quarta-feira, dezembro 14

AS CONSEQUENCIAS DO JUGO DESIGUAL. Lição 11 – CPAD


AS CONSEQUENCIAS DO JUGO DESIGUAL.
Lição 11 – CPAD                                                                          Autor: Osvarela

TEXTO ÁUREO:
Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 2 Co. 6.14.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:

Ne.13.23-29. Vi também naqueles dias judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.
E seus filhos falavam meio asdodita, e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo.
E contendi com eles, e os amaldiçoei e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os fiz jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos, e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos.
Porventura não pecou nisto Salomão, rei de Israel, não havendo entre muitas nações rei semelhante a ele, e sendo ele amado de seu Deus, e pondo-o Deus rei sobre todo o Israel? E contudo as mulheres estrangeiras o fizeram pecar.
E dar-vos-íamos nós ouvidos, para fazermos todo este grande mal, prevaricando contra o nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras?
Também um dos filhos de Joiada, filho de Eliasibe, o sumo sacerdote, era genro de Sambalate, o horonita, por isso o afugentei de mim.
Lembra-te deles, Deus meu, pois contaminaram o sacerdócio, como também a aliança do sacerdócio e dos levitas.
Etimologia:
santo - (latim sanctus, -a, -um)
adj. Essencialmente puro, perfeito em tudo.
 Que vive na lei de Deus.
 Bem-aventurado, sagrado.
 Santificado.
 Inocente; imaculado; inviolável.
 Dedicado a Deus.
ENTROITO:
A primeira palavra que me veio à mente foi este termo, que significa jugo.
Canzil - s.m. Cada um dos dois paus presos à canga entre os quais se mete o pescoço do boi. Bras. Marca nas orelhas do gado.
Cada um dos paus presos aos tirantes ou por baixo da canga, entre os quais se mete o pescoço do boi ou do cavalo. Jugo que se aplica aos animais.
Em alguns lugares, abrasileirado – cangalho ou cagalha.
Em sentido literal, "Jugo" a palavra significa uma barra de madeira, construída de forma a unir dois animais (em geral bois), permitindo-lhes trabalhar nos campos, tracionando cargas, puxando instrumentos utilizados para a agricultura.
Quando se forma uma parelha de animais deve-se ter o cuidado em colocar-se no mesmo canzil animais do mesmo porte e até mesmo de comportamento e índole similares.
Os agricultores usam uma técnica, para o uso adaptativo ao jugo do boi jovem.
Colocam-no com o boi velho experiente para treiná-lo. 
Este aprendizado do boi novo o faz aprender ao lado do boi mais velho, fortalecido pelos anos de trabalho, que sabe dosar o seu ímpeto e força de tal forma, que vai ele vai controlando o passo e a força do boi mais novo, até ele se compatibilizar ao trabalho.
O boi de maior idade terá a carga maior e o jovem seguirá caminhando, e aprendendo com ele. 
Porém devem ter altura similar e compatível, senão a canga, ou jugo forçará o pescoço de ambos.
-De outra forma haverá improdutividade;
-Erro na execução das tarefas;
-Desvio da direção
A Bíblia nos ensina sobre o uso de animais de mesmo porte e características.
Deuteronômio 22:10. Com boi e com jumento não lavrarás juntamente.
Jeremias 51:23.  E por meio de ti despedaçarei o pastor e o seu rebanho, e por meio de ti despedaçarei o lavrador e a sua junta de bois, e por meio de ti despedaçarei os capitães e os magistrados.
DISCURSO:
Neemias antevia, através do jugo desigual, que a Nação fatalmente seria destruída e todo o trabalho de reconstrução perdido.
A razão, a ser entendida neste tema é:
A mistura de gentes estranhas ao pacto com Jeová feria:
O desígnio de Deus;
A Palavra de Deus era desconsiderada;Deuteronômio 7:3.Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos;
Mistura era desobediência severa contra a Aliança Sinaítica.
Diminuiria a longevidade das famílias. 
Deuteronômio 6:2-7.Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
A- Procure entender, que Deus não está fazendo acepção de pessoas, tanto que o vulgo sempre esteve no meio do povo hebreu.
O estrangeiro vivia entre o povo sob a lei ordenada por Deus, para estes.Êxodo 23:12.Seis dias farás os teus trabalhos mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi, e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava, e o estrangeiro.
Levítico 19:33.E quando o estrangeiro peregrinar convosco na vossa terra, não o oprimireis.
B- A narrativa bíblica estudada tem como parâmetros:
A desobediência;
A santidade – um povo separado. Dedicado a Deus. adj. Essencialmente puro, perfeito em tudo.
A desigualdade buscada fora do meio.
Aliás, era um preceito abraãmico, pelo qual Rebeca foi buscada para ser esposa de Isaque.
Jacó foi mandado para Labão para achar uma esposa.esqueça por instantes a brga e o pano de fundo desta viagem, entenda que ‘havia de ser assim’ para Jacó ser abençoado, como José fora mandado ao Egito.
Mostra que o erro desta desobediência se transforma em ‘brecha’ espiritual na Nação javista.
Quebrava a aliança, pois a mistura não havia se aliançado com Deus, no Sinai.Ex.19.
Assim também em nossos dias devemos ter cuidado em evitar a mistura em nossas casas para que possamos dizer como Josué - Josué 24:15.  Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
Da mesma forma se colocarmos dois remadores de tamanho e forças díspares para remarem um barco [Double-skif] haverá desvio da direção, ou ao exagero pode haver desvio do curso e prejuízo para cada um e para a embarcação.
Esta dimensão em termos de vida situada sobre as vagas do caudal da vida, seja no sentido de um rio que corre, ou seja, sobre as ondas do mar, nos dá a entender que jugo desigual é ruim para ambos, para o mais forte ou para o mais fraco!
Como se sujeitar a algo que só nos trás desconforto?
Mateus 11:28-30: "Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Take my yoke upon you and learn from me, for I am gentle and humble in heart, and you will find rest for your souls. Pegue o meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. For my yoke is easy and my burden is light.” Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. "
Jesus Cristo usa esta terminologia para destacar a:
O homem sempre estará sob um jugo:
Cristologia no entendimento deste texto.
Jeremias 11:19.  E eu era como um cordeiro, como um boi que levam à matança; porque não sabia que maquinavam propósitos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com o seu fruto, e cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome.
Isaías profetiza cristologicamente:
Isaías 9:4.Porque tu quebraste o jugo da sua carga, e o bordão do seu ombro, e a vara do seu opressor, como no dia dos midianitas.
Há jugos que condenam o homem ao desconforto e até mesmo a morte;
Mas, há um jugo equilibrado e suave, no tipo apresentado [no Rosto de Boi] nos no Evangelho de MARCOS como "Servo de Deus".
Isaías 53:4. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Ele Carregou os fardos da humanidade, e levou sobre si todas as nossas enfermidades, trazendo dos céus a Cura Divina e completa para nosso corpo, nossa alma e nosso espírito.
Por que nos colocarmos sob este jugo desigual?
Por que retomarmos o canzil sobre nós?
Diferença de Jugos:
Como andar sob jugo desigual?
Amós 3:3. Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?
O boi era o principal animal utilizado, pela nação de Israel, no serviço.
Bezerro ou Boi Jovem - Este animal representa muito adequadamente a Cristo, assim como Ele é representado no segundo Evangelho.
Assim Cristo se fez servo de Jeová em nosso favor.
De Cristo – ‘Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve’.
-Juntar-se como que por um jugo
Jugo - substantivo
Definition of Definição de Jugo - o estado de ser um povo de escravos jugo e abraçar a liberdade;

A questão em destaque:
Casamento Misto.
União e conjunção de sementes genéticas infere em santidade?
‘Vi também naqueles dias judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas’.
Houve muitos judeus que se casaram com mulheres asdoditas.
Para entendermos esta pergunta devemos nos situar no contexto temporal e restaurador provocado e permitido por Deus, para libertação dos hebreus.
A maquinação mostrada na narrativa do capítulo 4 do livro de Neemias é demonstração desta cisão de emoções.
Pais e mães se sentiam divididos.
Casa dividida não prospera.
A questão não é genética ou de DNA, mas de separação do Povo para ser um povo pelo qual o paradigma da ação de Sua Divindade projetava aos outros povos a existência única e Divina desta Divindade: Yahweh!
Conhecendo os povos da mistura:
Asdode - Hebraico - Toponimico, fortaleza.

Uma das cinco cidades principais dos filisteus. Era um centro de adoração de DAGOM. A ARCA DA ALIANÇA foi levada para lá e depois devolvida (#1Sm 5.1-7). Em #At 8.40 é chamada de Azoto, seu nome mais recente.
Enquanto cidade filistéia, foi acusada pelos profetas Jr 25:20; Am 1:8; Sf 2:4; Zc 9:6. Sargon II tomou a cidade em 711 AC Is 20:1, tornando-a na capital de Asdudu, uma província assíria.
"(desde o braço do Nilo, que está defronte do Egito, e para cima até a fronteira de Ecrom, ao norte, costumava ser considerada como pertencente aos cananeus); cinco senhores do eixo dos filisteus: os gazitas e os asdoditas, os ascalonitas, os geteus e os ecronitas; e os avins. ."Js.13.3.
O profeta Jeremias acusara aos hebreus sobre este tipo de gente.
E a toda a mistura de povo, e a todos os reis da terra de Uz, e a todos os reis da terra dos filisteus, e a Ascalom, e a Gaza, e a Ecrom, e ao remanescente de Asdode,
Sobre exatamente a mistura e ela havia se perpetuado entre os mesmos.
A mistura era tal que já não se falava dentro dos termos de Israel a língua usual.

Por terem mães asdoditas, os filhos dos hebreus, à época de Neemias, falavam meio asdodita e não conseguiam falar a língua do povo judaico!
Dentro das casas podemos entender que as crianças submetidas ao ensino e educação diária das mães e pais asdoditas, não se identificavam com a língua dos hebreus.
A cultura de um povo, principalmente o judeu é transmitida oralmente – como então os filhos iriam aprender, sobre as histórias de seu povo, se sequer conheciam a língua?
Como transmitir, ou o que transmitir a teogonia do povo da qual a mãe era descendente ou a teogonia do pai?
Isto inferia em escolha.
Ou servir ao Deus de Abraão, Isaque ou Jacó?
Ou servir aos deuses dos asdoditas, amonitas e moabitas?
Eis a questão em pauta!
A mistura de povo sendo perpetuada entre os hebreus: Cr.7.14.
Então em muitos lares as escrituras não eram ensinadas ou lidas aos filhos, como Deus determinara.
Assim se dá na mistura da vida conjugal do crente com o descrente.
Situações e situações.
O que se converte – esposo ou esposa.
O que nascido em lar cristão se casa com cônjuge de outro credo.
Divórcios que levam a mistura de crenças.
‘E seus filhos falavam meio asdodita, e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo’.
Falar meio ASDODITA significa que seus filhos estavam aprendendo a adoração a deuses pagãos;
Isa 58:9 - Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;
Havia uma sujeição ao canzil colocado nos pescoços das famílias, como fruto desta mistura e como um empecilho a restauração dos direitos eternos doados a nação.
Além do risco de tornar a trazer mais diásporas, como houve, ao povo hebreu.
Jeremias estava dizendo: “vós perpetuais, ou estais sendo, objeto de manutenção de uma semente remanescente de vossos inimigos”.
O laço do casamento mantinha o jugo desigual entre os hebreus.
Através de casamentos mistos, tinha surgido um parentesco entre Eliasibe, o sumo sacerdote, e Tobias o amonita, grande inimigo de Israel. Não seria possível mostrar maior desprezo a Deus do que conferir favor semelhante a este inimigo de Deus e da Sua verdade.
Durante o período persa, a cidade reconquistou alguma importância e no tempo de Neemias formou uma coligação contra os judeus. Ne 4:7, 8.
E seus filhos falavam meio asdodita, e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo’.
Estavam se colocando novamente em jugo.
Gal 5:1 - ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
Os profetas proclamam contra a Mistura:
Mesmo no deserto não se misture.
Aguarde a providencia de deus, o teu povo te socorrerá.
Jr 25:.24 E a todos os reis da Arábia, e todos os reis do povo misto que habita no deserto;
Sob o Desígnio do Mal:
Jeremias explica o furor de Deus pela mistura:
Jr.25. 32 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que o mal passa de nação para nação...
A ação do inimigo pela mistura interioriza a ira do Reformador, e de Deus:
Ne.4.7,8. E sucedeu que, ouvindo Sambalate e Tobias, e os árabes, os amonitas, e os asdoditas, que tanto ia crescendo a reparação dos muros de Jerusalém, que já as roturas se começavam a tapar, iraram-se sobremodo, E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento.
Quando se juntavam aos amonitas e moabitas, os hebreus demonstravam a Deus a maldição do incesto. Os amonitas foram uma raça de terríveis salteadores, tão cruéis que chegavam a vazar os olhos dos seus inimigos.
Esquecendo o passado de crueldade para com o povo de Deus, por parte dos casamentos mistos.
Parecia que tudo estava bem.
Eles estavam sendo benévolos, mas havia a condição espiritual, requerida por Deus;
I Sm.11.2 - Porém Naás, amonita, lhes disse: Com esta condição farei aliança convosco: que a todos vos arranque o olho direito, e assim ponha esta afronta sobre todo o Israel.
Descendentes de AMOM (1), que moravam a leste de Moabe. Eram um povo cruel, guerreiro e inimigo de Israel (# Jz 10.6-11.33; 1 Sm. 11).
Embora no conceito patriarcal pudessem ser considerados povos irmãos, havia um abismo de integridade e espiritual entre estes povos e os hebreus.
Primeiro pela Aliança Sinaítica:
Segundo pela forma de tratamento, com que desprezaram os errantes hebreus antes de chegarem a Terra de Sião:
FORAM MAUS PARA COM SEUS IRMÃOS, QUANDO SAÍRAM DO EGITO.
Dt.23.3-4 - Nenhum amonita ou moabita entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR, eternamente.
Porquanto não saíram com pão e água a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito;
E porquanto alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, da Mesopotâmia, para te amaldiçoar.
Foram ingratos com Israel, pois vindo do Egito o Povo não entrou em suas terras em consideração a pretensa origem.
2 Crônicas 20.10 Agora, pois, eis que os homens de Amom, de Moabe, e do monte Seir, pelos quais não permitiste que passassem os filhos de Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram -
Estava expresso por Deus que estes povos jamais poderiam entrar na congregação.
O entrar significa usufruir com parentesco da liberdade de ser um hebreu.
No outro lado: o espiritual.
Não seriam aceitos como partícipes do tabernáculo ou do Templo.
Em risco: a própria sucessão Sacerdotal.
O Culto ao senhor.
A pureza do Serviço por aqueles especialmente escolhidos para tais funções!
Neemias já se informara desta condição:
Leiamos:
Já havia uma situação carente de reparo imediato, o famoso e comentado, em quase todas as lições de Tobias.
Ne.13.1 -3. NAQUELE dia leu-se no livro de Moisés, aos ouvidos do povo; e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus, Porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes contra eles assalariaram a Balaão para os amaldiçoar; porém o nosso Deus converteu a maldição em bênção.Sucedeu, pois, que, ouvindo eles esta lei, apartaram de Israel todo o elemento misto.
-A razão da ira do restaurador:
A razão da ira de Neemias é expressa sob a ótica de impedimento ao culto ao Senhor, por aqueles que o deveriam realizar.
Da tribo de Levi a Bíblia diz que a ‘sua herança’ era o Senhor. Deuteronômio 10:9.Por isso Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o SENHOR é a sua herança, como o SENHOR teu Deus lhe tem falado.
Onde estavam guardados os vasos e mantimentos da Casa do Senhor, para o Culto manifestativo, da sua presença do Senhor, agora estava lá os amigos e negócios de Tobias. A Shekinah estava com seu espaço tomado.
Estava impura.
Tal qual o nosso coração, as Câmaras do mesmo não podem conter dois senhores.
Mateus 6:24. Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Sabedoria.
Para pensar e meditar sobre este ato e fato, em nosso dias!!!
A Câmara que deveria conter os suprimentos fora tomada por Eliasibe e entregue nas mãos de Tobias, que praticamente despejou os levitas e cuidadores e cantores do Templo, deixando-os desabrigados, de tal forma fora contra o culto, que este casamento de Tobias com os parentes de Eliasibe teve o poder de expulsar de Jerusalém os levitas.
Leiam comigo:
Ne.13.9,10.  E, ordenando-o eu, purificaram as câmaras; e tornei a trazer para ali os utensílios da casa de Deus, com as ofertas de alimentos e o incenso.Também entendi que os quinhões dos levitas não se lhes davam, de maneira que os levitas e os cantores, que faziam a obra, tinham fugido cada um para a sua terra.
Ne.13.2 -Porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes contra eles assalariaram a Balaão para os amaldiçoar; porém o nosso Deus converteu a maldição em bênção.
Diferença dos Cultos:
Qual é língua que prevalece num casamento misto?
Eis a dificuldade.
Qual o ensino prevalecerá entre os filhos de um casamento de crente com o descrente?
Confusão é o destino, mesmo que algum prevaleça em determinado momento, salvo pela misericórdia de Deus, haverá confusão de mente e de espírito!
Gn. 19, 30-38 - E subiu Ló de Zoar, e habitou no monte, e as suas duas filhas com ele; porque temia habitar em Zoar; e habitou numa caverna, ele e as suas duas filhas. [...] E conceberam as duas filhas de Ló e seu pai. E a primogênita deu à luz um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje. E a menor também deu à luz um filho, e chamou-lhe Ben-Ami; este é o pai dos filhos de Amom até o dia de hoje.
Deus condena os outros dois povos irmãos incestuosos a destruição e da mesma forma Israel está fortalecendo estes povos e perpetuando sua geração.
Porque usaram de escárnios, e se engrandeceram contra o povo do Senhor dos exércitos
Este é o povo que os hebreus se casaram, filhos e filhas.
No sistema da época, conforme Neemias diz e narra as suas atitudes, vemos que os pais davam os seus filhos e filhas em casamento a esta gente, misturada entre eles.
O exemplo do Altar:
Tem que começar pelo Altar:
4 Ora, antes disto, Eliasibe, sacerdote, que presidia sobre a câmara da casa do nosso Deus, se tinha aparentado com Tobias;
Era tal, a conjunção que até mesmo no sacerdócio havia gente sem qualificação genética da casa levita, pela mistura e interesses de tipos como Tobias.
É o que vemos em nossos dias, casas ‘levíticas’ sendo formadas por meio de ajuntamento de famílias, que forçam a entrada no santo ministério de homens, sem nenhum compromisso, a não ser, para perpetuar sua ‘espécie’ como Ministros, de uma porção do povo.
Diz o profeta Sofonias:
Sofonias 2.8-11. Eu ouvi o escárnio de Moabe, e os ultrajes dos filhos de Amom, com que escarneceram do meu povo, e se engrandeceram contra o seu termo. Portanto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Tão certo como eu vivo, Moabe será como Sodoma, e os filhos de Amom como Gomorra, campo de urtigas e poços de sal, e desolação perpétua; o restante do meu povo os saqueará, e o restante da minha nação os possuíra. Isso terão em recompensa da sua soberba, porque usaram de escárnios, e se engrandeceram contra o povo do Senhor dos exércitos. O Senhor se mostrará terrível contra eles; pois aniquilará todos os deuses da terra, e adorá-lo-ão, cada uma desde o seu lugar, todas as ilhas das nações.
Ezequiel também declara um dito de peso contra estes povos amonitas:

Ez. 25.1-7. De novo veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:Filho do homem, dirige o teu rosto contra os filhos de Amom, e profetiza contra eles.[...] Visto que tu disseste: Ah! contra o meu santuário quando foi profanado, e contra a terra de Israel quando foi assolada, e contra a casa de Judá quando foi para o cativeiro; [...] Porque assim diz o Senhor Deus: Visto como bateste com as mãos, e pateaste com os pés, e te alegraste com todo o despeito do teu coração contra a terra de Israel; portanto eis que eu tenho estendido a minha mão contra ti, e te darei por despojo às nações, e te arrancarei dentre os povos, e te destruirei dentre os países, e de todo acabarei contigo; e saberás que eu sou o Senhor.

Então podemos entender a questão inicial:
Colocamos como foco - União e conjunção de sementes genéticas infere em santidade?
Aqueles que bateram palmas quando nós caímos.
Aqueles que bateram os pés – pateaste – com saltos quando somos derrotados não merecem a conjunção carnal, que na realidade é o único momento comparado ao mistério de Cristo e sua Igreja, para nos tirar os direitos das nossas bênçãos e quiçá desfrutá-las, e impedi-las.
Fechado os muros, as brechas, colocadas as portas, consagradas ao Senhor, é hora de limpar a mistura.
Entenda - Contextualmente ao momento da narrativa.
Em nossos dias há que se considerar a necessidade de ensinarmos aos nossos que no contexto casamento:
Realizado
Vivenciado
União estável
Deve-se diferenciar o ensino para o casamento a ser realizado, entre os da Igreja com os de fora.
Qual o peso que se deva dar a cada caso, é a Lição e sabedoria a ser obtida nesta semana.
Afinal, os tempos contemporâneos estão sob a Luz da Cruz de Cristo.
“A mulher crente santifica seu marido, pois de outra maneira seus filhos seriam impuros”.
Esta passagem paulina estabelece um dos sustentáculos para a questão salvifica desta questão.
“A alma do pai e minha a alma do filho e minha, a alma que pecar esta morrerá”.
Deus interfere nestes casos segundo a sua misericórdia.
Porém o ensino de Neemias é autorizativo, a ensinarmos contra o casamento misto, mesmo em nossos dias.
Eze 3:21 -   Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma.
É o ensino bíblico que nos leva a ministrar sobre a vida de nossos irmãos sobre este assunto.
NOTAS:
Detalhes de termos utilizados no texto:
Significado de Cangalho - m. Cada um dos paus ou canzis que seguram a canga no pescoço dos bois, de muares ou equídeos.
* O mesmo que cangalha.
* Prov. dur. O mesmo que canganho.
Fam. Pessôa ou coisa inútil ou velha.
* Prov. Traste velho e inútil.
* Prov. alg. Pequena canga, em carro puxado por uma só bêsta.
(De canga) Novo Diccionário da Língua Portuguesa Candido de Figueiredo - 1913
Significado de canzil:
Substantivo Masculino - m.q. 1cangalho (pau); marca que se faz em orelha de rês; canzo.
ERA UM POVO IDÓLATRA
Não posso olhar para trás – Neuza Baldini.
I Rs.11.5,7,33 - Os amonitas, tornaram-se um povo idólatra, que adoravam um deus por nome Milcom ou Malcã, ou Moloque.
I Rs.11.5 - Porque Salomão andou em seguimento de Astarote, deusa dos sidônios, e em seguimento de Milcom, a abominação dos amonitas (Descendência do filho da filha mais nova de Ló)
I Rs.11.7 - Então edificou Salomão um alto a Quemos, a abominação dos moabitas, (descendentes do filho da filha mais velha de Ló) sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom
I Rs.11.33 - Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemos, deus dos Moabitas, (descendente do filho da filha mais velha de Ló) e a Milcom, deus dos filhos de Amom, (descendente do filho da filha mais nova de Ló) e não andaram pelos meus estatutos e os meus juízos, como Davi, seu pai.
Jugo - Sinônimos- servidão, escravidão, servidão, escravidão, escravo, escravidão (ou servidão), jugo
Relacionado – próximo - Perto
Antônimos - liberdade
Fonte:
SM - 2005 - 04 - REFORMA DE NEEMIAS                                                                                    
Escrito por Pr. Ivan Canhadas; Qua, 17 de Dezembro de 2008.
Paulistana
Não posso olhar para trás – Neuza Baldini.
Profecia contra Amom (episódio bíblico)
Bíblia hábil -
 Pr Eduardo Alves Cadete
Palavra Prudente 
O Evangelho Quadrangular - Marli de Jesus

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger