sábado, maio 31

MINISTÉRIO DE PASTOR LIÇÃO 9 – REEDIÇÃO EM 2021 CPAD

MINISTÉRIO DE PASTOR
LIÇÃO 9 – CPAD EM EDIÇÃO – PODE SOFRER REVISÃO PELO EDITOR
Texto Áureo: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas”. João 10:11
Leitura Bíblica Em Classe.
1 ª parte do texto - João 10:11-14
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Jo 10:11 γ εμι  ποιμν  καλς•
 ποιμν  καλς τν ψυχν ατο
τθησιν πρ τν προβτων. 
Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
2 ª parte do texto - Tito 1:7-11
Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;
Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.
Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,
Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância.
3ª parte do texto - 1 Pedro 5:2-4
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.
Etimologia
A palavra grega no NT traduzida por "pastores" é poimen que significa pastores. "Pastor" é a palavra latina para aquele que pastoreia. 
ποιμνας – poiménas que está em Ef 4:11, é uma declinação masculino plural de ποιμν  - poimén. A palavra é usada no plural, ou seja, "pastores".
Na língua hebraica, o termo correspondente é raah, baseada na ideia de "cuidar dos rebanhos", "dar pasto".
Jo 10:14 γ εμι  ποιμν  καλός, καὶ γινώσκω τὰ ἐμά, καὶ γινώσκομαι ὑπὸ τῶν ἐμῶν. 
Jo 10:14
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. 
Cognato - Uma palavra grega cognata é ‘poimanate’, que significa "pastoreai", "dai pasto", como em 1Pe 5.2.
1Pe 5:2 - Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
1Pe 5:2 ποιμνατε τ ν μν πομνιον το Θεο, πισκοποντες μ ναγκαστς, λλ κουσως• μηδ ασχροκερδς, λλ προθμως,
Na Bíblia, "pastor" pode ser alguém que, literalmente, cuida de ovelhas. A forma singular acha-se no AT somente em Jr 17:16. A forma plural aparece por dezessete vezes, dentre os quais os trechos de Jr 2:8; 3:15; 10:21; 23:1,2 servem de exemplo. Na língua hebraica, o termo correspondente é raah, baseada na idéia de "cuidar dos rebanhos", "dar pasto".
Já no NT, o termo grego correspondente é poimen, um substantivo que figura somente em Ef 4:11, onde o pastor aparece como alguém que Deus deu à Igreja como um dom. Jesus é o principal Pastor, segundo ser vê no Evangelho de João, capítulo dez.
Uma palavra grega cognata é poimanate, que significa "pastoreai", "dai pasto" (1Pe 5:2).
Esse pastoreio espiritual deve incluir um ensino sério, além do trabalho de cuidar das ovelhas, em todos os sentidos.
מרעית mir ̀iyth - no sentido de alimentar; n f - pastoreio, pastagem, ato de pastorear; - pastagem; - rebanho (meton).
נוה naveh ou (fem.) נוה navah -  n m - moradia, habitação, morada de pastores ou rebanhos, pasto; morada (do rebanho); morada (de pastores);
נקד noqed - n m - criador de ovelhas, pastor de ovelhas.
רעה ra ̀ah – v.  apascentar, cuidar de, pastar, alimentar; cuidar de, apascentar; pastorear; pastor, aquele que cuida dos rebanhos (substantivo); alimentar, pastar; Piel - ser um amigo especial.
O PARADIGMA DO PASTOR
O cargo que tem mais peso na vida dos obreiros é o cargo de pastor.
Por quê?
Jesus se auto denominou Pastor. Ele é o Sumo Pastor.
Todas estas afirmativas de Jesus levam-nos a colocar em conta a atividade pastoral como uma difícil tarefa, pois a forma pela qual Jesus manteve o seu Ministério é um parâmetro muito elevado.
Em Hb 13:20 Jesus é chamado de "o grande Pastor". Pedro, o discípulo apontado pelo Mestre como cuidador das ovelhas, por sua vez, chamou-O de "Pastor e Bispo (Supervisor) das vossas almas" (1Pe 2:25).
Pedro foi notificado pelo próprio Jesus, depois de ressuscitado:
E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos. E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. João 21:14-17
Como Ser Pastor
Imitar a Jesus é o fundamento inicial e permanente.
O pastor deve estar atento a qualificação, que Jesus conquistou, ao dar a sua vida por nós, ovelhas de outro aprisco, além da Casa de Israel, mas que mesmo assim Ele se entregou por nós.
“Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas”. João 10:16,15
Um pastor na cultura israelense era cuidador do rebanho de uma vila inteira. O rebanho de ovelhas era a segurança de uma família, representava riqueza, é isto que Jesus aponta para o cuidado de apenas uma ovelha que fugiu do redil. Ela representava a integridade do valor de um rebanho. “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos,” Pv 27:23.ss
Ser líder – o verdadeiro pastor é seguido por suas ovelhas e elas não seguem a outro que não seja o seu legitimo pastor, ou alguém que ele comissione para cuida-las, alguém da mesma qualidade. Assim, Jesus agiu, o Bom Pastor, Jesus Cristo ao enviar o Paracleto, alguém da mesma qualidade, o Espírito Santo.
Davi como um tipo de Cristo agiu da mesma maneira, ao ser indicado pelo seu pai Jessé para ir visitar os seus irmãos, ele antes de ir para frente da batalha com os filisteus deixou seu rebanho sob os cuidados de um guardador fiel: “Davi então se levantou de madrugada, pela manhã, e deixou as ovelhas com um guarda, e carregou-se, e partiu, como Jessé lhe ordenara; e chegou ao lugar dos carros, quando já o exército saía em ordem de batalha, e a gritos chamavam à peleja”. 1 Sm 17:20
Protetor - Atalaia – o que avisa o perigo e socorre a suas ovelhas.  “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores”. Mt 7:15.
Da mesma forma, ao se pesquisar como atuavam os pastores vamos encontrar locais de onde eles vigiavam suas ovelhas, nesta região encontramos a מגדל אדר Migdal- ̀Eder um n pr. Que significa “torre do rebanho”.
Fiquemos na torre de vigilância de nossos rebanhos, pois ele tem um dono e nós fomos convocados para cuidar deste rebanho.
Como na cultura hebraica uns cuidam de um rebanho regional, outros cuidam de rebanho de uma vila, outros cuidam de rebanho local.
A igreja é o מקדה Maqqedah - “lugar dos pastores” é o local onde se deve juntar o rebanho de Deus. Significa morar junto ao rebanho - נאה na’ah ou (plural) gr. נאות; n f Ναιν - pasto, habitação, habitação de pastor, morada, prado.
Porta e porteiro – “Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas”. João 10:2.
Segundo a tradição de pastoreio em Israel o pastor dorme na entrada do curral das ovelhas. Assim, ele é a barreira entre o rebanho e qualquer perigo noturno. E sabe também se alguma ovelha chega atrasada ao rebanho e ele tem que ir buscá-la. Por isto, o termo grego que pode ser utilizado para morada de pastor e prado das ovelhas tem a mesma informação literal do lugar da ovelha, tanto quanto o lugar do pastor estar.
Cuidador – todo cuidador tem intimidade dos que por ele são cuidados. Todos conhecem a sua voz, a sua maneira de cuidar. Conforme destaco na etimologia no hebraico, raah,  dá a ideia de "cuidar dos rebanhos", "dar pasto" ao rebanho (meton)
Provedor de alimentopoimenas, "provedores de pasto"; aquele que guia o rebanho a pastos verdes. Assim, como o Senhor prepara os pastos, o pastor deve estar a atento a sua condição de alimentador do seu rebanho, nisto ele deve cuidar para que haja sempre alimento vivo e permanente para as suas ovelhas.
A cultura da vida de um pastor exigia que ele conhece a terra para prover água e pastagem para seus rebanhos.
Era necessário conhecer a importância dos mananciais, conhece-los e cuidar para que na época da seca soubesse tirar água deles.
Era necessário proteger, colocando-se uma pedra pesada como lacre destas fontes.
Os perigos:
Havia na região onde lês pastoreavam lobos, ursos, chacais, hienas e uma série de perigos e animais selvagens para atacar o rebanho.
Por isto, Jesus cita que o que não tem chamada, o que quer só receber salário, que só quer o dinheiro, este é o mercenário (mercenário é um que luta,trabalha só pelo dinheiro e não tem compromisso com a causa).
Aquele que medica – médico; Há uma palavra que sugere e pode ser usada para o termo pastor, como para médico: אליל ’eliyl é um adj m. referindo-se a médicos, pastor de ovelhas.
Como Doutor e atalaia, uma das funções primordiais do Pastor é zelar por suas ovelhas de forma que todo "vento de doutrina" seja refutada -Ef 4:14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”; e todo crente seja admoestado a "lutar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos". cf. Jd 3
Ensinador - No ensino - No grego o termo indica que eles são: poimenas, "provedores de pasto" kai "e "didaskalous, "ensinadores". a atividade pastoral indica a obrigação de lidar com pessoas e entre as obrigações está a de dar ensino segundo cada uma delas, como ovelhas comsabores diferentes e necessidades diferentes.
 “Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas”. João 10:12
Deus instituiu os pastores
E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo... Efésios 4:11-13
A Obrigação de ter Ciência e Conhecimento
Pastores são Ministros que cuidam do rebanho, tendo como modelo Jesus o Bom Pastor. Jo 10:11-16.
Para tal dever é necessário ao pastor, ser aquilo que encontramos na etimologia da palavra, no grego, poimenas, "provedores de pasto" kai "e" didaskalous "ensinadores".
Prover pasto, ou seja, alimentação para suas ovelhas, ter cuidado delas.
Ser um ensinador, um discipulador para formar o rebanho de Deus.
Alguns querem ser pastores, mas não se dedicam a providenciar pasto para as ovelhas de “Seu Pai”, como fazia Davi, ao cuidar das ovelhas,livrando-as do lobo, do leão e do Urso, figuras que hoje se introduziram no seio da Igreja a espreita de uma brecha na condução do rebanho e estão quebrando as pernas da ovelha, tirando um “naco” do melhor delas e em muitos caos matando-as.
O que é um pastor de ovelhas?
Como escrevemos aqui, é alguém que cuida do rebanho de alguém.
Poderia ser um rebanho próprio, mas como Davi ele cuidava do rebanho de Jessé, seu pai!
Assim, os pastores devem ser qualificados para cuidar do rebanho de Nosso Pai celestial.
O próprio Jesus deu o exemplo, ao mandar, em contínua comunhão com O Pai, o Espírito Santo para cuidar do Seu rebanho, A Igreja, até a sua volta.
O próprio Deus indica que ele dará pastores segundo o seu coração e com sabedoria e conhecimento.
E vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência”. Jr 3:15
Muitos querem o titulo, mas não as obrigações e tempo para se formar um pastor, ainda que chamado por Deus, necessita, como nos idos de Jesus conhecer a sua atividade e assim serem reconhecidos pela Igreja.
Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo”. 1 Tm 3:6
É necessário entender que no momento atual da Igreja devido a hierarquia e consagração estar aliada a inserção de novos ministros no corpo ministerial, seja pelo crescimento do rebanho de Deus, seja pela via fútil (que Deus nos guarde) da ganância de poder, há muitos que estão sendo consagrados pastores, mas na realidade ministerial, embora alguns sejam aptos, e não se enquadre nestes malefícios carreirista, acabam não exercendo com totalidade a função/cargo de um pastor.
É de se entender que há alguns destes, que no máximo deveriam ser chamados de evangelistas (sem nenhum demérito, aos Evangelistas, no caso das Assembleias de Deus e no caso bíblico), ao invés de pastores, mestres e missionários/apóstolos.
Além disto, temos problemas de qualificação com muitos que se chamam, ou se auto-intitulam pastores são pessoas desqualificadas e carreiristas do Evangelho ou por egocentrismo.
Manda estas coisas e ensina-as. Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá”. 1 Tm 4:11-13
Para ser pastor é necessário ter capacidade de ensinar é necessário ter e adquirir conhecimento.
Ou dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não sei ler”. Is 29:12
A minha página na Internet foi construída há mais de anos sob o lema: “Meu Lema: Estudar a Bíblia é uma necessidade, Ensinar é um Mandamento.”
Ensinar é um mandamento divino e dado a Igreja.
Já se dizia “quem não senta para aprender, não pode estar de pé para ensinar!
Ou seja, ninguém eu quer ensinar – função pastoral - poderá ensinar se não aprender, antes?

Mandamento aos pastores: “Aprender para poder ensinar!”.
CONTINUA

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger