A
Igreja de Cristo 1ª Parte
Lição
8 – CPAD;
3ª TRIMESTRE 2017
Estudo Pastor Prof.: Osvarela
Texto
Áureo
"Porque
onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."
Mateus 18.20
Leitura Bíblica
Em Classe
1
Coríntios 12.12-20,25-27
12
Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros,
sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
13
Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus,
quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
14
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15
Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do
corpo?
16
E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso
do corpo?
17
Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde
estaria o olfato?
18
Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
19
E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20
Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
25
Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado
uns dos outros.
26
De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um
membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
27
Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
SOBRE
A IGREJA
CREMOS, professamos e ensinamos
que a Igreja é a assembleia universal dos santos de todos os lugares e de todas
as épocas, cujos nomes estão escritos nos céus: “À universal assembleia e
igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de
todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados” (Hb 12.23).
A
Igreja foi fundada por nosso Senhor Jesus Cristo, pois Ele mesmo disse: “sobre
esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão
contra ela” (Mt 16.18). Essa pedra é o próprio Cristo: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os
edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina” (At 4.11), tendo
a doutrina dos apóstolos por fundamento e Jesus a principal pedra de esquina:
“edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus
Cristo é a principal pedra da esquina” (Ef 2.20). Ela, a Igreja, é a coluna e firmeza
da verdade.
É
a Comunidade do Senhor.
"Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18.20
Além de assembleia universal dos crentes em Jesus, o vocábulo “igreja” refere-se a um grupo de crentes em cada localidade geográfica. Ensinamos que a Igreja é una e indivisível: um só corpo, um só Espírito, uma só fé e um só batismo. A Igreja envolve um mistério que não foi revelado no Antigo Testamento, mas que foi manifesto aos santos na nova aliança.
Além de assembleia universal dos crentes em Jesus, o vocábulo “igreja” refere-se a um grupo de crentes em cada localidade geográfica. Ensinamos que a Igreja é una e indivisível: um só corpo, um só Espírito, uma só fé e um só batismo. A Igreja envolve um mistério que não foi revelado no Antigo Testamento, mas que foi manifesto aos santos na nova aliança.
É
necessário entendermos a questão da Igreja, sob o ponto de vista das
Escrituras. Mas, também
“Essas
assembleias opõem-se a toda Alta Crítica radical da Bíblia, a todo o
modernismo, a toda a incredulidade na igreja e a filiação a ela de pessoas
não-salvas, cheias de pecado e de mundanismo. Acreditam em todas as verdades
bíblicas genuínas sustentadas por todas as igrejas verdadeiramente evangélicas.”
E. N. Bell, membro do Executivo e primeiro presidente geral (posteriormente título
de Superintendente-Geral)
De
quem é a Igreja, como Jesus a definiu?
“...sobre
esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não
prevalecerão contra ela” Mateus 16.18
Como
as Escrituras a definem?
“Mas, se tardar, para que
saibas como convém andar na casa de Deus, que é a
igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” 1 Timóteo
3:15
a- A
Universalidade da Igreja e Seus membros. A Igreja é formada por todos aqueles que Deus
chamou para fora do mundo, tendo sido esses resgatados da vã maneira de viver
por intermédio do precioso sangue de Cristo. A verdadeira Igreja é constituída
por todos os fiéis remidos de todas as eras e de todos os lugares, formando o
corpo místico de Cristo por meio do Espírito Santo,19 e cada crente salvo é
membro desse corpo.
“À
universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos
nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados”
Hb 12.23Características próprias moldaram a AD nestes 106 anos de vida –
1 século e 6 anos –
“...os
membros das Assembleias de Deus foram caracterizados por cinco valores
implícitos:
1- A
experiência pessoal, na conversão
2- A
comunicação oral (também refletida nos testemunhos, revistas e livretes da
igreja, na literatura da Escola Dominical, nos panfletos [folhetos] e nos
folhetos evangelísticos),
3-
A espontaneidade, característica
pentecostal e da Igreja o repúdio ao mundanismo e [Na verdade pareceu bem ao
Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas
necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do
sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos
guardardes. Bem vos vá. Atos 15:28,29]
4- A
total aceitação da Autoridade das Escrituras.”
b- Casa
de Deus - I Timóteo 3.15 a “...para que saibas como
convém andar na casa de Deus...”
c-
Coluna e firmeza da
verdade –
idem parte b
Firmada
sobre a Rocha Cristo Mateus 16.18
“E
Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to
não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois
também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha
igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mateus 16:17,18
και αποκριθεις ο ιησους ειπεν αυτω μακαριος ει σιμων βαρ ιωνα οτι σαρξ και αιμα
ουκ απεκαλυψεν σοι αλλ ο πατηρ μου ο εν τοις ουρανοις
καγω δε σοι λεγω οτι συ ει πετρος και επι ταυτη τη πετρα οικοδομησω μου την εκκλησιαν και πυλαι αδου ου κατισχυσουσιν αυτης Mateus
16:17,18
Onde
ela está situada de forma espiritual:
No
plano divinal, há lugar para cada atividade, e agrupamentos, que servem, ou
serviram a Deus, assim, no mundo espiritual há um lugar da Igreja.
Assim
como, nos Céus Deus colocou os anjos criados, a Igreja habita em um lugar
preparado para ser seu espaço, no Universo, um lugar nas regiões celestiais, no
mundo espiritual.
“Porque não temos que
lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as
potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes
espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:12
O
qual, só ela pode ocupar e no qual o Inferno não pode penetrar e só os que
confessam a Jesus Cristo, como Senhor e Verbo Encarnado, podem adentar, com legitimidade.
Há
um lugar único no Universo para a Igreja. “...assentar
nos lugares celestiais”
Ela
está na terra, fisicamente, mas atua aqui, e em lugares celestiais, preparado/conquistado
por Jesus Cristo para Sua Noiva.
“E nos
ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em
Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua
graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.” Efésios 2:6,7
Sua
atividade na Revelação de Jesus Cristo E O Mistério da Salvação:
Sabedoria,
Senhoria de Jesus Cristo!
“...demonstrar a
todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos
esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;
Para que agora, pela igreja, a
multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos
principados e potestades nos céus, Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor...”
Efésios 3:9-11
Um
Grupo da Fé
“Mas, no segundo, só o sumo
sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas
culpas do povo; Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho
do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro
tabernáculo, Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se
oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar
aquele que faz o serviço...Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros,
por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta
criação”
Hebreus 9:7-11
A
congregação de Israel - qahal Yahweh, ou ekklésis kyriou - era o agrupamento
tipo da Igreja. Assim Israel vivia pela Lei a qual aglutinava todas as tribos.
A
Igreja, perfeita em Jesus Cristo é um agrupamento aglutinado pela Fé em Jesus
Cristo, como Igreja de Deus.
Filhos
de Deus
“Veio para o que era seu, e os seus
não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem
feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do
sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” João
1: 11,12,13
“Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai,
que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece;
porque não o conhece a ele.” 1 João 3:1
Filhos
de Abraão
“...pela
fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a
toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé
que teve Abraão, o qual é pai de todos nós...” Romanos 4:16
αρχιποιμην
- archipoimen;
n. m. o pastor-chefe, Cristo, o cabeça da Igreja
Ιεροσολυμα
– Hierosoluma;
ירושלימה ;
n. pr. loc. Jerusalém = “habita em você paz” - metáf. “a Cidade de Deus fundamentada em Cristo”,
ou “a cidade cujo fundamento é Cristo”
(Osvarela), hoje se apresenta como igreja, mas depois da volta de Cristo
se apresentará como o pleno reino messiânico
“Ele
é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por
cabeça de esquina” Atos 4.11
Paulo,
segundo Thomas R. Schreiner, e como sabemos, incrustou no dicionário
cristão a forma helênica, embora Cristo já a tenha citado, como vimos de forma
clara, acima.
Israel
era o qahal Yahweh, ou ekklésis kyriou, a Congregação de Israel [“...o
ajuntamento da congregação de Israel” Êxodo 12:6). Uso no AT da
fórmula Senhor para Deus o Pai, nas expressões, tais como, O Dia do Senhor, AT.
A
expressão igreja de Deus - Εκκλησία του Θεού - é a fórmula de Paulo para
a Igreja.
Assim
ele diz:
“...À
igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus,
chamados santos...”
I Coríntios 1.2
Isto
evita uma certa confusão de entendimento, a qual Senhor, é o Senhor fundador da
Igreja [não excetuando o Pai]pois para Paulo, o Kyrios é Jesus Cristo, noção
suportada pala própria palavra do Pai (Filipenses 2).
"Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18.20
Outra característica da Igreja na visão paulina é que o termo Igreja, a igreja reunida, em todo ou qualquer lugar; pode tanto referir-se a Igreja local, ou um grupo de Igreja, ou mesmo em casas de algum irmão, com a visão holística de que todas forma o Corpo místico de Igreja e tem representação legitima de uma igreja com plenos poderes e direitos. Isto também está nos escritos lucanos.
Outra característica da Igreja na visão paulina é que o termo Igreja, a igreja reunida, em todo ou qualquer lugar; pode tanto referir-se a Igreja local, ou um grupo de Igreja, ou mesmo em casas de algum irmão, com a visão holística de que todas forma o Corpo místico de Igreja e tem representação legitima de uma igreja com plenos poderes e direitos. Isto também está nos escritos lucanos.
“Assim,
pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e
Samaria tinham paz, e eram
edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do
Espírito Santo.” Atos 9.31
“E também Saulo consentiu na morte dele. E
fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em
Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria,
exceto os apóstolos. ” Atos 8:1
Para
tanto, podemos estudar esta formulação em várias narrativas paulinas:
1.
“À igreja de Deus que está em
Corinto” 1 Coríntios 1:2
2.
“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela
vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus, que está em
Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia.” 1 Coríntios 1.1
3.
“Saudai também a igreja que está em sua
casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo.”
Romanos 16.5; “Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia
contínua oração por ele a Deus. E, considerando ele nisto, foi à casa de
Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos
e oravam.” Atos 12.5 12
4.
“Ora, quanto à coleta que se faz para os
santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.” 1
Coríntios 16.1
5.
“Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e o
irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso cooperador, E à nossa amada Áfia, e a
Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa...” Filemom
1:1,2
Estas
formulações e autenticações das igrejas nos dão a visão que estas ekklésias,
ou, igrejas ou assembleias locais ou em casas familiares, são consideradas, por
Paulo, como uma Igreja plena e espiritualmente representantes do Corpo de
Cristo.
Estas
igrejas, em média possuíam uma membresia de cerca de 50 a 75 irmãos congregados
e em oração nestes locais, ou casas (oiko).
Paulo
também se utiliza da expressão plural para, referir-se avarias assembleias
locais ... às igrejas da Galácia... como vimos, acima.
Esta
fórmula plural só enfatiza a correlação ou inter-relação, entre as igrejas,
formando um só Corpo eclesial ou místico em Cristo.
“E todos
os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:...
Depois fui
para as partes da Síria e da Cilícia. E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo” Gálatas 1:2;21,22
Assim como,
Paulo enfatiza a forma diferente em costumes das diversas igrejas.
Seja Macedônia,
a pobre, seja Corinto a problemática ou mesmo as da Galácia.
Isto se
concretiza e se amálgama em Apocalipse, nas letras de outro Apóstolo, no caso
discípulo, João, nos capítulos 3 do Apocalipse.
É
necessário esta explicação para que nós da igreja não desprezemos algumas
igrejas que tem hábitos e liturgias e Dons diferentes da nossas comunidades.
“Digo, porém, isto como
que por permissão e não por mandamento. Porque quereria que todos os homens
fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra... E assim cada um ande como
Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas
as igrejas.” 1 Coríntios 7:6,7;17
A
formação de um agrupamento sob nome do seu Fundador:
“E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e,
achando-o, o conduziu para Antioquia. E sucedeu que todo um ano se reuniram
naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em
Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.” Atos
11:25-27
Exemplo:
-
adornos femininos - “Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso,
porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. Mas, se alguém quiser ser
contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. Nisto, porém,
que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão
para pior. Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há
entre vós dissensões; e em parte o creio. E até importa que haja entre vós
heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.” 1 Coríntios
11:15-19
-
as mulheres e a sua posição durante as reuniões – “Porque Deus não é
Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. As vossas
mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas
estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa,
interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as
mulheres falem na igreja.” 1 Coríntios 14:33-35
-
quanto ao comer e beber – “Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a
edificação de uns para com os outros. Não destruas por causa da comida a obra
de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com
escândalo. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em
que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. Tens tu fé? Tem-na
em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo
naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque
não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.” Romanos 14:19-23
“Pedro
à Antioquia... Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago,
comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou
deles, temendo os que eram da circuncisão... de maneira que até Barnabé se
deixou levar pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam bem e
direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de
todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que
obrigas os gentios a viverem como judeus? Nós somos judeus por natureza, e não
pecadores dentre os gentios. Sabendo que o homem não é justificado pelas obras
da lei, mas pela fé em Jesus Cristo...” Gálatas 2:11-16
Etimologia
e definições
κεφαλη
– kephale;
cabeça - de Cristo: Senhor da Igreja, de coisas: pedra angular
οικος
- oikos; casa,
família de Deus, da Igreja Cristã, da igreja do Antigo e do Novo Testamento
ποιμην
– poimen;
oficial que preside,
gerente, diretor, de qualquer assembléia: descreve a Cristo, o Cabeça da igreja,
dos supervisores das assembléias cristãs
αρχιποιμην
- archipoimen;
n. m. o pastor-chefe; de Cristo, o cabeça da Igreja
ποιμνιον
- poimnion;
grupo de discípulos de Cristo; grupos de cristãos (igrejas) presididas
por presbíteros
χαρισμα
– charisma;
graça ou dons que denotam poderes extraordinários, que distinguem certos
cristãos e os capacitam a servir a igreja de Cristo.
Entendendo
A Formação Da Palavra Igreja, Assembleia
Assembléia,
Igreja. συναγωγη
é simplesmente uma assembleia, uma massa de pessoas reunidas; εκκλησια é
uma palavra mais restrita, também uma assembleia, mas que inclui somente aqueles
especialmente reunidos dentre uma enorme multidão, para a transação de negócio.
εκκλησια usualmente denota uma
associação algo mais seleta que συναγωγη.
Um
uso significante de εκκλησια em estrita harmonia com sua derivação era
comum entre os gregos. Era palavra comum, numa cidade grega livre, para a
assembleia legal de todos aqueles que possuíam o direito de cidadão, para a
discussão de assuntos públicos.
Eram
chamados dentre a população toda, “uma porção selecionada dela, que não
incluía a massa, nem estrangeiros, nem ainda aqueles que tinham perdido seu
direito cívico” (Trench).
συναγωγη era, antes dos tempos do
N.T., apropriada para designar uma sinagoga, uma assembleia judaica para
adoração, distinta do Templo, em cujo sentido é usado no N.T.
Provavelmente
por esta razão, e também por sua grande aptidão etimológica inerente, εκκλησια
é a palavra tomada para designar igreja cristã, uma associação de crentes que se
encontram para adorar.
Αδης
- hades;
n. pr. Loc. Hades, o deus das regiões mais baixas; Orcus, o mundo
inferior, o reino da morte; uso posterior desta palavra: a sepultura, morte,
inferno. No grego bíblico, está associado com Orcus, as regiões
infernais, um lugar escuro e sombrio nas profundezas da terra, o
receptáculo comum dos espíritos separados do corpo. Geralmente Hades é
apenas a residência do perverso, Lc 16.23; Ap 20.13,14. Strong
Autoridade
da Igreja
“E,
se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja,
considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes
na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado
no céu.” Mateus 18:17,18
O
Grande Mistério da Eternidade
“Grande
é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.”
Efésios 5:32
A
Igreja porta este mistério devido a Obra da Redenção.
Isto
fica claro quando lemos Paulo escrevendo aos efésios, ele mostra, falando sobre
a Igreja, que, esta, tem esta condição e poder.
Neste
discurso Paulo mostra quem é o Corpo e quem é O Cabeça, Jesus Cristo. E que
N’Ele a Igreja contém como única autorizada no Universo, seja no nível físico
ou espiritual em todo Aeon, algo que nenhum agrupamento no Universo tem.
“E qual a
sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação
da força do seu poder, Que manifestou em Cristo... Acima de todo o
principado, e poder, e potestade, e domínio... sujeitou todas as coisas a seus
pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu
corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” Efésios
1:19-23
“Descobrindo-nos
o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si
mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da
plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;” Efésios
1:9,10
A
Igreja só se reúne com a presença mística e garantida de seu fundador:
Jesus Cristo.
“"Porque
onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."
Mateus 18.20
Quando
a Igreja foi planejada?
“Como
também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos
santos e irrepreensíveis diante dele em amor, e nos predestinou para filhos de
adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade” Efésios
1.4,5
“...a chegada de alguém muito importante, o Espírito Santo, a terceira
pessoa da Trindade, para
inaugurar a Igreja, iniciando,
assim, sua jornada histórica. ”
O
início da Igreja foi marcado pela Dispensação do Espírito Santo ou Dispensação
da Graça ou da Igreja:
Uma
marca da Igreja: As AD’s têm o pentecostalismo como sua Marca.
“Pedro,
ao citar o profeta Joel, substituiu a expressão “derramarei o meu Espírito”
- Joel 2.28, por “derramarei do meu Espírito” - Atos 2.17, que indica um
ponto de partida. Isso mostra que o Pentecostes foi o início da dispensação do
Espírito Santo, (conhecida também como Dispensação da Graça ou da Igreja)
Dispensação da Igreja E O Pentecoste. DFAD
1ª PARTE - CONTINUA
Bibliografia
Teologia de Paulo, Thomas R. Schreiner serve como pastor de pregação na
Clifton Baptist Church em Louisville, Kentucky. Ele é também professor de Novo
Testamento no Southern Baptist Theological Seminary e escreveu Romans (Baker, 1998) e Paul, Apostle of
God’s Glory in Christ: A Pauline Theology (InterVarsity,
2001), entre muitos outros títulos.
Dicionário Strong
Bíblia Dake
Apontamentos e anotações do autor
Bíblia on line
Citações no corpo do texto
Revista EBD – CPAD
Ministério Fiel - Apoiando a Igreja
de Deus
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