Lição 07: A Responsabilidade é Individual
Subsídio pastor e Prof. Docente Osvarela
ATUALIZADO
4° Trimestre De 2022 - CPAD –
Adultos –
Tema do Trimestre:
A Glória e a Justiça de Deus
– A Igreja e a Convocação do
Profeta Ezequiel para um Despertamento Espiritual.
Texto Áureo
“A alma que pecar, essa morrerá;
o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a
justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.” (Ez
18.20)
Prática
Para além da responsabilidade
individual, a Palavra de Deus se posiciona contra o fatalismo, isto é, contra a
ideia de que tudo está determinado por um rígido destino
Leitura Bíblica
Ezequiel 18.20-28
21 – Mas, se o ímpio se converter
de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e
fizer juízo e justiça, certamente viverá; não morrerá.
22 – De todas as suas
transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela sua justiça que
praticou, viverá.
23 – Desejaria eu, de qualquer
maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor JEOVÁ; não desejo, antes, que se converta
dos seus caminhos e viva?
24 – Mas, desviando-se o justo da
sua justiça, e cometendo a iniquidade, e fazendo conforme todas as abominações
que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito
não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado
com que pecou, neles morrerá.
25 – Dizeis, porém: O caminho do
Senhor não é direito. Ouvi, agora, ó casa de Israel: Não é o meu caminho
direito? Não são os vossos caminhos torcidos?
26 – Desviando-se o justo da sua
justiça e cometendo iniquidade, morrerá por ela; na sua iniquidade que cometeu,
morrerá.
27 – Mas, convertendo-se o ímpio
da sua impiedade que cometeu e praticando o Juízo e a Justiça, conservará este
a sua alma em vida.
28 – Pois quem reconsidera e se
converte de todas as suas transgressões que cometeu, certamente viverá, não
morrerá,
Hinos Sugeridos: 71, 422, 484 da
Harpa Cristã
Objetivos da Lição:
I) Explicar a máxima usada em
Israel;
II) Expor a respeito da
abrangência da salvação;
III) Pontuar a reação de Israel.
Introdução:
O que é responsabilidade?
Responsabilidade: obrigação de
responder pelas ações próprias ou dos outros; caráter ou estado do que é
responsável.
Jurídico (Termo) - dever jurídico
resultante da violação de determinado direito, através da prática de um ato
contrário ao ordenamento jurídico. No contexto bíblico podemos colocar como
visão da Nomia (vide textos abaixo)
A. A
responsabilidade significa que somos responsáveis perante
os outros, e devemos aceitar esta responsabilidade, como um dom de Deus. Não só
proporciona um sistema de controle e equilíbrio que nos protege do mal, mas
também nos dá oportunidades únicas de compartilhar nossas vidas com os outros e
incentivá-los.
B. Pais
devem transmitir sua fé:
Agora,
pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os
cumprirdes; para que vivais, ... Deuteronômio 4:1
A Lei demonstra:
Cuidado pessoal, antes de
tudo.
Transmitir conhecimento
aos descendentes
Tão-somente
guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas
coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os
dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos.
Deuteronômio 4:9
E as
ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e
andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Deuteronômio 6:7
Etimologia parcial:
ελλογεω – ellogeo (no sentido de
acertar as contas); v. incluir, colocar
na conta de alguém, colocar sob a responsabilidade de, imputar
ενοχος - enochos; adj.
constrangido, sob obrigação, sujeito a, responsável por
επισκεπτομαι – episkeptomai; v. cuidar
ou preocupar-se, inspecionar, examinar com os olhos; ser responsável por ter
cuidado de, prover para: de Deus
Responsabilidade - אחריות
Quando uma pessoa (ou um povo)
aceita a responsabilidade - אַחֲרָיוּת
(achrayút) - sobre ele / ela própria, essa é a maior forma de liberdade - a
liberdade de escolher como se comportar com plena consciência das consequências
de seu comportamento.
Esta é a oportunidade que D-us
concede a Seu povo - agora eles são totalmente responsáveis por suas ações,
para que sejam verdadeiramente livres. https://hebraico.pro.br/r/Quando%20uma%20pessoa%20(ou%20um%20povo)%20aceita%20a%20responsabilidade
Verbo לְהָטִיל אַחֲרָיוּת
- atribuir
responsabilidade , impor responsabilidade , atribuir responsabilidade
Embotar - tirar ou perder o gume;
rebotar(-se).
Ex. "o excesso de uso
embotou a navalha"
משעמם - קהה - qahah; v.
embotar, tirar o fio - embotar, tirar o fio; embotar
τυφλοω - tuphloo; v. cegar,
tornar cego - no NT, metáf. embotar o discernimento mental, obscurecer a mente.
A ideia errônea da maldição
hereditária:
Ainda hoje muitos cristãos vivem
sob esta sombra e crença.
Nos idos de Ezequiel a sensação
dos remanescentes era que viviam sob esta maldição, pelos erros outrora cometidos
pelos seus antepassados, seja, familiares ou pelo conjunto gentílico.
A máxima popular entre, os de
Israel, reflete a crença generalizada de que eles estavam sendo injustamente
punidos pelos pecados da geração anterior:
O dito popular, ou máxima dizia:
Jeremias
31:29 Naqueles dias nunca mais dirão: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes
dos filhos se embotaram.
”Os pais
comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram” remetia à ideia de
que os filhos pagariam os pecados dos pais.”
Os pais erram e os filhos perdem
a capacidade de agir, não podem agir, pois tem a sua mente atacada pelos erros
dos pais, perdem a capacidade de crescer, pois as ferramentas de alimentação
falham.
Exemplo bíblico sobre a perda de
capacidades: Eclesiastes 12:3 No dia em que tremerem os guardas da casa,
e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores (dentes), por já
serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas;
“O dito implica em perda de
capacidades que impedem o crescimento dos filhos ou descendentes, pois eles são
atingidos pelos erros dos pais, que os impedem de distinguir o sabor do
correto, da Nomia, da presença de Deus!” Osvarela
Ezequiel
18.21,22
– Mas, se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar
todos os meus estatutos, e fizer juízo e justiça, certamente viverá; não
morrerá. De todas as suas transgressões que cometeu não haverá lembrança contra
ele; pela sua justiça que praticou, viverá.
Não há injustiça do Divino. Ele é
Justo em toda a totalidade. Por isto, que não aceita o erro, contudo, da mesma
forma, Sua justiça aceita e não se lembra das transgressões do que errou. Ele imputa
ao transgressor a qualidade de justo, e não há nenhuma lembrança do erro, outrora
cometido.
Nenhuma criança deve sofrer
punição divina pelo pecado de seu pai;
Cada um deverá dar conta per si.
Os Ímpios pela sua impiedade, mas
se arrepender, ao ser avisado terá
Somente na medida em que ele age
da mesma maneira, pode-se dizer que ele carrega os pecados de seus pais.
Mesmo assim, poderíamos colocar o
erro da falta de ensino do correto ou de observação parental na formação dos
filhos.
Usando o provérbio:
“Se
nossos pais comeram uvas azedas, por que nossos dentes estão afiados?”
É Sabido que
os dentes ficam afiados quando são consumidos frutos verdes; mas a palavra
significa apropriadamente uvas azedas, que os gregos chamam de “omphakes”.
Ezequiel
começa esta passagem com citações de Jeremias de um ditado popular (Jr. 31:29)
que fazia sucesso entre os exilados em Tel Abibe.
O Profeta
diz que esse provérbio não seria mais usado, pois, depois de serem domados por
males, eles saberiam longamente que Deus não os havia tratado tão severamente
sem uma causa justa.
Agora entendemos o que o Profeta
queria ensinar aos desta diáspora babilônica:
-
Naqueles dias, isto é, depois que Deus puniu o povo, e os abraçou por sua
misericórdia; pois ambas as coisas eram necessárias, isto é, que sua
perversidade e orgulho fossem subjugados e que deixassem de se expor a Deus, e
que o favor gratuito de Deus lhes fosse manifestado. Esqueçam o dito ímpio.
Deus é Justiça. John Calvin (editado e compilado com inserções do autor deste
artigo)
“Deus
havia declarado muitas vezes que visitaria os pecados dos pais sobre os filhos
e ameaçara particularmente executar julgamento sobre a geração atual pelas
idolatrias e outros pecados de seus antepassados. Veja nota em Êxodo 20: 5 e
cap. Jeremias 15:4.
Isso deu ocasião ao provérbio
mencionado neste versículo, que os que estavam em cativeiro aplicaram ao seu
próprio caso, como se as misérias que eles suportaram fossem principalmente
devidas aos pecados de seus pais: ver Lamentações 5:7; Ezequiel 18: 2;
Mas quando esse julgamento
deveria ser removido, não haveria outra ocasião para usar esse provérbio, como
Ezequiel fala:
”Mas cada um morrerá por sua própria
iniqüidade, etc. – cessando esses julgamentos nacionais, cada um sofrerá apenas
por suas próprias falhas. Comentário de
Joseph Benson (editado e compilado pelo autor deste subsídio)
Necessário perceber, ou extrair
do e no texto a época e a volta e libertação do povo as suas terras hebreias,
no contexto da plenitude crística que permitiu a nação retomar a sua formação
nacional, ainda que sem a Revelação profética por 400 anos.
B - Continuando:
Sempre
escrevi e digo:
Numa simplória comparação a
questão dos erros dos pais atingindo os filhos.
Alguns se utilizam, ainda desta
tal “maldição hereditária” até para questão da saúde de pais e seus descendentes.
Ex.: “Meu pai morreu por
diabetes, ou por, digamos, sofreu com colesterol.”
Mas, mesmo é certo, que haja um
componente hereditário em muitos casos, o que acontece em alguns casos é que a
família mantém os hábitos alimentares, por gerações, o que poderá provocar os
mesmos sintomas nos filhos, se estes não tiverem os cuidados necessários.
Ezequiel
18.20
– A Alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o
pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a
impiedade do ímpio cairá sobre ele.
Porém o caso é mais forte nesta
busca de entendimento do texto do profeta Ezequiel.
Babilônia – Perda do conhecimento
da Nomia mosaica.
Ademais a falta de conhecimento
da Lei mosaica os impedia de entender o que ensinara Moisés: “Os pais não
morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu
pecado.” Deuteronômio 24:16
Ezequiel como ensinador refrigera
a memória daquela geração.
A questão salvífica:
Fundamentada na Justiça e no
arrependimento do pecador.
A – agente Salvador
B – agente pecador
C – agente pecador em ação:
arrependimento
D – agente da Justiça em ação:
Justifica
Primeiro
– O Deus de amor e perdão
Segundo –
o agente do erro
Terceiro
– o agente se arrepende
Quarto – a ação da justiça Divina
Quinto -apagados os erro, por
misericórdia do Justo Juiz
O texto de Ezequiel é um importante
ensino sobre a salvação – o erro e o arrependimento é, antes de tudo, uma
questão pessoal.
3340 (Strong) Μετανοεω -
metanoeo; v. mudar a mente, i.e., arrepender-se
- mudar a
mente para melhor, emendar de coração e com pesar os pecados passados A
distinção freqüentemente feita é: 3338 refere-se a uma mudança emocional; 3340
a uma mudança de escolha; 3338 significa nada mais que pesar equivalente a
remorso;
3338 μεταμελομαι
- metamellomai; v. estar posteriormente preocupado com alguém ou algo - estar
arrependido, arrepender-se; 3340, aquela reversão de propósito moral conhecida
como arrependimento; esta distinção parece não manter-se pelo uso. Contudo, que
3340 é o termo mais completo e mais nobre, expressivo de ação e fim moral, é
indicado não somente pela sua derivação, mas pela maior freqüência do seu uso e
pelo fato de ser usado muitas vezes no imperativo.
Ensina sobre o peso da ação de
cada pessoa em relação ao seu comprometimento com os mandamentos divinos.
E o quanto a justiça de Deus, despreza
os erros quando o justo ou o ímpio se arrependem de seus atos.
Esta é a essência da Salvação –
arrependimento!
É preciso partir da visão antiga
sobre o que vem a ser o Fatalismo e sua diferença básica com Determinismo.
Na filosofia greco-romana, o
fatalismo é a concepção que considera serem o mundo e os acontecimentos
produzidos de modo irrevogável. E também a crença de que uma ordem cósmica,
dita Logos, preside a vida quotidiana.
Já o Determinismo é um
conceito filosófico que diz serem todos os fatos baseados em causas, ou seja,
todo o acontecimento é regido pela determinação, seja de caráter natural ou
sobrenatural.
ανακρινω - anakrino; v. examinar
ou julgar - investigar, examinar, verificar, analisar cuidadosamente,
questionar - especificamente num sentido forense no qual um juiz conduz
uma investigação - interrogar, examinar o acusado ou testemunha; julgar
de, estimar, determinar (a excelência ou defeitos de alguma pessoa ou coisa.
διαγινωσκω - diaginosko; v. distinguir,
i.e. conhecer acuradamente, apurar exatamente; num sentido legal,
examinar, determinar, decidir
Ambos – fatalismo e determinismo - foram
utilizados e levados para dentro do contexto bíblico com uma visão filosófica e
que até hoje incita e provoca reflexões, debates e controvérsias.
Fatalismo: A
crença de que "o que será, será", já que todos os eventos passados,
presentes e futuros já foram predeterminados por Deus ou outra força poderosa.
Na religião, esta visão pode ser chamada de predestinação; ela sustenta que se
as nossas almas vão para o céu ou inferno é determinado antes de nascer e é
independente de nossas escolhas.
O fatalismo teológico é uma
tentativa de demonstrar uma contradição lógica entre um Deus onisciente e o
livre-arbítrio, onde o livre-arbítrio é definido como a capacidade de escolher
entre alternativas. Nesse aspecto, é semelhante em propósito ao enigma
"Pode um Deus onipotente fazer uma pedra tão pesada que nem mesmo Ele é
capaz de levantá-la?"
O fatalismo é contestado pela
responsabilidade pessoal e pela Justiça divina, que coloca pais e filhos, ímpios
e justo diante de suas próprias escolhas, desmontando a tese do fatalismo.
Soberania da Justiça divina
“Aqueles que acreditam cegamente
"o que será será" são tão errados quanto os defensores do acaso. É
verdade que os eventos são certos, mas só por causa do Deus soberano que cumpre
os Seus próprios decretos.
Os estudantes sérios da Bíblia
não acreditam que as coisas "só acontecem". Eles entendem que um Deus
sábio, santo, bom e soberano tem o controle de todos os detalhes da vida
(Mateus 10:29-30). O homem que realmente não quer que Deus tenha esse controle,
ou que despreza a verdade da soberania de Deus, é a pessoa que não ama a Deus e
não quer Deus em sua vida. Ele quer o seu próprio caminho. Ele, como os
demônios do passado, diria: "Que temos nós contigo?"(Marcos 1:24) Mas
não é assim, Deus é soberano e não pode negar a Si mesmo.” Vide fontes e
citações
FONTE:
Bíblia de estudo online - Jeremias
31 Estudo: Há Esperança Para Seu Futuro
Estudo de Jeremias 31:29 –
Comentado e Explicado - by bibliaco | Posted on 13 de março de 2020
Citações no corpo do texto
Um
Chamado a Responsabilidade by Aldenir Araújo
Bíblia
online
Dicionário
Strong
Apontamentos do autor
O que é o
fatalismo teológico? O que é o determinismo? Mas são bíblicos? Vidadeteologo
O que é o fatalismo? O que é o determinismo? Gotquestion
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