A Tentação de Jesus
Lição 4 CPAD – 2º
Trimestre/2015
Estudo e Edição: Pr Osiel Varela
Texto Áureo
“Porque
não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas;
porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” Hebreus 4:15
“O alvo da tentação é
desonrar a Deus e abater a alma.” John Owen
Lucas 4:1-13
E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do
Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;
E
quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma;
e, terminados eles, teve fome.
E
disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se
transforme em pão.
E
Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem,
mas de toda a palavra de Deus.
E
o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os
reinos do mundo.
E
disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim
me foi entregue, e dou-o a quem quero.
Portanto,
se tu me adorares, tudo será teu.
E
Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está
escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.
Levou-o
também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o
Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;
Porque
está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem,
E
que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma
pedra.
E
Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.
E,
acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.
Etimologia
חודמ - madduwach ou (plural) םיחודמ; n. m. sedução, tentação, uma coisa para se pôr de lado;
הסמ – maccah - Massá = “tentação”; n. f. -
desespero, prova, desespero, teste, provação, tentação, o local no deserto onde
os israelitas tentaram a Javé; também ‘Meribá’
απειραστος – apeirastos
- como partícula negativa, e um suposto
derivado de; adj. que não pode ser tentado pelo mal, não sujeito à tentação
para pecar.
εκβασις – ekbasis;
com o significando: sair; n. f.
egressão, caminho para fora, saída; aplicado figurativamente para o caminho de
escape da tentação; resultado, balanço, imagem final, referindo-se ao fim da
vida de alguém;
O
texto, abaixo, não se refere apenas a questão do fim da vida física, mas a transmissão de qualidades, pelo modo como se
chegou ao fim de uma vida plena tal como transmitida pela forma de vida, que a pessoa, deixou ao logo de uma vida. “Lembrai-vos
dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai,
atentando para a sua maneira de viver.” Hebreus
13:7
πει ρα σμος
– peirasmos; n. m. experimento, tentativa, teste, prova;
tentação, prova: a tentação gerada nos gálatas pela condição física do Apóstolo,
já que a mesma serviu para testar o amor dos gálatas por Paulo:
“E
não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne,
antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.”
Gálatas 4:14
Def.:
-
tentação da fidelidade do homem, integridade, virtude, constância;
-
sedução ao pecado, tentação, seja originada pelos desejos ou pelas circunstâncias
externas;
-
tentação interna ao pecado;
-
da tentação pela qual o diabo procurou desviar Jesus, o Messias, de sua divina Jornada;
-
da condição das coisas, ou um estado mental, pelo qual somos seduzidos ao
pecado, ou a um desvio da fé e santidade;
-
adversidade, aflição, aborrecimento: enviado por Deus e servindo para testar ou
provar o caráter, a fé, ou a santidade de alguém;
-
Deus sendo tentado (i.é., julgado)
pelos homens;
-
rebelião contra Deus, pela qual seu poder e justiça são colocados à prova e
desafiados a serem demonstrados.
πειραω
- peirao; v. fazer um julgamento de, tentar; ensinado através
da tentação, experimentado; testar, tentar alguém, colocá-lo à prova; sua
mente, sentimentos, temperamento; em particular, tentar induzir alguém a
cometer algum crime (esp. carnal); tentado a pecar.
αμωμος
é perfeito, sem mancha, livre de
imperfeições. Refere-se especialmente ao caráter.
αμεμπτος
é estritamente inocente,
alguém em quem não se encontra falha. Refere-se, é claro, particularmente ao
veredito de outros sobre alguém.
ανεγκλητος
designa alguém contra quem não há acusação, implicando não
em declaração de inocência, mas em que nenhuma acusação foi feita.
ανεπιληπτος
significa irrepreensível,
designando alguém que não tem nada sobre o qual um adversário pode agarrar-se
para fazer uma acusação.
αμαρτια
significou originalmente o que erra o alvo.
Quando aplicado a algo moral, a ideia é
similar: desvio do verdadeiro fim da vida, por isso, usado como um termo geral
para pecado.
Significa tanto o ato de pecar como o resultado, o pecado em si mesmo. Ver
Definição para αμωμος.
- αμεμπτος
- amemptos – adj. sem culpa, que não merece censura, livre de
falta ou defeito;
-
ανεγκλητος - anegkletos; adj. que não pode ser julgado, irreprovável, não
acusado, irrepreensível;
- ανεπιληπτος - anepileptos;
adj. não apreendido, não compreendido; que não pode ser repreendido, não
censurável, irrepreensível.
Tentando Jesus
“Que mediante a fé estais guardados na
virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, em
que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário,
que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da
vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo,
se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo”. 1Pe. 1:5-7
A
Tentação de Jesus por Satanás é um dos temas mais descritos e escritos dentre
os momentos vividos por Jesus, antes de seu Ministério se iniciar.
A pergunta inicial, é:
Seria
parte do Plano de Deus permitir este momento?
Claro,
que sim é a resposta correta. Não pela necessidade do Pai, ou do Filho e do
Espírito Santo - A Trindade - mas pelo
Plano do Pai, preparado para redenção do Homem.
Segundo
ponto deste importante Tema.
“Não
veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do
que podeis, antes com a tentação dará
também o escape, para que a possais suportar.” 1 Coríntios 10:13
Tentação é para ser
humano, Jesus era homem total.
“Πειρασμος δεν σας κατελαβεν ειμη
ανθρωπινος· πιστος ομως ειναι ο Θεος, οστις δεν θελει σας αφησει να πειρασθητε υπερ την δυναμιν σας, αλλα
μετα του πειρασμου θελει καμει και
την εκβασιν, ωστε να δυνασθε να υποφερητε.” 1
Coríntios 10:13
Este
vértice deste assunto traz luz sobre qualidades humanas a serem exploradas, sob
o ponto de vista da capacidade humana de ser tentado e suportar a tentação.
Tiago 1:2-4 Meus
irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha,
porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos,
sem faltar em coisa alguma.
“Πασαν
χαραν νομισατε, αδελφοι μου, οταν περιπεσητε εις διαφορους πειρασμους” Tiago 1:2
A
Tentação é vinda da parte de Deus?
“Ninguém,
sendo tentado, diga: De Deus sou tentado;
porque Deus não pode ser tentado
pelo mal, e a ninguém tenta.” Tiago 1:13
Texto Receptus:
“μηδεις πειραζομενος λεγετω
οτι απο του θεου πειραζομαι ο γαρ
θεος απειραστος εστιν κακων πειραζει δε αυτος ουδενα” Tiago 1:13
Grego Moderno:
“Μηδεις πειραζομενος ας λεγη
οτι απο του Θεου πειραζομαι· διοτι ο
Θεος ειναι απειραστος κακων και
αυτος ουδενα πειραζει.” Tiago 1:13
Este
texto é possível de ser exegeticamente entendido, tanto para nós humanos, como
Jesus o foi, quanto a divindade encarnada que foi Jesus.
Mesmo
despido de sua Glória o Filho foi tentado como homem, mas nunca foi, nem nunca
poderia ser tentado como Deus. É o que depreendemos da exegese do texto.
A
tentação de Jesus por Satanás, foi antes de tudo um ato de covardia e de
oportunismo.
“Porque
o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou”. Romanos 7:11
Um
homem é atacado, impedido de comer e jejuando por 40 dias, exatamente em sua
fome e desejo de comer. Mas, notamos que assim mesmo pode resistir a Satanás,
pois estava cheio do Espírito Santo.
Mas,
o texto nos ensina que Ele só teve fome, após os 40 dias. Ou seja, uma porção do Espírito Santo o encheu, de tal
forma, que pode se transformar, em uma arma contra Satanás. O jejum de Jesus
nos mostra que Ele viu a necessidade de preparar-se para esta luta e só assim
poderia vencer, como homem a tentação satânica.
“Enchei-vos
do Espírito”. Efésios
5:18
Um Campeão.
Lucas 4:1-4
“E
Jesus, cheio do Espírito Santo,
voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome. E disse-lhe o diabo: Se tu
és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe
respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda
a palavra de Deus.”
Na
versão de Mateus: “E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois
teve fome...” Mateus 4:2
Na
versão de Marcos: “E logo o Espírito o impeliu para o deserto. E ali esteve no
deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.” Marcos 1:12-13
Que
homem poderia resistir, se não tivesse compromisso com sua missão?
“Era
desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem
os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.” Isaías 53:3
Uma
situação, que Satanás entendia como propicia, pois alguém jejuando por longo
tempo, pode até mesmo perder o equilíbrio mental e entrar em desvario e ter
delírios. Hora oportuna, para ação de Satanás, enfrentar o Filho de Deus na sua
posição humana e sob estas condições fragilizado.
Isaias
diz que ele sofreria este tipo de opressão: “Ele foi oprimido e afligido...” Isaías 53:7
“Verdadeiramente
ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e
nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido
por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o
castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos
sarados.” Isaías 53:4-5
Satanás
usa de artifícios antigos, após 6.000 anos ele tenta usar o mesmo estratagema
que usou no Éden com Eva.
Em
Gênesis Satã, o tentador, falou à mulher, ali ele apelou para os seus maus
desejos, dela Eva, com Jesus ele agiu da mesma maneira, mas Jesus passou no
teste, o que já foi a primeira vitória do grande campeão contra o pecado e
desejos humanos: “Quando a mulher viu que
o fruto da árvore era bom para se comer e agradável a vista, e assim desejável
para se obter sabedoria, ela pegou e comeu dele” Genesis 3.6
Analise
o texto completo do evento edênico:
“Ora, a serpente era mais astuta que
todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à
mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E
disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do
fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem
nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente
não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os
vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que
aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável
para dar entendimento” Gênesis 3:1-6
Extraia
dele, o texto bíblico, os seguintes termos:
1- ...
a serpente era mais astuta
2- É
assim que Deus disse...?
3- Certamente
não morrereis.
4- Deus
sabe que ... comerdes se abrirão os vossos olhos... sereis como Deus
5- E
viu a mulher ... árvore era boa para se comer...
6- E
viu a mulher que...árvore desejável para dar entendimento...
Tiago
não está falando de metafísica, e não está tentando identificar o tentador.
Ele
quer que assumamos a responsabilidade e que confrontemos a tentação.
“Subirei
sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.” Isaías 14:14
-
Astuto é qualidade de Satanás
-
Aguça a concupiscência humana
-
Colocar dúvida uma artimanha
-
Apontar uma capacidade inumana na criatura comparando-a com o Criador, eis o retorno
de Satã, ao próprio erro:
-
Os olhos como fonte de incentivo ao erro
-
a concepção do erro, após análise da tentação
Encontramos
sobre estas letras a perfeita explicação do poder, que tem a tentação, o poder
de obscurecer a nossa mente; embriagar; entorpecer, de várias maneiras, como
fez com Eva, assim Satanás queria fazer com Jesus:
a- Dominando
os pensamentos; a imaginação. Podemos chamar de obtusidade; cegueira.
b- Ela
faz uso dos desejos e das emoções para turvar, nebular a nossa mente. Podemos chamar de irracionalismo. A nossa
carne (o “eu”) tem o hábito de justificar e racionalizar o mal com pretextos
sofisticados.
c- Inflamando
os desejos maus, ela controla com violência e poder, adaptando-se ao pecado
específico e adequado, como se fosse combustível diante do fogo. Ela ataca o
ponto vital; o “calcanhar de Aquiles”, ele viu um ponto frágil no homem Jesus.
Até os mais fortes se surpreendem. Ex.:
Pedro negou a Cristo. Estudo Sobre a Tentação. Por John Owen
Como
ser criado com vida eterna, ou seja, ele não era eterno, em si mesmo, mas foi criado
pelo Eterno. Satanás ousa atingir o homem Jesus, para tirar-lhe direitos
eternos, de Filho.
Encontramos
algumas dificuldades humanas que levam a cair na Tentação, que encontramos no
texto acima:
-
Quando negligenciamos as obrigações (os deveres) que Deus nos dá.
-
Quando alimentamos o mal no coração.
-
Quando permitimos que Satanás nos atraia, afastando-nos da comunhão com Deus.
-
Quando deixamos de obedecer a Deus.
-
A grande variedade de tentação usada.
Aspectos positivos de Tentação.
A
tentação, prova-nos, e nos faz com que cresçamos em paciência, maturidade, amor
e graça.
O
nosso Campeão da tentação e Autor da nossa salvação nos mostrou, que nós os
homens, através de sua provação, no deserto, que seriamos alvo de provações, tribulações
e sofrimentos da vida, e que por seu exemplo em vida, até a morte de cruz, nos
capacita a vencer, por seu precioso sangue e pelo poder da sua ressurreição.
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam
a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes
conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a
fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8:28-29
A
contribuição da tentação na formação do caráter espiritual do homem, é bíblica.
“Meus
irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a
prova da vossa fé opera a paciência.” Tiago
1:2-3
Seja
pelos exemplos, na cristalização da vida espiritual dos personagens bíblicos,
tais como:
Abraão
Moisés
Elias
E
Jesus.
Este
é um, do viés, da ação da tentação (maccah) sobre o ser humano.
“Para
que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e
honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo ...” 1 Pedro 1:7
Porém
a prova de Jesus e sua tentação se deu num campo espiritual que conquistou um benefício
espiritual para toda a Humanidade, e usufruído por nós no presente século.
Além
de ser uma guerra do “aeon” ou “αιων - aion”
travada desde a fundação do Mundo e da Criação antropológica, ela foi encenada
sob o aspecto redentivo.
Jesus
sabia que estava em desvantagem aparente como homem e que não poderia falhar
nesta missão.
CONTINUA
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