sábado, novembro 19

Lição 8: O Bom Pastor e os pastores infiéis CPAD – Novembro 2022 2ª (Segunda Parte)

Lição 8: O Bom Pastor e os pastores infiéis

CPAD – Novembro 2022

2ª (Segunda Parte)

Subsidio Pastor e Professor Osvarela

Leia o texto de nossa lavra, acessando o link:

http://estudandopalavra.blogspot.com/2014/05/ministerio-de-pastor-licao-9-cpad-em.html

Read

Texto Áureo

“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (Jo 10.11)

Prática

As Escrituras revelam Deus como o pastor do seu povo, mas isso se aplica também aos líderes eclesiásticos. Deus dá bons pastores ao seu povo, e também remove os maus.

No meio dos exilados na Babilônia, Ezequiel mostra que Israel mereceu esse julgamento, e que a justiça de Deus produz esperança para o futuro”.

Frase destaque:

“Lembre-se de que você está apascentando ovelhas, e não girafas. Mantenha o alimento no nível baixo, onde todos possam alcançar para comer”. Autor desconhecido – Manual do Pastor pentecostal, pag.133

A) Objetivos da Lição:

I) Identificar o rebanho nas Escrituras;

II) Descobrir os pastores infiéis de Israel;

III) Refletir sobre o Bom Pastor.

Leitura Bíblica

Ezequiel 34.1-12 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 2 – Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e diz aos pastores: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? [ .... ] 10 – Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu estou contra os pastores e demandarei as minhas ovelhas da sua mão; e eles deixarão de apascentar as ovelhas e não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e lhes não servirão mais de pasto. 11 – Porque assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu, eu mesmo, procurarei as pelas minhas ovelhas, e as buscarei. 12 – Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas no dia de nuvens e de escuridão.

Segunda Parte:

continuação                          

A palavra grega no NT traduzida por "pastores" é poimen que significa pastores. "Pastor" é a palavra latina para aquele que pastoreia.

- ποιμνας – poiménas que está em Ef 4:11, é uma declinação masculino plural de ποιμν  - poimén. A palavra é usada no plural, ou seja, "pastores".

Na língua hebraica, o termo correspondente é raah, baseada na ideia de "cuidar dos rebanhos", "dar pasto".

Jo 10:14 γ εμι ποιμν καλς, κα γινσκω τ μ, κα γινσκομαι π τν μν.

Jo 10:14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

Cognato - Uma palavra grega cognata é ‘poimanate’, que significa "pastoreai", "dai pasto", como em 1Pe 5.2.

1Pe 5:2 - Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;

1Pe 5:2 ποιμνατε τ ν μν πομνιον το Θεο, πισκοποντες μ ναγκαστς, λλ κουσως• μηδ ασχροκερδς, λλ προθμως,

Introdução:

O pastor protege, conforta e alimenta o rebanho!

Este estudo não traça uma direção da apresentação da lição, mas servirá para subsidiar com a coleta e escrita acerca do assunto, com a visão do autor do mesmo.

Pastor de ovelhas é a metáfora mais adequada ao conceito bíblico de pastor. A sociedade considera o pastor um profissional, contudo a visão bíblica em nada trata os pastores como profissionais.

A posição e visão dos pastores, é se verem como pastores do rebanho que Deus colocou sob os seus cuidados. O rebanho pertence a Deus. Cada pastor prestará contas a Ele por sua guarda do rebanho.

As Escrituras nos adverte contra o assenhorear-se do rebanho ou aceitar a liderança por razões monetárias (1 Pe 5.2).

Jesus escolheu o exemplo do pastor de ovelhas para descrever sua relação conosco (Jo 10.11,14):

Na Bíblia, "pastor" pode ser alguém que, literalmente, cuida de ovelhas. A forma singular acha-se no AT somente em Jr 17:16. A forma plural aparece por dezessete vezes, dentre os quais os trechos de Jr 2:8; 3:15; 10:21; 23:1,2 servem de exemplo. Na língua hebraica, o termo correspondente é raah, baseada na idéia de "cuidar dos rebanhos", "dar pasto".

Já no NT, o termo grego correspondente é poimen, um substantivo que figura somente em Ef 4:11, onde o pastor aparece como alguém que Deus deu à Igreja como um dom. Jesus é o principal Pastor, segundo ser vê no Evangelho de João, capítulo dez.

Uma palavra grega cognata é poimanate, que significa "pastoreai", "dai pasto" (1Pe 5:2).

Esse pastoreio espiritual deve incluir um ensino sério, além do trabalho de cuidar das ovelhas, em todos os sentidos.

מרעית mir ̀iyth - no sentido de alimentar; n f - pastoreio, pastagem, ato de pastorear; - pastagem; - rebanho (meton).

נוה naveh ou (fem.) נוה navah – n. m. - moradia, habitação, morada de pastores ou rebanhos, pasto; morada (do rebanho); morada (de pastores);

נקד noqed - n m - criador de ovelhas, pastor de ovelhas.

רעה ra ̀ah – v.  apascentar, cuidar de; pastar, alimentar; cuidar de, apascentar; pastorear; pastor, aquele que cuida dos rebanhos (substantivo); alimentar, pastar; Piel - ser um amigo especial.

O texto extraído nos informa sobre a demanda de Jeová contra os pastores.

7 – Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:

8 – Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, visto que as minhas ovelhas foram entregues à rapina e vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuram as minhas ovelhas, pois se apascentam a si mesmos e não apascentam as minhas ovelhas,

9 – portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:

10 – Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu estou contra os pastores e demandarei as minhas ovelhas da sua mão; e eles deixarão de apascentar as ovelhas e não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas

A visão mesopotâmica alinhava o entendimento que citamos na primeira parte deste estudo.

Governantes vistos como pastores, incluindo seus deuses.

A visão de Ezequiel, ao escrever na Mesopotâmia babilônica pode e tem características desta visão, o que não depõe contra a visão divina de suas profecias, dado que a inclusão de termos, etimologias apareceram ao longo da formação do povo hebreu:

                   Um dos deuses mais queridos era o deus-pastor Dumuzi; originalmente era um governante mortal cujo casamento com Inanna assegurou a fertilidade da terra e a fecundidade procriadora.

O Idioma Sumério

Falada pelos povos do antigo reino sumério que viveu na Mesopotâmia. Seu vocabulário, sua gramática e sua sintaxe não parecem ter relação com nenhuma outra língua conhecida. Mas, a influência dos sumérios se manteve ao longo da formação dos povos mesopotâmicos, destarte que a civilização suméria chegou a região de Ur local da origem do patriarca hebreu, Abraão. A região norte da Mesopotâmia, onde estava localizada a Assíria, foi ocupada na mesma época em que os sumérios se instalaram na porção sul do Território, por volta de 300 a.C.

É a língua escrita mais antiga das que se têm testemunhos gráficos. As primeiras inscrições procedem de 3000 a.C. e seu alfabeto é cuneiforme. A existência desta língua, e da cultura que ela revela, permaneceram esquecidas até o século XIX, quando seu alfabeto foi decifrado. Editado e compilado para embasar o pensamento deste texto de Os Sumérios - por Isis Mayara Rodrigues da Silva – do GEH – GRUPO DE ESTUDOS HISTÓRICOS – 2008 – POVOS DA ANTIGUIDADE: O COMEÇO DAS SOCIEDADES – OS SUMÉRIOS; MESOPOTÂMIA, O AMANHECER DA CIVILIZAÇÃO; Hugo Ribeiro dos Santos – 1º A em 2019.

A atividade pastoral sob a égide dos textos bíblicos;

Ao lermos a parábola do pastor em busca da ovelha perdida (Lucas 15.4-7)

Estados de uma vida da ovelha: Cons. versículo 16; Jr. 50:6; Mt. 18:12-14; Lc. 15:4; 19:10.

A que está no redil – é aquela que está sob cuidados constantes do pastor. 

Cinco casos de negligência do pastor:

A Fraca

A doente

A quebrada

A desgarrada

A perdida.

A alegria do pastor, a alegria da restauração, o amor gracioso e o arrependimento. Estes

As Atividades Do Pastor De Ovelhas Nos Tempos Bíblicos e Atividade Pastoral na Igreja:

“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

O Paradigma Do Pastor

O cargo que tem mais peso na vida dos obreiros é o cargo de pastor.

Por quê?

Jesus se autodenominou Pastor. Ele é o Sumo Pastor.

Se formos pastores infiéis estaremos denegrindo a atuação que Deus nos delegou e que tem por paradigma o próprio Jesus!

A Chamada é para uma atividade de serviço e servil.

Como estamos estudando um texto do exílio é importante, apontar:

             Depois do exílio, os rabinos farisaicos propiciaram grande desvalorização ao papel do pastor de ovelhas. Eles proibiram os judeus piedosos de comprar lã, leite ou carne dos pastores de ovelhas. Por terem uma renda pequena, suspeitava-se que muitos pastores de ovelhas roubavam e eram desonestos.

E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas, ... Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto, ...” 1 Samuel 16.11;17:28

Foram -lhes tirados privilégios cívicos. A literatura da época afirma Mesmo antes podemos ler a posição de pastor de Davi, o menor da casa de Jessé:

“Nenhuma profissão no mundo é tão menosprezada quanto a do pastor de ovelhas” (Midrash sobre o Salmo 23).”

A visão bíblica de pastor compara-nos a de pastor de ovelhas, um cargo humilde e servil. Não se tratava de uma chamada à proeminência pública ou ao luxo. Não era uma chamada ao prestígio e

respeito. Era uma chamada para viver com ovelhas e bodes. A incumbência de servir com boa vontade, não “por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho” (1 Pe 5.2,3).

Os infiéis:

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;” 2 Timóteo 4:2,3

Temas norteadores do ministério pastoral.

“Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.” 1 Timóteo 6:11,12

O pastor precisava cuidar também das ovelhas doentes e das que se feriam;

“Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, ... para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado ... Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.” Hebreus 12:12-15

Ensino e aconselhamento

Crentes magoados ou feridos

Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. 1 Coríntios 11:30

Tratar daquelas que se achavam prenhes e dos cordeirinhos recém-nascidos;

Discipulado

Novos convertidos

“O que semeia, semeia a palavra; E, os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações. E da mesma forma os que recebem a semente sobre pedregais; os quais, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; Mas não têm raiz em si mesmos, antes são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizam.” Marcos 4:14-17

Castrar os carneiros que não deviam procriar.

Manter a qualidade do rebanho. Não os matava, mas tirava a capacidade de transmitir algo de ruim ao rebanho, os deixava mais mansos.

“Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, ... Aos quais convém tapar a boca, ...” Tito 1:9,10,11

“Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,...” 2 Timóteo 3:2

Doutrina e Ensino, para evitar doutrinas e práticas errôneas

Minha definição de pastor

Intercalo com este destaque de outro texto de minha lavra:

                   Um pastor na cultura israelense era cuidador do rebanho de uma vila inteira. O rebanho de ovelhas era a segurança de uma família, representava riqueza, é isto que Jesus aponta para o cuidado de apenas uma ovelha que fugiu do redil. Ela representava a integridade do valor de um rebanho. “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos,” Pv 27:23.ss

Pastor tem que:

                   Conhecer as ovelhas

As ovelhas e o pastor vivem em proximidade contínua e isto cria uma afeição real entre eles, como vemos hoje entre os rebanhos dos Alpes.

Ao levar os animais para beber pela manhã, os pastores gritavam no tom agudíssimo (como fazem até hoje) que as ovelhas conheciam tão bem.

“A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas” João 10:3

Pastor tem que ter empatia com rebanho (Igreja) para entender o que fala a elas.

E, como afirmam os evangelhos, elas nunca se enganavam ao ouvir a voz do seu pastor.

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” 1 Timóteo 4:16

Os pastores também tocavam gaita ou flauta enquanto caminhavam com as ovelhas.

                   Conhecer pastagens

Ter um abrigo, onde ele é a porta (quando Jesus se apresenta como a Porta, ele está ministrando sobre o costume do pastor de ovelhas ser praticamente a Porta do aprisco, pois ele dormia na entrada do curral, à noite, quando estava em local de pastagem)

Conhecer os caminhos para levar as velhas do aprisco, às passagens e a   volta do caminho.

Ter um modo conhecido pela sua voz, em chamar as ovelhas. Os pastores amavam suas ovelhas, e estas correspondiam ao seu amor.

“..., as minhas ovelhas foram entregues à rapina e vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, ...”

Cuidar da saúde das ovelhas (cuidados com peçonha e alimária);

              Conhecer as ovelhas, por nome, por balido (alegria, fraqueza, dor, risco - Havia ovelhas domesticadas que atendiam pelo nome.)

Saber ordenhar a ovelha para não a deixar fragilizada

Saber cuidar da lã da ovelha, não tirar muita a lã na tosquia, nem deixar de tosquiar a ovelha

              Pastorear é guiar

Pastorear é conhecer locais de pastagem

“Manteiga de vacas, e leite de ovelhas, com a gordura dos cordeiros e dos carneiros que pastam em Basã, e dos bodes, com o mais escolhido trigo” Deuteronômio 32:14

Pastorear é separar bodes de ovelhas

Jesus é antítipo de Davi que ao ser enviado para uma missão na guerra contra os filisteus deixou seu rebanho aos cuidados de um preposto.

“Davi então se levantou de madrugada, pela manhã, e deixou as ovelhas com um guarda, e carregou-se, e partiu, como Jessé lhe ordenara;” 1 Samuel 17:20

Pastores segundo o coração de Deus”, diz Henry, “que fazem questão de alimentar o rebanho; não alimentar-se e velar o rebanho, mas fazer tudo o que puderem para o bem daqueles que estão sob seu comando; que os alimenta com sabedoria e entendimento – isto é, com sabedoria e entendimento, como Davi os alimentou, ...”

Não ser mercenário

Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. João 10:13,14

Além disso, devia dar o dízimo do rebanho segundo a Lei.

Sendo isto levado a efeito fazendo passar os animais por um portão estreito, e em cada dez um era posto de lado para os sacerdotes.

Norte de um ministério aprisco

Norteadores de um ministério na perspectiva do aprisco.

Ministério tem que ter a perspectiva do aprisco (local de segurança)

Não ser mercantilista.

O pastorado tem o tom da gratuidade e não da troca.

Fica evidente, ao estudarmos a atividade pastoral, que este trabalho não era nenhum cargo bem pago e pouco trabalhoso. Vide Davi.

A contratação de pastores para alguns períodos do rebanho era comum, estes pastores recebiam por período, ou grupo de rebanhos e não tinham ligação, como os criadores, que

Neste tema, nos dias de hoje é trabalhoso falar sobre este tema: mercantilização de ministério, e a ostentação de alguns.

João 10:12;14,15 - Mas o contratado (mercenário) a dinheiro, e que não é o pastor, a quem as ovelhas não pertencem, vê o lobo vir, deixa as ovelhas, e foge; o lobo as captura, e dispersa as ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.

Minha definição de Mercenário - é alguém que até luta a guerra de outro, apenas pelo dinheiro, mas não é ou precisa ser simpatizante da causa.

No dicionário – mercenário – o que é assoldadado, que trabalha ou serve por um preço ou soldo ajustado. "tropas m."; que age ou trabalha apenas por interesse financeiro, por dinheiro ou algo que represente vantagens materiais; interesseiro, venal.

Hoje abrem-se “ministérios” calcados no interesse do dinheiro e sem compromisso com as ovelhas.

Jovens têm sido alentados em seus desejos para serem “pregadores” pela motivação financeira.

Pastor não é emprego. É chamada.

Conclusão:

A infidelidade de um pastor é um pecado que mata vidas e não será aceita pelo dono das Ovelhas.

“Se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel” (1 Tm 5.8).

Deveres pastorais não podem ser levados de qualquer maneira, ou por infantilidade pastoral:

Estes deveres de pastorais podem ser comparados aos dos pastores ainda meninos que apascentam rebanhos nas colinas de Belém. Lá esses jovens pastores mantêm o rebanho sempre junto, batendo suas varas de leve nas pedras (encorajando a coesão e a cooperação)-, previnem as ovelhas do perigo iminente, jo g an do pedras ao longo de todo o perímetro do rebanho (disciplinando); estabelecem uma trajetória e mantêm o rebanho movimentando-se na direção certa, gritando ordens (fornecendo visão)', proporcionam cuidados e alimentação, guiando as ovelhas para onde há comida (tendo compaixão eprovendo ensinamentos); e, de vez em quando, disciplinam-nas com tapas delicados e bem colocados (oferecendo correção).

Mas mesmo tais pastores têm limitações. São incapazes de levar o rebanho inteiro a atravessar terreno rochoso; não podem forçar as ovelhas a pastar. Do mesmo modo, os pastores não podem carregar nas costas toda a congregação ou coagir todos os membros a crescerem espiritualmente.

Eles têm de apascentar o povo sem alimentá-lo à força. Os pastores devem servir sem perder o entusiasmo.

Fonte:

Citações no corpo do texto

Lição CPAD

Apontamentos do autor

http://estudandopalavra.blogspot.com/2014/05/ministerio-de-pastor-licao-9-cpad-em.html

Luteranos.com.br/textos/ezequiel-34-11-16-20-24

Dicionário Strong

Manual do pastor pentecostal

Site Apologeta

Bíblia Plus

Outras fontes

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger