quarta-feira, fevereiro 20

Tentação – A Batalha por nossas Escolhas e Atitudes Lição 7 – Fevereiro 2019

                           


Tentação – A Batalha por nossas Escolhas e Atitudes
Lição 7 – Fevereiro 2019
Estudo Pastor Prof. Osvarela
Texto Áureo
"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." (1 Jo 2.16)
Parte A
Na parte SEGUINTE utilizaremos o texto de Filipenses. Mas, nesta parte apresentamos o Estudo com base no texto do Evangelho de Mateus.
Texto 1
Mateus 4.1-11.
Resultado de imagem para batalha atitude lição 7
1 — Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
2 — E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
3 — E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
4 — Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
5 — Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6 — e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
7 — Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
8 — Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles.
9 — E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10 — Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.
11 — Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.
Discurso:
Sempre que se fala sobre este texto, encerrando a tentação de Jesus é necessário esclarecer que Jesus foi tentado como homem. Eu sempre uso o texto, mais uma vez de Filipenses, sobre a Kenosis (esvaziamento da Glória do Filho).
“..., o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:5-8
κατασκηνοω - kataskenoo; v. armar a própria tenda, fixar a própria habitação, morar.
κατασκηνωσις - kataskenosis; n. n. lugar de permanência, acampamento, moradia.
κενοω - kenoo; v. esvaziar, tornar vazio - de Cristo, que abriu mão da igualdade com Deus ou da forma de Deus; anular, esvaziar - privar de força, tornar vão, inútil, sem efeito; fazer com que algo seja visto como vazio, oco, falso
Pois, ainda há alguns alunos e mesmo não leigos, com pensamento sobre a forma como Jesus enfrentou a tentação, não foi como um demiurgo (meio homem, meio Deus), mas foi como um homem, o novo Adão, e em tudo ele não pecou.
A tentação de Jesus foi uma experiência realmente histórica a tentação foi um dos diversos testes dirigidos contra a natureza humana de Jesus, e ele resistiu nesse reino.
Jesus desde o eterno passado já houvera se submetido a vontade do Pai, para realização da Obra de Salvação e sabia que na plenitude do tempo Gl 4.4 seria encarnado homem e sofreria todas as dores humanas e sob o risco da tentação teria que vencer e não pecar:
                        “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7
Este episódio histórico mostra o modus operandi da tentação.
Os crentes fazem parte de um povo vencedor, escolhidos por Cristo para a vitória -- nossos irmãos devem ser relembrados disso, ao mesmo tempo em que se conscientizem da realidade de Satanás e de sua permanente luta contra Cristo e contra os Seus.
“E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão. E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele. E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo.” Marcos 1:9-11
“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” Mateus 4:1
Jesus como homem estava dirigido pelo Espírito Santo, como na teofania durante seu batismo, no Jordão, que João O Baptista viu e confirmou Jesus como o Messias, que iria vir. Uma Exposição Confortadora de Mateus 4; Concernente a Tentação de Cristo no Deserto, John Knox
Podemos identificar e estudar algumas coisas na tentação de Jesus:
A. Quem é tentado aqui e quando esta tentação aconteceu;
B. Como e por quais meios Ele foi tentado;
C. Porque Ele deveria experimentar aquela tentação e qual o proveito decorrente deste episódio, para nós
As Três Tentações
I.             3 — E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. “não implica necessariamente uma dúvida da parte de Satanás, mas antes cria a base para a sua sugestão. A sutileza da prova está evidente, pois nem o pão nem a fome são pecados em si.”
II.            Lembremo-nos de Elias, o próprio Deus providenciou comida no deserto para seu profeta ígneo
4 — Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Um ponto importante que Satanás atacou: a necessidade humana de alimento, para aquele que depois diria: “Eu Sou o Pão da Vida”. Pensamento do diabo: “é evidente que Tu não o podes fazer, pois se pudesses, ou se teu Deus tivesse Te concedido tal privilégio, há muito terias matado tua fome e não necessitarias suportar este abatimento por falta de comida.”
III.          5 — Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6 — e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
IV.          8 — Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles.
9 — E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Satanás, aqui chamado de tentador, usa argumentação [o objetivo de Satanás é levar Cristo a desesperança, para que Ele não creia na voz de Deus seu Pai; e este parece ser o significado desta tentação: "Tu ouviste"] para infundir na mente de Jesus, a perda de sua Glória e assim, como homem que, ele necessitava de coisas físicas e que neste corpo humano poderia ceder a tentação como ocorrera com o Adam, o primeiro homem criado por Deus. Contudo Jesus veio para vencer o pecado no corpo humano e todas as tentações. Coloca em dúvida o que Jesus ouvira quando saiu do Jordão após ser batizado.
“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” Hebreus 4:15
Nos diversos testes que Jesus sofreu nesta passagem de Mateus foram dirigidos contra a natureza humana de Jesus, e ele resistiu nesse reino.
“..., a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir. Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.” Romanos 5:14,15
Embora tenha vivido na perfeita união das naturezas divina e humana na sua pessoa. Jesus tinha fraquezas expressas em Hebreus, assim como nós:
“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” Hebreus 4:15
Fraquezas aqui, são as necessidades humanas
Mas, isto não diminui a força do ataque.
Satanás por não ter onipotência e onisciência ou onipresença não poderia conjecturar ser derrotado por um homem completo.
“E Adão não foi enganado, ...” 1 Timóteo 2:14
Jesus sofreu tudo em sua carne: “Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,” Hebreus 10:20
O escritor aos Hebreus diz:Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,” Hebreus 10:20
“E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;” Hebreus 2:14
βελιαλ - Belial ou βελιαρ – Beliar de origem hebraica בליעל; n. pr. m. Belial = “inútil ou malvado”; um nome de Satanás
διαβολος - diabolos; adj. dado à calúnia, difamador, que acusa com falsidade; caluniador, que faz falsas acusações, que faz comentários maliciosos; aplicado à pessoas que, por opor-se à causa de Deus, podem ser descritas como agindo da parte do demônio ou tomando o seu partido Satanás, o príncipe dos demônios, o autor de toda a maldade, que persegue pessoas de bem, criando inimizade entre a humanidade e Deus, instigando ao pecado, afligindo os seres humanos com enfermidades por meio de demônios que tomam possessão dos seus corpos, obedecendo às suas ordens.
δρακων – drakon; forma substituta de derkomai (olhar); n. m. dragão, grande serpente, um nome para Satanás.
Este ser angelical deformado pelo pecado eterno, diferente do pecado antropológico, esta pronto para usurpar do erro do homem, desde Adão, que ficou no DNA humano, assim existe pecaminosidade e concupiscência nata e latente em cada pessoa e desta forma,  não existe desculpa às pessoas quando elas caem em tentações, pois, seguindo a própria inclinação da carne, permitem a transformação da tentação em pecado.
Isto é intrínseco a todo ser humano, por isto Satanás ousa em atingir o novo Adão, para desfazer, mais uma vez o plano de Deus com todos os homens, que falhara com Adão.
Tentação é própria aos homens
“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” 1 Coríntios 10:13
“..., o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:41
Pode parecer incongruente, mas Jesus [encarnado] como homem suportava a sua experiencia diretamente com Satanás, que já tinha tentado mata-lo desde criancinha. E agora, sabendo que estava ungido pelo Espírito Santo o tentava para impedir o início de seu grande ministério terreno. Uma zombaria de Cristo e de sua obediência. Foi uma clara rejeição da promessa de Deus.
Ιησους - Iesous
“Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:14,15
Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Tiago 1:12
A lição da tentação de Jesus é para todos que creem em Deus:
“nós somos ensinados, por Jesus Cristo, a repulsar Satanás e seus assaltos pela palavra de Deus e a aplicar os exemplos de sua misericórdia, mostrada a outros antes de nós, para nossa alma nas horas de tentação e nos tempos de nossas tribulações; pois aquilo que Deus faz a alguém em determinada época, cabe a todos que confiam e dependem Dele e nas suas promessas.” John Knox
Só podemos resistir a Satanás, como nos orientam as Escrituras [“Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. Judas 1:9”] pelo poder da Palavra que continha o Nome Santo de D’us. Até os anjos aprenderam na Eternidade a dar respostas aos assaltos do Inimigo.
A única forma pela qual podemos resistir aos ataques de Satanás é observando a forma com que Jesus se houve diante das afirmativas insinuosas do adversário e Inimigo de nossas almas. Por isto, apresento para leitura, mais uma vez do texto: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger