Lição 02: A Escolha entre a Porta Estreita e a Porta Larga
CPAD - 2° Trimestre de 2024 - EBD
ADULTOS
Subsídio Pastor e professor Osvarela
Texto Áureo
“Porfiai por entrar pela porta estreita,
porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.” (Lc 13.24)
Prática
A porta estreita não é uma opção, mas a
única alternativa disponível para o crente entrar no céu.
Mateus 7.13,14; 3.1-10
Mateus 7
13 – Entrai pela porta estreita, porque
larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os
que entram por ela;
14- E porque estreita é a porta, e
apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Mateus 3
1- E, naqueles dias, apareceu João
Batista pregando no deserto da Judeia
2- e dizendo: Arrependei-vos, porque é
chegado o Reino dos céus.
3- Porque este é o anunciado pelo
profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do
Senhor, endireitai as suas veredas.
4- E este João tinha a sua veste de
pelos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos e alimentava-se de
gafanhotos e de mel silvestre.
5- Então, ia ter com ele Jerusalém, e
toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão,
6- e eram por ele batizados no rio
Jordão, confessando os seus pecados.
7- E, vendo ele muitos dos fariseus e
dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos
ensinou a fugir da ira futura?
8- Produzi,
pois, frutos dignos de arrependimento
9-
e não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos
digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.
10
– E também, agora, está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois,
que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.
A) Objetivos da Lição:
I) Explicar a analogia da “porta
estreita” e do “caminho apertado” do ponto de vista bíblico e teológico;
II) Destacar que a decisão pela porta
estreita requer uma vida de renúncia e disposição para enfrentar os desafios da
caminhada cristã;
III) Apontar que a entrada pelo caminho
estreito está baseada no arrependimento, confissão de pecados e novo estilo de
vida.
Exórdio:
A figura de dois caminhos é comum na
literatura judaica e na literatura cristã, como a metáfora apresentada no texto
bíblico. Nas passagens onde encontramos o uso de porta no NT se referem sem
dúvida, a Salvação e as escolhas no AT também definem a escolha entre duas
caminhadas (“escolhei, hoje a quem sirvais” Josué 24.15). Todo pensamento em
entrar na porta estreita ou porta larga conduz a sensação cognitiva de: porta
estreita – A salvação tem caminhos ou processos difíceis. Assim como, a porta
larga, cognitivamente ligada a perdição, se dá por processos fáceis e agradáveis à sarx.
Em contrapartida, aquilo que
parece estreito, aponta para a auto-negação, e ao que é contrário à vontade da
carne, assim não parece encantar os olhos e fascinar os sentidos.
Jesus O Salvador ao proferir esta parábola
usou o conhecimento geral se referindo, provavelmente a cidades antigas. Elas eram
cercadas por muros e entradas por portões. Alguns portões eram acessos
conectados às grandes vias da cidade, eram amplos e admitiam a passagem de uma
multidão; outros, para propósitos mais particulares, eram estreitos e poucos
transeuntes seriam vistos entrando neles. Assim, diz Cristo, é o caminho para o
céu. É estreito.
Não é “a grande estrada” pela qual as pessoas, em multidão, andam. Poucos vão por lá.
Aqui e ali, pode-se ver alguém – viajando em solidão e singularidade. O caminho para a
morte, por outro lado, é amplo. Multidões estão nele. É a grande estrada pela qual as pessoas, emgrandes grupos, vão. Eles vêm que podem cair facilmente e não lhes é exigido muito esforço, simplesmente se vão, e por esta via larga, ficam sem pensar. Se eles
desejam deixar isso e passar por um portão estreito da cidade, isso exigiria
esforço e mudança de pensamento e atitudes. Então, diz Cristo, “diligência” (Porfiai por entrar
pela porta estreita)é necessária para entrar na vida.
A escolha da porta estreita indica e
implica na decisão de vivenciar um estilo de vida que pressupõe ser viver em um
modo de vida com maiores exigências e altos padrões morais, desprezando as
facilidades da porta larga, que pressupõe um estilo de vida sem altas exigências
morais, um caminho sem dificuldades.
É
um momento transitório. É algo pelo qual passamos. Depois de tomar aquela
decisão, ainda há um longo caminho pela frente.
O
caminho amplo e espaçoso nos chama. Nesse caminho há muita liberdade. Alguns
dizem que há várias maneiras de seguir a Jesus (e agradar a nós mesmos). É
comum hoje em dia declarar que todas as religiões são válidas. “Deus é um só”,
dizem.
João 14.6,7 Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como
podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o
caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Na vida cristã diferente do dito e que era
autêntico “todos os caminhos levam a Roma”, na escolha das portas
: Nem todos os caminhos levam a Cristo!
O discurso sobre a porta estreita e porta larga é parte dos discursos de Jesus
sobre a vida do crente e possivelmente
para a vida de todo o homem. A declaração dos versículos 13 e 14, reveste-se
de uma importância indiscutivelmente vital. Em termos da mecânica e as
dualidades do Sermão, e de uma análise do Sermão do Monte, essa passagem é
crucial.
Entendemos, que de certa forma, o Sermão
do Monte, como tal, chega ao seu término ao encerrar-se o décimo segundo versículo.
Ao chegar ao fim desse versículo, nosso Senhor já havia lançado todos os princípios
que Ele se interessava por inculcar em Seus ouvintes.
Alguns dão como encerrado o Sermão, mas o versículo 13 dá um certo ar
de complementação e explicação aos termos morais e religiosas explanados no
Sermão com base no que Jesus quer mostrar quanto a natureza e caráter do crente
em sua vida diária.
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis
aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33
Ao apontar para os Dois Caminhos Jesus
mostra claramente que há diferenças notáveis em cada um; facilidade e percalços
a serem vencidos que, contudo, determinarão o final da caminhada conforme a
escolha nesta vida, principalmente ligando as escolhas ao Reino de Deus.
Pensamento
εισοδος - eisodos; n. f.
entrada - lugar ou caminho que conduz a um lugar (como um portão)
- ato de entrar
Nenhum esforço é necessário para chegar
à perdição. Não há necessidade de procurar esse caminho. Basta seguir a
multidão, pois muitos entram pela porta larga. O caminho apertado, de seguir a
sabedoria divina e a vontade do Senhor, leva à vida eterna.
A vida humana é uma vida e exercício de
escolhas. Toda a escolha significa uma caminhada a percorrer. A escolha sempre
determinará o final ou objetivo a ser alcançado.
“É a diferença entre o caminho
disciplinado e o indisciplinado. Nada se obteve jamais sem uma estrita
disciplina. Muitos atletas e muitos homens comuns arruinaram suas
possibilidades por abandonar a disciplina e permitir uma atitude descuidada.” William
Barclay pag. 302
Quando se coloca este entendimento na
nossa vida, as escolhas determinam em todo sentido qual será o final do ser
humano, seja na vida profissional, pessoal e espiritual.
O efeito manada significando – seguir a
multidão ou a maioria – é muito mais fácil de se ter um indicativo do que
devemos seguir na nossa vida. Porém, esta não é a melhor escolha, como nos
demonstra a vida, seja a pessoal, e na própria questão salvífica na qual a
multidão escolheu em grupo mandar crucificar a Jesus, ao invés de Barrabás,
este simples e conhecido exemplo nos serve par direcionar nosso pensamento
quanto a escolha mais fácil ou a escolha da multidão.
Ao presentar, à humanidade, dois
caminhos Jesus dá a liberdade de escolher entre esses dois caminhos, a
linguagem de Jesus refuta, também, a doutrina de universalismo.
Avançando no entendimento do pressuposto
no texto bíblico temos que: a universalização de que todos serão salvos nos diz
que este ensinamento contraria a noção de que as pessoas serão salva por serem
pessoas boas conforme padrões humanos, o por salvação meritória (merictocracia,
ou soteriocracia). Ser um bom vizinho, funcionário ou pai não garante a
salvação. É necessário encontrar o único caminho que leva ao Pai, Jesus Cristo
(João 14:6; Atos 4:12).
- o povo de Deus sempre foi um remanescente, uma
minoria neste mundo, e não é difícil descobrir por quê: a porta que conduz à
vida é estreita, e o caminho é solitário e penoso.
A Dictomia na escolha:
θυρα - thura [cf.
“porta”]; n. f. porta – vestíbulo - usado de qualquer abertura como uma
porta, entrada, caminho ou passagem; porta através da qual as
ovelhas entram e saem, nome daquele que traz salvação para aqueles que
seguem a sua orientação. - “uma porta aberta”: expressão usada para
referir-se à oportunidade de fazer algo - a porta do reino do céu
(semelhante a um palácio) denota as condições que devem ser cumpridas a fim de ser
recebido no reino de Deus.
Jesus é o nosso ‘thura’! Por Ele
temos acesso ao Reino de Deus.
O Caminho da Estreiteza:
Estreiteza; condição,
característica do que é estreito; estreitura.
falta de espaço ou de qualquer dimensão (largura,
altura, área etc.); aperto, estreitura.
A estreiteza é uma da maiores sinais
de liberdade quando aparentemente parece ser um modelo de limitação ou de falta
de liberdade!
Tsarah, “aflição”, “estreiteza”. Vocábulo hebraico que é
usado por setenta e uma vezes nas Escrituras.
Tsar, “aflição”, “estreiteza”. Essa palavra hebraica
aparece por vinte e cinco vezes com o sentido de “tribulação”
Ao apontar para:
13 – Entrai pela porta estreita, [...]
14- E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho
que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Há uma sequência na porta estreita.
A estreiteza inicial é difícil de ser
entendida, só o pode ser pela fé e confiança nas palavras de Jesus.
A dramaticidade da
parte de Jesus ao apontar a porta estreita, ao caminho da estreiteza, era por
que Ele mesmo experimentara a escolha de Seu Caminho (Filipenses 2. 5-8),
sendo Ele mesmo o Caminho, Ele bem sabia da dificuldade dos seus ouvintes
aceitarem e entenderem o que lhes esperava numa vida de “porta estreita”.
Se analisarmos que a
caminhada na porta estreita para os discípulos pareceria uma caminhada
solitária maior é a dramaticidade.
Uma vida apertada, um “caminho apertado”. O Senhor Jesus exprimiu dramaticamente
esse pensamento ali, ao asseverar: “Entrai pela porta
estreita...” (Mateus 7:13). O pressuposto era:
Se a porta é estreita, e também a caminhada será ao longo de um caminho
apertado.
A Escolha:
Iniciamos uma
caminhada em direção ao que nos está prepara para um lugar que almejamos para
ser o nosso descanso e lugar de bençãos, então nesta caminhada, de repente nos
deparamos com duas portas que podemos escolher, numa encimada pela palavra
ESTREITA ea outra LARGA. Qual escolher
num incicio ou durante uma caminhada?
A escolha é uma forma
de exclusivismo para acesso aos céus. Pode parecer estranho, mas temos que
entender que as escolhas desta vida se finalizam com o sucesso futuro da alma,
corpo e espírito. Não podemos mais tentar abrir um caminho paralelo, há um só
caminho:
Disse-lhe Jesus:
Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João
14:6
Assim, como Jesus é O
Caminho, e este Caminho só se realiza através do Mediador – Jesus!
Porque há um só
Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.1 Timóteo 2:5
Mas, a dificuldade da escolha se dá, porque,
ao encontrar as portas há uma que é facilmente escolhida pela multidão de
caminhantes.
εκβασις – ekbasis - (significando
sair); n. f. egressão, caminho para fora, saída - aplicado figurativamente para o caminho de
escape da tentação; resultado, balanço, imagem final, referindo-se ao fim da
vida de alguém
O que levaria a qualquer um pensar esta
deve ser a melhor escolha.
Em contrapartida, para escolha o
caminhante vê mais para a direita que há uma porta estreitíssima, que só admite
a passagem de uma pessoa de cada vez.
Mas, todos tem um encontro agendado ao
final da caminhada (ekbasis) e o encontro é com Jesus: “É
disso que venho falando o tempo todo. O caminho apertado é o caminho pelo qual
Eu quero que vocês caminhem. Entrem pela porta estreita. Prossigam a caminhada
por esse caminho estreito, onde haverão de encontrar-Me a caminhar à frente de
vocês”.
A escolha da porta que vamos caminhar é
pessoal e individual, embora possa ser influenciada pela visão das multidões
que seguem em direção e caminham pela porta larga, a qual temos a visão antes
de começar a trilhar a nossa escolha. Tal escolha nos mostrará que
estabelecemos para nós uma carga a ser conduzida, pode ser o fardo leve, ou o
fardo pesado, pois a muita facilidade pode nos trazer cargas inesperadas ao
longo da caminhada.
Gálatas 6. 4 Mas prove cada um a sua própria obra, e terá
glória só em si mesmo, e não noutro. 5 Porque cada qual levará a sua
própria carga.
Este texto nos apresenta a ótica pela
qual na nossa escolha não teremos suporte ou apoio na caminhada, as
consequências serão unicamente fruto da nossa escolha no início da caminhada.
Os confrontos na porta estreita:
A porta é estreita e apertada, e ela me
leva face a face com o meu julgamento, face a face com Deus, face a face com a
questão da vida e de meu ser pessoal, de minha alma e do seu eterno destino.
A verdade da porta estreita nunca foi
disfarçada na vida dos que se interessam verdadeiramente em seguir na caminhada
com Jesus, Ele nuca mostrou as facilidades, embora apresente os benefícios dos
que seguem pela porta estreita.
Olhando para Jesus, autor e consumador
da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando
a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Hebreus 12:2
O próprio Jesus teve uma vida de porta
estreita:
Perseguido
Confrontado
Incompreendido
Sob
tentações
Mas,
o seu exemplo nos ensina que o objetivo a ser alcançado não nos livra da porta
estreita, mas nos conduz para realizar a vontade do Pai.
Etimologia:
Porfiar; verbo - competir
ou lutar por (algo); disputar.
דרך -
derek; n. m. caminho, estrada,
jornada - estrada, caminho, vereda, hábito, caminho - referindo-se ao curso da
vida (fig.) - referindo-se ao caráter moral (fig.)
No hebraico há um termo que nos
apresenta a visão do caminho citado por Jesus era um caminho no meio da vinha
que ficava obstruído, estreitando ou limitando o acesso:
משעול - mish
òwl; n. m. caminho afunilado, caminho estreito - referindo-se a uma estrada
obstruída entre vinhas
Na realidade escolher o caminho correto
ou errar na escolha se trata de hamartia, que nos levará a errar o alvo.
αμαρτανω – hamartano/hamartia;
errar o alvo; errar ou desviar-se do caminho da retidão e honra, fazer ou andar
no erro
απορεω - aporeo; v. estar
em dúvida, não saber que caminho tomar; achar-se perdido, estar em dúvida; não
saber o que decidir
διαστρεφω - diastrepho; v. desencaminhar,
desviar; opor-se, conspirar contra os propósitos e planos salvadores de Deus;
desviar do caminho certo, perverter, corromper
João 7.13 – Entrai [...] 14- E porque estreita é a
porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a
encontrem.
O homem – como ser – na caminhada da
vida que não pode ser separada da caminhada da salvação, são intrínsecos, se
depara em um entroncamento, qual o caminho a escolher. Há um termo no grego que
mostra este momento ou local:
διεξοδος
- diexodos; n. f. caminho de sai de uma área habitada e
estende-se em espaço aberto, passagem, saída - literalmente, os caminhos
através dos quais se sai - lugares antes
da cidade aonde os caminhos do país terminam, portanto, entroncamento dos
caminhos que conduzem a outros lugares e a via de acesso à cidade.
ευθυδρομεω
- euthudromeo; v. tomar um caminho direto, correr em linha reta
ειρηνη - eirene; n. f.
estado de tranqüilidade nacional - o caminho que leva à paz (salvação).
Tudo quanto nos impeça a caminhada ou
escolha do caminho da porta estreita deve ser combatido numa luta ou porfia
pessoal.
O termo porfia nos mostra como se dá
esta luta.
Aquele que se dispõe entrar pelo caminho
estreito sem dúvida alguma estará ou sendo observado e julgado pelos demais que
não estão no caminho, como também terá uma porfia diária com as condições
impostas pela caminhada e pela sua própria mente.
Num comentário sobre O Peregrino li uma
frase: “Além disso, é possível perceber o quão constante era presença, no
caminho do Peregrino, de pessoas não tão preparadas no âmbito do
autêntico caminho espiritual. E,
não obstante, tal dificuldade faria com que o Peregrino levasse a ter em alta
estima o seu tão procurado Stárets (isto é, um Pai sábio e bom, um Pai
espiritual). Sendo assim, o Peregrino continua em marcha. O que o confortava
era a leitura da Bíblia”
Ele será tentado ao “aporeo”: “εκκλινω -
ekklino; v. apartar-se, desviar (do caminho e curso reto) mesmo
no caminho haverá momentos de sentimento ou de perda, ou de não valer a apena,
mas o que vale e mantem a esperança no caminhar
- No caminho – é o alvo futuro – mas a ‘eirene’ o mantém firme na
caminhada.
O Caminho Anunciado a Israel:
Mateus 3. 2- e dizendo: Arrependei-vos, porque é
chegado o Reino dos céus.
3- Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que
disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as
suas veredas.
Ao contextualizar a metáfora das portas
vamos entender que haá uma nooção de benefícios divinos elencados por trás da
escolha da porta estreita e para Israel um novo segmento e oportunidade
A sequência bíblica textual na realidade
nos mostra um Deus preocupado e indicando qual e a porta certa para sermos
beneficiados, por ele:
A oportunidade – Mateus 8. 11 - Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas
coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai; 13 – Entrai pela porta
estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição,
e muitos são os que entram por ela; 14- E porque estreita é a porta, e
apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
A chegada do Caminho profetizado à nação
de Israel teve uma preparação através do Voz do deserto – João O Baptista.
Inicialmente se dá uma grande
movimentação interna com todos aceitando a voz profética e dirigindo-se ao
deserto do arrependimento.
Mateus 3. 5 Então ia ter com ele Jerusalém,
e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;6 E
eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
O discurso de João anunciava a chegada e
a necessidade de um novo Caminho para a Nação, o Messias, que chegara será o
anunciador do caminho e Ele mesmo O Caminho.
Mateus 3.8- Produzi, pois, frutos dignos
de arrependimento
9- e não presumais de vós mesmos,
dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras
Deus pode suscitar filhos a Abraão.
10 – E também, agora, está posto o
machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é
cortada e lançada no fogo.
Pressupostos para nova caminhada:
Produzir frutos que demonstrem o
arrependimento
A ascendência Abraãmica não seria válida
ou facilitadora para entrar, ou iniciar a nova caminhada, por vir, e para
entrar no novo caminho
A dureza da sentença, demonstra que a
partir daquele anúncio haveria soluções radicais sobre quem não se dispusesse
entrar pelo Caminho.
Hebreus 7. 12 Porque, mudando-se o
sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
Aplicação:
Aplicação na Vida Cotidiana
1.
Escolhas Pessoais: Em um
mundo repleto de opções e tentações, escolher o caminho estreito significa
priorizar valores como amor, respeito e integridade. No dia a dia, isso pode se
traduzir em optar por ações que promovam o bem-estar dos outros, mesmo que isso
implique em sacrifício pessoal.
2.
Relacionamentos e Comunhão: A
comunidade cristã é chamada a viver em comunhão, refletindo o amor e respeito
ensinados por Cristo. Isso implica em construir relacionamentos genuínos,
baseados na empatia e no apoio mútuo, mesmo diante de diferenças.
3.
Desafios e Resiliência: O caminho estreito muitas vezes traz desafios.
Enfrentá-los com fé e perseverança é uma expressão de confiança nos planos de
Deus e um testemunho da força que se pode encontrar em Cristo. Reflexão sobre Mateus 7:13-14: Escolhendo o
Caminho Estreito-Por Alex Sandro Perez Santos
Só há uma conclusão, possível:
A porta estreita não é uma opção, mas a
única alternativa disponível para o crente entrar no céu.
Fonte:
Universidade de Brasília Instituto de
Letras Departamento de Teoria Literária e Literaturas Programa de Pós-Graduação
em Literatura Um Caminho entre a Literatura e a Espiritualidade: As
Ressonâncias do Hesicasmo nos Relatos de um Peregrino Russo; Victor Hugo
Pereira De Oliveira Brasília, março de 2018.
As Metáforas do Sermão do Monte –
Univocidade e Plurivocidade – Rosilene Gomes Ribeiro Francisco Dissertação
apresentada na Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2015
A parábola dos dois caminhos; 21/05/2012
- Claudio Crispim
Tribulação — Estudos Bíblicos – site biblioteca
bíblica
Comentário Bíblico de Charles Spurgeon
Lição CPAD 2º Trimestre 2024
Site EBD
Bíblia online
Citações no corpo do texto
Apontamentos do autor
Dennis Downing – Mateus 7.13 –
comentário do autor do devocional diário “Jesus disse”.
Temos textos copiados e editados no
corpo deste subsídio
A Porta Estreita E A Porta Larga –
Mateus 7: 13-14; Publicado
por: mvmportugues - abril 13, 2017
Estudo de Mateus 7:13 – Comentado e
Explicado - by bibliaco
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