquanto, não
conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria
justiça, ...”. Romanos 10:3
..., recebestes o Espírito
pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Gálatas 3: 2
Licenciosidade
Pecaremos porque não
estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis vós
que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele
a quem obedeceis, ... Romanos 6:15,16
Ao
licenciosos acreditam que, uma vez estando “debaixo da graça”, os mandamentos
bíblicos de Deus não importa, o que importa é que a Graça os alcançou e podem
desprezar qualquer coisa que os “torne servos destes mandamentos ou regras”.
Estes
dois tipos de crentes demonstram o caráter que podem distorcer a visão do Reino
de Deus.
É
necessário entender:
Ambas as formas de normas, regras ou
mandamentos do AT e as do NT, relidas sob a voz do próprio Cristo, mostram a
correlação bíblica entre a Lei e o Evangelho.
A Lei
impulsiona na direção do Evangelho e o Evangelho nos liberta, sob a leitura do
Sermão nos liberta para obedecer aos Mandamentos, Lei (Nomia), sob a visão
Crística.
Qual o
Fim da Lei?
“Porque o fim da lei é
Cristo para justiça de todo aquele que crê”. Romanos 10:4
A leitura
exata do texto bíblico tem sido distorcida por muitos.
Porque
devemos ler, ou realizar uma releitura do texto: “ a finalidade da Lei é
nos conduzir a Cristo!”
Jesus no
Sermão da Bem-aventurança faz uma digressão com base nos Escritos sobre como o
Reino de Deus coloca o caráter sobre a atitude.
Demonstra
que a universalidade da lei se dará através da releitura crítica e Crística
soba a égide da Plenitude da chegada e implantação do Reino de Deus, mesmo que
a base lançada como “aio – A Lei a”, se constitua num parâmetro
moral, divino e de justiça a Visão do Reino de Deus, primeiro:
Universaliza
os mandamentos a serem seguidos. Ou seja, há parâmetros e regras a serem
obedecidas.
Segundo: estes parâmetros ou
regras, se constituem na base dos valores do Reio de Deus, mas sob uma visão de
misericórdia, compaixão, alegria, modo de viver autentico, que atinge o caráter
de todos os homens, que desejam viver no Reino e se estabelecerem sob a visão
de Jesus Cristo.
Andar sob
esta visão leva o homem a ser recompensado, ainda que não merecedor, por Deus
em todas as áreas de sua vida, desde o
primeiro momento.
Para cada
bem-aventurança há uma promessa!
βραβειον
– brabeion,
de brabeus (árbitro); n. n. prêmio dado ao ganhador nos jogos, recompensa; metáf.
da recompensa celeste para o caráter cristão
επανορθωσις
- epanorthosis;
n. f. restauração a um estado correto; correção, aperfeiçoamento de vida ou
caráter.
ηθος -
ethos; n.
n. residência habitual, lugar de habitação, abrigo, recanto; costume, uso,
moral, caráter
δοκιμη -
dokime; n.
f. teste, julgamento; aprovado, caráter provado; prova, um exemplar de
valor comprovado.
δοκιμιον
- dokimion;
n. n. ação de provar; aquilo pelo qual algo é testado ou provado, teste
Esta é a
realidade do Reino de Deus!
3 — Bem-aventurados os
pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus;
porque eles serão consolados
porque eles herdarão a terra
porque eles serão fartos
porque eles alcançarão misericórdia
porque eles verão a Deus
porque eles serão chamados filhos de Deus
porque deles é o Reino dos
céus;
disserem todo o mal contra
vós, por minha causa
Exultai e alegrai-vos,
porque é grande o vosso galardão nos céus
Leia o
Antigo Testamento como um funil cada vez mais estreito!
Leia o
Evangelho de Mateus como um funil mais estreito em Jesus Cristo!
Dupla bem-aventurança:
Ser perseguidos
por amor a causa de Cristo e ao próprio Jesus é motivo de destaque no Sermão. É
um dos valores do reino, jamais negar a Jesus e a causa do Evangelho.
Bem-aventurados sois vós,
quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós
por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão
nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus
5:11,12
Elementos
diários como exemplo:
Sal e Luz -
5:13-16
Como o
ensino de Jesus sobre o sal pretende nos “moldar”?
Como o
ensino de Jesus sobre a luz pretende nos “moldar”?
Seis
Mandamentos - 5:17-48
O Sermão que
nos dá valores cristãos nos ensina sobre e como Deus está envolvido com nossas
necessidades e ansiedades provenientes das dificuldades diárias da vida humana.
6:27 –
Considere que a preocupação não é apenas inútil; é prejudicial!
Antídoto
para a Preocupação: “Seu Pai celestial sabe”
Como Jesus
moldaria nossa dependência do “Pai nosso que está nos céus”?
Apoio:
O mais
famoso texto que orienta a visão do Reino implantado por Jesus Cristo, o Sermão
da Montanha é um texto que sinaliza a mudança de visões:
Ser pobre é
ruim?
Ser rico,
quem o é?
Ser
abençoada?
Qual a
finalidade do homem como guardador de riquezas, e que riquezas são estas, na
temática do Reino Plenomático?
Mateus
5:3-42. Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados
os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos
céus; Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe
emprestes.
A Introdução
dos Gentios:
Gentios (Nações,
além de Israel) e os valores do Reino!
A visão
do Reino de Deus pós-Cristo é moldada em valores diferentes do Reino pactual
veterotestamentário.
Com a
citação de sete profecias Mateus demonstra que Jesus é o cumprimento das Escrituras
do Testamento (judaico). Mateus também mostra como este povo não é
melhor espiritualmente do que qualquer outra nação; cada nação precisa de Jesus
para ser o Cristo e salvá-los de seus pecados.
Pobreza e
riqueza o que valem no Reino do Messias?
Ter em
abundância ou não ter nada, o que significam na doutrina Neotestamentária?
Paradigmática
a passagem do rico acumulador de riquezas na terra:
Lucas
12:21-20.
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. E
direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos;
descansa, come, bebe e folga. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros,
e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os
meus bens; E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde
recolher os meus frutos. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um
homem rico tinha produzido com abundância; Mas Deus lhe disse: Louco! esta
noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Nesta
parábola encontramos alguns dos princípios cristológicos da Prosperidade
Neotestamentária:
Validade
dos bens terrenos
– não levam a adquirir o necessário bem Eterno – A Vida Eterna.
Não leva o
homem a validar seu tesouro maior, sob a ótica escatológica, isto é: fim dos
tempos, ou dias!
Lucas
12:34. Porque,
onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Demonstra a
visão interna de amor aos bens terrenos em detrimento ou esquecimento do Eterno
em tempos posteriores, à vida terrena.
Sim! Há uma
Vida eterna após a Morte!
Fonte:
SEGUNDA-FEIRA,
24 DE JUNHO DE 2013; Muito perdão gera muito amor!
Citações no
corpo do texto
Dicionário Strong
Apontamentos
do autor
Mateus (um
livro muito judaico) serve como uma ponte entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento.
SIGA-ME: Discipulado Segundo São Mateus (1961) Martin Franzmann – 1907-1976; Bíblia
de auto-estudo Concordia / Comentário
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