TEMA 2º Trimestre 2014
Continuando da
1ª Parte...
2ª Parte
DONS ESPIRITUAIS E
MINISTERIAIS
Autor deste subsídio-Estudo Pr Osvarela
Servindo a Deus e aos
homens com poder extraordinário.
Continuo
postando nesta segunda parte algumas informações que Deus nos concedeu.
São
assuntos e dados coletados á luz da Palavra de Deus, com compilações, estudo e
muita busca da verdade para compartilhar o melhor neste Trimestre, de muito
Estudo e Poder.
“Dons são doações de Deus, fortalecem a Igreja e
revestem o Crente”. Osvarela
Que
neste trimestre possamos entender que temos alguém que nos capacitou e continua
capacitando aos homens escolhidos para a seara do evangelho com poder
extraordinário, Dons Espirituais que nos diferenciam para o Serviço Espiritual.
A
Charis é a palavra chave desta Lição. Mas, a Diversidade e Utilidade são a
irmãs no entendimento do uso dos Dons.
Inserimos nesta 2ª Parte algumas tabelas que criamos compilando resumos de informaçoes sobre Dons e Operações.
ETIMOLOGIA
Inserimos nesta 2ª Parte algumas tabelas que criamos compilando resumos de informaçoes sobre Dons e Operações.
ETIMOLOGIA
δωρον doron - presente; n n. dom,
presente; presentes oferecidos em expressão de honra; de sacrifícios e outros
presentes oferecidos a Deus; oferta de um presente ou de presentes
δωρεα - dorea; n. f. dom,
dádiva, presente;
δωρημα dorema; n n. dom,
dádiva, benefício
προσμενω prosmeno; vb. permanecer
com, continuar com; manter-se firme a: a graça de Deus recebida pelo Evangelho;
ficar, esperar
κορβαν korban e κορβανας
korbanas;
de origem hebraica e aramaica;
קרבן; n m. dom oferecido (ou
reservado para) a Deus;
προφητεια propheteia; “profecia”; n f.
profecia; do dom e discurso dos professores cristãos chamados profetas; os dons
e expressão destes profetas
χαριζομαι charizomai; vb. fazer algo
confortável ou agradável (a alguém), fazer um favor a, agradar; mostrar-se
generoso, bom, benevolente
-
conceder perdão, perdoar
-
dar graciosamente, dar livremente, entregar
-
perdoar
-
graciosamente restaurar alguém a outro
-
cuidar de uma pessoa em perigo para alguém
πνευμα pneuma; n n. terceira
pessoa da trindade, o Santo Espírito, co-igual, coeterno com o Pai e o Filho
-
algumas vezes mencionado de um modo que enfatiza sua personalidade e caráter (o
Santo Espírito)
-
algumas vezes mencionado de um modo que enfatiza seu trabalho e poder (o
Espírito da Verdade)
-
nunca mencionado como um força despersonalizada
-
um movimento de ar (um sopro suave)
-
do vento; daí, o vento em si mesmo
-
respiração pelo nariz ou pela boca
πνευματικος pneumatikos;
adj. relacionado
ao espírito humano, ou alma racional, como a parte do homem que é semelhante a
Deus e serve como seu instrumento ou órgão;
que
pertence ao espírito, ou um ser superior ao ser humano, contudo inferior a Deus
-
que pertence ao Espírito Divino
-
de Deus, o Espírito Santo
-
alguém que está cheio e é governado pelo Espírito de Deus
-
relativo ao vento ou à respiração; ventoso, exposto ao vento, que sopra
-
adv. espiritualmente: i.e., pela ajuda do Santo Epírito
πνεω pneo; v. respirar, soprar;
do vento
Dom
Analisando
além do contexto de I Coríntios 12-14
A
primeira análise vem da Epístola aos Romanos: - χαρίσματα – presentes
Rm
5. 15,16 – Mas não é
assim o dom gratuito como a ofensa.
Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem,
Jesus Cristo, abundou sobre muitos.E não foi assim o dom como a ofensa, por um
só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para
condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
Conceituando:
DOM – que gera a Vida contra
a Morte contra o pecado edênico (de Adão) – dorema.
Jesus
– O Dom de Deus – o único que tem pode para extinguir o salário do pecado sobre
todos os homens – que é a Morte. Rm 6.23
Não
é deste termo-conceito, a fonte, de onde procedem todos os outros Dons.
Entendo
que os Dons da Graça, ou Charis se refere aos que se manifestaram, mesmo
profetizados nas veterotestamentárias, pós-pentecostes e que Paulo tão bem pode
escrever sobre eles.
Assim,
como não se refere aos dons rudimentares que advém da salvação, o dom
fundamental da libertação do império da Morte, em Jesus Cristo.
Discurso continuado:
Charisma - O apóstolo Paulo abundou naquilo que recebeu e
ele mesmo escreveu e diz em: 2
Coríntios 8: 7 Como,
porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no
saber, e em todo cuidado, e em nosso amor para convosco, assim também abundeis
nesta graça. - τη χαριτι[têchariti]
Dat. sing. ("nesta graça" - εν
ταυτητη χαριτι [entautêtêchariti]).
Acerca dos dons espirituais, não quero,
irmãos, que sejais ignorantes.
1 Co 12:1
DIVERSIDADE
Diairesis– variedade; uma
destinação ou variedade: diferença.
Substantivo de diaireõ –
dividir. Ato de dividir. Refere-se aqui, de forma única, a diferenças e classes de
dons.
Diaireõ – separa, i.e.
distribuir.
Uma
das questões a ser considerada neste estudo.
1
Coríntios 12:4-6
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade
de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade
de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
-
Dons
-
Ministérios
-
Operações
Continuando da 1ª Parte...
Será o Dom pertencente
ao que o manifesta?
O
dom nos é dado, ou nos é concedido?
É
necessário termos o entendimento que no assunto ligado aos Dons aparecem certas
duvidas, quando falamos ou registramos sobre Dons e atuações dos daqueles que
receberam os Dons.
1 Pe 4. 10 Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons
despenseiros da multiforme graça de Deus.
Por
varias vezes vemos certa arrogância do que sendo agraciados pelos dons mais
eloquentes se mostram indiferentes aos demais membros do Corpo.
-
por se posicionarem como Voz de Deus
-
por se acharem como único Oráculo, ou porta-voz no seio da Igreja
“O qual,
quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que
permanecessem no Senhor, com propósito de coração” At.11:23
“Identificamos
um salvo não pela sua aparência, não pelo seu modo de servir a Deus, mas, sim,
com o “olhar de Barnabé”, i.e., verificando se, no grupo social que
encontramos, naquela igreja local com que nos deparamos, há a “graça de Deus” e
o “propósito do coração para permanecer no Senhor”. Citação em A Igreja e a Comunhão
“Koinonia” e outras fontes. Acessado em 17/04/2014.
-
por não entender que a diversidade exclui monopólio.
-
que todos os Dons são úteis por isto na diversidade se tornam ferramenta divina
para edificação da Igreja.
-
que Dom é Graça, não conquista.
Além
disto, precisam entender que há, além destes ministérios especiais, há também o
ministério geral de todos os crentes. Ef 4:11-13
Todo
crente ao ser inserido pela conversão é dotado do Espírito Santo, na forma de particular
habitação – templo – para a ação deste, na/e por sua vida dentro da Congregação
dos santos.
Assim,
uma vez que todo o Corpo de Cristo é dotado espiritualmente, deve exercitar o
seu, ou os seus, dons, “para a obra do ministério” e da edificação do corpo,
sem ter que necessariamente ser ordenado a um ministério/oficio especial (Rm. 12:4-8; Ef 4:16; I Pe.
4:10-11).
Os Dons descritos nas Escrituras.
Quadros:
Fonte:
Bentho, E.C. Mensageiro da Paz -Março de 2008.
Em Romanos:
Profecia, Ministério, Ensino, Exortação,Contribuição, Presidir,
Misericórdia.
|
Em Efésios:
Profeta, Evangelista, Pastor, Mestre
|
Em ICoríntios:
Palavra de Sabedoria, Palavra do Conhecimento, Fé, Curas, Milagres,
Discernimento de Espíritos, Línguas, Interpretação de Línguas, Apóstolos,
Socorros, Administração.
|
O
uso discricionário dos Dons de maneira ordenada observadas as utilidades
imediatas e mediatas, pessoais e eclesiais da destinação da dação.
Todos
os dons são uteis se observadas suas utilidades e a finalidade para que foram
concedidos, como O Apóstolo Paulo, nos ensina nestes capítulos.
Ef 4. 11-13;16
E ele mesmo deu uns para apóstolos,
e outros para profetas, e outros
para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do
ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à
unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida
da estatura completa de Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado
pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o
aumento do corpo, para sua edificação em amor.
Além
de mostrar-lhe, que algumas virtudes destacadas em certos Dons, mais visíveis do
que em outros mais demonstráveis, como a Glossolalia, pode ser aparentemente
uma demonstração de Poder e maior virtude do Espírito na vida daqueles que tem
estes Dons e exercitam, no seio da Igreja.
1 Pedro 4. 10-11
Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da
multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se
alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo
Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para
todo o sempre. Amém.
No entanto, não é assim,
como nunca o foi, no contexto bíblico, a aparência não substitui o conteúdo do
vaso.
Rm 12. 3-8
Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si
mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé
que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos
membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos
muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos
outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se
é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em
ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse
dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com
cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
Entendendo
que o uso do verbo – concedido –
tenha o significado de concessão, ou seja, algo provisoriamente dado para ser
utilizado a favor da igreja e da causa daquele que tem em seu poder eterno, os
dons e os dá a quem quer, ou segundo a necessidade ele dá a quem quer, sob este
ângulo, ou seja,a absoluta necessidade da dação para uso no seu serviço.
DONS ORDINÁRIOS/MINISTÉRIOS:
1.Pastores
e mestres - Rm. 12:7; Ef. 4:11; I Tm. 3:1-7
2.Presbíteros
(dom de dirigir e governo) - I Co 12:28; Rm. 12:8; I Tm. 5:17
3.
Diáconos (dom de serviço, distribuição, misericórdia) - Rm. 12:7-8; I Tm.
3:8-13
DONS EXTRAORDINÁRIOS/MINISTÉRIOS
(veja I Co 12:28-30; Ef 4:11)
1.
Apóstolos
2.
Profetas (palavra de sabedoria; de conhecimento - I Co 12:8)
3.
Evangelistas
4.
Discernimento de espíritos (I Cor. 12:10)
5.Línguas
6.
Interpretação de línguas
7.
Operadores de milagres; curas (“fé” inclusive (?) I Co 12:9); veja Order in the Offices, editado por
Mark Brown
Três Leis ou Princípios.
-Dom
-Poder
-Senhorio
-Êxtase
com razão
-Fortalecimento
do homem.
Paulo
insere três leis que ou princípios norteadores com estes versículos. 1
Coríntios 12:2,3
Eles
servem como distinção para a ação do Espírito Santo.
1- O Principio do controle consciente.
Diferente
aos cultos pagãos, conhecidos pelos de Corinto, o poder, e mover do Espírito
Santo não impele as pessoas a impetuosidade da compulsão em seus atos.
Pelo
contrário, age de maneira serena na personalidade humana, ele dá Poder sem
subjugar ao que o recebe.
2- O Princípio da Glorificação de Cristo
Cristo,
nesta lei ou princípio é sempre glorificado. Nunca pode deixar de se-lo pois
ele recebeu a Gloria do Pai, sob a obediência na cruz.
A
manifestação do Espírito Santo se coaduna e se harmoniza com ete princípio, de
tal maneira que a Glorificação é inerente a manifestação do Espírito Santo na
vida do que recebe o Dom.
3- O Princípio da Fé em Cristo.
Este
princípio manifesta a questão, sempre presente no Ministério escriturístico de
Paulo, no qual Jesus Cristo é O Senhor de todas as coisas, na Obra da Salvação.
Assim,
todos que recebem o Dom do Espírito Santo o recebem porque se submeteram ao
Senhorio de Jesus em toda a sua maneira de viver.
Há Dons melhores?
Há Dons menores?
Portanto,
procurai com zelo os melhores dons;
e eu vos mostrarei um caminho mais excelente. 1 Coríntios 12: 31
A
discussão secular e notadamente em nossos dias, não diminuída, sobre a natureza
e uso dos Dons relacionados em I Coríntios 12-14, Romanos 12 e Efésios 4 é
longa difusa e encontra discípulos e defensores de variadas teses.
Alem,
de novidades de
A
ênfase do Apóstolo Paulo neste discurso envolve uma questão que ainda é
tenuemente discutida entre os da Igreja.
Trata-se
da graduação dos Dons Espirituais.
O
texto abaixo nos dá uma mostra do que Paulo busca ensinar, utilizando um método
de ensino, no qual as perguntas fazem os ouvintes/leitores buscarem as
respostas, que obviamente só Paulo tem, pois se trata de uma Revelação
doutrinária.
Mas a manifestação do Espírito é dada a
cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da
sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro,
pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E
a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de
discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a
interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas
coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Têm todos o dom de
curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos? 1 Co 12:7-11;30
Uma
das discussões sobre o uso dos Dons em Corinto, na Igreja que Paulo fundara era
sobre:
- se o uso dos Dons torna o que o tem maior ou
menor, ou melhor, entre os da Igreja em Corinto, pelo uso maior ou menor, pelo
tipo ou manifestação do Dom.
Se o Dom da elocução que expõe o que fala
línguas estranhas, sendo, portanto mais evidentes; pelo texto podemos ler que
há até mesmo o mistério da variedade de línguas, não sendo o que recebe este
dom apenas dotado de apenas uma forma unida de falar:
“e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas”.1 Coríntios 12:10
“e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas”.1 Coríntios 12:10
Ou os Dons que se manifestam, de outras formas,
ou mesmo pela elocução, como o de profetizar, mas sem o mistério das línguas;
“pelo mesmo
Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a
operação de maravilhas”;
A
aparente exposição e uso de certos Dons serviria e os colocaria, aparentemente,
em destaque na Igreja.
Abro “aspas” para
destacar:
O
dom para ser aperfeiçoado conduz a algumas exigências, uma delas é o
compromisso.
Principal
compromisso: com Deus.
Compromissado
com deus o exercício do Dom retira daquele que recebeu, algumas coisas da
personalidade humanizada, próprias do ego.
Entre
elas a vaidade.
Não
ponha o seu dom acima de Cristo.
-Acima
da Igreja.
-Acima
da Liderança.
Dom
e ética andam juntos!Osvarela
Se
você tem Dom o Dom é de uso da coletividade e, a exceção do Dom de línguas, é
para aperfeiçoamento e utilidade, segundo o Espírito Santo da Igreja, do Corpo
De Cristo, portanto ela está acima do que tem dom.
Dom
para ser aperfeiçoado no uso requer: exercitar.
Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que
existe em ti pela imposição das minhas mãos.Porque Deus não nos deu o espírito
de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. Portanto, não te
envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu;
antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus 2 Tm 1:6-8
Sempre
digo que talento (habilidade natural)
embora dado infere suro e esforço, por ser recebido da mesma forma, por charis,
o dom requer por imaturidade, o exercício de sua aplicabilidade, e embora sendo
espiritual necessita ser aperfeiçoado, pois requer não temer ter consciência de
reconhecer o dom aquele que o tem. Pois, haverá a necessidade de não temer usar
o seu dom.
Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém
administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja
glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o
sempre. Amém.
1 Pe 4:11
Quem
usa o dom com certeza de seu Dom, poderá a cada dia, ser uma pessoa controlada
pelo Espírito Santo, pois conhecerá o que o Espírito Santo realmente requer que
se realize em cada instante.
Veja quadros abaixo:
Dons de Expressão
Também
chamados “dons orais”.
DOM
DE PROFECIA
DOM
DE VARIEDADES DE LÍNGUAS
DOM
DE INTERPRETAÇÃO DAS LÍNGUAS(Este seria o aconselhado por Paulo, a ser
buscado)
Esta
é uma formulação prática de Paulo ao tratar o assunto de forma didática e
espiritual, explicitando para que, e o que se constitui o Dom para a Igreja.
|
Glossolalia (do grego
γλώσσα, "glóssa" [língua]; λαλώ, "laló" [falar])
É
destacável a impressão de Paulo para um assunto debatido, por muitos sobre as
línguas, a glossolalia.
De sorte que as línguas são um sinal, não
para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis,
mas para os fiéis.Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem
indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?Mas, se todos
profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos
é julgado.E, portanto, os segredos do seu coração ficam manifestos, e assim,
lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está
verdadeiramente entre vós.Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um
de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.E, se
alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito
três, e por sua vez, e haja intérprete. 1
Co 14:21-27
Quando
Paulo destaca esta revelação sobre estes dois Dons ele posiciona não a
qualificação, mas a finalidade, utilidade e objetivo da charis.
-Ou
seja, falar em línguas é necessário para revestimento dos crentes, e servem
como sinal para os infiéis, os descrentes, como sinal da presença de algo
divino e superior na reunião.
Mas,
a profecia é algo que permite que:
-A
igreja seja edificada, e não somente o que ora em línguas;
-Deus
possa revelar, pela boca daquele que profetiza, desvendando os segredos do
coração do infiel e este poderá, além de sentir que há algo diferente no lugar
e na reunião, ver e ouvir revelados algo que só ele e Deus poderiam saber;
-Se
não há profeta a língua pode ser falada, mas sob a orientação e com cuidado, e
que haja a manifestação interpretativa do que Deus quer falar com a Igreja,
para que ela seja edificada;
A
palavra grega para “diversidade”, em o Novo Testamento, é “diairésis” (διαίρεσις), cujo significado é o mesmo,
ou seja, “variedade” no sentido de “distribuição, divisão, separação”.
A
sabedoria de Deus é “multiforme” (Ef.3:20), assim como é “multiforme” a Sua
graça (I Pe.4:10), de modo que não podemos, de forma alguma, exigir que todos
os salvos tenham a nossa mesma “forma”, o nosso mesmo “jeito”.
At.11:23 O qual, quando chegou, e viu a
graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com
propósito de coração;
Identificamos
um salvo não pela sua aparência, não pelo seu modo de servir a Deus, mas, sim,
com o “olhar de Barnabé”, i.e., verificando se, no grupo social que
encontramos, naquela igreja local com que nos deparamos, há a “graça de Deus” e
o “propósito do coração para permanecer no Senhor”
Dentro
do conceito, pelo qual, os Dons são concedidos em uma amplitude de atividade a diairesis,
(a diversidade) seja na operação, na sabedoria, ou nos Dons, como um bem comum eclesial, visando um fim que seja
proveitoso para a Obra de Deus.
Que
ressalto, só pode ser realizada neste Tempo da Graça, através da Operação do
Espírito Santo:
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse
vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.Jo 14:26
Mas, quando vier o Consolador, que eu da
parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito
de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. E vós também
testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio. Jo 15:26-27
Todavia digo-vos a verdade...se eu não
for, o Consolador não virá a vós; mas,
quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do
pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da
justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;E do juízo, porque já o
príncipe deste mundo está julgado... Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque
não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que
há de vir. Jo 16:7-13
Assim,
ainda que se falem línguas, estas são um Dom “menor”, não são e nem deve ser
vistas como a suprema charis operativa ou funcional no seio da Igreja.
É
sob esta ótica que Paulo adentra nos mistérios dos Dons e das qualificações das
coisas aparentes, mas necessárias que tornam a Unidade, com diversidade e
multiforma, através do Espírito que é Único, mas coexistente em Deus Pai, e no
Filho para nos dar o entendimento que há graduação dos Dons, pela operação de
cada um no Corpo da Igreja.
Primeiro:
As
línguas só nutrem os que falam;
As
línguas não educam o Corpo;
As
línguas sozinhas não sustentam a Igreja, para que seja um Dom útil, como o são,
e por isto foram dadas (aqui falo como
Paulo fala do entendimento dos de Corinto, aos quais Paulo exortava), pois
necessitam de que haja interpretação para que sejam anunciados os mistérios de
Cristo de forma inteligíveis –
1 Co 14.2-6 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão
a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.Mas o que profetiza fala aos homens, para
edificação, exortação e consolação.
As profecias nutrem todo
o Corpo;
O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. ...
porque o que profetiza é maior do que o
que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja
receba edificação. E agora, irmãos, se
eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos
falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da
doutrina?
O
Apóstolo Paulo através de sua doutrinação insere e planifica o assunto na ação
direta da tríplice ação.
1 Co 12:4-6 Ora, há diversidade de
dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é
o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em
todos.
Paulo
agora insere o assunto na multiforma visão da utilidade dos Dons em atividade:
Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus
membros em particular. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em
segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de
curar, socorros, governos, variedades de línguas.Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres?Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? Interpretam todos? 1 Co 12:27-30
1º
- Dons
2º
- Ministérios
3º-
Operações
“Portanto, procurai com zelo os melhores
dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente”. 1 Co 12:31
Classificação
dos Dons
SEÇÃO I
QUADROS
E TABELAS – Esclareceremos em uma 3ª Etapa;
Relacione: Leitura E Quadros.
1.
1. Dons
Ministeriais
APÓSTOLOS
PROFETAS
EVANGELISTAS
PASTORES
MESTRES
1.
2. Dons Auxiliares
GOVERNOS
EXORTAÇÃO
REPARTIR
PRESIDIR
EXORTAÇÃO
REPARTIR
PRESIDIR
EXERCITAR MISERICÓRDIA SOCORROS
1.
3. Dons Espirituais
DOM DE SABEDORIA
DOM DA CIÊNCIA
DOM DE SABEDORIA
DOM DA CIÊNCIA
DOM DA FÉ
DONS DE CURAR
DOM DE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS
DOM DE PROFECIA
DOM DE DISCERNIR OS ESPÍRITOS
DOM DE LÍNGUAS
DOM DE INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS
Agrupamento de acordo com: Deus o Espírito Santo E A Existência e a Pessoa do Espírito
Santo…/Severino Pedro da Silva, 1ª ed. – Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias
de Deus, 1996.
De acordo com o
ensino geral da Bíblia, os dons podem ser classificados em três grupos
distintos:
Pela
ordem de citação, os dons espirituais estão assim relacionados:
DOM DA PALAVRA DA
SABEDORIA
DOM DA PALAVRA DA
CIÊNCIA
DOM DA FÉ
DONS DE CURAR
DOM DE OPERAÇÃO DE
MARAVILHAS
DOM DE PROFECIA
DOM DE DISCERNIR OS
ESPÍRITOS
DOM DE VARIEDADES DE
LÍNGUAS
DOM DE INTERPRETAÇÃO
DAS LÍNGUAS
Estes dons são
classificados de acordo com a sua natureza.
1.
1. Dons
de Saber
Também chamados
“dons de revelação”.
DOM DA PALAVRA DA
SABEDORIA
DOM DA PALAVRA DA
CIÊNCIA
DOM DE DISCERNIR OS
ESPÍRITOS
1.
2. Dons
de Poder
Também chamados
“dons de operação sobrenatural”.
DOM DA FÉ
DONS DE CURAR
DOM DE OPERAÇÃO DE
MARAVILHAS
3. Dons de Expressão
Também chamados
“dons orais”.
DOM DE PROFECIA
DOM DE VARIEDADES DE
LÍNGUAS
DOM DE INTERPRETAÇÃO
DAS LÍNGUAS
Alguns
desses dons são citados em outros textos relacionados ao mesmo assunto:
REAGRUPANDO.
Realizei este reagrupamento sem perder a noção doutrinária usual, reconhecida entre nós, pentecostais.
Realizei este reagrupamento sem perder a noção doutrinária usual, reconhecida entre nós, pentecostais.
GRUPO
DE SERVIÇOS
Administração:
Capacidade de guiar, dirigir, liderar e cuidar da igreja.
Doação:
Capacidade de fazer contribuições excepcionais de seus próprios recursos
materiais para outros crentes.
Hospitalidade:
Capacidade de receber os viajantes que necessitam de alimento e abrigo Serviço: Capacidade de identificar as
necessidades de outros e ajudá-los a enfrentá-las.
Misericórdia:
Capacidade de oferecer consolo e bondade aos aflitos.
GRUPO
DE MINISTROS
Apostolado:
Capacidade de servir como missionário e outro representante especial de Deus.
Pastor/Mestre:
Capacidade de liderar, proteger, guiar, ensinar e cuidar dos membros do corpo
de Cristo.
Ensinar:
Capacidade de entender as implicações da revelação de Deus para a vida diária,
e de guiar outros para que entendam e vivam a verdade de Deus.
Exortação:
Capacidade de encorajar, consolar e admoestar outros de maneira construtiva.
SUB-GRUPO
DE MINISTÉRIO
Evangelização:
Capacidade excepcional de conquistar outros para o Senhor.
PODER
E AÇÃO
Fé:
Capacidade de acreditar no poder que Deus tem para atender necessidades
especiais.
Milagres
e Curas: Capacidade de Liderar, proteger, guiar, ensinar e
cuidar dos membros do corpo de Cristo.
PODER
E ELOCUÇÃO
Profecia:
Capacidade de entender e comunicar uma mensagem imediata de Deus ao seu povo.
Discernimento:
Capacidade de distinguir verdadeiras de falsas fontes da revelação.
Interpretação
de línguas: Capacidade de entender e explicar as palavras de
alguém que fala outras línguas.
Línguas:
Capacidade de falar em linguagem desconhecida (espiritual).
BIBLIOGRAFIA
Strong
– Dicionário
Apontamentos
do autor
Bíblia
Palavras Chaves - CPAD – 2012
Bíblia
Plenitude – SBB
Novo
Testamento Interlinear - Grego/Portugues – SBB
Comentário
Histórico-Cultural - CPAD – Lawrenc O Richards –
New
Testament Life & Times
Bíblia
Plenitude
Bíblia
Dake – CPAD
A
Manifestação Do Espírito – CARSON, D.A.
Dicionário Bíblico
Concordância
Analítica do Grego do Novo Testamento
Daniel
Alejandro Flores
-missaobrasilestudos.no.comunidades.net
COMUNHÃO
DOS SANTOS - A MISSÃO CONCILIADORA DA IGREJA.
-seminarioteologia.wordpress.com
Pastoreados
por Paulo – Azevedo, Israel Belo de- Hagnos- SP - 2011
Continua na 3ª Parte...
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