quarta-feira, julho 9

Igreja Anglicana aprova mulheres Bispas e Vaticano lamenta.
Ordenação de Mulheres na Igreja Anglicana e a reação da Igreja Católica Apostólica Romana.
A Igreja Anglicana Inglesa encontra-se em um processo de alinhamento de Credo com a Igreja Católica Apostólica Romana.
Nesta terça-feira conforme notícias internacionais, o Sínodo da Igreja Anglicana decidiu, após acaloradas discussões, que se arrastam desde a ordenação da primeira Bispa em 1994, [o que criou uma divisão interna entre liberais e conservadores], que as mulheres poderão ser consagradas e ordenadas ao Bispado, como Bispas daquela Igreja.
A reunião ocorreu na cidade de York, no norte da Inglaterra.
O fato foi discutido durante reunião para definição dos requisitos a serem preenchidos pelas candidatas ao Bispado, que inexistiam que foi o motivo da reunião e finalmente decidido.
A notícia, porém toma outro rumo, tendo em vista as declarações da Igreja Católica Apostólica Romana, pois, a ICAR, pronunciou-se contra esta iniciativa da IAInglesa, com declarações do Vaticano, levando em conta e questionando, o alinhamento Doutrinário, entre as duas Igrejas (incluindo, aí a aceitação da mariolatria, já aceita pela Igreja Anglicana Inglesa).
Diz o Vaticano: “a decisão terá conseqüências no diálogo entre as duas igrejas...pois a nova medida, se constitui uma desvinculação da tradição apostólica (bispado, à partir dos apóstolos - nota nossa - editor), respeitada por todas as igrejas no primeiro milênio de existência”, são os termos do Comunicado da Santa Sé – Vaticano.
A ICAR vem defendendo através de Bento XVI, cardeal Ratzinger, que só ela tem a primazia do Bispado Apostólico, como a única representante em linha direta dos Apóstolos, inclusive, com restrições sobre o alcance da salvação dos fiéis de outras Igrejas, diz Bento: “nestas igrejas, os fiéis podem obter a graça da salvação, mas, numa qualidade inferior os fiéis da ICA Romana” – transliterado – Leiam nosso artigo sobre o assunto.
Uma inverdade histórica, tanto em relação ao Apostolado em linha direta (basta ler a relação dos Papas católicos), quanto à questão da salvação – (“Pela graça sois Salvos e isto não vem de vós é Dom de Deus”) e sem sustentação bíblica.
Veja mais:
A resistência:
Mais de 1.300 sacerdotes ameaçavam deixar a Igreja Anglicana se o Sínodo Geral (corpo legislativo da igreja) aprovasse a polêmica medida.
O processo da decisão:
Reuniram-se as três Câmaras do Sínodo.
Na Câmara dos Bispos:
28 a favor e 12 contra;
Na Câmara do Clero:
124 a favor e 44 contra.
Na Câmara dos laicos:
111 a favor e 68 contra.
Mais decisões:
Não criar mais três “superbispos” masculinos e de novas dioceses para as paróquias que não quiserem aceitar mulheres bispos.
Rowan Williams, designado arcebispo de Canterbury e primaz da Igreja da Inglaterra. Um anglicano com simpatias pela Igreja católica, ortodoxo no campo doutrinal, mas liberal em alguns temas muito "quentes", como a sagração de pastoras para o episcopado e a admissão de homossexuais ao sacerdócio(reviu esta posição e é contrário a a ordenação de pessoas com esta posição) .
O Arcebispo de Canteburry, Rowan Williams, avia advertido sobre os “riscos” dessas divisões.
Ele recebeu correspondência de mais de 1.000 sacerdotes anunciando a sua decisão de romperem com a Igreja da Inglaterra, considerada como a Igreja mãe da Comunidade Anglicana, no Mundo, se o bispado feminino não fosse vetado no Sínodo desta semana.
A Igreja Anglicana reúne 77.000.000 de fiéis.
A opinião dos conservadores:
Estes consideram que a ordenação de mulheres bispos e clérigos homossexuais [tema que já foi objeto de polêmica na IAnglicana], geram dúvidas na interpretação dos textos sagrados da Bíblia.
Informações da rede de TV britânica Sky News, DGABC, G1 e outros.
Por outro lado, veja estas outras notícias:
La Comunión Anglicana, una fraternidad amplia de 38 provincias autónomas e interdependientes que están en plena comunión con el Arzobispo de Canterbury, es una de las comuniones cristianas más numerosas del mundo, con aproximadamente 73 millones de miembros .
La Comunión Anglicana se considera parte plena de la Iglesia Cristiana: una, santa, católica y apostólica, y se declara inequívocamente Católica y Reformada, al respecto, es interesante la frase del Deán Henry Forrester (México, 1906): «Católica, aunque no romana y Evangélica, aunque no protestante».
Para muchos anglicanos, representa también una forma de catolicismo no-papal, y para otros, una forma de protestantismo sin figuras fundadoras tales como Lutero o Juan Calvino.
Igreja Anglicana: 'A Inglaterra não é uma nação Católica'
A Igreja Anglicana Inglesa rejeitou as insinuações de que a Igreja Católica Romana assumiu a predominância como religião maioritária no país.Uma pesquisa recente declarou que foram mais os anglicanos do que os católicos a frequentarem a igreja para os serviços de domingo. No entanto, os dirigentes da Igreja Anglicana colocaram os resultados em causa, dizendo que a pesquisa foi mal conduzida, não tendo por isso proporcionado uma comparação justa.
Atos 20.28: Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.
Hb.12.23: à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
GÁLATAS 1.6.ss: Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger