sábado, abril 9

Lição 02- CPAD – 04/2011 - NOMES E SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO.

NOMES E SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO.
ESBOÇO E PENSAMENTOS...
Sem edição de correção
Lição 02- CPAD – 04/2011                                                                                   Autor:Osvarela
Mt. 3.16. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre eles.
Leitura Bíblica em Classe:
João 1.29-33
Rm. 8.9-11,14,15.
Romanos  8.
I – Exórdio:
Gramaticalmente encontro muitos erros entre os nossos crentes, na hora da leitura da palavra espírito, bem como no entendimento desta palavra, tão usual entre nós..
a-Etimologia:
Etimologicamente oriundo do latim ‘spiritus’, é o ruah – hb., ou pneuma – gr. ["respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "alma", "coragem", "vigor" e finalmente, fazer referência a sua raiz no idioma PIE *(s)peis- (“soprar”). ] no caso bíblico é grafada com letra minúscula e com letra maiúscula. (ex. Grego. "psykhe" vs. "pneuma", Latim "anima" vs. "spiritus", Hebreu "ruach" vs. "neshama", "nephesh" ou ainda "neshama" da raíz "NSHM", respiração.)
Na Versão Vulgata Latina, a palavra em Latim é traduzida a partir do grego "pneuma" (πνευμα), (em Hebreu (רוח) ruah), e está em oposição ao termo anima, traduzido por "psykhē".
A distinção entre a alma e o espírito somente ocorreu com a atual terminologia judaico-cristã
A palavra espírito costuma ser usada em dois contextos, um metafísico e outro metafórico.
1- Na Teologia:
O vocábulo espírito é empregado para denotar uma entidade imaterial e inteligente, ou um ser, uma entidade destituída das propriedades peculiares à matéria, embora possuidora de propriedades análogas à mente humana.
Usamos espírito para:
Quando lemos espírito do homem – estamos diante do significado da parte incorpórea ou mística invisível do homem, não é a pessoa do homem, mais uma das partes, que forma o homem tricotômico, como entendemos.
É também utilizada sob a forma metafórica, quando pode ser entendida como coragem, vigor, etc.
Em outras matérias pode-se utilizar espírito da lei, por exemplo, na área jurídica, ou seja, o pensamento com que a lei foi redigida, ou em que ela quer atuar.
Também, ler nas Escrituras a palavra espírito com alusão a seres místicos, como anjos de Deus e anjos decaídos [demônios], sempre em função de sua densidade espiritual.
Podem também ser usados como termo substantivo nominal, pois são seres de personalidade, criados por Deus,mas que se rebelaram.
Mc.9.25. E Jesus, vendo que a multidão, correndo, se aglomerava, repreendeu o espírito imundo, dizendo: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e nunca mais entres nele.
Substantivo comum.
Mt.12.43. Ora, havendo o espírito imundo saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra.
Mt.26.41. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
Temos neste texto, imediatamente acima, encontramos a palavra espírito como a parte de densidade espiritual, do homem e a palavra carne como a parte física do homem.
Jesus mesmo possuía esta parcela, como inteiramente homem.
Mt.27.50. De novo bradou Jesus com grande voz, e entregou o espírito.
Espírito Santo:
João 4. 24. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Trata-se de um substantivo próprio, da Terceira Pessoa divina da Trindade.
Neste caso, o leitor dos textos bíblicos ou textos teológicos deve entender, que estamos falando de um Ser Divino – O Espírito Santo.
Grafar este nome com letra minúscula inicial será um erro gramatical e um descaso com a figura sacrossanta do Espírito de Deus.
Logicamente, que pode haver erros de digitação, a ser considerados. 
33  E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
Mas, alguns podem falar que Deus é um espírito, não seria um erro gramatical, pois Ele é um ser de natureza espiritual, e não física, mas parece-me ser uma forma, a não ser utilizada, pois Ele é o Espírito, que deu espírito ao homem, transformando-o em ser vivente. Vide as palavras de João, ao identificá-lo, como quando descobre, quem ele havia batizado e identifica, a Jesus.
Cont...- O Espírito Santo é Espírito de Deus.
É o Espírito do Senhor.  
1 Sm.10. 6 E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e serás transformado em outro homem.
Mt.28.19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
1- O Espírito Santo
Na Bíblia hebraica (Velho Testamento), o termo hebraico Ruach HaKodesh [Strong. Espírito de Deus, a terceira pessoa do Deus triúno, o Espírito Santo, igual e coeterno com o Pai e o Filho] é usado muitas vezes; ele é traduzido literalmente como Espírito Santo. Na Bíblia Hebraica ele se refere à presença de Deus na forma experimentada por um ser humano. A maioria dos cristãos considera o Espírito Santo como o próprio Deus, parte da Trindade.
Is.40.28. Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento.
Esta lição pretende informar, ao aluno da EBD quais os nomes e representações, do Espírito Santo.
Achei melhor para iniciar este Estudo com os dados supra citados.
Quando iniciamos a leitura da Bíblia Sagrada, o primeiro Nome que encontramos é Elohim – Deus.
Aí, já está inserido, o ‘sensus divinitatis’ dentro da etimologia da palavra hebraica, o Espírito Santo como Deus.
Este senso ou etimologia é retirado da gramática hebraica, para o sufixo him, que coloca a palavra no plural, no caso ‘El’ – Deus, ou Senhor é pluralizado, como, definição deste autor: Deus uno em várias pessoas, no caso três pessoas – O Pai, O Filho, e O Espírito Santo.
Observação: contudo a teontologia nos ensina, que é preciso notar que o termo sempre se refere ao Deus vivo e verdadeiro, e é tratado como se fosse um substantivo singular.
Este nome, Elohim, significa a plenitude do Poder e a Trindade.
O segundo versículo começa, com apresentando uma das características do Espírito Santo e a primeira nominação.
2- Ação – Mantenedor
A- Característica especial do Espírito:
Ele está em Movimento.
Gn.12. ...e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Nome: Espírito de Deus.
Como O Pai o chama:
A intimidade e unicidade estão exaradas em Gn.6. 3. Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito...
Quando procuramos humanamente definirmos Deus, podemos nos valer da afirmação do Catecismo de Westminster.
B- Quem é Deus?
Deus é Espírito, infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça bondade e verdade”.
Como Jesus o apresentou:
Consolador
Ajudador
Paracleto-
παρακλητος parakletos
1a) alguém que pleitea a causa de outro diante de um juiz, intercessor, conselheiro de defesa, assistente legal, advogado
1b) pessoa que pleitea a causa de outro com alguém, intercessor
1b1) de Cristo em sua exaltação à mão direita de Deus, súplica a Deus, o Pai, pelo perdão de nossos pecados
1c) no sentido mais amplo, ajudador, amparador, assistente, alguém que presta socorro
1c1) do Santo Espírito, destinado a tomar o lugar de Cristo com os apóstolos (depois de sua ascensão ao Pai), a conduzi-los a um conhecimento mais profundo da verdade evangélica, a dar-lhes a força divina necessária para capacitá-los a sofrer tentações e perseguições como representantes do reino divino
παρακολουθεω parakoloutheo
1a) assim seguir alguém de modo a estar sempre do seu lado
1b) seguir de perto, acompanhar
2) metáf.
2a) estar sempre presente, acompanhar alguém a qualquer parte que ele vá
Espírito de Verdade
Reconhecido como Deus pelos Apóstolos:
At.5.3-4. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
II- Quais os nomes que a Bíblia cita.
Numa rápida pesquisa podemos encontrar, nomes em que a ação do Espírito Santo é notória e especifica o Seu nome.
No Antigo Testamento:
Jz.3.10. Veio sobre ele o Espírito do Senhor, e ele julgou a Israel;
Primeiro lugar o Espírito Santo, nos é mostrado e revelado, é:
Personalizado pela Sua ação:
Doador
É ouvido
É entendido
É entendível
Esquadrinha
Entende o espírito do homem e de Deus
Sua proveniência – dos Céus
Espírito de Vida -
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Ele é conhecido como Bom:
Ou seja, mais uma vez as Escrituras se completam:
Pela afirmação de Jesus, como homem e conhecedor da essência do Pai, revela:
Lc.11.19. Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus.
O Bom Espírito de Deus.
Ne.9. 20. Também lhes deste o teu bom espírito para os ensinar, e o teu maná não retiraste da tua boca, e água lhes deste quando tiveram sede.
Sl.143.10. Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano
Mc.1.10
Espírito de Verdade
Jo.15.26
Espírito Eterno – Hb. 9.14
Espírito de Cristo. 1 Pe.1.11
Espírito da Glória – 1 Pe. 4.14.
O Espírito de Cristo. Rm.8. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
1Pe.1. 11. indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.
Espírito da verdade - João 14.17. a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
João 14.26. O Consolador - Mas o Consolador [Ajudador], o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.
Is.11.2. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
O espírito de sabedoria
E de entendimento,
O espírito de conselho
E de fortaleza,
O espírito de conhecimento
E de temor do Senhor.
O Espírito Santo
Espírito Divino.
Esta não é uma questão, aqui colocada, de denominar ou nominar, mas está inserida a questão, que entre a Trindade, é determinante de suas ações no Universo e no ‘aeon’.
Assim como a ação crística, que vemos através de Jesus – o nome é uma indicação da atividade e característica de ação e função.
A Função:
Cristo - Cristo vem da palavra grega para “ungido”. É o equivalente do termo hebraico para “Messias” – o rei prometido de Deus. Esse é um título  real.
Temos em Jesus, O Cristo de Deus, a inferente ação divinal:
Ungido de Deus.
O rei Davídico é mencionado como o “ungido” do Senhor.
Da mesma forma, Consolador, como revelado por Jesus, que haveria de vir, com nome e características divinas, mais uma vez, cito - ‘allos’ – O Espírito Santo tem a sua ação e função.
Função:
Consolador – o ‘allos’ enviado e perfeito.
É o Agente Divino da Transformação.
Desde o Antigo Testamento, o Espírito Santo age desta maneira.
Naqueles dias, Ele agia de forma pessoal e transformadora.
Após a sua descida no cenáculo Ele continuou a agir na transformação, mas agora coletivamente.
1 Sm.10.6. E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e serás transformado em outro homem.
O agente atual da Trindade entre os homens, no convencimento, justiça e juízo, como escrevemos, acima.
João 7.39. Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.
At.1.2. ...até o dia em que foi levado para cima, depois de haver dado mandamento, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;
Ele inicia sua atividade, após a ascensão de Jesus Cristo Glorificado, desta forma necessitava, como Jesus ser anunciado.
E o foi anunciado, não estou acentuando - profetizado, e o foi pelo seu antecessor [divino], anterior entre os homens, que lhe apresenta aos Apóstolos e discípulos, sendo aguardado em Jerusalém em oração e apresentou-se como Fogo, em línguas repartidas, entre os quase 120 discípulos de Jesus Cristo.
Ele desceu, em forma de línguas de fogo e como um vento veemente.
ATOS 2.1-2. Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo,
Assim, após o término do da ação terrena, do Cristo e sua glorificação, após cruz, sepultura, vitória sobre a morte e sua ascensão, sob o seu Poder, o Espírito Santo derramado, inicia a sua ação junto anos, com Nome conhecido:
Consolador - Ajudador
Paracleto
Advogado
O Espírito Santo:
O Espírito Santo de Deus. Mt.3.16. Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;
Tem a função nominativa inerente a Seu Nome, de convencer, transformar gemidos inexprimíveis, em sons audíveis diante do Pai.
Suscitar Glorificação ao Filho – até entre os, que ainda se amamentam, ou seja crianças –
Ele é que no momento atual nos ajuda em nossas dores, dificuldades.
Opera segundo a sua autonomia nominal, como Deus, pela sua própria vontade, assim temos o Espírito de Deus com sua vontade, concedendo, operando segundo sua determinação, sem perder, de vista e sob a Obra de Redenção, como escrevi em lição anterior, sob o ângulo do Plano de Deus para a Humanidade, em concordância total, entre Ele, O Pai E O Filho.
Edifica
Conduz
Guia
Opera
Ação Mantenedora das coisas Divinas, continua até o exato momento escatológico.
No presente século crístico, a Igreja tem vivido sob intenso ataque do Iníquo querendo destruí-la e antecipar a ação de levar milhões para a Morte – aqui como ser fatal.
Mas, a Igreja, é guiada, e dirigida e orientada pelo Espírito Santo.
Paulo descreve este estado continuo de beligerância das hostes espirituais da maldade, sob a influencia do Iníquo.
Trata-se de um mistério, que Paulo obtendo revelação de Deus, ensina a Igreja Tessalônica,  sobre, esta ação contumaz, cujo agente ainda não se revelou, detido pela presença do Espírito Santo entre Ela.
Resiste ao iníquo – 2 Ts.2. 6 E agora vós sabeis o que o detém para que a seu próprio tempo seja revelado.7 Pois o mistério da iniqüidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora;8 e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda;9 a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira,10 e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.11 E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; vide acima: Ação Mantenedora...
III- Reveste Homens para a Obra
Do Senhor – No Antigo Testamento.
Dons:
Foi dado a certos homens para realizarem a sua obra:
-Bezalel (Êx 31.2,3),
-Josué (Nm 27.18),
-Gideão (Jz 6.34),
-Jefté (Jz 11.29),
-Saul (1 Sm 11.6),
-Davi (1 Sm 16.13) –
Foi especialmente manifesto nos profetas (Ez 11.5 - Zc 7.12).
À Igreja.
Atos 1. 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.
Pedro falando no Dia de Pentecostes, diz sobre Ele:
Atos 2. 18. ....e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. 33 De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis. 38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
É o Agente Divino agindo sobre nós, os agentes regenerados, mais humanos,escolhidos por Deus desde a ‘pré-sciencia’! 
1 Co.2.10. Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. [b]
 βαθος bathos
1) profundidade, altura
1a) do mar “profundo”
1b) metáf.
1b1) profundo, extremo, excasso
1b2) da coisas profundas de Deus
βαθυνω bathuno
1) ‘o fundo’ do mar (o ‘alto mar’)
2) profundidade, escassez extrema, as coisas profundas de Deus, as coisas ocultas e acima do escrutínio do homem, especialmente os conselhos divinos
11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.
A parte final, do versículo a qual chamamos aqui, de ‘b’, nos mostra uma conformação rudimentar, e revelada morfologicamente ao homem, que há um Deus Uno e o seu Espírito conhece a completa vontade, de Deus.
12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;
É uma Pessoa Divina preocupada com a doação de Dons a Igreja
1 Co.12.4. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 
11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.
Conclusão e observação.
Os nomes do Espírito Santo, sob a ótica deste texto, são os nomes que O Espírito Santo, como Deus, atua em função e ação.
Como foi também chamado pelo Pai e pelo Filho.
Deixamos e não pudemos nos estender na conclusão deste texto, em função das atividades preparatórias para viagem e tempo, nesta semana.
Minhas desculpas, verei se haverá tempo para edição desta publicação.
Fonte:
Bíblia Dake
Bíblia Chamada
Bíblia on-line
Bíblia Plenitude
Dicionário strong
O Significado do Nome Cristo-Mark Horne-Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto
Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus (Marcos 1:1)
Outros citados no corpo do texto.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger