segunda-feira, novembro 2

Ateu publica Bíblia em HQ - Quadrinhos

Ateu lança Bíblia em quadrinhos!
Mais uma dos que se dizem ateus!
Nome lendário das HQs underground --com personagens como o Gato Fritz e Flakey Foont--, Crumb atribuiu o aviso não às ilustrações, mas ao conteúdo.
À "New Yorker" disse se preocupar com a hipótese de as pessoas darem para seus filhos um livro de ilustrações da Bíblia sem considerar o enredo.
De início, ele pretendia apenas retratar a história de Adão e Eva, mas optou por ilustrar o Livro do Gênesis, que inclui a criação do mundo, Adão e Eva, Caim e Abel e a Arca de Noé.
As imagens divulgadas na revista vão até a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden.
À primeira vista, impressionam pela riqueza de detalhes como as gotas de suor de Adão ao ser questionado por Deus após ter provado o fruto proibido ou o modo como os dois se entreolham após comer o fruto e descobrirem que estão nus.
O texto de apresentação afirma que a obra foge da interpretação teológica ou escolar que muitas vezes obscureceu as histórias mais dramáticas da Bíblia.
Os traços do cartunista são fortes e densos e trará desenhos com a crueza da mente de um não cristão.Certamente não será uma versão de fácil aceitação.
Com 224 páginas em preto e branco, The Book of Genesis Ilustrated by Robert Crumb foi lançado nos EUA e a editora Conrad promete publicar o livro no Brasil ainda este ano. A revista PIAUÍ publicou este mês[09] os dois primeiros capítulos da história.
A primeira parte foi publicada em meados deste ano, na revista "New Yorker" e mostra que, apesar de respeitar "palavra por palavra" o texto original, o livro merece a advertência da capa: “supervisão de adultosrecomendada para menores”.
A advertência é logicamente pela visão do autor,quanto aos fatos e personagens bíblicos, sob a sua ótica humana e, sem a espiritualidade daquele que crê e tem fé no Deus, que se revelou através da Bíblia e sabe que Ela é a inerrante Palavra de Deus.
O Deus de Crumb tem cabelos longos, barba, sinais de velhice e manto branco. Em entrevista ao "Guardian", ele falou da dificuldade em criá-lo.
Interessante, que Crumb diz ter sonhado como desenhar Deus na sua versão em quadrinhos:
"Meu problema era como desenhar Deus. Como luz no céu com diálogos em balões saindo dele? Então, Deus apareceu num sonho. Foi apenas por um segundo, mas eu vi claramente como ele era. Então disse, OK, já sei como fazer."
Hummm!Ele me parece aquele ateu , que eu já coloquei por aqui em charge!
À "New Yorker", afirmou que suspeita que Deus exista, mas que não procura orientação no Gênesis. "É muito primitivo."
Crumb considerou a hipótese de desenhar Deus como uma mulher negra, mas concluiu que no Velho Testamento ele é um velho patriarca judeu. Eva aparece como uma mulher com os traços de Crumb,[...] cheia de curvas avantajadas e cabelos longos.
Rm.1.19-23ss. Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta...Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível...
O homem comum, não espiritual continua, mesmo lendo a Palavra de Deus, a tentar desdenhar as Santas Escrituras.
Sob este conceito, alguns países tem impedido a leitura da Bíblia para adultos e de maneira alguma para crianças.
Eu porém continua crendo e aceitando-a em Sua totalidade, pois o efeito das sua letras, aproxima o homem de Deus e traz, Salvação a todo aquele que crê, através dela em Jesus Cristo – O Verbo Encarnado, e da ação do Espírito Santo.
Ela tem poder para discernir pensamentos e até causar dúvidas, na cabeça daqueles que querem desfazer de suas Sagradas linhas, como Mr. Crumb.
Nome lendário das HQs underground --com personagens como o Gato Fritz e Flakey Foont--, Mr.Crumb [Robert Dennis], já lançou a Bíblia em HQ.
Mas, como diz a reportagem do DGABC-Jornal da Região Industrial da Grande São Paulo - ABC,de Luís Felipe Soares, tem o seu lado de chamar a atenção dos leitores, e é uma publicação de qualidade artística.
A Bíblia é verdadeira na essência humana e divina e não esconde nada: nenhum ato dos homens, antes e após o pecado.
O que pode produzir má interpretação e uma tendência disvirtuada do seu propósito, é o que está citado no texto do Apóstolo Paulo aos Romanos[acima].
Trecho da matéria:"Todos os 50 capítulos ganharam ilustrações em preto e branco. As páginas apresentam o nascimento do universo por meio da vontade de Deus, o casal Adão e Eva sucumbindo à tentação do fruto proibido, passando pela missão de Noé com sua arca e a destruição de Sodoma e Gomorra.
Caso o leitor não conheça as histórias por trás dos personagens e lugares citados, a publicação é uma boa oportunidade para o primeiro contato com a Bíblia. Os desenhos são condensados de forma a amenizar o tom massante da escrita antiga, principalmente em relação às longas linhagens dos personagens, além de darem apoio visual para as cenas mais marcantes das diversas histórias.
À primeira vista, Gênesis aparenta ser mais um livro de aventura, fazendo com que os jovens possam se sentir interessados no contato com os contos que são considerados fundadores da cultura ocidental. Talvez o público mais velho possa se surpreender um pouco com as ilustrações mais fortes, mas isso é o que faz as adaptações de qualquer texto religioso chamar a atenção. Crumb já previa resistência e tratou de dizer: "(...) Sei que não dá para agradar a todos".
DGABC - 02/10/2009.Luís Felipe Soares
Robert Dennis Crumb
(born August 30, 1943), often credited simply as R. Crumb, is an American artist and illustrator recognized for the distinctive style of his drawings and his critical, satirical, subversive view of the American mainstream.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Paz do Senhor!!!

Este estudo é excelente! Acredito que será de grande ajuda para alunos e professores da E.B.D.
Meu sincero desejo é que Deus continue usando servos assim, para que a igreja possa crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Deus recompense o Pr. Osiel varela!

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger