quarta-feira, outubro 11

Considerações Sobre Salvação - Tema das Lições Bíblicas: CPAD

Considerações Sobre Salvação
Autor: Pastor Prof. Docente Osvarela
Tema das Lições Bíblicas: CPAD
Trimestre: 4° de 2017
TEXTO:
"E porei inimizade entre ti e a mulher e entre atua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gênesis 3-15
Gênesis 3.9-15
9 E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
10 E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
11 E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
12 Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
13 E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
14 Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Teologando
Compreendendo a Questão da salvação:
“A Palavra Salvação só tem seu sentido total se compreendida sob a ótica do Plano Divino da redenção do ser humano por Jesus Cristo, este encarnado, ressuscitado, assunto aos Céus e a quem foi dado todo poder nos céus e na Terra. Salvação é regeneração do homem e sua segurança de uma Eterna Vida com Deus, após esta vida terrena.” Osvarela
Pensando Na Salvação:
Conforme a Bíblia, ela é Grande além de Eterna:
Grande pelo texto de João 3.16.
Grande pela grandeza da humilhação do Filho.
Grande pela grandeza do espírito em regenerar e cuidar da Obra da salvação.
Grande porque se estende por todo o Mundo, do passado até ao futuro.
Referência Bíblica: Hebreus 2:3: “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram.”
Definição:
Salvação (soteria, Grego; Yshuwah, Hebraico), “libertação, proteção, preservação, prosperidade, segurança, retidão, bem-estar e saúde”. 
A Doutrina da Salvação –
Não existe uma operação sequer na salvação que não glorifique a Deus pelo seu Filho unigênito. O nome Jesus vem do Hebraico Yehoshua ou Yeshua — “Josué”, que significa “Javé é salvação”. A Septuaginta emprega Iesous para ambas as formas.
Ele tornou-se homem para suprir a necessidade de salvação da humanidade.
Iesous é o nome do Salvador usado no Novo Testamento grego, que chegou para nossa língua como Jesus. O nome Cristo é a forma grega do hebraico Mashiach, “Ungido, Messias”.
Assim, os nomes ou títulos “Messias” e “Cristo” são a mesma coisa: “Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo)” (Jo 1.41). Jesus é o Salvador Ungido, o único que pode salvar os pecadores: “e lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1.21).
Não deve ser segredo, tanto na realização da salvação quanto na condenação dos pecadores que Deus é e eternamente será glorificado por Cristo (Jo. 5.23; 12.48; II Co. 2.15,16; Fp. 2.5-11).
            Em geral podemos dizer que a salvação é um ato de libertação.
Cremos - 7. No perdão dos pecados, na salvação plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26; Hb 7.25; 5.9);
Negamos o triteísmo, ou seja, que existam três deuses separados, pois a Bíblia revela a existência de um único Deus verdadeiro: “há um só Deus e que não há outro além dele” (Mc 12.32); “todavia, para nós há um só Deus” (1 Co 8.6). Essa doutrina monoteísta tem implicação para a salvação: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3).
A obra do Espírito Santo é dar prosseguimento ao plano de salvação idealizado por Deus Pai e executado pelo Deus Filho.
E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem” (Hb 5.9).
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12).
Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória” (Ef 1.13, 14).
יהושוע - Y ^ehowshuwa’ -  יהושע Y^ehowshu’a; grego - Ιησους [Ιησους;Iesous -hb. ישוע; n.pr.m. Jesus = “Jeová é salvação” ] e  βαριησους; n.pr.m.  Josué = “Javé é salvação
εκλεκτος - eklektos; adj. selecionado, escolhido; escolhido por Deus, para obter salvação em Cristo
ελπιζω - elpizo; v. esperar; num sentido religioso, esperar pela salvação com alegria e completa confiança
ελπις – elpis - expectativa do bem, esperança; no sentido cristão, regozijo e expectativa confiante da eterna salvação.
ευαγγελιον - euaggelion; n.n. recompensa por boas notícias; boas novas, as boas novas do reino de Deus que acontecerão em breve, e, subseqüentemente, também de Jesus, o Messias, o fundador deste reino. Depois da morte de Cristo, o termo inclui também a pregação de (sobre) Jesus Cristo que, tendo sofrido a morte na cruz para obter a salvação eterna para os homens no reino de Deus, mas que restaurado à vida e exaltado à direita de Deus no céu, dali voltará em majestade para consumar o reino de Deus; as boas novas da salvação através de Cristo; a proclamação da graça de Deus manifesta e garantida em Cristo.
Perder a salvação: ηττημα - hettema; n.n. diminuição, redução: i.e. derrota; perda, com respeito à salvação.
Ιαομαι – iaomai; curar, sarar, tornar perfeito, livrar de erros e pecados, levar alguém à salvação
καθευδω – katheudo;
A Salvação é inerente a Confissão na Trindade, pois por esta Doutrina e Confissão cremos na autoria da Salvação através de Nosso Jesus Cristo.
“Doutrina monoteísta tem implicação para a salvação: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3). Cremos que a doutrina da santíssima Trindade é uma verdade bíblica, conforme definida no Credo de Atanásio: “A fé universal é esta: que adoremos um Deus em trindade, e trindade em unidade; não confundimos as Pessoas, nem separamos a substância”.
O Espírito Santo Na Obra da Salvação:
A Obra da Salvação é uma atividade da Trindade.
Assim, o Espírito Santo atua de forma inspirada neste tempo da Plenitude pelo Espírito Santo mandado para agir no Reino, aqui, até ao Arrebatamento dos salvos a serem transformados no Arrebatamento.
A Obra do Espírito Santo é dar prosseguimento ao plano de salvação idealizado por Deus Pai e executado pelo Deus Filho...
A Salvação é um Fato Antropológico.
A Salvação é um ato de Deus para a Humanidade. Entendo que, esta Obra salvífica é diretamente identificada com o Mundo dos homens.
Antes de qualquer discurso sobre etimologia da palavra salvação, é necessário entender o que foi proposto por Deus como Salvação para a humanidade, homens e mulheres.
Quero destacar aqui, neste trecho, homens e mulheres, pela própria questão bíblica da história da perdição e do pecado que atingiu a todos os seres humanos, é fundamental destacar homens e mulheres, pois a ação do pecado foi fruto de uma curiosidade de um homem e uma mulher, para conhecerem o que ocorreria se eles descumprissem as ordens de Deus.
Gn.2.16,17. “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”
Da cobiça, pelo Conhecimento do outro lado, além do Bem que eles conheciam aliada ao livre-arbítrio dado por Deus aos desejos de toda a ordem inerente aos seres criados com inteligência.
O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” Colossenses 1:15-17
Deus tem e fez seus Exércitos angelicais, criou exércitos nos céus das estrelas, exércitos na Terra, como, a alimária.
Mas, a Criação foi executado por Deus pela sua Palavra (sopro – Ruach) Jesus
Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer” (Jo 17.4);
E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem” (Hb 5.9).
Quando falamos que a salvação é extremamente e única aos Humanos estamos afirmando que a Salvação foi planejada apenas para o homem.
Contudo, inferente a todo Plano de Salvação, o mesmo acaba interferindo em toda o Reino de Deus. A salvação evidentemente é válida para todos os povos (28.18-20; cf. 22.1-14).
Primeiramente por que a encarnação de Jesus atingiu a Trindade, sem contudo, desfazê-la, pois Jesus era inteiramente Deus, e se fez inteiramente Homem.
“Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.” Romanos 8:22
Segundo, o Plano da Salvação deve ser visto sob a ótica de Regeneração salvífica.
Assim, a Bíblia faz a ligação da Salvação atingindo a própria Criação.
Mas, porquê? Você pode perguntar.
Toda a Criação iniciada no versículo 2 de Gênesis criada pelo hálito de Deus (Ruach) foi criada para atender ao homem.
Terceiro, os Céus (Urano) também foi atingido na questão de seus residentes, ou seres habitantes. O Plano de Salvação, vai inserir uma nova forma de seres com vida eterna entre seus habitantes.
A perspectiva cósmica, é descrição do poder absoluto de Cristo. Ele é o cabeça; a igreja é o seu corpo (“Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.” Romanos 8:19-22).
Através da Igreja, Deus apresentou uma nova Entidade Eterna aos Poderes sobrenaturais e a todo o seu séquito. Que estabeleceu espaço para a Igreja nos céus.
Não há como ser uma novidade, pois a criação deste espaço foi um fato eterno, assim apenas os anjos que foram criados com eternidade não presenciaram o kairós construtivo deste espaço reservado por Deus para Seu Filho e sua Noiva.
Na casa de meu Pai muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.” João 14:2-4
Anjos serão utilizados nesta função: “E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.” Marcos 13:27
Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; E a Jesus, o MediadorHebreus 12:22-24
Quem é esta que sobe do deserto, e vem encostada ao seu amado?” Cânticos 8:5
A sabedoria de Deus deve ser dada ao conhecimento dos poderes celestiais pela igreja (Efésios 3.1-13).
Quarta novidade no Mundo – O advento do Espírito Santo.
O capítulo 2 de Atos vai demonstrar algo novo o Mundo não havia presenciado o que Joel havia predito, como Pedro vai narrar em seu discurso. Houve um impacto em todos habitantes do Mundo presentes em Israel naquele evento – “E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.”
Atos dos Apóstolos continua narrando o discurso de Pedro: “...cada um os ouvia falar na sua própria língua... Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia, E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes...” Atos 2:5-11;16
A evidencia mostrada pela glossolalia:
“...as línguas evidenciam que o Espírito Santo já revestiu a Igreja de poder para testemunhar de Jesus. “
A vinda do Espírito Santo, a atitude do povo e o sermão de Pedro. O âmago da narrativa (a mensagem de Pedro) explica a função teológica das línguas e da vinda do Espírito Santo. As línguas são o sinal de que a prometida era da salvação e do Espírito Santo já havia chegado; as línguas evidenciam que o Espírito Santo já revestiu a Igreja de poder para testemunhar de Jesus.
“E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia, E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes...” Atos 2:5-11
CONTINUA
Anexo:
Os ensinos de Arminius foram resumidos nas cinco teses dos Artigos de Protesto (1610):  a predestinação depende da maneira de a pessoa corresponder ao chamado da salvação, e é fundamentada na presciência de Deus;  Cristo morreu em prol de toda e qualquer pessoa, mas somente os que creem são salvos;  a pessoa não tem a capacidade de crer, e precisa da graça de Deus; mas  a graça pode ser resistida;  se todos os regenerados perseverarão é questão que exige mais investigação.
Y^eshuw’ah ;n. f. salvação, libertação (por Deus)
εκκλησια – ekklesia; reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar público, assembleia; assembléia de Cristãos reunidos para adorar em um encontro religioso; grupo de cristãos, ou daqueles que, na esperança da salvação eterna em Jesus Cristo, observam seus próprios ritos religiosos, mantêm seus próprios encontros espirituais, e administram seus próprios assuntos, de acordo com os regulamentos prescritos para o corpo por amor à ordem
εκλεκτος - eklektos; adj.  selecionado, escolhido, escolhido por Deus, para obter salvação em Cristo, cristãos são chamados de “escolhidos ou eleitos” de Deus.
Ελεος – eleos; misericórdia: bondade e boa vontade ao miserável e ao aflito, associada ao desejo de ajudá-los; de Deus para os homens: em geral, providência; a misericórdia e clemência de Deus em prover e oferecer aos homens salvação em Cristo.
Bibliologia:
Strong
Horton
Declaração de Fé – AD’s

Apontamentos do Autor

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger