quinta-feira, agosto 24

A Necessidade de Termos uma Vida Santa Lição 9 – CPAD = 3º TRIMESTRE 2017 1 Parte

A Necessidade de Termos uma Vida Santa
Lição 9 – CPAD = 3º TRIMESTRE 2017
1 Parte
Continua
Estudo Pr Prof Osvarela
Texto Áureo
"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver." 1 Pedro 1.15
LEITURA BÍBLICA
1 Pedro 1.13-22
13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;
14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
17 E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
18 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
19 Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
20 O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;
21 E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;
22 Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;
Introdução
“Não somos salvos por uma vida santa, mas chamados a uma vida santa.”
Apoio
Jesus: Dele vem a nossa santificação. A nossa Salvação nos leva a uma constante busca a uma vida santa, pela vocação á salvação, a qual atendemos de modo livre.
“Deus… nos salvou e nos chamou com uma santa vocação…” 2 Timóteo 1.9
Deus torna-se a norma e o padrão para pautarmos a nossa vida. Pois se Ele fez de Cristo, "que não conheceu pecado", "pecado por nós" (2 Co 5.21), podemos, então, ser participantes de sua promessa que nos declara justos. "Mas vós sois dele, em Jesus  Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção" (1 Co 1.30).
Atenção:
Os conceitos bíblicos de salvação e santificação não devem ser considerados como a redução do corpo mau à escravidão do espírito bom. Quando os escritores do Novo Testamento mencionam a "carne" num sentido negativo (Rm 7.18; 8.4; 2 Co 10.2,3; 2 Pe 2.10), falam da natureza pecaminosa, e não especificamente do corpo físico. No processo da santificação, o Espírito Santo renova a pessoa inteira. De fato, somos inteiramente uma "nova criatura" em Cristo Jesus (2 Co 5.17).
“E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado. Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus...” Hebreus 12:13-15
“Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de vestes finas.” Zacarias 3:4
αγιος – hagios;de hagos (uma coisa grande, sublime); adj. algo muito santo; um santo.
“...como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos...”
δεησις - deesis; n. f. necessidade, indigência, falta, privação penúria; o ato de pedir, petição, súplica, pedido a Deus ou a um ser humano
δει - dei; v. é necessário, há necessidade de, convém, é correto e próprio, necessidade encontrada na natureza do caso, necessidade provocada pelas circunstâncias ou pela conduta de outros em relação a nós; necessidade com referência ao que é requerido para atingir algum fim; uma necessidade de lei e mandamento, de dever, justiça; necessidade estabelecida pelo conselho e decreto de Deus, especialmente por aquele propósito seu que se relaciona com a salvação dos homens pela intervenção de Cristo e que é revelado nas profecias do Antigo Testamento, relativo ao que Cristo teve que finalmente sofrer, seus sofrimentos, morte, ressurreição, ascensão.
דביר - dêbiyr ou (forma contrata) דבר - dêbir; n. m. o santo dos santos, a parte mais interna do templo ou tabernáculo; a última câmara, a parte mais interna do templo de Salomão, o lugar mais santo, o santo dos santos;oráculo
קדוש  qadowsh ou קדש qadosh; adj. sagrado, santo, o Santo, separado
קדש  - Qedesh; n. pr. l. Quedes = “lugar santo”
קדש  - Qadesh; n. pr. l. Cades = “santo”
αγιον - hagion; adj. reverendo, digno de veneração; de coisas que por causa de alguma conecção com Deus possuem uma certa distinção e exigem reverência, como lugares consagrados a Deus que não devem ser profanados ; de pessoas de quem Deus usa seus serviços, por exemplo, apóstolos; separado para Deus; ser como era, exclusivamente seu; serviços e ofertas; preparado para Deus como rito solene, puro e santo; num sentido moral, puro, sem pecado, justo e santo
αγιος – hagios de hagos (uma coisa grande, sublime); adj. algo muito santo; um santo
αγνος - hagnos; adj; respeitável, santo; puro, puro de sensualidades, casto, recatado; puro de todas as faltas, imaculado; limpo.
Sumo-sacerdote. Atuando no santo dos santos
Ele era honrado acima de todos com título de sacerdote, chefe dos sacerdotes. Era lícito para ele realizar os deveres comuns do sacerdócio; mas seu principal dever era, uma vez por ano no dia da expiação, entrar no Santo dos Santos (dever do qual os outros sacerdotes estavam excluídos) e oferecer sacrifícios por seus próprios pecados e pelos pecados do povo, e presidir sobre o Sinédrio, ou Concílio Supremo, quando convocado para deliberações.
εσωτερος - esoteros; adj. Interior; o espaço interior que está atrás do véu; o santuário, o Santo dos Santos, diz-se do céu por uma figura representada no templo terrestre.
ιερν - hieron; n. n. lugar sagrado, templo, usado do templo de Artemis em Éfeso, usado do templo em Jerusalém.
O templo de Jerusalém consistia de toda uma área sagrada, incluindo todo agregado de construções, galerias, pórticos, pátios (pátio dos homens de Israel, pátio das mulheres, e pátio dos sacerdotes), que pertenciam ao templo.
A palavra também era usada para designar o edifício sagrado propriamente dito, consistindo de duas partes, o “santuário” ou “Santo Lugar” (onde ninguém estava autorizado a entrar, exceto os sacerdotes), e o “Santo dos Santos” ou “O Mais Santo Lugar” (onde somente o sumo-sacerdote entrava no grande dia da expiação).
Também estavam os pátios onde Jesus ou os apóstolos ensinavam ou encontravam-se com os adversários ou outras pessoas “no templo”; do pátio dos gentios Jesus expulsou os comerciantes e os cambistas.
O Pentecostalismo e a Santificação
Um pouco do Histórico
Uma nova dimensão espiritual. Essa segunda obra da graça, posterior à conversão, libertaria os crentes de sua natureza moral imperfeita, que os tem induzido ao comportamento pecaminoso.
Essa doutrina chegou à América do Norte, e inspirou o crescimento do Movimento da Santidade
A crença numa segunda obra da graça não ficou confinada ao círculo metodista. Charles G. Finney, por exemplo, acreditava que o batismo no Espírito Santo provesse o revestimento do poder divino para se obter a perfeição cristã.
A teologia da Reforma haja identificado o batismo no Espírito com a conversão, alguns reavivalistas, dentro dessa tradição, aceitavam o conceito de uma segunda obra da graça para revestir os cristãos do poder do alto. Entre eles se encontravam Dwight L. Moody e R, A. Torrey. Apesar desse revestimento de poder, acreditavam, a santificação mantinha-se em sua obra progressiva.9 Outro personagem-chave, um ex-presbiteriano, A. B. Simpson, fundador da Aliança Cristã e Missionária, cuja forma de pensar teve grande impacto na formação doutrinária das Assembleias de Deus, enfatizava nitidamente o batismo no Espírito Santo.
Semelhantemente, as conferências em Keswick, na Grã-Bretanha (que tiveram início em 1875), também influenciaram grandemente o Movimento da Santidade na América do Norte. Os conferencistas em Keswick acreditavam que o batismo no Espírito Santo produzia uma vida de contínua vitória (a vida "mais sublime" ou "mais profunda"), caracterizada pela "plenitude do Espírito". Esta veio a ser a interpretação preferida ao conceito wesleyano, que sustentava que o batismo no Espírito produzia a perfeição cristã.
O pregador wesleyano radical da Santidade, Benjamin Hardin Irwin, começou, em 1895, a ensinar sobre as três obras da graça, os problemas começaram a surgir. Segundo Irwin, a segunda bênção iniciava a santificação, e a terceira trazia o "batismo do amor ardente" (o batismo no Espírito Santo).
“Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de vestes finas.” Zacarias 3:4
Segunda obra da graça: a santificação. E instantânea ou progressiva?
   16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
A santificação é vista por alguns como algo imediatamente sucedido ao aceitarmos a Jesus, em alguns núcleos pentecostais, é vista como ação do revestimento com o Batismo no ou com Espírito Santo, que nos faz santificados.
Entendo, que nem uma das alternativas está correta, à luz das Escrituras, a Santificação é algo que gradualmente se incorpora a nossa vida.
Qual é o desejo de Deus, quanto a uma vida santa?
Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação...1 Tessalonicenses 4:3
“Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este [Deus], para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.” Hebreus 12:10
Assim, quando estamos buscando uma vida santa, estamos fazendo a vontade de Deus. Eis, um sinal de nossa busca incessante de uma vida santa, a Vontade do Senhor.
“Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina.” 2 Pedro 1:4.
Desde o livro do Gênesis nós podemos entender isto:
            “E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém. E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.” Gênesis 5:21-24
Este trecho das Véteroescrituras nos mostram que foi por um processo diário e continuo que Enoque agradou a Deus, de tal forma que não poderia mais viver entre os homens e para tanto, Deus o tomou para si, pois para estar ao lado de Deus, somente em santidade se pode viver nos Céus, com Ele. 
É a demonstração de que se deve buscar a aproximação de Deus para alcançar a Vida Santa.
Então, a relação do homem, com Deus, a relação vertical humano-divina é um processo que deve ser entendido por todos nós como participes da vida cristã e renascidos em Jesus Cristo.
A mantença desta vida pura e santa é fundamental para nosso relacionamento diário, e crescente com Deus.
“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5:1-5
É evidente que há uma Comunidade de homens e mulheres, que buscam uma vida santa:
“Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todos os santos vos saúdam.” 2 Coríntios 13:11-13
Esta comunidade busca, isto, diariamente: “Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida.” Lucas 1:75
O fundamento de termos uma vida santa, é que a cidade onde vamos morar é santa: “...e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” Apocalipse 22:19
Santidade em todo modo de viver.
“A beleza de Deus consiste primariamente nesta santidade, ou excelência moral...”
Em todas as facetas de nossa vida.
Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade. Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?2 Pedro 3:11,12
Vida Santa nos relacionamentos – Trato
Pessoal, social, eclesiástico,
Ser santo no trato
προσφερω - prosphero; v. levar a, conduzir a, alguém que pode curar uma pessoa ou estar pronto a mostrá-la alguma gentileza, alguém que pode julgar uma pessoa, trazer um presente ou algo, alcançar ou pegar algo para alguém, juntar; ser impelido em direção a alguém, atacar, assaltar, conduzir-se em direção a alguém, tratar ou lidar com alguém.
Piedade
ελεημοσυνη - eleemosune; n. f. misericórdia, piedade, esp. como exibido no dar esmola, caridade; o benefício em si mesmo, doação ao pobre, esmola.
ευλαβεια - eulabeia; n. f. precaução, circunspeção, prudência, discrição; fuga, distância prudente; reverência, veneração, reverência a Deus, temor divino, piedade.
A Santidade de Jesus Cristo é uma das faces mais lindas da Revelação de Deus.
19 Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
20 O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;
21 E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;
“A luz do evangelho é a glória de Cristo, Sua santidade e beleza. Justamente após isto nós lemos: "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo." 2 Coríntios 4:6
1 Parte
Continua
Bibliologia – Fonte:
A Verdadeira Graça Distinguida da Experiência dos Demônios por Jonathan Edwards, 1752. Copyright 1994 por William Carson.
Um Resgate Necessário, Vincent Cheung, Reflections on Second Timothy;
Apontamentos do autor
Stanley Horton
Bíblia online

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger