Isaque, um Caráter
Pacífico
Lição 4 CPAD 22 de Abril de 2017
Estudo Pr Osvarela
Texto Áureo
"E
disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome
Isaque; e com ele estabelecerei o meu concerto, por concerto perpétuo
para a sua semente depois dele." Gn
17.19
LEITURA BÍBLICA
Gênesis 26.12-25
12
E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas,
porque o SENHOR o abençoava.
13
E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso.
14
E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço,
de maneira que os filisteus o invejavam.
15
E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai
Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra.
16
Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso
te tens feito do que nós.
17
Então Isaque partiu dali e fez o seu acampamento no vale de Gerar, e habitou
lá.
18
E tornou Isaque e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu
pai, e que os filisteus entulharam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos
nomes que os chamara seu pai.
19
Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas
vivas.
20
E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água
é nossa. Por isso chamou aquele poço Eseque, porque contenderam com ele.
21
Então cavaram outro poço, e também porfiaram sobre ele; por isso chamou-o
Sitna.
22
E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o
Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra.
23
Depois subiu dali a Berseba.
24
E apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão
teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a
tua descendência por amor de Abraão meu servo.
25
Então edificou ali um altar, e invocou o nome do SENHOR, e armou ali a sua
tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço.
Etimologia e Definições
יצחק – Yitschaq; grego Ισαακ;
n. pr. m. Isaque = “ele ri” ou “riso”; filho de Abraão com Sara, sua esposa, e pai de Jacó e Esaú;
מבוע - mabbuwa; n. m. fonte d’água; raiz etimológica com o sentido de uma
corrente incontrolável
נבע - naba; v. escorrer,
derramar, entornar, jorrar, brotar, borbulhar, fermentar; emitir, expelir
[Hifil]
Caráter é um
conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de
um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de
atitudes.
O caráter é construído através das experiências sociais e
pela compreensão dos valores morais e culturais, ou seja, ele é aprendido
através da família, escola e na sociedade de maneira geral. É a expressão da personalidade por meio das atitudes de uma
pessoa.
O caráter é o conjunto de reações
e hábitos comportamentais de uma pessoa que vão sendo adquiridos ao longo da
vida e que especificam o modo individual de cada pessoa. Estão inclusos as
atitudes e valores conscientes, o estilo de comportamento (timidez, agressividade) e
as atitudes físicas (postura, movimentação do corpo). Reich (1995)
Discurso Geral
Não
se pode escrever, ou falar de Isaque, sem falar sobre a origem celeestial de
seu nome.
“Então caiu Abraão sobre o
seu rosto, e riu-se, disse no seu
coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da
idade de noventa anos... te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque...” Gênesis 17:17-19
E
confirmado pelo anjo do Senhor [uma teofania,
pois o escritor deixa claro que é o Senhor quem volta a falar sobre o
nascimento de Isaque e mais uma vez, um de seus progenitores, se ri, agora foi
a vez de Sara, sua mãe]:
“..E levantou os seus
olhos, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da
tenda ao seu encontro ...: Meu Senhor, se agora tenho achado graça ... E Abraão
apressou-se em ir ter com Sara à tenda... Onde está Sara, tua mulher? Ei-la aí
na tenda... terá um filho. Sara escutava
à porta da tenda .... riu-se Sara
dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu
senhor já velho? ... E disse o Senhor a
Abraão: Por que se riu Sara ... Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? ... Sara
terá um filho...negou: Não me ri;
porquanto temeu. E ele disse: Não digas isso, porque te riste.” Gênesis 18:2-13-15
Sim! Foi Deus, quem colocou o
nome do filho de Abraão com Sara, exatamente pela reação de seu pai, já avançado
em idade, ao ouvir, pela primeira vez, e
depois a sua mãe, Sara, teve a mesma reação, lá dentro de sua tenda, atrás
da porta.
Outro
destaque foi, sua, quase execução como sacrifício, pelo, próprio pai.
E
também, entres fatos que o identificaram com seu pai, como ir ao Egito.
Ficou
patenteado nas Escrituras Veterotestamentárias, a disputa paciente de Isaque, e
agora ele vai escrever, mais um capítulo pela disputa, pelo insumo mais
importante para o ser humano, subsistir, em qualquer lugar e muito mais, ainda,
na região onde se passou esta narrativa.
Nesta
cena vemos um Isaque demonstrando seu caráter.
Um
caráter que já fora marcado com o episódio do Monte Moriá, pela disputa interna
sobre ser ele filho de Sara.
16 Disse também Abimeleque
a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que
nós.
17 Então Isaque partiu
dali e fez o seu acampamento no vale de Gerar, e habitou lá.
18 E tornou Isaque e cavou
os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que os filisteus
entulharam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara
seu pai.
19 Cavaram, pois, os
servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas.
Disputando Poços
Água
era fundamental para aquela região. E em todo oriente Médio, até mesmo em
nossos dias.
A
“verdade é que a água é um símbolo muito
difundido da vida e que os ritos, de várias espécies, que incluem água,
destinados a promover a vitalidade ou a restaurá-la após a interrupção, não
eram raros no mundo antigo”. O significado da palavra água no
Evangelho de João - The meaning of the word water in the Gospel of John, João Ricardo Ribeiro
Era
comum na cultura de possessão de terras, entre os do Oriente Médio cavar poços,
mostrando que ali estava assentado um grupo familiar e que tomara posse daquele
espaço, ou terreno.
Esta
prática, em alguns momentos trazia desagrado a vizinhos, ou interessados na
mesma possessão, seja pela qualidade da terra, para pasto ou para agricultura –
lembrando que Isaque foi hábil agricultor: Gênesis 26.12,13.
E
uma das formas de demonstrar que o vizinho, ou aquele que estava alocado nas
terras não era bem-vindo, ou no mínimo estava sendo alvo de hostilidades. A forma
de demonstrar isto, era entulhar, ou aterrar seus poços. Neste contexto que,
Isaque vai demonstrar seu caráter pacífico, deixando o espaço e indo cavar
novos poços. Confiando em El-Shadai.
Ele
foi “gentilmente convidado” a se retirar dos termos de Abimeleque, rei dos
filisteus. Devemos observar que Isaque estava se locomovendo, com seu clã, em
direção ao Egito, a parada nas terras de Abimeleque e em Gerar, parece apontar
para uma ação divina, para Isaque
não prosseguir em direção ao Egito. Uma mudança de direção.
Destaco
referência na leitura bíblica, sobre este pensamento: “23 Depois subiu dali a Berseba.”
O
caráter de Isaque era superior aos seus disputantes.
Resiliência - capacidade de se
recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.
Ele
mostra um caráter resiliente e de fé no Deus de sua promessa.
“Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas.
E os pastores de Gerar
porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso
chamou aquele poço Eseque, porque
contenderam com ele.
Então cavaram outro poço,
e também porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Sitna.
E partiu dali, e cavou
outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos
nesta terra.
Depois subiu dali a Berseba.
E apareceu-lhe o Senhor
naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas,
porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por
amor de Abraão meu servo.” Gênesis
26:19-24
E aconteceu, naquele mesmo
dia, que vieram os servos de Isaque, e anunciaram-lhe acerca do negócio do
poço, que tinham cavado; e disseram-lhe: Temos achado água. E chamou-o Seba;
por isso é o nome daquela cidade Berseba até o dia de hoje. Gênesis 26:32,33
Dando passos para ter um
caráter pacífico
Por
definição caráter é moldado seguindo o histórico familiar, através do mimetismo
aprendido, na forma de agir.
Vemos
então, um Isaque que inicia sua atuação buscando o mesmo caminho de seu pai.
Mas, mesmo assim ele necessitava ter seu caráter melhorado, para ser Pai de nação
e poder assentar sua família em um lugar no qual a água fosse reparadora, fosse
uma água de purificação.
Ao
achar um “poço de águas vivas” ele vai deixar-nos um ensino dado pelas
Escrituras, sobre o que é até hoje “águas vivas”. Nome dado a águas correntes,
que são usadas, até ao dia de hoje em Israel para purificação. As famílias
levam as panelas e utensílios para serem purificados pelas águas vivas.
E há um rio que desce do Céus, o Rio de
águas vivas.
“Há um rio cujas
correntes alegram a cidade de
Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.” Salmos 46:4
“E mostrou-me o rio puro da água da vida,
claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.” Apocalipse 22:1
Não despreze
a herança paterna!
Tirando os “entulhos” de nossas
lembranças morais, deixadas pelos nossos pais.
Isaque sem dúvida conhecia a região e
Abimeleque e também os juramentos feitos, que deram nome a cidade de Berseba.
Berseba
é marco
geográfico e agora um marco na vida do pacífico Isaque. Ela é o lugar de
confirmação de Deus de Sua Promessa, tanto ao pai – Abraão – quanto ao filho –
Isaque.
Qual é a
nossa Berseba, aquela que mudará nosso caráter?
Devemos buscar, no melhor exemplo, que
nossos pais realizaram e deixaram de recursos morais, ainda que o tempo, como
os filisteus, queiram apagar nossas lembranças, e as queiram apagar, colocando
“entulho” sobre suas lembranças.
Quem
tem a fé de Abraão é motivado, como seu filho a ser como Jesus descreve:
“Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água
viva correrão do seu ventre.” João 7:38
Abimeleque é usado como um
título real dos reis dos filisteus.
יבל - yabal; n. m. um riacho, corrente
de águas
“E tornou Isaque e cavou
os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que
os filisteus entulharam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que
os chamara seu pai.” Gênesis 26:18
Dando nomes aos poços
Cada poço representa uma etapa de formação de uma
melhora de nosso caráter
-
Um
poço de águas vivas ... E os pastores de Gerar porfiaram com os
pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa.
-
Por isso chamou aquele poço Eseque,
porque contenderam com ele.
עשק – ‘Eseq; n. pr. Eseque = “contenda”; 1º poço cavado pelos pastores de Isaque no vale de Gerar.
-
Então cavaram outro poço, e também porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Sitna.
שטנה - Sitnah; n. pr. m. Sitna =
“briga”. o 2o dos 2 poços cavados por Isaque no vale de Gerar.
-
e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele;
-
Por isso chamou-o Reobote, e disse:
Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra.
רחבות – R^echobowth ou רחבת R ^echoboth; n. pr. l. Reobote
= “lugares amplos ou ruas largas”; o 3o
de uma série de poços cavados por Isaque no território dos filisteus.
Ensino abraãmico dado a
Isaque. Alargando
a visão da necessidade de ser pacífico, nos aumenta a chance de sermos
abençoados por Deus, com maior provisão e nosso lugar será alargado.
Depois
subiu dali a Berseba.
E
aconteceu, naquele mesmo dia, que vieram os servos de Isaque, e anunciaram-lhe
acerca do negócio do poço, que tinham cavado; e disseram-lhe: Temos achado água.
שבעה - Shib àh; n. pr. l. Seba = “um juramento”; nome que Isaque deu a um poço próximo de Berseba.
-
E chamou-o Seba; por isso é o nome
daquela cidade Berseba
até o dia de hoje. Gênesis 26:32,33
“E aconteceu naquele mesmo tempo que
Abimeleque, com Ficol, príncipe do seu exército, falou com Abraão, dizendo:
Deus é contigo em tudo o que fazes; Agora, pois, jura-me aqui por Deus, que não
mentirás a mim, nem a meu filho, nem a meu neto; segundo a beneficência que te
fiz, me farás a mim, e à terra onde peregrinaste. E disse Abraão: Eu jurarei. Abraão, porém, repreendeu a Abimeleque por causa de um poço
de água, que os servos de Abimeleque haviam tomado à força...e
fizeram ambos uma aliança, pôs Abraão, porém, à
parte sete cordeiras do rebanho. E Abimeleque disse a Abraão:
Para que estão aqui estas sete cordeiras, que puseste à parte? E disse: Tomarás
estas sete
cordeiras de minha mão, para que sejam em testemunho que eu cavei
este poço. Por
isso se chamou aquele lugar Berseba, porquanto ambos juraram ali. Gênesis 21:22-31
Abraão
também foi um pacificador, certamente isto lhe foi ensinado por Abraão, pois
como sabemos caráter pode ser formado e reformado.
Tanto,
assim que temos a narrativa sobre a reforma e ratificação da aliança abraãmica realizada,
neste período conturbado da caminhada de Isaque, na Região.
Basta
lermos a sequência do texto após o versículo 25 do texto bíblico, primeiro,
deste estudo:
“E Abimeleque veio a ele
de Gerar, ... disseram: Havemos visto, na verdade, que o Senhor é contigo, por
isso dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos
aliança contigo. ... e como te fizemos somente bem, e te deixamos ir em paz. Agora tu és o
bendito do Senhor. Então lhes fez
um banquete, e comeram e beberam; E levantaram-se de madrugada e juraram um ao
outro; depois os despediu Isaque, e despediram-se dele em paz.” Gênesis
26:26-31
באר שבע - B ^e’er Sheba; n. pr. loc. Berseba
= “poço dos sete juramentos”, o “poço do juramento dos sete”; cidade no
extremo sul de Israel
“E disse-lhes Isaque: Por
que viestes a mim, pois que vós me odiais e me repelistes de vós? E eles
disseram: Havemos visto, na verdade, que o Senhor é contigo, por isso dissemos:
Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos
aliança contigo. Que não nos faças mal, como nós te não temos
tocado, e como te fizemos somente bem, e te deixamos ir em paz. Agora tu és o bendito do Senhor... e juraram um ao outro; depois os despediu Isaque, e
despediram-se dele em paz... naquele mesmo dia, que vieram os
servos de Isaque, e anunciaram-lhe acerca do negócio do poço, que tinham
cavado; e disseram-lhe: Temos achado
água.” Gênesis 26:27-32
Pacificando nos tornamos
fartos em Deus
“Ele converte os rios em
um deserto, e as fontes em terra sedenta” Salmos
107:33
“Fez
sair fontes da rocha, e fez correr as águas como rios.”
Salmos 78:16
Interessante
que Isaque, dá demonstração de seu caráter ao fazer juramento, apenas confiado
em Deus, como fizera seu pai.
Eis que Deus é a minha
salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e
o meu cântico, e se tornou a minha salvação.
“E vós com alegria tirareis
águas das fontes da salvação.” Isaías
12:2,3
Após
a pacificação e aliança ele recebe uma demonstração de que a confiança no
Senhor, jamais o deixaria sem suprimentos.
23 Depois subiu dali a
Berseba. 24 E apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus
de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e
multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo. 25 Então
edificou ali um altar, e invocou o nome do SENHOR, e armou ali a sua tenda; e
os servos de Isaque cavaram ali um poço.
O
pacífico é antes de tudo um adorador. É o ensino de Isaque.
Anexo:
Aprendendo
“se alguém
tem sede, venha a mim e beba. quem crer em mim, conforme dizem as escrituras,
do seu ventre fluirão rios de água viva.”
Segundo
a Enciclopédia Judaica ensina sobre a Festa de Sucote; qual a rotina ou
liturgia ritual, com uso de água.
No
serviço matutino, os sacerdotes iam até o tanque de Shiloah,
retiravam água, davam voltas ao redor do altar e adicionavam a água, a libação
do sacrifício.
O
Shiloah - desse tanque os sacerdotes retiravam água que, era utilizada nas
cerimonias matutinas de Sucote, ou seja, era um tanque alimentado por água
corrente.
Os
sacerdotes, ao retirarem a água iam cantando passagens bíblicas, e entre elas Isaías 12:3:
“Com
alegria tirareis águas das fontes da Salvação.”
O
toque das trombetas convocava o povo, que se postava nas ruas para assistir à
marcha dos sacerdotes que iam ao tanque de Siloé, enchiam uma vasilha de prata
de água e depois rumavam para o templo e a derramavam no altar. Era um cortejo
glorioso de sacerdotes vestidos de branco, instrumentos musicais, corais. Os
levitas se faziam acompanhar por músicos em instrumentos de corda, sopro e
percussão durante a recitação dos Salmos 113 a 118 especialmente as palavras
messiânicas do Salmo 118, versos 25 e 26: “Ó Senhor, salva, Te pedimos! Ó
Senhor, nós te pedimos, envia-nos a prosperidade. Bendito aquele que vem em
nome do Senhor”.
Esse
ritual de derramamento de água simbolizava ações de graça pela chuva que
possibilitou a colheita do ano. Orações por mais chuva eram feitas para possibilitar
a colheita da próxima estação.
Esse
ritual simbolizava também a alegria espiritual e salvação.
É
no último dia da festa que encontramos Jesus, que dizendo: “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em
pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.”
João 7:37
Água Viva - precisa ser agitada, ter movimento.
“O
diálogo principal em João 4:7-27 é entre Jesus e uma samaritana com quem ele
encontra junto ao poço de Jacó. Posteriormente aparecem os discípulos que se
admiram do fato, e em seguida chegam um grupo de samaritanos que faz um
comentário final. Com o uso da expressão “água viva” pela primeira vez neste
capítulo 4:10, e parece estar empregada no seu sentido comum de água corrente,
mas no versículo 14 passa a significar a água da “vida eterna”. O significado
da palavra água no Evangelho de João - The meaning of the word water in the
Gospel of John, João Ricardo Ribeiro
“Quando, pois, o que tem o fluxo, estiver
limpo do seu fluxo, contar-se-ão sete dias para a sua purificação, e lavará as
suas roupas, e banhará a sua carne em águas
correntes; e será limpo.” Levítico
15:13
“E
todo aquele que sobre a face do campo tocar em alguém que for morto pela
espada, ou em outro morto ou nos ossos de algum homem, ou numa sepultura, será
imundo sete dias. Para um imundo, pois, tomarão da cinza da queima da expiação,
e sobre ela colocarão água corrente num
vaso.” Números 19:16,17
Este
texto nos ensina que uma pessoa precisava ser ritualmente pura antes de entrar
no Santuário ou comer dos sacrifícios. Essa purificação era realizada com água
recolhida de uma fonte natural. Um rio ou a água da chuva, nunca de uma
cisterna ou poço.
Fonte:
Strong
Dicionário
Internacional de Teologia do Antigo Testamento – R.Laird Harris, Gleason L.
Archer, Jr, Bruce K. Waltke
Bíblia
Dake
Bíblia
online
O
significado da palavra água no Evangelho de João - The meaning of the word
water in the Gospel of John, João
Ricardo Ribeiro
Apontamentos do autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário