segunda-feira, janeiro 18

Haiti - Em Busca da Esperança

Tirando forças da fé em Deus.
“Uma Igreja sobre um banheiro”, tão grande quanto a devastação!
Mas, há uma fragância de Esperança no ar:Jesus!
Em quem buscam solução e consolo, pelo Espírito Santo.
Não importa as circunstâncias...
Em meio a toda a tragédia haitiana.
Em meio a toda cena “apocalíptica”.

Em meio a toda dor.
Em meio ao cheiro da morte, com odor tão forte que sufoca, há um grupo de fiéis a Deus, que fazem ressurgir a Igreja haitiana, com forças vindas da alma aflita e ensangüentada, de todas as vidas que se perderam no caos do terremoto.
Sangue, gazes, corpos feridos, ensangüentados e sem cuidados, olhos insones, vozes roucas do choro dos perdidos, cada um, tem uma particular estória, que se juntam para contar a atual quadra da história dos haitianos.
Que Deus tenha Misericórdia e o clamor deste povo ferido.
Evidenciando o conceito de templo, um pastor haitiano, acorda todas as manhãs um grupo de haitianos com um “café-da-manhã”, que tem como substância as palavras bíblicas, que os fazem cantar e buscar no meio de toda a angústia um alento divino, que alimenta a alma, ainda que o corpo peça um alimento material imensamente necessário para continuar vivendo.
A esperança continua para estes famintos, atingidos em toda a sua constituição: corpo, alma e espírito, sem entender porque lhes caiu sobre sua terra amada – o Haiti – tão grande dano!
O local é a praça Champ Mars, onde não se tem água, comida, abrigo, roupas, mas não faltam feridas a serem curadas, mas o pastor Joseph Lejeune, consegue atrair seus pensamentos além do ruído das aeronaves, que sobrevoam o culto matutino e segundo a própria reportagem, muito além do odor da morte, eles se inspiram na fragancia do cheiro de cristo, e são momentaneamente consolados em suas misérias, buscando Paz em Jesus Cristo.
Fiéis oram nas ruas, pois igrejas foram destruídas
Oremos por estes haitianos, que nos dão um exemplo para todos, que lamentam o tempo, quando, com roupas boas, comida na despensa, sem dores, sem perdas na família, ainda se enfastiam dos Cultos, após virem saciados em seus corpos, lamentam gastar alguns minutos até esperarem a próxima refeição noturna ou da tarde ao som da Televisão ou do DVD.
Em meio aos destroços, haitianos buscam refúgio na fé.Texto compilado pelo editor.Clique e leia todo texto. 18/01 - 15:00 - The New York Times
PORTO PRÍNCIPE, Haiti - Cinco dias depois do devastador terremoto que atingiu o Haiti, um pastor evangélico vestindo uma camiseta pólo desgastada, com sua igreja destruída, mas o espírito vibrante, tocou uma sirene para reunir os novos sem-teto que vivem em barracas na cidade para a missa de domingo.

Com a voz rouca, os olhos inchados e braços erguidos aos céus, o reverendo Joseph Lejeune pediu aos famintos, feridos e pesarosos haitianos reunidos ao seu redor que fechassem os olhos e elevassem os pensamentos para além da fétida Praça Champ de Mars, onde agora lutam para sobreviver.

"Pensem na nossa nova cidade aqui como o lar de Jesus Cristo, não como a cena de um desastre", ele falou. "A vida não é um desastre. Vida é alegria! Você não tem comida? Se alimente do Senhor. Não tem água? Beba do espírito santo.(sic)"
E eles beberam, cantando, balançando as mãos e tapando os narizes para evitar o cheiro dos corpos presos em uma escola perto dali.
[...]

Construída em 1750, a catedral, antes uma peça arquitetônica importante da cidade, agora não passa de uma gigantesca pilha de metal trançado, vitrais quebrados e concreto rachado. Toussaint disse que o terremoto destruiu as residências dos padres, matando muitos deles.

A catedral de Sacre Coeur, outra grande estrutura, também foi destruída, e um grande Cristo na cruz perfeitamente preservado restou como testemunha da destruição - com o corpo de uma mulher deitado sobre um colchão na rua, coberto com lençóis, representando o sofrimento causado pelo terremoto.

"Pode parecer um momento estranho para se ter fé", disse Georges Verrier, 28, especialista em computação desempregado, seus olhos se movendo entre o corpo e a igreja. "Mas você não pode culpar Deus. Eu culpo o homem. Deus nos deu a natureza e nós os haitianos e nossos governos, abusamos da terra. Você não pode escapar sem consequências."
Em um tom parecido, um auto-designado pastor na praça Champs de Mars se colocou sobre uma cratera durante o serviço de oração e proclamou que o terremoto foi o castigo por uma longa lista de pecados que enumerou em cantarola. "Nós temos que nos ajoelhar e pedir a Deus", ele disse.

Vladimir Arisson ignorou o auto-designado pastor com um rolar de olhos.

Arisson cuidava de sua namorada gravemente ferida, Darphcat Charles cuja cabeça estava envolta em uma gaze ensanguentada, seus olhos machucados e sua face inchada, infectada. "Minha posição é: Deus abençoe e nos envie, por favor, ó Deus, um médico para fechar o buraco na cabeça da minha amada."
Outro homem que acompanhou o serviço evangélico apresentou sua esposa que está grávida de oito meses e se sentou no chão, pálido.
"Um bloco de concreto caiu sobre a barriga dela e nós não sabemos se o bebê ainda está vivo", disse o homem, Ricot Calixte 28. "
Rezar pode ajudar, eu acho. Como ainda respiro, ainda tenho fé".

Ao redor deles, na missa, os aplausos e améns intensificaram na cidade de barracas que não tem nenhuma barraca de verdade, apenas tendas improvisadas.
O acampamento central na praça Champ de Mars é a igreja provisória de Lejeune, que no seu prédio original destruído contava com 200 membros ativos, três dos quais foram mortos e muitos estão desaparecidos.
"Aqui nós começamos diariamente com o que eu chamo de missa do café da manhã," ele disse antes da missa de domingo. "Nós não temos café, claro.

Mas essa é uma reza para nos acordar e nos fortalecer quando olhamos para frente e pensamos, 'Ai, e agora?'"
Ele pausou, esfregando o nariz por causa do odor de restos humanos e acrescentou: "Uma igreja em um banheiro, é isso que nós somos. Por enquanto."
Nota do editor:
A Frase seu final[ Por enquanto] denota o que está acontecendo no coração do reverendo.

Por DEBORAH SONTAG

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger