Não Cobiçarás – 1ª Parte
Texto Áureo
Lição
12 CPAD 1º TRIMESTRE 2015
Estudando
o 10º Mandamento
Edição e estudo Pr Osvarela
“De ninguém
cobicei a prata, nem o ouro, nem a veste” Atos 20.33
“Quando desejamos mais do que o suficiente, estamos cobiçando.
Agostinho
Leitura Bíblica em Classe
Êxodo 20.17
“Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do
teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu
jumento, nem coisa alguma do teu próximo”.
I Reis 21. 1-5
E
SUCEDEU depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em
Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.
Então
Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta,
pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor:
ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
Porém
Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus
pais.
Então
Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote,
o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E
deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.
Porém,
vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o
teu espírito, e não comes pão?
I Reis 21. 9-10
E
escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo.
E
ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo:
Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que
morra.
I Reis 21. 15,16
E
sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote, e morrera, disse a
Acabe: Levanta-te, e possui a vinha de Nabote,
o jizreelita, a qual te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é
morto.
E
sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto, levantou-se para descer
para a vinha de Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela.
-
chamado a koinonia – sem exploração
dos pobres pelos ricos e pelo rei; estudado na lição – A Vinha de Nabote.
Textos auxiliares:
"Cobiçais,
e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e
guerreais, e nada tendes, porque não pedis." Tiago 4: 2
"Porque
o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns
se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." I Timóteo 6: 10
"Com
efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho,
não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume:
Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." Romanos 13: 9
"E
cobiçam campos, e roubam-nos, cobiçam casas, e arrebatam-nas; assim fazem
violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança." Miquéias
2: 2
"Porque
vos envergonhareis pelos carvalhos que cobiçastes, e sereis confundidos pelos
jardins que escolhestes." Isaías 1: 29
"O
cobiçoso cobiça o dia todo, mas o justo dá, e nada retém." Provérbios 21:
26
“Ensina-me,
ó SENHOR, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim. Dá-me
entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração. Faze-me
andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer. Inclina o meu
coração aos teus testemunhos, e não à
cobiça”. Salmos 119. 33-36
"E
tu entre os presos vires uma mulher formosa à vista, e a cobiçares, e a tomares
por mulher," Deuteronômio 21: 11
Etimologia
Cobiçar
poderia ser traduzido também por “ansiar
por”.
Cobiçar
- significa desejar ou ter ambição. Querer algo não é errado, mas querer isso,
às custas dos outros ou por causa de ciúmes ou inveja.
אוה - ’avah; v. desejar,
inclinar-se a, cobiçar, esperar pacientemente, querer, suspirar, ansiar,
ambicionar, aspirar, preferir; desejar, ansiar por (comida e bebida); desejar,
ansiar por, desejar com ardor (referindo-se aos desejos corporais).
חמד - chamad – v. desejar, cobiçar, ter prazer em, deliciar-se em; desejar;
ser desejável; agradar-se muito, desejar muito; n. f. desejabilidade.
επι θυμεω - epithumeo; v. girar em torno de
algo; ter um desejo por, anelar por, desejar; cobiçar, ansiar; daqueles que
procuram coisas proibidas
επι πο τεω - epipotheo; v. almejar, ter saudades
de, desejar; dedicar-se com amor, desejar ardentemente; cobiçar, abrigar
desejos proibidos.
Introdução
No
original grego, é "epithumia".
Portanto, etimologicamente a Cobiça está dentro dos parâmetros dos pecados
originados pela concupiscência, seja visual ou psíquica:
Gálatas. 5:16 “Digo, porém: Andai em
Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”. - concupiscência - no original grego, é "epithumia" que pode ter um sentido positivo ou um sentido
negativo. Assim, pois, pode indicar um desejo intenso e bom. (Fil. 1:23,24).
Como
o texto bíblico, bem nos informa:
“O cobiçoso
cobiça o dia todo, mas o justo dá, e nada retém”. Provérbios
21: 26
Corpo - A Cobiça é um sentimento doentio, que
toma forma e domina o homem, por todo e qualquer momento, tal como uma doença
depressiva e obsessiva, pois faz quem o tem almejar alo que outro tem e faz
este doentio ser, desejar de todas as formas obter coisas, propriedades até
mesmo amores do próximo, como a mulher.
Mente - A cobiça domina a mente
do cobiçoso e o impedem de trabalhar, para conquistar, aliás o mandamento de
Deus para o homem.
“Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua
casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse:
Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na
sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão”. Torna o homem
depressivo: “Que há, que está tão
desgostoso o teu espírito, e não comes pão?”
Pensamentos - O cobiçoso fica tão
envolvido em seus pensamentos que sequer observa que neste modo de pensar nada
alcança ou produz, suas energias construtivas são usadas, de forma improdutiva.
Não se lembra de Deus para buscar sabedoria na aquisição de seus bens, Ele que
nos dá tudo.
"Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois
invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque
não pedis." Tiago 4: 2
O pior da Cobiça: “Nada
podeis alcançar”
“Nada tendes...” - o engano de que se
apropriando mentalmente ou em pensamento dos bens de alguém, o homem, atingido
por ela torna-se um ser improdutivo, incapaz de realizar algo de sua própria
lavra e pensamento.
“E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu
pão”
Quando
um simples gesto de humildade e conhecimento do Deus do Monte Sinai, pode fazer
tudo mudar.
Eis
uma das razões para a Declaração do Mandamento “Não cobiçarás”: o reconhecimento de que todos podem ter tudo, basta
apenas pedir a Deus.
“...nada
tendes, porque não pedis. Pedis, e não
recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites...”
Tiago 4:2-3
Quando
O Senhor insere o Mandamento sobre a
Cobiça, ele sabe que a vizinhança é dominada pela visão do produto alheio.
Assim
tudo parece ser melhor no quintal do vizinho, as rezes do vizinho são, ou
parecem, mais gordas, mais sadias. Em uma sociedade que viveria em condições
particulares de vizinhanças, era necessário estabelecer o limite, para que cada
um sentisse, que o seu também era bom, e era o melhor de Deus para cada um.
Discurso
A Cobiça envolve:
Êxodo 20.17
“Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do
teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu
jumento, nem coisa alguma do teu próximo”.
Casa
alheia – poderíamos inferir, que este termo inclui a vida intima alheia, a
felicidade de uma família, a forma construtiva e operacional bem-sucedida de um
Clã, como tantos que viviam entre a nação hebreia. Tudo quanto uma família, ou
um chefe de família tem, está no contexto da “casa”, incluindo todos os seus
bens, entre eles os servos, rebanhos, filhos e filhas e sua esposa.
Muitas
vezes, as frustrações pessoais podem levar uma pessoa a desejar ter, até mesmo,
quanto for possível, a vida de outrem, como a sua esposa, seus filhos, suas
propriedades e conquistas e muitos por este fato, acabaram indo pelo caminho do
mal e destruição do próximo, com Caim!
Inveja
Morte
São
os frutos da cobiça: “E sucedeu que, ouvindo Acabe,
que Nabote já era morto, levantou-se para descer para a vinha de
Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela”.
A prata
O ouro
A veste
Mulher
Rebanhos
Morte
Combates
Guerras
Dinheiro - "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a
espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a
si mesmos com muitas dores." I Timóteo 6: 10
Todo
e qualquer tipo de bens materiais, como: fazenda,
propriedades, pomares e plantações
- "E cobiçam campos,
e roubam-nos, cobiçam casas, e arrebatam-nas; assim fazem violência
a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança." Miquéias 2: 2
Traz
vergonha e confusão, ao cobiçoso:
"Porque vos envergonhareis pelos carvalhos
que cobiçastes, e sereis confundidos pelos jardins que escolhestes." Isaías 1: 29
- tudo que é alheio atrai
o cobiçoso.
Deus
ao ditar este mandamento o coloca de tal forma, que impede que tudo que o outro
tem seja observado por alguém como algo a ser conquistado, o alheio não deve
ser algo de nossos planos futuros, ou imediatos. A cobiça leva o homem a
planejar o mal e ser vitimado, eternamente, se não se arrepender, embora tenha
que pagar pelos erros, a cometer desatinos.
Então vieram dois homens, filhos de Belial,
e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra
ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e
contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu. Então
mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu. E sucedeu que,
ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote, e morrera, disse a Acabe:
Levanta-te, e possui a vinha de Nabote, o jizreelita, a qual te recusou dar por
dinheiro; porque Nabote não vive, mas é
morto. 1 Reis 21:13-15
A
Escritura Neotestamentária confirma a utilidade deste Mandamento;
“De ninguém cobicei a
prata, nem o ouro, nem a veste” Atos 20.33
A
cobiça tem, no sentido moral a sua condenação, como toda ambição ilícita :
“Não levantarão, pois,
todos estes contra ele um provérbio, um dito zombador? Dirão: Ai daquele que
acumula o que não é seu (até
quando...”!
Habacuque 2.6
A cobiça é uma desordenação
espiritual e uma forma de ação da carne contra o Espírito, querendo impedir a
ação benéfica na vida do homem.
“Porque
a carne
cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes
opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis”. Gálatas 5:17
A
Morte é o destino dos cobiçosos.
A
nossa mãe Eva foi vitimizada por ela.
Jacó,
idem.
A
seriedade da cobiça se vê no fato de que foi a causa da queda - Gênesis 3:6.
“E viu a
mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore
desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a
seu marido, e ele comeu com ela”.
É
a cobiça que gera o desprezo pela virtude e o pecado.
“Não te indignes por causa dos malfeitores, nem
tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Descansa no SENHOR, e
espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos”.
Salmos 37:1,7
O
parto gerado pela cobiça:
“Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria
cobiça. Depois, havendo a cobiça concebido, dá à luz o pecado; e o
pecado, sendo consumado, gera a morte”. Tiago 1:14,15
Espírito - Seguir a orientação do
Espírito é obter um duplo livramento: por um lado, o livramento dos maus
apetites e das paixões da carne; e por outro lado, o livramento do domínio
exercido pela lei. É fácil determinar qual dessas duas coisas - a carne ou o
espírito - está exercendo domínio em alguém. IBRN
Satisfazer - Vem do grego
"teleo" que quer dizer levar ao fim, terminar, consumar. O crente
sofrerá tentações, é certo, mas poderá impedir que o pecado obtenha sua vitória
(Gn 4:7). As obras pecaminosas não se manifestarão e nem se completarão no
crente. Ele sempre encontrará forças para derrotar e frustrar a tentação, não
chegando a ceder à mesma, praticando atos pecaminosos. IBRN
A cobiça transforma o que
é santo em profano, assim como aconteceu com Acabe:
“E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um
jejum...”
No
contexto Neotestamentário, a Cobiça é um exemplo dos pecados oriundos da
perversão da mente humana, não regenerada.
É
comparável à Idolatria.
Para entender: “Querer algo não é errado, mas querer isso, às
custas dos outros ou por causa de ciúmes ou
inveja”.
A
cobiça ou avareza é idolatria, e que
aquele cobiçoso é um idólatra.
A
cobiça é a arma do avarento, comprar, adquirir o que é de outrem, o satisfaz,
mesmo que isto não lhe sirva para acrescentar, nada.
Idolatria... – por isto, os hebreus
consideravam esse pecado, como o motivo básico da corrupção do homem aquele que
aliena o homem de Deus, servindo de alicerce para todos os demais pecados.
A
Idolatria é uma obra da carne. Idolatria é tudo aquilo que usurpe o lugar que
por direito cabe a Deus. Sim. Pois, é Deus quem concede a porção para cada um
viver, segundo sua fé, ou direito obtido, pelo seu trabalho.
“E pela tua ciência perecerá o irmão fraco,
pelo qual Cristo morreu. Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua
fraca consciência, pecais contra Cristo”. 1 Coríntios 8:11-12
Por
isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e
da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
“Já por
carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; Isto
não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos,
ou com os roubadores, ou com os
idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos
escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou
avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem
ainda comais.” 1 Coríntios 5:8-11
A
palavra diz-nos que a cobiça ou avareza
é idolatria, e que aquele cobiçoso é um idólatra. Então dinheiro, posição
social, prestigio e outros prazeres carnais é muitas vezes o motivo da cobiça
de muitos que acabam morrendo espiritualmente.
Algumas
pessoas adoram o dinheiro, outras adoram a posição social, outras ainda, o
prestígio, e ainda outras, os prazeres carnais. Existem inúmeras formas de
idolatria, e quase todas as pessoas, se não sempre, pelo menos ocasionalmente,
se tornam culpadas desse pecado.
É
a plena manifestação de obras da Carne –
Sarx - Carne - Com freqüência significa o corpo físico. (paixões carnais).
A própria conversão tem por intuito transferir o indivíduo do terreno onde tais
coisas dominam para o terreno celestial ou espiritual, na forma de pensamentos
e expressões exteriorizadas, o que torna o crente um membro real do reino
celeste.:
“Porque as obras da carne são manifestas, as
quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias,
emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios,
bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos
declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o
reino de Deus”. Gálatas 5:19-21
OBS.:
Os idólatras são os violadores do direito mais alto, isto é, de Deus. Essa é a
instância mais antiga que se conhece do uso dessa palavra.
Continua...
Obras
Da Carne E Fruto Do Espírito –
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Batista Regular do Bairro de Santa Catarina, Natal
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