sábado, agosto 19

A Igreja de Cristo 1ª Parte Lição 8 – CPAD; 3ª TRIMESTRE 2017

A Igreja de Cristo 1ª Parte
Lição 8 – CPAD; 3ª TRIMESTRE 2017
Estudo Pastor Prof.: Osvarela
Texto Áureo
"Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18.20
Leitura Bíblica Em Classe
1 Coríntios 12.12-20,25-27
12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
16 E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?
17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
25 Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
27 Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
SOBRE A IGREJA
CREMOS, professamos e ensinamos que a Igreja é a assembleia universal dos santos de todos os lugares e de todas as épocas, cujos nomes estão escritos nos céus: “À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados” (Hb 12.23).
A Igreja foi fundada por nosso Senhor Jesus Cristo, pois Ele mesmo disse: “sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18). Essa pedra é o próprio Cristo: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina” (At 4.11), tendo a doutrina dos apóstolos por fundamento e Jesus a principal pedra de esquina: “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina” (Ef 2.20). Ela, a Igreja, é a coluna e firmeza da verdade.
É a Comunidade do Senhor.
"Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18.20
Além de assembleia universal dos crentes em Jesus, o vocábulo “igreja” refere-se a um grupo de crentes em cada localidade geográfica. Ensinamos que a Igreja é una e indivisível: um só corpo, um só Espírito, uma só fé e um só batismo. A Igreja envolve um mistério que não foi revelado no Antigo Testamento, mas que foi manifesto aos santos na nova aliança.
É necessário entendermos a questão da Igreja, sob o ponto de vista das Escrituras. Mas, também
Essas assembleias opõem-se a toda Alta Crítica radical da Bíblia, a todo o modernismo, a toda a incredulidade na igreja e a filiação a ela de pessoas não-salvas, cheias de pecado e de mundanismo. Acreditam em todas as verdades bíblicas genuínas sustentadas por todas as igrejas verdadeiramente evangélicas.” E. N. Bell, membro do Executivo e primeiro presidente geral (posteriormente título de Superintendente-Geral)
De quem é a Igreja, como Jesus a definiu?
...sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra elaMateus 16.18
Como as Escrituras a definem?
“Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” 1 Timóteo 3:15
a-    A Universalidade da Igreja e Seus membros. A Igreja é formada por todos aqueles que Deus chamou para fora do mundo, tendo sido esses resgatados da vã maneira de viver por intermédio do precioso sangue de Cristo. A verdadeira Igreja é constituída por todos os fiéis remidos de todas as eras e de todos os lugares, formando o corpo místico de Cristo por meio do Espírito Santo,19 e cada crente salvo é membro desse corpo.
À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoadosHb 12.23Características próprias moldaram a AD nestes 106 anos de vida – 1 século e 6 anos –
...os membros das Assembleias de Deus foram caracterizados por cinco valores implícitos:
1-      A experiência pessoal, na conversão
2-     A comunicação oral (também refletida nos testemunhos, revistas e livretes da igreja, na literatura da Escola Dominical, nos panfletos [folhetos] e nos folhetos evangelísticos),
3-     A espontaneidade, característica pentecostal e da Igreja o repúdio ao mundanismo e [Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. Atos 15:28,29]
4-     A total aceitação da Autoridade das Escrituras.”
b-    Casa de Deus  - I Timóteo 3.15 a “...para que saibas como convém andar na casa de Deus...”
c-     Coluna e firmeza da verdade – idem parte b
Firmada sobre a Rocha Cristo Mateus 16.18
“E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mateus 16:17,18
και αποκριθεις ο ιησους ειπεν αυτω μακαριος ει σιμων βαρ ιωνα οτι σαρξ και αιμα ουκ απεκαλυψεν σοι αλλ ο πατηρ μου ο εν τοις ουρανοις
καγω δε σοι λεγω οτι συ ει πετρος και επι ταυτη τη πετρα οικοδομησω μου την εκκλησιαν και πυλαι αδου ου κατισχυσουσιν αυτης Mateus 16:17,18
Onde ela está situada de forma espiritual:
No plano divinal, há lugar para cada atividade, e agrupamentos, que servem, ou serviram a Deus, assim, no mundo espiritual há um lugar da Igreja.
Assim como, nos Céus Deus colocou os anjos criados, a Igreja habita em um lugar preparado para ser seu espaço, no Universo, um lugar nas regiões celestiais, no mundo espiritual. 
“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:12
O qual, só ela pode ocupar e no qual o Inferno não pode penetrar e só os que confessam a Jesus Cristo, como Senhor e Verbo Encarnado, podem adentar, com legitimidade.
Há um lugar único no Universo para a Igreja. “...assentar nos lugares celestiais”
Ela está na terra, fisicamente, mas atua aqui, e em lugares celestiais, preparado/conquistado por Jesus Cristo para Sua Noiva.
 “E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.” Efésios 2:6,7
Sua atividade na Revelação de Jesus Cristo E O Mistério da Salvação:
Sabedoria, Senhoria de Jesus Cristo!
...demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor...” Efésios 3:9-11
Um Grupo da Fé
Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo; Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo, Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço...Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação” Hebreus 9:7-11
A congregação de Israel - qahal Yahweh, ou ekklésis kyriou - era o agrupamento tipo da Igreja. Assim Israel vivia pela Lei a qual aglutinava todas as tribos.
A Igreja, perfeita em Jesus Cristo é um agrupamento aglutinado pela Fé em Jesus Cristo, como Igreja de Deus.
Filhos de Deus
            “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” João 1: 11,12,13
“Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.” 1 João 3:1
Filhos de Abraão
 “...pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós...” Romanos 4:16
αρχιποιμην - archipoimen; n. m. o pastor-chefe, Cristo, o cabeça da Igreja
Ιεροσολυμα – Hierosoluma; ירושלימה ; n. pr. loc. Jerusalém = “habita em você paz” - metáf. “a Cidade de Deus fundamentada em Cristo”, ou “a cidade cujo fundamento é Cristo” (Osvarela), hoje se apresenta como igreja, mas depois da volta de Cristo se apresentará como o pleno reino messiânico
“Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina” Atos 4.11
Paulo, segundo Thomas R. Schreiner, e como sabemos, incrustou no dicionário cristão a forma helênica, embora Cristo já a tenha citado, como vimos de forma clara, acima.
Israel era o qahal Yahweh, ou ekklésis kyriou, a Congregação de Israel [“...o ajuntamento da congregação de IsraelÊxodo 12:6). Uso no AT da fórmula Senhor para Deus o Pai, nas expressões, tais como, O Dia do Senhor, AT.
A expressão igreja de Deus - Εκκλησία του Θεού - é a fórmula de Paulo para a Igreja.
Assim ele diz:
“...À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos...” I Coríntios 1.2
Isto evita uma certa confusão de entendimento, a qual Senhor, é o Senhor fundador da Igreja [não excetuando o Pai]pois para Paulo, o Kyrios é Jesus Cristo, noção suportada pala própria palavra do Pai (Filipenses 2).
"Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18.20
Outra característica da Igreja na visão paulina é que o termo Igreja, a igreja reunida, em todo ou qualquer lugar; pode tanto referir-se a Igreja local, ou um grupo de Igreja, ou mesmo em casas de algum irmão, com a visão holística de que todas forma o Corpo místico de Igreja e tem representação legitima de uma igreja com plenos poderes e direitos. Isto também está nos escritos lucanos.
“Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.” Atos 9.31
“E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos. ” Atos 8:1
Para tanto, podemos estudar esta formulação em várias narrativas paulinas:
1.       À igreja de Deus que está em Corinto” 1 Coríntios 1:2
2.      “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia.” 1 Coríntios 1.1
3.      “Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo.” Romanos 16.5; “Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus. E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.” Atos 12.5 12
4.      “Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.” 1 Coríntios 16.1
5.      “Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso cooperador, E à nossa amada Áfia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa...” Filemom 1:1,2
Estas formulações e autenticações das igrejas nos dão a visão que estas ekklésias, ou, igrejas ou assembleias locais ou em casas familiares, são consideradas, por Paulo, como uma Igreja plena e espiritualmente representantes do Corpo de Cristo.
Estas igrejas, em média possuíam uma membresia de cerca de 50 a 75 irmãos congregados e em oração nestes locais, ou casas (oiko).
Paulo também se utiliza da expressão plural para, referir-se avarias assembleias locais ... às igrejas da Galácia... como vimos, acima.
Esta fórmula plural só enfatiza a correlação ou inter-relação, entre as igrejas, formando um só Corpo eclesial ou místico em Cristo.
E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:... Depois fui para as partes da Síria e da Cilícia. E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em CristoGálatas 1:2;21,22
Assim como, Paulo enfatiza a forma diferente em costumes das diversas igrejas.
Seja Macedônia, a pobre, seja Corinto a problemática ou mesmo as da Galácia.
Isto se concretiza e se amálgama em Apocalipse, nas letras de outro Apóstolo, no caso discípulo, João, nos capítulos 3 do Apocalipse.
É necessário esta explicação para que nós da igreja não desprezemos algumas igrejas que tem hábitos e liturgias e Dons diferentes da nossas comunidades.
Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento. Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra... E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas.1 Coríntios 7:6,7;17
A formação de um agrupamento sob nome do seu Fundador:
“E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia. E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.” Atos 11:25-27
Exemplo:
- adornos femininos - “Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.” 1 Coríntios 11:15-19
- as mulheres e a sua posição durante as reuniões – “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.” 1 Coríntios 14:33-35
- quanto ao comer e beber – “Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.” Romanos 14:19-23
“Pedro à Antioquia... Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão... de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios. Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo...” Gálatas 2:11-16
Etimologia e definições
κεφαλη – kephale; cabeça - de Cristo: Senhor da Igreja, de coisas: pedra angular
οικος - oikos; casa, família de Deus, da Igreja Cristã, da igreja do Antigo e do Novo Testamento
ποιμην – poimen; oficial que preside, gerente, diretor, de qualquer assembléia: descreve a Cristo, o Cabeça da igreja, dos supervisores das assembléias cristãs
αρχιποιμην - archipoimen; n. m. o pastor-chefe; de Cristo, o cabeça da Igreja
ποιμνιον - poimnion; grupo de discípulos de Cristo; grupos de cristãos (igrejas) presididas por presbíteros
χαρισμα – charisma; graça ou dons que denotam poderes extraordinários, que distinguem certos cristãos e os capacitam a servir a igreja de Cristo.
Entendendo A Formação Da Palavra Igreja, Assembleia
Assembléia, Igreja. συναγωγη é simplesmente uma assembleia, uma massa de pessoas reunidas; εκκλησια é uma palavra mais restrita, também uma assembleia, mas que inclui somente aqueles especialmente reunidos dentre uma enorme multidão, para a transação de negócio.
εκκλησια usualmente denota uma associação algo mais seleta que συναγωγη.
Um uso significante de εκκλησια em estrita harmonia com sua derivação era comum entre os gregos. Era palavra comum, numa cidade grega livre, para a assembleia legal de todos aqueles que possuíam o direito de cidadão, para a discussão de assuntos públicos.
Eram chamados dentre a população toda, “uma porção selecionada dela, que não incluía a massa, nem estrangeiros, nem ainda aqueles que tinham perdido seu direito cívico” (Trench).
συναγωγη era, antes dos tempos do N.T., apropriada para designar uma sinagoga, uma assembleia judaica para adoração, distinta do Templo, em cujo sentido é usado no N.T.
Provavelmente por esta razão, e também por sua grande aptidão etimológica inerente, εκκλησια é a palavra tomada para designar igreja cristã, uma associação de crentes que se encontram para adorar.
Αδης - hades; n. pr. Loc. Hades, o deus das regiões mais baixas; Orcus, o mundo inferior, o reino da morte; uso posterior desta palavra: a sepultura, morte, inferno. No grego bíblico, está associado com Orcus, as regiões infernais, um lugar escuro e sombrio nas profundezas da terra, o receptáculo comum dos espíritos separados do corpo. Geralmente Hades é apenas a residência do perverso, Lc 16.23; Ap 20.13,14. Strong
Autoridade da Igreja
“E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.” Mateus 18:17,18
O Grande Mistério da Eternidade
“Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.” Efésios 5:32
A Igreja porta este mistério devido a Obra da Redenção.
Isto fica claro quando lemos Paulo escrevendo aos efésios, ele mostra, falando sobre a Igreja, que, esta, tem esta condição e poder.
Neste discurso Paulo mostra quem é o Corpo e quem é O Cabeça, Jesus Cristo. E que N’Ele a Igreja contém como única autorizada no Universo, seja no nível físico ou espiritual em todo Aeon, algo que nenhum agrupamento no Universo tem.
E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo... Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio... sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” Efésios 1:19-23
Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;” Efésios 1:9,10
A Igreja só se reúne com a presença mística e garantida de seu fundador:
Jesus Cristo.
“"Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18.20
Quando a Igreja foi planejada?
“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade” Efésios 1.4,5
...a chegada de alguém muito importante, o Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, para inaugurar a Igreja, iniciando, assim, sua jornada histórica. ”
O início da Igreja foi marcado pela Dispensação do Espírito Santo ou Dispensação da Graça ou da Igreja:
Uma marca da Igreja: As AD’s têm o pentecostalismo como sua Marca.
“Pedro, ao citar o profeta Joel, substituiu a expressão “derramarei o meu Espírito” - Joel 2.28, por “derramarei do meu Espírito” - Atos 2.17, que indica um ponto de partida. Isso mostra que o Pentecostes foi o início da dispensação do Espírito Santo, (conhecida também como Dispensação da Graça ou da Igreja) Dispensação da Igreja E O Pentecoste. DFAD
1ª PARTE - CONTINUA
Bibliografia
Teologia de Paulo, Thomas R. Schreiner serve como pastor de pregação na Clifton Baptist Church em Louisville, Kentucky. Ele é também professor de Novo Testamento no Southern Baptist Theological Seminary e escreveu Romans (Baker, 1998) e Paul, Apostle of God’s Glory in Christ: A Pauline Theology (InterVarsity, 2001), entre muitos outros títulos.
Dicionário Strong
Bíblia Dake
Apontamentos e anotações do autor
Bíblia on line
Citações no corpo do texto
Revista EBD – CPAD

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Martin Niemöller, 1933

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