domingo, março 31

Orando Sem Cessar Lição 13 – CPAD º trimestre - Março 2019

Orando Sem Cessar


    Lição 13 – CPAD º trimestre  - Março 2019
Estudo do Pr. Prof. Osvarela
Texto Áureo
“Orai sem cessar.” 1 Tessalonicenses 5.17
Resultado de imagem para Orando Sem Cessar Lição 13
Leitura Bíblica
Mateus 6.5-13
5- E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
6- Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.
7- E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos.
9- Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.
10- Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu.
11- O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.
12- Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.
13- E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!
Exórdio
A oração é a forma que Deus inseriu no coração de todos os homens para falar com a divindade. Alguns oram à pessoa, mas tem incrustado em si, esta forma de falar a divindade. O Apóstolo Paulo sempre teve esta preocupação, como que, indicando a necessidade e importância da Oração incessante! A etimologia nos ensina que cessar pode ser falhar, não podemos falhar neste tão importante ponto da manutenção da fé e da nossa vida cristã.
Oração é comunicação com Deus, e como toda comunicação, ela pode ser desenvolvida ao máximo ou deixar se languescer. O que você escolherá, determina a qualidade de sua vida espiritual.” John MacArthur Jr.
Languescer: v.i. Tornar-se lânguido; perder as forças; enfraquecer, debilitar-se.
Cada vez que deixo de orar ou esfrio esta forma de falar com Deus eu me debilito espiritualmente.
“os homens devem sempre orar, e nunca desfalecer” Lucas 18:1
Por isto, temos que - Orar sem cessar -, como temos na base do texto do trimestre em suas concordâncias, próximas ou distantes, nos leva ao entendimento que não devemos desfalecer, ou ceder ao mal ou sentirmo-nos cansados ou covardes num momento de necessidade ou em qualquer instante de oração (Elias orou diante de 950 profetas de Baal e Asera, não teve medo ou covardia e foi ouvido, com pouco ou cerca de 14 palavras e o fogo caiu sobre o altar – tem que arrumar o altar antes de orar):
“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,” Efésios 6:18
Aqui está estampado o texto – orai incessantemente – e poderemos vencer as Batalhas espirituais! “Orai sem cessar” significa viver num constante estado de consciência de sermos ouvidos por Deus e conhecermos e reconhecermos Sua presença conosco, à todo tempo!
As nossas mentes podem ser facilmente abatidas, até que dêem lugar à impaciência, devemos observar o remédio que ele prescreve logo após. Pois, ao sermos derribados e abatidos, somos novamente levantados pelas orações, porque colocamos sobre Deus o que nos sobrecarregava. Como, porém, a cada dia, sim, a cada instante, há muitas coisas que podem perturbar a nossa paz, e frustrar a nossa alegria, por esta causa ele nos manda orar sem cessar. [...] frequentemente se introduzem dúvidas quanto a se Deus cuida de nós, também prescreve o remédio – que, pela oração, descarreguemos nossas ansiedades como que em seu seio, como Davi nos recomenda a fazer em Sl 37:5 e Sl 55:22; e Pedro também, conforme o seu exemplo (1 Pe 5:7)” Comentário À Primeira Epístola De Paulo Aos Tessalonicenses, João Calvino, compilado e adaptado parcialmente
“Orando em todo o tempo no Espírito” Efésios 6:18
Através de toda oração e petição fazendo orações, a todo tempo oportuno em espírito, com uma finalidade, visando no sentido de intenção ou proveito espiritual, vigilantes – em estado de vigia, à todo tempo -, com toda a perseverança, e petição por (a respeito) de todas as coisas santas, no sentido deque, a oração e petição são vínculos intermediários, progressivo e simultaneamente realizados (realizáveis0 , do grupo de armamento que precisamos nos equipar para guerra espiritual! É uma ação progressiva e imperativa para todo que crer não poder da oração, diante das Batalhas espirituais!
αδιαλειπτωος - adialeiptos; adv. sem interrupção, incessantemente, sem cessar
εκλειπω - ekleipo; v. falhar - excluir, omitir, ignorar, partir, renunciar; cessar, terminar, parar
1 Tessalonicenses 1:2-5 – “3. Indesinenter4 memores vestri, propter opus fidei, et laborem caritatis,  et patientiam spei Domini nostri Iesu Christi coram Deo et Patre nostro,”
4 “En nos prieres, sans cesse ayans souvenance; ou, En nos prieres sans cesse, Ayans souvenance;” — “Em nossas orações, sem cessar tendo lembrança; ou, em nossas orações sem cessar, tendo lembrança.”
A Oração Aceitável
9- Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.
A forma de contato do homem com Deus, determinada pelo próprio Deus é a oração. De tal forma, que o próprio Deus pelo Filho nos ensinou a orar de forma racional e aceitável.
5- E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
O Lugar De Orar – Forma de Orar:
“E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.” Mateus 6:5
Pode ser na praça, desde que, sem ostentar uma crença ou demonstração de contato (falso ou hipócrita) com Deus.
Pode ser diante da parede
No teu quarto.
“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” Mateus 6:6
Nós oramos à Deus – O Pai – em nome de Jesus Cristo e, com a intercessão do Espírito Santo.
Na cama:
“Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor. E disse: Ah! [...] E chorou Ezequias muitíssimo...., Isaías, dizendo: Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos.” Isaías 38:2-5
Pode ser em qualquer lugar, mas com sabedoria e não com hipocrisia.
“8- Não vos assemelheis, pois, a eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós Iho pedirdes.”
O importante de orar sem cessar é a legitimidade da oração (agora em nome de Jesus) e com coração sincero.
6- Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.
Mas, Jesus ensinou uma forma típica para contato sem qualquer impedimento visual ou de ruídos onde a nossa intimidade é absoluta com Deus:
A forma que Jesus orava era de joelhos, exceto em algumas ocasiões.
Elias também orava de joelhos: “..., mas Elias subiu ao cume do Carmelo e, inclinando-se por terra, meteu o rosto entre os joelhos.” 1 Reis 18:42
A Igreja orava de joelhos:
A comunhão da Igreja primitiva e a sua resistência aos golpes no início da Igreja, consolidaram o movimento de oração:
“E, considerando, ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.” Atos 12:12
“O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco. E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.” Atos 16:24,25 
“Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai,” Efésios 3:14
“Havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles. E levantou-se um grande pranto entre todos, e lançando-se ao pescoço de Paulo, beijavam-no.” Atos 20:36,37
Hoje em dia os israelitas oram de pé e movimentando a cabeça!
“E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e pondo-se de joelhos, orava,” Lucas 22:41
A oração é falar com o próprio Deus. A vinda de Jesus e sua Morte na Cruz abriu o caminho mais excelente, porque quando oramos em nome do Jesus, o Pai nos ouve e a qualquer pecador que aceita o Nome de Jesus. Orara não é repetir em vão uma fala, mas é conversar a Deus nossas necessidades e confiando que Ele nos ouve de verdade.
7- E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos.
Às vezes, temos a impressão que Deus não nos ouve. Não só por temor ou fraqueza, mas porque Deus tem sua maneira de responder:
Sim, não ou talvez ou calar-se!
Deus meu, eu clamo de dia, porém tu não me ouves; também de noite, mas não acho sossego.” Salmos 22:2
Assim foi com:
Abraão – “Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor. E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?” Gênesis 18:22,23
Moisés -
Jacó –
Falando com Deus: “Jacó levantou-se de manhã cedo, tomou a pedra que pusera debaixo da cabeça, e a pôs como coluna; e derramou-lhe azeite em cima. E chamou aquele lugar Betel; porém o nome da cidade antes era Luz. Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir, de modo que eu volte em paz à casa de meu pai, e se o Senhor for o meu Deus, então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.” Gênesis 28:18-22
Jesus no Getsemani ou junto ao túmulo de Lázaro, ou em suas orações secretas com o Pai.  Jesus sempre orava incessantemente.:
“E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.” João 11:41,42
Jesus tinha uma forma especial de orar, após todas curas e maravilhas ele usava do recurso da oração para se fortalecer, junto ao Pai, de forma costumeira ou incessante.
“Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava.” Lucas 5:16
No Getsemani- “Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.”Mateus 26:36
Ana orava: “Por este menino orava eu, e o Senhor atendeu a petição que eu lhe fiz.” 1 Samuel 1:27
A oração de Ana mostra que a Oração pode ser um cântico, e ensina que não adianta orar com palavras altivas, - o que vale é a oração, mesmo do murmúrio, mas simples e objetiva, - assim como a oração de Maria:
- “Magnificat” - O Cântico De Maria – “Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador; porque atentou na condição humilde de sua serva. Desde agora, pois, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Poderoso me fez grandes coisas; e santo é o seu nome. E a sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem. Com o seu braço manifestou poder; dissipou os que eram soberbos nos pensamentos de seus corações; depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes. Aos famintos encheu de bens, e vazios despediu os ricos.” Lucas 1:46-53
A oração ouvida de Zacarias, o fez cantar O Benedictus (também conhecido como Canção de Zacarias ou Cântico de Zacarias) é um dos três cânticos - juntamente com o Magnificat e o Nunc dimittis .... “um sacerdote chamado Zacarias, da turma de Abias; e sua mulher era descendente de Arão, e chamava-se Isabel. Ambos eram justos diante de Deus, andando irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos avançados em idade. Ora, estando ele a exercer as funções sacerdotais perante Deus, na ordem da sua turma, segundo o costume do sacerdócio, coube-lhe por sorte entrar no santuário do Senhor, para oferecer o incenso; e toda a multidão do povo orava da parte de fora, à hora do incenso. Apareceu-lhe, então, um anjo do Senhor, em pé à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, ficou turbado, e o temor o assaltou. Mas o anjo lhe disse: Não temais, Zacarias; porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João;” Lucas 1:5-13
“Então Ana orou, dizendo: O meu coração exulta no Senhor; o meu poder está exaltado no Senhor; a minha boca dilata-se contra os meus inimigos, porquanto me regozijo na tua salvação. Ninguém há santo como o Senhor; não há outro fora de ti; não há rocha como a nosso Deus. Não faleis mais palavras tão altivas, nem saia da vossa boca a arrogância; porque o Senhor é o Deus da sabedoria, e por ele são pesadas as ações.” 1 Samuel 2:1-3
A sua fama, porém, se divulgava cada vez mais, e grandes multidões se ajuntavam para ouvi-lo e serem curadas das suas enfermidades. Mas ele se retirava para os desertos, e ali orava.Lucas 5:15,16
Nós que aceitamos à Jesus e cremos no Deus Trino sabemos que nossas orações estão sendo ouvidas e aceitas nos céus.
“Ó Deus, ouve a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca.” Salmos 54:2
“Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;” Lucas 11:2
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;” Isaías 59:1
Extremando:
“..., sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve.” João 9:31
A Oração nos eleva ao Reino espiritual de Deus e Sua Glória se manifesta aos mortais, que oram.
A Bíblia nos ensina que isto aconteceu, com Jesus e seus discípulos, quando oravam no monte.
Enquanto ele orava, mudou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa tornou-se branca e resplandecente. E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias, os quais apareceram com glória, e falavam da sua partida que estava para cumprir-se em Jerusalém. Ora, Pedro e os que estavam com ele se haviam deixado vencer pelo sono; despertando, porém, viram a sua glória e os dois varões que estavam com ele. E, quando estes se apartavam dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é estarmos nós aqui: façamos, pois, três cabanas, uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia. Enquanto ele ainda falava, veio uma nuvem que os cobriu; e se atemorizaram ao entrarem na nuvem. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi.” Lucas 9:29-35
Esta passagem, embora emblemática quanto ao poder da oração corrobora a vigilância perdida pelo sono, assim como, no Getsemani, o homem, aqui representados pelos mesmos discípulos são vencidos pelo sono.
Este é um inimigo daquela que ora, O sono por isto precisamos orar sem cessar – aqui como, andando; trabalhando, na igreja, no ônibus, no metro, cozinhando, ou em qualquer atividade – e na hora de orar estar atento para que não sejamos vencidos pelo sono.
Fonte:
Oração Incessante, John MacArthur Jr.
Apontamentos do autor
Bíblia online
Epístola de Paulo aso Efésios – Proposta de leitura linear, Tese Acadêmica USP por Moisés Olímpio Ferreira, 2006
Dicionário Bíblico Strong

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger