Lição de Número
07 – 18/08/2013 – CPAD
Autor
deste Estudo: Pr.
Osvarela
Fp 3.1
RESTA, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor.
Resta:
restar - v. intr.
1. Ficar; sobreviver; subsistir.
v. tr. 5. Sobejar.
6. Ter ainda.
- remanesce; remanesces; remanesça; sobeja;
sobejas; sobeje; sobra; sobras; sobre.
Restar: v.i. Ficar, existir depois da destruição,
da supressão ou dispersão de pessoas ou coisas; sobreviver.
Ficar, subsistir como remanescente.
Victor Hugo : “E se apenas
restar um, esse serei eu”.
Texto Áureo
Fp 3.1 RESTA, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me
aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.
2 Guardai-vos dos
cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão;
3 Porque a
circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em
Jesus Cristo, e não confiamos na carne.
4 Ainda que também
podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda
mais eu:
5 Circuncidado ao oitavo
dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a
lei, fui fariseu;
6 Segundo o zelo,
perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.
7 Mas o que para mim
era ganho reputei-o perda por Cristo.
8 E, na verdade,
tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de
Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as
considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,
9 E seja achado nele,
não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a
saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
10 Para conhecê-lo, e à virtude da sua
ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua
morte;
Leitura Bíblica Em Classe
OS CONSELHOS PAULINOS
NESTA Epistola passam pela veracidade,
da vida cristã, sem dogmas humanos, mas pelos dogmas do coração.
Mais uma vez Paulo destaca
a palavra fundamental, nesta sua epístola:
Gozo; regozijo,
destacando, que ele não se importava em escrever na carta, palavras repetidas
de maneira insistente.
No contexto de cada
referência há uma nota de alegria, aqui é no primeiro versículo e texto áureo: “RESTA, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor”.
A finalidade era
aconselha-los a manter a alegria, mas atentando para não se impressionarem com
fatos, que já descrevera, anteriormente, entre eles: os aproveitadores da sua
Fé. Mais uma prova da humildade, que Paulo nos lega nesta Epístola!
4 Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que
pode confiar na carne, ainda mais eu:
5 Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de
Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;
Dos que consideravam
a nacionalidade, e o berço hebreu, como uma dádiva especial, a qual os
diferenciava, para melhor, com superioridade – Rm. 3.1,2 QUAL é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da
circuncisão? Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de
Deus lhe foram confiadas. –
Paulo por sua própria
condição de berço demonstra desprezo a esta condição terrena, pois a condição espiritual,
do Evangelho, é o que nos faz crescer e vislumbrar o Alvo Eterno, da Salvação,
seja o foco da Igreja.
Para a Igreja o Gozo
da salvação, não se compara condições de berço ou DNA de nenhuma raça.
Ele, Paulo mesmo sob
estes direitos, tais como: nascido na cidade de Tarso, “libertas civitas”.
Como hebreu e romano
ao mesmo tempo, por nascimento, estava na prisão, da qual estava animando os
Filipenses.
7 Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. 8 E, na verdade, tenho também por perda
todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor;
pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória,
para que possa ganhar a Cristo,
Eis uma forma, pela
qual Paulo pode nos ensinar sobre a imputação, Deus nos dá a ‘absolvição’
completa pela Fé e pela Graça, sem nenhuma condição de vida, e não somos mais
presos nas regras da legalidade humana.
Etm. do latim: imputāre. (latim imputo, -are, fazer entrar em linha
de conta, imputar, atribuir)
Imputar - v.t. - 1. Responsabilizar ou culpar outra pessoa por
alguma coisa;
2. Ação de acusar ou
incriminar com ausência de lealdade; irrogar ou infligir.
v. tr. 1. Atribuir a
alguém a responsabilidade de qualquer ato. = ASSACAR
2. Conceder,
atribuir.
3. Qualificar de
delito ou falta.
4. Classificar,
qualificar.
Visto que imputar, no
mundo espiritual é algo da Liberdade dada, pela legalidade gerada da salvação,
como o próprio Paulo cita na sua Epístola aos de Roma:
“Rom
4:6,8- Assim também Davi
declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:
- Bem-aventurado o homem a quem o Senhor
não imputa o pecado.”.
Coisas que serviram
como esterco, tão somente, mas não como fundamento, pois em Filipenses, Jesus
Cristo é o “meu” Senhor, e pelo fato de determos o Conhecimento D’Ele, tudo
deste mundo, se faz nada!
Ainda, que estas
coisas tivessem apenas valor civil e legal, pois posteriormente ele as usaria,
para pedir um julgamento romano.
Continuando a aconselha-los contra
a ação: ...
dos aproveitadores da sua Fé ...
Dos contendores;
Dos que se
vangloriavam;
Dos contenciosos;
Dos que colocavam o
orgulho e fama pessoal, em primeiro lugar;
Passa a seguir, a
destacar, que nem a ação de heresias deveria sufocar este gozo, mas que sobre
tudo, pelo agradecimento continuado, aos de Filipos cuida em avisá-los sobre a
mantença da Fé.
Para tanto quer lhes
transmitir segurança, ou palavras que eram sobre tudo para Segurança da Igreja
em Filipos.
Para Paulo, a
verdadeira alegria não é uma emoção superficial que depende de circunstâncias
favoráveis do momento. A alegria cristã, a ser usufruída pela Igreja dos santos,
que estavam em Filipos (Fp.1.1) é
independente de condições externas, e é possível mesmo em meio a circunstâncias
adversas, como sofrimento, má índole dos que cercavam a Igreja, sob a perseguição.
CÃES –
Texto Para Reflexão – De Contexto
Is. 56.10,11 Todos os seus atalaias (pastores) são cegos, nada
sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão
deitados, e gostam do sono. E estes cães são
gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem;
todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um
por sua parte.
Nestes últimos dias
estamos cercados, por gente deste comportamento.
Gente que quer mudar
a Fé legítima, em consonância, com o “modus vivendis” que torna fácil, sem
traumas, sem riscos, sem prisões, em consonância e conformado, com a Sociedade,
dita religiosa.
Gente que espera
agradar, para não sofrer retaliações de “líderes” com poder.
Tiram pedaços das
ovelhas, pois não tem chamada pastoral, mas anseiam: fama, sucesso, dinheiro e
afagos da mídia!
A Busca da Unidade Doutrinária da Verdade.
É necessário manter a
Doutrina Cristã, em nossas igrejas, a despeito de alguns legalistas, que querem
criar bifurcações ao conhecimento doutrinário.
Devemos avisar as
nossas igrejas que estes tipos ainda rondam e vivem no nosso meio. As diferenças
pessoais devem ser deixadas de lado, pelo bem da Doutrina eficaz e
Cristológica.
Sem unidade doutrinária a igreja, será alvo
fácil, do Inimigo.
II Tm 2.17,18 E a palavra desses roerá como gangrena; entre os
quais são Himeneu e Fileto;...os quais se desviaram da verdade, dizendo que a
ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.alvo de Paulo a Igreja
de Filipos, evitar a gangrena e a perversão da Fé.
Gl 5.9 “um pouco de fermento leveda toda a massa”, eis um alvo:
tirar o fermento, que alguns querem lançar.
A liderança fiel da
Igreja, assim como Paulo, deve dar estes Conselhos Paulinos a nossa Igreja.
- ajudando a prevenir
a corrupção doutrinária;
-Ensinando
regularmente a Doutrina bíblica ao povo.
-detectada, a falsa doutrina, como Paulo detectou, devemos
seguir o exemplo de Paulo e passar a Igreja os seus conselhos, como preconiza
esta Lição: Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus Obreiros!
2 João 9-11 Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera
na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o
recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda
tem parte nas suas más obras.
Não deixe a tua
igreja ser tomada por estes,, mas evita-os e não o recebais, mesmo afirmando
conhecer a Jesus Cristo. Conselho dos Apóstolos!
A solução é a
castração, mas não a carnal, mas a doutrinária:
Gl 5 6-12 Porque em Jesus
Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que
opera pelo amor. Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à
verdade? Esta persuasão não vem daquele
que vos chamou. Um pouco de fermento leveda toda a massa. Confio de vós, no
Senhor, que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja
ele quem for, sofrerá a condenação. Eu, porém, irmãos, se prego ainda a
circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo
o escândalo da cruz está aniquilado. Eu quereria que fossem cortados
aqueles que vos andam inquietando.
Paulo alerta sobre os
Judaizantes, que preconizavam a forma de servir a Deus, sob o estigma da Lei,
com ênfase, na circuncisão, ou seja, no símbolo mosaico da marca na carne. Preceito
secular da Antiga aliança hebreia.
Mc 7.27 Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e
lançá-lo aos cachorrinhos.
“Kuon”
– vira-latas; cães de rua; sujos; não se referia aos cães domésticos – “kunarion”.
Inicia acentuando ao
cuidado, daquilo que os próprios judeus usavam, como “motejo”: os cães (aqui, usado por Paulo, de forma pejorativa,
e até mesmo irônica) – são personificados pelos que queriam tirar “nacos” da Igreja, que eles estivessem
atentos, pois sendo pródigos na ajuda e conforto com obreiros, não fossem
espoliados por estes “cães”.
Que também por um “naco” de sua própria carne, mesmo
aceitando Jesus, queriam continuar sob a Lei!
Hb 10 5-8 Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não
quiseste, Mas corpo me preparaste; Holocaustos e oblações pelo pecado não te
agradaram. Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de
mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade. Como acima diz: Sacrifício
e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem
te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).
Queriam continuar
exercitando um “Katatome” (cortar para
fins religiosos), através da circuncisão “peritome”
- “Hb
10:26 - Porque, se ... depois de termos recebido o conhecimento da verdade,
já não resta mais sacrifício pelos pecados”...
Hb 9:26 - De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas
vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na
consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo
sacrifício de si mesmo.
A igreja nascida, em
seio judeu agora sofre com a presença destes cristãos/judeus, que de certa
maneira, apresentam um desejo, em conciliar a sombra da Lei à forma do
cristianismo da Igreja primitiva, talvez
a condicionando-a como uma seita.
“...Esta persuasão não vem daquele que vos
chamou.”
Porém este feito, ou
desejo demonstra que eles não haviam entendido o processo da Salvação, em Jesus
Cristo, mas o tinham apenas, como um mentor, ou Mestre da Lei, com novas interpretações
da mesma.
A Igreja que já fora
conhecida, como Seita do Nazareno, entendemos que fosse esta a das maneiras dos
judaizantes não deixarem de exercer a liturgia do Templo, mesmo que não sob o
regular exercício religioso do Sinédrio, mas dos ministros do Evangelho.
A Humildade do Apóstolo retratada aos
Filipenses
Neste trimestre, é
para lecionarmos sob uma ótica: “A Humildade de Cristo como exemplo para a
Igreja”.
No texto da Leitura
Bíblica em Classe podemos exercitar esta visão paulina.
Paulo deixa para trás
toda a sua pretensão de ser um bem sucedido cidadão hebraico-romano, um mestre
do judaísmo, para se tornar um missionário, ávido em plantar igrejas e cuidar
delas, sobrevivendo da ajuda deles, ainda, que construísse tendas, para sua subsistência,
entretanto, preso fica na dependência da ajuda da amada e alegre igreja
Filipenses.
A perda tem um objetivo superior:
8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência
do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas
estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,
Quando Paulo diz: ‘tenho também
por perda todas as coisas’, ele não está desprezando ou desfazendo do tempo
e do que aprendeu, mas dizendo que estas coisas não são mais importantes, nesta
quadra de sua vida; colocando estas coisas, como secundárias, neste ponto de
sua carreira missionária, e após a sua chamada no Caminho de Damasco. Ele está
dizendo: “tudo
isto, está e mim e ao meu dispor, mas prefiro passar este tempo escrevendo, à vocês
desta prisão em Roma, mas tendo conhecido e obedecido a Ordem do Meu Senhor e
Salvador, e o meu tempo, agora é em busca de fazer outros, como vocês conhecerem,
a Cristo e Sua plenitude!”
9 E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a
que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
10 Para conhecê-lo, e à virtude
da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à
sua morte;
1-
Excelência do conhecimento de Cristo; é
conhecer ao Salvador e suas virtudes comunicáveis, ao Salvo. Não é apenas
apreender conhecimento intelectual, sabedoria humana, mas a “práxis” da
comunhão possível, do homem, com Deus e obtendo desta relação, as virtudes que
aos salvos, Cristo compartilha, ensina e os guarda para vivê-las, com Ele. É o
conhecimento da Plenitude, da Salvação, que nos remete à ousadia do escritor de
Hb 9-15. Quanto mais o sangue de
Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus,
purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus
vivo? E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte
para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os
chamados
recebam a promessa da herança eterna. Não interessa se sofremos por
nossa posição, se somos vituperados, o que nos vale é conhecermos e termos a
comunicação direta com Ele e com Seu Corpo, a Igreja, de nossas aflições: Hb 10 32-34 Lembrai-vos, porém, dos
dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições.
Em parte fostes feitos
espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes
com os que assim foram tratados. Porque também vos compadecestes das minhas prisões,
e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e
permanente.
2-
Ganhar a Cristo – não só conhecê-lo, mas gan har
a sua presença divina de maneira duradoura, eterno. Hb 10 25,26 Não deixando a nossa congregação, como é costume de
alguns, antes admoestando-nos uns aos
outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia...depois de termos recebido o conhecimento da verdade...
3-
Ser achado nele - é estar em Cristo, como
membro de seu corpo, considerando esta posição, muito melhor do que qualquer
posição terrena.
4-
... e à virtude da sua ressurreição – a humildade
presente, no desprezo das coisas conquistadas como homem, sem conhecimento de
Jesus Cristo, nos remete, segundo Paulo para uma nova Esperança: assim como Ele
ressuscitou, nós temos a mesma esperança, por causa da Sua ressurreição!
Rm 7.4 Assim,
meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que
sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos
fruto para Deus.
Paulo discursa sobre a ressurreição, que será muito mais
gloriosa, do que qualquer ventura desta vida. Neste discurso ele aconselha aos
de Filipos a perseverarem na Esperança e a uma vida de regozijo, é o que temos
que fazer após aceitarmos a Cristo. Não como a única forma de visão, mas com a
visão de viver uma vida de plenitude espiritual com gozo em Cristo e não na
inflamada ação dos maus obreiros. Restar é viver tendo ainda muita coisa que
até sobeja em nossas vidas espirituais. Fiquemos firmados comoo remanescentes
da Verdade. Afastemo-nos deles e aproximemos D’Ele – Jesus Cristo – O Salvador e Senhor!
1Co 6.14 Ora, Deus,
que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
Concluímos, pois, que o regozijo da Igreja deve ser pleno, sem
introduções de heresias e “doutrinas” humanas, que atentam contra a Verdadeira
Doutrina; contra o Conhecimento de Cristo;
Vivendo dentro do
conteúdo textual desta lição, a Igreja ( ), deve ser protegida, para manter
a sua genuína alegria e gozo em Jesus Cristo, O Senhor Nosso!
Sob as palavras
aconselhadoras do Apóstolo Paulo, sob a humildade de reputar por perda aquilo
que aparentemente conquistou em sua vida pessoal:
“...pela
fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Para conhecê-lo, e à
virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito
conforme à sua morte”;
Fonte:
Vicent Cheung
Bíblia Plenitude
Comentário Histórico-Cultural
do Novo Testamento
Bereianos
Sociedade Romana em Cícero
e Tito Lívio – Marco Antonio Correia Collares - dissertação de mestrado,
"Representações do Senado Romano na Ab Urbe Condita Libri de Tito
Lívio"; Mestre em História e
Cultura Política pela Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho
(UNESP), Campus Franca, Bolsista CNPq no ano de 2008. Professor de História Antiga
e Acervos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Apontamentos do autor
– Pr. Osiel Varela
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