sábado, fevereiro 10

Perseverança e Fé em Tempo de Apostasia Lição 6 – CPAD

Perseverança e Fé em Tempo de Apostasia
Lição 6 – CPAD Estudo Pr e Prof Osvarela
TEXTO ÁUREO
"Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas." Hebreus 6.12
Leitura em Anexo no final:
"Somos os modelos dos cristãos dos primeiros 300 anos depois de Cristo, que acreditavam em Jesus como o Messias e seguiam os ritos judaicos", afirma.
Segundo ele, sua congregação se identifica com as congregações ortodoxas judaicas. "Temos as mesmas crenças, seguimos as mesmas festas", disse. Fundador da Congregação Israelita Messiânica Beith Israel (casa de Israel em hebraico), Sadi Gontow Profes, 39, que rejeita o título de judeu-cristão.
LEITURA BÍBLICA
- Hebreus 6.1-15
1 - Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de CRISTO, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em DEUS,
2 - e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
3 - E isso faremos, se DEUS o permitir.
4 - Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do ESPÍRITO SANTO,
5 - e provaram a boa palavra de DEUS e as virtudes do século futuro,
6 - e recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de DEUS e o expõem ao vitupério.
7 - Porque a terra que embebe a chuva que muitas vezes cai sobre ela e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada recebe a bênção de DEUS;
8 - mas a que produz espinhos e abrolhos é reprovada e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
9 - Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.
10 - Porque DEUS não é injusto para se esquecer da vossa obra e do trabalho de amor que, para com o seu nome, mostrastes, enquanto servistes aos santos e ainda servis.
11 - Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança;
12 - para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas.
13 - Porque, quando DEUS fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo,
14 - dizendo: Certamente, abençoando, te abençoarei e, multiplicando, te multiplicarei.
15 - E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa.
Perseverar é manter-se no alvo ou projeto previsto, determinado em cumprir todas as etapas propostas que decidimos.” Osvarela
Perseverar – vb. 1. trans ind e intrans.; ter perseverança, persistir numa empresa, ser constante; permanecer, conservar-se. "era um homem que perseverava (em seus objetivos)"; predicativo - continuar (de alguma forma ou maneira); ficar, permanecer. "o público perseverou atento por duas horas"
Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias. Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias.” Daniel 12:12,13
Exórdio – Definições:
O que é Perseverança:
A Perseverança é uma qualidade daquele que persiste, que tem constância nas suas ações e não desiste diante das dificuldades. Perseverar é conquistar seus objetivos devido ao fato de manter-se firme e fiel a seus ideias e propósitos. Como por exemplo na frase "com talento e perseverança ele conquistou o cargo que sonhava desde criança".
Um sinônimo para Perseverança é persistência, assim como tenacidade e constância.
A Perseverança é uma qualidade que aparece frequentemente ligada à fé. Mais de um versículo bíblico fala nesta qualidade do fiel, e está ligado à evangelização e à prática da fé cristã, em que se acredita que ter perseverança é a qualidade de seguir Jesus mesmo diante das dificuldades e/ou tentações, e sempre fazer o bem.
é a “pistis”, ou seja, aquilo que não podemos ver, mas cremos que existe, existirá ainda que pareça impossível a nós, humanos! Osvarela
Hebreus 11.1Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”
A Bíblia nos orienta que podemos cair da Fé, no sentido de abandonar ou recusar, rejeitar os rudimentos salvíficos que nos liga a Jesus Cristo e Sua Igreja, e que nos garante ser parte do Corpo de Cristo, de maneira Universal e que nos levará a estar para sempre com o Senhor, ou seja, A Vida Eterna!
Apostasia; renúncia de uma religião ou crença, abandono da fé (esp. da cristã); renegação.
- p.ext. ato de renunciar a doutrina, teoria etc.).
2 - e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
Apostasia significa a ação de renegar algo, normalmente relacionado com a renúncia de uma religião ou da fé religiosa.
Consiste na condição de afastamento total e definitivo de alguma coisa, como uma doutrina, ideologia e etc., sem a permissão ou autorização de terceiros.
O apóstata, indivíduo que pratica a apostasia, em alguns casos pode sofrer consequências negativas por seu ato de renúncia.
Muitas doutrinas e partidos não aceitam a livre decisão de abandono de seus membros, que são perseguidos, discriminados ou difamados publicamente.
Etimologicamente, “apostasia” se originou a partir do latim apostasia, que significa “defecção” ou “abandono de um partido”.
Discurso
Quando o escritor aos Hebreus inicia este trecho da Epístola ele está se referindo a um conceito daquilo que é basal na Doutrina Cristológica, ou a base, ou fundamentos da Doutrina e conhecimento de Cristo.
Assim, podemos entender, na frase "rudimentos da doutrina de Cristo" como: "princípios elementares da doutrina de Cristo".
É por isso que a carta termina com uma exortação para que eles saíssem do arraial ou acampamento ou sistema judaico, mas saíssem a Cristo. A exortação vale também para a cristandade hoje ainda apegada às sombras do antigo sistema de adoração:
"Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram." (Hb 13:9).
O escritor ao se dirigir a Comunidade cristã que estava voltando-se e apegando-se a maneiras históricas e da “Nomia” em detrimento ao que acabara de conhecer, precisava desta exortação, para entender que a Nova lei de Vida os livrara da lei do Pecado e da Morte.
A carta aos Hebreus foi escrita basicamente para judeus messiânicos, ou seja, judeus que aceitaram a Jesus Cristo, esses já frequentavam a sinagoga. Os apóstolos frequentavam as sinagogas, como Jesus também as frequentara.
Na dispensação da Lei só havia um lugar na face da terra onde os judeus podiam adorar: em Jerusalém e especificamente no Templo que havia ali.
Existiam sinagogas espalhadas por diferentes cidades e países, mas não eram lugares de adoração, mas escolas de judaísmo.
Adoração e sacrifícios só mesmo em Jerusalém e é neste sentido que o autor de Hebreus menciona o fato de o cristão não ter aqui cidade permanente e também mostrar que este possui um altar que nada tem a ver com aquele dos sacerdotes que serviam no ritual judaico.
“E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas. É alguém chamado, estando circuncidado? fique circuncidado. É alguém chamado estando incircuncidado? não se circuncide. A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus. Cada um fique na vocação em que foi chamado.” 1 Coríntios 7:17-20
Então vem a exortação para que aqueles hebreus saíssem do sistema religioso judaico, ou arraial, porque só iriam encontrar a Cristo fora da porta de Jerusalém, de onde ele foi expulso.
O que significa "rudimentos da doutrina de Cristo"?
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos.” Colossenses 3:10,11
Paulo ensina aos Gálatas: “Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?Gálatas 4:9
Quando a igreja se inseriu entre os gentios houve a necessidade de determinar doutrina própria de inclusão de todos os homens no Corpo de Cristo, independente de serem judeus, prosélitos, gregos ou Cita.
Atos 15:28,29
“Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.”
Havia a necessidade de ensinar aos hebreus que estavam em ritmo de dissidência dos fundamentos da salvação em Jesus Cristo, que eles não poiam se deixar por ensinos, (certamente havia entre eles) ou ensinadores que, os estimulavam a dissidência da Fé em Jesus e uma volta ao hebraísmo. É o que Paulo fala em sintonia com o escritor aos hebreus, tutores que querem levar os mesmos, a um retorno aos rudimentos antigos da Lei, da qual já haviam sido livres.
Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai. Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo. Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.” Gálatas 4:2-5
Observação: creio que este estudo é atualmente válido quando vemos muitos cristãos e igrejas adotando símbolos judaicos nos púlpitos sem observar, a leitura e exortação do escritor nesta Epístola, aos Hebreus.
Seis Pontos Doutrinários
Rudimentos da Salvação
O escritor aos Hebreus chama de rudimentos da doutrina de Cristo (os primeiros rudimentos, em Hb 5.12):
(1)   Arrependimento de obras mortas se refere à mudança de pensamento quanto às exigências da Lei de Moisés (Hb 9.14).
(2)  O que é necessário para a salvação não são as obras mortas, que não podem salvar, mas a fé em Deus.
(3)  Batismos pode referir-se aos vários batismos citados no Novo Testamento (o batismo de Cristo, o de João, o batismo do crente nas águas, e o espiritual, do crente pelo Espírito Santo), ou também aos diversos ritos de purificação praticados pelos judeus.
(4)  No livro de Atos, a imposição das mãos era usada para transmitir o Espírito Santo (At 8.17,18; 19.6), assim como para ordenação ao ministério (At 6.6; 13.3). Essa prática é encontrada também no Antigo Testamento, para a delegação de poderes a alguém para serviço público (Nm 27.18,23; Dt 34.9) e no contexto de apresentação do holocausto ao Senhor (Lv 1.4; 3.2; 4.4; 8.14; 16.21).
(5)  Ressurreição dos mortos se refere à doutrina da ressurreição de todos no final dos tempos (Ap 20.11-15). E um ensinamento do Antigo Testamento (Is 26.19; Dn 12.2), amplamente difundido no judaísmo do século 1, principalmente pelos fariseus. Para os cristãos, tornou-se essencial a crença na ressurreição de Jesus, sem a qual não existiria o perdão dos pecados (1 Co 15.12-17).
(6)  Juízo eterno se refere à crença de que todos seremos julgados pelo grande Juiz. As Escrituras indicam que existirão dois tipos de julgamento final: o dos cristãos, no qual Jesus determinará a recompensa de cada um (1 Co 3.12-15), e o juízo dos descrentes (Ap 20.11-15).
O crente não pode se colocar em posição de prisioneiro de homens, uma vez libertos somos livre para viver para Cristo de maneira definitiva, pois, haverá um final Eterno.
Colossenses 2:8Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo
Aí chegamos ao conhecimento de outro rudimento que tenta invadir a Igreja em oposição ao Rudimento da Salvação:
estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.”
tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?”
Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus. Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.” Gálatas 6:12-17
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. Atos 16:31-33
Como recebemos salvação? Somos salvos por fé. Primeiro, precisamos escutar o evangelho – a boa nova da morte e ressurreição de Cristo (Efésios 1:13). Então, precisamos acreditar – confiar completamente no Senhor Jesus (Romanos 1:16). Isso envolve arrependimento, uma mudança de mentalidade sobre pecado e Cristo (Atos 3:19) e invocar o nome do Senhor (Romanos 10:9-10, 13).
Uma definição da doutrina Cristã da salvação seria: “A libertação espiritual e eterna que Deus concede imediatamente a aqueles que aceitam Suas condições de arrependimento e fé no Senhor Jesus”. Salvação só é possível através de Jesus Cristo (João 14:6; Atos 4:12), e depende de Deus para a sua provisão, garantia e segurança.
“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3
Após receberem a Jesus como Salvador negar esta Salvação, ou deixar a Fé cristã, se torna uma forma materializada de falta de perseverança, e de negar a Fé salvífica.
O autor de Hebreus estava escrevendo para advertir aos espiritualmente imaturos (v. 1-3) que não rejeitem a oferta de salvação de Deus (v. 6; Hb 3.12).
Dito isto, ao lermos o texto bíblico vemos que o escritor da Epístola, apresenta exatamente esta falta de motivação, ou uma motivação contrária envolvendo a Igreja.
4 - Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do ESPÍRITO SANTO,
5 - e provaram a boa palavra de DEUS e as virtudes do século futuro,
6 - e recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de DEUS e o expõem ao vitupério.
O alerta a cada crente é explicado, sobre o ato que eles estariam praticando, ao abandonar a Fé cristã.
A impossibilidade de iluminação deve ser entendida que a Salvação genuína só se consegue por um uma única vez. Se cairmos podemos nos levantar, mas não ser salvos de novo.
O arrependimento, neste trecho é a aceitação para Justificação como absolvidos dos pecados, pelo sangue de Jesus, o que só ocorre por uma única vez. Assim, como o filho pródigo sempre foi filho, mesmo tendo abandonado a casa do pai, jamais deixou de ser filho. Isto, enquanto esta Etapa do Plano divino de Salvação pela Graça estiver vigindo, pois haverá um dia que não estará atuando.  
Para formatar seu argumento o escritor demonstra em seis pontos, demonstrados, acima, a base do Evangelho da Salvação, que não pode ser abandonada, a qualquer percalço no caminho.
7 - Porque a terra que embebe a chuva que muitas vezes cai sobre ela e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada recebe a bênção de DEUS;
Como: “Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o temperareis? Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros.” Marcos 9:50
Hb. 6.7 ,8 — A ilustração baseada na natureza transmite duas verdades: um pedaço de terra que recebe chuva (um dom celestial, v. 4) e que é produtiva e útil para muitos e abençoada por Deus (v. 7);
A reprovação: um pedaço de terra (v. 8) que recebe chuva (um dom celestial, v. 4), mas é improdutiva, é reprovada (gr. adokimos), palavra que significa desqualificada, usada em relação a cristãos desqualificados para receber recompensas (1 Co 9.27; 2 Co 13.5,7). Essa terra não é amaldiçoada, mas perto está da maldição (1 Co 11.29-31).
8 - mas a que produz espinhos e abrolhos é reprovada e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada. A verdade é que: qualquer um que aceita Jesus pode ser reprovado sem deixar a fé: “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus... Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” Mateus 7:16-23
9 Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos. Paulo vai nos orientar sobre isto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.” Gálatas 5:22-24. Observo a questão da Lei que, já não pode agir para esta produção do Espírito.
Mistura e modificação Doutrinária:
Ora, como, o que entendemos, os leitores originais são cristãos judeus que estão pensando em retornar ao judaísmo, com um novo entendimento, quanto ao Messias vindo, estarão se juntando às fileiras daqueles que crucificaram Cristo, pois sua atitude corresponde, em importância, a uma rejeição pública, a uma nova crucificação (simbólica) do Senhor. Com ritos simbólicos, pela não presença física do Messias, com sacrifícios pelos pecados, em nome do Messias, tudo seria retomado e criaria uma mistura doutrinária, onde não estaria fundamentada na Fé genuína do Cristo que foi glorificado e ascendeu, aos Céus.
A digressão do texto quanto ao retorno ao judaísmo, uma vez livres foi a forma encontrada pelo escritor aos Hebreus, de lembrar-lhes que não á como ser posto outro fundamento, porque o único fundamento esperado, O Messias já estava posto.
Alguns estudiosos entendem, então que haveria um certo tipo de entendimento entre estes irmãos, que estavam observando ritos judaicos e forma de culto anterior a morte de Jesus, quando serviam à Deus no Templo, com sacrifícios pelos pecados, agora eles estavam sendo insuflados a oferecerem culto e sacrifícios, ao Messias invisível (Cristo ressurreto) da mesma forma anterior.
Desta forma:
ανακαινιζω - anakainizo; v. renovar, restaurar
ανακαινοω - anakainoo; v. fazer crescer, renovar, tornar novo
Renovar (gr. anakainizõ) significa restaurar, restabelecer. É impossível ao empenho de quem quer que seja na comunidade cristã restabelecer a comunhão de alguém com Deus. Este, o motivo da forte advertência em Hebreus 3.13 de que exortemos uns aos outros, a fim de evitarmos um coração endurecido. A imaturidade constante é sempre perigosa. Pense em pessoas que você possa ter conhecido, exultantes testemunhas de Cristo, que se desviaram do caminho e se tornaram frias como pedra. Para o autor, essas pessoas de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério. Ao se afastarem do crescimento cristão, tais apóstatas se colocariam na posição dos que, na prática, crucificaram Jesus e o expuseram à humilhação pública.”
Os que acreditam na doutrina da eleição, encontram suporte neste texto considerando argumentos etimológicos, que os “eleitos” uma vez salvos não podem, nunca mais, perderem a Salvação.
Pois é tema da TULIP uma das condicionantes a Perseverança dos Santos, assunto que devemos atentar, ao estudar este texto, para não cairmos nesta Doutrina.
Claro que nós que cremos na Salvação pela Graça e no Livre-arbítrio não podemos concordar com este pensamento. É uma forma de alguns se colocarem aptos à Vida Eterna, seja em qualquer situação adversa, podendo voltar a prática antiga e até mesmo, como alguns têm voltado, ao Hebraismo!
Porque o Apostolo Pedro vai ensinar:
Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.” 2 Pedro 2:20-22
Ou, como, ensina o próprio Senhor Jesus Cristo: “Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí.E, chegando, acha-a varrida e adornada.Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro.” Lucas 11:24-26
Esses Cinco Pontos são:
Em Inglês
Tradução Livre
T - Total Depravity
Depravação Total
U - Unconditional Election
Eleição Incondicional
L - Limited Atonement
Expiação Limitada
I - Irresistible Grace
Graça Irresistível
P - Perseverance of the Saints
Perseverança dos Santos
A Perseverança Faz o Crente Alcançar a Promessa:
12 - para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas.
13 - Porque, quando DEUS fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo,
14 - dizendo: Certamente, abençoando, te abençoarei e, multiplicando, te multiplicarei.
15 - E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa.
Negligente é um adjetivo que classifica aquela pessoa que age com negligência, ou seja, que é desatenciosa, descuidada, desleixada. Ser negligente é mostrar-se insensível, é não assumir a devida responsabilidade diante de situações que demandam certo cuidado e atenção. Ser negligente é uma característica daquele que é indolente, preguiçoso, inerte, daquele que se ausenta no momento de exercer suas obrigações.
Negligenciar é se negar a cumprir sua função com afinco, com zelo e com dedicação.
O escritor está como que dizendo: “prestem a atenção, a vossos pais na Fé” ele usa o exemplo do Pai Abraão, o pai de todos, quanto têm fé (Romanos 4:16), não negligenciou, jamais!
A etimologia grega nos explica e nos faz entender, com base em um grupo, ou agrupamento de soldados:
ατακτεω - atakteo; v. ser desordenado, confuso; grupo de soldados que (marcham fora de ordem ou) que abandonam os postos; ser negligente quanto ao dever, estar ilegal; levar uma vida desordenada
ατακτος - ataktos; adj. desordenadamente, fora dos postos ou das fileiras (geralmente com respeito a soldados); irregular, desordenado, desejos exagerados; que se desvia das ordens ou regras prescritas
O que é a Igreja senão o agrupamento da Igreja, a fileira dos fiéis!
Não podemos jamais negligenciar a Fé que uma vez foi dada aos santos.
Imitar
A mim parece, que o autor está exortando aos hebreus quase dissidentes da Fé genuinamente cristã, em contraposição, a algum ensinador.
Então ele vai dizer, se vocês querem imitar alguém, imitem ao Pai Abraão, ao qual vocês sabem da sua paciência e alcance da promessa.
Imitem a alguém que possa vos dar exemplo de perseverança e fidelidade, como o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo, que foi até ao fim naquilo que s e propôs a fazer, morrendo na cruz do Calvário.
Εξακολουθεω - exakoloutheo; v. seguir, acompanhar, seguir os passos de alguém; metáf., imitar o jeito de agir de alguém; seguir a autoridade de alguém.
Ele tem autoridade em pedir que vocês oss imitem, como fizeram os seus Apóstolos, a quem vocês conheceram e dos quais ouviram as palavras ditas por Jesus, de tal forma, que vocês aceitaram a Fé que eles pregaram e deram exemplo, de que não há mais acepção de pessoas, como Pedro ao visitar a casa de Cornélio.
Bibliologia:
Bíblia Explicada
Apontamentos do autor
Significado de Hebreus 6
Plano de Salvação
ROGÉRIO WASSERMANN
DA REPORTAGEM LOCAL
O fundador da Congregação Israelita Messiânica Beith Israel (casa de Israel em hebraico), Sadi Gontow Profes, 39, rejeita o título de judeu-cristão. A Beith Israel é uma das duas associações existentes em São Paulo.
"Não queremos evangelizar ninguém. Somos apenas uma sinagoga nascida de judeus que acreditam em Jesus", afirma ele, ordenado rabino messiânico pela Beth Israel Messianic Fellowship, localizada na Flórida (EUA).
Para Profes, sua organização é diferente da outra comunidade existente em São Paulo, a Beth Sar Shalom. "Nós não temos ligação com nenhuma igreja evangélica", diz.
Os frequentadores da Beith Israel não festejam o Natal. "Não é uma festa bíblica. Além disso, pela tradição, sabemos que Jesus não nasceu nesta época do ano".
Seus cultos, realizados às sextas-feiras em uma sala alugada no bairro do Bom Retiro (região central), de grande concentração judaica, e aos sábados, num espaço também alugado, em uma faculdade metodista de teologia, na Vila Mariana (zona sul), reúnem entre 40 e 60 pessoas.
"Há também não-judeus simpatizantes que frequentam nossas reuniões", afirma Profes.
A Associação Judaico Messiânica Profecias Bíblicas, dirigida pelo rabino, divulga as idéias messiânicas e as festas da congregação em um jornal.
Profes diz sentir um preconceito por parte dos judeus tradicionais."Eles não nos aceitam, mas se o judaísmo é uma questão de fé continuamos judeus. Seguimos todas as festas genuinamente judaicas, e não seguimos as de tradição cristã", diz.
"Somos os modelos dos cristãos dos primeiros 300 anos depois de Cristo, que acreditavam em Jesus como o Messias e seguiam os ritos judaicos", afirma.
Segundo ele, sua congregação se identifica com as congregações ortodoxas judaicas. "Temos as mesmas crenças, seguimos as mesmas festas", disse.

As comunidades judaico-messiânicas não seguem uma autoridade religiosa central. "Temos várias tendências dentro do judaísmo messiânico. Há linhas ortodoxas, liberais e reformistas", afirma Profes. (RW)

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger