sexta-feira, outubro 30

DAVI E SUA EQUIPE DE LIDERADOS - LIÇÃO 05 – CPAD -4º Trimestre

DAVI E SUA EQUIPE DE LIDERADOS

LIÇÃO 05 – CPAD Autor: Osvarela

Em nosso comentário inicial do Tema do 4º Trimestre - Quem Foi Davi? Descrevemos os diversos Exércitos de Davi o que pressupõe várias equipes de liderados.

Convido a todo a acessarem o link:

http://estudandopalavra.blogspot.com/2009/09/tema-do-4-trimestre-quem-foi-davi.html

Neste link nós podemos ler mais sobre o assunto, numa visão particular, sem subterfúgios, pois foi escrita, sob a égide da Bíblia Sagrada.

Texto Áureo:

I Sm. 22.2.“E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens”.

Reflexão:

O texto áureo desta Lição 05 é bastante em si para edificar o conhecimento dos alunos e professores sobre:

Estilo de liderança;

Como se descobre um líder;

Como um líder produz liderança e disciplina;

Como conduzir um rebanho de Deus, como I Pe. [5.2,3. 2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade;...nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho.] na ótica da Salvação:

-os desprezados, endividados [espiritualmente e monetária e financeiramente], os desqualificados, os desprezados pela sociedade,etc.

Até nisto a liderança de Davi é um tipo de Jesus Cristo.

Por isto esta Lição é de grande valia para todo o Obreiro e para o Povo de Deus, que quiser apresentar-se para o serviço.

Primeiro entendendo, que somos considerados a escória do mundo

Segundo compreendendo, que liderados por homens segundo o coração [leb] de Deus, seremos vitoriosos e teremos galardão ou despojo que nos ajudarão a sair da situação de desprezados e pobres, para uma posição de servos do Rei.

Terceiro nos dará compreensão de que, há uma hierarquia divina instituída por Deus e que ela deve ser obedecida, para sermos vitoriosos.

Por fim, um líder não tem ciúmes de seus liderados, ainda que eles realizem feitos maiores, em número do que ele mesmo.

Um líder soube extrair o melhor de cada um dos seus liderados.

Soube impor sua vontade até a velhice, a idade não tirou de Davi a sua capacidade de Liderança.

Leitura Bíblica em Classe:

I Cr.11.10-12,20,22,24,25.

I -Definições:

Liderança: espírito de chefia; forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos (Dic. Aurélio). Função, posição, caráter de líder; espírito de chefia; autoridade,ascendência (Dic. Houaiss).

Líder: Indivíduo que chefia, comanda e/ou orienta, em qualquer tipo de ação, empresa ou linhade idéias; guia, chefe ou condutor que representa um grupo, uma corrente de opinião, etc. (Dic.Aurélio). Indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros; pessoa cujas açõese palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras; pessoa que se encontra à frente de um movimento de caráter eligioso, filosófico, artístico, científico, etc.; algo ou alguém que guia, conduz (Dic. Houaiss).

Liderança - Uma definição.

Uso de influência simbólica e não coercitiva para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo organizado, para a realização dos objetivos do grupo.

-Para Robbins (2002) a liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos. Os líderes são aqueles que mostram o caminho, influenciam, induzem, orientam em termos de direção, curso, ação, opinião, ou seja, influenciam pessoas e/ou grupos para que atinjam os resultados esperados.

-Chiavenato (2001, p.157) afirma que: “Liderança é uma influencia interpessoal; uma força psicológica, uma transação interpessoal na qual uma pessoa age de modo a modificar o comportamento de uma outra, de algum modo intencional [...]”. Muitas vezes, essa influência envolve conceitos como poder e autoridade, abrangendo todas as maneiras pelas quais se introduzem mudanças no comportamento de pessoas ou de grupos de pessoas.

As pessoas normalmente identificam líderes eficazes como possuidores de traços comuns como inteligência, personalidade extrovertida, fortes habilidades verbais, agressividade [I Sm.25.12,13. Então os mancebos de Davi se puseram a caminho e, voltando, vieram anunciar-lhe todas estas palavras.Pelo que disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e Davi também cingiu a sua, e subiram após Davi cerca de quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem.] e diligência. Julga-se que líderes eficazes são consistentes ou decisivos na tomada de decisões.

II -Líderes eficazes partilham poder e responsabilidade.

A Liderança é um tema constante na Bíblia.

Desde o Antigo Testamento, até o Novo Testamento é possível verificar a presença de líderes, que levavam um povo ou grupo a tomar decisões e caminhos.

Entre os líderes da história bíblica pode-se encontrar não somente homens, mas também mulheres, que desempenharam um papel importante, na história de Israel.

Um destes mais importantes líderes, sem dúvida alguma foi Davi, o homem segundo o coração de Deus!

Em 1996 foi comemorado, com pompa e circunstância, no Estado de Israel, o 3º milênio do Reinado de Davi.

III -Características do Líder:

A- Focalização nos objetivos

B- Orientação para a ação

C- Autoconfiança

D- Habilidade no relacionamento humano

E- Criatividade e inovação

F- Flexibilidade

G- Tomada de decisão

H- Padrões de desempenho

I- Visão do futuro

A eficácia de um líder consiste em:

A- Constituir a sua própria equipe

B- Treinar e desenvolver continuamente as pessoas

C- Analisar e planejar o trabalho sintonizando-o com as capacidades individuais

D- Traçar e rever os objetivos a serem alcançados, conduzindo os esforços de modo a obter ações eficientes e produtivas.

E- Motivar as pessoas e equipe de trabalho.

F- Monitorar e avaliar o desempenho – fornecer feedback

G- Recompensar para assegurar reforço positivo do desempenho

IV- O trecho abaixo é uma visão do trabalho de um Líder:

-Líder- Deve focalizar-se num segundo conjunto de forças: as condições limitativas que podem impedir que funcionem os processos de crescimento.

-Líder que não tem visão, ou não é líder ou abdicou de sê-lo.

-Líder que não busca sua visão é fadado a ser substituído, por alguém de seu próprio grupo, que tenha maior perseverança em buscar a visão.

-Líder tem que saber utilizar o que tem em suas mãos, pode ser um grupo modesto como o primeiro exército pessoal de Davi

-Líder pode ter um grupo de Valentes.

-Líder sabe ouvir. I Sm.25.32-34. ...Davi disse a Abigail: Bendito seja o Senhor Deus de Israel,...te enviou ao meu encontro! E bendito seja o teu conselho, e bendita sejas tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão! Pois, na verdade, vive o Senhor Deus de Israel que me impediu de te fazer mal, que se tu não te apressaras e não me vieras ao encontro, não teria ficado a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino.

-Pode ter um grupo de pequeninos e humildes, mas com vontade de vencer

E na Casa de Deus, pode ser um grupo de gente simples, mas que esteja envolvida na Obra;

Mas, sobre tudo o Líder deve saber alcançar o máximo de seus comandados, com a shalom, no caso: conforto, esperança e propósito a ser alcançado em Deus!

I Cr.11.5-9. E disseram os habitantes de Jebus a Davi: Tu não entrarás aqui. Não obstante isso, Davi tomou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi. Davi disse: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe e capitão. E Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro, pelo que foi feito chefe. Então Davi habitou na fortaleza, e por isso foi chamada cidade de Davi. E edificou a cidade ao redor, desde Milo em diante; e Joabe reparou o resto da cidade. Davi tornava-se cada vez mais forte; porque o Senhor dos exércitos era com ele.

Em uma organização que aprende, os líderes devem começar perseguindo suas próprias visões, mas, ao aprenderem a ouvir atentamente a visão dos outros, eles começam a ver que a sua própria visão pessoal é parte de algo maior. ...Ser o regente de uma visão muda o relacionamento do líder com sua visão pessoal. Ela deixa de ser uma posse, como “em minha visão”, e passa a ser um chamado. Você é dela tanto quanto ela é sua. Não há como ser líder se não tiver uma visão ao qual contagiar seus liderados com ela”.

1-Assim um Líder como Davi tinha:

Um grande general

Seus Guerreiros – seus valentes – 37 homens de escol.

Seus Exércitos:

1- desvalidos

2- valentes

3- pequeninos

4- espiritual

Seus Sacerdotes e Profetas:

Um Exército de Homens de Deus.

O Sacerdote e Profeta principal de sua história foi Samuel. I Sm. 16.11-13.

V - Os Princípios que regem a Liderança:

Senge: “Os verdadeiros lideres reconhecem intuitivamente esse “processo interno de equipe” e aprende a trabalhar com ele. Não ‘impulsam’ as mudanças, participam nos processos de crescimento e suavizam limitações”. Peter Senge.

Davi como homem segundo o coração de Deus, entendeu pela sua vocação, sim tem que ter vocação, a usar o seu talento.

Eu sempre digo, que talento é norteado e baseado no suor, no Trabalho, no serviço, na operação, isto inclui, a Obra de Deus.

Mt.25. 14-30....um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco; da mesma sorte, o que recebera dois...o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro...depois de muito tempo...o senhor daqueles servos...fez contas com eles...o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro...atemorizado...eis aqui tens o que é teu.Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.

E até mesmo o processo da salvação, lembrando que Davi é tipo de Jesus Cristo.

Fp.2.12. De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes..., mas muito mais agora..., efetuai a vossa salvação com temor e tremor;

1-Figura:

Imagine você a um jardineiro de joelhos no chão gritando as sementes, Cresçam!?

Uma imagem simples mas poderosa.

Os jardineiros sabem que uma semente tem o potencial para crescer, mas também sabem que o crescimento não depende exclusivamente do potencial.

Depende da interação entre a semente e o seu contorno, ou mais precisamente, do processo de crescimento que entre ambos geram. A semente envia sinais de contorno, e atrai água e nutrientes.

O seu sistema começa a desenvolver-se, estende-se e atrai mais água e nutrientes.

Esse é o primeiro princípio de liderança: compreender os processos de auto-fortalecimento do crescimento.

Muitos líderes não esperam no tempo de Deus, em outras palavras, que é o dito acima, e querem esforçar a Obra ao ponto de dar antes do seu tempo, os frutos prometidos por Deus, assim criam percalços entre seu grupo de Obreiros.

Davi esperou até o seu reinado se fortalecer, sob a orientação de Deus [teocracia] e a formação de um exercito de valentes, que lhe permitiu avançar as divisas prometidas por Deus à Israel.

Davi pode entender o processo em que foi lançado:

Estava só.

Estava acuado. I Sm.26.1. Ora, vieram os zifeus a Saul, a Gibeá, dizendo: Não está Davi se escondendo no outeiro de Haquilá, defronte de Jesimom?

Estava sem um exército. I Sm. 22.2.“E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens”.

Estava sem apoio político.

Estava desprezado. I Sm.25.8-11. Dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, o que achares à mão.Chegando, pois, os mancebos de Davi, falaram a Nabal todas aquelas palavras em nome de Davi, e se calaram.Ao que Nabal respondeu aos servos de Davi, e disse: Quem é Davi, e quem o filho de Jessé? Muitos servos há que hoje fogem ao seu senhor.Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e os daria a homens que não sei donde vêm?

Estava sendo caçado como um animal.

I Sm.26.18-20. Disse mais: Por que o meu senhor persegue tanto o seu servo? Que fiz eu? E que maldade se acha na minha mão? Ouve pois agora, ó rei, meu senhor, as palavras de teu servo: Se é o Senhor quem te incita contra mim, receba ele uma oferta; se, porém, são os filhos dos homens, malditos sejam perante o Senhor, pois eles me expulsaram hoje para que eu não tenha parte na herança do Senhor, dizendo:Vai, serve a outros deuses. Agora, pois, não caia o meu sangue em terra fora da presença do Senhor; pois saiu o rei de Israel em busca duma pulga, como quem persegue uma perdiz nos montes.

Estava sem lar

Estava sem lugar para pensar e por as faculdades e pensamentos em ordem.

Mas, ele fora ungido por Deus e tinha uma personalidade pessoal de líder. Então ele entendeu que precisava ter um grupo ao seu lado e ele bem sabia, que com qualquer grupo ao seu lado e a presença de Deus ele poderia defender a sua lama, a sua família, defender a Israel de um Rei sem unção, defender seus amigos e que ele tinha um Alvo, defender a Federação da qual fora sagrado Líder!

VI- Liderança real x liderança ou autoridade formal:

A liderança real, ou simplesmente liderança, é diferente da liderança ou autoridade formal, que dá o direito de tomar decisões e de se fazer obedecer.

Isso é visível em várias situações, seja na família, na escola, no esporte, na política, no meio empresarial, e também na esfera das organizações religiosas.

1-Tipos de Líderes:

O Líder formal:

Tem essa designação pura e simplesmente por conta do cargo que ocupa.

Líder real:

É reconhecido pelo povo, antes de ser Líder formal.

I Cr.11.1-4. Então todo o Israel se ajuntou a Davi em Hebron, dizendo: Eis que somos teus ossos e tua carne. Já dantes, quando Saul ainda era rei, eras tu o que fazias Israel sair, e entrar; também o Senhor teu Deus te disse: Tu apascentaras o meu povo Israel; tu serás príncipe sobre o meu povo Israel. Assim vieram todos os anciãos de Israel ao rei, a Hebrom;...e ungiram a Davi rei sobre Israel, conforme a palavra do Senhor.... Então Davi, com todo o Israel, partiu para Jerusalém...

È aquele que cativa, comove e consegue provocar mudanças nas pessoas ao seu redor. “Algo que pude notar com minhas experiências foi que os líderes naturais, aqueles que têm o poder de transformar o ambiente que os cercam, não têm plena consciência disso. Eles fazem apenas o que acham correto, são espontâneos em suas atitudes”.

O Líder real sabe que é líder, isto está dentro dele.

II Sm.23.1.ss. São estas as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, diz a homem que foi exaltado, o ungido do Deus de Jacó, o suave salmista de Israel. O Espírito do Senhor fala por mim, e a sua palavra está na minha língua. Falou o Deus de Israel, a Rocha de Israel me disse: Quando um justo governa sobre os homens, quando governa no temor de Deus, será como a luz da manhã ao sair do sol, da manhã sem nuvens, quando, depois da chuva, pelo resplendor do sol, a erva brota da terra. Pois não é assim a minha casa para com Deus? Porque estabeleceu comigo um pacto eterno, em tudo bem ordenado e seguro;

2-Três capacidades centrais de um líder nato:

· Sólido senso de propósito: “O que é primário e o que é secundário para a organização?”;

I Rs.1.28-36.Respondeu o rei Davi: Chamai-me a Bate-Seba. E ela entrou à presença do rei...Então o rei jurou, dizendo: Vive o Senhor, o qual remiu a minha alma de toda a angústia, que, assim como te jurei pelo Senhor Deus de Israel, dizendo: Teu filho Salomão há de reinar depois de mim, e ele se assentará no meu trono, em meu lugar; assim mesmo o cumprirei hoje....E o rei lhes disse: Tomai convosco os servos..., fazei montar meu filho Salomão na minha mula, e levai-o a Giom.E Zadoque, o sacerdote, com Natã, o profeta, ali o ungirão rei sobre Israel. E tocareis a trombeta, e direis: Viva o rei Salomão...subireis após ele, e ele...se assentará no meu trono; pois reinará em meu lugar, porquanto o tenho designado para ser príncipe sobre Israel e sobre Judá.Ao que Benaías, filho de Jeoiada, respondeu ao rei, dizendo: Amém; assim o diga também o Senhor Deus do rei meu senhor.

· Capacidade de reflexão: “Deve-se criar o próprio modelo mental de motivação”;

II Sm.6.1,2. Tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil. Depois levantou-se Davi, e partiu para Baal-Judá com todo o povo que tinha consigo, para trazerem dali para cima a arca de Deus, a qual é chamada pelo Nome, o nome do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins.

· Entendimento complexo: “A pessoa deve saber ouvir seus diferentes, deve possuir inteligência coletiva”.

VII- Estilos de liderança:

Estudando sobre liderança aprendemos, que há diversos tipos de lideranças, eu acrescento mais uma, como Liderança Teocrática:

1-Visionário:

É a liderança, que conduz as pessoas rumo a sonhos compartilhados. II Sm.7.1.ss. Ora, estando o rei Davi em sua casa e tendo-lhe dado o Senhor descanso de todos os seus inimigos em redor, disse ele ao profeta Natã: Eis que eu moro numa casa de cedro, enquanto que a arca de Deus dentro de uma tenda.[...] A ti, porém, darei descanso de todos os teus inimigos. Também o Senhor te declara que ele te fará casa...farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, que...Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino.

2-Conselheiro:

É a o tipo de Liderança, que alia a pessoa, com a Metas.

3-Agregador:

A liderança Agregadora cria harmonia, conectando as pessoas entre si. II SAMUEL [2]

II Sm.2.1.ss. Sucedeu depois disto que Davi consultou ao Senhor, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? Respondeu-lhe o Senhor: Sobe. Ainda perguntou Davi: Para onde subirei? Respondeu o Senhor: Para Hebrom. Subiu, pois, Davi para lá, e também as suas duas mulheres, Ainoã, a jizreelita, e Abigail, que fora mulher de Nabal, e carmelita. Davi fez subir também os homens que estavam com ele, cada um com sua família; e habitaram nas cidades de Hebrom. Então vieram os homens de Judá, e ali ungiram Davi rei sobre a casa de Judá. Foram os homens de Jabes-Gileade que sepultaram a Saul. Pelo que Davi enviou mensageiros aos homens de Jabes-Gileade, a dizer-lhes: Benditos do Senhor sejais vós, que fizestes tal benevolência, sepultando a Saul, vosso senhor! Agora, pois, o Senhor use convosco de benevolência e fidelidade; e eu também vos retribuirei esse bem que fizestes. Esforcem-se, pois, agora as vossas mãos, e sede homens valorosos; porque Saul, vosso senhor, é morto, e a casa de Judá me ungiu por seu rei.

4-Democrático:

Uma liderança Democrática, valoriza as contribuições de cada um e obtém comprometimento por meio da participação. I Cr.11.17-19. E Davi, ofegante, exclamou: Quem me dera beber da água do poço de Belém, que está junto à porta! Então aqueles três romperam pelo arraial dos filisteus, tiraram água do poço de Belém, que estava junto à porta, e a trouxeram a Davi; porém Davi não a quis beber, mas a derramou perante o Senhor, dizendo: Não permita meu Deus que eu faça isso! Beberia eu o sangue da vida destes homens? Pois com perigo das suas vidas a trouxeram. Assim, não a quis beber. Isso fizeram aqueles três valentes.

5-Paternalista: O paternalismo é uma atrofia da Liderança, onde o Líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho.

6-Liberal ou Laissez faire: Laissez-faire é a contração da expressão em língua francesa: laissez faire, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar".

7-Teocrático:

A Liderança Teocrática é a Liderança, que é exercida através de um Líder designado por Deus e prepara, dirige e orienta ao grupo a seguir as Ordens divinas.

8-Autoritária - Tomam praticamente todas as decisões por si mesmo.

VIII- O uso das Lideranças e seu momento de atuação:

1-Visionário:

É requerido quando as mudanças requerem uma nova visão, ou quando há necessidade de uma direção clara.

O impacto sobre o clima que atravessa o grupo é, o mais intenso positivamente.

2-Conselheiro:

Quando é necessário ajudar ao Grupo ou alguém do grupo a melhorar seu desempenho, desenvolvendo recursos a longo ou médio prazo. O seu impacto é, da mesma forma, altamente positivo.

Mesmo sem ser um dos seus, Davi corrige um dos seguranças reais de Saul, ele tinha a Unção, mas queria preservar a vida do rei de Israel, seu povo, ele tinha objetivo e cuidado com os seus, uma demonstração de liderança preocupada.

I Sm.26.12-16. Tomou, pois, Davi a lança e a bilha d'água da cabeceira de Saul...Ninguém houve que o visse, nem que o soubesse, nem que acordasse; porque todos estavam dormindo, pois da parte do Senhor havia caído sobre eles um profundo sono...Davi bradou ao povo, e a Abner, filho de Ner, dizendo: Não responderás, Abner?...Abner respondeu: Quem és tu, que bradas ao rei? Ao que disse Davi a Abner: Não és tu um homem? e quem há em Israel como tu? Por que, então, não guardaste o rei, teu senhor? Porque um do povo veio para destruir o rei, teu senhor. Não é bom isso que fizeste. Vive o Senhor, que sois dignos de morte, porque não guardastes a vosso senhor, o ungido do Senhor. Vede, pois, agora onde está a lança do rei, e a bilha d'água que estava à sua cabeceira.

3-Agregador;

Quando a rachas, brechas, fissuras no grupo, serve para motivar o grupo em momentos de tensão ou fortalecer vínculos.

O seu impacto é positivo.I Sm.30. 20.ss. Davi lhes tomou também todos os seus rebanhos e manadas; e o povo os levava adiante do outro gado, e dizia: Este é o despojo de Davi. Quando Davi chegou aos duzentos homens que, de cansados que estavam, não tinham podido segui-los, e que foram obrigados a ficar ao pé do ribeiro de Besor, estes saíram ao encontro de Davi e do povo que com ele vinha; e Davi, aproximando-se deles, os saudou em paz. Então todos os malvados e perversos, dentre os homens que tinham ido com Davi, disseram: Visto que não foram conosco, nada lhes daremos do despojo que recobramos, senão a cada um sua mulher e seus filhos, para que os levem e se retirem. Mas Davi disse: Não fareis assim, irmãos meus, com o que nos deu o Senhor, que nos guardou e entregou nas nossas mãos a tropa que vinha contra nós. E quem vos daria ouvidos nisso? Pois qual é a parte dos que desceram à batalha, tal será também a parte dos que ficaram com a bagagem; receberão partes. E assim foi daquele dia em diante, ficando estabelecido por estatuto e direito em Israel até o dia de hoje.

4-Democrático:

Serve em momentos em que se quer obter adesão ou uma forma consensual, ou para conquistar a valiosa colaboração dos participantes do grupo.

O seu impacto é altamente positivo, pois o que prevalece é vontade de Deus. I Sm.23.3-5Mas os homens de Davi lhe disseram: Eis que tememos aqui em Judá, quanta mais se formos a Queila, contra o exército dos filisteus! Davi, pois, tornou a consultar ao Senhor, e o Senhor lhe respondeu: Levanta-te, desce a Queila, porque eu hei de entregar os filisteus na tua mão. Então Davi partiu com os seus homens para Queila, pelejou contra os filisteus, levou-lhes o gado, e fez grande matança entre eles; assim Davi salvou os moradores de Queila.

Devem-se excluir modelos ditos teocráticos, onde o líder, se posiciona como o oráculo do grupo, onde sua palavra “santa”, é a Pauta e Regra.

5-Paternalista:

Pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado num relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente. Já em uma relação profissional, o equilíbrio deve preponderar e os resultados a serem alcançados pela equipe são mais importantes que um indivíduo.Mas, muitos homens de Deus são paternalistas sem perderem a vocação de líder, pois Deus que é o Chefe das Nações [ I Cr.29. 11 Tua é, ó Senhor, a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos.] é o Nosso Pai celestial, mas pelo seus justos juízos e pelo poder da sua Palavra, que jamis cai Ele se mantém como Pai das Luzes, de quem vem toda a sorte de bênçãos, neste caso a ci~encia desconsidera que a Liderança Paternalista de Deus é inerente, ao que Ele é O Pai de Amor.

6-Liberal ou Laissez faire:

Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto-dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

7-Teocrático:

É o melhor modelo, devendo ser utilizado para União, Comunhão, Edificação, Exortação, seja como Ânimo ou Disciplina.

I Sm.23.1-5. Ora, foi anunciado a Davi: Eis que os filisteus pelejam contra Queila e saqueiam as eiras. Pelo que consultou Davi ao Senhor, dizendo: Irei eu, e ferirei a esses filisteus? Respondeu o Senhor a Davi: Vai, fere aos filisteus e salva a Queila. Mas os homens de Davi lhe disseram: Eis que tememos aqui em Judá, quanta mais se formos a Queila, contra o exército dos filisteus! Davi, pois, tornou a consultar ao Senhor, e o Senhor lhe respondeu: Levanta-te, desce a Queila, porque eu hei de entregar os filisteus na tua mão. Então Davi partiu com os seus homens para Queila, pelejou contra os filisteus, levou-lhes o gado, e fez grande matança entre eles; assim Davi salvou os moradores de Queila.

Conclusão:

Davi foi um líder nato, construindo o seu caráter sobre a relva do campo, com a presença de Deus.

Soube ser Líder, sem ser ditatorial, o que seria permitido pelas regras do reino de Israel.

Soube valorizar seus comandados.

Soube esperar ser conduzido ao domínio de todo o povo hebreu, sem que para isto tivesse que brandir sua espada.

Soube ser líder de homens sem valor, mas que sobre a sua liderança, aprenderam a ser guerreiros e compartilhar, uma visão de grupo e associativa, quando o Grupo ganha todos do grupo participam da conqista, mesmo aqueles que estão na retaguarda, ou feridos ou cansados.

Mt.20.1-16. Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que saiu de madrugada a contratar trabalhadores para a sua vinha. Ajustou com os trabalhadores o salário de um denário por dia, e mandou-os para a sua vinha.[...] Chegando, pois, os que tinham ido cerca da hora undécima, receberam um denário cada um...os primeiros, pensaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um denário cada um...murmuravam contra o proprietário, dizendo:[...]Amigo, não te faço injustiça; não ajustaste comigo um denário?Toma o que é teu, e vai-te; eu quero dar a este último tanto como a ti.Não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? Assim os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos.

Conseguiu criar uma Unidade entre o povo de todo o Israel, formando um todo como Nação, antes inexistente.

Obs.: deixamos de apresentar outros pontos devido a falta de tempo e os acontecimentos desta semana.Pedimos a compreensão dos leitores, seguidores e Editores.Orem por nossa famíla.

Fonte:

Net saber – resumos

Carreiras – empregos – carreira –administração – Peter Senge

Wikipédia

L I D E R A N Ç A - (Autoria não conhecida)

Apontamentos do autor – Quem foi Davi.

Bíblia digital – cortesia Tio Sam

Peter Senge –

Fórum: Peter Senge discute liderança

Por Clarissa Janini

Liderança e motivação – práticas novas, propósitos antigos-José Lourenço de Sousa Neto (nov/2002)

Stephen P. Robbins é Ph.D. pela Universidade do Arizona.

CHIAVENATO, Idalberto.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger