Maio de 2010 •
Ambientalistas medem a profundidade do rio Jordão. Eles afirmam que o Jordão pode secar até o final de 2011
O Mar Morto, que está secando
Exageros a parte, segundo ambientalistas o Rio Jordão, o mais famoso rio do Mundo.
E mais, águas são benção para todo ser humano, mas precisamos dessacralizar alguns pontos que tem a validade de nos contar a História Bíblica.
É objeto de uma análise polêmica que prognostica o seu fim para 2011.
Lógico que há certos parâmetros distorcidos nesta notícia.
Até pela constatação in-loco, dos que viajam até as suas ribeiras, acontece com os rios que passam por trechos urbanos.
Como todos os rios do mundo moderno, que correm em áreas urbanas, por algum trecho, também o Rio Jordão é preciso uma contenção e contrôle de retirada de água para os diversos projetos ao longo do seu leito, precauções de ordem sanitária, etc..
Até porque se ele secar será mais por problemas geo-políticos, e interesses dos países ao Norte de Israel, interessados em juntar as águas de ribeiros e rios desta região para construir uma Usina hidroelétrica.
O que tem sido motivo de escaramuças entre Israel e diversos países.
Leia a notícia.
Foto: Divulgação
Ambientalistas afirmaram nesta segunda-feira que o rio Jordão, onde os cristãos acreditam que Jesus foi batizado, está tão poluído que pode morrer no final do próximo ano a menos que seja revitalizado.
Segundo a organização Amigos da Terra, Oriente Médio (FoEME, na sigla em inglês), o famoso rio foi reduzido a um "fio" de água ao sul do mar da Galileia, devido à superexploração, poluição e ausência da administração pública.
As informações são do Discovery News.
Segundo os ambientalistas, mais de 98% do rio foi desviado por Israel, Síria e Jordânia ao longo dos anos. "O fluxo remanescente consiste principalmente de esgoto, peixes, água, resíduos da agricultura e água salina", diz o grupo.
O rio tem
"Isto é o que é hoje a fonte do baixo rio Jordão", diz o diretor da FoEME para Israel, Gidon Bromberg, ao apontar para um cano que joga esgoto na água.
"Ninguém pode dizer que isto é água sagrada. Ninguém pode dizer que é aceitável este estado para um rio com essa fama", diz.
A cerca de
A reportagem afirma que as comunidades israelenses, jordanianas e palestinas que vivem ao longo do rio - cerca de 340 mil pessoas - jogam esgoto não tratado em suas águas. Ironicamente, parar de jogar o esgoto no rio - como planejado por Israel - pode ser ainda pior, a não ser que sejam tomadas medidas para reduzir sua salinidade.
Segundo a organização, a solução está em jogar grandes quantidades de água limpa no rio, cerca de 400 milhões de m³.
O rio Jordão já foi responsável por liberar 1,3 bilhão de m³ de água por ano no mar, mas agora descarta algo estimado entre 20 milhões e 30 milhões de m³ por ano.
"Um novo estudo que nos patrocinamos revela que nós perdemos pelo menos 50% da biodiversidade dentro e ao redor do rio por causa do desvio quase total de água fresca", diz Munqeth Mehyar, diretor do FoEME para a Jordânia.
Segundo a organização, uma melhor administração do saneamento básico pode salvar 517 milhões de m³ de água por ano para Israel e 305 milhões de m³ para a Jordânia, que poderiam ser redirecionados para salvar o rio.
Os benefícios poderiam ser sentidos ainda no mar Morto, que está secando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário