terça-feira, setembro 29

A MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA DA SALVAÇÃO – 2ª PARTE

A MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA DA SALVAÇÃO – 2ª PARTE
Lição 13 3º Trimestre 2015
Estudo subsídio: Pr Osvarela
TITO 2.11Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homensARA
“Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens” ARCFIEL
Leitura Bíblica
Tito 2:11-14; Tito 3:4-6
Romanos 4:1-4 “Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.”
DISCURSO
Graça “favor divino imerecido”, quando a usamos , como neste Estudo, quanto a ação de Deus para com os homens.
Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça.” Romanos 11.6
Graça é “charis” derivada do  termo grego  “charizomai”, significa “mostrar favor para”, é uma demonstração de empatia, ou seja, assumindo a bondade do doador e a indignidade daquele que a recebe.
Portanto, como estudamos, neste artigo a Graça é Eterna:
“Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; E, que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho” 2 Timóteo 1:9,10   
Lembrando, este pensamento:
O protestantismo nasceu da luta pela doutrina da justificação pela fé somente. Segundo Lutero, essa não era meramente uma doutrina entre demais, mas o “resumo da toda doutrina cristã”, o artigo pelo qual a igreja se mantém ou cai. Em 1537, Lutero vigorou este artigo, onde afirma “nada neste artigo pode ser abandonado ou atingido, mesmo no céu e na terra, e as coisas temporais devem ser destruídas”. Porém, ele estava ciente de que essa doutrina era rara de ser mantida e que poucas pessoas estavam aptas a ensiná-la fielmente.” Sola Fide na perspectiva de Martinho Lutero
“Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi; Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho; Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.” Efésios 3:2-7
Ou seja, não há Cristianismo sem a Doutrina da Graça. Preocupa-me algumas Doutrinas que relativizam a operação da Graça junto aos homens, com restrições de sua eficácia e alcance, e quanto ao impedimento se não forem observados aspectos religiosos, que impedem algum homem recebê-la.
A Graça está disponível, à todos os Homens e não há evidencias bíblicas, que ela escolhe alguns para sua atuação, concernente a Salvação.
Compreendendo que Deus ama a todos, pois não há um justo, na maneira primária, ou em mistério, na Era Pós-Adâmica, que a merecesse, por isto que Ela, A Graça da Salvação é absolutamente geral e é disponível para todos.
Graça e Graça
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.” Mateus 5:45  
Não podemos confundir a Graça, manifesta em todos os ângulos, em Jesus Cristo, que mantém o Universo:
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” Colossenses 1:16,17
Deus concede-lhes graça comum. Podemos definir graça comum da seguinte maneira: “Graça comum é a graça de Deus pela qual Ele dá às pessoas bênçãos inumeráveis que não são parte da salvação. A palavra comum aqui significa algo que é dado a todos os homens e não é restrito aos crentes ou aos eleitos somente.... a Graça de Deus se manifesta no mundo de duas maneiras diferentes.
A Graça Comum diferentemente da Graça Salvadora não traz salvação, e seus destinatários são todos os homens e até mesmo a Alimária e Mundo Cósmico, isto é, dada aos crentes e descrentes igualmente, e a sua fonte também é diferente, pois ela não flui diretamente da obra expiatória de Cristo, visto que a morte d’Ele não obtém nenhuma medida de perdão para os descrentes e, portanto, nem aos crentes.
Sol, Lua e todo o Sistema Cósmico, com a ação da Graça da Salvação ou Salvífica.
Afinal, a preocupação de Lutero, reverbera, séculos depois, a preocupação do Apóstolo Paulo, junto a Igreja de Creta que é externada a Tito em sua Epístola, como o foi, a Timóteo quanto a Éfeso, nas Epístolas.
Imputação é um termo jurídico, que aponta para absolvição dos pecados do homem, diante de Deus.
Temos com notoriedade bíblica, dois homens, entenderam o Mistério não revelado, mas que entenderam e alcançaram a Justificação e a Promessa de Redenção com imputação de seus pecados,: Abraão antes da Lei, e o Rei Davi na vigência da Lei.mas, leiamos o que Davi fala sobre Salvação através de Paulo: “Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado”. Romanos 4:6-8
Imputarλογιζομαι – logizomai; algo que é considerado como ou é alguma coisa, i.e., como benefício para ou equivalente a algo recontar, contar, computar, calcular, conferir; levar em conta, fazer um cálculo; metáf. passar para a conta de alguém, imputar; considerar; considerar ou contar;; considerar, levar em conta, pesar, meditar sobre; supor, julgar, crer; determinar, propor-se, decidir; Esta palavra lida com a realidade. Esta palavra refere-se a fatos e não a suposições.
חן - Hen - hebraico: dom gracioso, ou Chen; n. pr. m. Hem = “favor”
Chen; n m., graça, charme; favor, graça, elegância; favor, aceitação.
A manifestação como “hen” é eterna. A Graça é anterior a lei. Pois, a lei se manifestou em ditos e mandamentos apenas, por Moisés.
“Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigoIsaías 41:8
A manifestação da Graça é inerente a própria criação do homem, com todos os benefícios que lhe foram dados no período de sua inocência, e o cuidado de Deus no período posterior a perda da mesma. Pode-se inferir isto na vida de vários homens que viveram no período sem a lei e sem a manifestação da Graça salvadora, em sua plenitude em Jesus Cristo.
“E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.Gênesis 5:24
Romanos 5:20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
Para que a Graça salvadora, ainda encoberta atuasse, Deus através de sacrifícios substitutivos, por animais, guardou os que a Ele adoravam em sinceridade, na mesma fé de Abraão. Pois, Deus não é injusto, mas Sua Justiça é para todos e em todas as épocas.
Assim, através de profetas falou aos corações dos homens, que avisavam, exortavam e proviam o povo de Mensagens de Esperança:
“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo FilhoHebreus 1:1
A Plenitude da Graça Salvadora
ζωη - zoe; n f. vida; o estado de alguém que está cheio de vitalidade ou é animado; toda alma viva; da absoluta plenitude da vida, tanto em essência como eticamente, que pertence a Deus e, por meio dele, ao “logos” hipostático e a Cristo, em quem o “logos” assumiu a natureza humana
Por isto, é importante sabermos que nós tivemos a oportunidade em Jesus Cristo da Plenitude proposta, no Plano “cronos” divino.
πληρωμα - pleroma; n n. consumação ou plenitude do tempo; plenitude, abundância; cumprimento, realização; no NT, o corpo dos crentes, que está cheio da presença, poder, ação, riquezas de Deus e de Cristo; aquilo que enche ou com o qual algo é preenchido; aquilo que é (tem sido) preenchido
Nascidos na época da manifestação viva da Graça, sem que isto impedisse outros de serem salvos.
εμφανης - emphanes; adj. Manifesto; fig. de Deus dando provas de sua graça salvadora e, desta maneira, manifestando-se.
חנה 02584 Channah; grego - Αννα; n pr f. Ana = “graça”.
Por isto, a Graça é Graça em qualquer fase da Vida da Criação:
חנם - chinnam; adv. de graça, por nada, sem causa; grátis, gratuitamente, por nada; sem propósito, em vão; gratuitamente, sem causa, imerecidamente
2 Coríntios 5:18,19 “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo ...  Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados”.
Quando afirmamos isto queremos dizer que ela a provedora de tudo ao homem. Assim, mesmo a graça salvífica estava dispensada á humanidade desde os primórdios dias do homem. Apenas o homem não entendia ou não lhe estava dispensada na Plenitude em Jesus Cristo.
Contudo é possível entendermos que a Graça que absolve dos pecados se manifestou na vida de Abraão, pela crença, isto é pela Fé.
Manifesta a todos os homens como Paulo explica em seu texto aos Romanos:
Romanos 5:15,16 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
Fonte:
A Graça Comum. Wayne Grudem
A Doutrina Luterana da Salvação - Alessandro Lima
Apontamentos do autor
Bíblia Plenitude

Bíblia on-line

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger