Considerações Sobre Salvação
Autor: Pastor
Prof. Docente Osvarela
Tema
das Lições Bíblicas: CPAD
Trimestre:
4° de 2017
TEXTO:
"E
porei inimizade entre ti e a mulher e entre atua semente e a sua semente; esta
te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gênesis 3-15
Gênesis 3.9-15
9
E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
10
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e
escondi-me.
11
E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te
ordenei que não comesses?
12
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore,
e comi.
13
E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A
serpente me enganou, e eu comi.
14
Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás
mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre
andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua
semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Teologando
Compreendendo a Questão da salvação:
“A Palavra Salvação só tem seu sentido total se
compreendida sob a ótica do Plano Divino da redenção do ser humano por Jesus
Cristo, este encarnado, ressuscitado, assunto aos Céus e a quem foi dado todo
poder nos céus e na Terra. Salvação é regeneração do homem e sua segurança de
uma Eterna Vida com Deus, após esta vida terrena.” Osvarela
Pensando Na Salvação:
Conforme a Bíblia, ela é Grande além de Eterna:
Grande pelo texto de João 3.16.
Grande pela grandeza da humilhação do Filho.
Grande pela grandeza do espírito em regenerar e
cuidar da Obra da salvação.
Grande porque se estende por todo o Mundo, do
passado até ao futuro.
Referência Bíblica: Hebreus 2:3: “Como escaparemos
nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada
inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram.”
Definição:
Salvação
(soteria, Grego; Yshuwah, Hebraico), “libertação, proteção, preservação,
prosperidade, segurança, retidão, bem-estar e saúde”.
A Doutrina da Salvação –
Não
existe uma operação sequer na salvação que não glorifique a Deus pelo seu Filho
unigênito. O nome Jesus vem do Hebraico Yehoshua ou Yeshua — “Josué”, que
significa “Javé é salvação”. A Septuaginta emprega Iesous para ambas as
formas.
Ele
tornou-se homem para suprir a necessidade de salvação da humanidade.
Iesous é o nome do Salvador usado no Novo Testamento grego, que chegou
para nossa língua como Jesus. O nome Cristo é a forma grega do hebraico Mashiach,
“Ungido, Messias”.
Assim,
os nomes ou títulos “Messias” e “Cristo” são a mesma
coisa: “Achamos o Messias (que,
traduzido, é o Cristo)” (Jo 1.41). Jesus é o Salvador Ungido, o único que
pode salvar os pecadores: “e lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o
seu povo dos seus pecados” (Mt 1.21).
Não
deve ser segredo, tanto na realização da salvação quanto na condenação dos pecadores
que Deus é e eternamente será glorificado por Cristo (Jo. 5.23; 12.48; II Co. 2.15,16;
Fp. 2.5-11).
Em
geral podemos dizer que a salvação é um ato de libertação.
Cremos - 7. No perdão dos
pecados, na salvação plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por
Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26; Hb 7.25; 5.9);
Negamos
o triteísmo,
ou seja, que existam três deuses separados, pois a Bíblia revela a existência
de um único Deus verdadeiro: “há um só Deus e que não há outro além dele” (Mc
12.32); “todavia, para nós há um só Deus”
(1 Co 8.6). Essa doutrina monoteísta tem implicação para a salvação: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só
por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3).
A
obra do Espírito Santo é dar prosseguimento ao plano de salvação idealizado por
Deus Pai e executado pelo Deus Filho.
“E, sendo ele consumado, veio a ser a causa
de eterna salvação para todos os que lhe obedecem” (Hb 5.9).
“E em nenhum outro há salvação, porque também
debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos
ser salvos” (At 4.12).
“Em quem também vós estais, depois que
ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele
também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o
penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua
glória” (Ef 1.13, 14).
יהושוע - Y ^ehowshuwa’ - יהושע Y^ehowshu’a; grego - Ιησους [Ιησους;Iesous -hb. ישוע; n.pr.m. Jesus = “Jeová é
salvação” ] e βαριησους; n.pr.m. Josué = “Javé é salvação”
εκλεκτος - eklektos; adj. selecionado,
escolhido; escolhido por Deus, para obter salvação em Cristo
ελπιζω - elpizo; v. esperar; num sentido
religioso, esperar pela salvação com alegria e completa confiança
ελπις – elpis - expectativa do bem,
esperança; no sentido cristão, regozijo e expectativa confiante da eterna
salvação.
ευαγγελιον - euaggelion; n.n. recompensa por boas
notícias; boas novas, as boas novas do reino de Deus que acontecerão em breve,
e, subseqüentemente, também de Jesus, o Messias, o fundador deste reino. Depois
da morte de Cristo, o termo inclui também a pregação de (sobre) Jesus Cristo
que, tendo sofrido a morte na cruz para obter a salvação eterna para os homens
no reino de Deus, mas que restaurado à vida e exaltado à direita de Deus no
céu, dali voltará em majestade para consumar o reino de Deus; as boas novas da
salvação através de Cristo; a proclamação da graça de Deus manifesta e
garantida em Cristo.
Perder
a salvação: ηττημα - hettema; n.n.
diminuição, redução: i.e. derrota; perda, com respeito à salvação.
Ιαομαι – iaomai; curar, sarar, tornar
perfeito, livrar de erros e pecados, levar alguém à salvação
καθευδω – katheudo;
A
Salvação é inerente a Confissão na Trindade, pois por esta Doutrina e Confissão
cremos na autoria da Salvação através de Nosso Jesus Cristo.
“Doutrina
monoteísta tem implicação para a salvação: “E a vida eterna é esta: que
conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste”
(Jo 17.3). Cremos que a doutrina da
santíssima Trindade é uma verdade bíblica, conforme definida no Credo de
Atanásio: “A fé universal é esta: que
adoremos um Deus em trindade, e trindade em unidade; não confundimos as
Pessoas, nem separamos a substância”.
O Espírito Santo Na Obra
da Salvação:
A
Obra da Salvação é uma atividade da Trindade.
Assim,
o Espírito Santo atua de forma inspirada neste tempo da Plenitude pelo Espírito
Santo mandado para agir no Reino, aqui, até ao Arrebatamento dos salvos a serem
transformados no Arrebatamento.
“A Obra do Espírito Santo é dar
prosseguimento ao plano de salvação idealizado por Deus Pai e executado pelo
Deus Filho...”
A
Salvação é um Fato Antropológico.
A
Salvação é um ato de Deus para a Humanidade. Entendo que, esta Obra salvífica é
diretamente identificada com o Mundo dos homens.
Antes
de qualquer discurso sobre etimologia da palavra salvação, é necessário
entender o que foi proposto por Deus como Salvação para a humanidade, homens e
mulheres.
Quero
destacar aqui, neste trecho, homens e mulheres, pela própria questão bíblica da
história da perdição e do pecado que atingiu a todos os seres humanos, é
fundamental destacar homens e mulheres, pois a ação do pecado foi fruto de uma
curiosidade de um homem e uma mulher, para conhecerem o que ocorreria se eles
descumprissem as ordens de Deus.
Gn.2.16,17. “E ordenou o Senhor
Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente. Mas da
árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que
dela comeres, certamente morrerás.”
Da
cobiça, pelo Conhecimento do outro lado, além do Bem que eles conheciam aliada
ao livre-arbítrio dado por Deus aos desejos de toda a ordem inerente aos seres
criados com inteligência.
“O qual é imagem do Deus invisível, o
primogênito de toda a criação; Porque nele foram
criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis,
sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi
criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas
subsistem por ele.” Colossenses 1:15-17
Deus
tem e fez seus Exércitos angelicais, criou exércitos nos céus das estrelas,
exércitos na Terra, como, a alimária.
Mas,
a Criação foi executado por Deus pela sua Palavra (sopro – Ruach) Jesus
“Eu
glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer”
(Jo 17.4);
“E,
sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que
lhe obedecem” (Hb 5.9).
Quando falamos que a
salvação é extremamente e única aos Humanos estamos afirmando que a Salvação
foi planejada apenas para o homem.
Contudo,
inferente a todo Plano de Salvação, o mesmo acaba interferindo em toda o Reino
de Deus. A salvação evidentemente é válida para todos os povos (28.18-20; cf.
22.1-14).
Primeiramente por que a encarnação de
Jesus atingiu a Trindade, sem contudo, desfazê-la, pois Jesus era inteiramente
Deus, e se fez inteiramente Homem.
“Porque
sabemos que toda a criação geme e
está juntamente com dores de parto até agora.” Romanos 8:22
Segundo, o Plano da Salvação deve
ser visto sob a ótica de Regeneração salvífica.
Assim,
a Bíblia faz a ligação da Salvação atingindo a própria Criação.
Mas,
porquê? Você pode perguntar.
Toda
a Criação iniciada no versículo 2 de
Gênesis criada pelo hálito de Deus (Ruach)
foi criada para atender ao homem.
Terceiro, os Céus (Urano) também foi atingido na questão
de seus residentes, ou seres habitantes. O Plano de Salvação, vai inserir uma
nova forma de seres com vida eterna entre seus habitantes.
A
perspectiva cósmica, é descrição do poder absoluto de Cristo. Ele é o cabeça; a
igreja é o seu corpo (“Porque a ardente expectação da criatura espera a
manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não
por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a
mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da
glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está
juntamente com dores de parto até agora.”
Romanos 8:19-22).
Através
da Igreja, Deus apresentou uma nova Entidade Eterna aos Poderes sobrenaturais e
a todo o seu séquito. Que estabeleceu espaço para a Igreja nos céus.
Não
há como ser uma novidade, pois a criação deste espaço foi um fato eterno, assim
apenas os anjos que foram criados com eternidade não presenciaram o kairós construtivo
deste espaço reservado por Deus para Seu Filho e sua Noiva.
“Na
casa de meu Pai há muitas moradas; se não
fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e
vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para
que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e
conheceis o caminho.” João 14:2-4
Anjos
serão utilizados nesta função: “E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os
seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a
extremidade do céu.” Marcos 13:27
“Mas
chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos
muitos milhares de anjos; À universal assembléia e igreja dos primogênitos,
que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos
dos justos aperfeiçoados; E a Jesus, o Mediador” Hebreus 12:22-24
“Quem
é esta que sobe do deserto, e vem encostada ao seu amado?” Cânticos 8:5
A
sabedoria de Deus deve ser dada ao conhecimento dos poderes celestiais pela
igreja (Efésios 3.1-13).
Quarta novidade no Mundo – O
advento do Espírito Santo.
O
capítulo 2 de Atos vai demonstrar algo novo o Mundo não havia presenciado o que
Joel havia predito, como Pedro vai narrar em seu discurso. Houve um impacto em
todos habitantes do Mundo presentes em Israel naquele evento – “E em Jerusalém
estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão
debaixo do céu.”
Atos
dos Apóstolos continua narrando o discurso de Pedro: “...cada um os ouvia
falar na sua própria língua... Partos e medos, elamitas e os que habitam
na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia, E Frígia e Panfília, Egito e
partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como
prosélitos, Cretenses e árabes...” Atos 2:5-11;16
A
evidencia mostrada pela glossolalia:
“...as
línguas evidenciam que o Espírito Santo já revestiu a Igreja de poder para
testemunhar de Jesus. “
A
vinda do Espírito Santo, a atitude do povo e o sermão de Pedro. O âmago da
narrativa (a mensagem de Pedro) explica a função teológica das línguas e da
vinda do Espírito Santo. As línguas são o sinal de que a prometida era da
salvação e do Espírito Santo já havia chegado; as línguas evidenciam que o Espírito
Santo já revestiu a Igreja de poder para testemunhar de Jesus.
“E em Jerusalém estavam
habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do
céu. E,
quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque
cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se
maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses
homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria
língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na
Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia, E Frígia e Panfília, Egito e
partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como
prosélitos, Cretenses e árabes...” Atos 2:5-11
CONTINUA
Anexo:
Os
ensinos de Arminius
foram resumidos nas cinco teses dos Artigos de Protesto (1610): a predestinação depende da maneira de a pessoa
corresponder ao chamado da salvação, e é fundamentada na presciência de Deus; Cristo morreu em prol de toda e qualquer
pessoa, mas somente os que creem são salvos; a pessoa não tem a capacidade de crer, e
precisa da graça de Deus; mas a graça
pode ser resistida; se todos os
regenerados perseverarão é questão que exige mais investigação.
Y^eshuw’ah ;n. f. salvação,
libertação (por Deus)
εκκλησια
– ekklesia;
reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar público,
assembleia; assembléia de Cristãos reunidos para adorar em um encontro
religioso; grupo de cristãos, ou daqueles que, na esperança da salvação eterna
em Jesus Cristo, observam seus próprios ritos religiosos, mantêm seus próprios
encontros espirituais, e administram seus próprios assuntos, de acordo com os
regulamentos prescritos para o corpo por amor à ordem
εκλεκτος
- eklektos;
adj. selecionado, escolhido, escolhido
por Deus, para obter salvação em Cristo, cristãos são chamados de “escolhidos
ou eleitos” de Deus.
Ελεος
– eleos;
misericórdia:
bondade e boa vontade ao miserável e ao aflito, associada ao desejo de ajudá-los;
de Deus para os homens: em geral, providência; a misericórdia e clemência de
Deus em prover e oferecer aos homens salvação em Cristo.
Bibliologia:
Strong
Horton
Declaração
de Fé – AD’s
Apontamentos
do Autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário