sábado, abril 12

O Novo Nascimento Lição 2 CPAD Abril 2025

O Novo Nascimento

Lição 2 CPAD - 13 de abril de 2025

Subsídio Pastor Professor Osvarela

Texto Áureo

Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (Jo 3.3).

Prática

O Novo Nascimento é o modo bíblico de transformação radical da natureza do pecador.

Leitura Bíblica

João 3.1-9,16.

1 — E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

2 — Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

3 — Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.

4 — Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?

5 — Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.

6 — O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

7 — Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

8 — O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

9 — Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso?

16 — Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

A) Objetivos da Lição: 

I) Relatar a conversa entre Jesus e Nicodemos;

II) Examinar a Doutrina da Regeneração;

III) Elencar os meios da obra regeneradora.

Destaque:

Regeneração é a real concessão da vida de Cristo ao novo convertido!” Osvarela

“A regeneração é o dom da graça de Deus”

Introdução:

O Novo Nascimento é o modo bíblico de transformação radical da natureza do pecador. Completo: a regeneração da Natureza é atingida ou está a espera desta regeneração – Romanos 8.19,21 (observar que corrupção neste texto é a deterioração da situação da criação ocorrida pós queda adâmica)

A Regeneração é uma Doutrina inerente a Igreja, ou seja, uma Doutrina neotestamentária.

A citação dela por Jesus criou espanto e expectativa, mesmo para um fariseu – Nicodemos.

Jesus informa, em primeira, mão a Nicodemos que ele deveria passar um processo de nova vida, aqui mesmo em vida.

Este processo passava pela própria restauração, em carne, do Filho de Deus, retornando a vida, após a morte, antes de ascender, para que todos nós pudéssemos passar pelo mesmo processo espiritual da regeneração da Vida plena sobre o pecado, com a Vitória da Cruz.

palavra Regeneração só é encontrada em Mt19:28 e Tt 3:5. Este termo significa literalmente um "novo nascimento".

No texto de Mt 19.28 a referência e uso da palavra tem um sentido escatológico para Israel.

         Mateus 19:28 E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

Assim, a palavra assume a direção de regeneração apontando para o maior uso do esquema cósmico em sua futura (ou como a de Gênesis) renovação.

Étimo:

Αναγενναω - anagennao; v. regenerar, renascer, nascer de novo; metáf. ter passado por uma transformação da mente, que leva a uma nova vida que procura conformar-se à vontade de Deus.

γενναω - gennao; v. de homens que geraram filhos; ser nascido - ser procriado - de mulheres que dão à luz a filhos; metáf. gerar, fazer nascer, excitar - na tradição judaica, de alguém que traz outros ao seu modo de vida, que converte alguém - de Deus ao fazer Cristo seu filho - de Deus ao transformar pessoas em seus filhos através da fé na obra de Cristo

αποκυεω - apokueo; v. gerar;do ventre - dar nascimento a;

παλιγγ- ενεσια – paliggenesia - n.f. novo nascimento, reprodução, renovação, recreação, regeneração; por isso renovação, regeneração, produção de uma nova vida consagrada a Deus, mudança radical de mente para melhor. A palavra, é frequentemente usada para denotar a restauração de algo ao seu estado primitivo, sua renovação, como a renovação ou restauração da vida depois da morte;

- a renovação da terra após o dilúvio;

- renovação do mundo que terá lugar após sua destruição pelo fogo, como os estóicos ensinavam;

- o sinal e gloriosa mudança de todas as coisas (no céu e na terra) para melhor, aquela restauração da condição primitiva e perfeita das coisas que existiam antes da queda de nossos primeiros pais, que os judeus esperavam em conecção ao advento do Messias, e que os cristãos esperavam em conexão com a volta visível de Jesus do céu.

צדק – tsadaq; ser justo, ser correto; ser justificado; justificar, fazer parecer justo, fazer alguém justo; declarar justo, justificar

δικαιωσις - dikaiosis; n. f. ato de Deus que declara as pessoas livres de culpa e aceitáveis para Ele; que abjura ser reto, justificação

Outros Usos:

A palavra grega (palingenesia) é utilizada por escritores clássicos, com referência às mudanças produzidas pelo retorno da primavera.

- da restauração da nação judaica após o exílio

Palingenesia, ou regeneração é uma doutrina de longos dos séculos, incluindo a cultura hebraica e religiosa, ou a teogonia dos hebreus.

Dentre os hebreus, esta era uma discussão continua entre as várias seitas, existentes e aceitas como divisões na religiosidade de Israel.

A Raça Humana tem por necessidade primordial, a regeneração do ‘anthropos’, ou seja, do homem, morto espiritualmente.

O Apóstolo Pedro foi incisivo, nesta necessidade de uma nova vida, aprendendo com O Mestre Senhor Jesus:

“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” 1 Pedro 1:23

Na realidade a Doutrina da Regeneração é a Cristologia em Ação. Já citei um teólogo deste ensino e volto a fazer:

“A regeneração é uma mudança forte e poderosa, operada na alma por meio das operações eficazes do Espírito Santo, em que um princípio vital, um novo hábito, a lei de Deus e uma natureza divina são colocadas e dispostas dentro do coração, capacitando-o a agir de modo santo e agradável a Deus e a assim crescer até a glória eterna". Stephen Charnock em Teologia Puritana, Joel Beeke & Mark Jones.

A necessidade de ser uma nova Criatura (Novo Homem em Jesus Cristo) é uma necessidade de toda Raça Humana.

“Necessário vos é nascer de novo” – João 3:7

A Regeneração é um movimento de restauração que atinge, não só o homem, mas atinge o Cosmos, para isto, a Trindade atuou de forma conjunta em cada etapa da Regeneração. Regeneração se refere à experiência pessoal de justificação, em união com uma sincera conversão para uma vida nova.

João 3:5 — Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.

Regeneração, ou novo nascimento, é re-criar a natureza humana caído pela graciosa soberana ação do Espírito Santo (João 3:5-8).

Lógico que sobre a necessidade ou fato que gerou uma primeira regeneração a Bíblia não nos dá maiores informações, mas deixa em um estudo mais aprofundado que houve algum movimento que provocou a situação caótica descrita em capítulo 1:

Gênesis 1:1,2 No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Além disto, a queda adâmica, edênica, levou a Criação sofrer deterioração do seu estado de ‘tudo era bom’ para um estado de modificação com degradação, que só será modificado após a redenção final do Adam que provocou aquela segunda corrupção, agora num espaço definido e restrito da Terra .

Gênesis 3.17,18 E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; 

Definindo para concluir:

A Regeneração é um dos aspectos mais importantes do processo salvífico. Ao ensinar a doutrina da regeneração, para Nicodemos, Jesus enfatiza uma necessidade inconteste de passar por estas mudanças. Ou nascemos de novo ou jamais haveremos de entrar no Reino de Deus. A alma do ser humano encontra-se morta em transgressões e ofensas. Isto nos assegura que estamos mergulhados em delitos e muitos erros cometidos por meio de nossas transgressões.

         Regeneração é o ato realizado apenas por Deus através de Cristo. Isto ocorre no real momento em que o pecador olha para Cristo e se identifica em sua morte. A partir de então, o Senhor  renova o coração humano permitindo que a vida espiritual, produzida pelo Espírito Santo, o envolva. O ser humano, depois de estar morto, volta para vida.

Efeito sobrenatural da Regeneração:

João 3:8 — O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Regeneração é a obra imediata e sobrenatural realizada por Cristo que possibilita o imediato agir do Espírito Santo em nós. Seu efeito é fazer com que nós, passemos da morte espiritual, à vida em Cristo.

O efeito adâmico e a Regeneração:

Nascemos uma primeira vez em Adão e por meio dele herdamos uma natureza pecaminosa, agora, necessitados de sermos regenerados e ter um segundo nascimento necessitamos da restauração espiritual que Jesus chama de: NASCER DE NOVO, João no capítulo 1 do Evangelho (Jo.1.12.ss) nos mostra que há maneira de obter filiação com o segundo Adão, que veio trazer ao homem vitória sobre o pecado e sobre a morte.

Nascimento – A ação da Trindade na Regeneração:

         Somos gerados de Deus, nascemos de cima, por meio de Cristo (renascimento espiritual), nascemos do alto. O Ato de amor na criação permitiu que fôssemos criados a imagem e semelhança de Deus. No instante que somos regenerados nos tornamos habitação do Espírito Santo.

         A imagem que havíamos recebido do Criador foi corrompida. A semelhança perdeu-se quando o pecado adâmico nos distanciou de Deus.

         Mas, se buscarmos em Cristo a graça regeneradora oferecida, nos tornamos filhos de Deus e, assim, passamos a pertencer à família de Deus, através de Cristo.  “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido” (I Jo. 5.1). A importância desse novo nascimento pode ser avaliado ao recebermos o “Código da Pertença” (passamos a ser membros do Corpo de Cristo e do seu Reino). Somos de Deus e estamos escondidos n’Ele!

         O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito (Jo. 3.8).

Aspecto Forense da Regeneração:

A Regeneração dentro da doutrina Soteriológica tem efeito forense/jurídico de absolvição (justificação) de pecados nos fazendo novas criaturas absolvendo de pecados tão somente pela Graça de Deus. Na regeneração Deus age em nós; na justificação Ele age por nós.

Como um condenado cujos feitos não permitiriam deixar de ser condenado a pena máxima, mas mesmo sem merecimento algum, recebe como veredito a absolvição e foi declarado inocente. Não pode mais ser condenado, pois a declaração de sua inocência o justifica (É interessante notar que por meio da justificação não somos declarados isentos do erro, mas, principalmente, livres da culpa. Alguém se tornou culpado por nós. Assumiu nossa sentença.). Isto quer dizer que o réu tornou-se livre da culpa. Foi justificado. Ficou livre de qualquer condenação.

A partir deste processo de regeneração o coloca como detentor do direito de entrar no Reino!

João3.6 — O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Falando da Regeneração espiritual do homem, no sentido de que a regeneração é a real concessão da vida de Cristo ao novo convertido.

A regeneração da Criação passa pelo processo de restauração física visível e no homem a Regeneração é espiritual e uma mudança interior. Esta ninguém vê, nem pode ser observada, pois é subjetiva, mas à medida que é evidenciada torna-se impossível não exteriorizar seus efeitos

Essa nova vida é espiritual que é iniciada e mantida pelo agir do Espírito Santo na existência humana.

Nicodemos entendeu o discurso de Jesus:

João 19:38-40 Depois disto, José de Arimateia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então foi e tirou o corpo de Jesus. E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés. Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como é costume dos judeus, na preparação para o sepulcro.

Resultado da Regeneração

Durante uma conversa com Nicodemos, um líder judeu respeitado, Jesus enfatiza a necessidade absoluta do novo nascimento. Nicodemos era um judeu – um membro do povo do pacto de Deus; ele era circuncidado (o ritual do Antigo Testamento que distinguia judeus dos gentios, e era uma figura da sua consagração pactual a Deus); estudava e ensinava as Escrituras; orava regularmente e se esforçava para guardar os mandamentos.

Todavia, Jesus insistiu que, a menos que Nicodemos nascesse de novo (ou literalmente, nascesse do alto), ele não veria nem entraria no reino de Deus (João 3:3, 7).João 7:16 Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.

João 7:50,51 Nicodemos, que era um deles (o que de noite fora ter com Jesus), disse-lhes: Porventura condena a nossa lei um homem sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que faz?

Nicodemos, é visto em três eventos com Jesus, neste em que foi encontrar-se com Jesus à noite e demonstrou o efeito da regeneração e que entendeu o ensino e se apropriou dele.

Nicodemos é visto,  cena da morte de Jesus, sem medo, nos momentos ‘pós mortem’ no Calvário, também narrados no Evangelho de João:

João 3.1,2 — E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

Elencando efeitos da Regeneração:

Filiação: Ao sermos regenerados nos tornamos filhos de Deus e, portanto beneficiários de todos os privilégios decorrentes desse processo. Como citamos, recebemos o código de pertença que só pode ser identificado pelo Salvador.

Herança: Como membros da família de Deus, passamos a ter direito na herança que nos concederá o Pai Celestial na Jerusalém Celeste.

Uma nova Família: Como filhos - no grego “Uioi”. Refere-se ao filho por adoção, uma vez que o filho legítimo é chamado “Teknia” que significa o que foi gerado.

União Espiritual com Deus: Devido à natureza divina, que caracteriza a regeneração, o homem regenerado une-se espiritualmente com Deus. Essa união se processa por meio de Cristo e através da obra regeneradora do Espírito Santo exigindo do regenerado a necessidade de apresentar:

Um Novo tipo de caráter.

Uma nova vida no governo do Espírito.

Um novo coração. Sentimentos restaurados.

Uma vida de liberdade e distante do pecado. (compilado e editado do original)

 

Em Edição

Fonte:

Lição CPAD – Abril de 2025

Estudantes da Bíblia

Apontamentos do autor

Dicionário Strong

Citações no corpo do texto

Hamartiologia - Queda, Regeneração e R e s t a u r a ç ã o  H u m a n a - Soteriologia  - Carlos Eduardo T. do Nascimento -

Regeneração - J. Pohle - Transcritas por Karli Nabours.

Comentário Beacon

Bíblia ARA online

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger