sábado, setembro 24

A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA Lição 13 CPAD Setembro de 2016

A Evangelização Integral nesta Última Hora
Lição 13 CPAD 25 de Setembro de 2016
Estudo Subsídio: Pr. Osvarela
TEXTO ÁUREO
"E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!" Marcos 16.20
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Lucas 24.44-53
44 - E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos.
45 - Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
46 - E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos;
47 - e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
48 - E dessas coisas sois vós testemunhas.
49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
50 - E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as mãos, os abençoou.
51 - E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.
52 - E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém.
53 - E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém!
Etimologia (1):
תמים - tamiym; adj. completo, total, inteiro; integral (referindo-se ao tempo); que está completa ou inteiramente de acordo com a verdade e os fatos (adj./subst.neutro)
ωρα, hora – n. f. período, significa propriamente na hora certa; certo tempo definido ou estação fixada pela lei natural e que retorna cada ano; das estações do ano, primavera, verão, outono, inverno; as horas do dia (limitadas pelo erguer e pôr do sol), um dia; a décima segunda parte das horas do dia, uma hora, (as doze horas do dia são contadas do nascer até o pôr do sol); qualquer tempo definido, momento.
καιρος - kairos; n. m. medida exata; medida de tempo, maior ou menor porção de tempo, daí: tempo fixo e definido, tempo em que as coisas são conduzidas à crise, a esperada época decisiva; tempo oportuno ou próprio; tempo certo; período limitado de tempo; para o qual o tempo traz, o estado do tempo, as coisas e eventos do tempo.
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” Romanos 13:11
Introdução
Alcançando Multidões
47 - e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
Esta parece ser a Era exata para a Evangelização Integral. Todos os equipamentos e instrumentos que alcançam multidões imediatamente.
“E seguia-o uma grande multidão da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e de além do Jordão.” Mateus 4:25
“E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.” Mateus 9:36
Arregimentar multidões parece ser uma característica única do Evangelho. Desde que Jesus iniciou seu ministério terreno na Galiléia, esta é uma peculiaridade cristã.
“E seguiram-no grandes multidões, e curou-as ali. Mateus 19:2
A atenção de Jesus com as multidões que concorriam, onde quer que Ele estivesse, é demonstrada por diversas vezes, nas NeoEscrituras.
Embora conhecendo o coração de todos eles, Jesus sempre sentiu, com enorme empatia misericórdia pelas multidões e suas necessidades.
O mesmo ocorre ainda hoje quando a Igreja, a maneira dos Apóstolos, deve sentindo a mesma necessidade em atender as multidões.
Grandes multidões percorrem trilhas místicas e religiosas em busca de uma “graça”, de um conforto espiritual, levados pela sede da Verdade, que só pode ser encontrada em Jesus O Cristo.
E a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo, nesta Última Hora, encontra-se nas mãos da Igreja.
Como alcançar multidões, neste momento escatológico? Previsto nas Escrituras.
Seus discípulos continuaram atuando da mesma forma, sendo agora através de Seu Nome.
É o tempo kairós em sua pontualidade divina sendo exposto à Igreja, como uma alerta e com a perspectiva de sabê-lo usar com sabedoria divina. Kairós é um tempo limitado, determinado, com sua exata proporção, que se cumprirá sem nenhum tipo de dúvida. É o tempo de se executar tudo quanto Deus determinou para este momento, as coisas e eventos deste tempo.
Devemos entender o que o Apóstolo João disse, ao falar desta hora exata:
Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.” 1 João 2:18
“παιδια εσχατη ωρα εστιν και καθως ηκουσατε οτι ο αντιχριστος ερχεται και νυν αντιχριστοι πολλοι γεγονασιν οθεν γινωσκομεν οτι εσχατη ωρα εστιν”
Uma constatação de que a Hora é esta é um alerta a necessidade de trabalharmos com vista a Evangelização Integral, ou de todos os povos.
Jesus estabeleceu o paradigma do Trabalho, ao dizer que Ele o pai nunca deixam de trabalhar.
“E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” João 5:17
É o modelo a ser seguido, nesta época e em todos os momentos da Igreja, contudo a ênfase da Evangelização Integral é paradigmática pelo próprio IDE:
“46 - E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos;
47 - e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.”
“E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia;” Atos 8:6
Hora de Decisão:
– “Multidões, multidões no vale da decisão! porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão”. Joel 3:14
Temos que ir ao mundo porque o homem está se perdendo. Entretanto, era essa a motivação número um da igreja primitiva. Quando estudamos os escritos apostólicos e demais escritos do Novo Testamento, percebemos que em primeiro lugar havia uma preocupação com a glória de Deus.
Havia uma motivação de pregar com vistas a evangelização Integral latente nos crentes da Igreja Primitiva, até mesmo as Neo Escrituras se valiam desta esperança da Última Hora para envolvimento de Yoda a Igreja na Obra da Evangelização Integral.
Motivação
A Carta aos Romanos é uma apresentação sistemática do evangelho que Paulo prega, à luz das questões judaicas daquela época, onde ele expõe a necessidade de anunciar o evangelho na Espanha.
A Carta começa com Paulo dizendo que quer ir a Roma estar com eles e termina no capítulo 15 (antes das saudações do capítulo 16) dizendo: “espero que através de vocês eu seja levado para a Espanha, onde quero pregar o evangelho”.
Esta motivação deve ser a nossa motivação para um momento decisivo da História da Igreja e da Humanidade.
É o momento de Decisão, não há como não Evangelizarmos, com a previsão se nos calarmos “as pedras clamarão”.
“Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus... De sorte que tenho glória em Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus. Porque não ousarei dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para fazer obedientes os gentios, por palavra e por obras; Pelo poder dos sinais e prodígios, e pela virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo.” Romanos 15:16-19
Quando apontamos a questão da associação do IDE com as multidões, lembramo-nos do que o profeta Joel havia dito.
É fato determinante da Última Hora que haveria multidões necessitadas de Evangelização, pois é hora da decisão para todo o Mundo, incluindo a Igreja, que deverá estar apta a este momento, e creio que está, independente de fatores internos que a combalem, mas não a colocaram em queda, pois ainda creio que o Espírito Santo, e O Senhor Jesus estão guardando como foi predito pelo próprio Cristo:
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” Mateus 16:18,19
É tempo apocalíptico:
“E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.” Apocalipse 17:15
A ação inicial do Pentecoste, como revestimento para inicio da operação da Igreja se deu em um dia de multidão em Jerusalém.
A Evangelização Integral se iniciou no mesmo dia que a Igreja iniciou a sua tarefa de Evangelizar todos os povos de todas as línguas, ainda que indiretamente.
Ali em Jerusalém foram avisadas todas as nações representadas em cidadãos judeus ou prosélitos sobre a Verdade do Evangelho através da boca de Pedro.
“E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.” Atos 2:4,5
Etimologia (2):
κηρυσσω – kerusso; publicar, proclamar abertamente: algo que foi feito; usado da proclamação pública do evangelho e assuntos que pertencem a ele, realizados por João Batista, por Jesus, pelos apóstolos, e outros mestres cristãos.
κλητος - kletos; adj. chamado, convidado (para um banquete); convidado (por Deus na proclamação do Evangelho) a obter eterna salvação no reino por meio de Cristo; chamado a (o desempenho de) algum ofício; selecionado e designado divinamente.
παρακαταθηκη - parakatatheke ou παραθηκη; n. f. depósito, algo valioso confiado ao cuidado de alguém; usado do conhecimento correto e da pura doutrina do evangelho, manter firme e fielmente, e transmitir conscienciosamente para outros.
φερω - phero; v. comunicar por anúncio, anunciar; causar, i.e., gerar, produzir; apresentar num discurso; conduzir, guiar.
μεσιτης - mesites; n. m. alguém que fica entre dois, seja a fim de estabelecer ou restaurar a paz e amizade, ou para firmar um pacto, ou para ratificar um acordo; um mediador de comunicação.
Evangelização Integral - Pregando
“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;” 2 Timóteo 4:2,3
“E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.” Mateus 24:11
“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Mateus 24:24
A Igreja foi incumbida desta atividade, principalmente nesta última hora devido, ao fechamento escatológico previsto pelas Escrituras. Período no qual surgirão as falsas doutrinas e doutores.
A Igreja é a depositária deste Evangelho correto e puro.
“E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação2 Coríntios 5:18
A Pregação – Comunicação da Verdade
Evangelização E Pregação. A Eficiente Obra da Pregação
É claro que, a eficiência da evangelização depende totalmente de Deus, o fato final e definitivo após a pregação do Evangelho é que: “... a Deus pertence toda a glória por toda conversão genuína”.
Sem dúvida a pregação e exposição do Evangelho é uma ferramenta eficaz a ser utilizada nestes últimos dias.

“E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de DeusMarcos 1:14
O próprio Jesus foi e é o grande comunicador – mesites (gr)– do Evangelho divino, poderoso pregador, mas Ele mesmo o Mediador entre Deus e o Homem, como as Escrituras falam e Ele mesmo se anunciou.
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” 1 Timóteo 2:5
A - A Pregação – Comunicação da Verdade
A.a - Experiência da Igreja primitiva na Pregação
49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
A própria experiência da Igreja primitiva, nos mostra, como aqui acima descrito, que, as primeiras conversões em massa se deram pela exposição da Palavra de Deus na pregação de Pedro, após o cumprimento da Promessa, dias após a Assumpção de Nosso Senhor Jesus.
Temos nesta última hora excelentes meios de pregação em massa, o que a Igreja de Pedro, Tiago e João não tinham como tecnologia, tinha em Poder, que é ainda disponível a Igreja.
Enquanto, as multidões acorriam ao Evangelho sem que os Apóstolos não tivessem meios de serem ouvidos por outros não presentes, contudo foi a pregação que alcançou as multidões
Obs.: Que ninguém considere ninguém devedor a si, pela conversão, após ter pregado, e lhe apresentado o Evangelho.
A Escritura reconhece esse fenômeno da pregação e comunicação do Evangelho, ao ensinar que, normalmente, a Salvação é efetuada mediante a pregação da Palavra de Deus.
Claro que, os pecadores podem ser salvos, até mesmo, pela simples leitura da Palavra de Deus.
Mas, como regra geral, é a determinação do IDE pela pregação, pela qual, Deus se apraz em empregar a pregação para esse fim.
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16.15
Assim foi com o chefe do tesouro público da Etiópia não chegou à posse da fé pela leitura que fizera de Isaías 53, mas sim, pela pregação de Filipe sobre aquele texto em Atos 8:26-39.
Referindo-se a judeus e a gregos, Paulo levantou o seguinte axioma:
"Como crerão naquele de quem nada ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?" Romanos 10:14.
Como também declara em Coríntios 1:18,21: "Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus", e, "visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o reconheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar aos que crêem, pela loucura da pregação".
É na pregação, que o pregador só pode desempenhar papel proeminente.
A ela, Phillips Brooks definiu a pregação (ainda que muito sintética e não final)  a pregação é “a comunicação da verdade aos homens pelo homem".
A Importância do pregador e suas qualidades:
É controversa a questão da Pregação nesta última hora, como já vimos anteriormente, neste estudo.
Há “sindicatos de pregadores” atuando em nossos meios, mais preocupados com seu bolso, que com as almas. Embora a Palavra de Deus tenha propriedade intrínseca de conversão, seja ela pregada por disputa, ou vanglória.
Que espécie de crente o Evangelista deve ser a fim de dirigir a atenção dos ouvintes para o Evangelho?
Requisitos necessários e mínimos de Um Evangelista.
45 - Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
Ele deve ter clara compreensão do Evangelho pela simples razão de que a imprecisão e a confusão não podem nem transmitir a verdade, nem exigir respeito.
"Antes de tudo vos entreguei o que também recebi; que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" 1 Coríntios 15:3,4
Deve ter firme convicção da veracidade do Evangelho, de modo que possa dizer: "Eu cri, por isso é que falei" 2 Coríntios 4:13
"Sei em quem tenho crido, e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia" 2 Timóteo 1:12
Deve ter vívido senso da suprema importância do Evangelho, de que a atitude da pessoa para com ele é questão de vida ou morte, e ainda, de vida eterna ou morte eterna. Ele mesmo deve ter experimentado o poder salvador do Evangelho, de maneira que possa testificar:
“E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.” Mateus 14:14
Deve ter paixão pelas almas perdidas que o impele a exortá-las como se Deus as estivesse exortando, e a rogar-lhes em lugar de Cristo: "Reconciliai-vos com Deus" 2 Coríntios 5:20
Sabendo que, A fé salvadora não é dom do evangelista ao seu ouvinte não salvo; "é dom de Deus" Efésios 2:8. É o poder do Evangelho que, pela Graça salvífica que, Salva:
“Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Efésios 2:7,8
Nesta hora de Evangelização Integral é necessário sabermos como e porque devemos pregar com vistas a anunciação nesta Última Hora da Igreja no Mundo:
“"Quem é Apolo? e quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento."
1 Coríntios 3:5-7
Há uma determinação divina “pregar a toda a criatura” e a todo Mundo (kosmos).
“Porque não ousarei dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para fazer obedientes os gentios, por palavra e por obras; Pelo poder dos sinais e prodígios, e pela virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo. E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio; Antes, como está escrito: Aqueles a quem não foi anunciado, o verão, E os que não ouviram o entenderão.” Romanos 15:18-21
Assim queremos indicar a quem e onde pregar para expansão do Evangelho nesta Última Hora:
A Quem
Aqueles que não o conheceram
Onde outros não pregaram
Aos pobres
Aos cativos
Aos judeus
Aos pagãos
A todo o habitante da Terra
A Toda criatura (conceito final e definitivo)
Lugares
47 - e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
Em todo o mundo
Em todo lugar
Nas cidades
Nas aldeias
Nas sinagogas
Nos telhados
Maneiras e Modos
Não por inveja
Não por contenda
Por amor
Por compaixão
Sem hipocrisia
Com sinceridade
Por boa vontade
Sem dúvida
Com fé
Sem acepção de pessoas
Não por agradando aos homens
Na plenitude do Evangelho
O que Pregar
“...anunciar todo o plano de Deus” Atos 20.27
46 - E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos;
47 - e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
O Evangelho de Jesus Cristo
Cristo
O reino dos Céus
Arrependimento
O Batismo nas águas
O Batismo no Espírito Santo
A Palavra
Ressurreição de Jesus
Reconciliação
Justificação pela Fé
Ressurreição dos mortos

1ª PARTE
Fonte
“Filhinhos É Já A Última Hora” – I JOÃO 2:18; março de 2013; Pastor Agnaldo Almeida.
Deus e a Eficiência da Evangelização - R. B. Kuiper
Restaurando a Teologia da Evangelização - Rev. Augustus Nicodemus Lopes
Apontamentos do autor
Bíblia online

Bíblia Dake

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger