quinta-feira, junho 10

CRIAÇÃO OU EVOLUÇÃO? QUEM VEIO PRIMEIRO: O SOL OU A TERRA E A LUA?

TERRA E LUA FORMARAM-SE MAIS TARDE DO QUE SE IMAGINAVA, DIZ ESTUDO.
A Bíblia, no Livro de Gênesis, nos apresenta o Cronograma de execução Divinal, na Obra da Criação.
Para cada dia Deus marcou e verificou um evento criacional.
Todos eles foram marcados pelas palavras: “E viu Deus que era bom”.
Mais um ato criacional realizado.
Quem lê a Bíblia no seu primeiro Livro, o Gênesis, se não tiver conhecimento ou revelação divinas, pode ficar surpreso com a forma objetiva como a Criação é anunciada, dia após dia.
Assim, como eu sempre ensino, os eventos bíblicos teem uma forma didática de apresentação.
Eles são apresentados numa seqüência literal, sempre do ato como um todo, de forma geral, para posterior exegese do que foi escrito, até chegar a uma forma explicativa do que foi criado.
Você pode ler e entender isto, pela própria Criação do homem.
Assim, no versículo 26 e 27 do primeiro capítulo do Gênesis, encontramos Deus revelando que:
Gn.1.26,27.E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Neste texto, inclusive, já fala da criação do ser humano, tanto o homem, quanto a mulher.
E posteriormente vamos ler sobre a criação, primeiro do homem e posteriormente da mulher.
Porém a explicação ou revelação sobre como eles foram criados, ou seja, a forma a qual Deus se utilizou para criá-los só será lida versículos após, com o detalhamento do ato criacional.
Gn.2. 7. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. 18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.20. ...mas para o homem não se achava ajudadora ...21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu...22 e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem.
Surge agora esta notícia sobre a criação da Lua em tempo diverso do que a Terra, embora inclua a Terra no mesmo período.
Podemos ver pelas Escrituras, que elas revelam o que os homens só agora descobriram, em relação à Lua.
No caso em foco, a questão da criação dos luzeiros é claramente demonstrada na Bíblia, que tal ato criacional, se deu, apenas após a entrada da Luz, como energia na Terra em caos.
Esta Luz é plenamente demonstrada nas Escrituras como a Glória do unigênito de Deus – 1 João 1. 5. E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas..
Eu não sou adepto da teologia que afirma haver uma lógica a ser provada pela Ciência, para os atos da Criação, envolvendo a Doutrina da criação, com a Teoria da Evolução.
Assim, mantenho a fé nas Escrituras como verdade pleromática da Criação, que é a cosmogonia na qual eu acredito.
A presença da Luz trouxe a possibilidade da Vida existir na Terra caótica, em trevas. Isto é, a Terra era naquele espaço de tempo, totalmente sem luz.
Como a ciência afirma crer na existência, do Sistema Solar [sol – pressupõe luz], no qual estamos situados, antes do aparecimento da Lua e da Terra, parece-me reforçar aquilo que está escrito nas páginas sagradas. Vide texto supra.
Logicamente sem a compreensão dos cientistas, que foram fruto de um choque entre planetas.
Eu acho interessante, que a teoria da Ciência é sempre baseada na destruição para haver possibilidade de criação.Interessante!!!
Gn.1.2-4. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
Na continuidade o leitor mais atento e interessado em buscar a revelação da Palavra de Deus, verá que só após este ato verbal da criação de Deus, foram criados os Luminares, para o dia e para a noite.
Leia o texto:
Gn.1.14-19. E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
Ou seja, os grandes luminares foram criados posteriormente a Terra, este planeta que moramos.
O que, só agora, a Ciência descobre no século XXI a Bíblia já revela todas as etapas.
A Ciência diz que descobre quando a Terra e a Lua foram criadas, mas com uma visão evolucionista, ou seja, à partir do “Big Bang”, tendo como centro deste estudo o sistema Solar.
Neste texto não adentramos em questões mais profundas, mas nos mantivemos dentro da linha retórica de contestação e apologia das Escrituras.
TERRA E LUA FORMARAM-SE MAIS TARDE DO QUE SE IMAGINAVA, DIZ ESTUDO.
Tugstênio primordial presente no manto terrestre indica idade da colisão que criou a Lua.
07 de junho de 2010
A Terra e a Lua vistas a uma distância de 6 milhões de quilômetros, pela sonda Galileu. Nasa
A Terra e a Lua surgiram como resultado da colisão de dois planetas com o tamanho de Marte e de Vênus.
Até agora, cientistas acreditavam que isso teria ocorrido quando o Sistema Solar tinha 30 milhões de anos de idade, ou há 4,5 bilhões de anos atrás.
Mas uma nova pesquisa indica que os dois astros devem ter se formado muito mais tarde, talvez até 150 milhões após a origem do sistema.
Lua pode ter crateras eletrificadas nos polos, dizem cientistas
Asteróide revestido de gelo pode ajudar a entender origem dos oceanos e da vida
Os resultados da pesquisa estão publicados na revista especializada Earth and Planetary Science Letters.
"Determinamos as idades da Terra e da Lua usando isótopos de tungstênio, que podem revelar se os núcleos de ferro e as superfície rochosas se misturaram durante a colisão", explica tais W. Dahl, que fez a pesquisa para sua tese de doutorado no Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhague.
Os planetas do Sistema Solar surgiram a partir de colisões entre corpos menores que orbitavam o jovem Sol.
Nessas colisões, planetas pequenos derretiam-se e se fundiam, dando origem a mundos maiores.
A Terra e a Lua são produto de uma colisão gigantesca entre planetas do tamanho de Marte e Vênus.
Os dois se chocaram num momento em que tinham núcleos de ferro e um manto de rocha.
A colisão consumou-se em menos de 24 horas e a temperatura da Terra era tão alta - da ordem de 7.000º C - que tanto a rocha quanto o metal devem ter se derretido na colisão turbulenta.
Até recentemente, acreditava-se que a rocha e o ferro tinham se misturado por completo durante a formação planetária, e que, portanto a Lua seria apenas 30 milhões de anos mais nova que o Sistema Solar.
O novo resultado, no entanto, oferece uma visão alternativa.
A idade da Terra e da Lua pode ser calculada a partir da presença de certos elementos no manto terrestre.
O háfnio 182 é um elemento radioativo que decai, dando origem ao tungstênio 182.
Os dois elementos têm propriedades químicas diferentes, com o tungstênio preferindo interagir com outros metais e o háfnio, com silicatos, ou seja, rochas.
"Estudamos em que grau rocha e metal se misturam durante colisões formadoras de planetas", diz Dahl.
Segundo ele, os resultados mostram que o núcleo de ferro da Terra não teria sido capaz de remover todo o tungstênio do manto terrestre. "Os isótopos de tungstênio da formação primordial da Terra ficaram no manto".
A abundância observada do metal indica que a colisão teria de ter ocorrido depois de todo o háfnio já haver decaído.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bacana, Obrigado pelas explicações.
=)

Unknown disse...

Muito bom !

Unknown disse...

meus parabéns pala aula, Deus continuei te abençoado.

ASHUR MARAZUL disse...

A Bíblia diz quando, mas infelizmente não diz como, talvez porque no momento isso é o que o vulgo deva saber.

Unknown disse...

Muito boa a explicação, mas e ai a biblia esta errada quando diz q Deus criou o sol depois da terra?

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger