AS CONSEQUENCIAS DO JUGO
DESIGUAL.
Lição 11 – CPAD Autor: Osvarela
TEXTO ÁUREO:
Não
vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a
justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 2 Co. 6.14.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
Ne.13.23-29. Vi também naqueles dias judeus
que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.
E seus filhos falavam meio asdodita, e
não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo.
E contendi com eles, e os amaldiçoei e
espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os fiz jurar por Deus,
dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos, e não tomareis mais suas
filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos.
Porventura não pecou nisto Salomão,
rei de Israel, não havendo entre muitas nações rei semelhante a ele, e sendo
ele amado de seu Deus, e pondo-o Deus rei sobre todo o Israel? E contudo as
mulheres estrangeiras o fizeram pecar.
E dar-vos-íamos nós ouvidos, para
fazermos todo este grande mal, prevaricando contra o nosso Deus, casando com
mulheres estrangeiras?
Também um dos filhos de Joiada, filho
de Eliasibe, o sumo sacerdote, era genro de Sambalate, o horonita, por isso o
afugentei de mim.
Lembra-te deles, Deus meu, pois
contaminaram o sacerdócio, como também a aliança do sacerdócio e dos levitas.
Etimologia:
santo - (latim sanctus, -a, -um)
Que
vive na lei de Deus.
Bem-aventurado,
sagrado.
Santificado.
Inocente;
imaculado; inviolável.
Dedicado
a Deus.
A primeira palavra que
me veio à mente foi este termo, que significa jugo.
Canzil - s.m. Cada um dos dois paus presos à
canga entre os quais se mete o pescoço do boi. Bras. Marca nas orelhas do gado.
Cada
um dos paus presos aos tirantes ou por baixo da canga, entre os quais se mete o
pescoço do boi ou do cavalo. Jugo que se aplica aos animais.
Em
alguns lugares, abrasileirado – cangalho ou cagalha.
Em
sentido literal, "Jugo" a palavra significa uma barra de madeira,
construída de forma a unir dois animais (em geral bois), permitindo-lhes
trabalhar nos campos, tracionando cargas, puxando instrumentos utilizados para
a agricultura.
Quando
se forma uma parelha de animais deve-se ter o cuidado em colocar-se no mesmo
canzil animais do mesmo porte e até mesmo de comportamento e índole similares.
Os
agricultores usam uma técnica, para o uso adaptativo ao jugo do boi jovem.
Colocam-no
com o boi velho experiente para treiná-lo.
Este
aprendizado do boi novo o faz aprender ao lado do boi mais velho, fortalecido
pelos anos de trabalho, que sabe dosar o seu ímpeto e força de tal forma, que
vai ele vai controlando o passo e a força do boi mais novo, até ele se
compatibilizar ao trabalho.
Porém
devem ter altura similar e compatível, senão a canga, ou jugo forçará o pescoço
de ambos.
-De
outra forma haverá improdutividade;
-Erro
na execução das tarefas;
-Desvio
da direção
A
Bíblia nos ensina sobre o uso de animais de mesmo porte e características.
Deuteronômio
22:10. Com boi e com jumento não lavrarás juntamente.
Jeremias 51:23. E por meio de ti despedaçarei o pastor e o seu
rebanho, e por meio de ti despedaçarei o lavrador e a sua junta de bois, e por
meio de ti despedaçarei os capitães e os magistrados.
DISCURSO:
Neemias
antevia, através do jugo desigual, que a Nação fatalmente seria destruída e
todo o trabalho de reconstrução perdido.
A razão, a ser entendida
neste tema é:
A
mistura de gentes estranhas ao pacto com Jeová feria:
O
desígnio de Deus;
A
Palavra de Deus era desconsiderada; Deuteronômio
7:3.Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não
tomarás suas filhas para teus filhos;
Mistura
era desobediência severa contra a Aliança Sinaítica.
Diminuiria
a longevidade das famílias.
Deuteronômio
6:2-7.Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e
mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos
os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
E
as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando
pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
A- Procure
entender, que Deus não está fazendo acepção de pessoas, tanto que o vulgo
sempre esteve no meio do povo hebreu.
O
estrangeiro vivia entre o povo sob a lei ordenada por Deus, para estes. Êxodo 23:12.Seis dias farás os teus trabalhos mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi, e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava, e o estrangeiro.
Levítico 19:33.E quando o estrangeiro peregrinar convosco na vossa terra, não o oprimireis.
B- A
narrativa bíblica estudada tem como parâmetros:
A
desobediência;
A
santidade – um povo separado. Dedicado
a Deus. adj. Essencialmente
puro, perfeito em tudo.
A
desigualdade buscada fora do meio.
Aliás,
era um preceito abraãmico, pelo qual Rebeca foi buscada para ser esposa de
Isaque.
Jacó
foi mandado para Labão para achar uma esposa.esqueça por instantes a brga e o
pano de fundo desta viagem, entenda que ‘havia de ser assim’ para Jacó ser
abençoado, como José fora mandado ao Egito.
Mostra
que o erro desta desobediência se transforma em ‘brecha’ espiritual na Nação
javista.
Quebrava
a aliança, pois a mistura não havia se aliançado com Deus, no Sinai.Ex.19.
Assim
também em nossos dias devemos ter cuidado em evitar a mistura em nossas casas
para que possamos dizer como Josué - Josué
24:15. Porém, se vos parece mal aos
vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a
quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus,
em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
Da
mesma forma se colocarmos dois remadores de tamanho e forças díspares para
remarem um barco [Double-skif] haverá desvio da direção, ou ao exagero pode
haver desvio do curso e prejuízo para cada um e para a embarcação.
Esta
dimensão em termos de vida situada sobre as vagas do caudal da vida, seja no
sentido de um rio que corre, ou seja, sobre as ondas do mar, nos dá a entender
que jugo desigual é ruim para ambos, para o mais forte ou para o mais fraco!
Como
se sujeitar a algo que só nos trás desconforto?
Mateus 11:28-30: "Vinde a mim todos que estais
cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Pegue o meu jugo
sobre vós e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis
descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu
fardo é leve. "
Jesus
Cristo usa esta terminologia para destacar a:
O homem sempre estará
sob um jugo:
Cristologia no
entendimento deste texto.
Jeremias 11:19. E eu era como um cordeiro, como um boi que levam à matança; porque não sabia que maquinavam
propósitos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com o seu fruto, e
cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome.
Isaías profetiza
cristologicamente:
Isaías
9:4.Porque tu quebraste o jugo da sua
carga, e o bordão do seu ombro, e a vara do seu opressor, como no dia dos
midianitas.
Há
jugos que condenam o homem ao desconforto e até mesmo a morte;
Mas,
há um jugo equilibrado e suave, no tipo apresentado [no Rosto de Boi] nos no Evangelho de MARCOS como
"Servo de Deus".
Isaías 53:4. Verdadeiramente ele tomou sobre
si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o
reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Ele Carregou os fardos da humanidade, e levou
sobre si todas as nossas enfermidades, trazendo dos céus a Cura Divina e
completa para nosso corpo, nossa alma e nosso espírito.
Por que nos colocarmos sob este
jugo desigual?
Por que retomarmos o canzil sobre
nós?
Diferença de Jugos:
Como andar sob jugo desigual?
Amós 3:3. Porventura andarão dois juntos, se
não estiverem de acordo?
O boi era o principal animal
utilizado, pela nação de Israel, no serviço.
Bezerro ou Boi Jovem - Este animal
representa muito adequadamente a Cristo, assim como Ele é representado no
segundo Evangelho.
Assim Cristo se fez servo de Jeová em
nosso favor.
De
Cristo – ‘Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve’.
-Juntar-se
como que por um jugo
Jugo - substantivo
Definição
de Jugo - o estado de ser um povo de escravos jugo e abraçar a liberdade;
A
questão em destaque:
Casamento Misto.
União e conjunção de
sementes genéticas infere em santidade?
‘Vi também naqueles dias judeus que
tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas’.
Houve
muitos judeus que se casaram com mulheres asdoditas.
Para
entendermos esta pergunta devemos nos situar no contexto temporal e restaurador
provocado e permitido por Deus, para libertação dos hebreus.
A
maquinação mostrada na narrativa do capítulo 4 do livro de Neemias é
demonstração desta cisão de emoções.
Pais
e mães se sentiam divididos.
Casa
dividida não prospera.
A
questão não é genética ou de DNA, mas de separação do Povo para ser um povo
pelo qual o paradigma da ação de Sua Divindade projetava aos outros povos a
existência única e Divina desta Divindade: Yahweh!
Conhecendo os povos da
mistura:
Asdode - Hebraico - Toponimico,
fortaleza.
Uma das cinco cidades principais dos
filisteus. Era um centro de adoração de DAGOM. A ARCA DA ALIANÇA foi levada
para lá e depois devolvida (#1Sm 5.1-7). Em #At 8.40 é chamada de Azoto, seu
nome mais recente.
Enquanto cidade filistéia, foi acusada
pelos profetas Jr 25:20; Am 1:8; Sf 2:4; Zc 9:6. Sargon II tomou a cidade em 711 AC Is 20:1, tornando-a
na capital de Asdudu, uma província assíria.
"(desde
o braço do Nilo, que está defronte do Egito, e para cima até a fronteira de Ecrom, ao norte, costumava ser considerada como pertencente
aos cananeus); cinco senhores do eixo dos filisteus: os gazitas e os asdoditas,
os ascalonitas, os geteus e os ecronitas; e os avins. ."Js.13.3.
O profeta Jeremias acusara aos hebreus
sobre este tipo de gente.
E a toda a mistura de povo, e a todos
os reis da terra de Uz, e a todos os reis da terra dos filisteus, e a Ascalom,
e a Gaza, e a Ecrom, e ao remanescente de Asdode,
Sobre exatamente a mistura e ela havia
se perpetuado entre os mesmos.
A mistura era tal que já não se falava
dentro dos termos de Israel a língua usual.
Por terem mães asdoditas, os filhos
dos hebreus, à época de Neemias, falavam meio asdodita e não conseguiam falar a
língua do povo judaico!
Dentro das casas podemos entender que
as crianças submetidas ao ensino e educação diária das mães e pais asdoditas,
não se identificavam com a língua dos hebreus.
A cultura de um povo, principalmente o
judeu é transmitida oralmente – como então os filhos iriam aprender, sobre as
histórias de seu povo, se sequer conheciam a língua?
Como transmitir, ou o que transmitir a
teogonia do povo da qual a mãe era descendente ou a teogonia do pai?
Isto inferia em escolha.
Ou servir ao Deus de Abraão, Isaque ou
Jacó?
Ou servir aos deuses dos asdoditas,
amonitas e moabitas?
Eis a questão em pauta!
A
mistura de povo sendo perpetuada entre os hebreus: Cr.7.14.
Então em muitos lares as escrituras
não eram ensinadas ou lidas aos filhos, como Deus determinara.
Assim se dá na mistura da vida
conjugal do crente com o descrente.
Situações
e situações.
O que se converte – esposo ou esposa.
O que nascido em lar cristão se casa
com cônjuge de outro credo.
Divórcios que levam a mistura de
crenças.
‘E
seus filhos falavam meio asdodita, e não podiam falar judaico, senão segundo a
língua de cada povo’.
Falar meio ASDODITA significa que seus filhos estavam aprendendo a
adoração a deuses pagãos;
Isa 58:9 - Então clamarás, e o Senhor te
responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo,
o estender do dedo, e o falar iniquamente;
Havia uma sujeição ao canzil colocado
nos pescoços das famílias, como fruto desta mistura e como um empecilho a restauração
dos direitos eternos doados a nação.
Além do risco de tornar a trazer mais
diásporas, como houve, ao povo hebreu.
Jeremias
estava dizendo: “vós perpetuais, ou estais sendo, objeto de manutenção de uma
semente remanescente de vossos inimigos”.
O
laço do casamento mantinha o jugo desigual entre os hebreus.
Através de casamentos mistos, tinha surgido um parentesco entre
Eliasibe, o sumo sacerdote, e Tobias o amonita, grande inimigo de Israel. Não
seria possível mostrar maior desprezo a Deus do que conferir favor semelhante a
este inimigo de Deus e da Sua verdade.
Durante
o período persa, a cidade reconquistou alguma importância e no tempo de Neemias
formou uma coligação contra os judeus. Ne
4:7, 8.
‘E seus filhos falavam meio asdodita, e não
podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo’.
Estavam
se colocando novamente em jugo.
Gal
5:1 - ESTAI, pois, firmes na liberdade com que
Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
Os
profetas proclamam contra a Mistura:
Mesmo no deserto não se misture.
Aguarde a providencia de deus, o teu
povo te socorrerá.
Jr
25:.24 E a todos os reis da Arábia, e todos os reis do povo misto que habita no
deserto;
Sob
o Desígnio do Mal:
Jeremias explica o furor de Deus pela
mistura:
Jr.25. 32 Assim diz o Senhor dos Exércitos:
Eis que o mal passa de nação para nação...
A ação do inimigo pela mistura
interioriza a ira do Reformador, e de Deus:
Ne.4.7,8. E sucedeu que, ouvindo Sambalate
e Tobias, e os árabes, os amonitas, e os asdoditas,
que tanto ia crescendo a reparação dos muros de Jerusalém, que já as roturas se
começavam a tapar, iraram-se sobremodo, E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear
contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento.
Quando
se juntavam aos amonitas e moabitas, os hebreus demonstravam a Deus a maldição
do incesto. Os amonitas foram uma raça
de terríveis salteadores, tão cruéis que chegavam a vazar os olhos dos seus
inimigos.
Esquecendo
o passado de crueldade para com o povo de Deus, por parte dos casamentos
mistos.
Parecia
que tudo estava bem.
Eles
estavam sendo benévolos, mas havia a condição espiritual, requerida por Deus;
I
Sm.11.2 - Porém Naás, amonita, lhes disse: Com esta condição farei aliança convosco:
que a todos vos arranque o olho direito, e assim ponha esta afronta sobre todo
o Israel.
Descendentes
de AMOM (1), que moravam a leste de Moabe. Eram um povo cruel, guerreiro e
inimigo de Israel (# Jz 10.6-11.33; 1 Sm. 11).
Embora
no conceito patriarcal pudessem ser considerados povos irmãos, havia um abismo
de integridade e espiritual entre estes povos e os hebreus.
Primeiro pela Aliança Sinaítica:
Segundo
pela forma de tratamento, com que desprezaram os errantes hebreus antes de
chegarem a Terra de Sião:
FORAM MAUS PARA COM SEUS
IRMÃOS, QUANDO SAÍRAM DO EGITO.
Dt.23.3-4 - Nenhum amonita ou moabita entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará
na congregação do SENHOR, eternamente.
Porquanto
não saíram com pão e água a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito;
E
porquanto alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, da Mesopotâmia,
para te amaldiçoar.
Foram
ingratos com Israel, pois vindo do Egito o Povo não entrou em suas terras em
consideração a pretensa origem.
2 Crônicas 20.10 Agora, pois, eis que os homens de
Amom, de Moabe, e do monte Seir, pelos quais não permitiste que passassem os
filhos de Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não
os destruíram -
Estava
expresso por Deus que estes povos jamais poderiam entrar na congregação.
O
entrar significa usufruir com parentesco da liberdade de ser um hebreu.
No
outro lado: o espiritual.
Não
seriam aceitos como partícipes do tabernáculo ou do Templo.
Em
risco: a própria sucessão Sacerdotal.
O
Culto ao senhor.
A
pureza do Serviço por aqueles especialmente escolhidos para tais funções!
Neemias já se informara desta
condição:
Leiamos:
Já
havia uma situação carente de reparo imediato, o famoso e comentado, em quase
todas as lições de Tobias.
Ne.13.1 -3. NAQUELE dia leu-se no livro de
Moisés, aos ouvidos do povo; e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não
entrassem jamais na congregação de Deus, Porquanto não tinham
saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes contra eles
assalariaram a Balaão para os amaldiçoar; porém o nosso Deus converteu a
maldição em bênção.Sucedeu, pois, que, ouvindo eles esta lei, apartaram de
Israel todo o elemento misto.
-A
razão da ira do restaurador:
A
razão da ira de Neemias é expressa sob a ótica de impedimento ao culto ao
Senhor, por aqueles que o deveriam realizar.
Da tribo
de Levi a Bíblia diz que a ‘sua herança’ era o Senhor. Deuteronômio 10:9.Por isso Levi não
tem parte nem herança com seus irmãos; o
SENHOR é a sua herança, como o SENHOR teu Deus lhe tem falado.
Onde
estavam guardados os vasos e mantimentos da Casa do Senhor, para o Culto
manifestativo, da sua presença do Senhor, agora estava lá os amigos e negócios
de Tobias. A Shekinah estava com seu espaço tomado.
Estava
impura.
Tal qual
o nosso coração, as Câmaras do mesmo não podem conter dois senhores.
Mateus
6:24. Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o
outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a
Mamom.
Sabedoria.
Para
pensar e meditar sobre este ato e fato, em nosso dias!!!
A Câmara
que deveria conter os suprimentos fora tomada por Eliasibe e entregue nas mãos
de Tobias, que praticamente despejou os levitas e cuidadores e cantores do
Templo, deixando-os desabrigados, de tal forma fora contra o culto, que este
casamento de Tobias com os parentes de Eliasibe teve o poder de expulsar de
Jerusalém os levitas.
Leiam
comigo:
Ne.13.9,10. E,
ordenando-o eu, purificaram as câmaras; e tornei a trazer para ali os
utensílios da casa de Deus, com as ofertas de alimentos e o incenso.Também entendi
que os quinhões dos levitas não se lhes davam, de maneira que os levitas e os
cantores, que faziam a obra, tinham fugido cada um para a sua terra.
Ne.13.2 -Porquanto não tinham saído ao encontro
dos filhos de Israel com pão e água; antes contra eles assalariaram a Balaão
para os amaldiçoar; porém o nosso Deus converteu a maldição em bênção.
Diferença
dos Cultos:
Qual é língua que
prevalece num casamento misto?
Eis a dificuldade.
Qual o ensino prevalecerá
entre os filhos de um casamento de crente com o descrente?
Confusão é o destino,
mesmo que algum prevaleça em determinado momento, salvo pela misericórdia de
Deus, haverá confusão de mente e de espírito!
Gn. 19, 30-38 - E subiu Ló de Zoar, e
habitou no monte, e as suas duas filhas com ele; porque temia habitar em Zoar;
e habitou numa caverna, ele e as suas duas filhas. [...] E conceberam as duas
filhas de Ló e seu pai. E a primogênita deu à luz um filho, e chamou-lhe Moabe;
este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje. E a menor também deu à luz um
filho, e chamou-lhe Ben-Ami; este é o pai dos filhos de Amom até o dia de hoje.
Deus condena os outros
dois povos irmãos incestuosos a destruição e da mesma forma Israel está
fortalecendo estes povos e perpetuando sua geração.
Porque usaram de escárnios, e se
engrandeceram contra o povo do Senhor dos exércitos
Este é o povo que os hebreus se
casaram, filhos e filhas.
No sistema da época, conforme Neemias
diz e narra as suas atitudes, vemos que os pais davam os seus filhos e filhas
em casamento a esta gente, misturada entre eles.
O
exemplo do Altar:
Tem que começar pelo Altar:
4 Ora, antes disto, Eliasibe,
sacerdote, que presidia sobre a câmara da casa do nosso Deus, se tinha aparentado com Tobias;
Era tal, a conjunção que até mesmo no
sacerdócio havia gente sem qualificação genética da casa levita, pela mistura e
interesses de tipos como Tobias.
É o que vemos em nossos dias, casas
‘levíticas’ sendo formadas por meio de ajuntamento de famílias, que forçam a
entrada no santo ministério de homens, sem nenhum compromisso, a não ser, para
perpetuar sua ‘espécie’ como Ministros, de uma porção do povo.
Diz o profeta Sofonias:
Sofonias 2.8-11. Eu
ouvi o escárnio de Moabe, e os ultrajes
dos filhos de Amom, com que escarneceram do meu povo, e se engrandeceram
contra o seu termo. Portanto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Tão
certo como eu vivo, Moabe será como Sodoma, e os filhos de Amom como Gomorra,
campo de urtigas e poços de sal, e desolação perpétua; o restante do meu povo
os saqueará, e o restante da minha nação os possuíra. Isso terão em recompensa
da sua soberba, porque usaram de
escárnios, e se engrandeceram contra o povo do Senhor dos exércitos. O
Senhor se mostrará terrível contra eles; pois aniquilará todos os deuses da
terra, e adorá-lo-ão, cada uma desde o seu lugar, todas as ilhas das nações.
Ezequiel também declara um
dito de peso contra estes povos amonitas:
Ez. 25.1-7. De
novo veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:Filho do homem, dirige o teu rosto
contra os filhos de Amom, e profetiza contra eles.[...] Visto que tu disseste:
Ah! contra o meu santuário quando foi profanado, e contra a terra de Israel
quando foi assolada, e contra a casa de Judá quando foi para o cativeiro; [...]
Porque assim diz o Senhor Deus: Visto como bateste com as mãos, e pateaste com
os pés, e te alegraste com todo o despeito do
teu coração contra a terra de Israel;
portanto eis que eu tenho estendido a minha mão contra ti, e te darei por
despojo às nações, e te arrancarei dentre os povos, e te destruirei dentre os
países, e de todo acabarei contigo; e saberás que eu sou o Senhor.
Então podemos entender a
questão inicial:
Colocamos como foco - União
e conjunção de sementes genéticas infere em santidade?
Aqueles que bateram palmas
quando nós caímos.
Aqueles que bateram os pés
– pateaste – com saltos quando somos derrotados não merecem a conjunção carnal,
que na realidade é o único momento comparado ao mistério de Cristo e sua
Igreja, para nos tirar os direitos das nossas bênçãos e quiçá desfrutá-las, e
impedi-las.
Fechado os muros, as
brechas, colocadas as portas, consagradas ao Senhor, é hora de limpar a
mistura.
Entenda - Contextualmente
ao momento da narrativa.
Em nossos dias há que se
considerar a necessidade de ensinarmos aos nossos que no contexto casamento:
Realizado
Vivenciado
União estável
Deve-se diferenciar o
ensino para o casamento a ser realizado, entre os da Igreja com os de fora.
Qual o peso que se deva
dar a cada caso, é a Lição e sabedoria a ser obtida nesta semana.
Afinal, os tempos
contemporâneos estão sob a Luz da Cruz de Cristo.
“A mulher crente santifica
seu marido, pois de outra maneira seus filhos seriam impuros”.
Esta passagem paulina
estabelece um dos sustentáculos para a questão salvifica desta questão.
“A alma do pai e minha a
alma do filho e minha, a alma que pecar esta morrerá”.
Deus interfere nestes
casos segundo a sua misericórdia.
Porém o ensino de Neemias
é autorizativo, a ensinarmos contra o casamento misto, mesmo em nossos dias.
Eze
3:21 - Mas, avisando
tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque
foi avisado; e tu livraste a tua alma.
É o ensino bíblico que nos
leva a ministrar sobre a vida de nossos irmãos sobre este assunto.
NOTAS:
Detalhes de termos utilizados no texto:
Significado de Cangalho - m. Cada um dos paus ou
canzis que seguram a canga no pescoço dos bois, de muares ou equídeos.
*
O mesmo que cangalha.
*
Prov. dur. O mesmo que canganho.
Fam.
Pessôa ou coisa inútil ou velha.
*
Prov. Traste velho e inútil.
*
Prov. alg. Pequena canga, em carro puxado por uma só bêsta.
(De
canga) Novo Diccionário da Língua Portuguesa Candido de Figueiredo - 1913
Significado de canzil:
Substantivo
Masculino - m.q. 1cangalho (pau); marca que se faz em orelha de rês; canzo.
ERA UM POVO IDÓLATRA
Não posso olhar para trás – Neuza
Baldini.
I Rs.11.5,7,33 - Os amonitas, tornaram-se um povo idólatra, que adoravam um deus por
nome Milcom ou Malcã, ou Moloque.
I Rs.11.5 - Porque Salomão andou em seguimento de Astarote ,
deusa dos sidônios, e em seguimento de Milcom , a abominação dos amonitas (Descendência do filho da filha mais nova
de Ló)
I
Rs.11.7 - Então edificou Salomão um alto a Quemos, a abominação dos moabitas,
(descendentes do filho da filha mais velha de Ló) sobre o monte que está diante
de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom
I
Rs.11.33 - Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a
Quemos, deus dos Moabitas, (descendente do filho da filha mais velha de
Ló) e a Milcom, deus dos filhos de Amom, (descendente do filho da filha mais
nova de Ló) e não andaram pelos meus estatutos e os meus juízos, como Davi, seu
pai.
Jugo
- Sinônimos-
servidão, escravidão, servidão, escravidão, escravo, escravidão (ou
servidão), jugo
Relacionado
– próximo - Perto
Antônimos
- liberdade
Fonte:
SM - 2005
- 04 - REFORMA DE NEEMIAS
Escrito por Pr. Ivan Canhadas; Qua, 17 de Dezembro de 2008.
Paulistana
Não posso olhar para trás – Neuza
Baldini.
Profecia contra Amom
(episódio bíblico)
Bíblia hábil
-
Pr Eduardo Alves Cadete
Palavra Prudente
Palavra Prudente
O
Evangelho Quadrangular - Marli de Jesus
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