sábado, janeiro 20

A Superioridade de Jesus em relação a Moisés Lição 3 – CPAD 1º Trimestre 2018 ESTUDO MODO ESBOÇO [sem revisão em 1ª parte]


A Superioridade de Jesus em relação a Moisés

Lição 3 – CPAD 1º Trimestre 2018

ESTUDO MODO ESBOÇO [sem revisão em 1ª parte] Pastor Osvarela

TEXTO ÁUREO

"Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou." (Hb 3.3)

LEITURA BÍBLICA

Hebreus 3.1-19:

1 POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,

2 Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa.

3 Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.

4 Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.

5 E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;

6 Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.

7 Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,

8 Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto.

9 Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.

10 Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos.

11 Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso.

12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.

13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;

14 Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.

15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.

16 Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés.

17 Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?

18 E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?

19 E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.

Genealogia e Biografia de Moisés - Êxodo 2:1-10

E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.

E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.

Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.

E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.

E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.

E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este.

Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?

E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.

Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.

E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.

Introdutório:

Um sacerdote hebreu no Império de Faraó

5 E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;

Nomes importantes de Moises e ligados a Ele

משה – Mosheh; grego - Μωσης; n. pr. m.Moisés = “tirado”; o profeta e legislador, líder do Êxodo

יוכבד  -Yowkebed; n. pr. f. Joquebede = “Javé é glória”; a filha de Levi, esposa e ao mesmo tempo tia de Anrão, e mãe de Moisés, Aarão e Miriã.

עמרם – `Amram; n. pr. m. Anrão = “povo exaltado”; um descendente de Coate e Levi e pai de Moisés

 צפרה - Tsipporah; n. pr. f. Zíporá = “pássaro”; filha de Reuel ou Jetro, esposa de Moisés, e mãe de Gérson e Eliézer

גרשם - Ger^eshom; n. pr. m. Gérson = “estrangeiro”; “exilado”; primeiro filho de Moisés e Zípora; כושית  - Kuwshiyth; adj f. uma mulher cuxita, a esposa de Moisés, assim denominada por Miriã e Arão.

שבואל – Sh^ebuw’el; שובאל Shuwba’el; n. pr. m. Sebuel ou Subael = “cativo de Deus”; filho de Gérson e neto de Moisés

רחביה – R^echabyah ou רחביהו R^echabyahuw; n. pr. m.Reabias = “O SENHOR aumentou”; o único filho de Eliézer e neto de Moisés

Jetro ou Jéter = “abundância” ou “sua abundância” sogro de Moisés, ou Reuel - Reuel ou Raguel = “amigo de Deus”; sogro midianita de Moisés também conhecido como Jetro ouיתר   - Yether; n. pr. m.

קין – Qayin (Caim – “possessão”); a tribo à qual pertencia o sogro de Moisés e que vivia na região entre o sul da Palestina e as montanhas do Sinai

קיני - Qeyniy ou קיני Qiyniy (1Cr 2.55 - “E as famílias dos escribas que habitavam em Jabez foram os tiratitas, os simeatitas e os sucatitas; estes são os queneus, que vieram de Hamate, pai da casa de Recabe.”).

Queneu = “ferreiros”; a tribo à qual pertencia o sogro de Moisés e que vivia na região entre o sul da Palestina e as montanhas do Sinai

Goshen-- de origem egípcia; n. pr. Loc.

Gósen = “aproximando-se”; uma região no norte do Egito, a leste do baixo Nilo, onde os filhos de Israel viveram desde o tempo de José até a época de Moisés

מדין – Midyan; grego - Μαδιαν; Midiã ou midianitas = “conflito” n. pr. M. filho de Abraão com Quetura e progenitor da tribo dos midianitas ou árabes; a tribo descendente de Midiã; n. pr. loc. o território da tribo descendente de Midiã; localizado principalmente no deserto ao norte da península Árabe; terra para onde Moisés foi quando fugiu do Faraó.

מרים – Miryam; grego - Μαριαμ; n. pr. f. Miriã = “rebelião”; irmã mais velha de Moisés e Arão

Ααρων – Aaron-hebraic0;  אהרן; n pr m. Arão = “que traz luz”

1) o irmão de Moisés, o primeiro sumo sacerdote de Israel e o líder de toda ordem

sacerdotal.

נבו – N^ebow; Nebo = “profeta”; a montanha onde Moisés morreu; localizada a leste do Jordão em frente a Jericó;

סיני – Ciynay; grego - σινα; n. pr. loc. Sinai = “espinhoso”; a montanha onde Moisés recebeu a lei de Javé; localizada no extremo sul da península do Sinai, entre as pontas do mar Vermelho;

סנה – c^enah- significando espetar; n. m. arbusto, arbusto espinhoso; a sarça ardente de Moisés; talvez o arbusto da amoreira

פועה - Puw `ah; n. pr. f. Puá = “esplêndida”; uma das 2 parteiras dos hebreus às quais Faraó ordenou matar todos os meninos nascidos a Israel; época de Moisés

Discurso

Moisés foi explicado por Jesus

Moisés mostrou Jesus através da Lei

“Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.” João 1:45

Lucas 24:27: E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

Jesus veio para cumprir o que estava escrito na Lei e nos Profetas.

Tudo deles apontava para Ele, mesmo onde não havia algo explicitamente profético. Ele cumpriu o que a Lei requeria.

Mateus 5:17-18: Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

Lucas 16.29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.

Moises um profeta tirado dentre os homens, Jesus um profeta colocado no meio dos homens, sendo Deus se fez homem!

“E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face” Deuteronômio 34:10

“E para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem falado por meio de Moisés.” Levítico 10:11

Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; por isso temeram chegar-se a ele. Êxodo 34:30

Mateus 17:2. E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.

Um Filho reconhecido - Marcos 9:3-7

“E as suas vestes tornaram- se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia branquear.

E apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus.

E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, é bom que estejamos aqui; e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.

Pois não sabia o que dizia, porque estavam assombrados.

E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.”

ιερατεια hierateia; sacerdócio, ofício de um sacerdote

2406 ιερατευμ α hierateuma; n n. ofício de um sacerdote; ordem ou corpo de sacerdotes

2407 ιρα τευ ω hierateuo; v. ser um sacerdote, desempenhar o ofício sacerdotal, estar ocupado com deveres sagrados

ιερευς hiereus; n m. sacerdote, alguém que oferece sacrifícios e em geral está ocupado com os ritos sagrados; refere-se aos sacerdotes dos gentios ou dos judeus

- Metáf. dos cristãos, porque, purificados pelo sangue de Cristo e conduzidos à comunhão plena com Deus, dedicam suas vidas somente a Ele e a Cristo

ιε ρο ν hieron; n n. lugar sagrado, templo; usado do templo em Jerusalém - O templo de Jerusalém consistia de toda uma área sagrada, incluindo todo agregado de construções, galerias, pórticos, pátios (pátio dos homens de Israel, pátio das mulheres, e pátio dos sacerdotes), que pertenciam ao templo. A palavra também era usada para designar o edifício sagrado propriamente dito, consistindo de duas partes, o “santuário” ou “Santo Lugar” (onde ninguém estava autorizado a entrar, exceto os sacerdotes), e o “Santo dos Santos” ou “O Mais Santo Lugar” (onde somente o sumo-sacerdote entrava no grande dia da expiação).

“O Sumo Sacerdote não entrou no Santo dos santos terrenos, como homem e judeu, mas Ele saiu do Santíssimo Lugar para dar acesso a todos os Homens ao Santo dos Santos nos Céus!” Osvarela

Como homens:

Moises levantou o Santuário Terrestre e nele introduziu sacerdotes da família de Arão. Moisés esteve no Santo terrestre!

Êxodo 40:1-4

“...mais o SENHOR a Moisés, dizendo: No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação, E porás nele a arca do testemunho, e cobrirás a arca com o véu. Depois colocarás nele a mesa, e porás em ordem o que se deve pôr em ordem nela...”

Jesus vivia no Santuário Celeste. O Céu é o Santíssimo Lugar:

Hebreus 9:10,11

 “Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção. Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação

Jesus, como homem, nunca entrou no santíssimo terrestre.

Ao estudarmos este tema devemos entender que a tipologia usada pelo escritor aos Hebreus usa a Regra máxima da Tipologia:

“O tipo é imperfeito e o antítipo é Perfeito!”

Desta maneira, fica mais fácil de entendermos a diferença entre Miosés e Jesus Cristo.

צפנת פענח -- Tsophnath Pa neach pahnay’- akh; Zefanate-Panéia;

Egípcio: Salvador do mundo (informação de Origenes, um teólogo cristão do III século);

Hebraico: Deus fala, Ele vive; um nome dado por Faraó a José

O primeiro Zanefate Paneia foi José do Egito. Usarei o significado acima, embora se possa ter outros significados para o nome egípcio de José.

Gênesis 41:45,46

“E Faraó chamou a José de Zafenate-Panéia, e deu-lhe por mulher a Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e saiu José por toda a terra do Egito. E José era da idade de trinta anos quando se apresentou a Faraó, rei do Egito.”

Mesmo que alguns possam usar o significado, diverso, como; “aquele que revela, ou decodificador de sonhos”, ou outros significados, ficaremos com este.

Mesmo que use o significado:” 'abundância de vida ou o deus fala e vive” Jesus disse “Eu Sou a Vida”

                                    João 11:23-26  Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

Moisés foi o segundo imperfeito, mas chamado por Deus e colocado sobre o povo hebreu como Deus, sendo Arão sua voz.

Jesus como Moises foi livre da morte, ainda criança, descendo ao Egito, para sua segurança, sendo seus pais divinamente avisados:

Mateus 2:13,14

E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.”

Jesus foi tirado do meio dos seus, ainda criança, como Moisés!

São pontos que mostram a tipologia que se deva usar para mostrar a superioridade de Jesus em relação a Moisés!

Hebreus 9:1-3,24; Hebreus 9.24;10:19-21

 “Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Ora, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre. Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário. Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos, Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;... Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus...”

Também estavam os pátios do Templo, onde Jesus ou os apóstolos ensinavam ou encontravam-se com os adversários ou outras pessoas “no templo”; do pátio dos gentios Jesus expulsou os comerciantes e os cambistas

ιερουργεω; hierourgeo; v. servir como um sacerdote, ministrar no serviço sacerdotal; daqueles que defendem a santitidade da lei enfrentando até morte violenta.

“E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:8

λατρευω; latreuo lat-ryoo’-o; v. no NT, prestar serviço religioso ou reverência, adorar; desempenhar serviços religiosos, ofertar dons, adorar a Deus na observância dos ritos instituídos para sua adoração; dos sacerdotes, oficiar, cumprir o ofício sacro

λειτουργεω; leitourgeo; v.  fazer um serviço, realizar um trabalho- de sacerdotes e Levitas que se ocupavam dos ritos sagrados no tabernáculo ou templo; de cristãos servindo a Cristo, seja pela oração, ou instruindo outros no caminho da salvação, ou de alguma outra forma

λειτουργια; leitourgia; n. f. ofício público que um cidadão se compromete a administrar por sua própria conta; serviço ou ministério de sacerdotes relacionados com orações e sacrifícios oferecidos a Deus - dom ou benefício para o alívio do indigente

Demonstração da Superioridade de Jesus em relação a Moisés: (Cont.)

Moisés como homem foi colocado como Deus;

            Êxodo 4:14-16

                                    Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus. Mas, contudo, não foi Deus!

Jesus Cristo como homem, era perfeitamente homem e perfeitamente Deus:

João 14:9 “Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Deuteronômio 8.3 “Sim, ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor disso vive o homem”.

Mateus 4.4 “Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. 

Jesus como homem deu comida aos homens realizando Ele mesmo o Milagre:

                        Marcos 6:38-42 “E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes. E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em ranchos, sobre a erva verde. E assentaram-se repartidos de cem em cem, e de cinqüenta em cinqüenta. E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos. E todos comeram, e ficaram fartos”

Moisés como homem, deu comida ao Povo, mas a comida que perece, e com o milagre do próprio Deus.

Moisés deu o pão do deserto aos homens, ‘manhu’ ou maná [Maná no hebraico: מָ‏ן man]:

Def. “alimento que foi miraculosamente fornecido aos israelitas em sua travessia do deserto”; O maná do céu foi provido ao longo dos anos, mas seu suprimento cessou tão logo entraram na terra prometida.

Êxodo 16.1-15 “E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes pois Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer”.  

O versículo diz que ao verem o maná [“o que é”, do hebraico man], que era algo novo, jamais visto, os israelitas começaram a perguntar uns aos outros “O que é isto?”, do som desta pergunta feita no hebraico é que surgiu o nome “maná”, que significa “o que é isto?”;

Deuteronômio 8.2-3 “Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia”

Jesus é o próprio alimento e deu a todos homens, além de Israel o Pão Eterno:

João 6:35 “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.”

João 6:26,27

“...não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.”

Jesus é o próprio Pão, que desceu dos céus:

João 6:51

Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.”

Moisés mesmo morrendo, aliás, pelo pecado alheio, ele se irou, não pode continuar sendo o Mediador entre Deus e os homens. Mesmo que tenha ordenado o símcolo do sangue entr seus ensinos, mas o seu própro sangue não produziu virtude alguma para Salvação, mas ele mesmo oferecia sangue de bodes e ovelhas:

Hebreus 9:19,20

 “Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo, Dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado.” Ora, o Testamento a que Moisés se referia era o Antigo Pacto.

Jesus pode mostrar e se tornar o Único Mediador entre os homens e Deus, e pode com sua Morte mostrar que a Sua Carne e o Seu Sangue, são o Símbolo da Aliança redentiva da Humanidade:

Mateus 26:26-29

 “E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.

E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;

Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.”

Hebreus 9:14-16

 “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.

Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.

Texto Esboço – Continua e será revisado!

Bibliografia:

O significado do Maná;

Biblia online

Apontamentos do autor

Citações no corpo do Texto

O Sacerdócio – Gordon Clark

Como Cristo Cumpriu e Acabou com o Regime do Antigo Testamento, John Piper

ANEXO Revisões CPAD, segundo blog Sub-Ebd:Veja no link!

Correções propostas pela CPAD para esta Lição:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo l refere-se ao tópico l com os seus respectivos subtópicos.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR

A Antiga Aliança apresenta Moisés como "apóstolo", isto é, o mensageiro de Deus da Aliança com o povo de Israel, e o seu irmão Arão, como sumo J sacerdote do povo de Deus, respectivamente. Essa dispensação deu lugar a uma nova ordem, a um novo concerto em que Cristo Jesus se apresenta como executor desses dois ofícios. Agora, Ele é o apóstolo da Nova Aliança e o Sumo. Sacerdote perfeito. Essa verdade é que permeia toda a lição.

SUBSÍDIO DIDÁTICO

Prezado (a) professor (a), inicie a aula desta semana fazendo as seguintes perguntas:

a) O que Moisés representou para o povo de Israel?

b) Qual foi o papel de Moisés no estabelecimento da Antiga Aliança de Deus com o seu povo?

c) Por que Moisés é uma autoridade respeitada na história de Israel?

Ouça as respostas dos alunos e em seguida faça um resumo abordando as respostas das três perguntas a fim de amarrar as informações. A ideia dessa atividade é familiarizar a classe com Moisés a fim de, a partir da importância dele para o povo judeu, destacar a magnitude de Jesus Cristo como o mediador da Nova Aliança.

CONHEÇA MAIS

A possibilidade de não chegar ao fim da caminhada

"O livro de Hebreus considera a possibilidade de permanecer firme na fé ou de abandoná-la como uma escolha real, que deve ser feita por cada um dos leitores; o autor ilustra as consequências da segunda opção referindo-se à destruição dos hebreus rebeldes no deserto após sua gloriosa libertação do Egito." "Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento", CPAD, p.1557-59.

3. Uma igreja, não apenas tabernáculo. [Tópico Revisado]

Alguns autores entendem que a expressão “casa de Deus” usada em relação a Moisés pode se referir ao tabernáculo como centro do culto mosaico no deserto, enquanto outros veem como uma referência à antiga congregação do povo de Deus do êxodo. Em todo caso, a ideia gira em torno do povo de Deus que adora na Antiga Aliança. Moisés foi um ministro de Deus no culto da congregação do deserto. Mas Jesus, como Filho é o ministro da Igreja, o povo de Deus na Nova Aliança, “a qual casa somos nós” (Hb 3.6).

2. O perigo de ver, mas não crer. “[...] [Tópico REVISADO]

E viram, por quarenta anos, as minhas obras” (Hb 3.9). Erra quem pensa que só acredita quem vê. Parece que quem muito vê, menos acredita. Acaba ficando acostumado com o sobrenatural. O sobrenatural se naturaliza. É exatamente isso o que aconteceu no deserto e era exatamente isso o que estava acontecendo com a comunidade do autor de Hebreus. Tanto Moisés, como Jesus, foram poderosos em obras, mas isso não estava sendo suficiente para segurar os crentes. É preocupante quando o cristão se acostuma com o sobrenatural e nada mais parece impactá-lo.

3. O perigo de começar, mas não terminar [Tópico REVISADO]

“Estes sempre erram em seu coração e não conheceram os meus caminhos” (Hb 3.10b). Com estas palavras o autor mostra o perigo de começar, mas não chegar. De andar, mas se desviar. Alguns do antigo povo de Deus haviam começado bem, mas terminaram mal. Muitos caíram pelo caminho, desistiram da estrada. O mesmo risco estava ocorrendo com os cristãos neotestamentários — haviam começado bem, mas estavam correndo o risco de caírem e perderem a fé. O alerta é para nós também.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger