quinta-feira, janeiro 22

UM ALERTA AOS PASTORES! COMO ESTÃO OS PRÉDIOS E AS CONSTRUÇÕES DE SEU MINISTÉRIO?

Imóveis de 80% das igrejas são impróprios para cultos, diz estudo
Segundo professor, locais são adaptados e sem segurança.
No domingo (18), teto de templo da Renascer desabou, deixando 9 mortos.
A “imensa maioria” dos templos que proliferaram em São Paulo nas últimas décadas funciona em lugares adaptados, que não oferecem condições de segurança, segundo o professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Edin Abumanssur.
Entre 80% e 90% dos locais em que as igrejas se instalaram não são adequados a abrigar o fluxo de pessoas que recebem. A maior parte das igrejas da cidade é mantida pelos próprios fiéis, geralmente em comunidades carentes, com preocupação mínima sobre a adequação do espaço físico”, afirma o professor, autor do livro As Moradas de Deus, sobre o espaço físico de igrejas pentecostais na capital paulista.
Não há dados atualizados sobre o número de templos que têm alvará para funcionamento na cidade - o último levantamento do Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru), de 1998 [veja:os dados utilizados são de uma década antes do evento, portanto o Poder Público, também {salvo melhor juízo}está extremamente defasado, quanto as informações, que deveria possuir, para bem fiscalizar, mas quando ocorre um fato desta monta aparecem os pesquisadores e consultores de plantão, nas Tv's, rádios e mídia da internet], apontava cerca de 4 mil templos na capital.

Apenas 186 tinham alvará.
Originalmente construídas para outros fins, as instalações hoje servem de palco para cultos que reúnem entre dezenas a algumas centenas de fiéis.
Segundo o pesquisador, que percorreu cerca de 70 templos de Igrejas pentecostais da capital, exemplos assim se reproduzem por toda a cidade, especialmente na periferia. Abumanssur afirma que, com a diminuição da oferta de cinemas ou teatros desativados para instalação de igrejas, caiu também o nível de segurança nos templos.
No domingo (18), o teto da sede internacional da Igreja Renascer em Cristo, no Cambuci, Zona Sul de São Paulo, desabou, deixando nove mulheres mortas e 113 pessoas feridas.
Nesta segunda-feira (19), o Ministério Público afirmou que vai pedir à Prefeitura a reavaliação de todos os acordos firmados com a Igreja Renascer desde 1998 sobre as condições estruturais dos templos na cidade.
Posição do Editor e informações sobre construções:
Obras de Igrejas.
Bom Exemplo:
Na foto vemos a construção da primeira Igreja Evangélica Assembléia de Deus no distrito de Barra do Riacho, onde está o missionário Pastor Ionildo Silva e sua esposa a irmã Lúcia Helena. Este distrito está aproximadamente 50 Km do centro do perímetro urbano do município de Barreiras. O referido templo tem previsão de inauguração para o mês de julho/08.Note a placa de obra ao lado direito.Espero que Deus continue abençoando o Ministério de Porto Velho - Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Porto Velho em Rondônia presidida pelo Pr Joel Holder este grande líder do Norte do País, a quem pedimos a liberdade de usar uma de suas muitas congregações neste texto.
Por dever de ofício gostaria de avisar aos pastores, líderes, dirigentes e responsáveis pela área patrimonial das Igrejas evangélicas em São Paulo, mormente, mas em todo o Brasil sobre a questão das construções de nossos Templos.
Não só as construções, mas também locais alugados, cedidos, ou arrendados para uso como lugar de culto ou atividades da Igreja e sua membresia.
Venho notando há muito tempo que ocorre uma atenção quase que única em se ter uma boa aparelhagem de som, cortinas bonitas, mas desprezam-se regras básicas como:
Uso de materiais comburentes
Falta de saídas de emergencia
Luzes de emergência
Reformas nas estruturas:
Colunas
Telhados – treliças, lajes de concreto.
Impermeabilização de lajes
Infiltrações
Construções em locais de riscos, etc...

É lógico que há casos e casos, assim como há um Brasil de mansões e casas de médio padrão, há casas em ruas em desenvolvimento, mas com necessidade de construção sob Alvarás, há também, barracos em áreas de riscos, onde moram milhões de brasileiros e sofrem ou estão à mercê das intempéries, sem ajuda do estado, na maioria dos casos.
Da mesma forma, há um Brasil religioso com grandes e suntuosos templos [templos de variadas religiões], há templos de meia qualidade, há templos localizados em regiões ou áreas privadas, que necessitam de Alvarás para funcionar, como há também locais de culto [de todas as religiões], em regiões idênticas as descritas acima, onde se iniciam trabalhos e se desenvolvem, junto ao povo pobre e necessitado e desassistido, que necessitam de apoio religioso, uma palavra de consolo e Esperança do Evangelho.
Mas, é necessário olharmos para o caso da Igreja Renascer em Cristo, sem nenhuma análise ou laudo, e sem julgamento prévio, pois não conhecemos o Templo, nem nunca entramos no mesmo, para lembrar a necessidade das Igrejas ou templos religiosos tomarem o cuidado de executar um mínimo necessário, quanto a manutenção predial dos locais de cultos:
Revisar telhado, estruturas, fiação elétrica
Não ultrapassar as cargas de energia do quadro geral
Sistema de combate a incêndio
Acessos e rotas de fuga
Sinalização destas rotas de fuga
Iluminação de emergência
Extintores apropriados
Escadas
Rampas para portadores de deficiências físicas
Nível sonoro.
PARA CONSTRUIR:
CONTRATE UM PROFISSIONAL
de Engenharia ou arquitetura.
Procure a prefeitura da sua cidade a área responsável para aprovar o projeto
Não inicie a obra sem planta aprovada
Manutenção:
Consulte uma empresa ou profissional habilitado junto ao CREA-Conselho regional de Engenharia e Arquitetura - de sua região.
Realize manutenções periódicas, em todas as congregações.
Não alugue local sem habite-se ou sem verificar as instalações.
Peça por escrito do locatário estas informações ou as verifique junto à Prefeitura ou administração regional de seu bairro.
A maioria das vezes, quando me reporto à isto ouço, quase invariavelmente, algo como:
Deus tá nos guardando, você não tem fé, Deus guarda a Igreja ou citam o famoso Salmo 127.1: Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”.
Gostaria de alertar, com esta mensagem, aos pastores, para que, procurassem em cada cidade ou município: Verificar as leis que regem as construções e tenham sempre, dentro das áreas legais, um responsável ou um profissional para verificar as condições das instalações dos templos, salões ou locais que abrigam nosso povo.
Em São Paulo mui especialmente, deve aumentar a fiscalização, Por meio do Contru, tendo em vista a reportagem e repercussão do caso.
Leia com atenção e procure usar a razão, ser pastor é também ser responsável pelas vidas do povo.
Se somos pastores, não podemos deixar nossas ovelhas morrer.
É lógico que existem as exceções e exceções são:
acidentes, intempéries, coisas acima da nossa capacidade de evitar ou até mesmo permissão de Deus, mas vamos procurar exercer a nossa parte com acuidade.
Fonte:
BOLETIM INFORMATIVO - O MISSIONÁRIO
G1
Outras fontes da mídia expressa.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger