Lição
12 - O Mundo Vindouro
CPAD - 3º Trimestre 2017
Estudo Pr. Prof. Osvarela
Texto
Áureo
"E
vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra
passaram, e o mar já não existe." (Ap. 21.1)
Leitura
Bíblica Em Classe
Apocalipse
21.1-5
1
E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra
passaram, e o mar já não existe.
2
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu,
adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
3
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os
homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará
com eles, e será o seu Deus.
4
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem
pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
5
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as
coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
Introdução
A
questão do que ocorrerá no final do Mundo é crucial para todo ser humano. Seja
crente, cristão, ateu ou cético.
Mas,
para nós os cristãos que cremos no Arrebatamento e em um programa divino, pós-arrebatamento.
Neste programa celestial há etapas que ocorrerão que precisam de entendimento e
sabedoria revelacional divina, para esclarecimento espiritual. Sim! Há uma
necessidade em entendermos estas etapas descritas nas Escrituras, sejam
Veterotestamentárias, ou Neotestamentárias.
Eventos:
Arrebatamento
Tribunal
de Cristo
Bodas
do Cordeiro
- Ceia com a Igreja – 7 anos
“Regozijemo-nos,
e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e
já a sua esposa se aprontou.
E foi-lhe dado que se
vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as
justiças dos santos.
E disse-me: Escreve:
Bemaventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E
disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.” Apocalipse 19:7-9
Período
de Tribulação:
“Joel 2.1 Tocai a trombeta em
Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da
terra, porque o Dia do Senhor vem,
já está perto; 2 Dia de trevas e de escuridão; dia de nuvens e densas trevas,
como a alva espalhada sobre os montes; povo grande e poderoso, qual nunca houve
desde o tempo antigo, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em
geração.”
1ª
Fase – Governo Mundial de Paz. Aliança com Israel
2ª Fase – Manifestação da
Besta, Anti-Cristo e ação do Mal. A Grande Tribulação
A Manifestação do
Anticristo.
3ª Fase – Israel Acuado e
a Manifestação de Jesus para ser crido pelo Seu Povo. “A cidade de Jerusalém será ainda tomada
por pouco tempo, pois, no final da Grande Tribulação, o Senhor Jesus descerá
para livrar o seu povo.”
Milênio
Volta
de Jesus visualmente, por todos, com sua Igreja – governo milenial
Cristocêntrico
Capítulo
XXII. Sobre A Segunda Vinda De Cristo
CREMOS,
professamos e ensinamos que a Segunda Vinda de Cristo é um evento a ser
realizado em duas fases. A primeira é o arrebatamento da Igreja antes da Grande
Tribulação.
O
Tribunal de Cristo e as Bodas do Cordeiro. Após o arrebatamento da Igreja,
receberemos as boas-vindas de Jesus. Nessa ocasião, será estabelecido o
Tribunal de Cristo: “todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo” (Rm
14.10); “todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada
um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal” (2 Co
5.10). Esse evento será realizado no Céu e diz respeito à recompensa de
nossas obras em favor da causa de Cristo na terra. Depois disso, os fiéis
glorificados participarão das Bodas do Cordeiro: “Bem-aventurados aqueles
que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro” (Ap 19.9).
Trata-se
do grande banquete que celebra a união de Cristo com a sua Igreja, a “Esposa do
Cordeiro”, onde será culminado o plano da redenção, num momento de gozo e de
alegria. Todas essas coisas ocorrerão antes do retorno de Cristo a Terra, com a
sua Igreja glorificada.
A
Grande Tribulação.
A Grande Tribulação durará sete anos; trata-se de um período de transição entre
a dispensação da Igreja e o Milênio.
“Porque está perto o dia, sim, está perto o Dia do Senhor; dia nublado; será o
tempo dos gentios.” Ezequiel 30:3
Esse
período é também conhecido como “Dia do Senhor” no Antigo e
também no Novo Testamento e terá seu início somente depois que a Igreja for arrebatada
da terra.
A
definição “Dia do Senhor” precisa
ser entendida no contexto bíblico, conforme o compêndio ou tomo, no qual está
escrito.
Assim,
no AT temos “O Dia do Senhor” com relação a Justiça e renovação
de Israel.
Mas,
em ambos Israel estar incluído como foco da ação de Deus. Pois, haverá um
cumprimento de Salvação, ou resgate de Israel, na figura do Remanescente. Esta visão
da redenção de Israel é visível desde os antigos profetas, com destaque ao
Profeta Messiânico, Isaías.
“Mas tu és
nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó
Senhor, és nosso Pai; nosso Redentor
desde a antiguidade é o teu nome.” Isaías
63.16
Isto nos remete, para além da Ira,
apesar de ser tempo de julgamento, também vai ser um tempo de salvação.
Deus
vai livrar o restante de Israel, cumprindo Sua promessa de que “todo o
Israel será salvo” (Romanos 11:26), perdoando-lhes de seus pecados e
restaurando o Seu povo escolhido à terra prometida a Abraão (Isaías 10:27;
Jeremias 30:19-31,40; Miquéias 4; Zacarias 13).
Informação
Estatística:
A
exata frase "o dia de Cristo" aparece somente 3 vezes no Novo
Testamento.
“Ai daqueles que desejam o
Dia do Senhor! Para que quereis vós este Dia do Senhor? Será de
trevas e não de luz. É como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse
com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e
fosse mordido por uma cobra. Não será, pois, o Dia do Senhor trevas e
não luz, e escuridão, sem que haja resplendor? ” Amós 5:18-20
Sua
primeira ocorrência em Amós 5:18, não
se refere ao fim do mundo.
Obs.: “...embora alguns coloquem
Obadias 15 e Joel como anterior a Amós”
No
Antigo Testamento, a expressão “dia do Senhor” ocorre 18 (dezoito vezes)
na literatura profética, na maioria das vezes nos livros de Joel e Sofonias.
Não é encontrada em Daniel. Uma expressão similar que chega mais próximo a ela
é “naquele dia”, que ocorre 208 vezes no Antigo Testamento, cuja metade das
ocorrências está nos profetas.
Em
alguns momentos O Dia do Senhor é uma visão, para Israel de socorro, ou uma
Intervenção divina favorável, a Seu Povo. Assim, Israel prevê que para eles a
vinda de Deus iria realizar as perspectivas favoráveis, que seria um dia de luz.
Muito
embora, a inicial voz profética de Amós seja de outra magnitude, é um Evento de
correção com danos aos que viverem ou viveram este Dia: “Amós anuncia que, dado
o grande mal de Israel, a vinda de Deus vai sinalizar para eles desilusão e
calamidade, um dia de escuridão. ”
O
Novo Testamento chama esse dia de um dia de “ira”, um dia de “batalha”, e o
“grande Dia do Deus Todo-Poderoso” - Apocalipse
16:14;
No
NT o Dia do Senhor pode ser
encontrado de forma a remeter ao Rei deste Aeon – Cristo, como o "Dia de Cristo"
é encontrado somente nas epístolas de Paulo.
Filipenses 1:10 (...sem escândalo
algum até ao Dia de Cristo...), 2:16
(...Retendo a palavra da vida, para que no Dia de
Cristo...)
II Tessalonicenses 2:2 (Que não vos movais
facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer
por palavra, quer por epístola, como de nós, como se
o Dia de Cristo estivesse já perto.)
I Coríntios 1:8
Filipenses 1:6
I Coríntios 5:5
II Coríntios 1:14
Inferente
a descrição do Evento, por Paulo, seja em I
Coríntios 15:49-58; E I Tessalonicenses 4:13-18.
Israel
é parte do Dia do Senhor ainda,
quando os Eventos são escatológicos e envolvem um Pós-Arrebatamento, com visão
e introdução de uma Entidade mista, divino-humano, a Igreja, que é resultado do
afastamento, ou réus de Israel de receber o que veio para eles, O Messias, na
figura de Jesus, O Cristo de Deus!
Assim,
O Dia do Senhor, se refere a um
cumprimento ainda futuro quando a ira de Deus é derramada sobre uma incrédula
Israel (Isaías 22: Jeremias 30:1-17; Joel 1-2; Amós 5; Sofonias 1). A
noção de intervenção divina, de um Deus “que vem” é evidente. ”
A
expectação envolve todos os homens que viveram antes, durante e após o
Arrebatamento e não se convenceram do Plano disposta para a Regeneração da
Humanidade [entendamos, que a Humanidade anda terá oportunidades salvíficas,
pós arrebatamento, mas de forma diferenciada a época do Reino Crístico, atual (veja
I Co 15. 24-28] e o mundo incrédulo (Ezequiel 38–39; Zacarias 14).
A
velocidade cósmica da Vinda do Dia do
Senhor:
As
Escrituras indicam que o “Dia do Senhor”
vai vir rapidamente, como um ladrão na noite (Sofonias 1:14-15; 2
Tessalonicenses 2:2) e, portanto, nós como Cristãos devemos estar
vigilantes e prontos para a vinda de Cristo a qualquer momento.
A
Paurosia:
Se o dia é a Parousia, ou o clímax da história, e de todas
as coisas, como no “Dia de Deus”, quando a dissolução dos céus ocorre (2 Pedro
3:12), “O Dia” será caracterizado pela inquestionável e inequívoca presença do
Deus Todo-Poderoso. Lógico, é, que neste Estudo este Dia do Senhor tem como
manifestação de Deus, em Jesus Cristo, o atual, volto afirmar, Rei, como
Filipenses 2.9,11 até o Juízo Final e a restauração, após a Morte ser vencida,
sendo entregue o Governo ao Pai.
Para
Paulo é um Evento Cristológico, que nos remete ao tema deste estudo – “O
Mundo Vindouro” – ou uma das fases, como Cremos da Vinda de Jesus
Cristo.
- ...a aparição de Deus é
mais distintamente a vinda de Cristo, especificamente o retorno de Cristo, a
Sua segunda vinda. A menção de Paulo do Dia “do nosso Senhor Jesus Cristo”
1 Coríntios 1:8 é provavelmente o dia da “vinda de nosso
Senhor Jesus Cristo e nossa união junto a ele” 2 Tessalonicenses 2:1.
No
NT, principalmente Paulo colocam a expressão “O Dia do Senhor”,
como final escatológico da plenitude do Plano divino para com o Mundo
encerrando uma Era de domínio do pecado e início de um Dia de ajuste de contas
com todos os homens. Mas, em ambos Israel estar incluído como foco da ação de
Deus.
“Dia do
Senhor” geralmente identifica eventos que acontecem no final da história (Isaías
7:18-25) e é frequentemente associado com a frase “aquele dia”.
No
Velho Testamento onde o “Dia do Senhor”
é usado para descrever julgamentos históricos que já foram cumpridos em pelo
menos uma forma (Isaías 13:6-22; Ezequiel 30:2-19; Joel 1:15; 3:14; Amós
5:18-20; Sofonias 1:14-18), enquanto outras vezes se refere a julgamentos
divinos que vão acontecer no fim dos tempos (Joel 2:30-32; Zacarias 14:1;
Malaquias 4:1,5).
“O Dia do Senhor” é usada dezenove vezes no
Velho Testamento (Isaías 2:12; 13:6, 9; Ezequiel 13:5, 30:3; Joel 1:15,
2:1,11,31; 3:14; Amós 5:18,20; Obadias 15; Sofonias 1:7,14; Zacarias 14:1;
Malaquias 4:5) e quatro vezes no Novo Testamento (Atos 2:20; 2
Tessalonicenses 2:2; 2 Pedro 3:10).
O
Novo Testamento também alude a tal frase em outras passagens - Apocalipse 6:17;
16:14.
Textos
usuais no AT:
“Uivai,
pois está perto o Dia do Senhor” - Isaías
13:6;
“Porque
está perto o dia, sim, está perto o Dia
do Senhor” - Ezequiel 30:3;
“Ah!
Que dia! Porque o Dia do Senhor está
perto”
“Tocai
a trombeta em Sião e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos
os moradores da terra, porque o Dia do
Senhor vem, já está próximo”
“Multidões,
multidões no vale da Decisão! Porque o Dia
do Senhor está perto, no vale da Decisão” Joel 1:15; Joel 2:1; Joel 3:14.
“Porque o Dia
do Senhor está prestes a vir sobre todas as nações” - Obadias 15;
“Cala-te
diante do SENHOR Deus, porque o Dia do
Senhor está perto” - Sofonias 1:7;
“Está
perto o grande Dia do Senhor; está
perto e muito se apressa” - Sofonias 1:14.
Um
ponto chave para entender essas frases é perceber que elas sempre identificam
um período de tempo no qual Deus vai pessoalmente intervir na história,
diretamente ou indiretamente, para cumprir um aspecto específico de Seu plano.
Tempo
de Sentença. Positiva ou Negativa.
Sentença
nem sempre é negativa. A própria Salvação pela Justificação nos imputou
absolvição total perante Deus em Jesus.
Sentenças
serão proferida.
Deus
vai julgar os povos. O julgamento divino será executado.
Sua
decisão de algumas nações, como Tiro, Sidon,
Moab, Filístia, e Assíria, será castigo (Joel 3:4-13; cf. Sf
2:6-15). Ainda que não existentes atualmente, poderão ser executadas, ou
confirmadas pela própria História Mundial de nações que desapareceram.
Dia
do Senhor já pode ter sido executado, só para nosso entendimento etimológico,
como: a queda de Jerusalém em 587 a.C, foi descrita como um “dia
do Senhor” (Lam 2:21).
Nesse
dia, será tomada uma decisão proferida contra todo orgulhoso (Isaías 2:12-18).
Calendário
e Fatos.
Primeiro:
É
futurístico
Mas,
se iniciou nas eras mais antigas da Humanidade.
O
Mundo vindouro sem dúvida, está projetado pelo Nosso Deus, com uma Agenda
encoberta, ou secreta.
É
uma Agenda de atomicidade e obrigação de atenção a fatores mundiais, universais
e cósmicos que apontam para O Dia do início do Mundo Vindouro, sem que haja um
aviso, possível de preparação para todos os homens e o próprio mundo angelical,
bons ou maus.
Alguns
termos e posições geográficas serão literais e marcadas, quando estudamos o
final do Milênio e o anterior final do Período da Grande Tribulação. Além de
Eventos, pré e pós mileniais que, envolverão agentes ainda não manifestos,
e outros que serão presos, como satanás e outros que serão líberos para agirem.
Deus
age com a expedição, como Ele julga as nações no vale de Josafá - Joel 3:2,12-13. A decisão para os
outros terá uma dimensão de salvação, pela promessa de Deus de bênção que será
ativada e percebida - Joel 3:18-21.
Num salto e
deixando um hiato de outros fatos.
Tempo de Coisas Novas
CAPÍTULO XXIII. Sobre O
Mundo Vindouro
CREMOS, professamos e ensinamos
que existe um mundo vindouro para os salvos e para os condenados e que, depois
do Milênio, virá o Juízo Final, conhecido como o Grande Trono Branco: “E vi um grande
trono branco” (Ap 20.11).
Após esse julgamento,
virão o novo céu e a nova terra e a Nova Jerusalém.
1 E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a
primeira terra passaram, e o mar já não existe.
5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço
novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são
verdadeiras e fiéis.
O
período que, estudaremos é a fase posterior a Eventos que, formam uma cadeia de
Eventos sucessivos nas Eras posteriores ao Arrebatamento.
Trata-se
de um tempo esperado pela própria Criação: “Porque a criação ficou sujeita à
vaidade, não por sua vontade, mas
por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será
libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de
Deus. Porque sabemos que toda a criação
geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós
mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos,
esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.” Romanos 8:20-23
Embora,
seja um tempo escatológico, as Veteroescrituras já profetizaram sobre este
tempo de novidade e de transformação.
Haverá uma transformação, a
partir da extinção do pecado e da maldade.
Haverá uma renovação de
instintos até dos animais livres da peçonha, ferocidade.
Haverá uma renovação do conjunto
da Criação atingindo as fontes de águas, alimentos, e de todo o relacionamento.
“Porque, como os novos
céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o
Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que
desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a
carne a adorar perante mim, diz o Senhor.”
Isaías 66:22,23
1ª Parte
Bibliologia:
Got
Question - O que é o dia do Senhor?
Baker's Evangelical
Dictionary of Biblical Theology. Editado por Walter A. Elwell.
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Dicionário Strong
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