sábado, novembro 12

Lição 07: A Responsabilidade é Individual - ATUALIZADO

 Lição 07: A Responsabilidade é Individual

Subsídio pastor e Prof. Docente Osvarela

ATUALIZADO

4° Trimestre De 2022 - CPAD – Adultos –

Tema do Trimestre: 

A Glória e a Justiça de Deus

– A Igreja e a Convocação do Profeta Ezequiel para um Despertamento Espiritual.


Texto Áureo

“A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.” (Ez 18.20)

Prática

Para além da responsabilidade individual, a Palavra de Deus se posiciona contra o fatalismo, isto é, contra a ideia de que tudo está determinado por um rígido destino

Leitura Bíblica

Ezequiel 18.20-28

20 – A Alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.

21 – Mas, se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer juízo e justiça, certamente viverá; não morrerá.

22 – De todas as suas transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela sua justiça que praticou, viverá.

23 – Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor JEOVÁ; não desejo, antes, que se converta dos seus caminhos e viva?

24 – Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniquidade, e fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá.

25 – Dizeis, porém: O caminho do Senhor não é direito. Ouvi, agora, ó casa de Israel: Não é o meu caminho direito? Não são os vossos caminhos torcidos?

26 – Desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniquidade, morrerá por ela; na sua iniquidade que cometeu, morrerá.

27 – Mas, convertendo-se o ímpio da sua impiedade que cometeu e praticando o Juízo e a Justiça, conservará este a sua alma em vida.

28 – Pois quem reconsidera e se converte de todas as suas transgressões que cometeu, certamente viverá, não morrerá,

Hinos Sugeridos: 71, 422, 484 da Harpa Cristã

Objetivos da Lição:

I) Explicar a máxima usada em Israel;

II) Expor a respeito da abrangência da salvação;

III) Pontuar a reação de Israel.

Introdução:

O que é responsabilidade?

Responsabilidade: obrigação de responder pelas ações próprias ou dos outros; caráter ou estado do que é responsável.

Jurídico (Termo) - dever jurídico resultante da violação de determinado direito, através da prática de um ato contrário ao ordenamento jurídico. No contexto bíblico podemos colocar como visão da Nomia (vide textos abaixo)

A.   A responsabilidade significa que somos responsáveis ​​perante os outros, e devemos aceitar esta responsabilidade, como um dom de Deus. Não só proporciona um sistema de controle e equilíbrio que nos protege do mal, mas também nos dá oportunidades únicas de compartilhar nossas vidas com os outros e incentivá-los.

B.    Pais devem transmitir sua fé:

Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes; para que vivais, ... Deuteronômio 4:1

 A Lei demonstra:

Cuidado pessoal, antes de tudo.

Transmitir conhecimento aos descendentes

Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos. Deuteronômio 4:9

E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Deuteronômio 6:7

Etimologia parcial:

ελλογεω – ellogeo (no sentido de acertar as contas);  v. incluir, colocar na conta de alguém, colocar sob a responsabilidade de, imputar

ενοχος - enochos; adj. constrangido, sob obrigação, sujeito a, responsável por

επισκεπτομαι – episkeptomai; v. cuidar ou preocupar-se, inspecionar, examinar com os olhos; ser responsável por ter cuidado de, prover para: de Deus

Responsabilidade - אחריות

Quando uma pessoa (ou um povo) aceita a responsabilidade - אַחֲרָיוּת (achrayút) - sobre ele / ela própria, essa é a maior forma de liberdade - a liberdade de escolher como se comportar com plena consciência das consequências de seu comportamento.

Esta é a oportunidade que D-us concede a Seu povo - agora eles são totalmente responsáveis por suas ações, para que sejam verdadeiramente livres. https://hebraico.pro.br/r/Quando%20uma%20pessoa%20(ou%20um%20povo)%20aceita%20a%20responsabilidade

Verbo לְהָטִיל אַחֲרָיוּת - atribuir responsabilidade , impor responsabilidade , atribuir responsabilidade

Embotar - tirar ou perder o gume; rebotar(-se).

Ex. "o excesso de uso embotou a navalha"

משעמם - קהה - qahah; v. embotar, tirar o fio - embotar, tirar o fio; embotar

τυφλοω - tuphloo; v. cegar, tornar cego - no NT, metáf. embotar o discernimento mental, obscurecer a mente.

A ideia errônea da maldição hereditária:

Ainda hoje muitos cristãos vivem sob esta sombra e crença.

Nos idos de Ezequiel a sensação dos remanescentes era que viviam sob esta maldição, pelos erros outrora cometidos pelos seus antepassados, seja, familiares ou pelo conjunto gentílico.

A máxima popular entre, os de Israel, reflete a crença generalizada de que eles estavam sendo injustamente punidos pelos pecados da geração anterior:

 O dito popular, ou máxima dizia:

Jeremias 31:29 Naqueles dias nunca mais dirão: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram.

”Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram” remetia à ideia de que os filhos pagariam os pecados dos pais.”

Os pais erram e os filhos perdem a capacidade de agir, não podem agir, pois tem a sua mente atacada pelos erros dos pais, perdem a capacidade de crescer, pois as ferramentas de alimentação falham.

Exemplo bíblico sobre a perda de capacidades: Eclesiastes 12:3 No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores (dentes), por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas;

“O dito implica em perda de capacidades que impedem o crescimento dos filhos ou descendentes, pois eles são atingidos pelos erros dos pais, que os impedem de distinguir o sabor do correto, da Nomia, da presença de Deus!” Osvarela

Ezequiel 18.21,22 – Mas, se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer juízo e justiça, certamente viverá; não morrerá. De todas as suas transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela sua justiça que praticou, viverá.

Não há injustiça do Divino. Ele é Justo em toda a totalidade. Por isto, que não aceita o erro, contudo, da mesma forma, Sua justiça aceita e não se lembra das transgressões do que errou. Ele imputa ao transgressor a qualidade de justo, e não há nenhuma lembrança do erro, outrora cometido.

Nenhuma criança deve sofrer punição divina pelo pecado de seu pai;

Cada um deverá dar conta per si.

Os Ímpios pela sua impiedade, mas se arrepender, ao ser avisado terá

Somente na medida em que ele age da mesma maneira, pode-se dizer que ele carrega os pecados de seus pais.

Mesmo assim, poderíamos colocar o erro da falta de ensino do correto ou de observação parental na formação dos filhos.

Usando o provérbio:

“Se nossos pais comeram uvas azedas, por que nossos dentes estão afiados?”

É Sabido que os dentes ficam afiados quando são consumidos frutos verdes; mas a palavra significa apropriadamente uvas azedas, que os gregos chamam de “omphakes”.

Ezequiel começa esta passagem com citações de Jeremias de um ditado popular (Jr. 31:29) que fazia sucesso entre os exilados em Tel Abibe.

O Profeta diz que esse provérbio não seria mais usado, pois, depois de serem domados por males, eles saberiam longamente que Deus não os havia tratado tão severamente sem uma causa justa.

Agora entendemos o que o Profeta queria ensinar aos desta diáspora babilônica:

                   - Naqueles dias, isto é, depois que Deus puniu o povo, e os abraçou por sua misericórdia; pois ambas as coisas eram necessárias, isto é, que sua perversidade e orgulho fossem subjugados e que deixassem de se expor a Deus, e que o favor gratuito de Deus lhes fosse manifestado. Esqueçam o dito ímpio. Deus é Justiça. John Calvin (editado e compilado com inserções do autor deste artigo)

“Deus havia declarado muitas vezes que visitaria os pecados dos pais sobre os filhos e ameaçara particularmente executar julgamento sobre a geração atual pelas idolatrias e outros pecados de seus antepassados. Veja nota em Êxodo 20: 5 e cap. Jeremias 15:4.

Isso deu ocasião ao provérbio mencionado neste versículo, que os que estavam em cativeiro aplicaram ao seu próprio caso, como se as misérias que eles suportaram fossem principalmente devidas aos pecados de seus pais: ver Lamentações 5:7; Ezequiel 18: 2;

Mas quando esse julgamento deveria ser removido, não haveria outra ocasião para usar esse provérbio, como Ezequiel fala:

 ”Mas cada um morrerá por sua própria iniqüidade, etc. – cessando esses julgamentos nacionais, cada um sofrerá apenas por suas próprias falhas.   Comentário de Joseph Benson (editado e compilado pelo autor deste subsídio)

Necessário perceber, ou extrair do e no texto a época e a volta e libertação do povo as suas terras hebreias, no contexto da plenitude crística que permitiu a nação retomar a sua formação nacional, ainda que sem a Revelação profética por 400 anos.

B - Continuando:

         Sempre escrevi e digo:

Numa simplória comparação a questão dos erros dos pais atingindo os filhos.

Alguns se utilizam, ainda desta tal “maldição hereditária” até para questão da saúde de pais e seus descendentes.

Ex.: “Meu pai morreu por diabetes, ou por, digamos, sofreu com colesterol.”

Mas, mesmo é certo, que haja um componente hereditário em muitos casos, o que acontece em alguns casos é que a família mantém os hábitos alimentares, por gerações, o que poderá provocar os mesmos sintomas nos filhos, se estes não tiverem os cuidados necessários.

Ezequiel 18.20 – A Alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.

Porém o caso é mais forte nesta busca de entendimento do texto do profeta Ezequiel.

Babilônia – Perda do conhecimento da Nomia mosaica.

Ademais a falta de conhecimento da Lei mosaica os impedia de entender o que ensinara Moisés: “Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado.” Deuteronômio 24:16

Ezequiel como ensinador refrigera a memória daquela geração.

A questão salvífica:

Fundamentada na Justiça e no arrependimento do pecador.

A – agente Salvador

B – agente pecador

C – agente pecador em ação: arrependimento

D – agente da Justiça em ação: Justifica

Primeiro – O Deus de amor e perdão

Segundo – o agente do erro

Terceiro – o agente se arrepende

Quarto – a ação da justiça Divina

Quinto -apagados os erro, por misericórdia do Justo Juiz

O texto de Ezequiel é um importante ensino sobre a salvação – o erro e o arrependimento é, antes de tudo, uma questão pessoal.

3340 (Strong) Μετανοεω - metanoeo; v. mudar a mente, i.e., arrepender-se

- mudar a mente para melhor, emendar de coração e com pesar os pecados passados A distinção freqüentemente feita é: 3338 refere-se a uma mudança emocional; 3340 a uma mudança de escolha; 3338 significa nada mais que pesar equivalente a remorso;

3338 μεταμελομαι - metamellomai; v. estar posteriormente preocupado com alguém ou algo - estar arrependido, arrepender-se; 3340, aquela reversão de propósito moral conhecida como arrependimento; esta distinção parece não manter-se pelo uso. Contudo, que 3340 é o termo mais completo e mais nobre, expressivo de ação e fim moral, é indicado não somente pela sua derivação, mas pela maior freqüência do seu uso e pelo fato de ser usado muitas vezes no imperativo.

Ensina sobre o peso da ação de cada pessoa em relação ao seu comprometimento com os mandamentos divinos.

E o quanto a justiça de Deus, despreza os erros quando o justo ou o ímpio se arrependem de seus atos.

Esta é a essência da Salvação – arrependimento!

É preciso partir da visão antiga sobre o que vem a ser o Fatalismo e sua diferença básica com Determinismo.

Na filosofia greco-romana, o fatalismo é a concepção que considera serem o mundo e os acontecimentos produzidos de modo irrevogável. E também a crença de que uma ordem cósmica, dita Logos, preside a vida quotidiana.

o Determinismo é um conceito filosófico que diz serem todos os fatos baseados em causas, ou seja, todo o acontecimento é regido pela determinação, seja de caráter natural ou sobrenatural.

ανακρινω - anakrino; v. examinar ou julgar - investigar, examinar, verificar, analisar cuidadosamente, questionar - especificamente num sentido forense no qual um juiz conduz uma investigação - interrogar, examinar o acusado ou testemunha; julgar de, estimar, determinar (a excelência ou defeitos de alguma pessoa ou coisa.

διαγινωσκω - diaginosko; v. distinguir, i.e. conhecer acuradamente, apurar exatamente; num sentido legal, examinar, determinar, decidir

Ambos – fatalismo e determinismo - foram utilizados e levados para dentro do contexto bíblico com uma visão filosófica e que até hoje incita e provoca reflexões, debates e controvérsias.

Fatalismo: A crença de que "o que será, será", já que todos os eventos passados, presentes e futuros já foram predeterminados por Deus ou outra força poderosa. Na religião, esta visão pode ser chamada de predestinação; ela sustenta que se as nossas almas vão para o céu ou inferno é determinado antes de nascer e é independente de nossas escolhas.

O fatalismo teológico é uma tentativa de demonstrar uma contradição lógica entre um Deus onisciente e o livre-arbítrio, onde o livre-arbítrio é definido como a capacidade de escolher entre alternativas. Nesse aspecto, é semelhante em propósito ao enigma "Pode um Deus onipotente fazer uma pedra tão pesada que nem mesmo Ele é capaz de levantá-la?"

O fatalismo é contestado pela responsabilidade pessoal e pela Justiça divina, que coloca pais e filhos, ímpios e justo diante de suas próprias escolhas, desmontando a tese do fatalismo.

Soberania da Justiça divina

“Aqueles que acreditam cegamente "o que será será" são tão errados quanto os defensores do acaso. É verdade que os eventos são certos, mas só por causa do Deus soberano que cumpre os Seus próprios decretos.

Os estudantes sérios da Bíblia não acreditam que as coisas "só acontecem". Eles entendem que um Deus sábio, santo, bom e soberano tem o controle de todos os detalhes da vida (Mateus 10:29-30). O homem que realmente não quer que Deus tenha esse controle, ou que despreza a verdade da soberania de Deus, é a pessoa que não ama a Deus e não quer Deus em sua vida. Ele quer o seu próprio caminho. Ele, como os demônios do passado, diria: "Que temos nós contigo?"(Marcos 1:24) Mas não é assim, Deus é soberano e não pode negar a Si mesmo.” Vide fontes e citações

FONTE:

Bíblia de estudo online - Jeremias 31 Estudo: Há Esperança Para Seu Futuro

Estudo de Jeremias 31:29 – Comentado e Explicado - by bibliaco | Posted on 13 de março de 2020

Citações no corpo do texto

Um Chamado a Responsabilidade by Aldenir Araújo

Bíblia online

Dicionário Strong

Apontamentos do autor

O que é o fatalismo teológico? O que é o determinismo? Mas são bíblicos? Vidadeteologo

O que é o fatalismo? O que é o determinismo? Gotquestion


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