Sl.20. 7: Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.
Apesar de todo o esforço dos governos americano, alemão, francês, chinês, italiano, russo e demais potências mundiais, esta segunda-feira – 26/01/2009 – parece que ficará marcada, pelo menos por enquanto, como o dia da Demissão em todos os continentes.
Grandes empresas anunciaram cortes em suas folhas de pagamentos com enorme números de postos de trabalho, em dígitos de milhares anunciados, na variação de 70.000 a 100.000.
Empresas como a Gigante Caterpillar, GM, Philips, Corus, Nextel e ING.
Se o leitor continuar a sua leitura verá que:
Primeiro: são empresas de vários setores.
Automotivo
Equipamentos de construção civil
Empresas da área financeira, como bancos
Siderúrgicas
Telefonia
Todas anunciam corte que variam de 18% a 2% de postos de trabalho, em suas plantas em todo o Mundo.
É a crise globalizada.
Espero que haja uma contenção e ação rápida desta sangria, que poderá evoluir.
Os especialistas já enquadram os países em três classes:
Em crise;
Iniciando o processo de crise;
E os que vão entrar em crise.
No Brasil a Wolksvagem anunciou uma parada para “adequação”, da produção x montagem - em sua linha de montagem da planta localizada em Rezende – Rio de Janeiro – Brasil, prevista para o próximo mês.
A solução, quase única tem sido: fortes pacotes financeiros do dinheiro público, para não deixar as empresas falirem.
O Brasil não tem sido exceção, o Governo federal já aplicou alguns bilhões, a
diferença é que não aplicou diretamente nas empresas a totalidade deste dinheiro, mas em linhas de crédito e na área
financeira para manter a capacidade de compra dos brasileiros e girar a roda produtiva.A única medida diferente e reclamada até mesmo dentro do governo era a redução da Taxa SELIC de juros que sofreu uma discreta queda de 1%, caindo de 13,75% para 12,75% ao ano, nada representativa, quando os níveis mundiais estão próximo de taxa de 0%.
O interessante é que a China teve uma queda de crescimento do PIB de 1%, caindo de 10% para um patamar, por volta de 9%, que é um índice espetacular o dobro do crescimento previsto pelo Brasil e outros emergentes, mas pelas peculiaridades chinesas -população e extensão territorial- está preocupando todos os países.
Isto, na atual previsão de crescimento mundial da ordem de 2 a 2,5%, incluindo o Brasil, que seria ainda assim um crescimento mundial do PIB, podendo considerar-se que a economia mundial ainda tem fôlego para crescer, mesmo minimamente.
Oremos pelas nossas autoridades.
Crise: empresas anunciam demissões de quase 100 mil em todo o mundo
Companhias de diversos setores e diferentes países anunciaram os cortes de empregos nesta segunda-feira.
26/01/2009
SÃO PAULO - Diante do contágio da crise econômica em suas atividades e da falta de perspectivas no curto prazo, empresas de diversos setores e diferentes países anunciaram nesta segunda-feira (26) que vão demitir
quase 100 mil de seus funcionários nos próximos dias.
O maior corte de trabalhadores será feito pela Caterpillar.
O conglomerado que fabrica equipamentos pesados informou em nota divulgada no início do dia que cortará nada menos que 20 mil empregos - equivalente a 18% de sua mão-de-obra - principalmente por causa da redução da demanda.
Ainda no setor industrial, mas agora no Japão, a agência de notícias local Jiji Press afirmou que as doze maiores
montadoras do país planejam cortar um total de 25 mil empregos no atual ano fiscal, que termina em 31 de março, também para lidar com o declínio das vendas no setor.
No mesmo sentido, a General Motors anunciou que vai cortar 2 mil postos de trabalho nas fábricas nos estados de Michigan e Ohio, além de reduzir a produção em outras nove montadoras nos próximos seis meses, devido à queda nas vendas.
Europa contribui para a onda de demissões...
Na Europa, por sua vez, a Philips, fabricante holandesa de produtos eletroeletrônicos, anunciou novos planos de corte de custos, incluindo a demissão de 6 mil funcionários em todo o mundo, após ter a primeira perda trimestral desde 2003, com prejuízo de euro: 1,47 bilhão entre outubro e dezembro do ano passado.
Também no velho continente, a britânica Corus, segunda maior siderúrgica européia, disse que irá cortar 3,5 mil vagas, além das 500 demissões anunciadas anteriormente. No total, 9,5% da força de trabalho da empresa será dispensada. Com uma queda de 40% na demanda em relação ao pico de 2007, a companhia ainda irá estender o corte de 30% na produção até o segundo trimestre deste ano.
Outros 7 mil empregos serão eliminados no holandês ING, que pretende reduzir as despesas em euro; 1 bilhão ao longo deste ano.
O banco anunciou um prejuízo de euro: 3,3 bilhões no quarto trimestre de 2008, a troca de CEO (Chief Executive Officer) e uma ajuda oficial do governo local para cobrir perdas com ativos podres de sua carteira.
...assim como os Estados Unidos
como uma águia de bico quebrado.
De volta à maior economia do mundo, a empresa de telefonia Sprint Nextel informou que vai demitir 8 mil
funcionários com a intenção de reduzir os custos com mão-de-obra em US$ 1,2 bilhão anuais. Segundo o comunicado, as vagas a serem eliminadas serão definidas "em todos os níveis da companhia e o impacto em localizações geográficas vai variar".
Já a varejista Home Depot comunicou que irá fechar suas lojas Expo e reorganizar suas funções de apoio, medidas que levrão a um corte de 7 mil empregos, ou cerca de 2% de sua força de trabalho. "As atividades Expo não estão com bom desempenho financeiro e não devem tê-lo em qualquer ocasião próxima", avaliou a companhia.
Por último, mas por um motivo um pouco diferente, outros 19 mil trabalhadores das farmacêuticas Pfizer e
Wyeth podem perder o emprego, como resultado da união das empresas. Os conselhos de ambas as companhias aprovaram nesta segunda-feira compra da Wyeth pela Pfizer em um negócio avaliado em US$ 68 bilhões.
Dt.28.1: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus: Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário