quinta-feira, novembro 17

Lição 8: O Bom Pastor e os pastores infiéis CPAD – Novembro 2022 1ª (Primeira Parte)

Lição 8: O Bom Pastor e os pastores infiéis

CPAD – Novembro 2022

1ª (Primeira Parte)

Subsidio Pastor e Professor Osvarela

Texto Áureo

“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (Jo 10.11)

Prática

As Escrituras revelam Deus como o pastor do seu povo, mas isso se aplica também aos líderes eclesiásticos. Deus dá bons pastores ao seu povo, e também remove os maus.

“No meio dos exilados na Babilônia, Ezequiel mostra que Israel mereceu esse julgamento, e que a justiça de Deus produz esperança para o futuro”.


Imagem coletada na Internet - pode ter direitos autorais

Leitura Bíblica

Ezequiel 34.1-12 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

2 – Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e diz aos pastores: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?

3 – Comeis a gordura, e vos vestis da lã, e degolais o cevado; mas não apascentam as ovelhas.

4 – A fraca não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.

5 – Assim, se espalharam, por não haver pastor, e ficaram para pasto de todas as feras do campo, porquanto se espalharam.

6 – As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure, nem quem as busque.

7 – Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:

8 – Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, visto que as minhas ovelhas foram entregues à rapina e vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuram as minhas ovelhas, pois se apascentam a si mesmos e não apascentam as minhas ovelhas,

9 – portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:

10 – Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu estou contra os pastores e demandarei as minhas ovelhas da sua mão; e eles deixarão de apascentar as ovelhas e não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e lhes não servirão mais de pasto.

11 – Porque assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu, eu mesmo, procurarei as 12 – Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas no dia de nuvens e de escuridão.

Hinos Sugeridos: 156, 283, 4313 da Harpa Cristã

A) Objetivos da Lição:

I) Identificar o rebanho nas Escrituras;

II) Descobrir os pastores infiéis de Israel;

III) Refletir sobre o Bom Pastor.

Introdução

Essa perícope é extraída do Primeiro Testamento. De certa forma, o contexto de Ezequiel 34 é semelhante ao de Mateus (Evangelho do Rei) e em harmonia com o soberano apresentado em Efésios. Luteranos

Efésios 5:23 Cristo é a cabeça da igreja, ...

A palavra pastor, rô'eh, aparece dezesseis vezes neste capítulo. 

Governantes como Jeoaquim e Zedequias.

Ezequiel anuncia, assim como Mateus, a tríplice manifestação de Javé como pastor, como juiz e como príncipe (só que nessa ordem).

No desenvolvimento deste texto, subsídio, veremos estas ordens de autoridade sendo apresentadas, para o entendimento do Texto Bíblico, supra.

Podemos dar uma estrutura ao livro de Ezequiel na seguinte ordem:

(1) vocação do profeta (1.1-3.21);

(2) julgamento de Jerusalém (3.22-24.27);

(3) o castigo das nações (25-32) e

Estamos estudando esta quarta seção do Livro: (4) a restauração do povo aniquilado (33-37).

Aqui o profeta fala as lideranças, sejam reis, sacerdotes e levitas ao conserto pelo descuido com o povo, o que os levará a serem cobrados por Javé.

Ez. 34.2 – Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e diz aos pastores: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?

O que estudamos neste subsídio. Como uma sentença.

Acredito que esta demanda de juízo, ainda está sob as cabeças coroadas do ministério, aqui coroas, somos todos nós que exercemos liderança. É a cobrança geral, que se estende aos que foram chamados para cuidar do povo.

Ovelha necessita de cuidados do pastor:

As ovelhas são animais que não possuem meios para defesa ou ataque para combate a predadores. Sua visão e audição, que poderiam ser utilizadas em sua defesa, são limitadas. Sendo que sua sobrevivência está nas mãos de seu Pastor. Coragem não está entre seus atributos.

Estudos indicam que até mesmo o barulho das águas pode assustar uma ovelha, impedindo-a de saciar sua sede. Como um animal assim pode sobreviver sozinho? Realmente não pode. Assim como ovelhas andam em grupo (rebanho), a Igreja precisa ter comunhão e também um pastoreio sensível as suas necessidades, materiais e espirituais.

Interessante, que o juízo é seguido da tomada de posição de Jeová para cuidar, Ele mesmo do Seu povo, até serem restaurados.

Ez. 34.10 – Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu estou contra os pastores e demandarei as minhas ovelhas da sua mão;

Profetizar “contra” enfatiza o aspecto a princípio negativo da tarefa de Ezequiel. O profeta Ezequiel proclama uma mensagem dialética (em sentido amplo): se por um lado, apresenta uma denúncia, por outro, proclama um anúncio.

Etimologia e diferenças da palavra – pastor:

נקד - noqed; n. m. criador de ovelhas, negociante de ovelhas, pastor de ovelhas

רעה  - ra`ah; v. apascentar, cuidar de, pastar, alimentar, cuidar de, apascentar; pastorear.

רעי  - ro ìy; v. pastor (substantivo)

- Referindo-se ao governante, mestre (fig.)

- Referindo-se ao povo como rebanho (fig.)

- Pastor, aquele que cuida dos rebanhos (substantivo); alimentar, pastar

- Referindo-se ao idólatra, a Israel como rebanho (fig.)

Desejo de Deus

E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência. Jeremias 3:15

Pastores – “Reis, governantes” (compare Jeremias 2: 8). Não usurpadores militares Oséias 8: 4, mas verdadeiros servos de Deus, como Davi 1 Samuel 13:14 . A.Barnes

                   - O termo kohen (sacerdote), que provavelmente, ao idos do profeta Ezequiel vinha adquirindo um significado técnico mais estreito e passa a ser reservado exclusivamente para a ordem superior do clero. [Cobern, aguardando revisão]. Contudo não podemos esquecer a atuação do levirato no culto a Jeová.

O título mais antigo de "governante" é um monograma que ocorre nos monumentos mais antigos descobertos no caráter cuneiforme. Na língua assíria, tornou-se riu” (compare hebraico רעה râ‛âh = pastor).

Nas tradições de Berosus, descobrimos que Alorus, ou Alulim, sumério governante da cidade de Eridu, o primeiro rei do mundo (segundo alguns estudiosos), recebeu da divindade o título de Pastor. O título, assim como o monograma, foi preservado até os últimos tempos da monarquia assíria.

                   Bēl-rēʾušunu , " Bel é o seu pastor"

O erro dos pastores de Judá – nação levada para Babilônia.

Grande Julgamento de Mateus 25: não dar de comer, não vestir, não curar, não proteger… O povo é espoliado enquanto seus líderes político-religiosos se locupletam. Uma possível alusão às taxas cobradas do povo na forma de impostos e à corveia, que era o serviço que alguém tinha que prestar gratuitamente ao soberano.

Enquanto a angústia e a miséria das pessoas diariamente aumentavam, os últimos reis de Judá exigiam cada vez mais de seus súditos e esbanjavam cada vez mais luxo e espetáculo pessoais.

Embora seja uma profecia para Israel, esta palavra é evangelística, dada pelo Senhor ao profeta Jeremias.

Os pastores de Israel eram os reis e príncipes e todos os que tinham autoridade sobre eles. O profeta Jeremias recebeu uma mensagem semelhante.

Destaco, que estes estudos são por cronologia ou por visão profética “irmãos gêmeos”, um da sentido ao outro, segundo a definição teológica: “a Bíblia interpreta a própria Bíblia”.

Deus sempre esteve preocupado em ver seu povo sendo apascentado de maneira que o agrade.

2 – Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e diz aos pastores: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?

Deus se preocupa quando maus ou infiéis se levantam para “apascentar” seu povo. Embora, como Ezequiel ou Jeremias, profetizem contra estes, nota-se nas palavras proféticas que os pastores haviam sido dados por Deus as ovelhas, porém, desviaram-se de seus objetivos e mordomia dadas. COMENTÁRIO BÍBLICO DE ALBERT BARNES

Jeremias 23:2-4 Portanto assim diz o Senhor Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitas-tes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor. E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor.

Qualidade do pastor:

Esses são pastores segundo o coração de Deus”, diz Henry, “que fazem questão de alimentar o rebanho; não alimentar-se e velar o rebanho, mas fazer tudo o que puderem para o bem daqueles que estão sob seu comando; que os alimenta com sabedoria e entendimento – isto é, com sabedoria e entendimento, como Davi os alimentou, na integridade de seu coração e pela habilidade de suas mãos,” Joseph Benson

Agamenon é pastor do povo. Como tal protege os rebanhos, mas também tosquia a lã e come a carne dos carneiros.” Homero (séculos 8 ou 9 a.C.), poeta épico grego. Autor da Ilíada e da Odisseia. O Explorador

“Ele deveria considerar-se como sustentador do ofício de pastor, o que torna seu negócio principal cuidar de seu rebanho; não como se estivesse indo a um banquete para se encher e saciar seu apetite, ou a um mercado para obter o máximo de lucro possível.” Platão, no primeiro livro de sua Commonwealth, descrevendo o ofício de um magistrado

A palavra pastor, nos escritos proféticos, compreende governadores civis e eclesiásticos.

Ao rol de lideranças designadas:

Pastores = governantes.

sacerdotes, levitas e mestres da lei; os reis, príncipes, magistrados e juízes; o profeta lhes dá aqui instruções; mostrando-lhes, sob a parábola dos pastores, qual era o seu dever e em que faltavam.

“Profetiza contra os pastores de Israel”: No antigo Oriente Próximo, os reis e outros chefes políticos eram chamados de “pastores do povo”.

A profecia de Ezequiel neste capítulo 34, específico, mostra o quanto tais líderes só cuidavam de seus próprios interesses.

Profetizar “contra” enfatiza o aspecto a princípio negativo da tarefa de Ezequiel. Embora a profecia, na sequência da mesma anunciação profética, mostra o cuidado de Javé com Seu povo: “Eu mesmo procurarei as minhas ovelhas”.

Em tempos pós-pandemia muitas ovelhas se desgarraram, pelo longo afastamento da Igreja, deixaram de receber alimento espiritual.

Os kohanem (Kohen) que eram levitas sacerdotais e auxiliares e “guardiões da casa”, é feito não apenas em muitos lugares em outros livros, como 1 e 2 Crônicas, Esdras e Deuteronômio (Ezequiel 18:1- 6), mas mesmo em Ezequiel (Ezequiel 40:45-46).

Os levitas que, antes disso, exerceram as funções sacerdotais superiores – seja por direito ou por tolerância – parecem, pelas palavras de Ezequiel, terem sido líderes na grande apostasia em relação à adoração de ídolos, da qual os livros proféticos e históricos estão cheios, dispostos a ministrar em “lugares altos” e em altares pagãos

O Rebanho

Todo o povo.

O despojo do povo:

A gordura e a lã, os dízimos e ofertas, os impostos e impostos.

O mau uso:

A repreensível alimentação e vestuário com eles, como para os sacerdotes e levitas, o uso desses dízimos e ofertas, não para capacitá-los a cumprir melhor a obra do ministério, mas para cuidar de seus próprios corpos e apoiá-los de maneira voluptuosa e ociosa vida; Adam Clarke

Pastores neotestamentários

Quando lemos no Novo Testamento, O Grande Julgamento de Mateus 25: não dar de comer, não vestir, não curar, não proteger…

Tenhamos cuidado!

Ainda, observamos nestes nossos dias, que ainda hoje o povo é espoliado por lideranças (aqui temos as exceções), por seus líderes político-religiosos que fazem do Povo matéria de “comércio”.

Ezequiel aponta a possível alusão às taxas cobradas do povo na forma de impostos e à corveia, que era o serviço que alguém tinha que prestar gratuitamente ao soberano.    

“Eis que eu mesmo, eu mesmo, procurarei Minhas ovelhas e as procurarei.” Jeová se levanta em favor de Suas ovelhas dispersas. Ele mesmo exercerá o ofício de verdadeiro pastor, procurando Seu rebanho.

João 10:2-4Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.”

Alguns comentaristas apontam esta vertente neotestamentária, ou seja, a visão do cristianismo apostólico, com base na visão do Bom Pastor – Jesus.

O Filho continua o trabalho do Pai, antes O Pai cuidava do rebanho de Judá, após a encarnação O Filho cuida do Seu rebanho – A Igreja Universal.

E ainda busca os que se desviaram, ou necessitam dos cuidados pastorais, do Grande Pastor das almas.

2 Reis 23:7 Também derrubou as casas dos sodomitas que estavam na casa do Senhor, em que as mulheres teciam casinhas para o ídolo do bosque.

2 Crônicas 15:16 E também a Maaca, sua mãe, o rei Asa depôs, para que não fosse mais rainha, porquanto fizera um horrível ídolo, a Aserá; e Asa destruiu o seu horrível ídolo, e o despedaçou, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom.

Ezequiel 6:4 E serão assolados os vossos altares, e quebradas as vossas imagens do sol e derrubarei os vossos mortos, diante dos vossos ídolos.

..., cada colina alta – a cena de suas idolatrias sancionada pelos governantes.”

Comportamentos dos reis e sacerdotes, não dando ouvidos as profecias de aviso e do juízo, que Ezequiel narra nestes texto acusatório e de juízo, para aqueles responsáveis pelo povo.

Indica que Deus – Jeová – não se agradar dos altos, onde desde os idos de Salomão até seus sucessores, seja no Reino do Norte, quanto no Reino do Sul, que erigiram “casinhas” aos ídolos, como Baal, astarotes e outros deuses-postes.

Temos que ter cuidado com nossa missão sacerdotal, ou ministerial, para não sermos levados a este ponto.

Cuidar do povo é obrigação dada por Jesus, ao que ministram como lideranças ministeriais.

“..., procure… busque – sim, “busque… busque”. O primeiro é a parte dos governantes superiores a inquirir: procurar é o dever dos governantes subordinados”

Tema caro a Jesus o cuidado com o rebanho sempre foi tema dos discursos D’Ele aos ouvintes e em especial aos seus Apóstolos.

A visão de governante, rei e sacerdote, como cuidadores do Povo se cristaliza totalmente em Jesus, seja o homem encarnado, ou seja, o Deus encarnado.

Cristo é o "Bom Pastor", porque ele é o verdadeiro rei. Seus ministros são pastores como oficiais em seu reino.

Os pastores não deveriam alimentar os rebanhos?

Jesus, O Sumo Pastor (1Pedro5.4), garante pasto verdejante, ou seja, alimento para suas ovelhas.

A questão é um apelo à consciência universal de Israel e da humanidade.

Nenhum pastor, sejam, os sacerdotes ou reis era digno de seu nome e não fez aquilo que o próprio nome implicava. Aquele que negligencia esse dever é simplesmente como mercenário ou assaltante (João 10:10, João 10:12).

João 10:11-16 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor*.

Em suas declarações sobre si (ego eimi), ele aponta para as qualidades do Bom Pastor:

Dar a vida pelas ovelhas

Não é mercenário

Conhecer a suas ovelhas                       

Conhecer o Pai

O Pastoreio Neotestamentário é Universal:

* Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

                                                CONTINUA...

Fonte
CPAD

Apontamentos do autor

Dicionário Strong

Citações no corpo do texto

Site Apologeta

Bíblia Plus

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger