sexta-feira, novembro 30

A PROMESSA DE UMA VELHICE FELIZ E FRUTÍFERA

Comentário revisado pelo autor em 02/12/2007.
Postado no site http://www.ebdweb.com.br/
A PROMESSA DE UMA VELHICE FELIZ E FRUTÍFERA

Lição 9 – 02/12/2007 Autor: Osvarela
TEXTO ÁUREO:
SALMOS 92.14:Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes.”
Verdade Prática: A terceira idade é um tempo especial da parte de Deus para que os idosos colham com alegria os frutos das sementes plantadas na juventude.
Pequeno Glossário:
Ancião: pessoa velha e respeitável; magistrado escolhido entre os mais velhos das tribos; normalmente os anciãos eram homens de idade madura, por isso mesmo eram chamados anciãos.
Zãqem: No hebraico, a palavra “zãqem”, significa idoso. Daí a idéia original do termo presbítero é: velho, idoso, experiente; digno de respeito, venerável. O sentido literal é “ancião velho”, e pode também ser traduzida como ancião.
Idoso: quem tem bastante idade; velho
Velho: muito idoso; antigo; gasto pelo uso; experimentado, veterano; que há muito exerce uma profissão ou tem certa qualidade; desusado, absoleto; homem idoso.
Cãs: Cabelos brancos. Pv.16.31:Coroa de [honra] são as cãs, a qual se obtém no caminho da justiça.”
INTRODUÇÃO:
Tema de grande relevância em nossos dias, a sociedade se tem posicionado com relação ao tema: Idosos. Estatuto do Idoso, Leis, normas de conduta, mudança de padrões, tudo para dar melhoria e qualidade de vida as pessoas desta faixa etária.
A bem da verdade, eu gostaria de reviver os meus dias de menino, quando o simples fato de andar numa rua escura, ao lado de um idoso, era sinal de confortável segurança para moças, crianças e senhoras, além do fato que quando um idoso entrava em qualquer ambiente público ou não, os jovens mantinham uma posição de respeito pelas cãs embranquecidas dos idosos. Levítico 19. 32: “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.”
Nos veículos coletivos, na entrada ou saída de pessoas ou o uso de assentos, destes ou ouros locais era natural a preferência dos idosos. Bons tempos idos, hoje com tantas leis e preferências legalmente estabelecidas (assentos preferenciais, filas privativas, caixas preferenciais, passagens gratuitas, vagas preferenciais) nada garante o respeito e direitos dos idosos.
Meninos, adolescentes, jovens e mesmo adultos, os desrespeitam, suas vagas, assentos, lugares especiais e passagens especiais, estabelecidos por decretos e Estatuto do Idoso, são simplesmente ignorados; são desprezados pelas empresas, por autoridades, famílias; internados e esquecidos, em asilos, nem sempre sérios ou higiênicos que são, muitas das vezes, depósitos de seres humanos ou “cacos” de um ser humano em desuso.
Não há muito que diferenciar entre um idoso rico, ex-famoso, ou famosos velhos, alguns, por falta de família, recursos financeiros, são internados em uma instituição no Rio de Janeiro, Casa dos Artistas, onde vivem de doações, vivem seu mundo irreal de sonhos do passado de glórias passageiras, alguns com distúrbios psiquiátricos advindos da falta do aplauso do público.
Tudo isto, faz parte de uma cruel realidade que atinge a vida do idoso, os da camada da Terceira idade, ou Boa idade.
Até mesmo, entre nós evangélicos encontramos casos como estes, até pastores jubilados, missionários aposentados, são esquecidos pelas suas comunidades eclesiásticas e acabam suas vidas ao sabor da ajuda alheia. Nosso pastor, Pastor José Wellington Bezerra da Costa – Presidente da CGADB – sendo usado por Deus, tem alertado aos pastores e obreiros (e alertado aos presidentes das Igrejas), em reuniões de Obreiros no Belém - SP: “Não deixe como herança para sua viúva, apenas a velha Bíblia e o par de óculos quebrado.”, alertando também, a nós obreiros mais jovens e a Igreja também quanto ao cuidado com os idosos.
Provérbios 16.31: “Coroa de honra são as cãs, a qual se obtém no caminho da justiça.”
Oséias 46.4: “Até a vossa velhice eu sou o mesmo, e ainda até as cãs eu vos carregarei; eu vos criei, e vos levarei; sim, eu vos carregarei e vos livrarei.”
Até Saul respeitava e tinha em grande consideração os velhos:
I Sm.15.30: “Ao que disse Saul: Pequei; honra-me, porém, agora diante dos anciãos do meu povo, e diante de Israel, e volta comigo, para que eu adore ao Senhor teu Deus.”
Levítico 19. 32: “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.”
Fiquei feliz, quando li o Tema e a lição, pelo posicionamento, da mesma, no introdutório exarado pelo escritor – Pr. Geremias do Couto – procuro porém, neste comentário expandir e lançar mais um foco sobre o assunto.
Como cristão, podemos receber esta mensagem como um alento, àqueles que já estão nesta linda fase da vida, aos que dela se aproximam, ou aos que estão distante dela: Ainda na Velhice Deus tem Promessas de Felicidade!
“VELHINHOS” EFICIENTES, PERSISTENTES E COM PROMESSAS:
No texto áureo da lição, SALMOS 92.14: “Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes.” , consegue traduzir , muito daquilo que Deus preparou para os que tem sua vida pautada pela Palavra de Deus e podem chegar à Boa Velhice, ainda produzindo frutos, mesmo que sofram retaliações deste mundo, contudo florescem e ainda tem vigor.
APRENDA COM A HISTÓRIA DESTES PERSONAGENS:
CALEBE:
Andou no deserto por 40 anos, onde obteve a Promessa de Deus, e foi fiel no deserto.Nm.14. 24: “Mas o meu servo Calebe, porque nele houve outro espírito, e porque perseverou em seguir-me, eu o introduzirei na terra em que entrou, e a sua posteridade a possuirá.”
Imagine a tez, a pele de um homem que caminhou 40 anos no deserto, e não caiu no deserto, pois tinha um objetivo: poder alcançar sua Promessa, ele sabia que não podia ficar e morrer no deserto, enfim necessitava sair dele ileso, pois o alvo lhe fora dado pelo próprio Javé - Nm.14.30: “certamente nenhum de vós entrará na terra a respeito da qual jurei ... salvo Calebe....”;Dt.1.36: “Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos, porquanto perseverou em seguir ao Senhor.”Ficou firme na Promessa e não se esqueceu dela, e você esqueceu só porque está chegando a Idade e as cãs? Então não pare de ler este texto.
Calebe, então personifica o homem que só vai alcançar a Sua Promessa na velhice.
Após 45 anos ela chega, sem ele ter desistido dela, quando ele se aproxima de Josué e reivindica a sua porção: A sua Promessa! Tem ainda forças para desfruta-la: Js.14.6;10-13: “Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe... lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti.Então Josué abençoou a Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom em herança.;E agora eis que o Senhor, como falou, me conservou em vida estes quarenta e cinco anos, desde o tempo em que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;ainda hoje me acho tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.”
Você meu querido ancião, amigo idoso, ou você que é filho, ou parente de um idoso, não despreze esta fase da vida, há um direito e promessa de Deus para a Velhice ser feliz e produtiva, pois Calebe ainda pode desfrutar da terra que recebeu, após expulsar os que a ocupavam!Deus vai te conservar.
Como Calebe você pode ter boa saúde espiritual, mental , física, isto é , Benção de Deus, cumprindo a sua Promessa contigo.
APÓSTOLO PAULO:
O Grande Apóstolo dos gentios, Paulo reconhece esta fase da vida humana, e nos deixa em suas cartas o exemplo de como deve portar-se o idoso, confiado em Deus.
FILEMOM 9: “sendo eu como sou, Paulo o velho, e agora até prisioneiro de Cristo Jesus.”
O Apóstolo Paulo é daqueles exemplos edificantes da Bíblia Sagrada, sem perder o otimismo, ele, mesmo muitas vezes preso, como possivelmente ao escrever aos Colossenses, Cap. 4, continua procurando frutificar, ensinar, exortar o ânimo de todos.
No final de sua vida, quase abandonado, prestes a ser morto, ele se mantém sóbrio, tranqüilo, pronto para tudo: II Timóteo 4. vs.7: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”
No versículo 16, ele afirma que sozinho enfrentou o tribunal de acusação em Roma, com a assistência única de um Advogado, Jesus: “Na minha primeira defesa ninguém me assistiu, antes todos me desampararam. Que isto não lhes seja imputado.17 Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que por mim fosse cumprida a pregação, e a ouvissem todos os gentios; e fiquei livre da boca do leão 18 E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará salvo para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém”;
Não é porque os outros o abandonaram, que ele vai desistir de seus propósitos de vida e de sua Missão, lhe confiada por Jesus. Sozinho (II Tm.4.11: só Lucas está comigo.), ele quer prosseguir até ao fim.
Embora sentindo os efeitos de tudo aquilo que é natural desta fase da vida: frio - para os idosos a temperatura parece ser sempre inferior a real, foi-se o calor a energia da mocidade, o metabolismo é mais lento, perdem a acuidade visual, falta-lhes sono, ou melhor reduzem-se as horas de sono - Paulo despreza todos estes efeitos e não perde o alvo, ele pede a capa para combater o frio, mas pede algo muito mais, essencial para ele: II Tm.4.13;21: "Quando vieres traze a capa ......e os livros, especialmente os pergaminhos; Apressa-te a vir antes do inverno." Pressa de continuar produzindo frutos!
Ensinando como cuidar de idosos e como o Idoso deve ocupar-se na velhice:
II Tm. 4.11: Toma a Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.
E num só pedido ele ensina duas coisas, não tem tempo a perder, precisa continuar pregando e ensina ao mesmo tempo, um velho precisa de ajuda de alguém mais moço, quantos de nós esquecemos disto e não os auxiliamos, mesmo filhos e netos e como cidadãos?
APÓSTOLO PEDRO:
No hebraico a palavra zãqem, significa idoso, pode também ser traduzida como ancião.
Seja o ancião do AT, aquele que fazia parte dos conselhos das cidades ou no NT o ancião, como presbítero, ou homem de Deus, com maior autoridade, ou mesmo o ancião do seio da congregação, ou sejam os crentes idosos – I Tm. 5.1,2: “Não repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-o como a um pai; aos moços, como a irmãos; às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza.”
O Apóstolo Pedro, era um zãqem em todos sentidos, afirmado, por si mesmo, em sua primeira Epístola 5.1, ele afirma isto e no versículo 5, e orienta aos mancebos a submeterem-se à submissão dos mais velhos.
O Apóstolo Pedro nos dá uma lição quanto ao respeito, que aqueles participantes da Igreja Primitiva, precisavam continuar mantendo com os anciãos.
Veja o que ele revela ao pronunciar:
II PEDRO 3.4: “e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação”
Ele revela o brilho da mais inefável Promessa de Jesus: sua volta!
Ressalto nesta passagem, duas coisas:
O Apóstolo Pedro continua na velhice com as suas convicções intactas, à respeito da Promessa;
O Apóstolo mostra que havia sobrevivido a algumas gerações da Igreja, que desde a morte de Jesus Cristo, esperavam a sua volta, e não a viram acontecer, mas lá estava o zãqem Pedro, para esclarecer e exortar (animar) a nova geração, sobre a Promessa de Jo. 14, da qual tinha sido ouvinte, da boca próprio Cristo, por ser do Colégio Apostólico – Lc.6.12-16.
Só pode falar com otimismo de Promessa, quem a tem e crê, e ele tinha uma vigorosa Promessa de Jesus Cristo: Jo. 21.18: “Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queres.”
ZACARIAS E ISABEL, SIMEÃO E A PROFETISA ANA:
ZACARIAS E ISABEL:
Fruto na velhice

Lc 1.5-7: "Houve .... um sacerdote chamado Zacarias.... e sua mulher .....chamava-se Isabel. Ambos eram justos diante de Deus, andando irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos avançados em idade."
O que falar deste casal, só Deus tinha interesse neles, pois para a vida secular e espiritual de Israel, talvez alguns pensassem, como nos dias de hoje: “só resta Zacarias ser jubilado...” ou algo parecido; contudo, Zacarias e Isabel foram importantes instrumentos, nas mãos de Deus na Velhice, para fazer cumprir as Profecias, e viram, o Fruto da sua Velhice [João Baptista], ser para Israel, motivo do Renascimento da Esperança, que estava esquecida por quase 400 anos, sem nenhuma manifestação de Deus.
Deus cumpre a sua promessa, mesmo onde, para o homem, não se espera mais nada, e que Promessa!
Simplesmente “a Voz do que clama no deserto”, o Anunciador, para anunciar novos tempos, na vida da Nação de Israel. A chegada da maior e melhor Promessa jamais anunciada à Humanidade.
SIMEÃO E A PROFETISA ANA:
Guiados pelo Espírito Santo, e vivenciando o cumprimento da Promessa, sem se afastar do Templo.
Quando Cristo, a Promessa, foi levado ao Templo para José e Maria “procederem conforme a Lei” e para apresentá-lo ao Senhor, Lucas relata no seu Evangelho, capítulo 2, sobre dois personagens que movidos pelo Espírito Santo, foram levados ao Templo naquele exato momento: Simeão e Ana.
Mas porque eles foram ao Templo naquele instante? Veja o que diz o texto bíblico:
SIMEÃO:
Lc.2.25-28: “Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E lhe fora revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. Assim pelo Espírito foi ao templo; e quando os pais trouxeram o menino Jesus, para fazerem por ele segundo o costume da lei, Simeão o tomou em seus braços, e louvou a Deus.”
Simeão aguardou e viu o cumprimento da Promessa de Deus em sua vida, de maneira gloriosa, você pode aguardar que a Promessa virá, na hora exata Deus vai te guiar até ela! Aleluia.
A Promessa para a velhice Feliz é real, tão real que Simeão colocou-se à disposição de Deus para fazer o que quisesse com ele; Lc.2.28-30: “e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; pois os meus olhos já viram a tua salvação,” ele ainda reconheceu a Glória do menino como Salvador do mundo, causando admiração em José e Maria, “que guardava tudo em silêncio”.
A PROFETISA ANA:
Mas Simeão não estava lá sozinho, uma profetisa – Deus não deixará de avisar o seu povo, sem antes avisar através de seus servos os profetas – chamada Ana, a qual Lucas elogia pela sua freqüência no Templo, também chegou naquele instante.
Lc.2.36-38: “Havia também uma profetisa, Ana ....Era já avançada em idade, ... e era viúva, de quase oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações. Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.”
Veja o carinho de Lucas ao citar ambos personagens. Com extremo respeito ele cita o fato espetacularmente, ressaltando a idade avançada dos personagens bíblicos, é por isto que eu tentei ter todo o cuidado ao escrever estas linhas, sobre tão lindo Tema.
Veja isto, meu querido amigo idoso ou de meia-idade ou jovem, e use o exemplo da Profetisa Ana, continue indo ao Templo todos os dias, significa mais do que ir à Igreja, é estar na presença de Deus, e chegue na hora; pois o Espírito de Deus vai te avisar: tem benção no Templo hoje, Jesus está no Templo!
Quem vive esperando a Promessa, sabe quando ela chegou, mesmo que ainda pequena como uma criança recém-nascida, mais ela vai crescer para cumprir, na tua vida o propósito à que veio, assim são as Promessas de Deus.
O exemplo de Ana e Simeão nos leva a meditar no que Deus faz.
Ana tornou-se a primeira mulher a pregar a chegada da Redenção com fé : vs. 38:... e falava dele, a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém! Que mensagem ela tinha, a maior notícia, o “Godspel” verdadeiro.
É o idoso produtivo na obra de Deus, ele ainda tem fôlego para falar a Boa Palavra, de Boas Novas, o Evangelho.
Deus continua o mesmo – Cumprindo sua Promessa para uma Boa velhice; Um exemplo atual:
Permitam-me citar, e também já com permissão do mesmo; eu tenho o prazer de sentar-me no púlpito de minha Igreja ao lado de um veterano obreiro, Min. do Evangelho: Antimo Puca, que trabalhou em Santo André, ao lado de Daniel Berg e Gunnar Vingren. Fico emocionado, pois aos oitenta e seis anos, ele ainda continua com vigor para dar Glória a Deus, falar em Línguas, visitar os enfermos (dirigindo), buscar cestas básicas para a Assistência Social, ir as reuniões de Oração e cultos de Doutrina. Uma velhice forte e produtiva!
CONCLUSÃO:

Por tudo que escrevemos e por tudo que a Bíblia fala dos idosos, cremos profundamente nisto: Deus tem uma porção especial para o crente fiel, para que mesmo na sua velhice ele venha a ser um crente produtivo, dando exemplo e ensinando aos mais jovens. Assim podemos aguardar no Senhor, se ele até lá não vir, que isto também se cumprirá em nossas vidas.
Por todos os exemplos que temos na Bíblia Sagrada e principalmente pelas Suas Promessas, como em Isaías 40.29-31: “Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam (Idosos) no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.”
Fiquemos firmes, esperando só em Deus e em suas Promessas, e você verá as tuas forças serem renovadas, em plena Velhice!
Meus parabéns a todos Idosos que estão envolvidos na obra de Deus, se você tem um parente ou amigo assim, receba estas Promessas e aprenda com Eles, o segredo da Longevidade na presença de Deus, dando Frutos.
Fontes:
OS.Boyer
Bíblia digital - cortesia Tio Sam
Bíblia - ARC - SBB
Apontamentos do autor
Dicionário Aurélio
Autor: Min. Ass. Deus; Igreja: V. Curuçá (ligada ao Belém -SP) – Santo André – SP- Br.Prof. Teologia; Pós Graduado em Bíblia.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger