quarta-feira, fevereiro 20

Tentação – A Batalha por nossas Escolhas e Atitudes Lição 7 – Fevereiro 2019 PARTE B


Tentação – A Batalha por nossas Escolhas e Atitudes
Lição 7 – Fevereiro 2019
Estudo Pastor Prof. Osvarela
Texto Áureo
"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." (1 Jo 2.16)

   1-    Leitura Bíblica
Filipenses 4:4-9                                                                          
4 - Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos.
5 - Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.
6 - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.
7 - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo,  tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
9 - O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
   2-    2- LEITURA BÍBLICA
Mateus 4.1-11.
1 — Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
2 — E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
3 — E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
4 — Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
5 — Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6 — e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
7 — Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
8 — Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles.
9 — E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10 — Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.
11 — Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.
Discurso – Etimologia
O início deste capítulo de Filipenses, o Apóstolo Paulo está orientando e exortando duas mulheres, e insiste em que haja um ambiente mais nobre para a vida e a mente. Ou seja, elas deveriam tomar uma decisão mental para poderem viver concordemente e demonstrar uma firmeza em suas posições dentro da igreja, como obreiras do Senhor.
“Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados.” Filipenses 4:1
Necessitavam de tomar uma atitude cristã. Este trecho final da epístola Paulo está corrigindo a igreja com algumas orientações, do seu feitio.
Entendemos pela exegese que, a exortação, permanecei, deste modo firmes, tanto é uma conclusão ao capítulo 3.
πειραω – peirao; fazer um julgamento de; tentar - ensinado através da tentação, experimentado; testar, tentar alguém, colocá-lo à prova. em particular, tentar induzir alguém a cometer algum crime (esp. carnal); tentado a pecar
Paulo e a tentação, que não o impediu de ser aceito como pregador do Evangelho na Galácia:
“E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne; E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.” Gálatas 4:13,14
πειρασμος – peirasmos; experimento, tentativa, teste, prova; tentação, prova: a tentação gerada nos gálatas pela condição física do apóstolo, já que a mesma serviu para testar o amor dos gálatas por Paulo (Gl 4.14);
- tentação da fidelidade do homem, integridade, virtude, constância - sedução ao pecado, tentação, seja originada pelos desejos ou pelas circunstâncias externas -  tentação interna ao pecado - da tentação pela qual o diabo procurou desviar Jesus, o Messias, de sua divina jornada - da condição das coisas, ou um estado mental, pelo qual somos seduzidos ao pecado, ou a um desvio da fé e santidade - adversidade, aflição, aborrecimento: enviado por Deus e servindo para testar ou provar o caráter, a fé, ou a santidade de alguém; Deus sendo tentado (i.é., julgado) pelos homens - rebelião contra Deus, pela qual seu poder e justiça são colocados à prova e desafiados a serem demonstrados
απειραστος - apeirastos; adj. que não pode ser tentado pelo mal, não sujeito à tentação para pecar
εκβασις – ekbasis;n. f. egressão, caminho para fora, saída; aplicado figurativamente para o caminho de escape da tentação.
Há várias palavras para definir escolha, mas uma dentre tantas supre a necessidade de entendimento, pela etimologia, para este estudo:
ευδοκια - eudokia; n. f. vontade, escolha; boa vontade, bom intento, benevolência; deleite, prazer, satisfação; desejo - de prazer em alguma coisa ausente que facilmente produz desejo por ela.
θελημα - thelema; n. n. o que se deseja ou se tem determinado que será feito - do propósito de Deus em abênçoar a humanidade através de Cristo - do que Deus deseja que seja feito por nós - mandamentos, preceitos; vontade, escolha, inclinação, desejo, prazer, satisfação.
αιρεσις – hairesis; ato de pegar, capturar: p.ex. atacando uma cidade; escolha.
αυθαιρετος – authairetos; de livre escolha, por iniciativa própria
κοιλια – koilia; a parte mais interna do homem, a alma, coração como o lugar do pensamento, sentimento, escolha
αυθαιρετος - authairetos; adj. voluntário, de livre escolha, por iniciativa própria.
Escolha - ato ou efeito de escolher; preferência que se dá a alguma coisa que se encontra entre outras; predileção. Preferência por uma coisa entre outras: fazer uma escolha entre várias coisas; aquilo que se preferiu.
“Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro;” Lucas 16:13
A decisão de fazer o certo ou o errado está em mim e em você.
“..., com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.” Romanos 7:18,19
A única possibilidade de um entendimento contra a tentação só pode ser encontrado através da Graça.
Assim, muitos homens citados nas Escrituras só puderam ser aprovados, após muitas batalhas, em algumas eles perderam, mas outras venceram e só sentiram perfeitamente perdoados, porque a Graça lhes alcançou:
Davi “..., Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, ...” Salmos 51:3,4; Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.” Salmos 51:10,11
Salomão – “Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne (regendo porém o meu coração com sabedoria), e entregar-me à loucura, até ver o que seria melhor que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu durante o número dos dias de sua vida.” Eclesiastes 2:3
“Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos.” Provérbios 2:5-8
Pedro e a vitória sobre a tentação, um exemplo de crescimento de Fé
Pedro – “Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.” Mateus 16:23
“Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, ...” 1 Pedro 1:16,17
Paulo - E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.” Gálatas 4:13,14
“..., Paulo mostra que todos os homens precisam de salvação, porque, judeus ou não-judeus, todos são pecadores diante de Deus. Nesse movimento de raciocínio, o Apóstolo demonstra que tanto os homens depravados quanto os moralistas ou mesmo os religiosos são culpados diante de Deus. Uns pecaram sem conhecer a lei de Deus, e serão julgados de forma condizente; outros pecaram contra a lei de Deus, e serão julgados mediante a mesma. Dessa forma, Paulo conclui que “não há justo, nem sequer um” (3:10). Assim, se alguém tiver que ser justificado diante de Deus, não o será por meio de obras, mas tão somente pela sua graça, que é capaz de tornar justo o ímpio. Desta forma, Deus é apresentado como justo e justificador daquele que crê em Jesus.” Fonte: Carta de São Paulo aos Romanos, Rubem Martins Amorese
Quem pauta a minha vida?
Eu tenho que ter domínio e lutar uma batalha diária para escapar a tentação.
Paula trata na Epístola aos Romanos no capítulo 7, sobre o tema da libertação do domínio da Lei. O argumento principal é que aquele que morreu para a lei já não precisa servi-la como escravo. Ou seja, estamos livre em Cristo!
Se somos servos do pecado, o resultado é a morte; se escolhemos servir a Deus (Rm 6. v. 22) o resultado é a vida eterna.
Viver em Cristo é a única solução. Só a libertação por Cristo, através da Graça nos impede de sermos condenados com o Mundo e vivermos uma vida vencendo as tentações dia após dia. Não podemos e não devemos permitir que o pecado reine sobre nós: “não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal” (cf. 6:12).
1-    Não faço o que prefiro.-
2-    Graça... por Jesus Cristo.
3-    A dificuldade - usamos a desculpa para nossos pecado: “se o próprio Apóstolo Paulo dizia que não tinha controle sobre o pecado, quem sou eu para fazer melhor?”: Mas o Apóstolo, nos capítulos 6 e 7 está dizendo coisa diferente. Diz que fomos completamente libertos do pecado (cf. Rm 6:18). Na verdade, ele está descrevendo o conflito que resta entre a antiga natureza, que ainda tem algum poder sobre nossa vida, e a nova, trazida por Cristo. Essa antiga natureza produz rebelião e toda sorte de atos ofensivos a Deus. Contudo, ela nos envergonha e entristece, porque já não a reconhecemos como parte de nós (Rm 6. v. 20). A santificação consiste, portanto, em mortificar aqueles feitos do corpo (Rm 6. v. 8:13).
4-    Explicando: Há dois senhores sobre nossa vida (16)
1.1. Não podemos servir aos dois
1.2. Não podemos deixar de servir a um deles
a. Um, é senhor natural, porque vem escondido na nossa natureza (Rm 6. 16)
b. Outro, é senhor opcional, porque nos oferecemos como servos a ele (Rm 6. 16, 19)
c. O primeiro nos faz colher tristezas e vergonhas e finalmente a morte (Rm 6. 21)
d. O segundo nos oferece um dom gratuito: a vida eterna (Rm 6. 23)
e. Não podemos usar o antinomismo para entender que a justificação nos permite errar e ser sujeitos à Tentação. Embora, não estejamos ainda em estado de perfeição.
Mudar de atitude é o conselho de Pedro:
9 - O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
“Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;” 1 Pedro 2:1,2
Tentação:
A palavra tentação tem seu uso de várias formas nas Escrituras e na sua etimologia, como a definição, abaixo:
            πειρασμος – peirasmos; experimento, tentativa, teste, prova; tentação, prova: a tentação gerada nos gálatas pela condição física do apóstolo, já que a mesma serviu para testar o amor dos gálatas por Paulo (Gl 4.14); tentação da fidelidade do homem, integridade, virtude, constância - sedução ao pecado, tentação, seja originada pelos desejos ou pelas circunstâncias externas -  tentação interna ao pecado - da tentação pela qual o diabo procurou desviar Jesus, o Messias, de sua divina jornada - da condição das coisas, ou um estado mental, pelo qual somos seduzidos ao pecado, ou a um desvio da fé e santidade - adversidade, aflição, aborrecimento: enviado por Deus e servindo para testar ou provar o caráter, a fé, ou a santidade de alguém; Deus sendo tentado (i.é., julgado) pelos homens - rebelião contra Deus, pela qual seu poder e justiça são colocados à prova e desafiados a serem demonstrados.
6 - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.
7 - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
Tiago coloca a tentação como prova da parte de Deus:
“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;” Tiago 1:2
Prosseguindo no pensamento de Tiago veremos que o pressuposto deste escritor revelado, é: vencer a tentação produz sabedoria. Ainda que a tentação, aqui seja mais uma provação do que o sentido lato de tentado pelo mal. Mas, podemos utilizar o texto exegeticamente para demonstrar que Tiago demonstra ou sejamos sábios na tentação, ou seremos escravos e nada conquistaremos, seja espiritualmente ou não, embora em ambas fases tudo depende do Senhor.
“Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” Tiago 1:3-8
Vencendo a Tentação, Regozigando:
4 - Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos.
..., alegrai-vos. A repetição sugere que as condições em Filipos eram tais que faziam essa exortação parecer irracional. Os cristãos podem receber a ordem de se regozijarem, porque a base do seu regozijo não está nas circunstâncias, mas no Senhor.” Comentário Moody
ευφραινω - euphraino; v. alegrar, animar; estar satisfeito, ser feliz, regozijar-se; regozijar-se em estar muito satisfeito, com algo.
συγχαιρω - sugchairo; v. alegrar-se com, compartilhar da alegria de alguém; alegrar-se com, congratular
Numa situação aparentemente difícil, até com discórdia entre os oficiais daquela igreja, Paulo aponta para que após reconciliação e usando de equidade o fundamento da Paz (completude do cristão) é ter a Paz nos coração.
Obtemos deste texto, alguns pressupostos e forma de vencer a tentação:
- prova da vossa fé; Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar
Paciência - Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita
Perfeição – sejais perfeitos
Completude - completos, sem faltar em coisa alguma
Sabedoria - tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Firmeza - O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.
Podemos então usar o étimo grego para entender este processo de escolha que, devemos saber escolher, nesta batalha interior para podermos nos regozijar-nos:
ευδοκια - eudokia; n. f. vontade, escolha; boa vontade, bom intento, benevolência; deleite, prazer, satisfação; desejo - de prazer em alguma coisa ausente que facilmente produz desejo por ela.
σοφια -sofia- É propriamente sabedoria. Denota excelência mental no sentido mais alto e completo, expressando uma atitude bem como um ato da mente.
πραοτης – praotes. πραυτης; n.f. gentileza, bondade, humildade, deste étimo temos o uso definido, à seguir, πραοτης está fundamentada na mesma ideia, e vai além dela. É a atitude de mente e comportamento que, vindo da humildade, dispõe alguém para receber com gentileza e humildade qualquer coisa que venha a ele de outros ou de Deus.
Equidade:
ισοτης – isotes - semelhança (em condição ou proporção); n. f. igualdade; eqüidade, imparcialidade, que é equitativo.
Equidade é o substantivo feminino com origem no latim aequitas, que significa igualdade, simetria, retidão, imparcialidade, conformidade. Este conceito também revela o uso da imparcialidade para reconhecer o direito de cada um, usando a equivalência para se tornarem iguais. A equidade adapta a regra para um determinado caso específico, a fim de deixá-la mais justa.
O termo mais ou menos evasivo, epieikes, moderação, (E.R.C., eqüidade), indica prontidão em dar ouvidos à razão, uma docilidade que não revida. O motivo para esta "doce moderação" é a iminente volta de Cristo.
Equidade/moderação nos faz obter uma guarda em nossas mentes.
Paulo ensina: “Guardará. froureo, "guardar", é um termo militar significando "montar guarda ou defender". Com uma metáfora Filipenses (Comentário Bíblico Moody) extraordinária Paulo aqui descreve a paz de Deus como uma sentinela montando guarda à cidadela da vida interior do homem mente, vontade e afetos”
Afinal, fazer as escolhas com equidade é uma forma segura de manter a fé no alvo principal – arrebatamento e estar para sempre com o Senhor, após vencer as batalhas nesta vida!
Nós temos de ter equidade para estarmos em conformidade com a Palavra de Deus.
Termos na mente que devemos ser imparciais quanto a batalha em nossas mentes, conforme a necessidade de atendermos ao versículo:
8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo,  tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Iniquidade é o oposto de equidade, daí a necessidade de sermos justos, pois fomos justificados, uma vez, por Deus, ou seja, não nos é imputado pecado, mas Pedro, nos ensina:
 “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.” 2 Pedro 2:20-22
Iniquidade é uma grave injustiça, ou um pecado. O termo é geralmente utilizado para designar a transgressão da Lei, a falta de justiça, o tratamento desigual dos indivíduos. É possível também ver a palavra na Bíblia, em diversas passagens, e outras religiões, além da Cristã utilizarem o termo.
8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo,  tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
9 - O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
Paulo vai demonstrar que a escolha e atitudes dependem de uma saúde mental cristã e santificada, que inclui bons pensamentos e costumes mentais cristianizados.
"Parágrafo Da Saúde Mental" (Simcox)
Paulo apresenta nestes versículos uma lista de virtudes. Duas das oito não aparecem em nenhum outro lugar do Novo Testamento, e de todas as cartas de Paulo uma só ocorre aqui.
Verdadeiro. Pertencente à natureza da realidade.
Respeitável. Digno de respeito, augusto.
Justo. De acordo com o mais elevado conceito do que é certo (Michael).
Puro. Não misturado com elementos que possam rebaixar a alma.
Amável. Aquilo que inspira amor.
De boa fama. Melhor do que esta tradução, mais ou menos fraca, é aquilo que tem boa repercussão (Michael).
Se algum louvor existe. Lightfoot parafraseia, "Seja qual for a avaliação existente em seu antigo conceito pagão de virtude" (pág. 162), para destacar a preocupação de Paulo em não omitir qualquer possível fonte de atração. Deviam se ocupar (logizomai) com estas virtudes da moralidade.
Os crentes deviam continuar praticando (praticai; o imperativo prassete está no tempo presente) tudo aquilo que pertencia à ética e moral notadamente cristãs conforme aprenderam com a vida e doutrina do apóstolo. Não apenas a "paz de Deus" (v. 7) mas também o Deus da paz estaria com eles. Filipenses, Moody acessado em 16/02/2019
Continua...

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger