sábado, outubro 20

O Crescimento do Reino de Deus Lição 3 – CPAD – 4º Trimestre 2018


O Crescimento do Reino de Deus
Lição 3 – CPAD – 4º Trimestre 2018
Estudo Pr. Prof. Osvarela
TEXTO ÁUREO
“[…] Porque eis que o Reino de Deus está entre vós.” Lc 17.21
Leitura Bíblica Em Classe
Marcos 4.30-32; Mateus 13.31-33; Lucas 13.18,19
Marcos 4.30-32:
30 E dizia: A que assemelharemos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos?
31 É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra;
32 Mas, tendo sido semeado, cresce; e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra.

Semelhança - Ramos – diversas denominações autenticamente cristãs em países e nações, por todo o Mundo.
Mateus 13.31-33:
31 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;
32 O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.
33 Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.

O fermento natural, não o artificialmente produzido (fermento químico) é quem dá o bom crescimento e atinge toda a massa, todos os povos, raças, tribos e nações.
Lucas 13.18,19:
18 E dizia: A que é semelhante, o reino de Deus, e a que o compararei?
19 É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.
A horta é do bom lavrador, que cuida de sua plantação e escolhe uma semente pequena (12 apóstolos e 120 crentes), pois sabe o poder desta pequena semente. Que se tornaria uma hortaliça, mas se fez uma grande árvore, onde se aninham os gentios como nós, que não éramos filhos da promessa.

Embora, algumas aves de rapina, por vezes, se aninham, também, na frondosidade de suas folhas.
Etimologia
σιναπι – sinapi; talvez de sinomai (ferir, i.e., aguilhão); n. n. mostarda, nome de uma planta que nos países orientais brota de uma minúscula semente e chega à altura de uma árvore, 3 m ou mais; por isso uma pequena quantidade de algo é comparada a um grão de mostarda, bem como algo que cresce até um tamanho extraordinário.
גאה - ga’ah; v. levantar, crescer, ser exaltado em triunfo; crescer; ser erguido, ser elevado, ser exaltado
גדל - gadal; v. crescer, tornar-se grande ou importante, promover, tornar poderoso, louvar, magnificar, realizar coisas grandes; crescer; tornar-se grande; ser magnificado; fazer crescer; tornar grande, poderoso; magnificar.
A mostarda é a menor semente, dito pela própria do Criador. A semente da mostarda tem cerca de 1 a 2 milímetros. Era a menor das sementes que o lavrador costumava semear!
O pé passa de 2 metros de altura; A “Sinapsis alba” ou “Brasica Alba” mostarda branca ou amarela chega a 1,6 metros as folhas podem ser consumidas antes da floração, mas o que é mais aproveitado é a semente. O pé adulto pode chegar perto de 3 ou até 4 metros.
As sementes de mostarda são colhidas antes de amadurecerem, ao secarem sobrevivem de 4 a 8 anos conservando sua faculdade germinativa.
As sementes dão origem a um óleo comestível.
O óleo da mostardeira tem propriedades antibióticas, contém também enzima peroxidase, muito usada em biologia molecular, em amplificação e detecção de anticorpos, entre muitas coisas.
São três espécies de mostarda:
- A preta,
- A castanha
- A branca ou amarela.
Os judeus a usam desde 800 anos A.C.
Na época era o conhecimento que tinham e se referia a menor semente usada pelos fazendeiros palestinos que semeavam seus campos. Não dá para ler a bíblia procurando exatidão cientifica numa época em que o conhecimento do tamanho de mundo era limitado. Hoje a mostarda é considerada planta de horta
Sabor da semente e Uso medicinal
A semente escura dá um sabor picante a este condimento, obtido da mistura da semente de mostarda a outros ingredientes na seguinte proporção aproximada.
Triturada em forma de massa é usada para artrite. O óleo de alta qualidade para medicamentos com a vantagem de não ficar rançoso. Cirurgiões usam a farinha para desinfetarem as mãos. As sementes são base para receitas e temperos. A planta é indicada ainda para desintoxicação do organismo, alívio de dores musculares, micose, dermatite, psoríase, e boa para o cabelo e pele.
Crescer
Crescer é sempre assemelhado a uma semente que tem que ser enterrada no solo, regada, para poder vencer a terra sobre si e aparecer e se tornar uma árvore muito maior do que a sua semente, ou um arbusto.
32 O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.
Há um processo misterioso para o crescimento de toda plantação.
“E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como.” Marcos 4:26,27
É algo invisível, desde o lançamento da semente na terra e a própria terra se incube de trabalhar silenciosamente com um poder misterioso dado pelos ingredientes que, ela mesma possui, nutrientes necessários à semente lançada.
“Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;” Mateus 13:11
Jesus compara o Reino a este mistério, de que em uma noite, ele cresceu e se espalharia por todos os continentes, ilhas e nações, impressionando a muitos.
É uma Obra misteriosa de Deus. Tudo porque a semente pequenina é extraordinária.
Assim, como na força de 120 pessoas e 12 apóstolos, apenas encheram a Terra desta hortaliça, que se fez frondosa.
“Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina,...” Atos 5:28
Neste tempo o lavrador está aguardando o resultado aparecer, literalmente.
Fases do crescimento:
Água do hebraico = mayim; do grego hydor; do latim = àqua;
Água é sinal de vida
“Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, ...” Marcos 4:28
Primeiro as folhas, símbolo do que vem primeiro, o ensino, a doutrina aparecendo na vida do que recebeu a semente.
É o momento, de aparecer o primeiro resultado ao lavrador, que se alegra vendo que a semente era boa, a terra deu seu fruto.
ירה - yarah ou (2Cr 26.15) ירא yara’; v. derramar; jogar água, chover
É a alegria do que leva a boa semente.
Só restam algumas novas etapas.
É hora do serviço do lavrador, em cuidar da semente, aliás, mesmo ela na terra, ele já estva regando o local onde lançou a semente.
Para que a hortaliça cresça, agora é tempo de alguém regar porque a água é necessária para crescimento de todos seres vivos.
Onde tirar a água, é agora a preocupação do lavrador.
A Bíblia nos mostra a importância de um poço de água as lutas por um Poço de água.
Tudo mostra a importância da água.
“És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.” João 4:12-15
O próprio Jesus é a ‘fonte de água viva
Água fundamental para crescimento da Igreja.
Água para Nutrir a palavra plantada.
Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. 1 Coríntios 3:6-9
“Usando uma figura de linguagem diferente ao escrever à congregação em Corinto, o apóstolo Paulo comparou a obra do ministro cristão à dum lavrador, que primeiro planta a semente, rega-a e cultiva-a, e depois espera que Deus faça a planta atingir a madureza. Paulo levara as boas novas do Reino aos coríntios, plantando a semente no “campo” coríntio. Apolo veio depois, e por seu ensino adicional nutriu e cultivou a semente plantada, mas Deus, pelo seu espírito, causou o crescimento dela.” Água — Estudos Bíblicos
Fermento
Na lei de Moisés, o fermento era, com poucas exceções, proibido em oferendas, e durante a Páscoa todo fermento tinha que ser removido da casa (Êxodo 13:3; Levítico 2:11; Amós 4:5). Em todos os outros casos no Novo Testamento onde o fermento é usado como uma figura, ele é usado como uma má influência (Lucas 12:1; 1 Coríntios 5:7; Gálatas 5:9
33 Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento (destaque), que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.
De todas as parábolas que Jesus ensinou ao lado do Mar da Galiléia, esta é a mais breve. Ela termina quase tão rapidamente como começa.
Uma das poucas vezes, na Bíblia que o fermento é usado no bom sentido de ajudar ao crescimento do Reino de Deus, ou ajuda-lo a crescer.
Muito embora, ao estudarmos pode nos dar a conotação de que haveria uma profecia sobre o futuro da Igreja, que sofreria posteriormente por conta de sua grandeza, como Reino humano-divino.
Mas, se olharmos algumas passagens, em muitas fermento, leão, serpente podem representar tanto o mal, quanto o benefício.
Por esta razão alguns concluíram que o fermento nesta parábola simboliza uma força malévola, a sub-reptícia chegada da apostasia (J. N. Darby, Brief Exposition of Matthew, 1845, 40). Mas na parábola do fermento, como todas as outras da série junto ao mar, é explicitamente dito que ela pinta o Reino Do Céu (veja nosso destaque no texto acima), e não o domínio de Satanás (Mateus 13:33; Lucas 13:20-21).
איפה ; ’eyphah ou (reduzido) אפה - ’ephah; n. f. efa; uma medida de quantidade para secos igual a 3 seás ou 10 ômeres; o mesmo que a medida para líqüidos denominada bato; (aproximadamente 9 galões britânicos 40l), escritos rabínicos indicam a metade desta quantia)
Jesus coloca medida para este fermento. As três medidas com toda probabilidade sugerem simplesmente nada mais do que a quantidade costumeira de massa usada no mundo antigo para assar pão (isto é, cerca de um alqueire, pouco mais do que 35 litros - Gênesis 18:6; 1 Samuel 1:24).
“E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha, e faze bolos.” Gênesis 18:6
São apenas 3 medidas usadas para levedar toda a Terra, com o Evangelho.
Pois foi assim, que o Evangelho teve crescimento em todo o Mundo.
Apenas 3 medidas:
A Doutrina
O Pentecostes
A vida dos mártires. As boas sementes, nasceram e morreram pelo reino. Hoje todo crente fiel é fruto da boa semente, em seus corações. Sementes que foram regadas pelo sangue dos primeiros cristãos.
“E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.” Atos 7:58-60
Desde Estevão, e Tiago, Pedro, Paulo e outros.
Tal qual a semente que germina sem que vejamos, assim também, é com o fermento.
Da mesma forma não conseguimos notar o processo de crescimento da massa durante a fermentação, nós temos dificuldade em ver o crescimento do Reino dos céus. No entanto, não é porque não conseguimos enxergar, que ele não está acontecendo! Ampliado e Compilado de Pr Antonio Junior
Ação espiritual:
A parábola do fermento fala da contínua e serena transformação que o Reino de Deus opera no espírito humano e do modo sem ostentação pelo qual ele passa de coração a coração. Assim, o fermento, como a luz e o sal (Mateus 5:13-14), é um agente mudo mas poderoso.
A obra do fermento da mesma forma que a mulher lançou 3 medidas na farinha é  interna e invisível.
É uma declaração poderosa de natureza espiritual do reino. Como Jesus disse aos fariseus, lhes ensinando sobre o Reino de Deus:
"Não vem o Reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós" Lucas 17:20-21
O todo da personalidade do homem alcançado pela palavra é penetrado.
A massa simboliza o mundo, a parábola, porém, pode e precisa ser entendida como falando da fermentação de todo coração honesto e bom além da salvação universal (Mateus 7:13-14), ou alguma influência social universal ou uma humanidade não convertida.
Estamos fermentando?
A grandeza do Reino
A grandeza do Reino trouxe amizades inesperadas á ele. Todos queriam ou quiseram se abrigam em sua sombra frondosa. Afinal, o Reino se tornara mundial.
Assim, como os imperadores romanos que tornaram a religião cristã oficial e estatal, assim como os papas se tornaram poderosos, todos se aninharam como aves famintas para comerem os frutos desta árvore gigantesca.
Bibliologia
A parábola do fermento: o contágio celestial - Paul Earnhart
Espada Cortante I e II – Orlando Boyer
Pequena Enciclopédia Bíblica O.S.Boyer
Anotações do escritor
Bíblia online
Bíblia explicada – S.E.McNair


Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger