Melquisedeque, o
Rei de Justiça
Lição: 3- CPAD - Trimestre: 2° de
2017
Estudo Pr Osvarela
16 de Abril de 2017
Texto Áureo
"Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a
ordem de Melquisedeque." Hebreus 7.17
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
Gênesis 14.18-20
18
E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus
Altíssimo.
19
E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos
céus e da terra;
20
E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E
Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
Hebreus 7.1-17,17
1
PORQUE este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e
que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o
abençoou;
2
A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por
interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
3
Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida,
mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
4
Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os
dízimos dos despojos.
5
E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a
lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído
dos lombos de Abraão.
6
Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão,
e abençoou o que tinha as promessas.
7
Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
17
Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de
Melquisedeque.
Etimologia Introdutória
Entendendo o Nome do Personagem
מלכי צדק - Malkiy-Tsedeq; grego: Μελχισεδεκ; n. pr. m. Melquisedeque = “meu
rei é Sedeque”. Em hebraico o nome é pronunciado
com duas palavras: "malki zedek".
O Sacerdote de El Elion – Sacerdote de Deus Altíssimo
מלכיאל - Malkiy’el; n. pr. m.
Malquiel = “meu rei é Deus”
צדק - tsedeq; n. m. justiça
– justo; justiça (no governo)
- rei de Salém e sacerdote do
Deus Altíssimo a quem Abrão deu o dízimo depois da batalha que teve para
libertar Ló; ‘a ordem de Melquisedeque’ a ordem do sacerdócio à qual Cristo
pertence
שלם – Shalem; grego - σαλεμ; n. pr.
loc. Salém = “paz”
- o lugar onde Melquisedeque
era rei: - a maioria dos comentaristas judeus afirma que é o mesmo que
Jerusalém. Localizada em um monte sobre o qual a parte mais antiga de Jerusalém
foi construída, o monte σιων – Sion de ציון; Sião = “lugar árido”.
Como o templo estava lá localizado, Jerusalém foi chamada de lugar da habitação
de Deus;
Ιεροσολυμα – Hierosoluma; hebr. ירושלימה; Ιερουσαλημ – Hierousalem de origem hebraica
- ירושלימה; n. pr. loc.Jerusalém = “habita em você, paz”;
- denota tanto a cidade em si
como os seus habitantes; “a Jerusalém que agora é”, com suas atuais
instituições religiosas, i.e. o sistema mosaico, assim designada a partir de
sua localização externa inicial.
Ιεροσολυμα grego e Ιερουσαλημ; n.
pr. loc. Jerusalém = “ensino de paz”; a cidade principal da
Palestina e capital do reino unido e, depois da divisão, capital de Judá. A
cidade principal da Palestina e capital do reino unido e, depois da divisão,
capital de Judá.
כהן – kohen;; n. m. sacerdote, oficiante
principal ou governante principal: rei-sacerdote (Melquisedeque, Messias)
לחם - lechem; n. m. pão, alimento, cereal;
alimento (em geral)
לחם - l ^echem (aramaico); n. m. banquete,
pão
תירוש - tiyrowsh ou תירש - iyrosh no
sentido de expulsão; n. m. vinho, vinho fresco ou novo, mosto, vinho recém
espremido.
οινος - oinos (talvez de origem hebraica);
n. m. vinho
Refains - Uma raça de
gigantes - Genesis 145 – 15.20. O vale de Refaim, hoje se chama El-Bukeia, planalto
rochoso inclinado próximo ao vale de Hinom.
“Porque
só Ogue, rei de Basã, ficou de resto dos refains; eis que o seu leito, um leito
de ferro, não está porventura em Rabá dos amonitas? O seu comprimento é de nove
côvados [4 metros], e de quatro côvados [1,78 metros] a sua largura, segundo o
côvado em uso." Deuteronômio
3.11
Fértil planície, fechada de todos os lados
por cordilheiras, e que progressivamente se estende de Jerusalém para o
sudoeste no espaço de quase dois quilômetros, estreitando-se depois de modo a
formar o Wady-el-Werd. Esse vale servia de limite às tribos de Judá e Benjamim -
Js 15.8 – e 18.16, e foi teatro de conflitos entre Davi e os filisteus - 2 Sm
5.18,22 – 23.13 – 1 Cr 11.15 – 14.9,13
זוזים - Zuwziym; n .patr m. pl. Zuzins = “criaturas
andarilhas”; um povo antigo de origem incerta, talvez habitantes da antiga Amom
ao leste do Jordão
Horeus - Habitantes da caverna. os primitivos
habitantes do monte Seir, aliados dos emins e refains. Tinham os seus
príncipes, e eram poderosos antes de Esaú ter conquistado o seu país. os horeus
e os edomitas parece terem sido mais tarde um só povo - Deuteronômio 2.12,22 – Juízes 5.4.
As cavernas da sua
habitação ainda hoje se vêem nas colinas arenosas, e nas montanhas de Edom.
Estudando esta
matéria encontramos uma certa coincidência textual, quando falamos de cavernas,
em Qumran, na gruta 11, foi encontrado um texto que fala de Melquisede (1Q13 - 11QMelch).
רתו
- towr ou תר tor; n. m. diadema;sucessão,
ordem
Discurso
Melquisedeque - meu rei é Sedeque - foi um rei-sacerdote, que alguns o colocam como (entendo como válida a ligação nome-lugar), rei de Salém, a Jerusalém [veja etimologia], uma figura messiânica apresentada no início da jornada abraãmica, com tripla, ou diversas, dificuldades de interpretação:
Melquisedeque - meu rei é Sedeque - foi um rei-sacerdote, que alguns o colocam como (entendo como válida a ligação nome-lugar), rei de Salém, a Jerusalém [veja etimologia], uma figura messiânica apresentada no início da jornada abraãmica, com tripla, ou diversas, dificuldades de interpretação:
- Tipológica
- Redentiva
- O primeiro de uma Ordem de sacerdotes de EL
Elion
Alguém que poderia
receber dízimo de tudo, em uma guerra vencida pelo patriarca dos patriarcas,
Abraão.
1 PORQUE este Melquisedeque, que era rei de Salém,
sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele
regressava da matança dos reis, e o abençoou;
2 A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e
primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de
Salém, que é rei de paz;
3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio
de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece
sacerdote para sempre.
Este rei é uma figura
que aparece de forma fugaz em Genesis e desaparece da mesma forma, após ser
alvo de uma forma de reverencia da parte de Abraão.
Caráter e Atributos de Melquisedeque
“Repare
que as Escrituras apresentam-no [Melquisedeque] como alguém que é rei bem como
sacerdote. A combinação destas duas funções viria a ser uma característica
distinta do Messias” Novo Comentário Bíblico Revisado [The New Bible
Commentary: Revised] pág. 1203, 1970.
A importância do caráter
e das características deste personagem remontam a análie, que este promoveu,
pelo escritor bíblico da Epístola aos Hebreus, que necessitou de um capítulo
inteiro para explicar o significado de apenas, e tão somente três versículos do
livro de Gênesis.
Assim, o autor diz
que Jesus se tornara “eternamente
sumo-sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque”, como o Rei Davi
profetizara há muito tempo em Salmos 110.
Desta forma, no Novo
Testamento, o escritor da Epístola aos Hebreus, no capítulo base de nosso estudo
volta a destacar que a inferência teológica, durante séculos, o qualifica como
um rei e sacerdote com caráter único e que ajudou no momento de paz, e de
realização de Justiça, por Abraão, após uma série de guerras e batalhas.
O segundo rei a sair
ao encontro de Abrão depois de derrotar Quedorlaomer foi Melquisedeque, rei de
Salém. Ele saudou Abrão como um herói, um guerreiro voltando em triunfo da
batalha.
No momento em que se
consolidou a Justiça, pelas mãos de Abraão e a Paz ele se apresenta para
abençoar com sua benção duradoura e para tanto traz elementos simbólicos:
Pão
Vinho
Um caráter atingido
pelo poder e fé no Deus - El Elion, por ser ele, mesmo mostrado nas Escrituras
Veterotestamentárias e Neotestamentárias, como:
-
rei de Justiça
-
rei de Paz
-
“rei da retidão”
- de origem desconhecida
- sem genealogia
- porém reconhecido
como: Permanente sacerdote para sempre
- dono de uma
superioridade sacerdotal superior e reconhecida por Abraão
- tipológico no
reconhecimento do escritor aos Hebreus, quanto a sua Ordem sacerdotal
- sendo feito semelhante ao Filho de Deus,
permanece sacerdote para sempre
- um provedor num momento de dificuldades e
cansaço de uma batalha: “18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e
vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.”
- um abençoador aceito e reconhecido pela sua
forma de agir, o que demonstra que a sua personalidade era reconhecida. E seu
caráter era bom, senão Abraão teria recusado a benção e não lhe teria pagado o
dízimo de tudo que conquistara na penta peleja.
- caráter crente em Deus
- caráter de um adorador
- caráter de quem reconhece a Soberania de
Deus - EL Elion
“...disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o
Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os
teus inimigos nas tuas mãos.”
O Que nos Ensina Melquisedeque
Quando entendemos o
título Rei de Justiça, inferimos que devemos aprovar a Justiça em qualquer
situação e estar ao lado daquele que promove a justiça e recupera valores, aqui
como valores morais, mesmo que tenha que lutar contra os poderosos “Quedorlaomer
e aos reis” - Gênesis 14:17
- que se juntam a ele, tendo em vista que este quarteto vencera até os refains,
os gigantes. Mas, Abraão serve a Deus que derrota quem derrota gigantes e se
acha poderoso.
NOTA: A linhagem de Melquisedeque é tida, por alguns
estudiosos por outro ponto de vista:
Melquisedeque
seria um título usado para Sem, filho de Noé, de onde descendem todos semitas, que
se ainda estivesse vivo na época, teria chegado a 600 anos, quando saiu ao
encontro de seu descendente Abrão.
De
acordo com essa linha de raciocínio, a “ordem” sacerdotal à qual Melquisedeque
pertence se estendeu de Sem, passando por Judá, até Cristo. Uma hipótese que
vai de encontro a chamada de Abrão, como alguém chamado em Ur por um Deus de
certa forma desconhecido, entre sua família.
Ordem, do latim ordo. Série de pessoas ou coisas que se
sucedem ou se dispõem umas após as outras; sucessão. Instituição honorífica
instaurada por um governo ou soberano. Grau de classificação imediatamente
superior ao das famílias. Mandado.
רתו
- towr ou תר tor; n. m. diadema;sucessão,
ordem
Continuando.
Voltando a questão
tipológica em relação ao caráter e personalidade de Melquisedeque, tenho o
entendimento, que o uso destacado pelos escritores bíblicos levam em
consideração a caráter messiânico deste personagem, que associam ao caráter do Messias,
com o uso de dois títulos, que o associam ao Messias e, de modo específico, a
Jesus.
Devemos apontar a
símile “Melquisedeque”, ele recebeu Abraão com pão e vinho, elementos físicos
que se tornaram essenciais, na lembrança do messias crístico, símbolos do
sacrifício da Páscoa de Cristo em representação do Seu corpo e do Seu sangue.
Melquisedeque também
se dirige a Deus e O trata como “o Possuidor dos céus e da terra”. Depois,
passados uns dois mil anos, Jesus Cristo também se dirigiria ao Pai
chamando-Lhe “Senhor dos céus e da terra”.
A expressão “segundo
a ordem de Melquisedeque” significa que o sacerdócio de Jesus é do
mesmo tipo, ou até mesmo a perfeição antítipo do sacerdócio de Melquisedeque
anunciando Jesus.
Davi profetizou, mil anos antes do nascimento
de Jesus, que o Messias seria “sacerdote
para sempre segundo a ordem de Melquisedeque” Salmo 110:4
“Porque um menino ... se chamará o seu nome: ...
Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste
principado e da paz não haverá fim, sobre o
trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com
justiça, desde agora e para sempre...” Isaías
9:6,7
“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue
permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo
pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu...” João 6:56-58
O texto nos dá
informações rudimentares que havia conhecimento da necessidade de expiação, com
símbolos.
Ou seja,
resgatando-se vidas que haviam lutado e vencido, elas necessitavam de pão para
renovar forças, mas também vinho pela alegria da vitória, como elemento
alimentar, mas que representava (como em
outros texto tipológicos, nas Escrituras), trazida pela alegria pela
vitória.
Ainda, que sejamos
literais, a simbologia no texto remete, sem dúvida, por ser texto tipológico,
inferente, ao ato Redentivo de Jesus Cristo, derramamento seu sangue [vinho] e
tendo sua carne dilacerada [pão] usava-se o pão e o vinho.
Simbolicamente, um
tipo do Plano Redentivo e Expiatório da Cruz do Calvário, a Cruz do Meio, De
Jesus O Rei dos Judeus, O Rei dos reis!
18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
19 E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e
da terra;
20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus
inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
Uma oração de agradecimento.
Melquisedeque é o sacerdote
que faz, se fizermos uma leitura minuciosa, sobre o texto ele realiza a
primeira oração ao Altíssimo.
Devemos aprender com
Melquisedeque que a presença do pão e vinho e uma oração a Deus El Elion, faz
parte do caráter de gratidão e reconhecimento que Deus é quem nos concede
nossas vitórias.
A Justiça No Caráter do crente [Abraão – o crente Abraão]
2 A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e
primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de
Salém, que é rei de paz;
Fundamento da ideia
da Justiça: é a de estrito apego à lei.
Entre os homens ela
pressupõe que há uma lei à qual eles devem ajustar-se.
Justiça - Prática e exercício do que é de direito. Conformidade
com o direito.
- de justiça: justo; merecido.
- fazer justiça: obrar ou julgar segundo o que é justo.
"Justiça
significa dar a cada um o que merece."
A Justiça de Deus.
É um atributo
relacionado com o da santidade de Deus.
Shedd: A justiça de
Deus é “um modo de Sua santidade”.
Deus, não pode ser
sujeito a qualquer lei, porque não há lei à qual Ele esteja sujeito, d’ele
emana atributivamente a Justiça, ou qualquer padrão de Justiça, a justiça de Melquisedeque,
e esta, que o chama “rei da justiça”, constitui o mais elevado padrão possível,
pelo qual todas as outras leis neste mundo são julgadas.
A justiça absoluta de
Deus é a retidão da natureza divina, em virtude da qual Deus é infinitamente
reto em Si mesmo
A Sua Justiça relativa,
é a perfeição de Deus pela qual Ele se mantém contra toda violação da Sua
santidade e mostra, em tudo e por tudo, que Ele é Santo.
É a nesta retidão que
podemos usar o termo “justiça”.
A ação humana aciona
a justiça e se manifesta especialmente em dar a cada homem o que lhe é devido,
em trata-lo de acordo com os seus merecimentos. Veja textos neste estudo.
Os termos hebraicos
para “justo” e “justiça” são tsaddik, tsedhek e tsedhakah, e os
termos gregos correspondentes são dikaios e dikaiosyne, todos os
quais contêm a ideia de conformidade a um padrão. Esta perfeição é
repetidamente atribuída a Deus na Escritura.
“Ah! Senhor Deus de Israel, justo és, pois
ficamos qual um remanescente que escapou, como hoje se vê; eis que estamos
diante de ti, na nossa culpa, porque ninguém há que possa estar na tua
presença, por causa disto.” Esdras
9.15
Leia, os textos: “...e
confirmaste as tuas palavras, porquanto és justo.”Neemias 9:8
“Combati o bom
combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me
está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente
a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” 2 Timóteo 4:7,8
“Se sabeis que ele é
justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.” 1 João 2:29
“E ouvi o anjo das
águas, que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e hás de ser,
porque julgaste estas coisas.” Apocalipse
16.5
A justiça de Deus é a retidão de sua natureza,
aquilo pelo qual faz o que é reto e de igual medida.
“O que anda
em justiça, e o que fala com retidão; o
que rejeita o ganho da opressão, o que sacode
das suas mãos todo o presente; o que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar
de derramamento de sangue e fecha os seus olhos para não ver o mal.” Isaías 33:15
O caráter do crente
deve ser exercido prioritariamente sob a égide da Justiça divina.
Para isto, o crente
precisa conhecer os atributos da Justiça de Deus:
Ela é Santa
Ela é o padrão de toda a ação de Justiça.
Provavelmente, alguém
pode questionar, pois Deus é eterno e o homem, seja crente ou ímpio, humano. Mas,
Deus nos fez imago Dei para podermos ter em nosso interior este senso de
justiça, ainda que sejamos falhos.
D’ele flui a justiça.
“Também
suborno não tomarás; porque o suborno
cega os que têm vista, e perverte as palavras
dos justos.” Êxodo 23:8
Nós os homens podemos
agir injustamente, pois somos passíveis de sermos forçados ou subornados, mas
Deus não aceita peita, nem tem o culpado por inocente.
Porém seus filhos não andaram pelos
caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e
perverteram o direito. 1 Samuel 8:3
Maldito aquele que
aceitar suborno para ferir uma pessoa inocente. E todo o povo dirá: Amém.
Deuteronômio 27:25
O ímpio toma
presentes em secreto para perverter as veredas da justiça. Provérbios 17:23
A Justiça de Deus é perfeita.
“...que perdoa a iniquidade, e a transgressão
e o pecado; que ao culpado não tem por
inocente; ...” Êxodo 34:7
A Justiça de Deus é definitiva
Desviando-se o justo
da sua justiça, e cometendo iniquidade, morrerá por ela; na iniquidade, que
cometeu, morrerá. Ezequiel 18:26
Justiça e Recompensa.
Embora, seja
obrigação sermos justos e somos justos em Jesus, Deus encontra prazer em nos
agraciar, quando agimos de forma Justa.
Quando seguimos o
padrão da Justiça de Deus temos recompensa.
"Na verdade, há
recompensa para o justo". SaImos
58.11
"Porque Deus não é injusto para ficar
esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu
nome". Hebreus 6.10
A Justiça de Deus só pune de forma, que permita, ao justo e mesmo
ao ímpio, dar-lhe chance de mudar seu comportamento. A Justiça de Deus
considera cada alma, cada homem, individualmente, os atos do pai não justificam
os erros do filho.
Justiça Rectoral – Reto é o Senhor.
A retidão que Deus
manifesta pela sua Soberania em exercer domínio tanto sobre o bem como sobre o
mal. Em virtude de Sua justiça rectoral,
Deus instituiu um governo moral no mundo, e impôs ao homem uma lei justa, com
promessas de recompensa ao obediente e ameaças de punição ao transgressor.
“Seu pai, porque
praticou a extorsão, roubou os bens do irmão, e fez o que não era bom no meio
de seu povo, eis que ele morrerá pela sua iniqüidade. Mas dizeis: Por que não
levará o filho a iniquidade do pai? Porque o filho procedeu com retidão e
justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente
viverá. A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai,
nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a
impiedade do ímpio cairá sobre ele. Mas se o ímpio se converter de todos os
pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e proceder com retidão
e justiça, certamente viverá; não morrerá.” Ezequiel 18:18-21
Justo pratica Justiça – se errar o tempo em que viveu na
Justiça, Deus permanece na Sua justiça.
“Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e
cometendo a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio,
porventura viverá? De todas as justiças que tiver feito não se fará memória; na
sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles
morrerá.” Ezequiel 18:24.
O texto não é
incongruente com Hebreus 6, mas
demonstra a necessidade de fidelidade, para sermos alcançados pela Justiça
divina.
Viver em Justiça!
Importantes debates
sobre a Justiça de Deus e a Justificação nos remete a verificar:
Ser operador da Justiça é ser: “moralmente justo, renovado, santo, então a
declaração de Deus não assegura isso imediatamente, mas apenas inicia o
processo contínuo e que dura a vida inteira.”
“Porque, se viverdes segundo a carne,
morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” Romanos 8:13
C. K. Barrett (in
memoriam) alega em suas obras que, justificar não significa tornar justo, mas
que " 'justo' significa, não 'virtuoso', mas 'correto', 'limpo',
'inocentado' na corte de Deus" é a absolvição forense no tribunal divino.
Se lermos os textos
supra veremos que há certo equilíbrio neste ato. Não podemos deixar de praticar
a justiça, e agir com injustiça, pois, seremos certamente punidos por Deus e se
não nos arrependermos de nossa injustiça
antes de partirmos desta vida, haverá um julgamento pelas nossas Obras: “
A Justiça de Deus não envolve dificuldades para a vida natural
do ímpio, ou do justo, quando todos estão em igualdades, como parte da Criação.
“Porque faz que o seu sol se levante sobre
maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.” Mateus 5:45
Quando estudamos
sobre a Justiça de Melquisedeque, estamos apontando para a manifestação da
Justiça de Deus, transcendente a Lei.
"Mas agora se manifestou
uma justiça que provém de Deus, independente da lei..." Romanos 3.21
O encontro de Abraão
com o Rei de Salém é uma prefiguração da a revelação da justiça de Deus na cruz
de Cristo, e base dos alicerces para o evangelho da justificação - Romanos 3.21-26.
Ilustrando através da
vida de Abraão, que foi, ele mesmo, justificado
pela fé, tornando-se assim o pai espiritual de todos os que crêem - Romanos 4.1-25 -, o texto nos ilumina
sobre a luta em manter-nos justos, guerreando nossas guerras, e sendo agraciados
com a visita do Rei da Justiça.
Fonte:
Melquisedeque – Rev. Herman Hoeksema
ADEYEMO. Tokunboh (editor geral), Comentário Bíblico Africano.
São Paulo: Mundo Cristão. 2010. P. 33-34; 1537-1538. MELQUISEDEQUE, SEGUNDO O COMENTÁRIO BÍBLICO
AFRICANO
Strong
Bíblia Dake
Bíblia online
Imagem – Eu aprendi
O que é a Justiça de
Deus? Josemar Bessa
A Revelação da
Justiça de Deus - John Stott - Comentário Sobre Romanos 3:21-26
Os Atributos Morais
de Deus - Dr. Louis Berkhof
Dicionário Aurélio
online
Nenhum comentário:
Postar um comentário