A INTEGRIDADE DA DOUTRINA CRISTÃ
Lição 12-CPAD
Autor: Osvarela
Texto Áureo:
2 Tm 3.16,17 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o
homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
Leitura Bíblica em Classe:
2 Tm 3.14-17;Tito 2. 1,7,10.
Integridade:
Do latim integritate. Sub. Fem. - Qualidade do
íntegro. Inteireza. Retidão.
s.f. Estado de uma coisa
que tem todas as suas partes: a integridade de uma soma. Qualidade do que é
inteiro, completo.
O conceito de integridade,
que vem do termo latim ‘integrĭtas’, refere-se à qualidade de ser íntegro e à
pureza das virgens (na medida em que se é puro de alma, inocente e casto). Aquilo
que é íntegro é algo que não carece de nenhuma das suas partes.
Uma das definições ou uso
da palavra integridade:
Significando segurança do
que se lê:
Em segurança da informação integridade significa ter a
disponibilidade de informações confiáveis, corretas e dispostas em formato
compatível com o de utilização, ou seja , informações íntegras.
I- A DEFINIÇÃO DO TERMO DOUTRINA.
A Palavra doutrina tem uso
em várias áreas da vida da sociedade, porém ela toma verdadeiro significado
quando a entendemos como algo que Deus concede a Igreja A SUA Doutrina como
regra de fé.
A verdadeira doutrina é
encontrada na Bíblia Sagrada, na sua versão escriturística.
Embora algumas doutrinas
que aceitamos como dogmáticas sequer estejam expressas em sua literalidade nas
páginas do Livro Sagrado, a maior destas é a Doutrina da Trindade.
Doutrina:
Aprendemos
com a pequena Enciclopédia Bíblica – OSBoyer: “Doutrina tudo que é
objeto de ensino;disciplina.”
DOUTRINAS
são princípios ou postulados intelectuais, ou seja, axiomas relacionados com a
razão. São a teologia da Bíblia. Segundo Aníbal P. Reis
s.f. Conjunto de princípios de uma escola literária ou filosófica, de um
sistema político, econômico etc., ou de dogmas de uma religião.
Conjunto de princípiosque servem de base a um
sistema religioso, político, filosófico, científico etc.
Doutrina são regras, leis estipuladas por homens
dentro da igreja ou de uma organização seja ela qual for, são normas que cada
organização se baseia para formar princípios.
Princípios fundamentais de uma crença, sistema ou
ciência; Erudição, saber; ensino; norma.
A Palavra de Deus é a fonte autoritativa de Deus
para o nosso pensar, crer sentir e agir: A Palavra de Deus é-nos suficiente.
A manutenção da Doutrina cristã nos leva a
considerar a sua base cristocêntrica.
1 Tm.>6.3. Se alguém ensina
alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor
Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
Esta doutrina está sendo posta a constantes
desafios, diria seculares.
Mt.7.28. Ao concluir Jesus este discurso, as
multidões se maravilhavam da sua doutrina;
Quando vamos estudar a doutrina bíblica é
necessário entender, certas verdades, e como ela é ou foi composta.
Na realidade a doutrina cristã é um conjunto de
ditames orientadores da vida da Igreja, a tal ponto que o comportamento
daqueles, que a seguiram, levaram-nos serem chamados de cristãos, em Antioquia.
A doutrina cristã é em si, um conjunto
diferenciado, a ser analisado sob a ótica da Bíblia Sagrada.
A- A
Doutrina das Escrituras Sagradas:
A Doutrina Bíblica está na Bíblia, ela tem
em sua literalidade, porém, há algumas facetas a serem consideradas:
A interpretação da mesma sob a sua própria letra.
>Igreja Primitiva interpretou as Doutrinas bíblicas do pecado
e da salvação.
Ditames dogmáticos, sob a ação da Bíblia Sagrada;
Encontramos neste item: A Trindade.
Este conjunto [em um pequeno resumo] forma o que chamamos de Doutrina Cristã.
Verdade bíblica;
Revelações Eternas;
Revelações progressivas;
Pensamentos revelados;
Ação Humana através do Espírito Santo:
Canonização do pensamento dado aos homens:
Pedro ao ler as Epístolas Paulinas faz uma
consideração importante, na qual nota-se a capacidade divina da Doutrina
ensinada e escrita pelos Apóstolos:
B- dos Pensadores
da Bíblia:
Paulo:
Pensadores inspirados – interpretação e
instalação de ensinos;
Salvação pela Fé
Pedro:
Demonstração do poder; destacando a ação do Cristo.
Grande Comissão.
Justificação somente pela fé,
Regeneração: A Necessidade do novo nascimento.
Esta lição não tem o propósito de ensinar as
Doutrinas segmentando-as e as enunciando, mas de aprendermos sobre necessidade
de sua Integridade, como necessária a vida da Igreja.
Por isto apontamos alguns pontos doutrinários,
sem, contudo explicá-los e sequer, listamos toda a Doutrina em sua segmentação
teológica.
Isto é assunto para outro estudo ou Lição inteira de um semestre.
II- MANTER
A INTEGRIDADE DA DOUTRINA É OBRIGAÇÃO DO CRISTÃO:
Pv.4. 2 Pois eu vos dou boa doutrina; não abandoneis o meu
ensino.
Bíblia não é um livro de doutrinas e proposições a serem aceitas intelectualmente ou mediante a autoridade da igreja, mas uma revelação direta, viva e pessoal de Deus, acessível a qualquer pessoa.
O retorno pessoal e visível de Jesus Cristo, estas particulares ensinos levam a entender, que embora emane da Bíblia a Doutrina, há a necessidade de entendermos ser, Ela, a Palavra viva, revelada e pessoal do Próprio Deus
falando aos homens, e Ela se auto-interpreta: “a Bíblia interpreta a própria
Bíblia”.
Que nos revela uma forma de entendimento chamado
de doutrina,que é o entendimento, do que as linhas bíblicas sistematizadas, por homens escolhidos por Deus, no Novo Testamento [conceito, que deixamos de explorar, com mais profundidade, a visão
crística do Antigo Testamento], conforme a necessidade da Igreja.
Estas linhas canônicas nos revelam e nos ensinam um modo de viver, pensar, falar e agir, e a visão do querer de Deus sobre a Igreja de Cristo.
Nestas encontramos diversos entendimentos, que se referem à Salvação, Trindade [não apresentada como tal termo, mas entendida pelos Pais da Igreja, como tal]:
Pecado, forma de viver, liturgia, caridade, ministério, ação do Espírito Santo, dogmas sobre Cristo – sua encarnação, seu nascimento, ministério [palavras, milagres, maravilhas, exemplos, declarações tipológicas – ego eimi, vida, morte, ressurreição e ascensão, sacramentos instituídos – Batismo; Ceia].
Os Cristãos Reformados sustentam as doutrinas características de todos os cristãos, incluindo a Trindade, a verdadeira divindade e humanidade de Jesus Cristo, a necessidade do sacrifício de Jesus pelo pecado, a Igreja como instituição divinamente estabelecida, a inspiração da Bíblia, a exigência para que os cristãos tenham uma vida reta, e a ressurreição do corpo.
Eles sustentam outras doutrinas em comum com cristãos evangélicos, tais como justificação somente pela fé, a necessidade do novo nascimento, o retorno pessoal e visível de Jesus Cristo e a Grande Comissão.
III- A Integridade da Doutrina Ensinada nas Escrituras:
Tt.1.9. ...retendo firme a palavra fiel, que é conforme a
doutrina, para que seja poderoso, tanto para exortar na sã doutrina como para
convencer os contradizentes.
A
Bíblia é a Única Regra de Fé e Todo-Suficiente Fonte da Revelação Divina. Única
Regra de Fé, ou seja, de Doutrina.
A Bíblia Sagrada nos ensina a mantermo-nos naquilo que aprendemos.
As Sagradas Escrituras são a totalidade da
Doutrina.
Se hoje tudo é deturpado, as palavras o são muito
mais.
São os seus princípios intelectuais, racionais, morais, espirituais e revelativos, que garantem a Integridade da Doutrina.
A Doutrina correlaciona-se com as Verdades Bíblicas e as Verdades Bíblicas são a Doutrina em função.
1-A Fé e a Doutrina:
A imprescindibilidade da FÉ (= confiança) é uma das bases doutrinárias para que entendamos a Doutrina.
É impossível crer e viver a Doutrina sem a fé em Jesus Cristo, como Filho de Deus e Único Salvador da Humanidade.
Hb.6.1. Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não
lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em
Deus,
Desta forma a mantença principal é a das primeiras ‘letras’, as quais chamo de rudimento da fé.
Assim como os bereanos, o povo de Deus precisa examinar as Escrituras, com avidez para conhecer a verdadeira Doutrina.
>Atos 17.10,11. E logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; tendo eles ali chegado, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.
É este um dos exemplos que nós Igreja necessitamos para manter integra a Doutrina.
Às quais, nos devemos manter integralmente baseado nelas, no Evangelho como aprendemos.
Este rudimento não pode ser removido, nem demovido de seu lugar em nossos corações.
Pv.4. 2 Pois eu vos dou boa doutrina; não abandoneis o meu
ensino.
IV-Combatendo As Doutrinas de Homens:
Mt.15.9 Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos
de homem.
Há um impedimento em nossa vida
espiritual, quando nos submetemos a doutrinas dos homens, Deus não recebe a
nossa adoração.
A experiência atual, por vias
transversas, em vários movimentos surgidos até mesmo em nosso meio, tem nos
alertado a ter cuidado com a manutenção da Integridade da Verdadeira Doutrina.
Mt.16.12. Então entenderam que não dissera que se guardassem, do fermento dos
pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus.
Assim, podemos discernir enganos e
sutilezas que o mundo maligno, que jaz em pecado tenta enganar até mesmo, os que estão andando em verdade, usando meios do sistema da quase verdade, mas que não é a verdade, ou introduzindo enganos no meio da verdade [um
pouco de fermento, leveda toda a massa].
Job 11. 4. Pois dizes: A
minha doutrina é pura, e limpo sou aos teus olhos.
IV-1-As Escrituras não são um conjunto eivado de mitologias, ou
fábulas.
A Igreja precisa entender uma
verdade: na Bíblia não há Mitos.
A palavra mito vem de ‘mythos’, originalmente significava história,
mas ao longo do tempo seu uso passou a significar fábula.
O pensamento sobre fábula em
nossos dias tem um significado, de uma narrativa, com personagens inexistentes,
que nos querem passar uma moral.
1 Tm.1. 3-4. Como te roguei, quando partia para a Macedônia, que
ficasse em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinassem doutrina diversa,
nem se preocupassem com fábulas ou genealogias intermináveis,
pois que produzem antes discussões que edificação para com Deus, que se funda
na fé... 7 querendo ser doutores da
lei, embora não entendam nem o que dizem nem o que com tanta confiança afirmam.
Mas, Paulo ao escrever este texto
fala sobre os que querem ser doutores da lei [nomia – nomos – usando um significado que eles tinham uma
‘revelação’ divina].
Paulo insistia com Timóteo para
que entendesse que estes ‘doutores da lei’ enacaravam as histórias bíblicas,
como ‘mythos’, e procuravam extrair da mesma significados ocultos,
com abordagem nas genealogias [vide 1 Tm.4.7].
Mas, é a Palavra de Deus, que doutrina,
regra, ensina, direciona a vida da Igreja, como Ente divino e dos que a formam,
como seres transformados pela Doutrina, como templo ou habitação do Espírito
Santo.
Aliás, uma doutrina para ser
considerada canônica precisa ter o poder transformador da regeneração da vida
daqueles que a professam!
Cl. 2.22 (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso),
segundo os preceitos e doutrinas dos
homens?
Há uma regra bíblica que nos
garante, que podemos combater a homens, que se dizem portadores de uma nova
doutrina.
Que tentam desviar nossos ouvidos
da verdadeira doutrina.
Ela está consubstanciada em um
versículo do Antigo Testamento, no qual Deus que é necessário a sua ação, em
despejará sem parar, num movimento continuado a Sua Doutrina:
Quando há clamor, desejo e busca
da Igreja para que a revelação continue agindo em sua Igreja:
Dt.32.2. Goteje a minha
doutrina, como chuva; destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco
sobre a erva e como chuvas sobre a relva.
É esta chuva que tem mantido a
Doutrina viva entre nós.
Alguns querem usar um
guarda-chuva humano através de seus entendimentos humanizados sobre a Palavra
de Deus.
1Tm.1.10. ...para os devassos, os sodomitas, os roubadores de homens, os
mentirosos, os perjuros, e para tudo que for contrário à sã doutrina...
4.1. Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns
apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de
demônios...
1-Qual É Este Tempo?
É hoje.
É agora.
A diversidade de novas igrejas,
com novos costumes, com novos modismos, novas liturgias, novos costumes.
Há alvos a serem atingidos pela
falsa doutrina:
Igreja
Família
Sociedade
Toda a doutrina social que visa destruir a família é má, e para
mais inaplicável. Quando se decompõe uma sociedade, o que se acha como resíduo
final não é o indivíduo, mas sim a família. Victor Hugo
A doutrina social justa e verdadeira, ou seja,os rudimentos de uma
sociedade só podem produzir bons crentes, e cidadãos se o forem justos na
medida da Doutrina Bíblica, de onde antevemos a atuação de Deus ao enunciar os
Dez mandamentos, e do seu Filho Jesus, em interpretá-los à luz da ótica do
Amor.
Sim, pois a doutrina forma
costumes, mas costumes não forma é formador de uma doutrina, pois doutrina é
formada com base na Palavra de Deus e em conseqüência, a Igreja tem a sua
doutrina sobre as palavras de Jesus Cristo.
At.2. 42 e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir
do pão e nas orações.
Quando este texto nos informa que
eles seguiam com perseverança a “doutrina dos apóstolos”, nos diz que, os
Apóstolos haviam conduzido o povo a seguir aquilo que doutrinariamente haviam aprendido
como discípulos, ou alunos do próprio Jesus Cristo, portanto podemos ler:
“...perseveravam na Doutrina que
os Apóstolos haviam aprendido com Jesus Cristo...”
Eles, os apóstolos seguiam o que
lhes fora determinado: Portanto, Ide e ensinai a todas as criaturas...
V-A Doutrina de Jesus e a Autoridade da Igreja:
A Doutrina da Igreja lhe foi dada
por Deus como o instrumento de autoridade sobre o mundo espiritual.
Mc.1.27 E todos se maravilharam a ponto de perguntarem entre si,
dizendo: Que é isto? Uma nova doutrina
com autoridade!
A Igreja tem autoridade ou
atividade autorizativa, como um mandamento de poder sobre o mundo espiritual
maligno.
Tt.1.9. ...retendo firme a palavra fiel, que é conforme a
doutrina, para que seja poderoso, tanto para exortar na sã doutrina como para
convencer os contradizentes.
Enquanto se mantém sob a Doutrina
do Nosso Senhor Jesus Cristo e do próprio Deus, sob a ação do Espírito Santo,
que atua nas mentes e coração, com liberdade para que possamos discernir o mal,
e o repreendermos com toda autoridade conquistada na Cruz e dada a Igreja.
Foi sobre uma doutrina de
estabelecimento da verdade, de quem era o Filho do Deus Vivo, que se
estabeleceu esta autoridade da Igreja em todos os séculos:
Mt.16.18. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta
pedra edificarei a minha igreja, e as
portas do inferno não prevalecerão contra ela;
E isto não pode ser mantido ou
alcançado, se não houver uma Doutrina íntegra em nossas Igrejas, ou digo
melhor, na Igreja de Deus.
Tt.1.9. ...retendo firme a palavra fiel, que é conforme a
doutrina, para que seja poderoso, tanto para exortar na sã doutrina como para
convencer os contradizentes.
Esta doutrina é a que garante o
crescimento da Igreja e combate como arma a contradição, pois ela é alicerçada
pelo Espírito Santo, que convence o homem, do pecado, da justiça e do juízo.
Quando dizemos hoje é uma
propositura verdadeira, que temos encontrado muitos destes contradizentes, no
chamado campo evangélico, com noções oriundas de uma mente diversa do
verdadeiro Evangelho, confundindo a mente de muito e arrostando multidões, pois
elas se vêm desde o tempo de Cristo, pelas suas necessidades premente e pela
busca de algo imediato de ser encontrado, numa reunião de pessoas, ao redor de um líder.
1 Tm. 6. 3-5. Se alguém
ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso
Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e
nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais
nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, disputas de homens
corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é
fonte de lucro;
Vemos mais uma vez, a base que
estamos trabalhando – a cristocentricidade cristológica – neste subsídio.
Ela é definida nas Escrituras,
também como a forma de defesa da Igreja, contra aqueles que querem desvirtuar,
a Verdadeira Doutrina de Cristo, da Igreja, e confundi-la com entendimentos
corrompidos de homens, privados da verdade, em seu entendimento, seja o
natural, seja o espiritual sobre a Doutrina rudimentar.
Esta é o alicerce que não podemos
deixar ser desintegrado.
Apenas, há uma diferença: estes líderes
não são compromissados com a compaixão, com a doutrina de nosso Senhor Jesus
Cristo, mas apenas com as obras em similaridade.
Conclusão:
Doutrina é algo que devemos lutar
para tê-la integra no meio da Igreja, sem a qual não poderemos enfrentar, os
desvios doutrinários, pois não teremos forças, poder, entendimento ou
discernimento e nossas mentes serão campo fértil para ventos de doutrinas, que
açoitam a Igreja em nossos dias.
Doutrina nos dá autoridade.
Doutrina nos dá resistência e resiliência
para suportar estes ventos, que sopram em nossos dias e os quais Paulo
combateu, Pedro ajudou a construir uma defesa sólida com seus escritos.
Doutrina nos dá o norte do valor
moral comportamental, que tenta embaçar a visão espiritual e atentarmos para
outro alvo que não seja Jesus Cristo.
Nós, cada um em sua posição
devemos procurar viver o texto da leitura deste domingo:
Tito 2. 1,7,10.TU, porém, fala o que convém à sã
doutrina.Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção,
gravidade, sinceridade, não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade,
para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.
Fonte:
Monergismo
Doutrina da expiação limitada.
Depravação total.
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